Cleber Galvão Ferreira

Cleber Galvão concluiu o Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1998. É Pesquisador Titular da Fundação Oswaldo Cruz e colaborador do INEP/MEC, sendo avaliador de cursos de graduação. Publicou 121 artigos em periódicos especializados, 109 trabalhos em anais de eventos, quatro livros e 27 capítulos. É consultor ad hoc de diversos periódicos científicos e de orgãos de fomento. Orienta trabalhos em iniciação científica e pós-graduação nas áreas de Zoologia, com enfase em Taxonomia e Morfologia dos Grupos Recentes e Parasitologia. Atualmente é Docente Permanente e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz

Informações coletadas do Lattes em 05/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Veterinárias

1995 - 1998

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Fatores biológicos, fisiológicos e comportamentais de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae)
Rubens Pinto de Mello. Palavras-chave: Chagas disease; Flight initiation; Life Cycle; Triatominae; Triatoma.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Mestrado em Medicina Veterinária

1992 - 1994

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Título: Biologia do Triatoma nitida Usinger, 1939 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae),Ano de Obtenção: 1994
Rubens Pinto de Mello.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Chagas disease; Life Cycle; Triatoma; Triatominae.Grande área: Ciências Biológicas

Graduação em Ciencias Biologicas

1986 - 1990

Faculdade de Humanidades Pedro II

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

1999 - 1999

Morfometria aplicada a ecologia y taxonomia. (Carga horária: 64h). , Universidad de Los Andes, ULA, Venezuela.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Taxonomia dos Grupos Recentes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Morfologia dos Grupos Recentes.

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Parasitologia / Subárea: Entomologia e Malacologia de Parasitos e Vetores.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Galvão, C. . Membro da Comissão Cientifica do XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2017. (Congresso).

Galvão, C. . Membro da Comissão Científica do II Simpósio Latino-americano de Coleções Biológicas e Biodiversidade: Saúde e Ambiente.. 2015. (Congresso).

Galvão, C. . Membro do Comitê Científico do II Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. 2013. (Congresso).

Galvão, C. . SIMPÓSIO LATINO-AMERICANO DE COLEÇÕES BIOLÓGICAS E BIODIVERSIDADE: CONHECIMENTO E GESTÂO ENCONTRO NACIONAL DE COLEÇÕES DE ÁCAROS. 2012. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Simpósio Avançado de Virologia Herman Schatzmayr.Viroses. 2019. (Simpósio).

Simpósio de Pós-graduação Stricto sensu IOC-IFAC: perspectivas integrativas na Amazônia?.Rede BIONORTE. 2018. (Simpósio).

IV Simpóso de Entomologia do Rio de Janeiro.Entomologia em foco: Sistemática e biologia dos vetores da doença de Chagas.. 2017. (Simpósio).

XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. Sistemática e diversidade de Triatomíneos (Hemiptera:Reduviidae). 2017. (Congresso).

II Simpósio Jovens Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz.Doenças infecciosas, vetores e agentes etiológios II. 2015. (Simpósio).

XXv Congresso Brasileiro de Entomologia. O "novo" cenário de transmissão vetorial da doença de Chagas no Brasil: a presença de vetores em áreas não endêmicas. 2014. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Sistemática, filogenia, diversidade e importância na região neotropical de percevejos hematófagos triatomíneos. 2014. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação de apresentações orais. 2014. (Congresso).

XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. Taxonomia de Triatomíneos: vetores da doença de Chagas. 2014. (Congresso).

Centro de Estudos do Instituto Oswaldo Cruz.Ciclo de apresentação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu do IOC. 2013. (Seminário).

Ciclo Carlos Chagas de Palestras.Impacto da ocorrência de vetores da doença de Chagas em áreas não endêmicas. 2013. (Seminário).

II Simpósio Hermann Schatzmayr de Virologia.Virologia. 2013. (Simpósio).

V Fórum de integração dos alnos de Pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz Cruz.Apresentação dos trabalhos de dissertação e tese. 2013. (Encontro).

Encontro com a comunidade científica 2012: Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde no Projeo Nacional.Oficina preparatória da rede de pesquisa em doenças negligenciadas. 2012. (Encontro).

IV Fórum de Integração de alunos de Pós-graduação do Instituto Oswswaldo Cruz.Apresentação dos trabalhos de dissertação e tese. 2012. (Encontro).

Oficina para certificação da interrupção da transmissão da doença de Chagas por vetores secundários no Brasil.debates. 2012. (Oficina).

I Seminário sobre Gestão e Curadoria de Coleçôes Zoológicas da Fiocruz.O Curso de Pós-Graduaçãoe em Biodiversidade e Saúde: ampliando a missão da Fiocruz. 2011. (Seminário).

Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas. Manual dos vetores da doença de Chagas da Região Amazônica. 2011. (Congresso).

25 Reunião anual de pesquisa aplicada em doença de Chagas. Sistemática dos Triatomíneos no centenário da doença de Chagas: passado, presente e perspectivas futuras. 2009. (Congresso).

I Simposio Nacional de Taxonomia e Biodiversidade.O tema biodiversidade nos cursos de graduação e pós-graduação no Brasil. 2009. (Simpósio).

Oficina sobre vigilância, prevenção e controle da doença de Chagas aguda como enfermidade transmitida por alimentos.Investigação entomológica na Amazônia. 2009. (Oficina).

Simposío Internacional comemorativo do centenário da descoberta da doença de Chagas.Divulgação do Guia para vigilância, prevenção, controle e manejo clínico da doença de Chagas aguda transmitida por alimentos. 2009. (Simpósio).

IV Congresso da Sociedade Paulista de Parasitologia. Evolução e sistmática de Triatomíneos. 2008. (Congresso).

Oficina de Prioridades de Pesquisa em Saúde-Doenças Negligenciadas.Membro de grupo de trabalho em doença de Chagas. 2008. (Oficina).

Oficina para atualizaçãodo Manual de Diretrizes e Normas Técnicas do Programa Nacional de Controle da Doença de Chagas.Vetores. 2008. (Oficina).

Actualización del Control e Investigación de la Tripanosomiasis Americana y la Leishmaniasis. 2007. (Encontro).

Oficina-Plano de Intensificação das Ações de Vigilância Epidemiológica e Controle da doença de Chagas.Entomologia, reservatórios, sistema de informação, ambiente e educação (grupo de trabalho). 2007. (Oficina).

Taller del Cono Sur: Actualizacion de la Trypanosomiais Americana.Estado Actual de la Sistematica de Triatominae (Heteroptera, Reduviidae), vectores de la enfermedad de Chagas. 2007. (Oficina).

XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Descricao de ovos e ninfas de Triatoma baratai Carcavallo & Jurberg, 2000 (Hemiptera, Reduviidae,Triatominae). 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. Diferenciacao morfologica e morfometrica de ovos de Rhodnius colombiensis, R. milesi e R. stali (Hemiptera, Reduviidae). 2007. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Parasitologia. descricao. 2007. (Congresso).

XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas. Sistematica de triatomineos: O olhar do sistemata sobre as especies silvetres. 2007. (Congresso).

XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas. Biologia e controele de triatomineos. Sistematica de triatomineos. 2007. (Congresso).

XXIII Reuniao de Pesquisa Aplicada em Doenca de Chagas. Biologia e Controle de triatomineos. Desenvolvimento, metamorfose e reproducao. 2007. (Congresso).

XXI Congresso Brasileiro de Entomologia. Estudo da atividade de vôo de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) potencial vetor silvestre da doença de Chagas na Amazônia, em condiçoes de laboratório. 2006. (Congresso).

V Simposio Sobre Investigación en Ciencias Biológicas - Biología, Salud y Etica.Primer registro de Triatoma nigromaculata (St l, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) para Colombia... 2005. (Simpósio).

XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Estudo das fontes alimentares de Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) no Estado do Ceará. 2005. (Congresso).

XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Infestação domiciliar por Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 e outras espécies de triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae) na região noroeste do Ceará. 2004. (Congresso).

XX Congresso Brasileiro de Entomologia. Morfometria geometrica dos hemielitros de Reduviideos predadores e hematofagos: implicacoes na filogenia de Triatominae (Hemiptera). 2004. (Congresso).

VII Jornadas de Zoologia del Uruguay.A Sistemática dos triatomíneos (Hemiptera: Reduviidae), de De Geer ao DNA. 2003. (Simpósio).

III Congreso de la Sociedad Espanola de Medicina Tropical y Salud Interbacional - SEMTSI. Relaciones geneticas entre miembros del complejo Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae) en base a secuencias del ITS-2 del ADN ribosomal: implicaciones en classificacion de vectores, dispersion geografica y control. In. 2002. (Congresso).

XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas. Utilização do teste ELISA para identificação de fontes alimentares de Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae. 2002. (Congresso).

XX Encontro Anual de Etologia.Contribuições epidemiológicas do estudo do comportamento de artrópodes transmissores de doenças. 2002. (Encontro).

XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia. Ciclo biológico de Rhodnius brethesi Matta, 1919, em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 2002. (Congresso).

XXIX Annual Meeting in Basic Research in Chagas disease. Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae) caught in human dweelings in Colombia.. 2002. (Congresso).

XV Congresso Latino-Americano de Parasitologia. Atividade de vôo de Triatoma williami (Hemiptera, Reduviidae). 2001. (Congresso).

XXVIII Annual Meeting on basic research in Chagas disease. Morphological study of eggs and nymphs of Triatoma klugi Carcavallo, Jurberg, Lent & Galvão, 2001 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae. 2001. (Congresso).

XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revisão da Taxonomia dos Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). 2001. (Congresso).

International symposium on perspectives of biomedical research in the XXI century.Sylvatic population of Triatoma infestans from the Bolivian chaco: from field collection to characterization. 2000. (Simpósio).

XXVI Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Influence of temperature and humidity on the development of Rhodnius robustus Larrousse, 1927 under laboratory conditions (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 2000. (Congresso).

International symposium on the advances in knowledge of Chagas disease 90 years after its discovery.Mitochondrial DNA variation of Triatoma infestans populations and its implication on the specific status of T. melanosoma. 1999. (Simpósio).

XIV Congreso Latinoamericano de Parasitologia. Observations on Rhodnius robustus Larrousse, 1927 phenotype by captivity influence (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 1999. (Congresso).

XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas' disease. Morphometrics of the genus Panstrongylus Berg, 1879 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1999. (Congresso).

The 9 Global warming International conference, expo & executive workshop. Predicted effects of warming on Chagas 'disease vectors and epidemiology. 1998. (Congresso).

XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas ' disease. Resistance to starvation of Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). 1998. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Parasitologia. Estudo das ninfas de Triatoma williami Galvão, Souza & Lima, 1965 (Hemiptera, Reduviidae) com microscopia eletrônica de varredura. 1997. (Congresso).

XXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease. Feeding and defecation patterns of adults of five South American species of genus Triatoma Laporte, 1832.. 1997. (Congresso).

XXIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease. Biology of Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 In Laboratory. 1996. (Congresso).

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia. Schistosoma mansoni Sambom, 1907: Estudo morfológico comparativo entre algumas cepas Brasileiras.. 1995. (Congresso).

XXII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Resistance to starvation of Triatoma nitida Usinger, 1939 in laboratory.. 1995. (Congresso).

XXI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Influência da dieta na resistência ao jejum de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1994. (Congresso).

XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Revalidação do gênero Mepraia Mazza, Gajardo & Jorg, 1940 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1994. (Congresso).

XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia. Alterações morfológicas de vermes adultos de Schistosoma mansoni influenciadas pelo hospedeiro.. 1993. (Congresso).

XX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Feeding preference (between bird and rodent) of Triatoma nitida Usinger, 1939 in laboratory (Hemiptera, Reduviidae). 1993. (Congresso).

XII Congresso Latino-Americano de Zoologia. Ciclo biológico do Rhodnius pictipes Stal, 1872 em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1992. (Congresso).

XIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Longevidade dos adultos, fertilidade das fêmeas e viabilidade dos ovos de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1992. (Congresso).

XVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Aspectos da biologia do Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae) Em Condições de Laboratório. 1990. (Congresso).

XVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease. Morfologia externa de ovos e ninfas de Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 1989. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Mariana Cardoso da Costa

JUNQUEIRA, A. C. V.; MELO, A. C. A.; GUARNERI, A. A.; BRUNO, R. V.;Galvao, C.. Caracterização fisiológica e bioquímica dos efeitos da alimentação açucarada em Rhodnius prolixus. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lucas Abrantes da Silva

ROSA, J. A.Galvão, C.; Almeida, C.E.. Estudo morfológico, morfométrico e molecular de cinco espécies do subcomplexo Triatoma rubrovaria (hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2018. Dissertação (Mestrado em Ciências Farmacêuticas) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Camilla Pereira de Jesus

LIMA, J. B. P.; GESTO, J. S. M.; SILVA, M. A. H. B.; LIMA, A. W. S.;Galvão, Cleber. Acurácia da armadilha ovitrampa como ferramenta sensível e econômica para determinar a presença de Wolbachia em empopulações naturais de Aedes aegypti. 2018. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Diana Azeredo Rangel

LEVY, C.; LIMA, L.; ESBERARD, C.;AZAMBUJA, P.Galvão, C.. Tripanosomatideos em morcegos de areas florestais com diferentes niveis de antropizacao na Mata Atlantica do Rio de Janeiro. 2017. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cauan Augusto de Oliveira Antunes

Gonçalves TCM; D?ALMEIDA, J. M.; SILVA, E. R.;Galvão, C.; FELIX, M. E.. Caracterização comportamental e morfométrica da seleção sexual em machos do complexo Triatoma brasiliensis. 2017. Dissertação (Mestrado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Josiane Nogueira Muller

Galvão, Cleber; Almeida JM; FRETAS, S. P.. Caracterização do fenótipo antenal e da morfologia dos ovos de populações de Triatoma maculata (Erichson, 1848), (Hemiptera, Reduviidae), procedentes de Roraima, Brasil. 2016. Dissertação (Mestrado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thaiane de Sousa Verly

Roque, A.L.R.;Galvão, C.; MELLO NETO, C. B.. Avaliação das taxas de infecção, carga parasitária e tipagem molecular de Trypanosoma cruzi em triatomíneos provenientes do Ceará (Caatinga) e Rio Grande do Sul (Pampa). 2016. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Tiago Belintani

ROSA, J. A.Galvão, C.; Oliveira MTVA. Filogenia do subcomplexo Triatoma sordida (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) por meio de estudos morfológicos, morfométricos e moleculares.. 2016. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia aplicadas à farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Jader de Oliveira

Oliveira MTVA;ROSA, J. A.Galvão, Cleber. Estudo morfológico, morfométrico e molecular de espécies do complexo Triatoma brasiliensis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2015. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Ariadne Mendonça Maia

Galvão, Cleber. Sinopse do grupo salina do gênero Rhagovelia (Insecta:Hemiptera: Veliidae), com descrição de nova espéie e have de identificação. 2014. Dissertação (Mestrado em Zoologia) - Universidade Federal do Pará.

Aluno: Mariana Rocha David

Galvão, Cleber; Codeço C; Macoris ML. Avaliação temporal de aspectos relacionados à capacidade vetorial de populações de Aedes aegypti com diferentes perfis de resistência a inseticidas.. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Rebecca Leal Caetano

Mello, RP; Pujol-Luz, JR; Almeida JM;Galvão, C.. Distribuição temporal de dípteros caliptrados (Insecta, Diptera) coletados em carcaças de Sus scrofa Linnaeus, 1758, no campus da Fiocruz, RJ, nas estações da primavera e outono. 2012. Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Caldas Teves Neves

Galvão, CleberAlmeida, Carlos E.Costa, J.. Análises morfométricas, morfológicas e moleculares revelam uma nova espécie do gênero Triatoma do Estado de Tocantins, Brasil. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sueli Gardim

ROSA, J. A.; Galati, E.A.B; Oliveira MTVA;Galvão, Cleber. Relação filogenética entre sete espécies de Triatominae (Hemiptera, Reduviidae) da região Centro-Oeste do Brasil baseada no sequenciamento de genes mitocondriais. 2010. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cláudia Solano Rocha

Rosa, João Aristeu da; Cicarelli RMB; GALATI, E. A.; Oliveira MTVA;Galvao, C.. Variabilidade genética de três colônias de Triatoma rubrovaria (Blanchard, 1843), (Hemiptera, Reduviidae), oriundas do estado de Rio Grande deo Sul, avaliadas por meio dosequenciamento de genes do DNA mitocondrial e ribossomal. 2009. Dissertação (Mestrado em Biociências e Biotecnologia aplicadas à farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernanda de Mello

Galvão, C.. Estudo morfológico dos ovos e ninfas de Triatoma dimidiata (Latreille, 1811) vistos através de microscopia óptica e eletrônica de varredura. (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. 2008. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Vagner José Mendonça

Galvão, C.; Prado, A.P. do; Linhares, A.X.. Análise da relação filogenética entre Triatoma sherlocki, Papa, Jurberg, Carcavallo, Cerqueira & Barata, 2002 e T. brasiliensis neiva, 1911 (Hemiptera, Reduviidae) baseada no sequenciamento de genes do DNA mitocondrial e nuclear. 2007. Dissertação (Mestrado em BIOLOGIA ANIMAL) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Carlota Josefovicz Belisário

Galvão, C.NOIREAU, F.; BARBOSA, S. E.. Caracterização morfológica e molecular de híbridos do cruzamento entre Triatoma maculata (Erichson, 1848) e Triatoma pseudomaculata Corrêa & espínola, 1964 (Hemiptera: Reduviidae). 2006. Dissertação (Mestrado em Biologia Celular e Molecular) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Angélica Oliveira

Galvão, C.; DIOTAIUTI, L.; PEREIRA, M.H.. Ecologia e Sistemática de Cavernicola pilosa Barber, 1937 (Hemiptera, Reduviidae). 2005. Dissertação (Mestrado em Doenças infecciosas e parasitárias) - FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ/CENTRO DE PESQUISAS RENÉ RACHOU.

Aluno: Carlos Eduardo Almeida

Galvão, C.. Triatoma rubrovaria (Blanchard, 1843) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): estudos biológicos, ecológicos e isoenzimáticos associados a potencialidade vetorial no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. 2000. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Nildimar Alves Honório

Galvão, C.. Aspectos da biologia de Aedes aegypti e Aedes albopictus em área endêmica de dengue no Rio de Janeiro. 1999. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Patricia Gajate

Galvão, C.. Estudo descritivo do peridomicílio rural como fonte de triatomíneos, vetores da doença de Chagas, do povoado de Trinidad, Santiago del Estero, Argentina. 1996. Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Maria Luiza Ribeiro de Oliveira

MALLET, J.; SILVA, E. R.; ALMEIDA, A. A.; SILVA, A. R.;Galvao, C.. . Compatibilidade reprodutiva e caracterização morfológica dos espermatozóides em espécies do gênero Triatoma (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2019. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Vanessa Lima Neiva

JUNQUEIRA, A. C. V.; BRITTO, C. F. P. C.; Mello, RP; MELLO NETO, C. B.;Obara, MTGalvao, C.; DALMEIDA, J. M.. Aspectos Ecoepidemiológicos e Análises sobre as Alterações Fenotípicas de Populações de Triatoma brasiliensis brasiliensis de Caicó, Rio Grande do Norte, Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Márcio Borges Pinto Lopes

Galvão, C.; MOREIRA, C. J. C.; MALECK, M.; MALLET, J. R. S.; MENDONCA, P. M.. Bioatividade de óleos essenciais e substâncias selecionadas em três espécies de triatomíneos, vetores da doença de Chagas. 2019. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Edson Santos Dantas

Galvão, C.; LIMA, M. M.; BARROS, C. S.. Aspectos populacionais de Triatoma sordida (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) no peridomicílio de uma habitação rural no município de Posse GO, Brasil. 2018. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Charle Ferreira Crisóstomo

OLIFIERS, N.; BAPTISTA, D. F.; MEDEIROS, L.;Galvão, C.; SILVA, R. R.. Estudos sobre a fauna de pequenos mamíferos em florestas do Acre e suas taxas de infecção por agentes zoonóticos associados. 2018. Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Simone Caldas Teves

MALLET, J.Galvão, C.; Carbajal de la Fuente, A.L.; GOMES, S. A.; TOMA, H. K.. Aspectos biológicos, morfológicos e moleculares de Triatoma jatai e Triatoma costalimai (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae. 2018. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Nathanielly Rocha Casado de Lima

Costa, J.; SILVA, E. R.; FEDER, M. D.; COSTA, F. A. C.;Galvao, C.. Vigilância entomológica e morfometria clássica de triatomíneos coletados em municípios do Rio Grande do Sul associado a ações educativas na prevenção da doença de Chagas. 2017. Tese (Doutorado em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Danila Blanco de Carvalho

Galvão, C.. Estudo de transcriptomas por RNAseq em tecidos de cabeça e glândula salivar de Rhodnius montenegrensis e Rhodnius robustus (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2016. Tese (Doutorado em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gustavo Rocha Leite

Falqueto, A; Costa, LP; Leite, YLR; Cerutti Jr., C;Galvão, C.. Biogeografia de Triatoma Laporte, 1832 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): distribuição, padrões de riqueza, endemismo e diversificação. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Espírito Santo.

