Eder Silva de Oliveira

Possui bacharelado em Ciências Biológicas com ênfase Molecular, Celular e Funcional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular por esta mesma universidade. Tem experiência na área de Biologia Molecular de microrganismos de importância médica e biotecnológica. Ênfase no estudo das leveduras patogênicas Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii, e do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae através da aplicação de ferramentas genômicas, proteômicas e de bioinformática. Ocupou a função de Especialista em Saúde na Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, atuando na divisão de Vigilância Epidemiológica da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde, no município de Caxias do Sul. Atualmente é professor EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS; campus Caxias do Sul.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Biologia Celular e Molecular

2010 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Caracterização genômica e funcional das b-N-acetilglicosaminidases de Metarhizium anisopliae
Augusto Schrank. Coorientador: Charley Christian Staats. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: NAGases; Metarhizium anisopliae; sistema quitinolítico; entomopatogênese.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Mestrado em Biologia Celular e Molecular

2009 - 2010

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Identificação in silico de proteínas ancoradas por Glicosilfosfatidilinositol nas espécies do Complexo Cryptococcus neoformans,Ano de Obtenção: 2010
Marilene Henning Vainstein.Coorientador: Augusto Schrank. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Cryptococcus; bioinformática; Glicosilfosfatidilinositol; proteínas GPI-ancoradas.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Bioquímica dos Microorganismos.

Especialização em andamento em Formação Pedagógica de Professores

2017 - Atual

Universidade de Caxias do Sul

Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado ênfase molecular

2004 - 2008

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: INFLUÊNCIA DA LIMITAÇÃO DE FERRO NA EXPRESSÃO DE PROTEÍNAS DO FUNGO Cryptococcus gattii
Orientador: Dra. Marilene Henning Vainstein
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, FAPERGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

I Ciclo de Cinema e Debates: pensando a educação no século XXI,. (Carga horária: 60h). , Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil.

2017 - 2017

Formação para Educação a Distância: como preparar as aulas para os 20% EaD. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2017 - 2017

Capacitação para Uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem ? Moodle. (Carga horária: 2h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2016 - 2016

Capacitação do Programa Estadual de Controle e Profilaxia da Raiva. (Carga horária: 40h). , Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, CEVS/RS, Brasil.

2016 - 2016

Sequenc. de nova geração em doenças genéticas através da análise de painéis. (Carga horária: 12h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2016 - 2016

Qualificação em Imunizações - Enfermeiros multiplicadores. (Carga horária: 90h). , Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, ESP-RS, Brasil.

2015 - 2015

Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações - SISPNI. (Carga horária: 16h). , Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, NEMS/RS, Brasil.

2015 - 2015

Oficina de atualização da vigilância das Meningites. (Carga horária: 8h). , Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, CEVS/RS, Brasil.

2015 - 2015

Capacitação em Vigilância Epidemiológica Hospitalar. (Carga horária: 24h). , Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, CEVS/RS, Brasil.

2015 - 2015

Identificação e controle de escorpiões de interesse em saúde. (Carga horária: 40h). , Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande do Sul, CEVS/RS, Brasil.

2011 - 2011

Extensão universitária em Introdução à Microscopia Confocal de Fluorescência. (Carga horária: 15h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2009 - 2009

Genômica Funcional de Microrganismos Patogênicos. (Carga horária: 32h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2006 - 2008

Extensão universitária em Projeto Educacional Alternativa Cidadã. (Carga horária: 500h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2007 - 2007

Extensão universitária em Introdução à Biologia Molecular Computacional. (Carga horária: 35h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em Cursos de Férias - Atualização em Genética. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

Extensão universitária em II Jornada acadÊmica de Biologia. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2005 - 2005

I Curso de Manipulação Genética. (Carga horária: 8h). , Hospital de Clínicas de Porto Alegre, HCPA, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Jornada Acadêmica de Biologia. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética Molecular e de Microorganismos.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Bioquímica / Subárea: Biologia Molecular.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Microbiologia / Subárea: Microbiologia Aplicada.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, E. S. . Curso de Férias - Verão 2010: As células. 2010. (Outro).

OLIVEIRA, E. S. . V Jornada acadêmica da Biologia da UFRGS. 2008. (Outro).

OLIVEIRA, E. S. . Primeiro Programa de Minicursos Complementares da Biologia UFRGS. 2006. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - 7o Seminário de Iniciação Científica e Tecnológicaica..Cultivo axênico do Pleurotus ostreatus em substratos derivados de resíduos vegetais encontrados na região da Serra Gaúcha.. 2018. (Seminário).

27º Congresso Brasileiro de Microbiologia. ESTUDO FUNCIONAL DE N-ACETIL-GLICOSAMINIDASES DO FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO Metarhizium anisopliae. 2013. (Congresso).

28º Reunião de Genética de Microrganismos.GLYOXAL OXIDASES IN Cryptococcus neoformans. 2012. (Encontro).

27º Reunião de Gnética de Microrganismos.IDENTIFICAÇÃO in silico DE PROTEÍNAS ANCORADAS POR GLICOSILFOSFATIDILINOSITOL NAS ESPÉCIES DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans. 2010. (Encontro).

26º Reunião de Gnética de Microrganismos.HOMEOSTASE DO FERRO: BUSCA POR PROTEÍNAS ORTÓLOGAS EM Cryptococcus gattii E Paracoccidioides brasiliensis. 2008. (Encontro).

26º Reunião de Gnética de Microrganismos.PROTEOMICS OF IRON DEPRIVATION IN Cryptococcus gattii.. 2008. (Encontro).

54º Congresso Brasileiro de Genética. PROTEOMICS OF IRON DEPRIVATION IN Cryptococcus gattii.. 2008. (Congresso).

XX Saão de iniciação científica- UFRGS.IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS DIFERENCIALMENTE EXPRESSAS EM Cryptococcus gattii SOB LIMITAÇÃO DE FERRO. 2008. (Outra).

XIX Salão de iniciação científica- UFRGS.PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE EXTRACELULAR DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. 2007. (Outra).

ENZITEC: VII Seminário Brasileiro de Tecnologia Enzimática.PRODUÇÃO E IMOBILIZAÇÃO DA LIPASE DE Pseudozyma hubeiensis PARA UTILIZAÇÃO EM APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS. 2006. (Seminário).

XVIII Salão de iniciação científica - UFRGS.PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE EXTRACELULAR DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. 2006. (Outra).

XVII Salão de iniciação científica- UFRGS.PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. 2005. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Camila Gasparin Magnaguagno

ANDREIS, G. S. L.; DUTRA, L. P.;OLIVEIRA, E. S.. Propagação de características herdadas ao longo de sucessivas gerações: uma aplicação da álgebra linear à genética. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Aluno: Rodolfo Krüger da Câmara Ribas

de OLIVEIRA, E. S.. Análise da abordagem em livros didáticos para o ensino de biotecnologia no ensino médio.. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, E. S.; Silva, C. S.; Ferreira, A. A.. Banca examinadora da prova didática do Concurso para Docente, Edital 19/2016, Área/Disciplina de Biologia do IFRS - Campus Canoas.. 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

OLIVEIRA, E. S.. Comissão avaliadora da VI Mostra de Ciência e Tecnologia do IFRS-Campus Caxias do Sul (VI IFTec). 2017. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cláudia Elizabeth Thompson

Thompson, Claudia Elizabeth; BAILAO, A. M.; BOGO, M. R.. Caracterização genômica e funcional das β-N-acetilglicosaminidases de Metarhizium anisopliae. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Diego Bonatto

VAINSTEIN, M. H.; SCHRANK, A.;BONATTO, D.. Identificação in silico de proteínas ancoradas por glicosilfosfatidilinositol nas espécies do complexo Cryptococcus neoformans. 2010. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Henrique Bunselmeyer Ferreira

FERREIRA, H. B.. Influência da limitação de ferro na expressão de proteínas do fungo Cryptococcus gattii. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas Ênf. Molecular, Celular e Func) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

MAURÍCIO REIS BOGO

BAILAO, A. M.;BOGO, M R; THOMPSON, C. E.. Caracterização genômica e funcional das b-N-acetilglicosaminidases de Metarhizium anisopliae. 2016. Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Marilene Henning Vainstein

Biologia molecular C; neoformans; 2009; Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Marilene Henning Vainstein;

