LEIDE ANA OLIVEIRA CALDAS

Mestra em História Social pela Universidade Federal do Maranhão. Defesa e aprovação da Dissertação no dia 29/11/2016 com o tema: O SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80) do Programa de Pós-Graduação do Mestrando acadêmico em História Social da Universidade Federal do Maranhão e bolsista da CAPES . Pós-Graduação em Especialização em História do Maranhão pela Universidade Estadual do Maranhão (2012). Graduação em História- Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Maranhão (2004). Professora de História do Ensino Básico Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), no Campus Coelho Neto. Foi professora titular da Rede Estadual de Ensino ( Ensino Médio) do Estado do Maranhão de 2004 a 2017. Tem experiência em docência no Ensino Superior na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea no Programa de Qualificação Docente pela Universidade Estadual do Maranhão. Pesquisa na área de História e Cinema com ênfase na produção de cinema no Maranhão na década de 1970/80. Coordenadora do Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indiodescendentes do IFMA-Campus Coelho Neto no Maranhão.

Informações coletadas do Lattes em 06/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em História

2014 - 2016

Universidade Federal do Maranhão
Título: O SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80),Ano de Obtenção: 2016
Josenildo de Jesus Pereira.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: cinema; história; memória; Superoitismo; Maranhão.Grande área: Ciências HumanasSetores de atividade: Atividades cinematográficas, produção de vídeos e de programas de televisão; gravação de som e edição de música.

Especialização em Espacialização Latu Sensus em História do Maranhão

2011 - 2012

Universidade Estadual do Maranhão
Título: MARANHÃO 70: CONSTRUÇÃO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA SUPEROITISTA NO MARANHÃO NA DÉCADA DE 70
Orientador: JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO (DOUTOR)

Graduação em História- Licenciatura Plena

1999 - 2004

Universidade Federal do Maranhão
Título: Greve pela meia-passagem: subversão do Estado x legitimação do direito
Orientador: Maria da Glória Guimarâes Correia

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. (Carga horária: 90h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

A Fotografia como Método de Pesquisa. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2016 - 2016

Curso de Direção para Documentários. (Carga horária: 28h). , Fundação Joaquim Nabuco, FUNDAJ, Brasil.

2016 - 2016

Memória, Políticas, Culturas Étnicas e Populares. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Maranhão, UFMA, Brasil.

2014 - 2014

História da África e interlocuções entre a universidade e a educação básica. (Carga horária: 8h). , Núcleo de Estudos África e o Sul Global, NEAFRICA, Brasil.

2009 - 2009

Plano de Ação: da interdisciplinaridade a visão crítica-reflexiva do educad. (Carga horária: 40h). , Secretaria de Educação do Maranhão, SEDUC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CALDAS, L. A. O. . 15ª SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA. 2018. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII SEMINÁRIO DE ENCERRAMENTO DO MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA DO NEABI/IFMA.MESA REDONDA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA. 2018. (Seminário).

V SEMINÁRIO MEMÓRIAS DE CAXIAS-NARRATIVAS DE MODERNIDADE.MESA REDONDA: A IMAGEM DA CIDADE: REFORMAS URBANAS, RITUAIS E ARTE. 2018. (Seminário).

II Colóquio Internacional Cinema e História.Superoitismo no Maranhão: a invenção do cinema local como prática de microrresistências (1970/80),. 2017. (Encontro).

Seminário de Culminância da Semana de Consciência Negra 2017.Cinema como ferramenta social e resistênia. 2017. (Oficina).

I Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA. 2016. (Encontro).

I Encontro de Antropologia e Imagem da UFMA."SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80). 2016. (Encontro).

III Simpósio Internacional em História Contemporânea - Conflitos e Revoluções no Século XX: Circulação de Ideias entre a América e a Europa.SUPEROITISMO NO MARANHÃO: Práticas fílmicas e a invenção do cinema local como espaço de subversão subterrânea e micro resistências (1970/80). 2016. (Simpósio).

IV SIMPÓSIO DE HISTÓRIA DO MARANHÃO OITOCENTISTA. 2015. (Simpósio).

I ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO.CINEMA NO MARANHÃO 70: MEMÓRIA E PRODUÇÃO SUPEROITISTA. 2014. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA- Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros.Maranhão 70: cinema superoitista no Maranhão. 2014. (Encontro).

I ENCONTRO NACIONAL DE FICÇÃO, DISCURSO E MEMÓRIA- Literatura, Cinema, Gêneros Digitais e outros Gêneros. 2014. (Encontro).

II SIMPÓSIO ÁFRICA: MOVIMENTOS, TERRITÓRIOS E CONTEXTOS. 2014. (Outra).

VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA- ENSINO, NARRATIVASVAS E INTERDISCIPLINARIDADES.MARANHÃO 70: MEMÓRIAS E PRODUÇÃO SUPEROITISTA DE CINEMA. 2014. (Encontro).

VI ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA- ENSINO, NARRATIVASVAS E INTERDISCIPLINARIDADES. 2014. (Encontro).

3ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. Professora Orientadora de Equipes. 2011. (Olimpíada).

2ª OLIMPÌADA NACIONAL EM DE HISTÓRIA DO BRASIL. Orientadora de Equipes. 2010. (Olimpíada).

2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. CICLO DE PALESTRAS DA 2ª Olimpíada Nacional em História do Brasil. 2010. (Olimpíada).

II SIMPÓSIO ÁFRICA: MOVIMENTOS, TERRITÓRIOS E CONTEXTOS. 2001. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Helen Lopes de Sousa

SOUSA, H. L.. Greve da meia passgem em 1979, em São Luís. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Marcus Ramúsyo de Almeida Brasil

PEREIRA, J. J.;BRASIL, M. R. A.; BARROS, A. E. A.. O superoitismo no Maranhão: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como práticas de micro resistências (1970/80). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Yuri Michael Pereira Costa

BORRALHO, José Henrique de Paula; FERREIRA, G. A. A.;COSTA, Yuri. Maranhão 70: construção da produção cinematográfica superoitista no Maranhão da década de 1970. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão.

Antonio Evaldo Almeida Barros

PEREIRA, Josenildo de J.;BARROS, Antonio Evaldo A.; BRASIL, Marcus Ramusyo de A.. O superoitismo no Maranhão: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro-resistências (1970-80). 2016. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Gustavo Alves Alonso Ferreira

COSTA, Y. M. P.; BORRALHO, J. H. P.;Alonso, Gustavo. Maranhão 70: Construção da produção cinematográfica superoitista no Maranhão na década de 70. 2012. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Hsitória do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão.

João Batista Bitencourt

BITENCOURT, J. B.; PEREIRA, J. J.; BRASIL, M. R.. a construção de uma identidade superoitista de realizadores maranhenses na década de 1970. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Maria da Glória Guimarães Correia

CORREIA, Maria da Glória Guimarães. Greve da Meia Passagem de 1975 em São Luís. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão.

Irisnete Santos de Melo

MELO, Irisnete Santos de.. GREVE DA MEIA PASSAGEM EM 1979 EM SÃO LUÍS. 2003. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em HISTÓRIA) - Universidade Federal do Maranhão.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Francisco Caio Dutra Lima

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO PEDRO, CRUZ E BUENOS AIRES NO MUNICIPIO DE COELHO NETO-MA/BRASIL 2018; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; (Orientador);

Ianca Maria Vaz Silva

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO PEDRO, CRUZ E BUENOS AIRES NO MUNICIPIO DE COELHO NETO-MA/BRASIL 2018; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; (Orientador);

Daniele da Silva Melo

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO PEDRO, CRUZ E BUENOS AIRES NO MUNICIPIO DE COELHO NETO-MA/BRASIL 2018; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; (Orientador);

Arthur Felipe Nogueira Silva

DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO PEDRO, CRUZ E BUENOS AIRES NO MUNICIPIO DE COELHO NETO-MA/BRASIL 2018; Início: 2018; Orientação de outra natureza; Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; (Orientador);

Cíntia Romana Oliveira Morais

CINEMA E RESISTÊNCIA: A ARTE CINEMATOGRÁFICA COMO ESPAÇO DE VISIBILIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto, Pró-Reitoria de Ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Ma; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Maria Aline Oliveira Morai

CINEMA E RESISTÊNCIA: A ARTE CINEMATOGRÁFICA COMO ESPAÇO DE VISIBILIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS na região de Coelho Neto-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Bruno Henrique Lopes

CINEMA E RESISTÊNCIA: A ARTE CINEMATOGRÁFICA COMO ESPAÇO DE VISIBILIDADE DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS na região de Coelho Neto-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Bruna da Silva Faria

Ética e responsabilidade social dos(as) professores(as) da rede estadual de ensino de Coelho Neto-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto, Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Joelma Nunes do Nascimento

Ética e responsabilidade social dos(as) professores(as) da rede estadual de ensino de Coelho Neto-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Dayara Lohane de Oliveira Rodrigues

Ética e responsabilidade social dos(as) professores(as) da rede estadual de ensino de Coelho Neto-MA; 2018; Orientação de outra natureza; (Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio) - Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto; Orientador: Leide Ana Oliveira Caldas;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