Aluno: Gustavo Mayr de Lima Carvalho

RANGEL, E. F.;Galvão, Cleber; Falqueto, A. Estudos taxonômicos e bioecológicos de flebotomíneos (Diptera: Psychodidae) coletados em províncias espeleológicas Brasileiras. 2013. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

ROSA, J. A.Costa, J.PINTO, M. C.; Oliveira MTVA;Galvão, Cleber; Gonçalves TCM. ...... Estrutura genética de três membros do complexo Triatoma brasiliensis que ocorrem no Estado da Bahia, com enfoque principal para Triatoma sherlocki Papa et al. 2002 (Hemiptera, Heteroptera, Reduviidae, Triatominae). 2011. Tese (Doutorado em Biologia Animal) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Walter Cerretti Junior

Carbajal de la Fuente, A.L.; Marrelli, M.T.;ROSA, J. A.; Galati, E.A.B;BARATA, J. M. S.Galvão, C.; Sallum, M.A.M.. Analise das relacoes taxonomicas e sistematicas entre especies de Triatomineos (Hemiptera:Reduviidae) de colonias mantidas pelo Servico Especial de Saude de Araraquara, inferida de sequencias de genes mitocondriais. 2008. Tese (Doutorado em Saude Publica) - Faculdade de Saude Publica (USP).

Aluno: Elúzio José Lima Cerqueira

Galvão, C.. O papel dos equídeos na ecologia da Leishmaniose Visceral no Estado da Bahia, Brasil. 2001. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Vinicius Fernandes de Paiva

Almeida, C.E.;Galvão, C.; GIL-SANTANA, H. R.. "Análise cladística de espécies de complexos Neárticos do gênero Triatoma spp.".. 2019. Exame de qualificação (Doutorando em BIOLOGIA ANIMAL) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Jader de Oliveira

MONDINI, A.;Galvão, C.; GIL-SANTANA, H.. Estudo citogenético, molecular, morfométrico e morfológico d espécies do gênero Psammolestes, Bergroth 1911 (Hemiptera Reduviidae Triatominae). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Kate Khaterine da Silva Batista

Galvao, C.. Influência de Serratia marcescens e do Rhodococcus rhodnii sobre a fisiologia de Rhodnius prolixus e desenvlvimento de Trypanosoma cruzi no inseto vetor. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thaiane de Sousa Verly

Galvão, Cleber. Importância epidemiológica de espécies do subcomplexo T. rubrovaria por meio da análise de competência vetorial e hábito alimentar. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Paula Finamore Araujo

Galvao, C.. Estudo da viabilidade de Trypanosoma cruzi na interação com seus hospedeiros vertebrado e invertebrado. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thaíla Santos Pessanha

Galvao, C.. Identificação molecular de fonte alimentar de triatomíneos nos biomas do Brasil: Análise histórica e contemporânea da dinâmica da transmissão da Tripanossomíase Americana. 2018. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Charle Ferreira Crisóstomo

SILVA, R. R.;Galvão, C.. Levantamento eco-epidemiológico de mamíferos silvestres potenciais reservatórios de zoonoses em áreas de proteção ambiental no município de Rio Branco, Acre.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Williane Maria de Oliveira Martins

Galvão, C.; SILVA, R. R.. Taxonomia e indices parasitários de helmintos parasitos de Prochilodus nigricans procedentes da região oeste do estado do Acre no rio Juruá, Acre. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Irineide Ferraz Bezerra França

Galvão, C.; SILVA, C. P. S.; LUZ, M.. Contribuição e dinâmica de nutrientes de diferentes perfis de mata ciliar sobre a integridade ecológica de bacias hidrográficas na região amazônica.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Lilliane Maria de Oliveira Martins

Galvão, C.; ANDREA, P. S. D.. Bionomia de algumas espécies de Anopheles (Diptera: Culicidae) em diferentes ecótopos no município de Cruzeiro do Sul : uma abordagem de pequena escala para a epidemiologia da malária no Estado do Acre, Amazônia Ocidental.. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Priscila Viana Medeiros Loredo

Galvão, C.; Freitas R; Pavan, M.G.. Avaliação do efeito da seleção de populações de campo de Aedes aegypti com o inseticida organofosforado malathion. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Diego Camilo Montenegro Lopéz

Galvão, Cleber. Gestão da vulnerabilidade para a Febre Maculosa e proposta de protocolo de atenção ao ambiente para o Estado do Rio de Janeiro?. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Medicina Tropical) - Instituto Oswaldo Cruz.

Aluno: Cláudia Solano Rocha

ROSA, J. A.; Oliveira MTVA; Almeida, C.E.; GALATI, E. A.;Galvão, Cleber. Análise da relação filogenética entre Triatoma carcavalloi, T circummaculata, T klugi e T. rubrovaria (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) baseada no sequenciamento de genes do DNA mitocondrial e nuclear. 2011. Exame de qualificação (Doutorando em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Milton Carlos da Silva Araújo,

Galvão, C.. SISTEMA DE INFORMAÇÃO PARA VIGILÂNCIA E CONTROLE DA DOENÇA DE CHAGAS: APLICATIVO EMBARCADO EM DISPOSITIVO MÓVEL PARA APOIO À VIGILÂNCIA DE TRIATOMÍNEOS, SEGUNDO A METODOLOGIA DO PONTO DE INFORMAÇÃO DE TRIATOMÍNEOS - PIT. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Sebastião Clebson de Macedo Anunciação,

Galvão, C.. Efeito de produtos naturais na sobrevivência do inseto Rhodnius prolixus e no desenvolvimento do Trypanossoma cruzi. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em Vigilância e Controle de Vetores) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Elaine Schultz Dworak

TOLEDO, M. J. O.;Galvao, C.; ARAUJO, S. M.. Influência da simpatria no comportamento d Trypanosoma cruzi em triatomíneos. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Saúde) - Universidade Estadual de Maringá.

Aluno: Tiago Belintani

Galvão, C.. Filogenia de Triatoma garciabesi, Triatoma guasayana e Triatoma sordida (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) por meio de estudo morfológico, morfometrico e molecular.. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biociências e Biotecnologia Aplicadas à Farmácia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Taiza Andrade Braga

Galvão, C.; BRAZIL, R.;AZAMBUJA, P.. Estudo do perfil de susceptibilidade/resistência a inseticidas e seus mecanismos em Anopheles albitrasis e Anopheles aquasalis mantidos em laboratório e capturados no campo. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Stéphanie Silva Campos

Galvão, C.; BRAZIL, R.;AZAMBUJA, P.. Estudo da transmissão vertical do vítus dengue (DENV) em Aedes albopictus. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Monique de Melo Costa

Galvão, C.; BRAZIL, R.;AZAMBUJA, P.. Avaliação da resistência a inseticidas e mecanismos selecionados em populações de Ae. aegypti da fronteira entre Brasil e Guiana Francesa. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Computacional e Sistemas) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Allessandra Filgueiras Gonzalez Araujo Santos

Galvão, C.; BRAZIL, R.;AZAMBUJA, P.. Infecção por Trypanosoma evansi em mamíferos de Rio Branco/AC. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Diana Azeredo Rangel

Galvão, C.; BRAZIL, R.;AZAMBUJA, P.. Avaliação da infecção por tripanosomatídeos em morcegos provenientes de florestas de baixada com diferentes níveis de antropização na Mata Atlântica do Rio de Janeiro. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thaiane de Sousa Verly

Galvao, C.; Freitas R; Pavan, M.G.. Estudo de avaliação de taxas de infecção e carga parasitária de triatomíneos naturalmente infectados por Trypanosoma cruzi em dois biomas brasileiros através do uso de ensaios moleculares baseados na PCR.. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Thatiane Cristina Barros da Silva

Galvão, C.; Freitas R; Pavan, M.G.. Diferentes respostas imunológicas de Biomphalaria straminea (Dunker, 1848) e Biomphalaria glabrata Say, 1818 expostas ao trematódeo Schistosoma mansoni Sambon, 1907. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Élida Millena de Vasconcelos Brandão

Galvão, C.; Freitas R; Pavan, M.G.. Pequenos mamíferos infectados por Leishmania spp. e Trypanosoma cruzi em Cumari/GO: seriam eles os responsáveis pela manutenção desses parasitos transmitidos aos carnívoros silvestres da área?. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Camila Madeira Tavares Lopes

Galvão, C.; Freitas R; Pavan, M.G.. Tripanosomatídeo não identificado proveniente de baço e fígado de Didelphis aurita: caracterização biológica e molecular. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Josiane Nogueira Muller

Galvão, Cleber; Paula, V.S. de; Almeida JM. Caracterização do fenótipo antenal e da morfologia dos ovos de populações de Triatoma maculata (Erichson, 1848), (Hemiptera, Reduviidae), procedentes de Roraima, Brasil. 2015. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Josiane Nogueira Muller

Galvão, CleberMALLET, J.; Almeida JM. Caracterização do fenótipo antenal e da morfologia dos ovos de populações de Triatoma maculata (Erichson, 1848), (Hemiptera, Reduviide), procedentes de Roraima, Brasil. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Medicina Tropical) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata Norbert Costa Nundes

Galvão, C.. Estudo das bactérias simbiontes do trato intestinal de triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae) e suas relações com o agente etiológico da doença de Chagas, o Trypanosoma cruzi. 2006. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Microbiologia) - Fundação Técnico Educacional Souza Marques.

Aluno: Raquel Silva Raigorodschi

Galvão, C.Rocha, Dayse da Silva; Crespo, S.R.M. Descrição e morfometria ontogenètica de ovos e ninfas de Triatoma costalimai Verano & Galvão, 1959 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Mélany Maria de Souza Freitas

Galvão, C.. Atividade de vôo de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em condições de jejum em laboratório. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá.

Aluno: Marilia Guedes Lima

Galvão, C.. Morfologia de ovos e ninfas de Triatoma melanosoma Martinez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). 1995 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Galvão, Cleber; Mello, RP; GAZETA, G. S.; LABARTHE, N.; LUQUE, J. L. L.. Concurso Público para o Magistério Superior do DPA/IV/UFRRJ. 2018. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Tosta CE;GALVAO, C; Junqueira MIMB. Concurso publico para provimento de vaga de Professor Adjunto da UnB. 2009. Universidade de Brasília.

Galvão, Cleber. Comissão de Seleção de Pesquisadores Visitantes no IOC. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de projeto submetido ao Doutorado em Biologia Parasitária. 2019. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvao, C.. Avaliação de projeto submetido ao Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores. 2019. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvao, C.. Avaliador de projeto submetido ao Mestrado Profissional em Vigilância e Controle de Vetores. 2019. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de trabalhos submetidos ao VI Ciclo Carlos Chagas de Palestras.. 2018. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Avaliador de trabalhos apresentados na 26 RAIC - CNPq/Fiocruz. 2018. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Avaliador de projeto submetido ao Doutorado em Biologia Parasitária. 2018. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvao, C.; PINTO, Z. T.; AFONSO, M.. Avaliador de apresentações na 25ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz. 2017. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de pôsteres durante o XXV Congresso Brasileiro de Parasitologia. 2017. Sociedade Brasileira de Parasitologia.

Galvão, C.; Pelli, A.; Luz, C.. Membro da banca avaliadora de apresentações orais na seção Entomologia no XXV Congresso Brasileiro de Entomologia. 2014. Sociedade Brasileira de Entomologia.

Galvão, Cleber. Membro de comissão de seleção do PIBIC, Fiocruz/CNPq. 2010. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.; Bonvicino C.. Avaliador de apresentações orais na Jornada de Iniciação Científica do IOC. 2009. Instituto Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Avaliador de postêres durante o International Symposium on the Centenary of Chagas disease Discovery. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de apresentações na 17ª Reunião Anual de Iniciação Científica (RAIC) da Fundação Oswaldo Cruz-Fiocruz. 2009. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Membro de Comissão de seleção de projetos submetidos ao PIBIC. CNPq-FIOCRUZ. 2009. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

Galvão, C.; Buss, DF; Roberta N. Membro de comissão avaliadora da Jornada de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz. 2008. Instituto Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de trabalhos apresentados na XVI Reunião Anual de Iniciação Científica da FIOCRUZ. 2008. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2008. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Membro de comissão avaliadora da Jornada de Iniciação Científica do Instituto Oswaldo Cruz. 2007. Instituto Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador da sessao de posteres da XV Reuniao Anual de Iniciacao Cientifica. 2007. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2007. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de projetos submetidos ao PIBIC/FAMATH. 2006. Faculdade de Biologia e Psicologia Maria Theresa.

Galvão, C.. Membro da Comissão Avaliadora da Jornada de Iniciação Científica da Fiocruz. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador dos trabalhos que concorreram ao prêmio: Os dez melhores trabalhos de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2005. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador dos trabalhos que concorreram ao prêmio: Os dez melhores trabalhos de iniciação científica da Fundação Oswaldo Cruz. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.; BARBOSA, J. V.. Avaliador de bolsistas Pibic/CNPq. 2004. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.BARBOSA, H. S.. Avaliador de bolsistas Pibic/CNPq. 2003. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2003. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de bolsistas Pibic/CNPq. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, Cleber. Membro de Comissao de seleção do PIBIC/Fiocruz-CNPq. 2002. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Membro de comissão de avaliação para progressão funcional. 2001. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Avaliador de bolsistas do Pibic/CNPq. 1999. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Membro de comissão de avaliação para progressão funcional. 1999. Fundação Oswaldo Cruz.

Galvão, C.. Membro de comissão de avaliação para progressão funcional. 1996. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodolfo Ubaldo Carcavallo

CARCAVALLO, R. U.. Fatores biológicos, fisiológicos e comportamentais de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera: Reduviidae).. 1998. Tese (Doutorado em Parasitologia Veterinária) - Univer. Federal Rural do Rio de Janeiro.

Gonzalo Efrain Moya Borja

FERREIRA, C. G.;MELLO, Rubens Pinto deBORJA, G. E. M.; JUBERG, J.. Biologia do Triatoma nitida Usinger, 1939 em laboratório (Hemiptera: Reduviidae). 1994 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Rubens Pinto de Mello

MELLO, R. P.; LENT, H.; CARCAVALLO, R. U.; JURBERG, J.; MASSARD, C. L.. CICLO DE VIDA, PADRÕES DE ALIMENTAÇÃO E DEFECAÇÃO, RESISTENCIA AO JEJUM E FREQUÊNCIA DE VÔO DE Triatoma melanosoma MARTINEZ, OLMEDO & CARCAVALLO, 1987 (HEMIPTERA, REDUVIIDAE).. 1998 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Carlos Luiz Massard

FERREIRA, C. G.; MELO, Rubens Pinto de;MASSARD, Carlos Luiz; LENTZ, H.; JURBERG, J.; CARCAVALO, R.. Fatores biológicos, fisiológicos e comportamentais de Triatoma melanosoma Martinez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae).. 1998 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Julio Vianna Barbosa

BARBOSA, J. V.. Fatores biológicos, fisiológicos comportamentais de Triatoma melanosoma Martinez & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae).. 1998. Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Solange Ribeiro Peixoto

Análise comparativa de parâmetros morfológicos, morfométricos e ultraestruturais entre populações de Triatoma infestans (Klug, 1834) capturadas em focos residuais nos estados do Rio Grande do Sul e Bahia; ; Início: 2018; Tese (Doutorado em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Joao Paulo Sales Oliveira Correia

Desvendando a história evolutiva do Subcomplexo T; matogrossensis (Reduviidae: Triatominae); Início: 2017; Tese (Doutorado em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Paulino Siqueira Ribeiro

Revisão taxonômica e filogenia do gênero Wyeomyia Theobald: O subgênero Decamyia (Diptera: Culicidae) e espécies sem posição subgenérica definida; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; (Orientador);

Mirian Francisca Martins

Vetores da doença de Chagas no município de Araguaiana, MT: indicadores entomológicos, fontes alimentares, morfometria e mapeamento de risco; Início: 2017; Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz; (Orientador);

Rachel Amaro de Souza

Percevejos aquáticos (Insecta: Gerromorpha & Nepomorpha) do Estado do Espírito Sato, Brasil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdades São José, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; (Orientador);

Carla Cristina Moreira Ribeiro

Filogeografia de Triatoma sordida (Stal, 1859) nas ecorregiões do Cerrado, Caatinga e Chaco; ; 2014; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Gabriel Mota

Análise cladística da tribo Bolboderini (Heteroptera, Reduviidae, Triatominae); 2013; Dissertação (Mestrado em Biologia de Parasitos) - University of Neuchâtel,; Coorientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Branco Dale Coutinho

Caracterização das espécies do gênero Rhodnius Stal, 1859 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) pelo método de código de barras do DNA; 2013; Dissertação (Mestrado em Biodiversidade e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Magalhães dos Santos

Análise morfométrica do gênero Panstrongylus (Hemiptera, Reduviidae); 2002; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Cleber Galvão Ferreira;

Maria Beatriz Araújo Silva

Morfologia e morfometria de Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 e de Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvao & Lent, 1998 vistos atraves de microscopia optica e eletronica de varredura; 2000; Dissertação (Mestrado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Coorientador: Cleber Galvão Ferreira;

Juliana Mourão dos Santos Rodrigues

Analíse Cladística do gênero Panstrongylus Berg, 1879 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae); 2018; Tese (Doutorado em BIODIVERSIDADE E SAÚDE) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Dale Branco Coutinho

Taxonomia integrada de espécies de Tiatoma Laporte, 1832 (Hemiptera; Reduviidae; Triatominae) ocorrentes no estado do Rio Grande do Sul, Brasil; 2017; Tese (Doutorado em Biodiversidade e Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Hélcio Gil-Santana

Estudo taxonômico da tribo Bolboderini (Hemiptera-Heteroptera, Reduviidae, Triatominae), com análise cladística; 2014; Tese (Doutorado em Biodiversidade e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz,; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Magalhães dos Santos

Caracterização morfológica, ultraestrutural e biométrica de formas imaturas de algumas espécies Amazônicas do gênero Rhodnius Stal, 1859 (Hemiptera, Reduviidae, Triatomiane); 2009; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Dayse da Silva Rocha

Influência da temperatura e umidade no ciclo biológico de Rhodnius robustus Larrousse, 1927 e R; neglectus Lent, 1954 (Hemiptera, Reduviidae) em laboratório; 1999; Tese (Doutorado em Biologia Parasitária) - Fundação Oswaldo Cruz,; Coorientador: Cleber Galvão Ferreira;

Catarina Andrea Chaves De Araujo

CARACTERIZAÇÃO MOLECULAR DE GENES QUE CODIFICAM ENZIMAS DIGESTIVAS EM TRIATOMÍNEOS: UMA ABORDAGEM FILOGENÉTICA; 2013; Fundação Oswaldo Cruz, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Cleber Galvão Ferreira;

Raquel Silva Raigorodschi

Morfologia e morfometria comparadas de ovos e ninfas de Triatoma macula e Triatoma pseudomaculata; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Medica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Heloisa Leal de Oliveira

Descrição e morfometria ontogenética das ninfas de Triatoma ryckmani; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Medica) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Lindembergh Caranha de Souza

Estudos morfológicos e morfométricos das ninfas de Panstrongylus lutzi (Neiva & Pinto, 1923); 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Médica) - Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

CLAUDIA MAGALY SANDOVAL

Estudo das fontes alimentares e infecção natural de Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera: Reduviidae) no departamento de Cesar, Colombia; 2003; Monografia - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Jaime Ivan Rodriguez Fernandez

Morfometria geométrica dos hemiélitros de reduviídeos predadores e hematófagos: implicações na filogenia de Triatominae; 2003; Monografia - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Filipe Andrade de Carvalho

Ação de fungos entomopatogênicos sobre Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae); 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Entomologia Medica) - Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Evaldo Alves Joaquim Junior

Percevejos aquáticos (Insecta: Heteroptera: Gerromorpha & Nepomorpha) do Estado do Espírito Santo, Brasil; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdades São José, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Oséias Martins Magalhães

Descrição de duas novas espécies de Rhagovelia Mayr, 1865 (Insecta: Heteroptera: Veliidae) da Venezuela, com chave de identificação para as espécies ocorrentes no país; 2015; Iniciação Científica - Fundação Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Raquel Silva Raigorodschi

Descrição e morfometria ontogenética dos ovos e ninfas de Triatoma costalimai Verano & Galvão, 1959 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae); ; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Mariana de Moraes Fragoso Pereira

Descrição e morfometria ontogenética de ninfas de Triatoma ryckmani Zeledón & Ponce, 1972 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Priscilla de Paula Andrade Cobra

Atividade de vôo de Triatoma vitticeps (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae), vetor da doença de Chagas no Estado do Rio de Janeiro; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Luis Rafael Silva da Silva

Contribuição para o conhecimento da biodiversidade de Chironomidae (Insecta, Diptera) do Brasil; V; Estudo da fauna de Chironomidae no Parque Nacional de Itatiaia, RJ; 2005; Iniciação Científica - Instituto Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Mélany Maria de Souza Freitas

Atividade de vôo de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em laboratório, vetor da doença de Chagas no Brasil; ; 2005; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Estácio de Sá, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Luana da Silva Fortes

Atividade de vôo de Triatoma vitticeps (Stal, 1859) em laboratorio (Hemiptera, Reduviidae); 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade da Cidade, Fundação Nacional de Saúde; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Renata di Lullo Schindler

Morfologia e biologia de triatomineos; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Santa Úrsula, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

José Luís de Freitas Guimarães Junior

Introdução aos estudos de biologia e morfologia de ninfas de espécies de Triatoma; 2002; Iniciação Científica - Universidade Gama Filho; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Denilza A

da Silva; Desenvolvimento de Triatoma rubrovaria(Blanchard, 1843) (Hemiptera, Reduviidae) alimentado em bovinos; 1998; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Magalhães dos Santos

Análise morfológica do complexo salivar dos Triatominae; 1998; Iniciação Científica - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

SANDRO PEREIRA DE SOUZA BORGERTH

Influência da dieta na resistência ao jejum de Rhodnius pictipes (Stal,1872) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae); 1997; Iniciação Científica - Universidade Santa Úrsula, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Thaís Tanus da Serra-Freire

Resistência ao jejum de Triatoma matogrossensis (Leite & Barbosa, 1953); 1996; Iniciação Científica - Universidade Gama Filho, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Denilza A

da Silva; Preferência alimentar de Triatoma infestans e Triatoma melanosoma (Hemiptera, Reduviidae); 1996; Iniciação Científica - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Fagner Sousa de Aguiar

Morfologia e taxonomia de triatomíneos; 2009; Orientação de outra natureza - Universidade Federal do Pará; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Relrison Dias Ramalho

Morfologia e taxonomia de triatomíneos; 2009; Orientação de outra natureza; (Ciências Biológicas) - Universidade Estadual do Ceará; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Lyda Esteban Adarme

Eco-epidemiologia de las poblaciones colombianas de Triatoma dimidiata (Hemiptera: Reduviidae); Estudios biogeográficos, ecológicos, morfológicos y parasitológicos; 2007; Orientação de outra natureza - Instituto Oswaldo Cruz, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Bruno Py Murta Quintino dos Santos

Morfologia de ovos e ninfas de Triatoma baratai (Hemiptera, Reduviidae); 2005; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Raphael Lima de Medeiros

Caracterização morfológica dos ovos e ninfas de Rhodnius domesticus Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera, Reduviidae); 2005; Orientação de outra natureza - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Carolina Dale Coutinho

Triatominae of the World (Hemiptera, Reduviidae) in CD-ROM; 2004; Orientação de outra natureza - Universidade Santa Úrsula, Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

José Alejandro Martínez Ibarra

Treinamento em sistemática e taxonomia de Triatominae; 2003; Orientação de outra natureza - Universidad de Guadalajara; Orientador: Cleber Galvão Ferreira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rubens Pinto de Mello

BIOLOGIA DO Triatoma nitida USINGER, 1939, EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO (HEMIPTERA, REDUVIIDAE, TRIATOMINAE); 1994; 0 f; Dissertação - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Rubens Pinto de Mello;

Rubens Pinto de Mello

ESTUDOS BIOLÓGICOS EM Triatoma melanosoma MARTINEZ, OLMEDO & CARCAVALLO, 1987 (HEMIPTERA, REDUVIIDAE, TRIATOMINAE); 1998; 0 f; Tese - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Orientador: Rubens Pinto de Mello;

José Jurberg

Biologia do Triatoma nitida Usinger 1939 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae; ); 1994; Dissertação (Mestrado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Coorientador: Jose Jurberg;

José Jurberg

Fatores biológicos, fisiológicos e comportamentais de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae); ; 1998; Tese (Doutorado em Ciências Veterinárias) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro,; Coorientador: Jose Jurberg;

José Jurberg

Estudo morfológico de ovos e ninfas de Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae); ; 1991; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Faculdade de Humanidades Pedro II; Orientador: Jose Jurberg;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Sandoval, Claudia M. ; NIEVES, E. ; Esteban, Lida ; Ângulo, Victor M. ; OTALARA, F. ; Galvao, C. ; CATALÁ, S. . Comparative Study of the Antennal Phenotype in Species of the Belminus (Hemiptera: Triatominae) Genus Using Optical and Scanning Electron Microscopy. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , p. 1, 2019.

  • SOUZA, E. S. ; FERNANDES, R. P. ; Galvão, C. ; PAIVA, V. F. ; Rosa, João A. da . Distinguishing two species of Cavernicola (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) with matrix-assisted laser desorption ionization time-of-flight mass spectrometry. ACTA TROPICA , v. 2019, p. 105071, 2019.

  • SOUZA, E. S. ; MONTE, G. L. S. ; PAIVA, V. F. ; Galvão, C. . Microtriatoma trinidadensis (Lent, 1951) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): first record in the state of Amazonas, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 15, p. 905-909, 2019.

  • OLIVEIRA, J. ; AYALA, J. M. ; Justi, S.A. ; ROSA, J. A. ; Galvão, C. . Description of a new species of Nesotriatoma Usinger, 1944 from Cuba and revalidation of synonymy between Nesotriatoma bruneri (Usinger, 1944) and N. flavida (Usinger, 1944) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae).. JOURNAL OF VECTOR ECOLOGY , v. 43, p. 143/-157, 2018.

  • Rodrigues, J.M.S. ; ROSA, J. A. ; MOREIRA, F. F. F. ; Galvão, C. . Morphology of the terminal abdominal segments in females of Triatominae (Insecta: Hemiptera: Reduviidae). ACTA TROPICA , v. 185, p. 86-97, 2018.

  • DORN, P. L. ; Justi, S.A. ; Dale, C. ; STEVENS, L. ; Galvão, C. ; CORDON, R. L. ; MONROY, C. . Description of Triatoma mopan sp. n. from a cave in Belize (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). ZooKeys , v. 775, p. 69-95, 2018.

  • Dale, C. ; Almeida, C.E. ; Mendonça, V.J. ; OLIVEIRA, J. ; ROSA, J. A. ; GALVAO, C ; Costa, J. . An updated and illustrated dichotomous key for the Chagas disease vectors of Triatoma brasiliensis species complex and their epidemiologic importance. ZOOKEYS (ONLINE) , v. 805, p. 33-43, 2018.

  • MARTINS, M. ; MORAES, S. ; Obara, Marcos Takashi ; Galvão, C. . Panstrongylus diasi Pinto & Lent, 1946 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): first record in Mato Grosso, Brazil. CHECK LIST, JOURNAL OF SPECIES LIST AND DISTRIBUTION , v. 15, p. 259-264, 2018.

  • OLIVEIRA, J. ; RAVAZI, A. ; SOUZA, E. S. ; MOREIRA, F. F. F. ; Galvão, Cleber ; ROSA, J. A. ; ALEVI, K. C. . Study of the Salivary Glands in Triatominae (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): Their Color and Application to the Chagas Disease Vector Evolution. AMERICAN JOURNAL OF TROPICAL MEDICINE AND HYGIENE , p. 771-773, 2017.

  • JUSTI, SILVIA A. ; Galvão, Cleber ; SCHRAGO, CARLOS G. ; ESCALANTE, ANANIAS A. . Geological Changes of the Americas and their Influence on the Diversification of the Neotropical Kissing Bugs (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). PLoS Neglected Tropical Diseases (Online) , v. 10, p. e0004527, 2016.

  • Pita S ; LORITE, P. ; NATTERO, J. ; Galvao, C. ; ALEVI, K. C. ; TEVES, S. ; AZEREDO-OLIVEIRAE, M. T. ; Panzera F . New arrangements on several species subcomplexes of Triatoma genus based on the chromosomal position of ribosomal genes (Hemiptera - Triatominae). Infection, Genetics and Evolution (Print) , p. 225-231, 2016.

  • BARDELLA, V. B. ; Pita S ; VANZELA, A. L. L. ; Galvão, Cleber ; Panzera F . Heterochromatin base pair composition and diversification in holocentric chromosomes of kissing bugs (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Online) , v. 111, p. 614-624, 2016.

  • SILVA, MBA ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; SILVA, A. ; FARIAS, M. C. G. ; Galvão, C. . Registration of new geographical distribution of Panstrongylus geniculatus (Latreille) 1811 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) in Brazil. Revista de Patologia Tropical (Impresso) , v. 45, p. 323-326, 2016.

  • JUSTI, SILVIA A. ; Galvão, Cleber . The Evolutionary Origin of Diversity in Chagas Disease Vectors. TRENDS IN PARASITOLOGY , v. 33, p. 42-46, 2016.

  • MAGALHAES, O. M. ; MOREIRA, F. F. F. ; Galvão, C. . A new species of Rhagovelia Mayr, 1865 (Hemiptera: Heteroptera: Veliidae) from Pará State, with an updated key to Brazilian species of the robusta group. Zootaxa (Online) , v. 4171, p. 586, 2016.

  • Galvão, Cleber ; Justi, S.A. . An overview on the ecology of Triatominae (Hemiptera:Reduviidae). Acta Tropica , p. ACTROP-3648, 2015.

  • ARAUJO, C. A. C. ; LIMA, A. C. B. ; Jansen A.M. ; Galvão, Cleber ; JURBERG, J. ; Costa, J. ; AZAMBUJA, P. ; WANIEK, P. J. . Genes encoding defensins of important Chagas disease vectors used for phylogenetic studies. Parasitology Research (1987. Print) , p. 4503-4511, 2015.

  • Panzera F ; Pita S ; NATTERO, J. ; CRESPO, Y. P. ; Galvão, C. ; CHAVEZ, T. ; ARIAS, A. R. ; TELLEZ, L. C. ; NOIREAU, F. . Cryptic speciation in the Triatoma sordida subcomplex (Hemiptera, Reduviidae) revealed by chromosomal markers. Parasites & Vectors , v. 8, p. 495, 2015.

  • GIL-SANTANA, H. R. ; Galvão, C. ; MIELKE, C. G. C. . Cavernicola pilosa Barber, 1937 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae): First report in the state of Maranhão, Brazil. Check List (São Paulo. Online) , v. 10, p. 1-2, 2014.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J ; Galvão, C. . Atividade de Voo de Rhodnius robustus Larrousse em Laboratório (Hemiptera:Reduviidae).. EntomoBrasilis (Vassouras) , v. 7, p. 16-19, 2014.

  • ROSA, J. A. ; Mendonça, Vagner J. ; GARDIM, S. ; CARVALHO, D. B. ; OLIVEIRA, J. ; NASCIMENTO, J. D. ; PINOTTI, H. ; PINTO, M. C. ; CILENSE, M. ; Galvão, Cleber ; BARATA, J. M. S. . Study of the external female genitalia of 14 Rhodnius species (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) using scanning electron microscopy. Parasites & Vectors , v. 7, p. 17-17, 2014.

  • Justi, S.A. ; RUSSO, C. A. ; MALLET, J. ; Obara, MT ; GALVAO, C . Molecular phylogeny of Triatomini (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Parasites & Vectors , v. 7, p. 149, 2014.

  • JUSTI, SILVIA ANDRADE ; DALE, CAROLINA ; Galvão, Cleber . DNA Barcoding does not separate South American Triatoma (Hemiptera: Reduviidae), Chagas Disease vectors. Parasites & Vectors , v. 7, p. 3-7, 2014.

  • MARIN S, E. ; EXEBIO, C. ; Santillan V, R. ; Cuba Cuba, C. ; JURBERG, J ; Galvão, C. . Observaciones de campo y algunos parámetros biológi- cos de los triatominae (hemiptera: reduviidae), vectores de la enfermedad de chagas en el nororiente del Perú. Pueblo cont. , v. 25, p. 53-74, 2014.

  • Paula AM ; Castrillon MI ; Maciel GBML ; Galvão, Cleber . Registro de ocorrência de Panstrongylus lignarius (Walker, 1837) (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) no Estado de Mato Grosso, Brasil. Acta Amazonica (Impresso) , v. 43, p. 117-119, 2013.

  • Pita S ; Panzera F ; FERRANDIS, I. ; GALVAO, C ; GOMEZ-PALACIO, A. M. ; CRESPO, Y. P. . Chromosomal divergence and evolutionary inferences in Rhodniini based on the chromosomal location of ribosomal genes. MEMORIAS DO INSTITUTO OSWALDO CRUZ , v. 108, p. 376-382, 2013.

  • Dale, C. ; Justi, S.A. ; Galvão, C. . Tropical insect collections and DNA extraction, using Rhodnius Stål 1859 (Hemiptera: Heteroptera: Reduviidae: Triatominae). Zootaxa (Auckland. Print) , v. 3694, p. 398-399, 2013.

  • GIL-SANTANA, HÉLCIO R. ; Galvão, Cleber . Description of the male genitalia of Belminus rugulosus Stål and Belminus corredori Galvão & Angulo, and comments on the holotype of Parabelminus yurupucu Lent & Wygodzinsky (Hemiptera: Heteropte. Zootaxa (Online) , v. 3746, p. 587-596, 2013.

  • Silva, Maria Beatriz Araújo ; Barreto, Ana Virgínia Matos Sá ; Silva, Helker Albuquerque da ; Galvão, Cleber ; Rocha, Dayse ; Jurberg, José ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo . Synanthropic triatomines (Hemiptera, Reduviidae) in the state of Pernambuco, Brazil: geographical distribution and natural Trypanosoma infection rates between 2006 and 2007. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso) , v. 45, p. 60-65, 2012.

  • Gurgel-Gonçalves, Rodrigo ; Galvão, Cleber ; Costa, Jane ; Peterson, A. Townsend . Geographic Distribution of Chagas Disease Vectors in Brazil Based on Ecological Niche Modeling. Journal of Tropical Medicine , v. 2012, p. 1-15, 2012.

  • Almeida, Carlos E. ; Oliveira, Heloisa L. ; Correia, Nathalia ; Dornak, Lynnette L. ; Gumiel, Marcia ; Neiva, Vanessa L. ; Harry, Myriam ; Mendonça, Vagner J. ; Costa, Jane ; Galvão, Cleber . Dispersion capacity of Triatoma sherlocki, Triatoma juazeirensis and laboratory-bred hybrids. Acta Tropica , v. 122, p. 71-79, 2012.

  • Gurgel-Gonçalves, R. ; FERREIRA, J. B. C. ; ROSA, A. F. ; BAR, M. E. ; Galvão, C. . Geometric morphometrics and ecological niche modelling for delimitation of near-sibling triatomine species. Medical and Veterinary Entomology (Print) , v. 25, p. 84-93, 2011.

  • Caranha, Lindembergh ; Gurgel-Gonçalves, R. ; Galvão, Cleber . New records and geographic distribution map of Triatoma petrocchiae Pinto and Barreto, 1925 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Check List (São Paulo. Online) , v. 7, p. 508-509, 2011.

  • Rocha, Dayse da Silva ; Jurberg, José ; Cunha, Vanda ; Galvão, Cleber . Avaliação em laboratório da atividade de voo de Rhodnius brethesi Matta, 1919, potencial vetor silvestre do Trypanosoma cruzi na Amazônia Brasileira. (Hemiptera: Reduviidae:Triatominae). Revista Pan-Amazônica de Saúde (Impresso) , v. 1, p. 73-78, 2011.

  • Raigorodschi, R. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; GALVAO, C . Description and ontogenetic morphometrics of eggs and instars of Triatoma costalimai Verano & Galvão, 1959 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae).. Zootaxa (Auckland. Print) , v. 3062, p. 13-24, 2011.

  • Silva, Maria B A ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Barbosa, Helene S ; Galvão, C. . Comparative study of the stridulatorium sulcus, buccula and rostrum of nymphs of Triatoma klugi Carcavallo et al, Triatoma vandae Carcavallo et al and Triatoma williami Galvão et al (Hemiptera: Reduviidae). Neotropical Entomology (Impresso) , v. 39, p. 35-45, 2010.

  • Jurberg, José ; Barbosa, Helene S. ; Galvão, Cleber ; Rocha, Dayse da S. ; Silva, Maria Beatriz A. . Descrição de ovos e ninfas de Triatoma klugi (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Iheringia. Série Zoologia (Impresso) , v. 100, p. 43-54, 2010.

  • SANDOVAL, C. M. ; ORTIZ, N. ; JAIMES, D. ; LOROSA, E. ; Galvão, C. ; RODRIGUEZ, O. ; SCORZA, J. V. ; GUTIÉRREZ, R. . Feeding behaviour of (Hemiptera: Reduviidae), a predaceous Triatominae colonizing rural houses in Norte de Santander, Colombia. Medical and Veterinary Entomology (Print) , p. 124-131, 2010.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; ROSA, J. A. ; SCHAEFER, C. W. ; Galvao, C. . Description of eggs and instars of Triatoma baratai Carcavallo & Jurberg, 2000 based on optical and scanning electron microscopy (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae).. Zootaxa (Auckland) , v. 2064, p. 1-20, 2009.

  • Santos, Carolina M. dos ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Martínez, Maria . Morfometria comparada de Triatoma infestans, T. rubrovaria e T. platensis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) do Uruguai. Iheringia. Série Zoologia , v. 99, p. 56-60, 2009.

  • SCHOFIELD, C.J. ; Galvão, C. . Classification, evolution, and species groups within the Triatominae. Acta Tropica , v. 110, p. 88-100, 2009.

  • Jurberg, José ; Rocha, Dayse da Silva ; Galvão, Cleber . Rhodnius zeledoni sp. nov. afim de Rhodnius paraensis Sherlock, Guitton & Miles, 1977 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Biota Neotropica (Ed. Portuguesa) , v. 9, p. 123-128, 2009.

  • Santos, Carolina M dos ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Rosa, João A da ; C Júnior, Walter ; Barata, José MS ; Obara, Marcos T . Comparative descriptions of eggs from three species of Rhodnius (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz (Impresso) , v. 104, p. 1012-1018, 2009.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; SANTOS, C. M. ; Rangel MBA . Descrição de ovos e estádios ninfais de Triatoma carcavalloi (Hemiptera, Reduviidae) por meio de microscopia óptica. Iheringia. Série Zoologia , v. 98, p. 441-446, 2008.

  • Costa, SCG da ; ESCOFFIER, N. D. ; Galvão, C. . A Doença de Chagas ontem e hoje. Parte I - o impacto da descoberta de uma nova patologia para o homem no Novo Mundo. Ciência em Tela , v. 1, p. 1-9, 2008.

  • Costa, SCG da ; Luiz, CSFS ; Galvão, C. . A Doença de Chagas ontem e hoje . Parte II - Aluta para o controle de uma importante eddemia. Ciência em Tela , v. 1, p. 1-17, 2008.

  • de Paula, Alexandre Silva ; Diotaiuti, Liléia ; Galvão, Cleber . Systematics and biogeography of Rhodniini (Heteroptera: Reduviidae: Triatominae) based on 16S mitochondrial rDNA sequences. Journal of Biogeography (Print) , Oxford, v. 34, p. 699-712, 2007.

  • Obara, Marcos Takashi ; Barata, José Maria Soares ; Silva, Nilza Nunes da ; Ceretti Júnior, Walter ; Urbinatti, Paulo Roberto ; Rosa, João Aristeu da ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Estudo de ovos de quatro espécies do gênero Meccus (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae), vetores da doença de Chagas. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 102, p. 13-19, 2007.

  • Obara, Marcos T. ; Rosa, João A. da ; Silva, Nilza N. da ; Ceretti Jr., Walter ; Urbinatti, Paulo R. ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Estudo morfológico e histológico dos ovos de seis espécies do gênero Triatoma (Hemiptera: Reduviidae). Neotropical Entomology , v. 36, p. 798-806, 2007.

  • SANDOVAL, C. M. ; Pabón, E. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Belminus ferroae n. sp. from the Colombian north-east, with a key to the species of the genus (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Zootaxa (Auckland) , v. 1443, p. 55-64, 2007.

  • Obara, Marcos Takashi ; Rosa, João Aristeu da ; Ceretti Jr, Walter ; Urbinatti, Paulo Roberto ; Quintero, Lisardo Osório ; Barata, José Maria Soares ; Galvão, Cleber ; Jurberg, José . A study of the scutellum in eight Chagas disease vector species from genus Triatoma (Hemiptera, Reduviidae) using optical and scanning electron microscopy. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , v. 102, p. 463-468, 2007.

  • Marin, E. ; Santillan V, R. ; Cuba Cuba, C. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Hallazgo de Panstrongylus rufotuberculatus (Champion, 1899) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) en ambiente domiciliario en la Región Piura, Perú. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , v. 23, p. 2235-2238, 2007.

  • BARGUES, M ; KLISIOWICZ, D ; PANZERA, F ; NOIREAU, F ; MARCILLA, A ; PEREZ, R ; ROJAS, M ; OCONNOR, J ; GONZALEZCANDELAS, F ; GALVAO, C . Origin and phylogeography of the Chagas disease main vector Triatoma infestans based on nuclear rDNA sequences and genome size. Infection, Genetics and Evolution , Amsterdan, v. 6, p. 46-62, 2006.

  • Galvão, C. ; ANGULO, V. M. . Belminus corredori, a new species of Bolboderini (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) from Santander, Colombia. Zootaxa (Auckland) , Auckland, v. 1241, p. 61-68, 2006.

  • Caranha, Lindembergh ; Lorosa, Elias Seixas ; Rocha, Dayse da Silva ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Estudo das fontes alimentares de Panstrongylus lutzi (Neiva & Pinto, 1923) (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) no Estado do Ceará. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, v. 39, n.4, p. 347-351, 2006.

  • Galvão, C. . Descrição de ninfas de barbeiro (seção em dia da CH). Ciência Hoje , v. 38, p. 55-56, 2006.

  • Rocha, Dayse da S. ; Patterson, James S. ; Sandoval, Claudia M. ; Jurberg, José ; Ângulo, Victor M. ; Esteban A., Lyda ; Galvão, Cleber . Description and ontogenetic morphometrics of nymphs of Belminus herreri Lent & Wygodzinsky (Hemiptera: Reduviidae, Triatominae). Neotropical Entomology , v. 34, n.3, p. 491-497, 2005.

  • Galvão, C. ; MCLOON, F. M. ; ROCHA, D. S. ; SCHAEFER, C. W. ; PATTERSON, J. S. ; JURBERG, J. . Description of eggs and nymphs of Linshcosteus karupus Galvão, Patterson, Rocha, & Jurberg, 2002 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Annals of the Entomological Society of America , EUA, v. 98, n.6, p. 861-872, 2005.

  • VASQUEZ, L. R. ; Galvão, C. ; PINTO, N. A. ; GRANADOS, H. . Primer registro de Triatoma nigromaculata (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) para Colombia. Biomédica (Bogotá) , Bogotá, v. 25, p. 417-421, 2005.

  • Silva, Maria Beatriz Araújo ; Jurberg, José ; Barbosa, Helene Santos ; Rocha, Dayse da Silva ; Carcavallo, Rodolfo U ; Galvão, Cleber . Morfologia comparada dos ovos e ninfas de Triatoma vandae Carcavallo, Jurberg, Rocha, Galvão, Noireau & Lent, 2002 e Triatoma williami Galvão, Souza & Lima, 1965 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 100, n.6, p. 549-561, 2005.

  • Sandoval, Claudia Magaly ; Duarte, Rosemere ; Gutíerrez, Reinaldo ; Rocha, Dayse da Silva ; Angulo, Victor Manuel ; Esteban, Lida ; Reyes, Marlen ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Feeding sources and natural infection of Belminus herreri (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) from dwellings in Cesar, Colombia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 99, n.2, p. 137-140, 2004.

  • Rocha, Dayse da Silva ; Santos, Carolina Magalhães dos ; Cunha, Vanda ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Ciclo biológico em laboratório de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae), potencial vetor silvestre da doença de Chagas na Amazônia. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 99, n.6, p. 591-595, 2004.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Lent H . Uma Iconografia dos Triatomineos (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 11, n.3, p. 457-494, 2004.

  • da Costa, Gisela Lara ; de Moraes, Aurea Maria Lage ; Galvão, Cleber . Entomopathogenic effect of Aspergillus giganteus and Penicillium corylophilum on two triatomine vectors of Chagas disease. Journal of Basic Microbiology , Berlin, v. 43, n.1, p. 3-7, 2003.

  • Silva, Maria Beatriz Araújo ; Barbosa, Helene Santos ; Galvão, Cleber ; Jurberg, José ; Carcavallo, Rodolfo U . Comparative study of the stridulatory sulcus, buccula and rostrum of the nymphs of Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 and Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 by scanning electron microscopy (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 98, n.3, p. 335-344, 2003.

  • Galvão, C. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. . A Checklist of the curent valid species of the subfamily Triatominae Jeannel, 1919 (Hemiptera, Reduviidae) and their geographical distribution, with nomenclatural and taxonomic notes. Zootaxa (Auckland) , Auckland, Nova Zelândia, v. 202, p. 1-36, 2003.

  • Santos, Carolina Magalhães dos ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Rocha, Dayse da Silva ; Fernandez, Jaime Ivan Rodriguez . Estudo morfométrico do gênero Panstrongylus Berg, 1879 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 98, n.7, p. 939-944, 2003.

  • Galvão, C. . A Sistemática dos Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae), de De Geer ao DNA. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 10, n.4, p. 511-530, 2003.

  • SILVA, MBA ; BARBOSA, H. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Comparative ultrastructural analysis of the antennae of Triatoma guazu and Triatoma jurbergi (Hemiptera: Redduviidae) during the nymphal stage development. Journal of Medical Entomology , Estados Unidos, v. 39, n.5, p. 705-715, 2002.

  • JURBERG, J. ; SILVA, MBA ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; BARBOSA, H. S. ; CARCAVALLO R . Descrição dos Ovos e dos Estádios Ninfais de Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 Vistos Através de Microscopia Óptica e Eletrônica de Varredura (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 97, n.2, p. 209-216, 2002.

  • Galvao, C. ; PATTERSON, J. S. ; Da Silva Rocha, D. ; JURBERG, J. ; Carcavallo, R. ; Rajan, K. ; Ambrose, D. P. ; MILES, M. A. . A new species of Triatominae from Tamil Nadu, India. Medical and Veterinary Entomology , Londres, v. 16, n.1, p. 75-82, 2002.

  • HYPSA, V. ; TIETZ, D. ; ZRZAVY, J. ; REGO, RO ; Galvao, C. ; JURBERG, J. . Phylogeny and biogeography of Triatominae (Hemiptera: Reduviidae): molecular evidence of a New World origin of the Asiatic clade. Molecular Phylogenetics and Evolution , Estados Unidos, v. 23, n.3, p. 447-457, 2002.

  • Carcavallo, Rodolfo U ; Jurberg, José ; Rocha, Dayse da Silva ; Galvão, Cleber ; Noireau, François ; Lent, Herman . Triatoma vandae sp. n. do complexo oliveirai encontrada no estado de Mato Grosso, Brasil (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 97, n.5, p. 649-654, 2002.

  • MARCILLA, A ; BARGUES, M ; ABADFRANCH, F ; PANZERA, F ; CARCAVALLO, R ; NOIREAU, F ; GALVAO, C ; JURBERG, J ; MILES, M ; DUJARDIN, J . Nuclear rDNA ITS-2 sequences reveal polyphyly of Panstrongylus species (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae), vectors of Trypanosoma cruzi1. Infection, Genetics and Evolution , v. 1, n.1, p. 225-235, 2002.

  • NOIREAU, F ; DOSSANTOS, S ; GUMIEL, M ; DUJARDIN, J ; DOSSANTOSSOARES, M ; CARCAVALLO, R ; GALVAO, C ; JURBERG, J . Phylogenetic relationships within the oliveirai complex (Hemiptera:Reduviidae:Triatominae). Infection, Genetics and Evolution , v. 2, p. 11-17, 2002.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Caracterizacion morfologica de Triatoma infestans (Klug, 1834) del estado de Veracruz, Mexico (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 423-429, 2002.

  • JURBERG, J. ; Lent H ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; LASSERRE, D. F. . Estudo morfológico da genitália externa masculina de Mepraia gajardoi Frias, Henry & Gonzalez, 1998, (Hemiptera, Reduviidae) com comentários sobre suas relações filogenéticas. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 9, n.4, p. 559-577, 2002.

  • Galvão, Cleber ; Rocha, Dayse da Silva ; Jurberg, José ; Carcavallo, Rodolfo . Início da atividade de vôo em Triatoma infestans (Klug, 1834) e T. melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 96, n.1, p. 137-149, 2001.

  • Carcavallo, Rodolfo U ; Jurberg, José ; Lent, Herman ; Galvão, Cleber ; Steindel, Mário ; Pinto, Carlos José Carvalho . Nova espécie do complexo oliveirai (nova denominação para o complexo matogrossensis) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 96, n.1, p. 71-79, 2001.

  • VALENTE, V. C. ; VALENTE, S. A. C. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Considerações sobre uma nova espécie do gênero Rhodnius do Estado do Pará, Brasil (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 8, n.1, p. 65-80, 2001.

  • Rocha, Dayse da S ; Jurberg, José ; Carcavallo, Rodolfo U ; Presgrave, Octavio AF ; Cunha, Vanda ; Galvão, Cleber . Influência da temperatura e umidade no desenvolvimento ninfal de Rhodnius robustus. Revista de Saúde Pública / Journal of Public Health , São Paulo, v. 35, p. 400-406, 2001.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; CUNHA, V. ; Galvão, C. . Influência da temperatura e umidade na biologia de Rhodnius neglectus Lent, 1954 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, v. 34, n.4, p. 357-363, 2001.

  • Galvão, Cleber ; Rocha, Dayse da Silva ; Jurberg, José ; Carcavallo, Rodolfo U. . Ampliação da distribuição geográfica de Triatoma deaneorum Galvão, Souza & Lima 1967, nova denominação para Triatoma deanei (Hemiptera, Reduviidae). Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical , Uberaba, v. 34, n.6, p. 587-589, 2001.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; CUNHA, V. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Tempo de alimentação e defecação das ninfas de Triatoma melanosoma (Hemiptera, Reduviidae). Revista Brasileira de Zoologia , Curitiba, v. 18, n.sup. 1, p. 233-242, 2001.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Hallazgos de Triatoma infestans en Mexico. Revista de Biología Tropical , Costa Rica, v. 49, n.4, p. 1284-1285, 2001.

  • Noireau, François ; Bastrenta, Brigitte ; Catalá, Silvia ; Dujardin, Jean-Pierre ; Panzera, Francisco ; Torres, Magdalena ; Perez, Ruben ; Galvão, Cleber ; Jurberg, José . Sylvatic population of Triatoma infestans from the Bolivian Chaco: from field collection to characterization. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 95, n.S I, p. 119-122, 2000.

  • CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Lent H ; NOIREAU, F. ; Galvão, C. . Phylogeny of the Triatominae (Hemiptera: Reduviidae). Proposals for taxonomic arrangements. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 7, n.sup ll, p. 1-99, 2000.

  • SILVA, MBA ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Estudo morfológico e morfométrico de ovos e ninfas de Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) vistos por microscopia óptica e eletrônica de varredura. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 7, n.7, p. 311-334, 2000.

  • ALEJANDRE-AGUILAR, R. ; NOGUEDA TORRES, B. ; CORTEZ-JIMENEZ,M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Triatoma bassolsae sp. n. do México, com uma chave para as espécies do complexo "phyllosoma" (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 94, n.2, p. 353-359, 1999.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; CUNHA, V. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Influência da temperatura no ciclo de vida de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 94, n.6, p. 851-854, 1999.

  • Monteiro, Fernando A ; Pérez, Ruben ; Panzera, Francisco ; Dujardin, Jean-Pierre ; Galvão, Cleber ; Rocha, Deyse ; Noireau, Francois ; Schofield, Chris ; Beard, Charles B . Mitochondrial DNA variation of Triatoma infestans populations and its implication on the specific status of T. melanosoma. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 94, p. 229-238, 1999.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Resistência ao jejum de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae) em laboratório. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 6, n.6, p. 705-719, 1999.

  • GALÍNDEZ-GIRON, I. ; TORRES, E. ; Galvão, C. ; SANTOS, C. M. ; LIZANO, E. . Influência da manutenção em laboratório sobre o fenótipo de Rhodnius robustus Larrousse, 1927 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 6, n.6, p. 677-703, 1999.

  • SILVA, MBA ; BARBOSA, H. S. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. . Placas apicais do lábio das ninfas de 1 estádio de Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 6, n.6, p. 663-668, 1999.

  • MEJIA, J.M. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Rhodnius colombiensis sp. n.da Colômbia, com quadros comparativos entre estruturas fálicas do gênero Rhodnius Stal, 1859 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 6, n.6, p. 601-617, 1999.

  • Galvão, Cleber ; Jurberg, José ; Carcavallo, Rodolfo U ; Segura, Carlos A Mena ; Girón, Itamar Galíndez ; Casas, Susana I Curto de . Distribuição Geográfica e Dispersão Alti-latitudinal de Alguns Gêneros e Espécies da Tribo Triatomini Jeannel, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 93, n.1, p. 33-37, 1998.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; LOROSA, E. S. ; JURBERG, J. . Preferência alimentar de ninfas de 1 estádio de Triatoma infestans (Klug, 1834) e Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae) em condições de laboratório. Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 5, n.2, p. 59-66, 1998.

  • JURBERG, J. ; LIMA, M.L. ; ROCHA, D. S. ; CARCAVALLO R ; Galvão, C. . Descrição dos ovos e ninfas de Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 5, n.2, p. 67-84, 1998.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; Lent H ; MONTEIRO, F. ; LOPES, C.M. ; Panzera F ; PEREZ, R. . Revalidação de Triatoma garciabesi Carcavallo, Cichero, Martínez, Prosen & Ronderos, 1967 (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 5, n.3, p. 107-122, 1998.

  • CARCAVALLO R ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CURTO-DE-CASAS, S. I. . Predicted effects of warming on Chagas'disease vectors and epidemiology. Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 5, n.3, p. 137-138, 1998.

  • Carcavallo, Rodolfo U ; Galvão, Cleber ; Lent, Herman . Triatoma jurbergi sp. n. do Norte do Estado do Mato Grosso, Brasil (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) com uma Atualização das Sinonímias e outros Táxons. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 93, n.4, p. 459-464, 1998.

  • RIBEIRO, J.M. ; SCHENEIDER, M. ; ISAIAS, T. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; GUIMARÃES, J.A. . Role of salivary antihemostatic components in blood feeding by Triatominae bugs (Heteroptera). Journal of Medical Entomology , USA, v. 35, n.4, p. 599-610, 1998.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; BORGERTH, S.P.S. ; JURBERG, J. . Lista dos espécimes tipos e de variações genéticas de Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae) da Coleção Rodolfo Carcavallo depositados na Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil. Entomologia y Vectores , Rio de Janeiro, v. 5, n.6, p. 267-278, 1998.

  • Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Hermanlentia n. gen. da tribo Triatomini, com um rol de espécies de Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 92, n.2, p. 181-185, 1997.

  • Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Bowers, William S ; Garcia, Eloi S ; Azambuja, Patricia . Biomorphological Alterations Induced by an Anti-juvenile Hormonal Compound, 2-(2-EthoxyEthoxy)Ethyl Furfuryl Ether, on Three Species of Triatominae Larvae (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 92, n.2, p. 263-268, 1997.

  • Rocha, Dayse da Silva ; Fonseca, Adivaldo Henrique da ; Costa, Francisco Ademar ; Jurberg, José ; Galvão, Cleber . Desenvolvimento de Rhodnius pictipes Stal, 1872 alimentado através de membrana de silicone e em camundongos (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 92, n.4, p. 553-558, 1997.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; Lent H . Análise morfológica comparativa do complexo salivar dos Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 4, n.5, p. 155-162, 1997.

  • DIOTAIUTI, L. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; ARAUJO, H.S. ; PENIDO, C.M. ; CORRÊA, I. . Ação do Lufenuron, um Inibidor do crescimento, sobre o desenvolvimento de Triatoma infestans (Klug, 1834) (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 3, n.1, p. 21-25, 1996.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Descrição do Alótipo (macho) de Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 proveniente do Estado do Mato Grosso, Brasil (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 91, n.3, p. 313-315, 1996.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; CARCAVALLO R ; MENA SEGURA, C.A. ; CURTO-DE-CASAS, S. I. . Distribucion geografica y dispersion altilatitudinal de las especies del genero Triatoma Laporte, 1832 de Norte America, America Central y Caribe. Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 3, n.4, p. 87-117, 1996.

  • Galvão, C. ; JURBERG, J. ; Lent H . Resistência ao jejum de Triatoma nitida Usinger, 1939 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 91, n.5, p. 639-640, 1996.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Descrição dos ovos e ninfas de Triatoma lecticularia (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 3, n.5, p. 123-135, 1996.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; Lent H . Longevidad de los adultos, postura de las hembras y viabilidad de los huevos de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae. Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 2, n.2, p. 61-65, 1995.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Um sinônimo para Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). Entomologia y Vectores , Buenos Aires, v. 2, n.4, p. 81-82, 1995.

  • Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; MELLO, R.P. . Biologia do Triatoma nitida Usinger, 1939 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 90, n.5, p. 657-663, 1995.

  • MACHADO-SILVA, J.R. ; Galvão, C. ; OLIVEIRA, R.M.F. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; GOMES D.C. . Schistosoma mansoni Sambon, 1907: comparative morphological studies of some Brazilian strains. Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo , São Paulo, v. 37, n.5, p. 441-447, 1995.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Biologia do Rhodnius pictipes Stal, 1872 em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 89, n.2, p. 265-270, 1994.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Triatoma melanosoma novo status para Triatoma infestans melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 89, n.3, p. 353-358, 1994.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Revalidação do gênero Mepraia Mazza, Gajardo & Joerg, 1940 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 89, n.3, p. 347-352, 1994.

  • MACHADO-SILVA, J.R. ; Galvão, C. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; REY, L. ; GOMES D.C. . Host-induced morphological changes of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 male worms. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 89, n.3, p. 411-416, 1994.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Rhodnius stali n. sp. afim de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 88, n.4, p. 605-614, 1993.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Triatoma matsunoi Fernandez-Loayza, 1989 com um estudo sobre a genitália externa masculina (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). Memórias do Instituto Oswaldo Cruz , Rio de Janeiro, v. 88, n.4, p. 615-619, 1993.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; BARTH, O.M. . Estudo morfológico de ovos e ninfas de Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae). Revista Brasileira de Biologia , Rio de Janeiro, v. 51, n.2, p. 365-372, 1991.

  • Galvão, Cleber . Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1. ed. Curitiba: Sociedade Brasileira de Zoologia, 2014. v. 1. 288p .

  • Gurgel Goncalves, R. ; Galvão, C. ; Mendonça J ; Costa Neto EM . Guia de Triatomíneos da Bahia. 1. ed. Feira de Santana: UEFS EDITORA, 2012. v. 1. 112p .

  • Ramos Jr. , A.N. Luquetti, A. Jansen A.M. Roque, A.L.R. Oliveira, A.R. Silveira, A.C. Cavalcante K.R.J. Galvão, C. Marques, D.O.R. Oliveira, D.C.A.N. Góes, E. Martins E. Tatto, E. Alves, F. Melo G. Carmo, G.M. Dias, J.C.P. Shikanai, M.A. Zambrano, M.del P. Soro, M.J.V. Sampaio, P.B. Salazar, P.R. Moreira, S. Valente, S.A.S. Santos, S.O. , et al. Mamede, S. ; Doença de Chagas. Guia para vigilância, prevenção, controle e manejo clínico da doença de Chagas aguda transmitida por alimentos. 1. ed. Rio de Janeiro: PANAFTOSA OPAS, 2009. v. 1. 92p .

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Lent H . Uma iconografia dos Triatomíneos/Une iconographie des Triatomes. 1. ed. Rio de Janeiro: IRD Editions/Editora Gama Filho, 2005. v. 1. 51p .

  • Ramos Jr. , A.N. ; Pinto, A.Y.N. ; Jansen A.M. ; FURTADO, E. ; Galvão, Cleber . Doença de Chagas, Leishmaniose Tegumentar Americana, Leishmaniose Visceral e Malária. In: Alberto Novaes Ramos Jr.. (Org.). Guia de Vigilância em Saúde. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2017, v. 3, p. 475-535.

  • Jurberg, José ; Galvão, Cleber ; Weirauch, Christiane ; Moreira, Felipe F. F. . Hematophagous Bugs (Reduviidae, Triatominae). In: Panizzi, A; Grazia, J.. (Org.). Entomology in Focus. 1ed.: Springer Netherlands, 2015, v. , p. 353-393.

  • Galvão, Cleber ; JURBERG, J. . Introdução. In: Galvão, C. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.Curitiba: SBZ, 2014, v. 1, p. 5-8.

  • Galvão, Cleber ; PAULA, A. S. . Sistemática e evolução dos vetores. In: Galvão C. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.Curitiba: SBZ, 2014, v. 1, p. 26-32.

  • Galvão, Cleber ; JURBERG, J. . Morfologia externa dos adultos. In: Galvão, C. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.: , 2014, v. 1, p. 33-39.

  • Galvão, Cleber ; Gurgel Goncalves, R. . Vetores conhecidos no Brasil. In: Galvão, C. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.: , 2014, v. 1, p. 88-170.

  • Galvão, Cleber ; Dale, C. . Chaves de identificação para adultos. In: Galvão, C.. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.Curitiba: SBZ, 2014, v. 1, p. 171-208.

  • Galvão, Cleber . Glossário. In: Galvão, C.. (Org.). Vetores da doença de Chagas no Brasil. 1ed.Curitiba: SBZ, 2014, v. , p. 261-265.

  • Ramos Jr. , A.N. ; Luquetti, A. ; Jansen A.M. ; Pinto, A.Y.N. ; Galvão, Cleber ; WANDERLEY, D. M. V. ; FURTADO, E. ; LIMA, M. M. ; Obara, MT ; Shikanai, M.A. ; Reis, PO ; ALBUQERQUE, R. S. ; ALVES, R. V. ; VALENTE, S. A. C. ; VALENTE, V. C. ; COSTA, V. M. . Doença de Chagas. Guia de Vigilância em Saúde. 1ed.Brasília: MS-SVS, 2014, v. 1, p. 505-528.

  • Costa, J. ; Almeida, C.E. ; Galvão, C. . Reflexões sobre Alguns ensaios com o Gammexane no combate aos transmissores da doença de Chagas, de Dias e Pellegrino, 1948. Conquistas edesafios no contexto da diversidade triatomínica, cem anos após da descoberta da tripanossomíase americana. In: Carvalheiro JR; Azevedo N; Araújo-Jorge TC; Lannes-Vieira J; Soeiro MNC; Klein L. (Org.). Clássicos me doença de Chagas, história e perspectivas no cente nário da descoberta. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2009, v. 1, p. 351-359.

  • Martins E. ; Santos, S.O. ; Ramos Jr. , A.N. ; Jansen A.M. ; Pinto, A.Y.N. ; Galvão, C. ; Cavalcante K.R.J. ; Obara, MT ; Flores, M. ; Valente, S.A.S. . Doença de Chagas. In: Ministério da Saúde. (Org.). Cadernos de Atenção Básica. Vigilância em Saúde: Zoonoses. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2009, v. 22, p. 13-45.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. . Biology, ecology and systematics of Triatominae (Heteroptera, Reduviidae), vectors of Chagas disease, and implications for human health. In: Wolfgang Rabitsch. (Org.). Hug the bug - For love of true bugs. Festschrift zum 70. Geburtstag von Ernst Heiss. Denisia 19, zugleich Katalogue der OO. Landesmuseen Neue Serie 50. Linz: , 2006, v. 19, p. 1095-1116.

  • Galvão, C. . Sistematica de Triatomineos (Hemiptera, Reduviidae). In: Gustavo Adolfo Vallejo; Julio Cesar Carranza M.. (Org.). Morfologia y morfometria aplicadas a la taxonomia de los vectores de la enfermedad de Chagas. 1ed.Bogota: Universidad del Tolima, 2004, v. 1, p. 1-135.

  • CALVO, E. ; CAMPOS, M. ; CARCAVALLO R ; CERRI, C.C. ; GAY-GARCIA, C. ; MATA. L.J. ; SAIZAR, A. ; ACEITUNO, P. ; ANDRESSEN, R. ; Galvão, C. . América Latina. In: Oswaldo Canziani; Sandra Diaz. (Org.). Impactos regionales del cambio climático: evaluación de la vulnerabilidad América Latina. : OMM/WMO, 2000, v. 1, p. 1-53.

  • CARCAVALLO R ; CURTO-DE-CASAS, S. I. ; SHERLOCH, I. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; JURBERG, J. ; MENA SEGURA, C.A. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. . Geographical distribution and altilatitudinal dispersion. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I; Jurberg, J. & Lent,H.. (Org.). Atlas of Chagas ' disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999, v. 3, p. 747-792.

  • CANALE, D. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; Galvão, C. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; MENA SEGURA, C.A. ; ROCHA, D. S. ; MARTINEZ, A. . Bionomics of some species. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I.; Jurberg, J. & Lent, H.. (Org.). Atlas of Chagas ' disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 1999, v. 3, p. 839-890.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; Galvão, C. . Addenda et Corrigenda. In: Carcavallo, R.U.; Galíndez-Girón, I.; Jurberg, J.; Lent ,H.. (Org.). Atlas of Chagas disease vectors in the Americas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, v. 3, p. 1183-1192.

  • CARCAVALLO R ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; JURBERG, J. ; Lent H ; Galvão, C. ; MARTINEZ, A. . Bibliographic checklist of the American Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). In: Rodolfo Ubaldo Carcavallo; Itamar Galíndez-Girón; José Jurberg; Herman Lent. (Org.). Atlas of Chagas' disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 15-52.

  • GALÍNDEZ-GIRON, I. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; Lent H ; BARATA, J. M. S. ; VALDERRAMA, A. . External morphology A: General. In: Carcavallo,R.U.; Galindez-Girón,I.; Jurberg,J. & Lent,H.. (Org.). Atlas of Chagas 'disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 53-73.

  • JURBERG, J. ; Lent H ; Galvão, C. . The male genitalia and its importance in taxonomy. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I.;Jurberg,J.; Lent,H.. (Org.). Atlas of Chagas 'disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 85-106.

  • CARCAVALLO R ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; Lent H . Pictorial keys for tribes, genera and species of the subfamily Triatominae. In: Carcavallo, R.U.; Galíndez-Girón, I.; Jurberg, J. ; Lent H.. (Org.). Atlas of Chagas 'disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 107-244.

  • Lent H ; CARCAVALLO R ; MARTINEZ, A. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CANALE, D. . Anatomic relationships and characterization of the species. In: Carcavallo, R.U.; Galíndez-Giron, I.; Jurberg, J.; Lent, H.. (Org.). Atlas of Chagas disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 245-264.

  • CARCAVALLO R ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; CATALÁ, S. ; JURBERG, J. ; Lent H ; Galvão, C. ; BARATA, J. M. S. ; VALDERRAMA, A. . Some anatomic structures studied with scanning electronic microscope (SEM). In: Carcavallo, R.U.; Galíndez-Girón,I.; Jurberg J.; Lent,H.. (Org.). Atlas of Chagas 'disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 1, p. 299-393.

  • GALÍNDEZ-GIRON, I. ; ROCHA, D. S. ; Lent H ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; BARBOSA, H. S. ; MARTINEZ, A. ; BARATA, J. M. S. ; ROSA, J. A. . Nymphal stages. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón.I.; Jurberg, J. & Lent, H.. (Org.). Atlas of Chagas disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 2, p. 449-514.

  • CARCAVALLO R ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. ; CANALE, D. . Mutations, hybrids and teratologies. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I.; Jurberg, J. & Galvão,C.. (Org.). Atlas of Chagas 'disease vectors in the Americas. 1ed.: Fiocruz, 1998, v. 2, p. 515-536.

  • CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; SHERLOCH, I. ; Galvão, C. ; MARTINEZ, A. ; TONN, R.J. ; CORTON, E. . Feeding sources and patterns. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I.; Jurberg,J. & Lent, H.. (Org.). Atlas of Chagas'disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 2, p. 537-560.

  • CARCAVALLO R ; SALVATELLA, R. ; RODRIGUEZ, M. E. F. ; CURTO-DE-CASAS, S. I. ; SHERLOCH, I. ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. ; MARTINEZ, A. ; CANALE, D. . Habitats and related fauna A: General. In: Carcavallo,R.U.; Galíndez-Girón,I.; Jurberg,J. & Lent,H.. (Org.). Atlas of Chagas' disease vectors in the Americas. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1998, v. 2, p. 561-600.

  • CALVO, E. ; CAMPOS, M. ; CARCAVALLO R ; CERRI, C.C. ; GAY-GARCIA, C. ; MATA. L.J. ; SAIZAR, A. ; ACEITUNO, P. ; ANDRESSEN, R. ; Galvão, C. . Latin America. In: Watson, R.T.; Zinyowera,M.C.; Moss, R.H.. (Org.). The regional impacts of Climate Change: an assessment of vulnerability. 1ed.Cambridge: Cambridge University Press, 1998, v. 1, p. 1-515.

  • Galvão, C. . Estado actual de la sistematica de Triatominae (Heteroptera, Reduviidae), vectores de la enfermedad de Chagas. In: Taller del Cono Sur: Actualizacion de la Trypanosomiasis Americana, 2007, Assuncao. Libro de resumenes. Assuncao, 2007. p. 71-78.

  • MARCILLA,A. ; BARGUES, M. D. ; ABAD-FRANCH, F ; CARCAVALLO R ; NOIREAU, F. ; Panzera F ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; DUJARDIN, J. P. ; MAS-COMA, S. . Analisis molecular comparado y filogenetico de especies de Panstrongylus (Hemiptera: Reduviidae), vectoras de la enfermedad de Chagas en paises andinos, en base a secuencias del segundo espaciador transcrito interno del ADN ribosomal. In: III Congreso de la Sociedad Espanola de Medicina Tropical y Salud Internacional - SEMTSI, 2002, Cuenca. Anales, 2002. v. 149. p. 78-78.

  • Galvão, C. . Estudos sobre o comportamento dos triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae), vetores da doença de Chagas. In: XX Encontro Anual de Etologia, 2002, Natal. Anais, 2002. p. 212-220.

  • MARCILLA,A. ; BARGUES, M. D. ; ABAD-FRANCH, F ; Panzera F ; CARCAVALLO R ; NOIREAU, F. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; MILES, M. A. ; DUJARDIN, J. P. ; MAS-COMA, S. . Analisis molecular y filogenetico del genero Panstrongylus (Triatominae) en base a las secuencias del ITS-2 del ADN ribosomal. In: XV Congresso Latino-Americano de parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Patologia Clínica, 2001. v. 37. p. 11-11.

  • SILVA, MBA ; BARBOSA, H. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Comparative study of stridulatorium sulcus, buccula and rostrum of Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky 1979 and Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 nymphs by scanning electron microscopy (Hemiptera, Reduviidae). In: XVIII Congress of the Brazilian Society for Microscopy and Microanalysis, 2001, Águas de Lindóia. Acta Microscopica, 2001. v. 3. p. 235-236.

  • Obara, MT ; Santos, S.O. ; LOROSA, E. S. ; Galvao, C. ; COSTA, E. G. ; Tatto, E. ; COELHO, G. L. L. M. ; SOJO-MILANO, M. ; PADILHA, J. . Rhodnius pictipes: importance in Brazilian Amazon areas with Acute Chagas Disease transmission. In: 9th European Congress Tropical Medicine and International Health, 2015, Basel. 9th European Congress Tropical Medicine and International Health. Basel, 2015. v. 1. p. 1-2.

  • CORREIA, J. P. S. O. ; Galvão, C. . Análise de Componentes Principais para delimitação de espécies do subcomplexo T. matogrossensis (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: 55o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2019, Belo Horizonte. 55o Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical e do XXVI Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, 2019. v. 1. p. 1-2.

  • MARTINS, M. F. ; MORAES, S. C. ; Obara, MT ; SANTOS, J. C. ; SANTOS-SILVA, L. K. ; Galvão, C. . Infestação e densidade de Triatoma sordida em Araguaiana, Mato Grosso, Brasil.. In: Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP, 2019, Belo Horizonte. Anais do Congressso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical - MEDTROP. Belo Horizonte, 2019. v. 1. p. 2-2.

  • MARTINS, M. F. ; Gurgel Goncalves, R. ; Obara, Marcos T ; Galvão, Cleber . Variação da forma e tamanho de hemiélitros de populações de Triatoma sordida (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) de Mato Grosso e mato Grosso do Sul, Brasil. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), 2018, Olinda. Anais do 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2018. v. 1. p. 1-1.

  • VERLY, T. S. ; LIMA, N. R. C. ; COSTA, S. B. M. ; ROCHA, N. B. ; Galvão, Cleber ; PEREIRA, M. S. ; MOREIRA, C. J. C. ; MALLET, J. ; Pavan, M.G. ; BRITTO, C. F. P. C. . Avaliação da importância epidemiológica de espécies do subcomplexo T. rubrovaria através da análise de competência vetorial e hábito alimentar. In: 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), 2018, Olinda. Anais do 54 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (MedTrop), 2018. v. 1. p. 1-1.

  • OLIVEIRA, J. ; RAVAZI, A. ; SOUZA, E. S. ; MOREIRA, F. F. F. ; GALVAO, C ; ALEVI, K. C. ; ROSA, J. A. . Study of the salivary glands in Triatominae (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae): coloration and its applications to the Chagas disease vectors evolution.. In: XXV CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA, 2017, Armação de Buzios. Anais, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • MULLER, J. N. ; FIRMINO, V. C. ; SANTOS, N. A. ; RAMOS, J. M. ; SANTOS, E. M. ; Galvão, C. ; CORREA, A. P. S. A. ; GALARDO, A. K. R. . Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae) em Área de Fronteira: Presença do vetor em domicílios no Oiapoque, Amapá, Brasil. In: 53o CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL / REUNIÃO DE PESQUISA APLICADA EM CHAGAS E LEISHMANIOSES,, 2017, Cuiaba. Anais, 2017. v. 1. p. 1-1.

  • Santos, S.O. ; Góes, E. ; LOROSA, E. S. ; Galvão, Cleber ; Tatto, E. ; Obara, MT . Rhodnius pictipes: importância em áreas com transmissão de doença de Chagas aguda na Amazônia Brasileira. In: 1 Congresso lusófono de doenças transmitidas por vetores, 2015, Lisboa. Anais do congresso, 2015.

  • Dale, C. ; Morelli KA ; Ribeiro CCM ; Galvao, C. . Characterization and identification of species of Genus Rhodnius Stal, 1859 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) bt DNA Barcoding. In: I Simpósio de identificação molecular de espécies, 2012, Foz do Iguaçu. Anais, 2012. v. 1. p. 1-2.

  • Ribeiro CCM ; Morelli KA ; Dale, C. ; Monteiro, Fernando A ; Galvão, C. . DNA Barcoding of Chagas disease vectors: methodological optimization. In: 58 Congresso Brasileiro de Genética, 2012, Foz do Iguaçu. Anais, 2012. v. a. p. 1-2.

  • PAULA, A. S. ; FERNÁNDEZ, J. I. R. ; GIL-SANTANA, H. ; PASQUINI, C. ; Galvão, C. . ESPECTROS DE INFRAVERMELHO PRÓXIMO COMO FERRAMENTA PARA A SISTEMÁTICA DE RHODNIINI (HETEROPTERA: REDUVIIDAE: TRIATOMINAE). In: XXIV Congresso Brasileiro de Entomologia, 2012, Curitiba. Anis, 2012. v. 1. p. 1-1.

  • ROSA, J. A. ; Almeida, C.E. ; Galvão, C. ; BARATA, J. M. S. . Estudo da genitália externa feminina de 12 espécies de Rhodnius (Hemiptera, Reduviidae) por microscopia eletrônica de varredura. In: 27 Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas, 2011, Uberaba. Anais da 27 Reunião de pesquisa aplicada em doença de Chagas. Uberaba, 2011. p. 26-26.

  • Santos, Carolina Magalhães dos ; Rocha, Dayse da Silva ; JURBERG, J. ; GALVAO, C . Morfometria ontogenética de ninfas de Rhodnius milesi Carcavallo, Rocha, Galvão & Jurberg, 2001 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). Uberaba, 2009. v. 42. p. 430-430.

  • Dale, C. ; Santos, Carolina Magalhães dos ; Rocha, Dayse da Silva ; Jurberg, José ; GALVAO, C . Diferenciação de Rhodnius pictipes Stal, 1872 e R. stali Lent, Jurberg & Galvão 1993, através da morfometria geométrica da cabeça (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). Uberaba, 2009. v. 42. p. 432-432.

  • Raigorodschi, R. ; Jurberg, José ; Rocha, Dayse da Silva ; GALVAO, C . Morfometria ontogenética das ninfas de Triatoma costalimai Verano & Galvão, 1939 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XLV Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2009, Recife. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (Impresso). Uberaba, 2009. v. 42. p. 441-441.

  • Ferrandis, I. ; Tamayo, E ; Marcet, P ; Dotson, E ; Vargas, F. ; Cortez MR ; Galvão, C. ; Panzera F . Análisis genético comparativo entre Triatoma boliviana y Triatoma carrioni, vectores de la enfermedad de Chagas. In: XIX Congreso Latinoamericano de Parasitologia, 2009, Assunção. Libro de resumenesdel XIX Congreso Latinoamericano de Parasitologia. Assunção, 2009. v. 1. p. 280-280.

  • Santos, Carolina Magalhães dos ; JURBERG, J ; Rocha, Dayse da S. ; Galvão, C. . Morfometria ontogenética de ninfas de Rhodnius brethesi Matta, 1909 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • Ferreira, J.B.C. ; Gurgel-Gonçalves, R. ; Bar, M.E. ; Galvão, C. . Uso da morfometria geométrica de asas para identificação de espécies de triatomíneos similares. In: XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008, Uberlândia. Anais do XXII Congresso Brasileiro de Entomologia, 2008.

  • Dale, C. ; Jurberg, José ; Rocha, Dayse da S ; Raigorodschi, R. ; Galvão, C. . Modernização da coleção de triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz. In: II Simpósio Nacional de Coleções Científicas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Nacional de Coleções Científicas. Rio de Janeiro: Editora Corbã, 2008.

  • Jurberg, José ; Dale, C. ; Rocha, Dayse da S ; Peixoto, S. ; Galvão, C. . A Coleção de triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz. In: II Simpósio Nacional de Coleções Científicas, 2008, Rio de Janeiro. Anais do II Simpósio Nacional de Coleções Científicas, 2008.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; SANTOS, C. M. . Descricao de ovos e ninfas de Triatoma baratai Carcavallo & Jurberg, 2000 (Hemiptera, Reduviidae,Triatominae). In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2007. v. 40. p. 28-28.

  • CARANHA, L. ; AIRTON, J. ; Felix F ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Resistencia em jejum de Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em laboratorio. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2007. v. 40. p. 29-29.

  • Obara, MT ; ROSA, J. A. ; Ceretti Junior, W ; BARATA, J. M. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Estudo morfologico e histologico dos ovos de tres especies de Triatoma (Heteroptera, Reduviidae), vetores da doenca de Chagas. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2007. v. 40. p. 33-33.

  • Obara, MT ; ROSA, J. A. ; Ceretti Junior, W ; BARATA, J. M. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Estudo do escutelo de cinco especies de Triatoma (Heteroptera, Reduviidae), vetores da doenca de Chagas, atraves da microscopia eletronica de varredura. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2007. v. 40. p. 28-28.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. . Diferenciação morfométrica de duas populações geográficas de Rhodnius prolixus Stal, 1859 da Venezuela (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007. v. 40. p. 29-29.

  • CARANHA, L. ; AIRTON, J. ; Felix F ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Sazonalidade do Panstrongylus lutzi Neiva $ Pinto, 1923 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) e outras especies de triatomineos na regiao noroeste do estado do Ceara. In: XLIII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2007, Campos do Jordao. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2007. v. 40. p. 40-40.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; ROSA, J. A. ; Ceretti Junior, W ; Urbinatti, PR ; BARATA, J. M. S. ; Obara, MT . Diferenciacao morfologica e morfometrica de ovos de Rhodnius colombiensis, R. milesi e R. stali (Hemiptera, Reduviidae). In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36. p. 608-608.

  • Fragoso, M.M. ; ROCHA, D. S. ; PATTERSON, J. S. ; ROSA, J. A. ; Marroquin, R. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Descrição e morfometria ontogenética de ninfas de Triatoma ryckmani Zeledón & Ponce, 1972 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae ). In: XX Congresso Brasileiro de Parasitologia, 2007, Recife. Revista de Patologia Tropical, 2007. v. 36. p. 548-548.

  • FREITAS, M. M. S. ; COBRA, P. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Estudo da atividade de vôo de Rhodnius brethesi Matta, 1919 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) potencial vetor silvestre da doença de Chagas na Amazônia, em condiçoes de laboratório. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia, 2006, Recife. CD de resumos, 2006.

  • COBRA, P. ; FREITAS, M. M. S. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Atividade de vôo de machos e fêmeas deTriatoma vitticeps (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em condições de jejum no laboratório. In: XXI Congresso Brasileiro de Entomologia., 2006, Recife. CD de resumos, 2006.

  • Sousa. L.C. ; LOROSA, E. S. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Estudo das fontes alimentares de Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae) no Estado do Ceará. In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005, Florianópolis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2005. v. 38. p. 56-56.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R . Atividade de vôo de Rhodnius robustus Larrousse, 1927 em laboratório (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005, Florianópolis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2005. v. 38. p. 76-76.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; MARTINEZ, M. . Diferenciação morfométrica de Triatoma infestans (Klug, 1834), T. rubrovaria (Blanchard, 1843) e T. platensis Neiva, 1913 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) do Uruguai, vetores da doença de Chagas. In: XLI Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2005, Florianópolis. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2005. v. 38. p. 78-79.

  • Galvão, C. ; VASQUEZ, L. R. ; PINTO, N. A. ; GRANADOS, H. . Primer registro de Triatoma nigromaculata (Stål, 1859) (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) para Colombia.. In: V Simposio Sobre Investigación en Ciencias Biológicas - Biología, Salud y Etica, 2005. Resumenes, 2005.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. . Descrição das ninfas de Linshcosteus karupus Galvão, Patterson, Rocha & Jurberg, 2002 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2004, Brasília. Anais, 2004.

  • Sousa. L.C. ; BASTOS, J. A. ; Galvão, C. . Infestação domiciliar por Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 e outras espécies de triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae) na região noroeste do Ceará. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2004. v. 37. p. 181-182.

  • Sousa. L.C. ; Galvão, C. . Colonização do Panstrongylus lutzi Neiva & Pinto, 1923 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) em ecótopos artificiais na Ceará. In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2004. v. 37. p. 35-35.

  • JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Lent H ; Galvão, C. . Um estudo sistemático entre os complexos breyeri e spinolai e sua implicação filogenética (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XL Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2004, Aracaju. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2004. v. 37. p. 187-188.

  • FERNÁNDEZ, J. I. R. ; DUJARDIN, J. P. ; Galvão, C. . Morfometria geometrica dos hemielitros de Reduviideos predadores e hematofagos: implicacoes na filogenia de Triatominae (Hemiptera). In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Resumos, 2004. p. 643-643.

  • ROCHA, D. S. ; PATTERSON, J. S. ; SANDOVAL, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Descricao das ninfas de Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004, Gramado. Anais do XX Congresso Brasileiro de Entomologia, 2004. p. 643-643.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Lent H . Uma iconografia dos Triatomineos (Hemiptera, Reduviidae). In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. Anais da IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz (CD ROM), 2004.

  • ROCHA, D. S. ; PATTERSON, J. S. ; SANDOVAL, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Descricao das ninfas de Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: IV Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2004, Rio de Janeiro. Anias da IV Bienal de pesquisa da Fiocruz (CD ROM), 2004.

  • JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Lent H ; Galvão, C. ; Dale, C. . A systematic study of the breyeri and spinolai specific complexes and their phylogenetic relationship (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: IX European Multicolloquium of Parasitology, 2004, Valencia. Abstracts, 2004.

  • FORTES, L. ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. . Atividade de voo de Triatoma vitticeps (Stal, 1859) em laboratorio (Hemiptera, Reduviidae). In: XII Reuniao Anual de Iniciacao Cientifica, 2004, Rio de Janeiro. Anais da XII Reuniao Anual de Iniciacao Cientifica (CD-ROM), 2004.

  • ANDRADE, R.E. ; CUNHA, V. ; LOROSA, E. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Comparação do ciclo biológico de Triatoma sordida (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae) de duas populações provenientes da Bolívia em condições laboratoriais. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003, Belém. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2003. v. 36. p. 421-421.

  • Sousa. L.C. ; LINHARES, E.F. ; BEZERRA, V.A.F. ; SILVA. A.A.F. ; FARRAPO, J. ; Galvão, C. . A importância do Passer domesticus Linnaeus, 1758 (Passeriforme: Ploceidae) na cadeia de transmissão da doença de Chagas no Ceará. In: XXXIX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2003, Belém. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Uberaba, 2003. v. 36. p. 367-368.

  • Galvão, C. . A Sistemática dos Triatomíneos (Hemiptera, Reduviidae), de De Geer ao DNA. In: VII Jornadas de Zoologia del Uruguay, 2003, Montevideo. Actas de las VII Jornadas de Zoologia del Uruguay. Montevideo: Sociedad Zoologica del Uruguay, 2003. v. avulso. p. 159-159.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. . Tempos de alimentaçao e defecaçao de Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae). In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais, 2002.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; SANTOS, C. M. . Atividade de vôo de Triatoma matogrossensis Leite & Barbosa, 1953 em laboratório (Hemiptera, Reduviidae). In: XXIV Congresso Brasileiro de Zoologia, 2002, Itajaí. Anais, 2002.

  • BARGUES, M. D. ; MARCILLA,A. ; Panzera F ; NOIREAU, F. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; MAS-COMA, S. . Relaciones geneticas entre miembros del complejo Triatoma infestans (Hemiptera, Reduviidae) en base a secuencias del ITS-2 del ADN ribosomal: implicaciones en classificacion de vectores, dispersion geografica y control. In: III Congreso de la Sociedad Espanola de Medicina Tropical y Salud Interbacional - SEMTSI, 2002, Cuenca. anales, 2002. p. 79-79.

  • ANDRADE, R.E. ; CUNHA, V. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Ciclo biológico de Triatoma sordida (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae) em condições laboratoriais. In: 19 Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002, Manaus. Anais, 2002. p. 15-16.

  • CUNHA, V. ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. . Ciclo biológico de Rhodnius brethesi Matta, 1919, em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: 19 Congresso Brasileiro de Entomologia, 2002, Manaus. Anais, 2002. p. 20-20.

  • JARAMILLO, N. ; ROCHA, D. S. ; QUICENO, P. ; SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Wing's shape differences between flyers and nonflyers Triatoma rubrovaria. In: XXIX Annual Meeting in Basiv Research in Chagas disease, 2002, Caxambu. Revista do Instituto de Medicina Tropical São Paulo, 2002. v. 44. p. 136-136.

  • SANDOVAL, C. M. ; DUARTE, R. ; GUTIERREZ, R ; ANGULO, V. M. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae) caught in human dweelings in Colombia. In: XXIX Annual Meeting in Basic Research in Chagas disease, 2002, Caxambu. Revista do Instituto de Medicina Tropical São Paulo, 2002. v. 44. p. 138.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; SANTOS, C. M. ; CUNHA, V. . Atividade de vôo de Triatoma matogrossensis Leite & Barbosa, 1953 (Hemiptera, Reduviidae) em laboratório. In: III Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2002, Rio de Janeiro. disponível on line: http://hansen.procc.fiocruz.br/bienal/, 2002.

  • Galvão, C. ; PATTERSON, J. S. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. . Uma nova espécie de Triatominae de Tamil Nadu, India. In: III Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2002, Rio de Janeiro. disponível on line: http://hansen.procc.fiocruz.br/bienal/admin/lista.php, 2002.

  • DUARTE, R. ; SANDOVAL, C. M. ; GUTIERREZ, R ; ANGULO, V. M. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Utilização do teste ELISA para identificação de fontes alimentares de Belminus herreri Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera, Reduviidae). In: XVIII Reunião Anual de Pesquisa Aplicada em doença de Chagas, 2002, Uberaba. Anais, 2002.

  • BARGUES, M. D. ; RAMSEY, J. M. ; SALAZAR-SCHETTINO, P. M. ; NOIREAU, F. ; Galvão, C. . Polyphyly in Triatoma and Panstrongylus species (Triatominae: Triatomini), vectors of Chagas disease in South, Central and North America. In: Parasitologia, 2002, Valencia. Acta Tropica. Holanda, 2002. v. 83. p. 47-47.

  • CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. . Revisão da Taxonomia dos Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). In: XXXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 2001. v. 34. p. 143-143.

  • NOIREAU, F. ; SANTOS, SM ; SOARES, MS ; SILVA, MBA ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Phylogenetic relationship within the Triatoma oliveirai complex. In: XV Congresso Latinoamericano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. São Paulo, 2001. v. 37. p. 190-190.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Ampliação da distribuição geográfica de Triatoma deaneorum Galvão, Souza & Lima, 1967, nova denomonação para Triatoma deanei (Hemiptera, Reduviidae). In: XV Congresso Latino-Americano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro, 2001. v. 37. p. 169-169.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; NOIREAU, F. ; SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R . Atividade de vôo de Triatoma williami (Hemiptera, Reduviidae). In: XV Congresso Latino-Americano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro, 2001. v. 37. p. 172-172.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; Galvão, C. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. . Análise morfométrica do complexo lignarius (Hemiptera, Reduviidae). In: XV Congresso Latino-Americano de Parasitologia, 2001, São Paulo. Jornal Brasileiro de Patologia. Rio de Janeiro, 2001. v. 37. p. 170-170.

  • JURBERG, J. ; SILVA, MBA ; BARBOSA, H. S. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Morphological study of eggs and nymphs of Triatoma klugi Carcavallo, Jurberg, Lent & Galvão, 2001 (Hemiptera: Reduviidae: Triatominae). In: XXVIII Annual Meeting on basic research in Chagas disease, 2001, Caxambu. Anais, 2001. p. 211-211.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Flight initiation in Triatoma species (Hemiptera, Reduviidae). In: II Bienal de pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.

  • CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Lent H ; NOIREAU, F. ; Galvão, C. . Phylogeny of the Triatominae (Hemiptera, Reduviidae). Proposals for taxonomic arrangements. In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; CUNHA, V. ; Galvão, C. . Influence of temperature and humidity on the development of Rhodnius robustus Larrousse, 1927 under laboratory conditions (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.

  • SILVA, MBA ; BARBOSA, H. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Comparative ultrastructural analysis of antennae of Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 and Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 during the nymphal stage development by scanning electron microscopy (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: II Bienal de Pesquisa da Fiocruz, 2000, Rio de Janeiro. Anais, 2000.

  • SILVA, MBA ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. . Some aspects of the biology of Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky, 1979 (Hemiptera:Reduviidae:Triatominae). In: XXVI Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2000, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2000. v. 95. p. 323-323.

  • CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; Lent H ; Galvão, C. ; STEINDEL, M. ; PINTO, CJC . A new species of the oliveirai complex (new designation for matogrossensis complex) from the state of Rio Grande do Sul, Brazil. In: XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2000, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2000. v. 95. p. 333-334.

  • ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R ; CUNHA, V. ; Galvão, C. . Influence of temperature and humidity on the development of Rhodnius robustus Larrousse, 1927 under laboratory conditions (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXVII Anual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 2000, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 2000. v. 95. p. 334-334.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R . The influence of temperature and humidity on the life cycle of Rhodnius neglectus Lent, 1954 in laboratory (Hemiptera, Reduviidae, Triatomiae). In: XXVI Annual Meeting on basic research in Chagas disease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 242-242.

  • BORGERTH, S.P.S. ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; CUNHA, V. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Population dynamics of Rhodnius pallescens Barber, 1932 under laboratory conditions (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXV I Annual Meeting on Basic research in Chagas' disease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 243-243.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CARCAVALLO R . Flight initiation in Triatoma infestans (Klug, 1834) and T. melanosoma Martinez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas' disease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 248-248.

  • SILVA, MBA ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. . Weigth reduction of each instar of Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent, 1998 (Hemiptera, Reduviidae) permitted only one bloodmeal. In: XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas' disease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 249-249.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; GALÍNDEZ-GIRON, I. . Morphometrics of the genus Panstrongylus Berg, 1879 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas ' disease, 1999, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1999. v. 94. p. 252-252.

  • GALÍNDEZ-GIRON, I. ; TORRES, E. ; Galvão, C. ; SANTOS, C. M. ; LIZANO, E. ; BARAZARTE, R. . Observations on Rhodnius robustus Larrousse, 1927 phenotype by captivity influence (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XIV Congreso Latinoamericano de Parasitologia, 1999, Acapulco. Anais, 1999.

  • CARCAVALLO R ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CURTO-DE-CASAS, S. I. . Predicted effects of warming on Chagas 'disease vectors and epidemiology. In: The 9 Global warming International conference, expo & executive workshop, 1998, Hong Kong. Annals. Hong Kong, 1998.

  • SILVA, MBA ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; BARBOSA, H. S. ; CARCAVALLO R . Some insuficiently known cuticular structures of the first instar nymph of Triatoma guazu. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 345-345.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. . Resistance to starvation of Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 343-343.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CARCAVALLO R . Comparative morphologic study of the salivar complex of Triatoma protracta (Uhler, 1854) and Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 327-327.

  • SILVA, MBA ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Morphometric study of nymphs of Triatoma guazu Lent & Wygodzinsky , 1979. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas'disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 339-339.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. . Feeding and defecation patterns of Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXV Annual Meeting on Basic research in Chagas 'disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 333-333.

  • SILVA, MBA ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R ; Galvão, C. . Some aspects of the biology of Triatoma jurbergi Carcavallo, Galvão & Lent , 1998 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae) under Laboratory Conditions. In: XXV Annual Meeting on Basic Research in Chagas ' disease, 1998, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1998. v. 93. p. 345-345.

  • CARCAVALLO R ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. . Estudo das ninfas de Triatoma williami Galvão, Souza & Lima, 1965 (Hemiptera, Reduviidae) com microscopia eletrônica de varredura. In: Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1997, Salvador. Anais. Salvador, 1997.

  • BORGERTH, S.P.S. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Influence of diet in the resistance to starvation on Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae). In: XXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1997. v. 92. p. 281-281.

  • Galvão, C. ; SILVA, D. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. . Development of Triatoma rubrovaria (Blanchard, 1843) (Hemiptera, Reduviidae) fed on Bovines. In: XXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1997. v. 92. p. 280-280.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. ; Lent H . Comparative morphologic study of the salivary complex of Triatominae (Hemiptera: Reduviidae). In: XXIV Annul Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1997. v. 92. p. 304-304.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; CUNHA, V. ; CARCAVALLO R ; JURBERG, J. . Feeding and defecation patterns of adults of five South American species of genus Triatoma Laporte, 1832. In: XXIV Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1997, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1997. v. 92. p. 282-282.

  • SILVA, D. ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. . Desenvolvimento de Triatoma rubrovaria (Blanchard, 1843) (Hemiptera, Reduviidae) alimentado em bovinos. In: V Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, 1997, Rio de Janeiro. Anais, 1997. p. 76-76.

  • BORGERTH, S.P.S. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Influência da dieta alimentar na resistência ao jejum de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: V Reunião Anual de Iniciação Científica da Findação Oswaldo Cruz, 1997, Rio de Janeiro. Anais, 1997. p. 77-77.

  • SANTOS, C. M. ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Estudo comparativo da morfologia das glândulas salivares dos gêneros: Triatoma Laporte, 1832; Panstrongylus Berg, 1879; Mepraia Mazza, Gajardo & Jorg, 1940 e Rhodnius Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae). In: V Reunião Anual de Iniciação Científica da Fundação Oswaldo Cruz, 1997, Rio de Janeiro. Anais, 1997. p. 78-78.

  • JURBERG, J. ; ROCHA, D. S. ; Galvão, C. . Description of the nymphs of Triatoma lecticularia (Stal, 1859) (Hemiptera, Reduviidae). In: XXIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1996, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1996. v. 91. p. 127-127.

  • ATELLA, G.C. ; LEITE, D.B. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; MASUDA, H. . Oogenesis-fligth relationship in Rhodnius prolixus Stal, 1859 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXIII Annual Meeting on Basic Research in Chagas 'disease, 1996, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1996. v. 91. p. 141-141.

  • Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. . Biology of Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 In Laboratory. In: XXIII Annual Meeting on Basic research in Chagas 'disease, 1996, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Rio de Janeiro, 1996. v. 91. p. 142-142.

  • SILVA, D. ; Galvão, C. . Observações sobre o comportamento de Triatoma infestans (Klug, 1834) e Triatoma melanosoma Martínez, Olmedo & Carcavallo, 1987 em relação a escolha da fonte alimentar, em laboratório. In: 4 Reunião Anual de Iniciação Científica (Fiocruz/CNPq), 1996, Rio de Janeiro. Anais, 1996. p. 123-123.

  • FREIRE, T.T.S. ; Galvão, C. . Resistência do Triatoma matogrossensis (Leite & Barbosa, 1953) ao jejum em laboratório (hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: 4 Reunião Anual de Iniciação Científica, 1996, Rio de Janeiro. Anais, 1996. p. 124-124.

  • MACHADO-SILVA, J.R. ; Galvão, C. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; GOMES D.C. . Schistosoma mansoni Sambom, 1907: Estudo morfológico comparativo entre algumas cepas Brasileiras. In: XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Parasitologia, 1995, Goiânia. Anais. Goiânia, 1995.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. ; Lent H . The influence of the alimentary diet on the development of Rhodnius pictipes Stal, 1876 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1995, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1995. v. 90. p. 220-220.

  • Galvão, C. ; JURBERG, J. ; CUNHA, V. ; Lent H . Resistance to starvation of Triatoma nitida Usinger, 1939 in laboratory. In: XXII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1995, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1995. v. 90. p. 220-220.

  • Lent H ; JURBERG, J. ; Galvão, C. . Revalidação do gênero Mepraia Mazza, Gajardo & Jorg, 1940 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXX Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 1994, Salvador. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Salvador, 1994. v. 27. p. 163-163.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; AZAMBUJA, P. ; GARCIA, E. . Alterações biomorfogênicas causadas pela ação do 2-2(Etoxi Etoxi) Etil Furfuril Éter em Triatomíneos. In: XXI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1994, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1994. v. 89. p. 208-208.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Influência da dieta na resistência ao jejum de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XXI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1994, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1994. v. 89. p. 212-212.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. ; CORRÊA, I. ; DIOTAIUTI, L. . Alterações da genitália em machos de Triatoma infestans (Klug, 1834) após tratamento das ninfas de quinto estádio com Lufenuron, um inibidor da síntese de quitina. In: XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1993, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro, 1993. v. 2. p. 22-22.

  • MACHADO-SILVA, J.R. ; Galvão, C. ; PRESGRAVE, O. A. F. ; REY, L. ; GOMES D.C. . Alterações morfológicas de vermes adultos de Schistosoma mansoni influenciadas pelo hospedeiro. In: XIII Congresso Brasileiro de Parasitologia, 1993, Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Parasitologia Veterinária. Rio de Janeiro, 1993. v. 2. p. 56-56.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Feeding preference (between bird and rodent) of Triatoma nitida Usinger, 1939 in laboratory (Hemiptera, Reduviidae). In: XX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1993, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1993. v. 88. p. 256-256.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Aspectos da biologia de Rhodnius pictipes Stal, 1872 em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: 1 Reunião Anual de Iniciação Científica (Fiocruz/CNPq), 1993, Rio de Janeiro. Anais, 1993. p. 130-130.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Ciclo biológico do Rhodnius pictipes Stal, 1872 em condições de laboratório (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XII Congresso Latino-Americano de Zoologia, 1992, Belém. Anais. Belém, 1992. p. 319-319.

  • ROCHA, D. S. ; Galvão, C. ; JURBERG, J. . Longevidade dos adultos, fertilidade das fêmeas e viabilidade dos ovos de Rhodnius pictipes Stal, 1872 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XIX Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1992, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1992. v. 87. p. 207-207.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. . Aspectos da biologia do Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae) Em Condições de Laboratório. In: XVII Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1990, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1990. v. 85. p. 107-107.

  • JURBERG, J. ; Galvão, C. . Morfologia externa de ovos e ninfas de Triatoma nitida Usinger, 1939 (Hemiptera, Reduviidae, Triatominae). In: XVI Annual Meeting on Basic Research in Chagas Disease, 1989, Caxambu. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz. Caxambu, 1989. v. 84. p. 118-118.

  • Galvão, Cleber . Sistemática e biologia dos vetores da doença de Chagas. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Galvão, Cleber . Sistemática e diversidade de Triatomíneos (Hemiptera: Reduviidae). 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Nova Lei de Biodiversidade (Lei 13.123): diretrizes para pesquisas que envolvem acesso ao Patrimônio Genético,. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GIL-SANTANA, H. ; PAULA, A. S. ; Galvão, Cleber . Análise Cladística da Tribo Bolboderini (Heteroptera: Reduviidae: Triatominae). 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, Cleber . Taxonomia de Triatomíneos: vetores da doença de Chagas. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, Cleber . O 'novo' cenário da transmissão vetorial da doença de Chagas no Brasil: a presença de vetores em áreas não endêmias. 2014. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • GALVAO, C . Ciclo de apresentação dos programas de pós-graduação stricto sensu do IOC: O Programa de Biodiversidade e Saúde. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, Cleber . Impacto da ocorrência de vetores da doença de Chagas em áreas não endêmicas. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Curso de Pós-Graduação em Biodiversidade e Saúde do Instituto oswaldo Cruz - ampliando a missão da Fiocruz. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Investigação Entomológica na Amazônia. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Sistemática dos Triatomíneos no centenário da doença de Chagas: passado, presente e perspectivas futuras. 2009.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Evolução e Sistemática de Triatomíneos. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . A Sistemática dos triatomíneos: de Linnaeus a Hennig. 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Galvão, C. . Estado Actual de la Sistematica de Triatominae (Heteroptera, Reduviidae), vectores de la enfermedad de Chagas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Biologia e Controle de triatomineos. 2. Biologia: Desenvolvimento, metamorfose e reproducao. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. ; MONTEIRO, F. ; PEREIRA, M.H. ; Gurgel Goncalves, R. . Conhecimentos sobre triatomineos nao domiciliados e novas abordagens metodologicas aplicadas a vigilancia vetorial. Sistematica de triatomineos: O olhar do sistemata sobre as especies silvestres. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Biologia e Controle de triatomineos. 1. Sistematica de Triatomineos. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Doença de Chagas e seus vetores. 1998. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Galvão, C. . Doença de Chagas e seus vetores. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Galvão, Cleber . Consultor Ad hoc CNPq. 2017.

Galvão, C. . Consultor Ad hoc - CNPq. 2016.

Galvão, Cleber . Membro do Comitê de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq/FIOCRUZ. 2016.

Galvão, C. . Consultor Ad hoc CNPq. 2015.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2014.

Galvão, C. . Membro do Comitê de Seleção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq/FIOCRUZ. 2014.

Galvão, Cleber . Consultor Ad hoc - CNPq. 2013.

ABAD-FRANCH, F ; Dias, J.C.P. ; Galvao, C. ; Coura, JR ; Araujo Jorge, T . Oficina preparatória da rede de pesquisa em doenças negligenciadas - DECIT-MS. 2012.

Alves, R ; Diotaiuti, Liléia ; Galvão, C. ; Gil, E ; Gurgel-Gonçalves, Rodrigo ; Maierovitch, C ; Obara, Marcos Takashi ; Reis, PO ; SALVATELLA, R. ; Silva, RA . Oficina para discussão da proposta de Certificação da interrupção da transmissão da doença de Chagas por vetores secundários no Brasil. 2012.

Galvão, C. . Consultor ad hoc -CNPq. 2012.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - CNPq. 2011.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - CNPq. 2010.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - Fundação Araucária. 2010.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - EDUFRO/UNIR - Universidade Federal de Rondônia. 2010.

Galvão, Cleber . Consultor Ad Hoc - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco -FACEPE. 2010.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - FAPESB. 2009.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2009.

Galvão, Cleber . Avaliador de projetos de pesquisa da UFRN. 2009.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2008.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - Comissão de Ética no uso de Animais (CEUA), da Fiocruz. 2008.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2007.

Galvão, C. . Consultor - Fundação Araucária. 2007.

Galvão, C. . Assessor Técnico-Científico - FAPERJ. 2006.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - CNPq. 2006.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - Grant Agency, Academy of Sciences of the Czech Republic. 2006.

Galvão, Cleber . Consultor ad hoc - CNPq. 2001.

Galvão, C. ; JURBERG, J. ; ROCHA, D. S. . Triatominae (Hemiptera, Reduviidae) of the world. 2005.

GALVAO, C . Avaliador de resumos submetidos ao VI SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. 2019.

GALVAO, C . Avaliador de trabalhos submetidos ao Ciclo Carlos Chagas de Palestras. 2019.

Galvão, C. . Avaliador de trabalhos submetidos ao Ciclo Carlos Chagas de Palestras. 2017.

Galvão, C. . Avaliador de resumos submetidos ao IV SIMPÓSIO DE ENTOMOLOGIA DO RIO DE JANEIRO. 2017.

Galvão, C. ; Marinho, TCG . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2015. 2015.

Galvão, C. ; Schroder, N.T. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2015. 2015.

Galvão, C. ; Busin, C.S. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2015. 2015.

Galvão, C. ; Saito, R.T. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2015. 2015.

Galvão, C. ; MIYAZAWA, C. S. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2015. 2015.

Galvão, Cleber . Comitê Científico do III Simpósio de Entomologia do Rio de Janeiro. 2015.

Conte, H. ; Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2014. 2014.

Galvão, C. ; Tonial, T.M. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2014. 2014.

Galvão, C. ; Filho, A.C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2014. 2014.

Galvão, C. ; AIUB, C. A. F. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2014. 2014.

Galvão, Cleber . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2013. 2013.

Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2013. 2013.

Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2013. 2013.

Galvão, Cleber . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2012. 2012.

Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC, 2011. 2011.

Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, Cleber . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, Cleber . Coordenador de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, C. . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, Cleber . Coordenador de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, Cleber . Membro de comissão de avaliação de curso de graduação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior-SINAES. INEP/MEC. 2010.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2005.

Galvão, C. . Assessor ad hoc - XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. 2005.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CEUA-Fiocruz. 2004.

Galvão, C. . Assessor Técnico-Científico FAPERJ. 2004.

Galvão, C. . Consultor - Fundacao Araucaria. 2004.

Galvão, C. . Assessor Técnico-Científico - FAPERJ. 2003.

Galvão, C. . Consultor ad hoc - CNPq. 2003.

Galvão, C. . Consultor - Fundação Araucária. 2002.

Galvão, C. . Assessor Técnico-Científico - FAPERJ. 2002.

Galvão, C. ; BARBOSA, J. V. . Visita técnica ao Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz. 2002.

Galvão, Cleber . Espécime descrito por pesquisador do IOC integra livro científico. 2014. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, Cleber . II Simpósio Herman Schatzmayr de Virologia. 2013. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

Galvão, C. . Primeira defesa em Biodiversidade e Saúde. 2012. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, Cleber ; ALONSO, W. J. . O conhecimento do barbeiro e o rumo para a eliminação da transmissão humana da doença de Chagas: entrevista ao Dr. Cleber Galvão Ferreira. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, Cleber . Biodiversidade como temática em pós-graduação. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, Cleber . PG em Biodiversidade e Saúde do IOC recebe alunos de sua primeira turma. 2011. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, C. ; Roque, A.L.R. ; Valente, S.A.S. ; Góes, E. . Chagas - Ontem e Hoje. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, C. . IOC inova e cria pós em Biodiversidade e Saúde. 2010. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, C. . Human safari. 2007.

Galvão, C. . Pesquisadores da Fiocruz descrevem ninfas de nova espécie de barbeiro. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, C. . Trabalho detalha as formas jovens de barbeiros. 2005. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Galvão, Cleber . Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil triatominae. 2016; Tema: Catálogo Taxonômico da Fauna do Brasil. (Site).

JURBERG, J. ; Rodrigues JMS ; MOREIRA, F. F. F. ; Dale, C. ; CORDEIRO, I. R. S. ; LAMAS JR, V. D. ; Galvão, C. ; Rocha, Dayse da S. . Atlas Iconográfico dos triatomíneos do Brasil (vetores da doença de Chagas). 2015. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atlas).

JURBERG, J. ; Galvão, C. ; ROCHA, D. S. ; MOREIRA, F. F. F. ; Dale, C. ; RODRIGUES, J. M. S. ; LAMAS JR, V. D. ; CUNHA, V. . Vetores da Doença de Chagas No Brasil - Coleção de estampas coloridas. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Atlas).

Galvão, C. . What on earth? 100 of our planet´s most amazing new species. 2013. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Citação em livro de divulgação científica).

Galvão, Cleber ; Obara, Marcos Takashi . Curso de biologia, taxonomia, ecologia e vigilância entomológica de triatomíneos, vetores da deonça de Chagas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

GALVAO, C ; Mello, F de . Capacitação para idenificação de vetores da doença de Chagas e do parasito Trypanooma cruzi. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, Cleber ; Gurgel Goncalves, R. . Ecoepidemiologia de Vetores e vigilância entomológica no controle da doença de Chagas. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

JURBERG, J. ; Rocha, Dayse da Silva ; Dale, C. ; Galvão, Cleber . Conjunto de estampas coloridas sobre os vetores da doença de Chagas das diferentes regiões geográficas do Brasil. 2009. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo de divulgacao disponibilizado em site do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz ().

Galvão, C. ; Jansen A.M. ; Roque, A.L.R. ; Flores, M. . Curso sobre taxonomia, infectividade, vigilancia entomologica de triatomineos e a importancia dos reservatorios no ciclo de transmissao da doenca de Chagas - Capanema, PA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. ; Obara, MT ; LOROSA, E. S. . Curso sobre biologia, ecologia e identificacao dos vetores da doenca de Chagas - Sao Luis, MA. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . SISTEMÁTICA e TAXONOMIA CLÁSSICA. 2007. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo de divulgacao disponibilizado em site do Programa Integrado de Doença de Chagas da Fiocruz ().

