Dalton Rocha Amaral

Graduado em Engenharia Mecânica pela PUC Minas (1999) com título de mestrado defendido em 2015. Atua como engenheiro de planejamento da manutenção da geração na Cemig Geração e Transmissão S.A. - Empresa de renome que atua no setor energético a mais de 60 anos e possui sede em Minas Gerais. Ampla experiência na área de engenharia mecânica, com ênfase em diagnóstico e análise de desempenho de equipamentos diversos presentes em usinas hidrelétricas e térmicas. Baseado em conhecimento em análise de comportamento dinâmico de máquinas rotativas de grande e pequeno porte, desenvolve e coordena trabalhos na engenharia preditiva no que tange a avaliação e ponderação de relatórios técnicos e diagnósticos de condição dinâmica das unidades geradoras e seus principais auxiliares. Atua também como instrutor do curso de vibrações e análise preditiva na Univercemig, localizada em Sete Lagoas-MG. Ministra os cursos de Metrologia e Elementos de Máquinas na IFMG - campus Betim. Baseado na metodologia do PMI, já coordenou e atuou como líder em grandes projetos de novos empreendimentos energéticos, reforma e modernização de usinas hidrelétricas e térmicas. Como gerente de projeto, atuou em projeto de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D) de um sistema de monitoramento preditivo ?on-line? para vasos de pressão, o que lhe direcionou a fazer mestrado na área de comportamento acústico de aço estrutural, em parceria com a PUC Minas.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Engenharia Mecânica

2012 - 2015

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas
Título: A relação do estado de tensão e deformação para aço estrutural de baixo carbono com sua resposta em emissão acústica quando submetido a esforços externos.,Ano de Obtenção: 2015
Jánes Landre Júnior.Bolsista do(a): Convênio de Cooperação Técnico-Científica - ANEEL - Projeto de P&D, P&D GT 407 - ANE, Brasil. Palavras-chave: Emissão acústica; Vibrações; Elementos Finitos.Grande área: EngenhariasGrande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Dinâmica dos Corpos Rígidos, Elásticos e Plásticos. Grande Área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Mecânica dos Sólidos / Especialidade: Mecânica dos Corpos Sólidos, Elásticos e Plásticos. Setores de atividade: Eletricidade, gás e outras utilidades; Pesquisa e desenvolvimento científico.

Aperfeiçoamento em Especialista em Análise de Vibração

2004 - 2004

Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria
Título: Especialista em Análise de Vibração. Ano de finalização: 2004
Orientador: Márcio Tadeu de Almeida

Graduação em Engenharia Mecânica

1993 - 1999

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas

Curso técnico/profissionalizante

1990 - 1992

CESEC "Maria Vieira Barbosa"

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2004 -

Inglês para conversação. (Carga horária: 400h). , Brasas, BRASAS, Brasil.

2004 - 2004

Vibrações Mecânicas. (Carga horária: 72h). , Fundação de Pesquisa e Assessoramento à Indústria, FUPAI, Brasil.

1991 - 1991

Desenho Mecânico. (Carga horária: 400h). , SENAI - Departamento Regional de Minas Gerais, SENAI/DR/MG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção/Especialidade: Análise de Vibração.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Manutenção/Especialidade: Usinas Hidrelétricas e Térmicas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Sistemas Elétricos de Potência/Especialidade: Geração da Energia Elétrica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

ENAM - Encontro Nacional de Máquinas Rotativas.Desafio de operação de grandes hidrelétricas em condições de restrição hídrica.. 2016. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Lúcio Flávio Santos Patrício

LANDRE JUNIOR, J.PATRICIO, L. F. S.; MAGALHAES JUNIOR, P. A. A.. Desenvolvimento de equipamento para monitoramento de integridade estrutural de equipamentos pressurizados em serviço utilizando tecnologia wireless. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Pedro Americo Almeida Magalhães Junior

LANDRE JUNIOR, J.; MAIA, N. S.;MAGALHÃES JUNIOR, Pedro Américo Almeida. Relação do Estado de Tensão e Deformação para Aço Estrutural de Baixo Carbono com Sua Resposta em Emissão Acústica Quando Submetido a Esforços Externos. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Nilton da Silva Maia

LANDRE JUNIOR, J.;MAIA, N. S.; Magalhães Júnior, P.A.A.. A RELAÇÃO DO ESTADO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO PARA AÇO ESTRUTURAL DE BAIXO CARBONO COM SUA RESPOSTA EM EMISSÃO ACÚSTICA QUANDO SUBMETIDO A ESFORÇOS EXTERNOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Jánes Landre Júnior