José Henrique de Paula Borralho

Maranhão 70: construção da produção cinematográfica superoitista no Maranhão na década de 70; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Cufso de Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Henrique de Paula Borralho;

José Henrique de Paula Borralho

A relação do cinema em São Luis com seus produtores e espectadores entre as décadas de 1970 e 2000; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Maranhão) - Universidade Estadual do Maranhão; Orientador: José Henrique de Paula Borralho;

JOSENILDO DE JESUS PEREIRA

SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistência (1970 - 80); 2016; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Maranhão, Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolv; Científico e Tecnológico - MA; Orientador: Josenildo de Jesus Pereira;

Maria da Glória Guimarães Correia

Greve da meia passagem em 1979, em São Luís; 2003; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal do Maranhão; Orientador: Maria da Glória Guimarães Correia;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CALDAS, L. A. O. . SUPEROITISMO NO MARANHÃO: Práticas fílmicas e a invenção do cinema local como espaço de subversão subterrânea e micro resistências (1970/80). In: III Simpósio Internacional em História Contemporânea - Conflitos e Revoluções no Século XX: Circulação de Ideias entre a América e a Europa, 2016, São Luís-MA. Caderno de Resumos. São Luís: NUPEHIC, 2016. v. 1. p. 02-30.

  • CALDAS, L. A. O. . Maranhão 70: Memória e Cinema Superoitista. In: I Encontro Nacional de Ficção, Discurso e Memória- Literatura, cinema, gêneros digitais e outros Gêneros, 2014, São Luís-MA. Resumo. São Luís-MA: Edufma, 2014. v. I. p. 65-335.

  • CALDAS, L. A. O. . ?Z.B.M S/A: Espaço de micro resistência o (um) olhar superoitista da zona do baixo Meretrício?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDAS, L. A. O. . V SEMINÁRIO MEMÓRIAS DE CAXIAS: NARRATIVAS DE MODERNIDADE. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS, L. A. O. . MESA REDONDA: OS MOVIMENTOS SOCIAIS DIANTE DA ATUAL CONJUNTURA. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • CALDAS, L. A. O. . Superoitismo no Maranhão: a invenção do cinema local como prática de microrresistências (1970/80). 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDAS, L. A. O. . SUPEROITISMO NO MARANHÃO: Práticas fílmicas e a invenção do cinema local como espaço de subversão subterrânea e micro resistências (1970/80). 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDAS, L. A. O. . 'SUPEROITISMO NO MARANHÃO: os modos de fazer, temas e formas de falar e a invenção do cinema local como prática de micro resistências (1970/80).'. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDAS, L. A. O. . Maranhão 70: cinema superoitista no Maranhão. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • CALDAS, L. A. O. . Filme A Ilha Rebelde ou A Greve da Meia Passagem de 1979. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CALDAS, L. A. O. . V SEMINÁRIO MEMÓRIAS DE CAXIAS-NARRATIVAS DE MODERNIDADE. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

CALDAS, L. A. O. . Cinema Superoitista (amador) no Maranhão. 2017. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

CALDAS, L. A. O. . OFICINA: 'CINEMA AMADOR E RESISTÊNCIA NA DÉCADA DE 70'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

CALDAS, L. A. O. . OFICINA Cinema como espaço de resistência'. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS SÃO PEDRO, CRUZ E BUENOS AIRES NO MUNICIPIO DE COELHO NETO-MA/BRASIL 2018, Descrição: Conhecer a realidade das comunidades em um recorte das comunidades quilombolas de São Pedro, Cruz e Buenos Aires, assim como comunidades indígenas no município de Coelho Neto/MA para apresentar uma releitura social contemporânea do cotidiano de vida dessa população, bem como propiciar subsídio de compreensão dessa temática no contexto do Estado do Maranhão e suas etnias e identidades. A pesquisa qualitativa tem relevância na compreensão das relações entre estruturas socais individuais e coletivas, inerentes aos atos desse mesmo sujeito (MINAYO,2007). Para isso, propomos através dessa pesquisa, Identificar as práticas artísticas e culturais executadas pelos moradores desses locais na perspectiva de organização de espaços de produção, gestão e espaços de comercialização inclusive como atributo turístico ao verificar as práticas ambientais no cotidiano dos moradores das comunidades. Palavras-Chaves Diagnóstico; Identidade; Economia; Educação Ambiental; Comunidades Tradicionais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leide Ana Oliveira Caldas - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    Ética e responsabilidade social dos(as) professores(as) da rede estadual de ensino de Coelho Neto-MA, Descrição: O foco primordial dessa investigação foi o de demonstrar a estreita relação entre ética e responsabilidade social, em especial a responsabilidade social dos(as) professores(as). Assim o tema foi delimitado a partir da análise do papel dos(as) professores(as) como formadores(as) de cidadãos(ãs) críticos(as) e responsáveis, com ênfase na promoção da tolerância à diversidade étnico-cultural e de gênero, combatendo quaisquer formas de violência e no cuidado de si, no cuidado com o bem dos outros e com o planeta terra, nossa casa comum, cuja implementação não poderia prescindir os postulados da ética geral, da antropoética e da ética planetária. Dessa forma, o estudo deixará contribuições em níveis reflexivo e pragmático aos(às) professores(as) do ensino médio da rede estadual de ensino de Coelho Neto-MA.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Leide Ana Oliveira Caldas - Coordenador / Vicente Gregório de Sousa Filho - Integrante.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2017 - 2017

    III SEMANA MULTICULTURAL-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, Descrição: A 1ª edição do evento ocorreu no período de 11 a 14/05/2015 e foi intitulada: I Semana Multicultural- Somos diferentemente iguais, com a finalidade de difundir o aspecto multicultural e étnico-racial, valorizando o ser humano com suas variadas singularidades, ressaltando a identidade negra e o combate à discriminação ou ao preconceito racial na Instituição, de forma interna, com os servidores e alunos. Na ocasião, os alunos realizaram exposições de dança, dramatizaram e apresentaram maquetes que convergiram para dizer: Não à discriminação e não ao preconceito!. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leide Ana Oliveira Caldas - Coordenador.

  • 2017 - 2017

    III SEMANA MULTICULTURAL-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, Descrição: A 1ª edição do evento ocorreu no período de 11 a 14/05/2015 e foi intitulada: I Semana Multicultural- Somos diferentemente iguais, com a finalidade de difundir o aspecto multicultural e étnico-racial, valorizando o ser humano com suas variadas singularidades, ressaltando a identidade negra e o combate à discriminação ou ao preconceito racial na Instituição, de forma interna, com os servidores e alunos. Na ocasião, os alunos realizaram exposições de dança, dramatizaram e apresentaram maquetes que convergiram para dizer: Não à discriminação e não ao preconceito!. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento.

  • 2017 - 2017

    III SEMANA MULTICULTURAL-EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE, Descrição: A 1ª edição do evento ocorreu no período de 11 a 14/05/2015 e foi intitulada: I Semana Multicultural- Somos diferentemente iguais, com a finalidade de difundir o aspecto multicultural e étnico-racial, valorizando o ser humano com suas variadas singularidades, ressaltando a identidade negra e o combate à discriminação ou ao preconceito racial na Instituição, de forma interna, com os servidores e alunos. Na ocasião, os alunos realizaram exposições de dança, dramatizaram e apresentaram maquetes que convergiram para dizer: Não à discriminação e não ao preconceito!. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Integrantes: Leide Ana Oliveira Caldas - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2011

MENÇÃO HONROSA NA 3ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL-ONHB, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP.

2010

MENÇÃO HONROSA COMO ORIENTADORA NA 2ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA O BRASIL- ONHB, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP.

2010

MENÇÃO HONROSA COMO ORIENTADORA NA 2ª OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA O BRASIL- ONHB, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS- UNICAMP.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Instituto Federal do Maranhão, Campus Coelho Neto- MA. , MA-034, s/n, Olho D'Aguinha, 65620000 - Coelho Neto, MA - Brasil, Telefone: (098) 34732971, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - 2018

    Instituto Federal do Maranhão

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2017 - 2017

    Instituto Federal do Maranhão-Campus Coelho Neto

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2006 - 2006

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: Livre, Enquadramento Funcional: Professor Temporário, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Sociedade e Cultura na Época Moderna

  • 2005 - 2005

    Universidade Estadual do Maranhão

    Vínculo: livre, Enquadramento Funcional: professor temporário, Carga horária: 60

    Outras informações:
    Atuação na disciplina Sociedade e Cultura na Época Moderna

    Atividades

    • 04/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, História Geral, do Brasil e Maranhão

    • 01/2007 - 01/2007

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História das Sociedades Americanas

    • 07/2006 - 07/2006

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Socidade e Cultura na Idade Moderna

    • 07/2005 - 07/2005

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Sociedade e Cultura na Idade Moderna

  • 2004 - 2017

    Governo do Estado do Maranhão

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor titular, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2004

      Ensino,,Disciplinas ministradas, história