Galvão, C. . Capacitação em biologia, ecologia, morfologia e taxonomia de Triatomíneos - Santarém, PA. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Curso de taxonomia de triatomíneos - Cuiabá, MT. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Curso de Biologia, Taxonomia e Ecologia dos vetores da doença de Chagas - Aracaju, SE. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Taller internacional - Taxonomia morfologica en Triatominos - Rio de Janeiro, RJ. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. ; JARAMILLO, N. . Curso - Taller Internacional: Morfologia y morfometria aplicadas a la taxonomia de los vectores de la enfermedad de Chagas - Ibague, Colombia. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Curso de Biologia e Taxonomia de Triatomineos - Brasília, DF. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Capacitação em Taxonomia de Triatomíneos - Campo Grande, MS. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Assessoria para o Prof. James Patterson - LSHTM. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Organizador e docente em curso internacional: El empleo de la genitalia en la sistematica y ecologia de la subfamilia Triatominae - Merida, Venezuela. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Organizador e docente do Curso deTaxonomia e Biologia de Triatomíneos - Natal, RN. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Curso de Atualização em Triatomíneos - Rio de Janeiro, RJ. 1996. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . II Curso de Taxonomia de Triatomíneos. 1995. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Galvão, C. . Taxonomia de Triatomíneos. 1989. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    CATÁLOGO TAXONÔMICO DA FAUNA DO BRASIL: HETEROPTERA (HEMIPTERA), Descrição: Descrição: O projeto do CTFB representa uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Zoologia e está sendo desenvolvido no contexto da Rede BHL- SciELO (http://www.bhlscielo.org/) que integra simultaneamente a Rede Global BiodiversityHeritage Library (BHL) e a Rede ScientificElectronic Library Online (SciELO). A Rede BHL-SciELO é promovida pelo Programa SciELO / FAPESP por meio do Projeto SciELO Biodiversidade, que compreende uma coleção de fontes de informação de literatura científica em biodiversidade e sua interoperabilidade com listas de espécies e outros sistemas de informação em biodiversidade, e uma biblioteca digitalizada de periódicos e obras essenciais em biodiversidade que conta hoje com mais de 100.000 volumes online. O CTFB tem como objetivo principal criar uma ferramenta taxonômica online fortemente ancorada nas regras de nomenclatura e capaz de oferecer uma interface funcional entre as decisões taxonômicas dos especialistas e a bibliografia de referência disponível na rede. A implementação de um Catálogo Taxonômico da Fauna Brasileira representa uma tarefa de grande envergadura, que só pode ser levada a cabo através do esforço coordenado de diversos especialistas, no âmbito de uma rede nacional de informação. O Projeto SciELOBiodiversidade atuará como promotor, secretaria executiva e de coordenação tanto na criação quanto na operação desta rede descentralizada de instituições e especialistas. Para enfrentar este desafio, o Projeto SciELO Biodiversidade deverá se valer da informação publicada e das iniciativas de acesso e tratamento da informação especializada, tais como a EOL, o GBIF e a Rede BHL-SciELO. O conceito de disponibilidade ordenada da informação especializada subjacente à estreita associação operacional proposta entre o Projeto SciELO Biodiversidade e as iniciativas da BHL e EOL poderá atender a uma gama ampla de componentes da sociedade organizada, tendo um efeito imediato na melhoria do conhecimento acadêmico, estudantil e comunitário, além de atender naturalmente à demanda reprimida de informação científica ordenada por parte dos organismos públicos gestores da Biodiversidade e do Meio Ambiente. Neste sentido, a implementação do Catálogo da Fauna do Brasil através do projeto SciELO Biodiversidade representará uma importante ferramenta para que as tomadas de decisões em Biodiversidade e Meio Ambiente sejam, em última instância, subsidiadas por informação e evidências sistematizadas da literatura científica atualizada. O CTFB conta com a seguinte hierarquia burocrática: três coordenadores gerais, HussamZaher (MZSP, responsável pelos vertebrados), Walter Boeger (UFPR, responsável pelos invertebrados não-Hexapoda) e José Albertino Rafael (INPA, responsável pelos invertebrados Hexapoda), 31 coordenadores de grupos taxonômicos (até a presente data, já que ainda há grupos não contemplados) e uma rede de especialistas que serão convidados pelos coordenadores dos grupos taxonômicos para atuarem em seus grupos de conhecimento específico. Para HETEROPTERA (HEMIPTERA) os especialistas que participaram até o momento encontram-se listados em "Pesquisadores".. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Alexandre Silva de Paula - Integrante / Hélcio R. Gil-Santana - Integrante / Felipe Ferraz Figueiredo Moreira - Integrante / Jocelia Grazia - Integrante / José Ricardo Inacio Ribeiro - Integrante / CRISTIANO FELDENS SCHWERTNER - Integrante / Luiz Alexandre Campos - Integrante / José Antônio Marin Fernandes - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Phylogeny of the semiaquatic bugs (Insecta: Heteroptera: Gerromorpha) based on genome-wide markers, Descrição: Compreender os padrões evolutivos da biodiversidade é uma meta importante em estudos biológicos. Há cerca de 200 milhões de anos, o ancestral comum dos percevejos semiaquáticos (Insecta: Heteroptera: Gerromorpha) invadiu a superfície da água irradiando-se para uma diversificada gama de nichos, de costas a oceanos abertos. Esta transição ecológica e especialização está associada a uma grande variedade de mudanças adaptativas que permitiram esses insetos suportar seu peso corporal e gerar propulsão eficiente na superfície da água. Apesar de ser reconhecida como uma entidade taxonômica distinta por mais de 150 anos e apontado como monofilético por vários estudos recentes, os padrões de relacionamento em níveis específicos e supraspecíficos dentro do Gerromorpha ainda são motivo de muito debate. Neste projeto, pretende-se estabelecer uma hipótese robusta das relações filogenéticas entre os insetos semiaquáticos com base em uma iniciativa de pesquisa global e no uso de marcadores genômicos. A fim de alcançar este objectivo, percevejos semiaquáticos, juntamente com out-groups terrestres e verdadeiramente aquáticos, foram escolhidos com base na hipótese filogenética previamente publicada e na classificação atual. Os resultados deste projecto irão desvendar como os diferentes grupos de insetos semiaquáticos estão relacionados uns aos outros, fornecer uma visão sem precedentes na história evolutiva desse grupo modelo e resolver problemas taxonômicos e classificatórios de longa data. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Felipe Ferraz Figueiredo Moreira - Integrante / Isabelle da Rocha Silva Cordeiro - Integrante / Abderrahman Khila - Integrante / Maria Emilia Pombo dos Santos - Integrante / David Sergio Armisén Giménez - Integrante / Peter Nagui Refki Khalil - Integrante / Antonin Jean Johan Crumière - Integrante / Séverine Patricia Nadège Viala - Integrante / Locke Rowe - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Fatores determinantes da abundância de reservatórios e prevalência de hantavírus em pequenos mamíferos na Mata Atlântica do Rio de Janeiro, Descrição: O aumento na incidência de zoonoses como as hantaviroses tem causado preocupação no Brasil e no mundo, por seus efeitos na saúde pública. No Estado do Rio de Janeiro, existem poucas evidências sorológicas e moleculares da circulação de hantavírus em roedores silvestres e humanos, o que pode ser consequência de um esforço de amostragem ainda pequeno ou, alternativamente, de mecanismos ecológicos particulares que estejam minimizando a ocorrência do vírus nos hospedeiros silvestres. Sabe-se que a ocorrência de hantavírus nos reservatórios é reduzida em comunidades ricas em espécies, onde interações interespecíficas negativas como predação e competição aparentemente mantém as densidades dos reservatórios e a prevalência do vírus controladas; nestas comunidades, o ?efeito diluidor? ocasionado pela presença de hospedeiros que não são competentes na transmissão do vírus também pode contribuir para o controle da doença, uma vez que diminui a transmissão para os reservatórios. Por outro lado, distúrbios de origem antrópica e fatores abióticos como precipitação e temperatura também influenciam as densidades de reservatórios e a prevalência de hantavírus no meio silvestre, eventualmente contribuindo para a ocorrência de surtos. No entanto, ainda pouco se sabe sobre a contribuição relativa destes fatores para a abundância de espécies reservatórias e prevalências dos vírus nestas. Neste projeto, será investigada a contribuição relativa da estrutura das comunidades de mamíferos (relações tróficas interespecíficas e riqueza de espécies) e de variáveis ambientais na abundância de roedores reservatórios e na prevalência de hantavírus no Rio de Janeiro. Mamíferos de pequeno a grande porte serão amostrados em 8 municípios do estado nas estações seca e chuvosa. Informações sobre a dieta, habitat e abundância das espécies de mamíferos serão obtidas para se investigar o efeito que a predação e/ou competição entre espécies exercem sobre a abundância de reservatórios. A contribuição de variáveis abióticas (precipitação, temperatura) e variáveis associadas a distúrbios antrópicos para a abundância de reservatórios e prevalência de hantavírus no meio silvestre também serão analisadas em escala regional. Este projeto contribuirá para a identificação das variáveis ecológicas, ambientais e antrópicas que potencializam a emergência da hantavírus nos hospedeiros silvestres, fornecendo subsídios para a vigilância epidemiológica desta zoonose. Ainda, o projeto contribuirá para estudos de dieta, utilização de habitat e ocorrência de mamíferos no Rio de Janeiro. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 1.Investigar a presença de hantavírus em populações de roedores silvestres em diversas áreas do estado do Rio de Janeiro; 2.Fazer o levantamento de mamíferos de pequeno a grande porte e estimar seus índices de abundância e riqueza nas áreas de estudo; 3.Caracterizar o habitat e a dieta dos mamíferos para investigar a ocorrência de interações interespecíficas negativas (competição e predação); 4.Avaliar o efeito de variáveis ambientais (grau de distúrbio ambiental, temperatura, precipitação) e bióticas (interações interespecíficas e riqueza das comunidades de mamíferos) na abundância de espécies reservatórias e na prevalência de hantavírus nos hospedeiros silvestres.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Cibele Bonvicino - Integrante / Paulo Sergio D Ándrea - Integrante / Rosana Gentile - Integrante / Natalie Olifiers - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

  • 2010 - 2014

    Vetores da doença de Chagas no Brasil - Livro, Descrição: Organização do livro: Vetores da doença de Chagas no Brasil, composto de 13 Capítulos e um glossário: Capítulo 1. Introdução; Capítulo 2. Histórico do controle da transmissão vetorial e situação epidemiológica atual; Capítulo 3. Sistemática e evolução dos vetores; Capítulo 4. Morfologia externa dos adultos; Capítulo 5. Morfologia dos ovos e ninfas; Capítulo 6. Biologia e comportamento; Capítulo 7. Reservatórios do Trypanosoma cruzi e sua relação com os vetores; Capítulo 8. Vetores conhecidos no Brasil; Capítulo 9. Chaves de identificação para adultos; Capítulo 10. Procedimentos de montagem, conservação e envio; Capítulo 11. Ecologia dos vetores; Capítulo 12. Coleção taxonômica Capítulo 13.Técnicas moleculares aplicadas à sistemática e ao controle vetorial Participam como autores 19 pesquisadores de seis instituições nacionais e uma estrangeira.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Carolina Dale - Integrante / Rodrigo Gurgel Goncalves - Integrante / Andre Luis Rodrigues Roque - Integrante / Ana Maria Jansen - Integrante / Jurberg, José - Integrante / Monteiro, Fernando A - Integrante / Antonio Carlos da Silveira - Integrante / Emanuel Martins - Integrante / Carlos Eduardo Almeida - Integrante / Santos, Carolina M. dos - Integrante / Claudio Lazzari - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilancia em Saude - Outra.

  • 2008 - 2009

    Taxonomia e sistemàtica dos vetores da doença de Chagas (Triatominae: Reduviidae: Hemiptera)usando espectroscopia no infravermelho próximo, Descrição: A Subfamília Triatominae (Hemiptera, Reduviidae) está atualmente composta de 140 espécies recentes (Galvão et al. 2003, Forero et al. 2004, Galvão & Angulo 2006, Costa et al. 2006, Costa & Felix 2007, Sandoval et al. 2007), é caracterizada pelo hematofagismo obrigatório em todas as fases do desenvolvimento, e em ambos os sexos, o que os distingue dos demais membros da família Reduviidae que possuem hábitos predadores. Todas as espécies são consideradas potencialmente transmissoras do Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909), o agente etiológico da doença de Chagas, Os conhecimentos sobre o relacionamento filogenético desse grupo de insetos baseados em caracteres morfológicos são escassos e os moleculares emergentes. Apenas recentemente foram utilizados métodos baseados na teoria de Hennig (1950, 1966), que pudessem inferir relações filogenéticas entre espécies de triatomíneos. Diversos pesquisadores estão tentando usar novas ferramentas, como a morfometria geométrica (Rocha et al. 2005, Galvão et al. 2005) e análises através da microscopia eletrônica de varredura (Carcavallo et al. 1998), combinadas com aquelas estruturas identificadas por Lent & Wygodzinsky (1979) numa tentativa de avançar nos estudos taxonômicos. Dentro desse contexto a aplicação da espectroscopia no infravermelho próximo à taxonomia dos vetores da doença de Chagas é uma proposta pioneira e com boas perspectivas de obtenção de dados de maneira limpa, não invasiva, não destrutiva e principalmente rápida, tendo como objetivos principais medir o grau de precisão simultânea na identificação múltipla de espécies de triatomíneos utilizando NIRS; determinar o limite da capacidade da NIRS para reproduzir padrões fenotípicos de isolamento geográfico em populações de triatomíneos; quantificar o sinal filogenético dos dados obtidos pela NIRS em linhagens monofiléticas de Triatominae e demonstrar o valor das coleções biológicas em estudos de ecologia e evolução.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Jaime Iván Rodríguez Fernández - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2006 - Atual

    Vigilância entomológica e controle dos vetores da doenca de Chagas., Descrição: O projeto visa dar subsídios aos programas de controle dos vetores da doença de Chagas através da identificação das espécies potencialmente transmissoras e monitoramento das espécies candidatas a vetores através de experimentos que identifiquem as espécies de maior potencial vetorial.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Integrante / Dayse da Silva Rocha - Integrante / José Jurberg - Coordenador / Carolina Magalhães dos Santos - Integrante / Elias Seixas Lorosa - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Secretaria de Vigilancia em Saude - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 4

  • 2005 - 2012

    Chagas disease intervention activities, Descrição: O projeto e uma colaboracao internacional atraves de um rede de laboratorios e visa desenvolver atividades de apoio ao controle e vigilancia entomologica dos vetors da doenca de Chagas nas Americas. Alem de atividades de pesquisa sao desenvolvidos treinamentos para estudantes de pos-graduacao e pesquisadores atraves de intercambio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / Dayse da Silva Rocha - Integrante / José Jurberg - Integrante., Financiador(es): European Community - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 35

  • 2000 - Atual

    Biologia e morfologia comparadas e sistemática de Triatominae (Hemiptera, Reduviidae), Descrição: A subfamília Triatominae está atualmente composta de 139 espécies agrupadas em seis tribos formadas por 18 gêneros, é caracterizada pelo hematofagismo obrigatório em todas as fases do desenvolvimento, e em ambos os sexos. Existem restos fossilizados de hemípteros datando do Pérmico, mostrando que esta é uma das ordens mais antigas de insetos. A hipótese que os triatomíneos tenham evoluído a partir de ancestrais predadores (não triatomíneos) é atualemnte aceita, entretanto, não se conhece o(s) grupo(s) predador(es) ancestral(is) dos triatomíneos, devido a ausência de uma filogenia consolidada e a escassez de registros fósseis da subfamília. Os conhecimentos sobre o relacionamento filogenético dos triatomíneos, construídos através de caracteres morfológicos são escassos e os moleculares uma área emergente. Todas as espécies são consideradas potencialmente transmissoras do Trypanosoma cruzi, o agente etiológico da doença de Chagas, endemia que atinge principalmente, as regiões rurais e afeta aproximadamente 17 milhões de pessoas nas Américas. O controle da transmissão vetorial é feito através do uso de inseticidas de ação residual. O Brasil, a partir de 1991, integrou-se a Iniciativa dos Países do Cone Sul para combater o Triatoma infestans visando interromper a transmissão vetorial da doença de Chagas, bem como, melhorar o controle nas unidades de transfusão sangüinea. Nas áreas onde o T. infestans foi eliminado, o processo de sucessão ecológica do vetor principal por outras espécies, ate então considerada secundarias ou silvestres, pode ocorrer rapidamente. No Brasil, mais de trinta espécies de triatomíneos já foram capturadas no ambiente domiciliar e mais de uma dúzia assinaladas como apresentando um riso de domiciliação. Como ainda não existe vacina, nem se conhece a cura, a única forma de controle da doença se dá através do combate a seus vetores, portanto, quaisquer informações sobre a biologia desses insetos são importantes, desde que aliadas a uma identificaç. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 75 / Número de orientações: 19

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante.Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

  • 2008 - 2009

    Modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz, Descrição: A reunião das informações básicas de diversos grupos biológicos em um banco de dados é conhecida como "coleções biológicas". Estas têm como função primordial o registro da biodiversidade, tornando-se uma importante fonte de consulta para o esclarecimento de dúvidas que auxiliam a compreender a vida no planeta. Estes bancos de materiais compõem a infra-estrutura básica de suporte para o desenvolvimento e inovação tecnológica nas áreas de saúde, agropecuária, meio ambiente e indústria. Iniciada em 1901 a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz é hoje uma das coleções mais ricas da América Latina. Destacamos dentro desta a Coleção de Triatomíneos do IOC composta pelas Coleções Herman Lent e a Rodolfo Carcavallo. Iniciada por Lent logo após o início de seu trabalho hoje se encontra vinculada ao Laboratório Nacional e Internacional de Referência Taxonomia de Triatomíneos (LNIRTT).Este acervo contém mais de 10 mil espécimes de triatomíneos entre eles 102 tipos e cerca de 6000 espécimes de Reduviideos. As coleções científicas do IOC representam uma importante fração da biodiversidade do país, constituindo uma memória insubstituível. A documentação de espécies permite referenciar pontos para uma pesquisa detalhada da sistemática, distribuição geográfica, biologia, ressaltando também o valor destas em estudos ambientais, seu uso para fins educativos, prospecção de produtos e nos setores industriais. A atual situação das coleções biológicas no Brasil ainda está longe de ser considerada adequada. Avaliando este quadro podemos destacar as dificuldades de se inventariar, descobrir e descrever a diversidade de espécies brasileiras. As coleções biológicas se mantidas de forma adequada perpetuam a história da biodiversidade. O trabalho tem como objetivo dar início à modernização e adequação da Coleção de Triatomíneos do LNIRTT, através da sua informatização e digitalização das imagens dos espécimes depositados em ambas coleções, fortalecendo a pesquisa taxonômica e aperfeiço. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cleber Galvão Ferreira - Coordenador / José Jurberg - Integrante / Carolina Dale - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janei - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Top cited articles published published between January 2018 and December 2019 in Journal of Vector Ecology. Paper: Description of a new species of Nesotriatoma Usinger, 1944...), Wiley Online Library.

2009

Prêmio Centenário da descoberta da doença de Chagas: Um toque de arte (3 colocado), Fundação Oswaldo Cruz.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz. , Av. Brasil 4365, Manguinhos, 21040900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25621621, Fax: (21) 25607317, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2008 - 2010

    Sociedade Entomológica do Brasil

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante Regional

  • 2006 - Atual

    Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Avaliador de cursos de graduação e das IES

    Outras informações:
    Membro do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis Portaria 1.751 do Ministério da Educação de 27 de Outubro de 2006.

    Atividades

    • 01/2006

      Conselhos, Comissões e Consultoria, INEP, .,Cargo ou função, Avaliador Institucional e de cursos de graduação das IES.

  • 2005 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Titular, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 2002 - 2005

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Associado, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1999 - 2002

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1995 - 1999

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assistente de Pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1992 - 1995

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Pesquisador Auxiliar, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1990 - 1992

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Auxiliar de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1989 - 1990

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Técnico de pesquisa, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 06/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz.

    • 07/2016

      Direção e administração, Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente, .,Cargo ou função, Coordenador Técnico-Científico de Pesquisa do Campus Fiocruz da Mata Atlântica.

    • 05/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da Fiocruz, .,Cargo ou função, Comissão de Cooperação Técnico-científica entre o IOC o ILMD.

    • 05/2016

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Presidência da Fiocruz, .,Cargo ou função, Membro de Comissão de Cooperação Técnico-científica entr o IOC e o ILMD.

    • 06/2013

      Ensino, Medicina Tropical, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Vetores e reservatórios de importância médica

    • 09/2012

      Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Transmissão de Tripanosomatídeos: uma abordagem de campo

    • 01/2011

      Ensino, BIODIVERSIDADE E SAÚDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Taxonomia e Sistemática Zoológica, Tópicos especiais em Biodiversidade, Diversidade e Ecologia dos vetores da doença de Chagas

    • 11/2010

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Saúde.

    • 01/2007

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Oswaldo Cruz.

    • 04/1995

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Chefe Substituto de Laboratório.

    • 11/1994

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Cargo ou função, Responsável pelo insetário de Triatominae - FG3.

    • 01/1992

      Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, A relacao parasita-vetor e a caracterizacao bioquimica e molecular da parasitos (2007), Biodiversidade e Ecologia dos vetores da doença de Chagas, Entomologia Médica (1992-2003), Insetos vetores e sua relação com patógenos (2000), Protozoologia (2002-2004), Seminários de Entomologia (2001, 2008), Transmissão de Tripanossomatídeos: Uma abordagem de campo (2012)

    • 07/1989

      Pesquisa e desenvolvimento , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Linhas de pesquisa

    • 07/1989

      Serviços técnicos especializados , Instituto Oswaldo Cruz, .,Serviço realizado, Identificação de Triatomíneos.

    • 07/1989

      Treinamentos ministrados , Instituto Oswaldo Cruz, Departamento de Entomologia.,Treinamentos ministrados, Treinamento sobre taxonomia de Triatomíneos para servidores de diversos níveis da Fundação Nacional de Saúde - FNS

    • 08/2009 - 06/2018

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Membro da Câmara Técnica de Ensino do Instituto Oswaldo Cruz.

    • 03/2018 - 03/2018

      Ensino, BIODIVERSIDADE E SAÚDE, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, COORDENADOR DA DISCIPLINA MAPPING DISEASE TRANSMISSION RISK VIA ECOLOGICAL AND BIOGEOGRAPHIC APPROACHES

    • 09/2017 - 09/2017

      Ensino, Biologia Parasitária, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Do Campo ao Laboratório: Abordagens Metodológicas aplicadas a Estudos de Insetos Vetores

    • 06/2010 - 12/2010

      Direção e administração, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Membro da Cãmara Técnica de Serviços de Referência.

    • 12/2008 - 08/2009

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Coordenador do Grupo de Trabalho para elaboração da proposta de nova pós-graduação no IOC.

    • 12/2001 - 12/2007

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Vice-Presidência de Serviços de Referência e Ambiente, .,Cargo ou função, Membro da Sub Câmara Técnica de Laboratórios.

    • 01/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto Oswaldo Cruz, .,Cargo ou função, Membro dos grupos de trabalho da Comissão Interna de Biossegurança - CIBio.

    • 03/2001 - 12/2001

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto Oswaldo Cruz, Instituto Oswaldo Cruz.,Atividade realizada, Coordenador de Seminário Técnico-científico.