Marilene Henning Vainstein

Influência da limitação de ferro na expressão de proteínas do fungo Cryptococcyus gattii; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul; Orientador: Marilene Henning Vainstein;

Marilene Henning Vainstein

Produção e Purificação de uma lipase da levedura Pseudozyma hubeiensis; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Pro Reitoria de Pesquisa Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Marilene Henning Vainstein;

Charley Christian Staats

Caracterização genômica e funcional de β-N-acetilglicosaminidases de Metarhizium anisopliae; 2016; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Charley Christian Staats;

Augusto Schrank

Nagases em Metarhizium anisoplia; 2016; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Schrank;

Augusto Schrank

Identificação de proteínas ancoradas por glicosilfosfatidilinositol nas espécies do Complexo Cryptococcus neoformans; 2010; Tese (Doutorado em Biologia Celular e Molecular) - Centro de Biotecnologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Augusto Schrank;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, EDER SILVA DE ; JUNGES, ÂNGELA ; SBARAINI, NICOLAU ; ANDREIS, FÁBIO CARRER ; THOMPSON, CLAUDIA ELIZABETH ; STAATS, CHARLEY CHRISTIAN ; SCHRANK, AUGUSTO . Molecular evolution and transcriptional profile of GH3 and GH20 β-N-acetylglucosaminidases in the entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY , v. 41, p. 843-857, 2018.

  • STAATS, CHARLEY ; JUNGES, ÂNGELA ; GUEDES, RAFAEL LUCAS ; THOMPSON, CLAUDIA ; DE MORAIS, GUILHERME ; BOLDO, JULIANO ; DE ALMEIDA, LUIZ GONZAGA ; ANDREIS, FÁBIO ; GERBER, ALEXANDRA ; SBARAINI, NICOLAU ; DA PAIXÃO, RANA LOUISE DE ANDRADE ; BROETTO, LEONARDO ; LANDELL, MELISSA ; SANTI, LUCÉLIA ; BEYS-DA-SILVA, WALTER ; SILVEIRA, CAROLINA ; SERRANO, THAIANE ; DE OLIVEIRA, EDER ; KMETZSCH, LÍVIA ; VAINSTEIN, MARILENE ; DE VASCONCELOS, ANA TEREZA ; SCHRANK, AUGUSTO . Comparative genome analysis of entomopathogenic fungi reveals a complex set of secreted proteins. BMC Genomics , v. 15, p. 822, 2014.

  • BUSSAMARA, ROBERTA ; FUENTEFRIA, ALEXANDRE MENEGHELLO ; OLIVEIRA, EDER SILVA DE ; BROETTO, LEONARDO ; SIMCIKOVA, MICHAELA ; VALENTE, PATRÍCIA ; SCHRANK, AUGUSTO ; VAINSTEIN, MARILENE HENNING . Isolation of a lipase-secreting yeast for enzyme production in a pilot-plant scale batch fermentation. Bioresource Technology , v. 101, p. 268-275, 2010.

  • Velho, Gustavo Costenaro ; OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Cultivo axênico do Pleurotus ostreatus em substratos derivados de resíduos vegetais encontrados na região da Serra Gaúcha.. In: 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino - 7º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica,, 2018, Bento Gonçalves. 3º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, 2018.

  • BERGMANN, LARISSA SCHINEIDER ; Velho, Gustavo Costenaro ; OLIVEIRA, EDER SILVA DE . PRODUÇÃO DE SUBSTRATOS DERIVADOS DE RESÍDUOS VEGETAIS DA SERRA GAÚCHA PARA O CULTIVO AXÊNICO DE COGUMELOS COMESTÍVEIS. In: VII Mostra IFTec. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão-IFRS Campus Caxias do Sul, 2018, Caxias do Sul. VII Mostra IFTec. Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão-IFRS Campus Caxias do Sul, 2018.

  • OLIVEIRA, E. S. ; JUNGES, A. ; PAIXÃO, R. L. A. ; RISPOLI, T. ; SBARAINI, N. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, AUGUSTO . Estudo funcional de N-acetil-glicosaminidases do fungo entomopatogênico Metarhizium anisopliae. In: 27º Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal, RN. Anais do 27 CBM, 2013.

