Mariana Bernardes e Silva

Graduação em Enfermagem( Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU e Pós graduação em Enfermagem do trabalho. Especialista em Politicas e Gestão da Saúde (EPGS) na Secretaria Estadual de Saúde (Minas Gerais), núcleo de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica).

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em ENFERMAGEM E GESTAO DO TRABALHO

2018 - 2018

Instituto Passo 1
Título: Perfil epidemiologico dos acidentes com exposição a material biológico em profissionais de saúde: uma revisão da literatura

Graduação em Enfermagem

2009 - 2014

Universidade Federal de Uberlândia
Título: Assistência de Enfermagem ao paciente com artroplastia articular de joelho e/ou quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório'
Orientador: Elias José de Oliveira

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Curso de Pimeiro Socorros. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

I Curso de Verão - Imunologia e Parasitologia. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Transfecção Celular. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

2011 - 2011

Infecção Relacionada à Assistência à Saúde. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Uberlândia, UFU, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SILVA, M. B. . Semana Cientifíca de Enfermagem da UFU. 2011. (Congresso).

SILVA, M. B. . Semana da Enfermagem do HCU:'' cuidando de si para cuidar do outro com segurança.''. 2011. (Congresso).

SILVA, M. B. . ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFÁLICO (TCE) E TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR (TRM). 2011. (Outro).

SILVA, M. B. . III Simpósio da Liga de Enfermagem e Neurologia:Assistência multiprofissional a portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica e Esclerose Múltipla. 2010. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Curso de Manejo Clínico Adulto da Tuberculose.Curso de Manejo Clínico Adulto da Tuberculose. 2019. (Seminário).

Reunião Técnica de atualização do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), SINAN ONLINE E SINAN RELATÓRIOS.Reunião Técnica de atualização do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), SINAN ONLINE E SINAN RELATÓRIOS. 2019. (Outra).

Encontro Nacional de Infecções Respiratórias e Tuberculose. 2012. (Encontro).

ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL AO PACIENTE VÍTIMA DE TRAUMATISMO CRÂNIO-ENCEFÁLICO (TCE) E TRAUMATISMO RAQUIMEDULAR (TRM). 2011. (Seminário).

I Curso de Verão em Imunologia e Parasitologia Aplicadas. 2011. (Outra).

I Simpósio de Diabetes Mellitus. 2011. (Simpósio).

IV SeCiEnf ? Semana Científica de Enfermagem da UFU. 2011. (Outra).

IV Workshop 20 anos PIPPA. 2011. (Seminário).

Mini-curso preparatório da Liga de Urgência e Emergência em Enfermagem. 2011. (Outra).

Semana de Enfermagem do HCU: cuidando de si para cuidar do outro com segurança'. 2011. (Congresso).

VII Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal/ I Congresso Internacional de Enfermagem Obstétrica e Neonatal. 2011. (Congresso).

XXXIV Semana de Enfermagem "Discutindo atualidades: violência e drogas". 2011. (Seminário).

I Ciclo de Palestras da Liga de Enfermagem em Neurologia: Morte Encefálica, Doação de Órgãos, Tanatologia e Eutanásia. 2010. (Outra).

III Simpósio de Enfermagem em Neurologia: Assistência Multiprofissional a portadores de Esclerose Lateral Amiotrófica e Esclerose Múltipla. 2010. (Simpósio).

"IX Encontro da Rede FitoCerrado - Plantas medicinais: conectando o saber acadêmico ao saber tradicional". 2009. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Frank José Silveira Miranda

DOLLINGER, E. J. O. V.; Antunes, A.V.;MIRANDA, F. J. S.. Assistência de Enfermagem ao Paciente com Artroplástia Articular de Joelho e/ou Quadril e Medidas de Controle de Infecção no Período Pós-Operatório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Arthur Velloso Antunes

OLIVEIRA, E. J.;ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.. Assistência de enfermagem ao paciente em artrosplastia articular dfe joelho e/ou de quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia.

Elias José Oliveira Von Dolinger

Elias Jose Oliveira; ANTUNES, A. V.; MIRANDA, F. J. S.. Assistência de enfermagem ao paciente em artroplástia articular de joelho e/ou quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elias José Oliveira Von Dolinger

Assistência de enfermagem ao paciente em artroplástia articular de joelho e/ou quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Elias Jose Oliveira;

Elias José Oliveira Von Dolinger

Avaliação da etiopatogenia e os fatores de risco nas infecções cirurgicas ortopédicas primárias (artroplastia total de quadril e joelho, hemiartroplastia de quadril e osteossítese) no HC-UFU; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Enfermagem - Licenciatura Ou Bacharelado) - Universidade Federal de Uberlândia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Elias Jose Oliveira;

Marcos Luiz Ferreira neto

Estudos experimentais em Fisiologia Cardiovascular e Respiratória; 2010; Orientação de outra natureza; (Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia; Orientador: Marcos Luiz Ferreira-Neto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, M. B. . Assistência de Enfermagem ao paciente com artroplastia articular de joelho e/ou quadril e medidas de controle de infecção no período pós-operatório'. 2014. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SILVA, M. B. . Infecções em procedimentos cirúrgicos ortopédicos em um Hospital do Triângulo Mineiro: estudo de 5 meses. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. B. . Planejamento Familiar e Laqueadura tubária : Perspectivas de uma unidade de saúde da família.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SILVA, M. B. . Principais fatores causais da depressão pós parto. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2013 - 2013

    Avaliação da etiopatogenia e os fatores de risco nas infecções cirúrgicas primárias ortopédicas (artroplastia total de quadril e joelho, hemiartroplastia de quadril e osteossíntese) no HC-UFU.. 2013., Descrição: Avaliação da etiopatogenia e os fatores de risco nas infecções cirúrgicas primárias ortopédicas (artroplastia total de quadril e joelho, hemiartroplastia de quadril e osteossíntese) no HC-UFU.. 2013.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Mariana Bernardes e Silva - Coordenador / ELIAS JOSÉ DE OLIVEIRA - Integrante., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    COMPLEXO HOSPITALAR SANTA GENOVEVA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 36

    Outras informações:
    Enfermeira Trainee com atuação em Unidade de Terapia Intensiva Cardiológica e setor de Enfermaria.

  • 2013 - 2014

    BRF - Brasil Foods

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Atuação como Estagiária em multinacional de grande porte, realizando atividades de atenção a Saúde do Trabalhador, tais como, realização de encaminhamentos de Exames ocupacionais seguindo o PCMSO, como Periódicos, Admissionais, Demissionais, Retorno ao Trabalho, queixas osteomusculares e Primeiros Socorros à Acidentes de Trabalho e outras intercorrências. Além de palestras de Promoção e Prevenção na Saúde, tais como, Prevenção de DST?s, Hábitos saudáveis de vida, campanhas de Vacinação.

  • 2011 - 2012

    Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia

    Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Outro, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Estagiária da Comissão de Controle Hospitalar-CCIH do Hospital das Clínicas de Uberlândia-HCU-MG, atuando no acompanhamento da Vigilância através de busca ativa do componente cirúrgico, Participação nas Reunião do Serviço de Controle de Infecções Hospitalar,monitoramento das culturas laboratoriais no HC/UFU, Participação de eventos científicos, Vigilância de Infecções Hospitalares nos setor de Terapia Renal Substitutiva, Biossegurança, Efetivação de Isolamento, Educação Permanente de forma compulsória no curso IRAS/ANVISA (Infecções relacionadas a assistência a saúde), Acompanhamento no Protocolo de Bactérias Multi-Resistentes HC-UFU, Realização de visitas técnicas solicitadas pelos setores do HCU ou atendendo a programação do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar-SCIH, e atuante no Plano de Controle de Infecção Hospitalar-PCIH que direciona a maior parte das atividades do SCIH, e elaboração do PCIH(Plano de Controle de Infecções Hospitalares).

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Monitora da Disciplina "Biologia Celular e Tecidual", perfazendo um total de 216 horas, durante o primeiro semestre de 2010, sob orientação do Prof. Dr. Marco Aurélio Martins Rodrigues.

  • 2010 - 2010

    Universidade Federal de Uberlândia

    Vínculo: Monitor, Enquadramento Funcional: Monitor, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Monitora de Disciplina De Fisiologia, sob orientação do professor Dr. Marcos Luiz Ferreira Neto, com uma carga horária de 12 horas semanais, perfazendo um total de 204 Horas

  • 2015 - 2016

    Hospital Orthomed Center

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira SCIH, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Enfermeira responsável pelo Serviço de Controle de infecção hospitalar e vigilância e epidemiológica de hospital de pequeno porte, especializado em Ortopedia e Traumatologia.

  • 2017 - 2019

    Complexo Hospitalar Uberlandia S/A

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeiro SCIH, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Enfermeira responsável pelo Serviço de controle de Infecção hospitalar e Vigilância epidemiológica de hospital geral de pequeno porte.

  • 2015 - 2016

    BP AMERICA

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Enfermeira, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Enfermeiro assistencial em Usina de Biocombstíveis, responsável pelo atendimento pré hospitalar e transporte e saúde ocupacional de funcionários e terceiros da insituição. Empresa de grande porte, Multinacional.

  • 2019 - Atual

    Secretaria de Estado de Saúde

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Especialista em Políticas e Gestão da Saúde, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Especialista em Políticas e Gestão da Saúde na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atuação na área de Vigilância em Saúde (Vigilância Epidemiológica).