Caroline Foletto Bevilaqua

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Franciscano (2009) e em Pedagogia Licenciatura Plena - Diurno pela Universidade Federal de Santa Maria (2011). Realizou Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva (UFRGS). Atualmente é acadêmica do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha de pesquisa Clínica, subjetividade e política.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional

2015 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Cartografando experiências: o cuidado de si com professores na escola,Orientador: Rosemarie Gartner Tschiedel

Especialização em RIS Saúde Mental Coletiva

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Ir e vir no balanço do tempo: experiências do acompanhamento terapêutico
Orientador: Analice de Lima Palombini
Bolsista do(a): Ministério da Educação, MEC, Brasil.

Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Saúde da Família

2012 - 2013

Centro Universitario UNINTER
Título: Os repertórios interpretativos presentes na literatura a respeito da violência contra a mulher
Orientador: Edna Slob

Graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena Diurno

2006 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria
Título: Os sentidos de escola para os professores do Ensino Fundamental de uma escola municipal da rede pública da cidade de Santa Maria/RS
Orientador: Liliana Soares Ferreira

Graduação em Psicologia

2005 - 2009

Centro Universitário Franciscano
Título: Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares
Orientador: Caroline Stumpf Buaes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Capacitação em Violência na Infância e na Juventud. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

Introdução ao pensamento de Michel Foucault. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

2010 - 2010

Capacitação básica para coordenar grupos. (Carga horária: 40h). , Instituto de Psicologia Social Pichon-Rivière, IPSPR, Brasil.

2006 - 2006

Inglês I. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

PIVETTA, H. F. ; COLOMÉ, J. ; BEVILAQUA, C. F. ; cols . II Seminário de Integração Ensino/Serviço de Saúde de Santa Maria - RS. 2008. (Outro).

AZAMBUJA, M. A. ; BEVILAQUA, C. F. ; cols . O Alienista conta a história da loucura. 2007. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

5º Interfaces no fazer psicológico: direitos humanos, diversidade e diferença.Reflexões sobre os sentidos de escola para professores do Ensino Fundamental de uma instituição da cidade de Santa Maria/RS. 2012. (Outra).

4º Interfaces no Fazer Psicológico: violência e família.A violência contra a mulher em um contexto vulnerável: significações possíveis. 2011. (Outra).

IV Noites de Psicologia - Entre neurose, psicose e perversão: uma conversa psicanalítica. 2011. (Outra).

VII Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. 2011. (Outra).

II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos.Possibilidades de ensino aprendizagem no contexto da Classe Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria e Considerações sobre os professores como gestores do pedagógico. 2010. (Seminário).

VI Encontro Estadual do Fórum Gaúcho de Educação Infantil e V Encontro Regional Sul de Educação Infantil no Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil. 2010. (Encontro).

XI Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS.As perspectivas de trabalho/emprego nos projetos pedagógicos de um curso de Pedagogia. 2010. (Outra).

XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2010. (Simpósio).

XV Seminário Internacional de Educação - A construção coletiva do sucesso escolar. 2010. (Seminário).

XV Seminário Internacional de Educação - A construção coletiva do sucesso escolar. 2010. (Seminário).

Câncer - sem medo da palavra (exibição de documentário). 2009. (Outra).

Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. O olhar da Psicologia na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 2009. (Congresso).

III Vivências em Saúde Coletiva.A Psicologia e a Prática de Visitas Domiciliares na ESF. 2009. (Outra).

XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão.A visita domiciliar de Psicologia no contexto da promoção e prevenção de saúde: um relato de experiência. 2009. (Simpósio).

XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social.Psicologia na Saúde Coletiva: um relato de experiência. 2009. (Encontro).

Ciclo de Palestras - Interfaces no fazer psicológico: interlocução entre teoria e prática. 2008. (Outra).

Fórum Mundial de Educação de Santa Maria. 2008. (Outra).

II Seminário de Integração Ensino/Serviço de Saúde de Santa Maria. 2008. (Seminário).