  • PAIXÃO, R. L. A. ; JUNGES, A. ; OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. . Gene silencing mediated by RNA interference in the entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae. In: 27 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal, RN. Anais do 27 CBM, 2013.

  • JUNGES, A. ; PAIXÃO, R. L. A. ; OLIVEIRA, E. S. ; SBARAINI, N. ; RISPOLI, T. ; VAINSTEIN, M. H. ; SCHRANK, A. . Functional analysis from Metarhizium anisopliae subgroup C chitinases. In: 27 Congresso Brasileiro de Microbiologia, 2013, Natal, RN. Anais do 27 CBM, 2013.

  • OLIVEIRA, E. S. ; VAINSTEIN, M. H. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. . GLYOXAL OXIDASES IN Cryptococcus neoformans. In: 28º Reunião de Genética de Microrganismos, 2012, Foz do Iguaçu, PR. 28º Reunião de Genética de Microrganismos, 2012.

  • OLIVEIRA, E. S. ; VAINSTEIN, M. H. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. . FUNCTIONAL ANALYSIS OF GLYOXAL OXIDASES OF Cryptococcus neoformans. In: XIV Reunião Anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular, 2012, Porto Alegre, RS. XIV Reunião Anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecula, 2012.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; VAINSTEIN, M. H. ; SCHRANK, A. . ESTUDO FUNCIONAL DE TRÊS GLIOXAL OXIDASES DE Cryptococcus neoformans. In: XIII Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2011, Porto Alegre, RS. XIII Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . IDENTIFICAÇÃO in silico DE PROTEÍNAS ANCORADAS POR GLICOSILFOSFATIDILINOSITOL NAS ESPÉCIES DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans. In: 27º Reunião de Genética de Microrganismos, 2010, Guarujá, SP. 27º Reunião de Genética de Microrganismos, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . IDENTIFICAÇÃO in silico DE PROTEÍNAS GPI-ANCORADAS NAS ESPÉCIES DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans. In: XII Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2010, Porto Alegre, RS. XII Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . IDENTIFICAÇÃO in silico DE PROTEÍNAS ANCORADAS POR GLICOSILFOSFATIDILINOSITOL NAS ESPÉCIES DO COMPLEXO Cryptococcus neoformans. In: XI Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2009, Porto Alegre, RS. XI Reunião anual do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular do Centro de Biotecnologia da UFRGS, 2009.

  • CRESTANI, J. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, L. K. R. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . PROTEOMICS OF IRON DEPRIVATION IN Cryptococcus gattii.. In: 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008, Salvador. 54º Congresso Brasileiro de Genética, 2008.

  • CRESTANI, J. ; OLIVEIRA, E. S. ; SILVA, L. K. R. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . PROTEOMICS OF IRON DEPRIVATION IN Cryptococcus gattii.. In: 26º Reunião de Genética de Microrganismos, 2008, Salvador. 26º Reunião de Genética de Microrganismos, 2008.

  • OLIVEIRA, E. S. ; CRESTANI, J. ; SCHRANK, A. ; VAINSTEIN, M. H. . IDENTIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS DIFERENCIALMENTE EXPRESSAS EM Cryptococcus gattii SOB LIMITAÇÃO DE FERRO. In: XX Salão de iniciação científica- UFRGS, 2008, Porto Alegre. XX Salão de iniciação científica- UFRGS, 2008.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STAATS, C. C. ; VAINSTEIN, M. H. ; SCHRANK, A. . HOMEOSTASE DO FERRO: BUSCA POR PROTEÍNAS ORTÓLOGAS EM Cryptococcus gattii E Paracoccidioides brasiliensis. In: 26º Reunião de Genética de Microrganismos, 2008, Savador, BA. 26º Reunião de Genética de Microrganismos, 2008.

  • OLIVEIRA, E. S. ; RODRIGUES, R. S. B. ; VAINSTEIN, M. H. . PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE EXTRACELULAR DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. In: XIX Salão de iniciação científica- UFRGS, 2007, Porto Alegre. XIX Salão de iniciação científica- UFRGS, 2007.

  • RODRIGUES, R. S. B. ; OLIVEIRA, E. S. ; FUENTEFRIA, ALEXANDRE MENEGHELLO ; VALENTE, P. ; VAINSTEIN, M. H. . PRODUÇÃO E IMOBILIZAÇÃO DA LIPASE DE Pseudozyma hubeiensis PARA UTILIZAÇÃO EM APLICAÇÕES BIOTECNOLÓGICAS. In: ENZITEC: VII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA, 2006, Caxias do Sul. ENZITEC: VII SEMINÁRIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA ENZIMÁTICA, 2006.

  • OLIVEIRA, E. S. ; RODRIGUES, R. S. B. ; LUBECK, I. ; VAINSTEIN, M. H. . PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE EXTRACELULAR DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. In: XXVIII Salão de iniciação científica- UFRGS, 2006, Porto Alegre. XXVIII Salão de iniciação científica- UFRGS, 2006.

  • OLIVEIRA, E. S. ; RODRIGUES, R. S. B. ; VAINSTEIN, M. H. ; SCHRANK, A. . PRODUÇÃO E PURIFICAÇÃO DE UMA LIPASE DA LEVEDURA Pseudozyma hubeiensis PARA SUA UTILIZAÇÃO COMO CATALISADOR NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL.. In: XVII Salão de iniciação científica- UFRGS, 2005, Porto Alegre. XVII Salão de iniciação científica- UFRGS, 2005.

  • OLIVEIRA, E. S. ; JUNGES, A. ; SBARAINI, N. ; ANDREIS, FÁBIO ; THOMPSON, C. E. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. . Molecular evolution and transcriptional profile of GH3 and GH20 β-N-acetylglucosaminidases in the entomopathogenic fungus Metarhizium anisopliae .. GENETICS AND MOLECULAR BIOLOGY , 2018.

  • OLIVEIRA, E. S. ; JUNGES, A. ; PAIXÃO, R. L. A. ; RISPOLI, T. ; SBARAINI, N. ; STAATS, C. C. ; SCHRANK, A. . ESTUDO FUNCIONAL DE N-ACETIL-GLICOSAMINIDASES DO FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO Metarhizium anisopliae. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Projeto(s) de Ensino Aprendizagem, Pesquisa, Extensão e/ou Inovação, submetidos ao Edital n°. 01/2018-2019 PROEPPI/CAMPUS PALMAS/IFPR ? Programa de apoio à projetos ? PROAP.. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Projeto(s) de Ensino Aprendizagem, Pesquisa, Extensão e/ou Inovação, submetidos ao Edital n°. 01/2018-2019 PROEPPI/CAMPUS PALMAS/IFPR ? Programa de apoio à projetos ? PROAP.. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc edital io 09/2018 ? PROEPPI/Campus Paraiavaí/IFPR - edital iiterio de apoio a projetos do Iistituto Federal do Paraiá, Campus Paraiavaí.. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc edital io 09/2018 ? PROEPPI/Campus Paraiavaí/IFPR - edital iiterio de apoio a projetos do Iistituto Federal do Paraiá, Campus Paraiavaí.. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc do Edital no 02/2018/PROPPI ? EDITAL UNIVERSAL DE PESQUISA, promovido pela Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação do Instituto Federal de Santa Catarina.. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, EDITAL IFRS No 30/2018 - PIBIC/PIBIC-Af/PIBIC- EM/PIBITI/IFRS/CNPq e EDITAL IFRS No 31/2018 - PROBIC/PROBITI/IFRS/Fapergs. 2018.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Consultor ad hoc VIII Mostra de Educação Profissional e Tecnológica (VIII MEPT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/RS,. 2017.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ado hoc Chamada Interna 01/2017 para Seleção de Trabalhos para o SEPIN da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Instituto federal do Paraná - Campus Paranavaí.. 2017.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ado hoc Chamada Interna 01/2017 para Seleção de Trabalhos para o SEPIN da Coordenação de Pesquisa e Extensão do Instituto federal do Paraná - Campus Paranavaí.. 2017.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador ad hoc Edital IF Farroupilha No013/2017 ? Chamada Pública para Avaliação de Projetos de Pesquisa Científica ou Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha/RS,. 2017.

OLIVEIRA, EDER SILVA DE . Avaliador de resumos da VI Mostra IFTec do Campus Caxias do Sul,. 2017.

OLIVEIRA, E. S. . Curso de Férias - Verão 2011: Plantas, como funcionam?. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

OLIVEIRA, E. S. . Curso de Férias - Verão 2010: As células. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Produção de substratos derivados de resíduos da agricultura familiar da serra gaúcha para o cultivo axênico de cogumelos comestíveis., Descrição: Edital PROPPI nº 77/2017 - FOMENTO INTERNO 2018/2019. SIPES/SIGProj nº 295443.1612.304786.07032018. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    O FUNGO ENTOMOPATOGENICO E ACARICIDA METARHIZIUM ANISOPLIAE: MODELO PARA O ESTUDO DAS RELACOES PARASITA - HOSPEDEIRO, Descrição: Os fungos filamentosos tem função importante no controle populacional de artrópodes, em especial insetos, na Terra. Essa capacidade de infectar seus hospedeiros remonta ao período Albiano (inicio do período Cretáceo) e portanto foi submetido a um longo período evolutivo. Além dessa importância básica, alguns destes fungos tem sido utilizados em escala comercial para o controle de pragas na agricultura e na pecuária e podem controlar alguns vetores de doenças humanas. Temos nos dedicado a caracterização de determinantes de patogenicidade e da descrição, em nível molecular, do processo de infecção do fungo filamentoso entomopatogênico e acaricida Metarhizium anisopliae. Caracterizamos o processo de penetração de Metarhizium anisopliae no carrapato R. microplus utilizando microscopia óptica e eletrônica de varredura e descrevemos as etapas sucessivas em que a penetração ocorre. Procedemos a uma análise ampla de isolados de Metarhizium que foram testados em vários aspectos do seu potencial de patogenicidade para carrapatos e insetos. Caracterizamos genes e proteínas de M. anisopliae com potencial participação no processo de penetração em carrapatos. Caracterizamos genes e proteínas com atividade de quitinase e estudamos a sua regulação. Caracterizamos as primeiras lipases em M. anisopliae, que têm sido sugeridas como importantes nos estágios muito iniciais da infecção, sendo provavelmente responsáveis pelo reconhecimento dos hospedeiros. Aplicamos estratégias globais para a caracterização de genes e proteínas potencialmente envolvidos no processo de infecção. Assim, isolamos e caracterizamos genes com expressão diferencial em um sistema que mimetiza a infecção Descrevemos, em uma abordagem imunoproteômica, proteínas expressas na presença de cutícula de carrapatos e insetos e identificamos proteínas específicas para cada hospedeiro. Caracterizamos proteínas de superfície de esporos usando uma abordagem proteômica. Para estudar a função dos genes isolados e caracterizados, desenvolvemos sistemas de transformação, de seleção e de expressão para M. anisopliae. Descrevemos o genoma de M. anisopliae e seu transcriptoma em condições que mimetizam a infecção de hospedeiros. Mais recentemente concentramos em alguns projetos no estudo funcional das quitinases deste fungo. O objetivo é a caracterização funcional de cada uma das 24 quitinases que descrevemos. Estamos estudando as rotas de metabolismo secundário do fungo e sua possível participação na infecção.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Integrante / Marilene Henning Vainstein - Integrante / Augusto Schrank - Coordenador / Charley Christian Staats - Integrante / ângela Junges - Integrante / Nicolau Sbaraini - Integrante / (Alexia de Matos Czeczot - Integrante / Anelise Webster de Moura Vieira - Integrante / Thais Campos de Oliveira - Integrante / FABIO CARRER ANDREIS - Integrante / CLAUDIA ELIZABETH THOMPSON - Integrante.

  • 2012 - 2016

    ESTUDO FUNCIONAL DAS QUITINASES DO ENTOMOPATÓGENO Metarhizium anisopliae, Descrição: Descrição dos genes de quitinases e determinação de sua função no ciclo de desenvolvimento do fungo Metarhizium anisopliae. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Integrante / Marilene Henning Vainstein - Integrante / Augusto Schrank - Coordenador / Charley Christian Staats - Integrante / ângela Junges - Integrante / Nicolau Sbaraini - Integrante / Anelise Webster de Moura Vieira - Integrante.

  • 2012 - Atual

    BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR DO FUNGO ENTOMOPATOGÊNICO METARHIZIUM ANISOPLIAE, Descrição: Estudo do processo de penetração do fungo Metarhizium anisopliae no carrapato Boophilus microplus. Estudo de genes e proteínas de M. anisopliae envolvidos no processo. Estudo da regulação e secreção de enzimas hidrolíticas. Desenvolvimento de sistemas de transformação. Imunocitoquímica do processo de penetração. Seleção de linhagens mais eficientes para o controle biológico. Desenvolvimento de formulações para a utilização de M. anisopliae em controle biológico.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Integrante / Marilene Henning Vainstein - Integrante / Augusto Schrank - Coordenador / Charley Christian Staats - Integrante / ângela Junges - Integrante / Nicolau Sbaraini - Integrante / (Alexia de Matos Czeczot - Integrante / Anelise Webster de Moura Vieira - Integrante / Eliara Nunes de Assis - Integrante / Thais Campos de Oliveira - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Estratégias genômicas e proteômicas no estudo da expressão de fatores de virulência de Cryptococcus neoformans e Cryptococcus gattii, Descrição: O complexo de espécies Cryptococcus neoformans inclui leveduras basidiomicéticas que infectam o sistema nervoso central, pulmões e pele do hospedeiro. Para a colonização no hospedeiro, a levedura deve adquirir nutrientes provenientes dos tecidos. Em se tratando de micronutrientes, a disponibilidade de ferro parece ser de grande importância para a virulência de C. neoformans. Em um modelo animal de infecção cerebral, o excesso de ferro promove a exarcebação da meningite criptocócica. O objetivo geral deste projeto é isolar e caracterizar funcionalmente genes envolvidos na homeostase de ferro e cobre na levedura patogênica C. neoformans. Os objetivos específicos são: 1. Avaliar uma biblioteca de mutantes quanto a alterações fenotípicas em privação ou excesso de ferro ou cobre e caracterizar os genes inativados 2. Identificar transcritos diferencialmente expressos em condições de privação ou excesso de ferro ou cobre por RDA; 3. Construir vetores para inativação de genes regulados por ferro ou cobre identificados nos experimentos de RDA para isolar linhagens mutantes de C. neoformans; 4. Caracterizar fenotipicamente as linhagens mutantes geradas em relação à habilidade de desenvolvimento em privação ou excesso de ferro ou cobre, presença de cápsula e produção de melanina; 5. Analisar o potencial de virulência das linhagens mutantes em relação à linhagem selvagem de C. neoformans em condições de infecção.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Integrante / Marilene Henning Vainstein - Coordenador / Augusto Schrank - Integrante / Celia Regina Ribeiro Da Silva Carlini - Integrante / Charley Christian Staats - Integrante / Lucélia Santi - Integrante / Livia Kmetzsch Rosa e Silva - Integrante / Ana Lusia Leal - Integrante / Juliana Ferraz de Correa - Integrante / Juliana Crestani - Integrante / Karina Bohrer Do Amaral - Integrante / Célia Maria De Almeida Soares - Integrante / Maristela Pereira - Integrante / Marcio Rodrigues - Integrante / Vanessa Barcellos - Integrante / Elisa Simon - Integrante.

  • 2005 - 2007

    Produção de biodiesel utilizando lipase imobilizada de Pseudozyma hubeiensis como biocatalisador e avaliação da qualidade do biocombustível durante o armazenamento, Descrição: O biodiesel é considerado um substituto natural do diesel do petróleo, sendo atualmente utilizado na concentração de 2% no diesel metropolitano comercializado no Brasil, porém a previsão é de que a concentração seja gradualmente aumentada, abrindo um mercado muito importante para a produção deste combustível. Biodiesel é um biocombustível produzido através de uma reação de transesterificação de triglicerídeos com álcoois de cadeias curtas como metanol, etanol e propanol. Essa reação química ocorre na presença de um catalisador ácido, básico ou enzimático, obtendo-se como produtos uma mistura de álcool-ésteres (biodiesel) e a glicerina. Muitos problemas têm sido associados ao uso de catalisadores químicos e a utilização da enzima lipase é uma alternativa ao processo convencional. No entanto, o alto custo das enzimas torna o processo enzimático economicamente não atrativo. A solução pode consistir na utilização da lipase imobilizada. A lipase a ser utilizada será obtida da levedura Pseudozyma hubeiensis, cuja produção utilizando óleo de soja e gordura animal já foi previamente caracterizada pelo nosso grupo. O objetivo do projeto é a produção de biodiesel por transesterificação utilizando um catalisador biológico (lipase) e avaliação da qualidade do produto final armazenado, além de verificação da eficiência de biocidas para o controle de microrganismos contaminantes, já que uma vulnerabilidade bastante importante do biodiesel é o aumento da suscetibilidade à contaminação microbiana durante a estocagem. Pretende-se, também, determinar o custo do processo e a economia gerada comparada ao processo de produção de biodiesel já estabelecido no mercado. A metodologia consistirá em quatro etapas, sendo a primeira a produção da lipase que será utilizada como biocatalisador, utilizando óleo de soja como indutor. A lipase obtida será imobilizada a uma resina para posterior utilização na produção de biodiesel em escala laboratorial e em larga escala. Para produção de biodiesel,. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eder Silva de Oliveira - Integrante / Roberta da Silva Bussamara Rodrigues - Integrante / Luisa Weber Mercado - Integrante / Marilene Henning Vainstein - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Destaque XIX Salão de Iniciação Científica, UFRGS - Propesq.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS - Campus Caxias do Sul. , Rua Avelino Antônio de Souza, Nossa Senhora de Fátima, 95043700 - Caxias do Sul, RS - Brasil, Telefone: (054) 32042100, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2010 - Atual

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Doutorado

  • 2009 - 2010

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Mestrado acadêmico

  • 2005 - 2009

    Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biotecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 08/2013 - 12/2013

      Ensino, Farmácia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Práticas em Biologia Molecular

    • 03/2013 - 07/2013

      Ensino, Biotecnologia Molecular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Biotecnologia Aplicada ao Controle Microbiológico e Pragas

    • 08/2011 - 12/2011

      Ensino, Ciências Biológicas - Bacharelado ênfase molecular, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Microbiologia Molecular

    • 03/2009 - 07/2010

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Biotecnologia, .,Linhas de pesquisa

    • 01/2005 - 02/2009

      Estágios , Centro de Biotecnologia, .,Estágio realizado, Estágio realizado no Laboratório de Fungos de Importância Médica e Biotecnológica..

  • 2007 - 2011

    Sistema Elite de Ensino

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor

    Atividades

    • 01/2007 - 07/2011

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Biologia

  • 2008 - 2009

    Fundação Estadual de Produção e Pesquisa Em Saúde

    Vínculo: Estágio curricular, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

    Atividades

    • 07/2008 - 01/2009

      Estágios , Laboratório de Micologia, .,Estágio realizado, Realização de testes diagnósticos de amostras biológicas para doenças causadas por fungos.

  • 2015 - 2015

    Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Especialista em Saúde, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/2015

      Serviços técnicos especializados , 5ª Coordenadoria Regional de Saúde - Caxias do Sul, .,Serviço realizado, Coordenador do Grupo de Trabalho de Planejamento, Monitoramento e Análise da 5ª CRS; Coordenador Regional do Programa Estadual de Combate à Tuberculose; Responsável Técnico pela Divisão de Vigilância Epidemiológica; Responsável Técnico pelo Programa de Imunizações.

  • 2016 - Atual

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Docente, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação e Gestão de Ensino. Portaria nº 302 de 01 de outubro de 2018..

    • 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Técnico Assessor da Incubadora Tecnológica do Campus Caxias do Sul. Portaria nº 319 de 11 de outubro de 2018..

    • 09/2018

      Direção e administração, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Coordenador de Ensino. Portaria 274/2018.

    • 08/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Integração do Ensino, Pesquisa e Extensão - NIEPE da área das Ciências Biológicas e da Saúde (Portaria n° 285, de 21 de agosto de 2017).

    • 06/2017

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação e Gestão de Projetos de Pesquisa e Inovação - Representante da área de Ciências Biológicas e Saúde (Portaria n° 221), de 09 de junho de 2017).

    • 10/2018 - 10/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, IFRS - Campus Caxias do Sul, .,Cargo ou função, Membro da Comissão de Seleção de Projetos referente ao Edital no 50 ? Seleção de propostas de empreendimentos para o PROGRAMA DE PRÉ-INCUBAÇÃO da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Campus Caxias do Sul.Ordem de Serviço nº 083 de 15/10/2018.