Sandra dos Santos Conceição

Graduada em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Recôncavo do Bahia, (UFRB - 2016), Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB). Foi bolsista (PIBITI-CNPq) em projeto de iniciação científica na linha de pesquisa Efeito da Adição de Hemiceluloses Isoladas de Bambu nas Propriedades do Papel Kraft 2015/2016.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Biologia

2010 - 2016

Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Título: A MERENDA ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS DIVERSOS ATORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA
Orientador: Girlene Santos de Souza

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2013

Programa de Desenvolvimento Acadêmico em Línguas. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2011 - 2011

Metodologia Científica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

2010 - 2010

A Célula:Estratégias Didáticas para o ensino médio. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, UFRB, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco.

Espanhol

Compreende Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CONCEIÇÃO, S. S. . VII SEMANA NACIONAL DOS ALIMENTOS ORGÂNICOS-I SEMINÁRIO DE AGROECOLOGIA DO TERRITÓRIO BAIANO. 2012. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

JORNADA PEDAGÓGICA.EDUCAR PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2016. (Encontro).

I DIA DE CAMPO DO RECÔNCAVO DA BAHIA.. 2014. (Seminário).

A Célula: Conhecendo sua estrutura.A Célula: Conhecendo sua estrutura. 2013. (Encontro).

COLÓQUIO SOBRE EDUCAÇÃO.COLÓQUIO SOBRE EDUCAÇÃO. 2013. (Simpósio).

ENCONTRO PEDAGÓGICO.OS DESAFIOS DE EDUCAR NA CONTEMPORANEIDADE. 2013. (Encontro).

JORNADA PEDAGÓGICA.EDUCAÇÃO: DESAFIOS, APRENDIZAGEM E CONQUISTAS. 2013. (Encontro).

Psicopedagogia Nas Escolas.Psicopedagogia Nas Escolas. 2013. (Oficina).

Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores.Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores. 2013. (Encontro).

ENSINAR BRINCANDO: PRODUZINDO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA. 2012. (Oficina).

II JORNADA BAIANA DE BIOLOGIA EAD- UESC(II JORNADABIO): BIOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. 2012. (Outra).

JORNADA PEDAGÓGICA. 2012. (Encontro).

VII Semana Nacional dos Alimentos Orgânicos, I Seminário de Agroecologia do Território do Recôncavo Baiano - 08 horas. 2012. (Seminário).

XXIII Curso de Serviço Social na Educação Desafios e Perspectivas. 2012. (Seminário).

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E DO PENSAMENTO CIENTIFICO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. 2011. (Outra).

JORNADA PEDAGÓGICA. 2011. (Encontro).

Microbiologia e Biotecnologia Ambiental. 2011. (Encontro).

XIV Congresso Brasileiro de Mandioca - 16 horas. 2011. (Congresso).

A CÉLULA ESTRATÉGICAS PARA O ENSINO MÉDIO. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Karina Zanoti Fonseca

SOUZA, G.;FONSECA, K. Z.; S, Caroline. A merenda escolar sob a ótica dos diversos atores de uma escola pública do município de Cruz das Almas- Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Caroline Lopes Damasceno

DAMASCENO, C. L.; ZANOTTI, Karina; SOUZA, G. S.. A merenda escolar sob a ótica dos diversos atores de uma escola pública do município de Cruz das Almas, Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Girlene Santos de Souza

SOUZA, G. S.; Zanotti, K. A merenda escolar sob a ótica dos diversos atores de uma escola pública do município de Cruz das Almas, Bahia. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Andréia da Silva Magaton

Efeito da Adição de Hemiceluloses Isoladas de Bambu nas Propriedades do Papel Kraft; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andreia da Silva Magaton;

Andréia da Silva Magaton

Efeito da Adição de Hemiceluloses a Polpas Kraft; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Andreia da Silva Magaton;

Girlene Santos de Souza

A MERENDA ESCOLAR SOB A ÓTICA DOS DIVERSOS ATORES DE UMA REDE PUBLICA DO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS, BAHIA; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Biologia) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia; Orientador: Girlene Santos de Souza;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CONCEIÇÃO, S. S. ; SOUZA, Maria de Fátima Andrade ; SILVA, M. G. ; SOUZA, G. S. . RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE BIOLOGIA.. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid,, 2014, NATAL RN. RELATOS DE EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E II DO CURSO DE BIOLOGIA., 2014.

  • SILVA, M. G. ; CONCEIÇÃO, S. S. ; SOUZA, Maria de Fátima Andrade ; SOUZA, G. S. . POLUIÇÃO SONORA: IMPACTOS NA SAÚDE E NO APRENDIZADO. In: V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e o IV Seminário Nacional do Pibid,, 2014, NATAL RN. POLUIÇÃO SONORA: IMPACTOS NA SAÚDE E NO APRENDIZADO, 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Efeito da Adição de Hemiceluloses Isoladas de Diferentes Lignocelulósicos nas Propriedades do Papel Kraft., Descrição: A utilização de xilanas para modificação de fibras celulósicas tem atraído muito interesse nos últimos anos. Isto se deve às melhorias que estas macromoléculas provocam nas propriedades do papel, contribuindo significativamente na refinabilidade, na resistência e ainda na redução do efeito de ?hornification? das fibras. Uma estratégia que pode ser adotada pela indústria de celulose e papel para produzir papel com alto teor de xilanas consiste em removê-las de determinada fonte e introduzi-las à polpa celulósica. No caso do Brasil, há matérias-primas bem interessantes para a extração destes polissacarídeos, como o sisal (Agave sisalana), o capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum.), o bambu (Bambusa vulgaris) e o bagaço de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum). Estes materiais lignocelulósicos, que estão sendo amplamente estudados como potenciais matérias-primas para a produção de etanol, podem fornecer as xilanas, pois a tendência é a remoção destas hemiceluloses, desde que as mesmas prejudicam o processo de hidrólise, essencial para o sucesso da produção de álcool. Além disso, são matérias-primas bem versáteis, de rápida renovação e baixa rotação, e ainda apresentam boas características físico-mecânicas, baixo custo e facilidade de obtenção. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo extrair as hemiceluloses do capim-elefante para caracterização e adsorção a polpas celulósicas de eucalipto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Sandra dos Santos Conceição - Integrante / Andréia da Silva Magaton - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional