Paues Peres Borin

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual Paulista, Júlio de Mesquita Filho, na Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, em Dezembro de 2011. Atuou na área de ensino-aprendizagem no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Capes, desenvolvendo projetos em parceria com uma Escola Estadual de Ensino Fundamental, tendo atuado também na área de Microbiologia Industrial e Biotecnologia, com fermentação e produção enzimática.

Informações coletadas do Lattes em 04/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas

2007 - 2011

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Levantamento da ocorrência de bullying em uma escola de ensino fundamental do interior paulista
Orientador: Ângela Coletto Morales Escolano

Curso técnico/profissionalizante em andamento

2014 - Atual

Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Excursão Multidisciplinar. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Imunologia (HIV). (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2010 - 2010

Libras - Interação no silêncio das linguagens. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Excursão Multidisciplinar. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

2008 - 2008

Extensão universitária em Excursão Multidisciplinar. (Carga horária: 45h). , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada/Especialidade: Microbiologia Industrial e de Fermentação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino-Aprendizagem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VI Encontro de Ciências da Vida.Ocorrência de Bullying em uma Escola de Ensino Fundamental do Interior Paulista. 2012. (Encontro).

XXII Congresso de Iniciação Científica - UNESP. 2010. (Congresso).

Simpósio CRBio-01/ Instituto Butantan: o papel do biológo na saúde e na biotecnologia e produção. 2010. (Simpósio).

II Encontro dos Núcleos de Ensino da UNESP e I Encontro PIBID.A utilização do terrário na construção do conceito de ecossistemas. 2010. (Encontro).

I Encontro Regional de Sub-Projetos PIBID-UNESP. 2010. (Encontro).

IV Encontro de Ciências da Vida. 2010. (Encontro).

VIII Ciclo de Palestras da Biologia. 2010. (Outra).

19º Congresso de Biólogos do CRBio-01. Perfil de produção enzimática e xilanolítica de linhagens fúngicas isoladas em região de cerrado. 2009. (Congresso).

XVII Simpósio Nacional de Bioprocessos.Estudo do perfil de produção enzimática de linhagens fúngicas isoladas em regiões de cerrado. 2009. (Simpósio).

XV Reunião de Iniciação Científica - FEIS/UNESP. 2009. (Outra).

V Ciclo de Palestras da Biologia. 2007. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Elizete Aparecida Checon de Freitas Lima

Escolano, A. C. M.; VARGAS, J. T. D.;FREITAS LIMA, E. A. C.. Levantamento da ocorrencia de bullyng em uma escola de Ensino Fundamental do interior paulista. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

ANGELA COLETTO MORALES ESCOLANO

ESCOLANO, A. C. M.; VARGAS, J. T. D.; FREITAS, E. A. C.. LEVANTAMENTO DA OCORRÊNCIA DE BULLYING EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO INTERIOR PAULISTA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Campus de Ilha Solteira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

ANGELA COLETTO MORALES ESCOLANO

Levantamento da ocorrência de Bullying em uma escola de Ensino Fundamental do interior Paulista; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Campus de Ilha Solteira; Orientador: Ângela Coletto Morales Escolano;

ANGELA COLETTO MORALES ESCOLANO

PIBID - O processo de formação de licenciados: ações conjuntas da Universidade Pública e da escola de Educação Básica ? Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas; 2011; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Campus de Ilha Solteira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ângela Coletto Morales Escolano;

ANGELA COLETTO MORALES ESCOLANO

PIBID - O processo de formação de licenciados: ações conjuntas da Universidade Pública e da escola de Educação Básica ? Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas; 2010; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Faculdade de Engenharia - UNESP - Campus de Ilha Solteira, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Ângela Coletto Morales Escolano;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BORIN, P. P. ; RAMOS, L. A. ; ESCOLANO, A. C. M. . Ocorrência de Bullying em uma Escola de Ensino Fundamental do Interior Paulista. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BORIN, P. P. ; ESCOLANO, A. C. M. ; BUENO, G. M. ; RAMIRO FILHO, L. O. P. ; MALTONI, K. L. . A utilização do terrário na construção do conceito de ecossistemas. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ALVES-PRADO, H. F. ; BORIN, P. P. ; MAINARDI, P. H. ; MENEZES, N. P. ; GOMES, A. C. S. ; SILVA, C. D. S. R. . Estudo do perfil de produção enzimática de linhagens fúngicas isoladas em região de cerrado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • ALVES-PRADO, H. F. ; BORIN, P. P. ; MAINARDI, P. H. ; GOMES, A. C. S. ; MENEZES, N. P. ; SILVA, C. D. S. R. ; QUEIROZ, M. S. . Perfil de produção enzimática e xilanolítica de linhagens fúngicas isoladas em região de cerrado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BORIN, P. P. ; Bueno, G.M . Batracotoxina 2009 (Monografia).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2009 - 2009

    Perfil de produção enzimática e xilanolítica de linhagens fúngicas isoladas em região de cerrado., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Paues Peres Borin - Integrante / Heloiza Ferreira Alves do Prado - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2010 - 2011

