Carlos José de Amorim Junior

Graduado em Engenharia Sanitária e Ambiental (2005), mestre em Engenharia Ambiental (2007), pós-graduado em administração de empresas (2012) e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho (2016), tem como especialidade a coordenação técnica de projetos de gerenciamento de áreas contaminadas do setor O&G. Tem experiência nas etapas do processo de gerenciamento de áreas contaminadas, tais como: (i) Planos de intervenção; (ii) Investigação preliminar, confirmatória e detalhada; (iii) Modelagem do fluxo da água subterrânea e do transporte de contaminantes na subsuperfície; (iv) Avaliação de risco à saúde humana (RBCA); (v) Projeto, instalação e operação de sistemas de remediação; e (vi) Projeto de monitoramento preventivo. Tem atuado principalmente no gerenciamento de áreas contaminadas nas unidades de negócio da PETROBRAS e TRANSPETRO. Também tem 04 anos de experiência em docência no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina e tem atuado como consultor em estudos de autodepuração de corpos hídricos.

Informações coletadas do Lattes em 18/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental

2005 - 2007

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Avaliação dos Critérios de Impermeabilização de Bacias de Contenção da Norma ABNT NBR 17505-2/2006 para Terminais de Armazenamento de Petróleo e Derivados,Ano de Obtenção: 2007
Henry Xavier Corseuil.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Bacia de contenção; Impermeabilização; Petróleo.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gerenciamento ambiental de áreas impactadas / Especialidade: Derramamento de Petróleo e Derivados. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental / Especialidade: Controle da Poluição.

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho

2014 - 2016

Escola Politécnica Worksheet
Título: Avaliação da exposição ocupacional aos agentes físicos ruído e calor em atividades de remediação ex situ de áreas contaminadas em um baixo residencial
Orientador: Prof. Dr. Sérgio Médici de Eston

Especialização em Pós-Graduação em Administração de Empresas

2010 - 2011

Fundação Getúlio Vargas
Título: Sistemas de Produção

Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

2000 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Calibração do modelo SCBR para determinação do fluxo advectivo e dispersivo da água subterrânea na área experimental da Ressacada
Orientador: Henry Xavier Corseuil
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Fund de Hidrogeologia e Proteção das Águas Sub.. (Carga horária: 8h). , Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo, SIGESP, Brasil.

2011 - 2011

Remediação de Áreas Contaminadas por HC. (Carga horária: 12h). , Fundação para o Desenvolvimento da UNESP, FUNDUNESP, Brasil.

2008 - 2009

Intercâmbio Work Experience - Salt Lake/UT/EUA. (Carga horária: 720h). , Intercultural Cursos no Exterior, INTERCULTURAL, Brasil.

2007 - 2008

Curso de Língua Inglesa - Toronto/ON/Canadá. (Carga horária: 150h). , Omnicom School of Languages, OSL, Canadá.

2007 - 2007

Curso de Introdução a Mercado de Capitais. (Carga horária: 30h). , Ass. dos Analistas e Profissionais de Inv. do Mercado de Capitais/Extremo S, APIMEC-SUL, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Finanças Pessoais. (Carga horária: 54h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2006 - 2006

Curso de Controles Financeiros. (Carga horária: 12h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Florianópolis, SEBRAE/SC, Brasil.

2005 - 2005

Capacitação do Comitê de Bacias do Rio Tijucas. (Carga horária: 54h). , Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Licenciamento Ambiental. (Carga horária: 12h). , Empresa Júnior de Engenharia Sanitária e Ambiental, EJESAM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gerenciamento ambiental de áreas impactadas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gerenciamento ambiental de áreas impactadas/Especialidade: Passivos Ambientais.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Gerenciamento ambiental de áreas impactadas/Especialidade: Derramamento de Petróleo e Derivados.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Controle da Poluição.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Ambiental/Especialidade: Legislação Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

25º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação do transporte de derivados de petróleo na zona não saturada do solo em cenários de derramamentos acidentais de bacias de contenção de terminais de armazenamento. 2009. (Congresso).

24º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da Capacidade de Impermeabilização das Bacias de Contenção de Três Terminais de Armazenamento de Derivados de Petróleo e Etanol. 2007. (Congresso).

IX Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental.Avaliação da Capacidade de Impermeabilização de Bacias De Contenção de Tanques Aéreos de Armazenamento de Petróleo e Derivados Associados a Possíveis Derramamentos. 2007. (Seminário).

23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaviação da atenuação natural dos contaminantes btex e etanol em um derramamento controlado de gasolina através do balanço de massa. 2005. (Congresso).

VI Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2004. (Seminário).

IV Workshop de Adequação Ambiental em Manufatura. 2003. (Outra).

V Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2003. (Seminário).

Aula Inaugural da Pós-Graduação em Engenharia Ambiental. 2002. (Outra).

IV Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2002. (Seminário).

XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas. Influência do etanol na biodegradação de hidrocarbonetos de petróleo em um aqüífero contaminado com uma mistura de diesel e etanol. 2002. (Congresso).

III Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental.Avaliação da Tecnologia de Atenuação Natural Monitorada para Plumas de Hidrocarbonetos de Petróleo e Etanol. 2001. (Seminário).

Seminário de Águas Subterrâneas. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Aline de Almeida Mota

MOTA, A. A.; KOBIYAMA, M.; AGUIAR NETTO, A. O.;AMORIM JR, C. J. de. Avaliação da dinâmica da água na zona vadosa em solos de diferentes usos com o modelo HYDRUS-1D. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Karina Lopes Joussef

JOUSSEF, K. L.; NUNES, C. C.;AMORIM JR, C. J. de; PINTO, C. R. S. C.. Avaliação da influência de solos heterogêneos no transporte de hidrocarbonetos de petróleo na zona não saturada através do modelo matemático SCBR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Ivam Vargas Martins da Silva

SILVA, I. V. M. da;CORSEUIL, H. X.AMORIM JR, C. J. de; NASCIMENTO, C. E. da S.. Modelagem da Qualidade da Água e Capacidade de Autodepuração do Rio das Antas - RS. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sebastiao Roberto Soares

CASTILHOS, A.SOARES, S. R.; Oliveira, I. B.. Avaliação de critérios de impermeabilização de bacias de contenção da norma ABNT NBR 17505-2/2006 para terminais de armazenamento de petróleo e derivados. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de pós-graduação em engenharia ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Armando Borges de Castilhos Junior

SOARES, S. R.; OLIVEIRA, I. B.;CASTILHOS JR, A. B.. Avaliação dos Critérios de Impermeabilização de Bacias de Contenção da Norma ABNT NBR 17505-2/2006 para Terminais de Armazenamento de Petróleo de Derivados. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Mariana Molleri de Limas

Avaliação dos Fatores que Influenciam a permeabilidade de Solos Percolados por Hidrocarbonetos de Petróleo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Carlos José de Amorim Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Henry Xavier Corseuil

Avaliação dos Critérios de Impermeabilização de Bacias de Contenção da Norma ABNT NBR 17505-2/2006 para Terminais de Armazenamento de Petróleo e Derivados; 2007; Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina; Orientador: Henry Xavier Corseuil;

Sandro Froehner

Avaliação da tecnologia de atenuação natural monitorada para plumas de hidrocarbonetos de diesel e etanol; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Sanitária e Ambiental) - Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Sandro Froehner;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SOUZA, A. de J. ; AMORIM JR, C. J. de ; COELHO, J. I. E. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação do transporte de derivados de petróleo na zona não saturada do solo em cenários de derramamentos acidentais de bacias de contenção de terminais de armazenamento. In: 25° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2009, Recife. Anais do 25° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2009.

  • AMORIM JR, C. J. de ; COELHO, J. I. E. ; MATULJA, A. ; SCHNEIDER, M. R. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da Capacidade de Impermeabilização das Bacias de Contenção de Três Terminais de Armazenamento de Derivados de Petróleo e Etanol. In: 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Belo Horizonte. Anais do 24° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2007.

  • AMORIM JR, C. J. de ; MATULJA, A. ; COELHO, J. I. E. ; SCHNEIDER, M. R. ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da Capacidade de Impermeabilização de Bacias De Contenção de Tanques Aéreos de Armazenamento de Petróleo e Derivados Associados a Possíveis Derramamentos. In: IX Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2007, Florianópolis. Anais do IX Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental. Florianópolis - SC: EJESAM, 2007.

  • AMORIM JR, C. J. de ; CORSEUIL, H. X. . Proposta de investigação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção de terminais de armazenamento de petróleo e derivados. In: 3 ª edição do Prêmio Petrobras de Tecnologia, 2007, Rio de Janeiro. Informativo Prêmio Petrobras de Tecnologia terceira edição. Rio de Janeiro - RJ: Petrobras, 2007.

  • MALAMUD, E. S. T. ; CORSEUIL, H. X. ; AMORIM JR, C. J. de . Avaviação da atenuação natural dos contaminantes btex e etanol em um derramamento controlado de gasolina através do balanço de massa. In: 23º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2005, Campo Grande. Anais do 23° Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2005.

  • MAZZUCO, L. M. ; CORSEUIL, H. X. ; AMORIM JR, C. J. de . Degradação dos Naftalenos em Derramamentos Subsuperficiais de Óleo Diesel. In: 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2003, Joinville. Anais do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Rio de Janeiro - RJ: ABES, 2003.

  • SCREMIN, M. ; CORSEUIL, H. X. ; AMORIM JR, C. J. de . Influência do etanol na biodegradação de hidrocarbonetos de petróleo em um aqüífero contaminado com uma mistura de diesel e etanol. In: XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002, Florianópolis. Anais do XII Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 2002.

  • AMORIM JR, C. J. de ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação do Fluxo da Água Subterrânea em um Aqüífero Contaminado por Diesel. In: 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003, São Carlos. 11º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP, 2003.

  • AMORIM JR, C. J. de ; PALUDO, D. ; MEDEIROS, P. L. . Avaliação do Sistema de Exaustão nas Capelas do Lima - UFSC. In: 2º Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2003, Itajaí. Anais do 2º Simpósio Brasileiro de Engenharia Ambiental, 2003.

  • AMORIM JR, C. J. de . Avaliação da Tecnologia de Atenuação Natural Monitorada para Plumas de Hidrocarbonetos de Petróleo e Etanol. In: III Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001, Florianópolis. Resumos do III Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental, 2001.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CORSEUIL, H. X. ; NUNES, C. C. ; AMORIM JR, C. J. de ; SCHNEIDER, M. R. ; MALISKA JR, C. . SCBR - Solução Corretiva Baseada no Risco 3.0. 2010.

AMORIM JR, C. J. de ; NUNES, C. C. ; SCHNEIDER, M. R. ; WENDT, M. F. ; ROSARIO, M. do ; CORSEUIL, H. X. . Relatório Técnico de Avaliação de Risco da Lagoa de Baixo (UNRNCE/Petrobras ? Guamaré-RN) e de seu entorno. 2010.

AMORIM JR, C. J. de ; PALUDO, D. ; SCHNEIDER, M. R. ; SILVA, M. L. B. da ; ALBERTO, M. C. ; KIANG, C. H. . Projetos Básicos de Remediação para a Área de Negócio Abastecimento PETROBRAS. 2010.

AMORIM JR, C. J. de ; CORSEUIL, H. X. ; KIANG, C. H. ; SCHNEIDER, M. R. ; ALBERTO, M. C. ; PALUDO, D. . Projetos de Monitoramento Preventivo para a Área de Negócio Abastecimento PETROBRAS. 2010.

WENDT, M. F. ; SCHNEIDER, M. R. ; AMORIM JR, C. J. de ; NUNES, C. C. ; ROSARIO, M. do ; CORSEUIL, H. X. . Relatório Técnico de Avaliação de Risco da Estação de Rio Pardo ? Caraguatatuba, SP. 2010.

AMORIM JR, C. J. de ; SCHNEIDER, M. R. ; COELHO, J. I. E. ; ROSARIO, M. do ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção do Terminal de Barueri - SP e Terminal de Paranaguá - PR e do risco ambiental associado aos possíveis derramamentos de petróleo e derivados. 2007.

AMORIM JR, C. J. de ; SCHNEIDER, M. R. ; COELHO, J. I. E. ; ROSARIO, M. do ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção da Base de Candeias, Parque do Suape e Parque do Mirim - BA e do risco ambiental associado aos possíveis derramamentos de petróleo e derivados.. 2006.

AMORIM JR, C. J. de . Finanças Comportamentais e Investimentos. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

CORSEUIL, H. X. ; AMORIM JR, C. J. de ; NUNES, C. C. ; SCHNEIDER, M. R. . Relatório Parcial do Projeto Implantação e Desenvolvimento do modelo SCBR e Monitoramento das Áreas Experimentais da Ressacada. 2010. (Relatório de pesquisa).

AMORIM JR, C. J. de ; SCHNEIDER, M. R. ; COELHO, J. I. E. ; ROSARIO, M. do ; CORSEUIL, H. X. . Avaliação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção de sete terminais de armazenamento e do risco ambiental associado aos possíveis derramamentos de petróleo e derivados. 2008. (Relatório de pesquisa).

ACCAES ; BUENO, F. T. ; AMORIM JR, C. J. de . Participação da gravação do CD "Declaração de Amor à Capoeira". 2005. Audiovisual.

ACCAES ; BUENO, F. T. ; AMORIM JR, C. J. de . Participação da composição do livro "Capoeira não é só jogo". 2009 (Livro) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2011

    Implantação e Desenvolvimento do modelo SCBR e Monitoramento das Áreas Experimentais da Ressacada, Descrição: Os objetivos do projeto são divididos em três etapas: Etapa I: Implantação do modelo matemático SCBR 2.0 (Solução Corretiva Baseada no Risco) em SMSs de oito unidades de negócios da PETROBRAS, através do desenvolvimento de suporte técnico operacional específico para o atendimento de usuários envolvidos no processo de gerenciamento ambiental dos empreendimentos da companhia. Etapa II: Concepção da Plataforma SCBR e Implementação de Melhorias, através da criação de uma arquitetura que acomodará os módulos da estrutura do Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Etapa III: Continuidade do monitoramento das áreas experimentais da Ressacada (UFSC) e manutenção dos experimentos de derramamentos controlados de combustíveis.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Márcio Roberto Schneider - Integrante / Cristina Cardoso Nunes - Integrante / C Maliska Jr - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Avalição da eficiência de impermeabilização de bacias de contenção de terminais de armazenamento e do risco ambiental associado aos possíveis derramamentos de petróleo e derivados, Descrição: o objetivo do projeto foi desenvolver uma proposta de investigação da eficiência de impermeabilização de bacias de contenção de terminais de armazenamento de petróleo e derivados, e ainda, verificar se o coeficiente de permeabilidade referenciada à água, exigido na NBR 17505-2, é um critério seguro e suficiente para a tomada de decisão sobre a impermeabilização de bacias de contenção, a fim de que se garanta a proteção efetiva ao solo e aos recursos hídricos. Os estudos de caso foram realizados no Terminal de Cubatão - SP (2004), Terminal de Santos - SP (2004), Base de Candeias - BA (2006), Parque do Mirim - BA (2006), Parque do Suape - BA (2006), Terminal de Barueri - SP (2007) e Terminal de Paranaguá - SP (2007).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Márcio Roberto Schneider - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2001 - 2007

    Avaliação de tecnologias in situ para a remediação de hidrocarbonetos de petróleo na Fazenda Experimental da Ressacada, Descrição: Desenvolvimento de estudos de liberação controlada de diferentes combustíveis na Fazenda Experimental da Ressacada para definir estratégias de gerenciamento de áreas impactadas adequadas às características e especificidades brasileiras. Objetivos específicos: - Estabelecimento de uma base física para demonstração de tecnologias de biorremediação com todos os recursos analíticos e experimentais; - Demonstração aos órgãos ambientais nacionais da efetividade das tecnologias de remediação a serem utilizadas; - Envolver usuários, agências de regulamentação, poderes públicos e cidadãos no processo de demonstração de tecnologias inovadoras e de baixo custo; - Formação de recursos humanos em nível de graduação, mestrado e doutorado na área de remediação de solos e águas subterrâneas; - Colaboração com outros grupos de pesquisa nacional que desejem realizar pesquisas complementares na área experimental como geofísica; - Avaliação da tecnologia de atenuação natural para diferentes tipos de contaminantes; - Avaliação de tecnologias ativas de remediação como biorremediação com nitrato e fitorremediação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Cristina Cardoso Nunes - Integrante / Marilda Fernandes - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2009 - 2012

    Serviços de Assessoria Técnica em Áreas Impactadas para a Área de Negócio Abastecimento da Petrobras, Descrição: Os serviços de assessoria técnica em áreas impactadas consistem em: * Elaboração de planos de intervenção e projetos de remediação e monitoramento; * Avaliação técnica de serviços de diagnóstico, avaliação de risco, remediação e monitoramento; * Elaboração de especificações, pareceres técnicos, relatórios diversos e material didático; * Participação em reuniões técnicas; * Realização de Treinamentos. Estes serviços têm como objetivos avaliar e otimizar a qualidade dos serviços de diagnóstico geoambiental, avaliação de risco, remediação e monitoramento realizados para o Abastecimento, através da elaboração de avaliações, consultoria e pareceres técnicos, além da elaboração de plano e projetos que servirão de base para contratação de serviços de remediação, bem como realizar o acompanhamento dos mesmos. Também fazem parte dos objetivos destes serviços à realização e elaboração de treinamentos e cursos de capacitação para a força de trabalho do Abastecimento responsável pelo gerenciamento de áreas impactadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Integrante / Deise Paludo - Integrante / Márcio Roberto Schneider - Integrante / Marcio Luis Busi da Silva - Integrante / Chang Hung Kiang - Coordenador / Marcio Costa Alberto - Integrante / Gerson Cardoso da Silva Jr - Integrante / Sandro José Fröehner - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento do modelo SCBR de análise de risco crônico à saúde humana, Descrição: Toda a base tecnológica adquirida em quase 10 anos de pesquisas relacionadas à contaminação de aqüíferos por derivados de petróleo e álcool resultou no desenvolvimento do modelo matemático de simulação do transporte e transformação de contaminantes em aqüíferos e de um banco de dados para gerenciamento ambiental. O modelo, denominado SCBR - Solução Corretiva Baseada no Risco, foi desenvolvido através da parceria entre a UFSC e a Petrobras, com a colaboração da empresa ESSS Ltda. O SCBR é um modelo 2D que utiliza solução numérica para as equações, servindo como uma ferramenta de avaliação de risco de áreas impactadas por compostos tóxicos, que permite responder perguntas de importância ambiental como: Que extensão as plumas de contaminação podem atingir? Qual é o tempo de persistência dos contaminantes no aqüífero? Qual o resultado do efeito do etanol sobre o destino e o transporte dos contaminantes? Existe risco de contaminação de um ponto de exposição? Qual é o comportamento do fluxo no aqüífero? Qual é a melhor solução corretiva a ser adotada?. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Deise Paludo - Integrante / Márcio Roberto Schneider - Integrante / Cristina Cardoso Nunes - Integrante / C Maliska Jr - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2012

    Serviços de Assessoria Técnica em Áreas Impactadas para a Área de Negócio Abastecimento da Petrobras, Descrição: Os serviços de assessoria técnica em áreas impactadas consistem em: * Elaboração de planos de intervenção e projetos de remediação e monitoramento; * Avaliação técnica de serviços de diagnóstico, avaliação de risco, remediação e monitoramento; * Elaboração de especificações, pareceres técnicos, relatórios diversos e material didático; * Participação em reuniões técnicas; * Realização de Treinamentos. Estes serviços têm como objetivos avaliar e otimizar a qualidade dos serviços de diagnóstico geoambiental, avaliação de risco, remediação e monitoramento realizados para o Abastecimento, através da elaboração de avaliações, consultoria e pareceres técnicos, além da elaboração de plano e projetos que servirão de base para contratação de serviços de remediação, bem como realizar o acompanhamento dos mesmos. Também fazem parte dos objetivos destes serviços à realização e elaboração de treinamentos e cursos de capacitação para a força de trabalho do Abastecimento responsável pelo gerenciamento de áreas impactadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Integrante / Deise Paludo - Integrante / Márcio Roberto Schneider - Integrante / Marcio Luis Busi da Silva - Integrante / Chang Hung Kiang - Coordenador / Marcio Costa Alberto - Integrante / Gerson Cardoso da Silva Jr - Integrante / Sandro José Fröehner - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2007

    Desenvolvimento do modelo SCBR de análise de risco crônico à saúde humana, Descrição: Toda a base tecnológica adquirida em quase 10 anos de pesquisas relacionadas à contaminação de aqüíferos por derivados de petróleo e álcool resultou no desenvolvimento do modelo matemático de simulação do transporte e transformação de contaminantes em aqüíferos e de um banco de dados para gerenciamento ambiental. O modelo, denominado SCBR - Solução Corretiva Baseada no Risco, foi desenvolvido através da parceria entre a UFSC e a Petrobras, com a colaboração da empresa ESSS Ltda. O SCBR é um modelo 2D que utiliza solução numérica para as equações, servindo como uma ferramenta de avaliação de risco de áreas impactadas por compostos tóxicos, que permite responder perguntas de importância ambiental como: Que extensão as plumas de contaminação podem atingir? Qual é o tempo de persistência dos contaminantes no aqüífero? Qual o resultado do efeito do etanol sobre o destino e o transporte dos contaminantes? Existe risco de contaminação de um ponto de exposição? Qual é o comportamento do fluxo no aqüífero? Qual é a melhor solução corretiva a ser adotada?. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Carlos José de Amorim Júnior - Integrante / Henry Xavier Corseuil - Coordenador / Deise Paludo - Integrante / Márcio Roberto Schneider - Integrante / Cristina Cardoso Nunes - Integrante / C Maliska Jr - Integrante., Financiador(es): Petróleo Brasileiro S.A. - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Prêmio Petrobras de Tecnologia Edição 2006/2007, categoria Mestrado, tema Preservação Ambiental, Petrobras.

2007

Melhor trabalho apresentado no IX Seminário de Engenharia Sanitária e Ambiental, EJESAM.

2005

Mérito Estudantil de melhor índice de aproveitamento dos formandos no curso de Engenharia Sanitária e Ambiental 2004.2, Universidade Federal de Santa Catarina.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2012 - 2017

    Estre Ambiental S/A

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Coordenador de Projetos, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atua na coordenação de projetos de Gerenciamento de Áreas Contaminadas; e Elaboração de Projetos Detalhados, Implantação e Operação de Sistemas de Remediação de Solo e Águas Subterrâneas de Áreas Contaminadas.

  • 2007 - 2012

    Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas - UFSC

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Engenheiro Sanitarista e Ambiental, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - ENS, Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas - REMAS, Campus Trindade, Trindade, CEP 88010-970 - Florianópolis - SC - Brasil - Telefone: (48) 37217569 - http://www.remas.ufsc.br - Supervisão: Prof. Dr. Henry Xavier Corseuil - Atividades desenvolvidas: Os projetos desenvolvidos na área de (i) Avaliação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção de Terminais de Armazenamento de petróleo e derivados e do risco ambiental associado a possíveis derramamentos; (ii) Desenvolvimento e implantação do modelo SCBR em unidades de negócio da Petrobras; (iii) Pesquisa de Biorremediação natural e ativa de água subterrânea contaminada com etanol, combustíveis e biocombustíveis; (iv) Gerenciamento ambiental de áreas contaminadas e avaliação de risco em terminais de armazenamento de petróleo e derivados; e (v)Serviços de Assessoria Técnica em Áreas Impactadas para a Área de Negócio Abastecimento da Petrobras.

  • 2005 - 2007

    Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas - UFSC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projetos desenvolvidos na área de (i) Avaliação da eficiência de impermeabilização das bacias de contenção de Terminais de Armazenamento de petróleo e derivados e do risco ambiental associado a possíveis derramamentos; e (ii) Pesquisa de biorremediação natural e ativa de água subterrânea contaminada com etanol e combustíveis.

  • 2004 - 2005

    Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas - UFSC

    Vínculo: Estágiário, Enquadramento Funcional: Auxiliar de campo e laboratório, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Projetos desenvolvidos na área de (i) Elaboração de áreas experimentais e poços de monitoramento para pesquisa de biorremediação natural e ativa de solos e águas subterrâneas contaminados com etanol e combustíveis; (ii) Coleta de campo e análise físico-química de amostras de solos e águas subterrâneas; (iii) Análises de cromatografia líquida e gasosa em laboratório de amostras de solo e águas subterrâneas contaminadas; (iv) Avaliação do fluxo de águas subterrâneas; e (v) Desenvolvimento do modelo matemático SCBR de transporte, transformação e avaliação de risco de sistemas subsuperficiais contaminados por hidrocarbonetos de petróleo (UFSC/Petrobras).

  • 2001 - 2004

    Laboratório de Remediação de Águas Subterrâneas - UFSC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Projetos desenvolvidos na área de (i) Biorremediação natural de água subterrânea contaminada com etanol e combustíveis; (ii) Coleta de campo e análise físico-química de amostras de solos e águas subterrâneas; (iii) Análises de cromatografia líquida e gasosa em laboratório de amostras de solo e águas subterrâneas contaminadas com etanol e hidrocarbonetos de petróleo; e (iv) Avaliação do fluxo de águas subterrâneas.

  • 2006 - 2010

    Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - UFSC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estágio de Docência, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - ENS, Campus Trindade, Trindade, CEP 88010-970 Florianópolis - SC - Brasil Telefone: (48) 37217569 http://www.ens.ufsc.br Supervisão: Prof. Dr. Henry Xavier Corseuil Atividades desenvolvidas: Disciplina ENS 5118 ? Controle de Poluição das Águas, sob orientação do Prof. Dr. Henry Xavier Corseuil. A disciplina tem como ementa a aplicação e controle da qualidade das águas em rios, lagos e uso de modelos matemáticos como o QUAL2K.

  • 2003 - 2004

    Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental - UFSC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 5

    Outras informações:
    Disciplina ENS 5118 ? Controle de Poluição das Águas, sob orientação do Prof. Dr. Henry Xavier Corseuil. A disciplina tem como ementa a aplicação e controle da qualidade das águas em rios, lagos e uso de modelos matemáticos como o QUAL2K.

  • 2001 - 2001

    Associação Instituto Internacional de Ecologia

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Endereço: Rua Bento Carlos, nº 750, Centro, CEP 13560-660 São Carlos - SP - Brasil Fone: (16) 33625400 http://www.iie.com.br Supervisão: Prof. Dr. José Galízia Tundisi Atividades desenvolvidas Estágio desenvolvido na linha de pesquisa em Limnologia, no Instituto Internacional de Ecolocia, oferecido pelo Programa Aristides Pacheco Leão de Estímolo a Vocações Científicas - ABC. Foram desenvolvidas atividades de coleta de amostras d`água, sedimentos e plânctons em lagos e reservatórios, e suas respectivas análises em laboratório.

  • 2001 - 2007

    Associação de Preservação do Meio Ambiente de Biguaçu

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Consultor, Carga horária: 3

  • 2008 - Atual

    Dudu na Festa Produções

    Vínculo: Sócio-Proprietário, Enquadramento Funcional: Consultor administrativo, Carga horária: 10

  • 2003 - 2007

    Dudu na Festa Produções

    Vínculo: Sócio-proprietário, Enquadramento Funcional: Gerente Financeiro e Fotógrafo, Carga horária: 10

    Outras informações:
    Endereço: Rua Sete de Setembro, 192, Centro, CEP 88160-000 - Biguaçu - SC - Brasil - Fone: (48) 32431545 - http://www.dudunafesta.com.br

  • 2000 - 2000

    Departamento de Nutrição - UFSC

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Auxiliar de secretário, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Endereço: Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Centro de Ciências da Saúde - CCS, Campus Universitário, Trindade, CEP 88040-900 Florianópolis - SC - Brasil Fone: (48) 37219784 http://www.ccs.ufsc.br/nutricao