Ana Lúcia Teixeira

Ana Lúcia Teixeira Mestre pelo programa de pós graduação em geografia Universidade Estadual Paulista -Julio de Mesquita Filho - FCT. Durante o período de estudos foi bolsista FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária (NERA), sob a coordenação do Prof. Dr. Eduardo Paulon Girardi, vinculado ao departamento de geografia, grupo Ruralidades, Habitat e Cidadania (RHC) sob coordenação do Prof. Dr. Luis Antonio Barone vinculado ao departamento de planejamento, urbanismo e ambiente e o Centro de Estudos de Geografia do Trabalho (CEGET) sob coordenação do Prof. Dr. Antonio Thomaz Junior, ambos da FCT/UNESP.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Geografia

2016 - Atual

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: A NOVA GERAÇAO CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA: As estratégias de resistência do campesinato para a reprodução socioterritorial,
Eudardo Paulon Girardi.

Mestrado em Geografia (Organizacao do Espaco)

2013 - 2015

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Geografia da vida camponesa: espaços de vida, espaços de produção no assentamento Nova Conquista-SP,Ano de Obtenção: 2015
Carlos Alberto Feliciano.Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Ensino Médio (2º grau)

2006 - 2008

Escola Estadual João Batista Berbet

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2012

Ingles - Basico I e II. (Carga horária: 96h). , Centro de Estudos Britanicos de Presidente Prudente Ltda, CULTURA INGLESA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

TEIXEIRA, A. L. . xi Semana de Geografia e vi Encontro de Estudantes de licenciatura em geografia. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Produção Acadêmica contemporânea e direitos autorais - plágio , cópia, responsabilidade e sanções. 2017. (Outra).

VIII Simpósio Internacional de Geografia Agrária e IX Simpósio Nacional de Geografia Agrária.A experiência do uso da metodologia qualitativa no assentamento Nova Conquista ? SP. 2017. (Simpósio).

XVIII Jornada do Trabalho ?A dialética entre o pessimismo da razão e o otimismo da ação para a classe trabalhadora em tempos de golpe?,.Uma reflexão sobre gênero, patriarcado e trabalho nos assentamentos rurais. 2017. (Simpósio).

III Seminário de Integração da graduação e pós graduação em geografia, XVII Semana de geografia e XII Encontro de Estudantes de licenciatura em Geografia.Juventude e Gênero: velhos sujeitos e novos caminhos metodológicos para a geografia agrária. 2016. (Seminário).

VII Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões Rurais: 30 anos de assentamentos na Nova República: qual agricultura e qual sociedade queremos?.O trabalho camponês dentro e fora do assentamento Nova Conquista ?SP. 2016. (Simpósio).

XI Encontro Nacional da Associação de Pós Graduação e Pesquisa em geogrfia.Espaços de vida, espaços de produção no assentamento Nova Conquista/SP: um estudo através das metodologias qualitativas. 2015. (Encontro).

I Colóquio dos alunos de pós graduação do Núcleo de Estudos e projetos de Reforma Agrária ( NERA).Geografia da vida camponesa: espaços de vida, espaços de produção no assentamento Nova Conquista-SP. 2013. (Outra).

VI Jornada em assentamentos rurais. 2013. (Congresso).

Congresso de Iniciação Científica. Poder Local e assentamentos rurais: espaço produtivo X espaço doméstico nos assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema. 2012. (Congresso).

Análise Ritmica em Estudos de clima urbano. 2011. (Oficina).

Mini-curso Propostas de recuperação de áreas degradas por erosão err. 2011. (Oficina).

V Jornada em Assentamentos Rurais.Tentativas de organização no assentamento Nova Conquista. 2011. (Simpósio).

XII Semana de Geografia e VII Encontro de estudantes de Licenciatura em Geografia em. 2011. (Encontro).

I Fórum de Extensão Universitária da Unesp, na área de Humanidades. 2010. (Outra).

IV Simpósio sobre reforma agrária e assentamentos rurais-Assentamentos rurais: controvérsias e alternativas de desenvolvimento.Análise e avaliação dos Assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema. 2010. (Simpósio).

IV Simpósio sobre reforma agrária e assentamentos rurais- Assentamentos rurais: controvérsias e alternativas de desenvolvimento.Análise e avaliação dos Assentamentos rurais no Pontal do Paranapanema. 2010. (Simpósio).

Mini-curso Do outro em geografia a geografia do outro: ensaio acerca do amor e do ódio como princípios de sociabilidade. 2010. (Outra).

Mini curso Geografia pelas artes na Xi semana de geografia e VI encontro de estudantes de licenciatura em geografia. 2010. (Outra).

II Fórum Cultural da FCT-UNESP. 2009. (Oficina).

Mini-curso A geografia do trabalho na atulidade em uma perspectiva marxista: metamorfoses do capital e o emprego no capitalismo. 2009. (Outra).

X semana de geografia e V Encontro de estudantes de licenciatura em geografia. 2009. (Encontro).

X Semana de geografia e V encontro de estudantes de licenciatura em geografia. 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Nilson de Oliveira Alcantara

TEIXEIRA, A. L.; Pedro, V.C.S. A associação de produtores rurais de Santo Anastácio/SP. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia Bacharel) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Francisco José Penna

TEIXEIRA, A. L.;PENNA,F.J.. Descrição clínica, sorológica e histopatológica das alterações hepáticas na doença falciforme. Um Estudo prospectivo, in vivo, de 16 crianças.. 1999. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Sônia Maria Ribeiro de Souza

FELICIANO, C. A.;SOUZA, S. M. R.; SIMONETI, M.C.L. Geografia da vida camponesa: espaços de vida, espaços de produção no assentamento Nova Conquista-Rancharia/SP. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Mirian Cláudia Lourenção Simonetti

FELICIANO, C. A.; BARONE, L. A.;SIMONETTI, M. C. L.. Geografia da vida camponesa: espaços de vida, espaços de produção no Assentamento Nova conquista-Rancharia/SP. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Geografia) - UNESP/Campus de Presidente Prudente.

Makilim Nunes Baptista

HAMDAN, A. C.; RIECHI, T. I. J. S.;BAPTISTA, M. N.. Avaliação Neuropsicológica no Diabetes Mellitus Tipo 2 - (DM2). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Paraná.

Maryse Storel

AMSTALDEN, Emílio A.;STOREL, Maryse. Compra de imóveis na planta - direitos e cuidados do consumidor. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso Sup de Tec. em Negócios Imobiliários) - Universidade Metodista de Piracicaba.

Carlos Alberto Feliciano

FELICIANO, C. A.; LOURENÇÃO, Miriam Claudia; SOUZA, S. M. R.. A Geografia da Vida Camponesa. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carlos Alberto Feliciano

FELICIANO, C. A.; REIS, A. T.; THOMAZ, R. C. C.. A nova geração camponesa nos assentamentos do Pontal do Paranapanema: estratégias de resistência do campesinato para a reprodução socioterritorial. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pos Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Carlos Alberto Feliciano

FELICIANO, C. A.; LOURENÇÃO, Miriam Claudia; BARONE, L. A.. Geografia da Vida Camponesa: espaço de consumo, espaço de produção no Assentamento Conquista - Rancharia. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Rosângela Custódio Cortez Thomaz

FELICIANO, C. A.;THOMAZ, Rosangela Custodio Cortez; REIS, A. T.. A NOVA GERAÇÃO CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA: ESTRATÉGIAS DE RESISTÊNCIA DO CAMPESINATO PARA A REPRODUÇÃO SOCIOTERRITORIAL. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Ana Terra Reis

FELICIANO, C. A.; THOMAZ, R. C. C.;REIS, ANA TERRA. "A nova geração camponesa nos assentamentos do Pontal do Paranapanema: estratégias de resistência do campesinato para a reprodução socioterritorial". 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Antonio Luiz Lachi

Curso de História do Centro Universitário de Dourados/UFMS: alguns aspectos; 1994; 51 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Orientador: Antonio Luiz Lachi;

Fátima Aparecida Dias Gomes Marin

Estágio de Docência; 2016; Orientação de outra natureza - FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA; Orientador: Fátima Aparecida Dias Gomes Marin;

Eduardo Paulon Girardi

Terra e trabalho: contradições do processo de reprodução camponesa no Pontal do Paranapanema; Início: 2016; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Coorientador);

Carlos Alberto Feliciano

A NOVA GERAÇAO CAMPONESA NOS ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA: As estratégias de resistência do campesinato para a reprodução socioterritorial,; Início: 2017; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; (Orientador);

Carlos Alberto Feliciano

Geografia da Vida Camponesa: espaço de consumo, espaço de produção no Assentamento Conquista - Rancharia; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; Orientador: Carlos Alberto Feliciano;

Luis Antonio Barone

Poder Local e Assentamentos (Bolsa Pibic/CNPq); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Antonio Barone;

Luis Antonio Barone

Poder Local e Assentamentos (Bolsa Pibic/CNPq); 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente, UNESP; Orientador: Luís Antonio Barone;

Luis Antonio Barone

Análise e Avaliação dos projetos de assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente, Pró-Reitoria de Extensão da UNESP; Orientador: Luís Antonio Barone;

Luis Antonio Barone

Análise e avaliação dos assentamentos rurais dos Municípios de Rancharia e Martinópolis/SP; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente, Pró-Reitoria de Extensão da UNESP; Orientador: Luís Antonio Barone;

Luis Antonio Barone

Célula de Acompanhamento e Informação do Pontal do Paranapanema: pesquisa e extensão para o desenvolvimento do território rura; 2013; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Unesp - Presidente Prudente, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Antonio Barone;

Marcos Borato Viana

Descrição clínica, sorológica e histopatológica das alterações hepáticas na doença falciforme; Um estudo prospectivo in vivo de 16 crianças; ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Marcos Borato Viana;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TEIXEIRA, A. L. . Território da vida camponesa: Assentamento Nova Conquista-SP. Boletim DATALUTA , v. Janeiro, p. 01, 2015.

  • TEIXEIRA, A. L. ; Luis Antonio Barone . O lote através dos croquis:análise do ordenamento territorial de um assentamento rural. Retratos de Assentamentos , v. 17, p. 179, 2014.

  • Barone, L.A ; Silva, A.A ; TEIXEIRA, A. L. . Considerações acerca da produção nos assentamentos do Pontal do Pontal do Paranapanema. Retratos de Assentamentos , v. 15, p. 135, 2012.

  • Barone, L.A ; Silva, A.A ; TEIXEIRA, A. L. . Infraestrutura instalada e políticas públicas nos assentamentos do Pontal do Paranapanema: o que os dados mostram. Retratos de Assentamentos , v. 15, p. 187, 2012.

  • Barone, L.A ; Silva, A.A ; Izidoro, L.T ; TEIXEIRA, A. L. . Mulheres Assentadas do Pontal: papéis em transformação na luta pelo desenvolvimento da reforma agrária. Retratos de Assentamentos , v. 15, p. 265, 2012.

  • TEIXEIRA, A. L. . Geografia da vida camponesa: espaços de vida, espaços de produção no assentamento Nova Conquista. 1. ed. Beau-Bassin: Novas Edições Acadêmicas, 2018. 173p .

  • TEIXEIRA, A. L. . Seminário Internacional Questões do Trabalho, ambientais e saúde do Trabalhador. Revista Pegada, Presidente Prudente.

  • TEIXEIRA, A. L. ; Barone, L.A . Assentamento Nova Conquista: o lote através dos croquis. In: VI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões rurais. Por que a reforma agrária continua atual e necessária, 2014, Araraquara-SP. VI Simpósio sobre Reforma Agrária e Questões rurais. Por que a reforma agrária continua atual e necessária, 2014.

  • TEIXEIRA, A. L. . ?Do autoconsumo à comercialização nos assentamentos do Pontal do Paranapanema/SP. In: : VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária; VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária; I Jornada de Geografia das Águas. ?A questão agrária no século XXI: Escalas, dinâmicas e conflitos territoriais, 2013, João Pessoa-PB. : VI Simpósio Internacional de Geografia Agrária; VII Simpósio Nacional de Geografia Agrária; I Jornada de Geografia das Águas. ?A questão agrária no século XXI: Escalas, dinâmicas e conflitos territoriais, 2013.

  • TEIXEIRA, A. L. . O campesinato no assentamento Nova Conquista: Território de luta e de resistência?. In: XIV Jornada do Trabalho. O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas., 2013, Ourinhos-SP. XIV Jornada do Trabalho. O trabalho e a crise estrutural do capital: resistências, limites e alternativas., 2013.

  • Barone, L.A ; Silva, A.A ; TEIXEIRA, A. L. . As políticas Públicas nos assentamentos do Pontal do Paranapanema: dados de uma pesquisa. In: VI Jornada de estudos em assentamentos rurais, 2013, Campinas-SP. VI Jornada de estudos em assentamentos rurais, 2013.

  • TEIXEIRA, A. L. . Geografia da vida camponesa: Espaços de vida, Espaços de Produção no Assentamento Nova Conquista. In: Seminário Internacional Questões do Trabalho, ambientais e saúde do Trabalhador, 2013, Presidente Prudente. Seminário Internacional Questões do Trabalho, ambientais e saúde do Trabalhador, 2013.

  • TEIXEIRA, A. L. . Apresentação do curso de geografia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • TEIXEIRA, A. L. . A pesquisa qualitativa: um estudo de caso. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TEIXEIRA, A. L. . AS DORES E AS DELÍCIAS DA PESQUISA: O USO DE METODOLOGIAS QUALITATIVAS NA GEOGRAFIA. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. , Rua Roberto Simonsen, 305, Vila Santa Helena, 19060900 - Presidente Prudente, SP - Brasil, Telefone: (18) 32295388, Fax: (18) 32295353, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional