Marilia Mayumi Augusto dos Santos

Mestre pelo programa de Ciências e Tecnologia Ambiental da Universidade Federal de São Paulo (2015); graduada em Licenciatura plena em Química pela Universidade do Grande ABC (2010), técnica em Laboratório Industrial pela ETE Lauro Gomes (2004). Tem experiência na área de Engenharia de materiais, com enfase na área de tratamento superficial e metalurgia. Atuação na industria nos setores de Laboratório e Engenharia da Qualidade, com as seguintes habilitações: análises físico-químicas ( preparação de soluções químicas) e segurança em laboratório; titulações volumétricas; precipitação de óleos solúveis; medição de pH, temperatura, teste com Refratômetro; determinação de Cromo Hexavalente; controle de estoque e validade de produtos químicos; recebimento de produtos químicos com acompanhamento e certificado de qualidade (liberação em sistema SAP); ensaios de Salt-Spray, Kesternich e Câmara Úmida, Composição Química ? Espectro de Absorção Atômica, célula de Hull, Medição de Camada Depositada; conhecimentos em análises galvanométricas, banho de zinco ácido, passivações trivalentes e hexavalentes, desengraxantes e decapantes; ensaio físicos / mecânicos:Tração; Torção (Torque; Fragilização; Coeficiente de Atrito); Medição de durezas Brinell, Vickers e Rockwell; ensaio de Dobra; preparação de corpos de prova (embutimento a quente e á frio) com análise de microestrutura metalográfica; experiência em tratamentos térmicos com execução de melhorias; acompanhamento em auditorias de certificação e clientes; organização e motivação de equipe com execução e criação de melhorias no setor de tratamento de efluentes, central de resíduos e galvanoplastia. Monitoramento do processo de Tratamento de Efluentes (ETE); análises de pH, sedimentação em cone de INHOFF e aspecto visual do efluente químico; criação de Instruções de Trabalho e Procedimentos (norma ISO 17025); com conhecimento das ferramentas da qualidade; implantação da sistemática analítica química do ensaio de verificação de CROMO IV; treinamentos Internos, como FISPQ?s, incompatibilidade e identificação de produtos químicos; avaliação de certificados de qualidade, PPAP, interpretação de normas técnicas, inspeção de recebimento, contato com fornecedores e clientes. Exerce função técnica na Universidade Federal do ABC, no preparo e acompanhamento de aulas das Engenharias de Materiais, Ambiental, Aeroespacial, Gestão e Automação e robótica auxiliando na execução dos experimentos de pesquisa de graduação e pós (mestrado, doutorado e pós-doutorado). Participa da comissão técnica de controle e descarte de produtos químicos e resíduos da universidade como um todo. Atua como chefe substituta dos laboratórios didáticos secos da Engenharia de Materiais.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Doutorado em Ciências

2016 - Atual

Universidade Federal de São Paulo
Dário Santos Júnior.

Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE

2013 - 2015

Universidade Federal de São Paulo
Título: REMEDIAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CONTAMINADAS COM CROMO(VI) POR MEIO DE USO DE TURFAS E LAMA VERMELHA,Ano de Obtenção: 2015
Dra Mirian C. Shinzato.Coorientador: Dra Juliana G. Freitas. Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Graduação em Química

2007 - 2010

Universidade do Grande ABC
Título: Licenciatura
Bolsista do(a): PROUNI, PR, Brasil.

Curso técnico/profissionalizante

2003 - 2004

Escola Técnica Estadual Lauro Gomes

Ensino Médio (2º grau)

2002 - 2004

Escola Técnica Estadual Lauro Gomes

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Relacionamento com o cliente. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2015 - 2015

Revisão Gramatical - novo Acordo Ortográfico. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2015 - 2015

Informática básica. (Carga horária: 160h). , Associação Brasileira de Educação a Distância, ABED, Brasil.

2015 - 2015

Prevenção e combate ao princípio de incêndio.. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do ABC, UFABC, Brasil.

2012 - 2012

EXCELL AVANÇADO. (Carga horária: 40h). , SENAI, SENAI, Brasil.

2012 - 2012

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE MEIO AMB. E SEGURANÇA DO TRA. (Carga horária: 1h). , STANCE GESTÃO E TREINAMENTO, ST, Brasil.

2012 - 2012

FMEA Failure Mode and Effects Analysis 4 ed.. (Carga horária: 16h). , STANCE GESTÃO E TREINAMENTO, ST, Brasil.

2011 - 2012

COSMETOLOGIA. (Carga horária: 40h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

2011 - 2011

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL. (Carga horária: 3h). , STANCE GESTÃO E TREINAMENTO, ST, Brasil.

2011 - 2011

PRINCIPIOS E FUND. DA ESPECTROSCOPIA ATÔMICA. (Carga horária: 8h). , Conselho Regional de Química IV Região, CRQ-IV, Brasil.

2006 - 2006

CEP CONTROLE ESTATISTICO DE PROCESSO. (Carga horária: 16h). , Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, CIESP, Brasil.

2005 - 2005

INGLES. , WIZARD, WZ, Brasil.

2001 - 2002

INGLES. (Carga horária: 124h). , FISK, FK, Brasil.

1999 - 1999

Iniciação a reparação e manutenção predial. (Carga horária: 122h). , SENAI - Departamento Regional de São Paulo, SENAI/DR/SP, Brasil.

1999 - 1999

PROGRAMA EMPRESÁRIOS DO FUTURO. (Carga horária: 25h). , Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, SEBRAE/SP, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Outros / Área: Defesa / Subárea: Qualidade.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

42nd IAH CONGRESS AQUA 2015. ASSESSMENT OF THE VIABILITY OF USING PEAT FOR IN-SITU REMEDIATION OF GROUNDWATER CONTAMINATED BY CR(VI). 2015. (Congresso).

IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE MEIO AMBIENTE SUBTERRÂNEO (CIMAS). 2015. (Congresso).

2nd International Conference On Environmental Bioinorganic And Toxicology Research School On Environmental Bioinorganic Chemistry And Toxicology Research.. EVALUATION OF THE USE OF PEAT FOR THE REMEDIATION OF AQUIFERS CONTAMINATED WITH Cr(VI). 2014. (Congresso).

II Simpósio em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade - evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia da Sustentabilidade.Remediação de águas subterrâneas contaminadas com Cr(VI) por meio de uso de turfas e lama vermelha. 2014. (Simpósio).

V Fórum Integrador de pesquisadores da UNIFESP.REMEDIAÇÃO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS CONTAMINADAS COM CROMO(VI) POR MEIO DE USO DE TURFAS E LAMA VERMELHA. 2013. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

José Guilherme Franchi

SHINZATO, M. C.;FRANCHI, J. G.; ALBUQUERQUE FILHO, J. L.; EZAKI, S.. Remediação de águas subterrâneas contaminadas com Cr(VI) por meio do uso de turfa e lama vermelha. 2015. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentab) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - UNIFESP.

José Guilherme Franchi

SHINZATO, M. C.;FRANCHI, J. G.; LEITE, C. B. B.. Remediação de águas subterrâneas contaminadas com cromo (VI) por meio de uso de turfa e lama vermelha. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Pós Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentab) - Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas - UNIFESP.

Sibele Ezaki

SHINZATO, M. C.; FRANCHI, J. G.; ALBUQUERQUE FILHO, J. L.;EZAKI, S.. Remediação de águas subterrâneas contaminadas com Cromo (VI) por meio de uso de turfa e lama vermelha. 2015. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE) - Universidade Federal de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Dário Santos Júnior

Desenvolvimento de procedimentos para determinação e avaliação da bioacessibilidade de elementos essenciais em frutas; ; Início: 2016; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade; ) - Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP; (Orientador);

Mirian Chieko Shinzato

Uso de resíduos do refino da bauxita (lama vermelha) na remoção de cromo (VI) de águas subterrâneas contaminadas; 2015; Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade) - Universidade Federal de São Paulo - Campus Diadema,; Orientador: Mirian Chieko Shinzato;

Juliana Gardenalli de Freitas

Remediação de águas subterrâneas contaminadas com cromo(VI) por meio de uso de turfas e lama vermelha; 2013; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA SUSTENTABILIDADE) - Universidade Federal de São Paulo,; Coorientador: Juliana Gardenalli de Freitas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SHINZATO, MIRIAN CHIEKO ; ANDRADE, VANESSA DA SILVA ; MARTINS, JOSÉ VINÍCIUS ; SANTOS, MARÍLIA MAYUMI AUGUSTO DOS ; RIBEIRO, VINÍCIUS TADEU ; CARVALHO, FLÁVIO MACHADO DE SOUZA . EFEITO DA ADIÇÃO DE LAMA VERMELHA NAS PROPRIEDADES ELETROQUÍMICAS E DE ADSORÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO. Revista do Instituto Geológico , v. 36, p. 51-65, 2015.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do ABC, Fundação Universidade Federal do ABC. , Rua Abolição, Vila São Pedro, 09210180 - Santo André, SP - Brasil, Telefone: (11) 33567415, Ramal: 7415

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2013 - Atual

    Universidade Federal do ABC

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório de Materiais, Carga horária: 40

  • 2004 - Atual

    Continental parafusos S/A

    Vínculo: CLT, Enquadramento Funcional: Técnica de laboratório / qualidade, Carga horária: 44