XII Encontro Regional sul da Abrapso - As práticas da psicologia social com(o) movimento de resistência e criação. 2008. (Encontro).

XII Encontro Regional Sul da ABRAPSO - As práticas da Psicologia Social com (o) movimento de Resistência e Criação. 2008. (Encontro).

IX Simpósio de Psicanálise da Infância e Adolescência. 2007. (Simpósio).

Noites de Psicologia. 2007. (Encontro).

Saúdes: a Psicologia em movimento. 2007. (Outra).

150 anos com Freud - desafiando saberes, desmistificando fazeres. 2006. (Seminário).

5ª Semana Acadêmica de Psicologia e 2º Seminário de Psicanálise: 150 anos com Freud - desafiando saberes, desmistificando fazeres. 2006. (Seminário).

Fórum de Discussão: formação em Psicologia e a Saúde Pública. 2006. (Outra).

4ª Semana Acadêmica da Psicologia (re) visitando contextos: psicologia em diferentes abordagens. 2005. (Outra).

I Fórum de Psicologia em Cardiologia no V Curso de Atualização do Instituto do Coração de Santa Maria - Novos Rumos da Cardiologia Mundial. 2005. (Outra).

Transitoriedade no Divã: a Psicanálise através do tempo. 2005. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Maria Cecilia Martins Manckel

BEVILAQUA, C. F;MANCKEL, M. C. M.; FERREIRA, L. S.. OS SENTIDOS DE ESCOLA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE SANTA MARIA. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PEDAGOGIA- LICENCIATURA PLENA) - Universidade Federal de Santa Maria.

Monise Gomes Serpa

BEVILAQUA, C. F.; Buaes, C.S;MOTTA, R.FSERPA, Monise Gomes. Sentidos de chefia familiar feminina produzidos por mulheres de classes populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Franciscana.

Caroline Stumpf Buaes

BUAES, Caroline Stumpf; SERPA, M. G.; MOTTA, R. F.. Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Franciscana.

Clarice Salete Traversini

TRAVERSINI, C. S.TRAVERSINI, C. S.; PALOMBINI, A. L.; OLIVEIRA, V. M. F.. O cuidado de si nos tempos e espaços escolares: escritas de uma oficina com professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Analice de Lima Palombini

TRAVERSINI, C. S.; OLIVEIRA, V. M. F.;Palombini, Analice. O cuidado de si nos tempos e espaços escolares: escritas de uma oficina com professoras. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social e Institucional) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Débora Ortiz de Leão

LEÃO, Débora Ortiz de. Os sentidos da escola para os professores do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública de Santa Maria. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Federal de Santa Maria.

Vera Lúcia Pasini

PASINI, VERA LUCIA. Ir e vir no balanço do tempo: experiências do Acompanhamento Terapêutico. 2015. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Roberta Fin Motta

BEVILAQUA, C.F; Buaes, Caroline Stumpf;MOTTA, Roberta. F.SERPA, M.. Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em PSICOLOGIA) - Universidade Franciscana.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Cecilia Martins Manckel

OS SENTIDOS DE ESCOLA PARA OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DA REDE PÚBLICA DA CIDADE DE SANTA MARIA; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em PEDAGOGIA- LICENCIATURA PLENA) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Maria Cecilia Martins Manckel;

Caroline Stumpf Buaes

Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Psicologia) - Universidade Franciscana; Orientador: Caroline Stumpf Buaes;

Rosemarie Gärtner Tschiedel

O CUIDADO DE SI NOS TEMPOS E ESPAÇOS ESCOLARES: ESCRITAS DE UMA OFICINA COM PROFESSORAS; 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e I) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Rosemarie Gartner Tschiedel;

Liliana Soares Ferreira

Os sentidos de escola para os professores de Ensino Fundamental de uma escola municipal da Rede Pública da cidade de Santa Maria; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia (Diurno)) - Universidade Federal de Santa Maria; Orientador: Liliana Soares Ferreira;

Analice de Lima Palombini

Ir e vir no balanço do tempo: experiências do acompanhamento terapêutico; 2014; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Clínica de Atendimento Psicológico) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Orientador: Analice de Lima Palombini;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BEVILAQUA, C. F. ; FERREIRA, L. S. ; MANCKEL, M. C. M. . Os sentidos de trabalho e de escola nos discursos de professores. Revista de Educação Publica (UFMT) , v. 25, p. 75-94, 2016.

  • BEVILAQUA, C. F. ; BUAES, C. S. . Sentidos de chefia familiar feminina em contextos de comunidades populares. Psicologia argumento (PUCPR. Online) , v. 30, p. 99-108, 2012.

  • EID, A. P. ; BEVILAQUA, C. F. ; MOTTA, R. . A Psicologia e a Saúde Coletiva na Comunidade: relato de uma experiência. Disciplinarum Scientia. Série Ciências Humanas , v. 10, p. 41-55, 2010.

  • BEVILAQUA, C. F. ; MANCKEL, M. C. M. ; FERREIRA, L. S. . Reflexões sobre os sentidos de escola para professores do Ensino Fundamental de uma instituição da cidade de Santa Maria/RS. In: 5º Interfaces no fazer psicológico - Direitos Humanos, diversidade e diferença, 2012, Santa Maria. Anais do 5º Interfaces no fazer psicológico, 2012.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. ; MORAIS, M. Z. . Inclusão na Educação Infantil. In: II Semana da Pedagogia - Cultura de Escola: desafios à formação e atuação docente, 2012, Santa Maria. Anais da II Semana Acad~emica da Pedagogia, 2012.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. ; SCREMIN, G. . Atuação docente frente ao processo de ensino-aprendizagem de conteúdos de Língua Portuguesa. In: XVI SEPE - Aprender e empreender na educação e na ciência, 2012, Santa Maria. Anais do XVI SEPE, 2012.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. ; GUTERRES, C. R. J. . Plano Nacional de Educação 2001 - 2010. In: II Encontro de Iniciação à Docência - PIBID - Educação, ludicidade e aprendizagem, 2012, Santa Maria. Anais do II Encontro de Iniciação à Docência, 2012.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. ; MARQUEZAN, L. P. . Análise de um Projeto Pedagógico de uma Instituição de Ensino Superior. In: II Encontro de Iniciação à Docência - PIBID - Educação, ludicidade e aprendizagem, 2012, Santa Maria. Anais do II Encontro de Iniciação à Docência, 2012.

  • BEVILAQUA, C. F. . A violência contra a mulher em um contexto vulnerável: significações possíveis. In: 4º Interfaces no Fazer Psicológico: violência e família, 2011, Santa Maria. Anais do 4º Interfaces no Fazer Psicológico: Violência e Família, 2011.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. . Considerações acerca das políticas públicas na inclusão na Educação Infantil. In: II Seminário de Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011, Rio Grande. Anais do II Seminário de Políticas Públicas e Educação: constituindo a cidadania?, 2011.

  • DA SILVA, L. C. ; BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. . Inclusão na Educação Infantil. In: Cultura de Escola: desafios à formação e atuação docente, 2011, Santa Maria. Anais da II Semana Acadêmica de Pedagogia - Cultura de Escola: desafios à formação e atuação docente, 2011.

  • ALVES, B. P. ; PIGATTO, C. Z. ; BEVILAQUA, C. F. ; FERREIRA, L. S. . Considerações sobre os professores como gestores do pedagógico. In: II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos, 2010, Santa Maria. Anais do II SIGE, 2010.

  • FRACARI, F. L. ; BEVILAQUA, C. F. ; DA SILVA, L. C. . Possibilidades de ensino aprendizagem no contexto da Classe Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria. In: II Seminário Internacional de Gestão Educacional e IV Semana Acadêmica do Curso de Especialização em Gestão Educacional: Políticas Públicas e Gestão: Caminhos e Descaminhos, 2010, Santa Maria. Anais do II SIGE, 2010.

  • FRACARI, F. L. ; BEVILAQUA, C. F. ; DA SILVA, L. C. . Considerações acerca da Pedagogia no âmbito hospitalar. In: XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010, Santa Maria. Anais do XIV Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2010.

  • BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. ; MOTTA, R. . A visita domiciliar de Psicologia no contexto da promoção e prevenção de saúde: um relato de experiência. In: XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2009.

  • MANCKEL, M. C. M. ; FERREIRA, L. S. ; ALVES, B. P. ; BEVILAQUA, C. F. ; VILANI, A. B. ; RIBEIRO, E. T. L. . Pedagogos na escola e o trabalho na perspectiva da Pedagogia como Ciência da Educação: um estudo de caso. In: 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010, Santa Maria. Anais da 25ª Jornada Acadêmica Integrada da UFSM, 2010.

  • BEVILAQUA, C. F. ; NUGLISCH, L. E. R. ; PIGATTO, C. Z. ; FERREIRA, L. S. . As perspectivas de trabalho/emprego nos projetos pedagógicos de um curso de Pedagogia. In: XI Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS, 2010, Porto Alegre. Publicações Salão de Iniciação Cientifica, 2010.

  • MANCKEL, M. C. M. ; VILANI, A. B. ; ALVES, B. P. ; BEVILAQUA, C. F. ; RIBEIRO, E. T. L. ; BRITTES, L. R. ; FERREIRA, L. S. . Trabalho dos Pedagogos na Escola: sentidos e perspectivas. In: XII Mostra de Ensino Extensão e Pesquisa, 2010, Lajeado. Anais da XII MEEP. Lajeado: Editora da Univates, 2010.

  • BEVILAQUA, C. F. ; PIVETTA, M. ; JAEGER, F. P. . Infância Roubada: o olhar dos profissionais que intervém em casos de violência doméstica. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.

  • BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. ; MOTTA, R. . O olhar da Psicologia na Estratégia de Saúde da Família (ESF). In: Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial, 2009, Porto Alegre. Anais do Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial,, 2009.

  • MOTTA, R. ; EID, A. P. ; BEVILAQUA, C. F. . A Intervenção da Psicologia Comunitária Através das Visitas Domiciliares. In: 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009, Gramado. Anais do 4º Congresso Multidisciplinar de Saúde Comunitária do Mercosul, 2009.

  • BEVILAQUA, C. F. ; BUAES, C. S. . Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. In: XIII Simpósio de Ensino, pesquisa e extensão, 2009, Santa Maria. Anais do XIII Simpósio de Ensino, pesquisa e extensão, 2009.

  • BEVILAQUA, C. F. ; MOTTA, R. ; EID, A. P. . Psicologia na Saúde Coletiva: um relato de experiência. In: XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009, Maceió. Anais do XV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social, 2009.

  • SILVA, A. ; SILVA, V. R. M. ; FARIAS, M. B. ; ROCHA, T. S. ; BARFKNECHT, K. S. ; BEVILAQUA, C. F. . Saúde Mental e Economia Solidária: GerAçãoPoa trilhando caminhos na cidade (roda de conversa). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • GODOY, V. C. R. ; BEVILAQUA, C. F. ; PRATES, C. C. ; ROCHA, T. S. ; BARFKNECHT, K. S. ; SILVA, A. . Projeto Agenda: proposta de autogestão do trabalho na reabilitação psicossocial (roda de conversa). 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEVILAQUA, C. F. ; MANCKEL, M. C. M. ; FERREIRA, L. S. . Reflexões sobre os sentidos de escola para professores do Ensino Fundamental de uma instituição da cidade de Santa Maria/RS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEVILAQUA, C. F. ; NUGLISCH, L. E. R. ; PIGATTO, C. Z. ; FERREIRA, L. S. . As perspectivas de trabalho/emprego nos projetos pedagógicos de um curso de Pedagogia. 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • FRACARI, F. L. ; BEVILAQUA, C. F. ; DA SILVA, L. C. . Possibilidades de ensino aprendizagem no contexto da Classe Hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • BEVILAQUA, C. F. ; PIVETTA, M. ; JAEGER, F. P. . As múltiplas faces da violência doméstica: um diálogo com a prática. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEVILAQUA, C. F. . Caminhos da prática psicológica: o grupo comunitário como dispositivo de promoção de saúde. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MANCKEL, M. C. M. ; VILANI, A. B. ; BEVILAQUA, C. F. ; RIBEIRO, E. T. L. ; KEHLER, G. S. ; BRITTES, L. R. ; FERREIRA, L. S. . Os sentidos do trabalho dos pedagogos nos contextos escolares (painel). 2010. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. ; MOTTA, R. . O olhar da Psicologia na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BEVILAQUA, C. F. ; PIVETTA, M. ; JAEGER, F. P. . Infância Roubada: o olhar dos profissionais que intervém em casos de violência doméstica. 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. ; MOTTA, R. . A visita domiciliar e a Psicologia no contexto da prevenção e promoção de saúde: um relato de experiência. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BEVILAQUA, C. F. ; BUAES, C. S. . Sentidos de chefia familiar produzidos por mulheres de classes populares. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • BEVILAQUA, C. F. ; MONTEIRO, R. R. ; MOTTA, R. . A Psicologia e a Prática de Visitas Domiciliares na Estratégia de Saúde da Família (ESF). 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BEVILAQUA, C. F. ; FRACARI, F. L. ; SILVA, J. K. ; cols . Um olhar psicológico acerca do desemprego. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

MANCKEL, M. C. M. ; RIBEIRO, E. T. L. ; BEVILAQUA, C. F. ; KEHLER, G. S. ; DA SILVA, L. C. . O trabalho dos pedagogos na escola: desafios e perspectivas. 2010. (Relatório Final PROLICEN).

BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. . Relato de experiência sobre Psicologia Comunitária ligada à Estratégia de Saúde da Família (ESF). 2009 (Palestra) .

BEVILAQUA, C. F. ; EID, A. P. . Experiências em Psicologia Comunitária. 2009 (Palestra) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2010 - 2010

    O trabalho dos pedagogos na escola: desafios e perspectivas, Descrição: Esta proposta de investigação permite continuar estudos realizados através de projetos de pesquisa anteriores, nos quais se procedeu à leitura do trabalho nos contextos escolares. Destes estudos outras problematizações surgiram relativas especificamente ao trabalho dos pedagogos. Os cursos de Pedagogia são, conforme se observa nas listas de inscrição para vestibular e de aprovação para ingresso na Universidade, dentre as licenciaturas, os mais procurados e os que, anualmente, geram mais egressos. Entretanto, no âmbito da escola, conforme afirmaram os gestores (professoras e professores em cargos administrativos) entrevistados durante a realização dos projetos supracitados, faltam ações profissionais mais efetivas dos pedagogos e um trabalho embasado pela Pedagogia. Assim, esta proposta visa a entender como os pedagogos, em seus discursos, revelam os sentidos que atribuem ao seu trabalho e a si como cientistas da educação e quais possibilidades e desafios apresentam no sentido de contribuir para uma efetiva práxis pedagógica na escola. Deste modo, esta proposta pretende, dialeticamente, entender as condições/relações, no contexto contemporâneo, especialmente as relativas ao trabalho do pedagogo, tendo a escola como potencial ambiente de trabalho desses profissionais, sua pertença, reconhecimento e o imaginário de sua profissão, elementos implicados nesta proposição de pesquisa. Utilizar-se-ão abordagens qualitativas e quantitativas de pesquisa, estudo de caso, além de técnicas de entrevista, narrativas de vida e grupo de interlocução. Para a análise dos dados utilizar-se-á a análise do conteúdo. O trabalho objetiva elaborar uma sistematização sobre as categorias, revelando como estão imbricadas e intenciona, indo além, propor perspectivas de trabalho junto com os pedagogos, na escola, o que exigirá caracterizar também o contexto sócio-econômico e político e, referente a este contexto, revitalizar os sentidos da escola e de sua práxis pedagógica.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Caroline Foletto Bevilaqua - Integrante / Liliana Soares Ferreira - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Estágio não-obrigatório, Enquadramento Funcional: estagiário, Carga horária: 30

Outras informações:
Estágio Supervisionado Não-Obrigatório realizado na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PROGRAD/UFSM) na área de Pedagogia.

2011 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Estágio obrigatório, Enquadramento Funcional: estagiária

Outras informações:
Estagiária do curso de Pedagogia desenvolvendo atividades junto a uma turma do 4º ano, na Escola Municipal Vicente Farencena.

2010 - 2011

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Iniciação Científica

Outras informações:
KAIRÓS - Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Trabalho, Educação e Políticas públicas Descrição: O Kairós - Grupo de Pesquisas e Estudos sobre Trabalho, Educação e Políticas Públicas, vem expandindo sua atuação, a cada ano. É GT-RS do HISTEDBR e, recentemente. A escolha do nome Kairós deve-se a dois aspectos essenciais para o Grupo: a) evidenciar os sentidos que impregnam as atividades e a convivência entre os pesquisadores; b) evidenciar o aporte teórico-metodológico com a qual se produz conhecimento, cuja base é marxista. Explicita-se. Os gregos antigos usavam duas palavras principais para tempo: a) Chronos, o tempo mensurável, utilizado, cotidianamente, para obter fins, gerando o cansaço e afastamento dos desejos. Diferentemente, b) Kairós, é o tempo da oportunidade. Literalmente, significa ?momento magicamente oportuno? para escolher e agir. Ao se entender essa diferença de sentidos, se percebe como é difícil experimentar o kairós, que exige um modo diferenciado de estar e viver no mundo, escrevendo sua história. Esses sentidos estão relacionados às temáticas trabalhadas pelo Grupo: gestão do pedagógico, políticas públicas, trabalho, memórias, história, relações de gênero. As abordagens dessas temáticas têm uma centralidade: o trabalho, entendido como possibilidade de produzir e intervir no social; e como limitação, por ser o trabalho humano, na contemporaneidade, um dos aspectos sociais mais precarizados. Nesse viés, o Grupo visa a auxiliar na busca de renovados sentidos e dimensões de pedagógico e trabalho na escola. Esse processo, em outras palavras, significa reconstituir, com os demais professores, o lugar histórico e social, na escola, de gestores do pedagógico. Em suma, viver o kairós.

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Maria

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitora da disciplina de Psicologia da Educação II.

Atividades

  • 03/2011 - 07/2011

    Estágios , Pró-Reitoria de Graduação, .,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Não-Obrigatório na PróReitoria de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria (PROGRAD/UFSM), no período de 28/03/2011 à 22/07/2011.

2013 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vínculo: Residente, Enquadramento Funcional: Residente em Saúde Mental Coletiva, Carga horária: 60

Outras informações:
A Residência em Saúde Mental Coletiva da UFRGS constitui-se como modalidade ensino-serviço, na qual durante os 2 anos de formação os residentes inserem-se em 4 cenários de prática, bem como realizam atividades teóricas junto aos Seminários semanais. As atividades foram desenvolvidas: na Oficina de Geração de Trabalho e Renda - GerAção Poa, no Centro de Atenção Psicossocial Glória Cruzeiro Cristal, no Setor de Educação Inclusiva e Diversidade, da Secretaria de Educação de Novo Hamburgo e no projeto de extensão ATnaRede, pertencente ao Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

2009 - 2009

Centro Universitário Franciscano

Vínculo: Estágio Final de Graduação, Enquadramento Funcional: Estagiária

Outras informações:
Estágio com ênfase em Psicologia Comunitária e Social, realizado junto a Estratégia de Saúde da Família, da comunidade do Alto da Boa Vista, em Santa Maria/RS. Foram realizadas atividades com os grupos comunitários, visitas domiciliares, acolhimentos e participação nas reuniões do Conselho Municipal de Saúde.