    O processo de formação de licenciados: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de educação Básica - Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Descrição: A escola, campo do aprendizado formal, também possui importância na formação do indivíduo do ponto de vista pessoal e o professor, por sua vez, desempenha o papel de o principal mediador da aprendizagem e das relações com o aprendiz. As novas propostas do Ministério da Educação para os alunos com formação nos cursos de licenciatura, buscam adequar o conteúdo dos cursos, com as necessidades exigidas para a formação de um bom profissional docente. A preparação dos alunos dos cursos de licenciatura passou a contar, então, com o auxílio de outras disciplinas que complementam essa tarefa, designando demais competências aos graduandos. Essas disciplinas têm como objetivo, levar os alunos a produzirem materiais didáticos, para aulas práticas e inserir os graduandos na realidade da atuação profissional. A presente proposta de trabalho prevê a atuação dos graduandos como professores nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, priorizando a atuação destes em aulas diversificadas, que contemplem a união teoria-prática. Auxiliados pelos professores, conhecerão a realidade escolar, vivenciarão as dificuldades existentes e planejarão atividades para mudar este quadro. As mudanças serão trabalhadas em seus aspectos psicossociais por meio de oficinas que tratarão da sexualidade e do uso inadequado de drogas, bem como sobre conhecimentos específicos de ciências e biologia. Além de análises quanto ao material didático e a confecção de novos materiais com o objetivo de instrumentalizar a escola estimulando a criação e/ou revitalização dos espaços laboratoriais para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, a proposta de trabalho representa um lugar privilegiado para a produção coletiva do conhecimento, e também, um espaço para se repensar a relação entre educação e sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Paues Peres Borin - Integrante / Ângela Coletto Morales Escolano - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    O processo de formação de licenciados: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de educação Básica - Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Descrição: A escola, campo do aprendizado formal, também possui importância na formação do indivíduo do ponto de vista pessoal e o professor, por sua vez, desempenha o papel de o principal mediador da aprendizagem e das relações com o aprendiz. As novas propostas do Ministério da Educação para os alunos com formação nos cursos de licenciatura, buscam adequar o conteúdo dos cursos, com as necessidades exigidas para a formação de um bom profissional docente. A preparação dos alunos dos cursos de licenciatura passou a contar, então, com o auxílio de outras disciplinas que complementam essa tarefa, designando demais competências aos graduandos. Essas disciplinas têm como objetivo, levar os alunos a produzirem materiais didáticos, para aulas práticas e inserir os graduandos na realidade da atuação profissional. A presente proposta de trabalho prevê a atuação dos graduandos como professores nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, priorizando a atuação destes em aulas diversificadas, que contemplem a união teoria-prática. Auxiliados pelos professores, conhecerão a realidade escolar, vivenciarão as dificuldades existentes e planejarão atividades para mudar este quadro. As mudanças serão trabalhadas em seus aspectos psicossociais por meio de oficinas que tratarão da sexualidade e do uso inadequado de drogas, bem como sobre conhecimentos específicos de ciências e biologia. Além de análises quanto ao material didático e a confecção de novos materiais com o objetivo de instrumentalizar a escola estimulando a criação e/ou revitalização dos espaços laboratoriais para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, a proposta de trabalho representa um lugar privilegiado para a produção coletiva do conhecimento, e também, um espaço para se repensar a relação entre educação e sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Paues Peres Borin - Integrante / Ângela Coletto Morales Escolano - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

  • 2010 - 2011

    O processo de formação de licenciados: ações conjuntas da Universidade Pública e da Escola de educação Básica - Subprojeto de Licenciatura em Ciências Biológicas, Descrição: A escola, campo do aprendizado formal, também possui importância na formação do indivíduo do ponto de vista pessoal e o professor, por sua vez, desempenha o papel de o principal mediador da aprendizagem e das relações com o aprendiz. As novas propostas do Ministério da Educação para os alunos com formação nos cursos de licenciatura, buscam adequar o conteúdo dos cursos, com as necessidades exigidas para a formação de um bom profissional docente. A preparação dos alunos dos cursos de licenciatura passou a contar, então, com o auxílio de outras disciplinas que complementam essa tarefa, designando demais competências aos graduandos. Essas disciplinas têm como objetivo, levar os alunos a produzirem materiais didáticos, para aulas práticas e inserir os graduandos na realidade da atuação profissional. A presente proposta de trabalho prevê a atuação dos graduandos como professores nas escolas públicas de ensino fundamental e médio, priorizando a atuação destes em aulas diversificadas, que contemplem a união teoria-prática. Auxiliados pelos professores, conhecerão a realidade escolar, vivenciarão as dificuldades existentes e planejarão atividades para mudar este quadro. As mudanças serão trabalhadas em seus aspectos psicossociais por meio de oficinas que tratarão da sexualidade e do uso inadequado de drogas, bem como sobre conhecimentos específicos de ciências e biologia. Além de análises quanto ao material didático e a confecção de novos materiais com o objetivo de instrumentalizar a escola estimulando a criação e/ou revitalização dos espaços laboratoriais para o ensino de Ciências e Biologia. Dessa forma, a proposta de trabalho representa um lugar privilegiado para a produção coletiva do conhecimento, e também, um espaço para se repensar a relação entre educação e sociedade.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (14) . , Integrantes: Paues Peres Borin - Integrante / Ângela Coletto Morales Escolano - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional