Patrícia Soares dos Santos

Farmacêutica com formação em Residência Multiprofissional de Saúde da Criança e do Adolescente, pelo Hospital Martagão Gesteira. Participante da Simulação Realística do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo em 2018. Graduada pela Faculdade de Tecnologia e Ciências desde 2016, com experiência por 2 anos como estagiária no Núcleo de Oncologia da Bahia - NOB.

Informações coletadas do Lattes em 03/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Residência Multiprofissional de Saúde da Criança e do Adolescente

2017 - 2019

Hospital Martagão Gesteira
Título: MEDICAMENTOS VIA SONDA NASOENTERAL E GASTROSTOMIA: PERFIL DE UTILIZAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE SALVADOR/BA
Orientador: Vinicíus Medeiros de Magalhães
Bolsista do(a): Ministério da saúde, MS, Brasil.

Graduação em Farmácia

2012 - 2016

Faculdade de Tecnologia e Ciências
Título: PRINCIPAIS CLASSES FARMACOTERAPÊUTICAS UTILIZADAS NO PROGRAMA DE INTERNAMENTO DOMICILIAR DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE LAURO DE FREITAS
Orientador: Tânia Maria Planzo Fernandes
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante em petroquímica

2010 - 2012

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Salvador
Bolsista do(a): Serviço Nacional de Apredizagem Industrial, SENAI, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2008 - 2010

Serviço Social da Indústria - Salvador

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Simulação Realistica do Hospital Israelita Albert Einstein. (Carga horária: 16h). , Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, IIEPAE, Brasil.

2016 - 2016

Curso de capacitação em Farmácia Hospitalar. (Carga horária: 72h). , Conselho Regional de Farmácia, CRF, Brasil.

2015 - 2016

Extensão universitária em Sistema para detecção do Uso abusivo e dependência de substâncias Psicoativ. (Carga horária: 150h). , Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil.

2012 - 2012

minicurso de microbiologia e micologia. (Carga horária: 4h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

2012 - 2012

minicurso métodos e principios de Imunodiagnóstico. (Carga horária: 6h). , Faculdade de Tecnologia e Ciências, FTC, Brasil.

2009 - 2009

Suporte a hardware e a rede de computadores. (Carga horária: 600h). , SENAI - Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

1° café cientifico com farmacêuticos do Hospital Portugues. 2016. (Outra).

IV Fórum Brasileiro sobre Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia 2016. 2016. (Outra).

Prescrição Farmacêutica - Postura, oportunidades e perspectivas. 2015. (Seminário).

Vida de Empreendedor: aprendizados e ousadia. 2015. (Outra).

III simpósio uro-oncologia pós-Asco / 2014. 2014. (Simpósio).

VI jornada farmácia - minicurso de desenvolvimento de novas formulações farmacêuticas. 2014. (Outra).

VI jornada farmácia - minicurso de diagnóstico laboratorial de doenças infecciosasass. 2014. (Outra).

I seminário Multidisciplinar: saúde e Qualidade de Vida no trabalho. 2013. (Seminário).

simpósio sobre cuidados farmacêuticos. 2013. (Simpósio).

Ensino da Farmacologia na perspectiva do Uso racional de medicamentos. 2012. (Oficina).

IV Congresso Brasileiro de Uso Racional de Medicamentos. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

EDSON DE JESUS MARQUES

Potencial Antibiótico, Antioxidante e Teste de Letalidade frente a Artemia salina de extratos de Gracilaria (Rhodophyta, Gracilariales); 2015; Dissertação (Mestrado em BIOTECNOLOGIA) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Edson de Jesus Marques;

Vinicius Medeiros de Magalhães

MEDICAMENTOS VIA SONDA NASOENTERAL E GASTROSTOMIA: PERFIL DE UTILIZAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE SALVADOR/BA; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Hospital Martagão Gesteira; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    MEDICAMENTOS VIA SONDA NASOENTERAL E GASTROSTOMIA: PERFIL DE UTILIZAÇÃO EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA DE UM HOSPITAL PEDIÁTRICO DE SALVADOR/BA, Descrição: RESUMO: O uso de medicamentos por vias alternativas de administração enteral, é uma prática comum em ambiente hospitalar, sobretudo em unidades críticas de internação. Esta prática envolve riscos/benefícios para quem as utiliza, sendo a população pediátrica vulnerável às intensificações deste processo, considerando seu perfil clínico e suas limitações fisiológicas, acentuando assim a necessidade de conhecer este perfil medicamentoso, para delineamento de condutas mais apropriadas. Objetivo: Traçar o perfil dos medicamentos mais prescritos, via sonda nasoenteral e gastrostomia em pacientes internados na unidade de terapia intensiva pediátrica (UTI ped A e B), em um hospital pediátrico de Salvador / BA. Metodologia: Estudo de caráter descritivo, exploratório e retrospectivo de abordagem quantitativa, que será obtido através da análise das prescrições e dos prontuários dos pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Ped), em um período 3 meses (Junho à Agosto/2018), que utilizaram medicamentos via sonda enteral e gastrostomia. Resultados: A partir dos resultados obtidos será possível uma melhor adequação da terapia medicamentosa, baseada em evidências, bem como impulsionar a equipe na elaboração de protocolos e manuais. Descritores: Unidades de terapia intensiva; pediatria; preparações farmacêuticas; nutrição enteral; gastrostomia.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Patrícia Soares dos Santos - Coordenador / Vinicíus Medeiros de Magalhães - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2019

    Hospital Martagão Gesteira

    Vínculo: Residência Multiprofissional, Enquadramento Funcional: Farmacêutica Residente, Carga horária: 60, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    2 anos de atuação profissional nas seguintes enfermarias e áreas propostas no edital da residência: Unidades institucionais: -Clinica Pediátrica -Clínica Cirúrgica -Clínica Oncológica -Unidade de Treinamento para Desospitalização - UTD (Unidade de internamento responsável pela assistência e treinamento dos familiares para desospitalizar pacientes dependentes ventilação mecânica do Hospital Martagão Gesteira) -UTI pediátrica -UTI neonatal Unidades externas: - 2 meses na Unidade de Saúde da Família - USF Alto do Peru/ Salvador Bahia - 2 meses no Hospital Santa Isabel

  • 2016 - 2017

    Hospital Martagão Gesteira

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Farmacêutica, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Execução de atividades como: Confecção/revisão do manual de diluição, confecção da lista de classes terapêuticas, revisão da padronização dos medicamentos, criação de tabelas de custo e consumo dos medicamentos utilizados semestralmente, consumo médio mensal dos medicamentos e materiais, controle de validade dos medicamentos e materiais, contato com hospitais para solicitações de empréstimo de medicamentos, listagem dos medicamentos potencialmente perigosos, revisão de POP?s, treinamentos com funcionários do setor da farmácia, organização e classificação dos medicamentos por forma farmacêutica na farmácia central, aplicação da metodologia do 5S, participação da montagem da farmácia satélite da UTI pediátrica, avaliação de prescrições médicas, dispensação de materiais nas farmácias (UTI, Centro cirúrgico, Central e Oncologia), inventários, conhecimento do Sistema Smart, conferência de medicamentos e materiais hospitalares, conferência e realização de fracionamento dos comprimidos, participação como ouvinte das palestras e apresentações dos casos clínicos apresentados pelos Residentes multiprofissionais. Motivo de saída:Inicio da Residência Multiprofissional de Saúde

  • 2015 - 2016

    Hospital Martagão Gesteira

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estágio extracurricular, Carga horária: 30

    Atividades

    • 12/2019

      Pesquisa e desenvolvimento , Liga Alvaro Bahia contra Mortalidade Infantil, .,Linhas de pesquisa

    • 03/2016 - 06/2016

      Estágios , Unidade de Neurocirurgia Pediátrica, .,Estágio realizado, Estágio supervisionado em Farmácia.

    • 11/2015 - 02/2016

      Estágios , Unidade de Neurocirurgia Pediátrica, .,Estágio realizado, Estágio extracurricular em Farmácia.

  • 2013 - 2015

    Núcleo de Oncologia da Bahia

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: estagiário de farmácia, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Execução de atividades como: Manipulação de quimioterápicos sob supervisão farmacêutica, separação de kit?s para enfermagem e medicamentos pré- terapia oncológica, farmacovigilância, inventários, controle de estoque e monitoramento da temperatura, organização do setor, baixa de material hospitalar e medicamentos na conta do paciente, assepsia no local de manipulação de quimioterápicos, acompanhar o farmacêutico na visita nos leitos dos pacientes e na orientação de quimioterapia oral e/ou venosa.

    Atividades

    • 10/2013 - 04/2015

      Estágios , Núcleo de Oncologia da Bahia, .,Estágio realizado, Estágio em Farmácia ( Manipulação de quimioterápicos, farmacovigilânica /Tecnovigilânica e farmácia Clinica).

  • 2015 - 2016

    Hospital Geral Menandro de Farias

    Vínculo: Estagiário voluntário, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Execução de atividades como: Acompanhamento da rotina da dispensação da farmácia central e satélite, participação como ouvinte dos casos clínicos apresentados pelos estagiários, acompanhamento das prescrições dos pacientes do internamento domiciliar ? Programa Melhor em Casa.