Edson Santos de Lima

Graduado em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2019), membro do Grupo de Estudos do Discurso - GRED da UERN e do grupo de Pesquisa Práticas Linguísticas Diferenciadas da UFRN. Foi monitor e aluno participante no curso de aperfeiçoamento: atendimento educacional especializado na perspectiva da educação inclusiva- 2ª edição (2014 - 2015) na UFRN/CERES. Tem experiência profissional na Educação Básica - Ensino Fundamental e Médio Inovador (2014/2015). Participou do PACTO/MEC pelo fortalecimento do Ensino Médio - Etapas 1 e 2. Foi bolsista voluntário do projeto de pesquisa: O ensino na interface da mídia e do discurso: implicações da leitura discursiva para a formação docente em letras no período de 2015 a 2016. Atualmente realiza estudos na área da Análise do Discurso de linha francesa desenvolvendo trabalhos sobre o discurso da educação inclusiva, práticas e representações discursivas de sujeitos com deficiência nas redes sociais.

Informações coletadas do Lattes em 21/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Letras

2017 - 2019

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
Título: O SUJEITO SURDO EM DISCURSOS NA MÍDIA: REDES DE SENTIDOS NO ACONTECIMENTO DISCURSIVO DA PROPOSTA DE REDAÇÃO DO ENEM/2017,Ano de Obtenção: 2019
Maria Eliza Freitas do Nascimento.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Poder-saber; Acontecimento discursivo; O sujeito Surdo.

Graduação em Letras- Língua Portuguesa e Literatura

2013 - 2016

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Pesquisa em Linguagem e Cognição. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Planejando o resumo acadêmico:entre representações e análise da arquitetura. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2017 - 2017

Foucault,Discurso e Poder: dispositivos de normalização na propaganda educa. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

2016 - 2016

Extensão universitária em READING STRATEGIES ON DISCURSIVE GENRES: DEALING WITH MEANING AND LANGUAGE. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2015

Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM). (Carga horária: 200h). , Universidade Fedral do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2014 - 2015

Aperfeiçoamento: AEE na perspectiva da Inclusão. (Carga horária: 180h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro de Leituras e Discussões do GEDUERN - O Acontecimento. 2019. (Encontro).

II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DO TEXTO E DO DISCURSO. 2019. (Simpósio).

1ª Semana de Letras do Seridó.Regimes de veredicção e a construção de sentido: o corpo com deficiência na ordem do discurso da educação inclusiva. 2018. (Outra).

III Encontro Interinstitucional do PPGE: UERN, UNESP, UNIFRAN, UFERSA e IFRN. 2018. (Encontro).

III Simpósio Nacional de Texto e Ensino. 2018. (Simpósio).

II Semana Universitária do campus de Currais Novos. 2018. (Outra).

II Seminário de Discurso e Ensino.Uma introdução a sociedade do espetáculo: mídia, discurso e poder. 2018. (Seminário).

II Seminário de estudos e pesquisas do texto e do discurso. 2018. (Seminário).

II Seminário de Tese em Letras. 2018. (Seminário).

V Colóquio Internacional de Análise do Discurso.Do acontecimento discursivo aos comentários na mídia: uma leitura discursiva das repercussões do tema do Enem/2017. 2018. (Outra).

II Colóquio de Estudos de Linguagem e Sociedade do CAMEAM/UERN. 2017. (Encontro).

II Seminário de Pesquisas em Letras.Introdução à análise do discurso: memória discursiva, interdiscurso e efeitos de sentidos. 2017. (Seminário).

I Seminário de Discurso e Ensino.Histórias em quadrinhos: uma proposta de análise discursiva. 2017. (Seminário).

IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso.As estratégias discursivas em revista: o corpo deficiente saudável e os deslizamentos de sentidos. 2017. (Seminário).

IV Simpósio Nacional de Linguagens e Gêneros Textuais.No espetáculo midiático: o efeito da autonomia na ordem do discurso da inclusão. 2017. (Simpósio).

XII Congresso Internacional ALED: discurso, construcción y transformación social. Articulações de poder na escola e o sujeito do ensino: consenso de verdades na educação brasileira. 2017. (Congresso).

III Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação - SEDIAr.O discurso da inclusão no espaço da atuação docente: uma análise discursiva das capas da revista Nova Escola. 2016. (Seminário).

II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino.Modos de subjetivação no espaço do saber: o discurso da inclusão e os efeitos de sentidos em reportagem da revista Nova Escola. 2016. (Simpósio).

I SEPAD- Seminário de pesquisas em Análise do Discurso.A Inscrição da formação docente na ordem do discurso da inclusão: efeitos de enunciados. 2016. (Seminário).

I Simpósio Nacional de Estudos do Texto e do Discurso. 2016. (Simpósio).

XXVI Jornada Nacional do Grupo de Estudos Linguísticos do Nordeste -GELNE. Posições discursivas entre o ser "normal" e o ser "diferente" no espaço do saber: modos de subjetivação da pessoa com deficiência. 2016. (Congresso).

III ENCONTRO SOBRE LINGUAGEM E HUMOR. 2015. (Encontro).

I SEMINÁRIO DO GRUPO DE PESQUISA EM ESTUDOS DO TEXTO E DO DISCURSO. 2015. (Seminário).

CULTURA DIGITAL E USO DAS MÍDIAS.CULTURA DIGITAL E USO DAS MÍDIAS. 2014. (Oficina).

I SEMINÁRIO DO PROFLETRAS DE CURRAIS NOVOS: TECENDO SABERES NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E DE LITERATURA (Extensão).Atividade de Extensão. 2014. (Oficina).

V Encontro Nacional das Licenciaturas, IV Seminário Nacional do PIBID e XI Seminário de Iniciação à Docência. 2014. (Seminário).

ESTUDOS LINGUÍSTICOS, GRAMATICAIS E OS USOS DA LÍNGUA: DA ANÁLISE DO DISCURSO AO SIMBOLISMO LINGUÍSTICO. 2013. (Outra).

I AMOSTRA DO CINEMA DE PEDRO ALMODÓVAR. 2013. (Outra).

MINICURSO: A LITERATURA E O SEU ENSINO: ENFOQUES CONTEMPORÂNEOS. 2013. (Exposição).

CURSO INFO - INFORMÁTICA BÁSICA. 2010. (Outra).

CURSO RADCOM FM. 2009. (Outra).

CURSO RADCOM FM. 2009. (Outra).

PROJETO DESPERTAR. 2009. (Oficina).

INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA. 2008. (Outra).

PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. 2004. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Valdenilza Ferreira da Silva

FARIAS, S. A. D.; CAMPOS, J. R.;SILVA, V. F.. Calculadora quebrada: uma possibilidade de discutir conceitos matemáticos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática a Distância) - Universidade Federal da Paraíba.

Francisco Paulo da Silva

NASCIMENTO, M. E. F.; SILVA, F. V.;SILVA, F. P.. O acontecimento discursivo na proposta de redação do ENEM/2017: relações de poder-saber e modos de subjetivação do sujeito surdo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem - PPCL) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

NASCIMENTO, M. E. F.; DOMINGOS, J. J.;SILVA, F. V.; SANTOS, A. G. P.; SILVA, F. P.. O sujeito surdo em discursos: redes de sentidos no acontecimento discursivo da proposta de redação do ENEM/2017 na mídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Francisco Vieira da Silva

NASCIMENTO, M. E. F.;SILVA, F. V.; SILVA, F. P.; QUEIROZ, M. E.. O acontecimento discursivo da proposta de redação do ENEM/2017: relações de saber-poder e modos de subjetivação do sujeito surdo. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Antonio Genário Pinheiro dos Santos

NASCIMENTO, M. E. F.; SILVA, F. V.; DOMINGOS, J. J.; SILVA, F. P.;SANTOS, A. G. P.. O sujeito surdo em discursos: redes de sentidos no acontecimento discursivo da proposta de redação do ENEM/2017 na mídia. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Letras) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Eliza Freitas do Nascimento

O discurso institucional da educação inclusiva: regimes de verdade e relações de poder-saber na produção de efeitos de sentido; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras - UERN/CAMEAM) - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; (Orientador);

Antonio Genário Pinheiro dos Santos

A inscrição do ensino no discurso: as implicações da leitura discursiva da mídia para a formação docente em Letras; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Orientador: Antonio Genário Pinheiro dos Santos;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • LIMA, E. S. . INTRODUTORES DO DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM RESENHAS ACADÊMICAS. Diálogo das Letras , v. 3, p. 103-111, 2014.