LANDRE JÚNIOR, J.; MAIA N S;Magalhães, P. A. A. A RELAÇÃO DO ESTADO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO PARA AÇO ESTRUTURAL DE BAIXO CARBONO COM SUA RESPOSTA EM EMISSÃO ACÚSTICA QUANDO SUBMETIDO A ESFORÇOS EXTERNOS. 2015. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jánes Landre Júnior

A RELAÇÃO DO ESTADO DE TENSÃO E DEFORMAÇÃO PARA AÇO ESTRUTURAL DE BAIXO CARBONO COM SUA RESPOSTA EM EMISSÃO ACÚSTICA QUANDO SUBMETIDO A ESFORÇOS EXTERNOS; 2015; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica - PUC MInas) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais,; Orientador: Jánes Landre Júnior;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2011 - 2015

    Desenvolvimento de equipamento para monitoramento preditivo de vasos de pressão, Descrição: O projeto finalizado em março de 2014 obteve êxito e direciona para a criação de 3 (três) novos produtos: Hardware inovador que utiliza de tecnologia wireless para monitoramento contínuo de vasos de pressão, software de monitoramento e controle dos parâmetros de estudo do vaso de pressão e nova metodologia de análise de vasos de pressão que dispensa o tradicional método de inspeção periódica feita por indução de micro trincas nestes equipamentos. O projeto encontra-se em processo de registro de patente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Dalton Rocha Amaral - Coordenador / Janes Landre Júnior - Integrante / Luis Henrique Maia - Integrante., Financiador(es): Convênio de Cooperação Técnico-Científica - ANEEL - Projeto de P&D - Cooperação.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Cemig Geração e Transmissão, Engenharia de Manutenção da Geração, Prédio Cemig sede. , Av. Barbacena, 1200 - 13º andar - ala A1, Santo Agostinho, 30190924 - Belo Horizonte, MG - Brasil, Telefone: (31) 35064504, Ramal: 4504, Fax: (31) 35064089, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1999 - Atual

    Cemig Geracão e Transmissão

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Engenheiro de Planejamento da Manutenção, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Atua como Engenheiro de Planejamento da Manutenção da Geração na Cemig Geração e Transmissão S.A. Tem ampla experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em diagnóstico e análise de desempenho de equipamentos diversos presentes em usinas hidrelétricas e térmicas. Atualmente, coordena a equipe de engenharia preditiva da Cemig. Atua também como líder na coordenação de grandes projetos de novos empreendimentos energéticos, reforma e modernização de usinas hidrelétricas, todos baseados na metodologia do PMI. Atua também como instrutor do curso de Vibrações e Análise Preditiva na escola de Formação e Aperfeiçoamento Profissional da Cemig ? EFAP, hoje a Universidade Corporativa Cemig - UniverCemig, localizada em Sete Lagoas. Quando Técnico Mecânico, atuava dentro da engenharia de manutenção na análise de desempenho dinâmico (vibração, termografia, óleo) de geradores e seus equipamentos auxiliares. Executava balanceamento dinâmico de rotores de pequeno e grande porte. Executava ensaios e analisar grandezas dinâmicas em hidro-geradores dando embasamento para a elaboração dos limites operativos (LO?s) e também estudos de comissionamentos. Elaborava relatórios preditivos periódicos e planejava as intervenções.

  • 1999 - 1999

    Fiat - Montadora da planta de Betim

    Vínculo: Estagiário de nível trainee, Enquadramento Funcional: Estagiário Trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Atuar na área de funilaria da linha de montagem como tecnólogo.

  • 1998 - 1999

    Serviço Autônomo de Desenhista

    Vínculo: Serviço autônomo, Enquadramento Funcional: Desenhista Detalhista e Projetista, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Elaborar projetos completos e detalhamentos de projetos de ferramentas de corte e repuxo de chapas, calibres de controle e conjuntos usinados, via prancheta e Autocad.

  • 1997 - 1998

    Mannesmann Demag

    Vínculo: Estagiário nível trainee, Enquadramento Funcional: Estagiário nível trainee, Carga horária: 40

    Outras informações:
    Planejar e controlar a produção de conjuntos usinados, estabelecer prioridades, controlar e atualizar carga-máquina com o objetivo de se prever um possível problema no ciclo produtivo, direcionando atividades de forma a minimizar tais problemas; elaborar cronogramas de usinagem.