  • LIMA, E. S. . Do discurso inédito de Michelle Bolsonaro às repercussões na mídia: uma leitura discursiva. In: Adílio Junior de Souza; Cássia da Silva; Cícero Émerson do Nascimento Cardoso; Marcos André Ferraz de Lima; Paula Perin;. (Org.). Linguística e Literatura: Inter-Relações. 2ed.João Pessoa - PB: Ideia, 2019, v. 2, p. 110-120.

  • LIMA, E. S. ; FEITOSA, A. J. C. . O sujeito nas ciências humanas: um percurso pelas As palavras e as Coisas de Michel Foucault. In: Ivanaldo Santos. (Org.). O sujeito nas ciências humanas: um percurso pelas As palavras e as Coisas de Michel Foucault. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2017, v. 1, p. 267-278.

  • NASCIMENTO, M. E. F. ; LIMA, E. S. . As estratégias discursivas em revista: o corpo deficiente saudável e os deslizamentos de sentidos. In: Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso - IV CONLID, 2018, Mossoró - RN. Anais do IV Colóquio Nacional de Linguagem e Discurso. Mossoró: EDUERN, 2017. v. 1. p. 71-78.

  • LIMA, E. S. . O DISCURSO DA INCLUSÃO NO ESPAÇO DA ATUAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DAS CAPAS DA REVISTA NOVA ESCOLA. In: III Seminário Internacional de Estudos do Discurso e Argumentação, 2016, São Cristovão/SE. Anais do III Seminário Internacional de Estudos Sobre Discurso e Argumentação (III SEDiAr). ILHÉUS: Editus- Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz, 2016. p. 1268-1278.

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. G. P. . Posições discursivas entre o ser normal e o ser diferente: uma análise do discurso do marketing publicitário da igualdade. In: Grupo de Estudos Linguisticos do Nordeste, 2016, Recife-PE. Pesquisas em Língua, Linguística e Literatura no Nordeste: uma jornada de quase 40 anos do Gelne. Recife/PE: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 481-492.

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. G. P. . Posições discursivas entre o ser 'normal' e o ser 'diferente' no espaço do saber: modos de subjetivação da pessoa com deficiência. In: Grupo de Estudos Linguisticos do Nordeste, 2016, Recife-PE. Livro de resumos do XXVI jornada do grupo de estudos Linguisticos do Nordeste. Recife/PE: Pipa Comunicação, 2016. v. 1. p. 927.

  • LIMA, E. S. ; NASCIMENTO, M. E. F. . Modos de subjetivação no espaço do saber: o discurso da inclusão e os efeitos de sentidos em reportagem da revista nova escola. In: Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino, 2016, Mossoró -RN. Anais do II Simpósio Nacional de Literatura, Linguística e Ensino. Mossoró: Editora da UERN, 2016. v. 1. p. 250-250.

  • LIMA, E. S. ; FEITOSA, A. J. C. . Mito ou verdade? Uma leitura discursiva do corpo com deficiência na ordem da Educação Inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, E. S. ; SÁ, C. A. A . Análise Linguística: a des(ordem) dos conteúdos no currículo de Língua Portuguesa no Ensino Médio. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • SANTOS, A. G. P. ; LIMA, E. S. . Regimes de veredicção e a construção de sentido: o corpo com deficiência na ordem do discurso da educação inclusiva. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. . Do acontecimento discursivo aos comentários na mídia: uma leitura discursiva das repercussões do tema do Enem/2017. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. ; SÁ, C. A. A . Uma análise discursiva sob o enfoque sistêmico-funcional: a charge como intervenção no ensino de Língua Portuguesa. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. G. P. . No espetáculo midiático: o efeito da autonomia na ordem do discurso da inclusão. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. G. P. . A Inscrição da formação docente na ordem do discurso da inclusão: efeitos de enunciados. 2016. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • LIMA, E. S. . O discurso da inclusão no espaço da atuação docente: uma análise discursiva das capas da revista Nova Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. . Análise do Discurso: breves considerações epistemológicas. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. G. P. . Posições discursivas entre o ser 'normal' e o ser 'diferente' no espaço do saber: modos de subjetivação da pessoa com deficiência. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. . Modos de subjetivação no espaço do saber: o discurso da inclusão e os efeitos de sentidos em reportagem da revista Nova Escola. 2016. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • MEDEIROS, A. S. ; LIMA, E. S. . Uma Análise Da Cor Branca Na Sugestão Poética De Cruz E Souza: Uma Análise Sintética Dos Poemas Lua E Sonho Branco.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. ; SANTOS, A. C. R. . A FONÉTICA E A FONOLOGIA: VARIAÇÕES E ANÁLISES LINGUISTICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • LIMA, E. S. . INTRODUTORES DO DISCURSO: A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO EM RESENHAS ACADÊMICAS. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

LIMA, E. S. ; FEITOSA, A. J. C. . Uma introdução a sociedade do espetáculo: mídia, discurso e poder. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

LIMA, E. S. ; FEITOSA, A. J. C. ; VIANA, J. G. . Introdução à análise do discurso: memória discursiva, interdiscurso e efeitos de sentidos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Discurso, parresia e subjetivação: a enunciação da verdade no contexto da educação superior e da formação docente, Descrição: Na égide da pesquisa linguística e com ancoragem teórica e metodológica na teoria da Análise do Discurso de vinculação francesa, esse projeto de pesquisa tem como objetivo investigar a produção de verdade e a constituição de regimes de veridicção no contexto da formação docente em Letras. Trata-se da proposta de problematizar, no escopo da historicidade do sentido enquanto efeito e do dizer na sua produtividade de falha e de deslize, o espaço de discursividade que atravessa e legitima o processo de formação docente em Letras e oportuniza discutir os modos pelos quais são subjetivados os sujeitos do ensino ? aluno e professor. Busca-se fazer uma leitura discursiva dos objetos reguladores ? normas, leis, decretos e resoluções ? e dos discursos de veridicção ? enunciados e acontecimentos ? que atravessam a oficialidade e buscam legitimar a prática e a formação docente em Letras... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Santos de Lima - Integrante / Antonio Genário Pinheiro dos Santos - Coordenador / Nívea Barros de Moura - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Grupo de Estudos do Discurso - GRED, Descrição: O Grupo de Estudos do Discurso - GRED (CAMEAM/DL/UERN), inserido no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UERN) contribui para que o ensino e a pesquisa do PPGL sejam, cada vez mais verticalizados. Sob esse foco, e tendo em vista os saberes lingüísticos da modernidde, é que os pesquisadores do GRED vêm participando em eventos, tais como: congressos (nacionais e internacionais), colóquios, seminários e outros. Além disso, vêm publicando textos de relevância acadêmica (artigos, livros, resenhas, etc) com o objetivo de apresentar e difundir os resultados de suas pesquisas, cujo corpus, com foco na Análise do Discurso, permitem (re)pensar os sentidos do discurso, a partir dos aspectos histórico, analítico-pragmático, político, social e ideológico-cultural... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Edson Santos de Lima - Coordenador / Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho - Integrante.

  • 2015 - 2016

    O ensino na interface da mídia e do discurso: implicações da leitura discursiva para formação docente em Letras, Descrição: Esse projeto está voltado para o processo de formação docente na graduação em Letras, sobretudo no que diz respeito à problematização do perfil de professor enquanto pesquisador. Tendo como objetivo explorar a produção do sentido considerando suas filiações e seus efeitos, essa proposta volta-se para a funcionalidade e relevância que os gêneros autênticos ocupam no processo de ensino-aprendizagem de língua bem como na formação do professor-pesquisador como personagem de decisão e de criticidade no espaço institucional, social, político e cultural contemporâneos. Trata-se da problematização acerca da produção e mobilização das dizibilidades midiáticas trazidas e potencializadas pelos meios de comunicação de massa que se impõem como instrumentos de aprendizagem, de ensino e de formação teórico-metodológica no espaço da formação docente. Dessa forma, esse projeto procura estabelecer uma investigação sobre o processo de leitura de materialidades divulgadas na mídia internacional e entender como tais recursos podem ser sistematizados e aplicados como ferramentas de ensino na graduação (Formação Docente) e na escola (Ensino Fundamental e Médio) considerando que tanto o professor em formação quanto o aluno devem exercitar sua autonomia de leitura, entendendo que qualquer manifestação de linguagem e sentido, seja ela textual, discursiva, imagética, permite múltiplas leituras mas nunca qualquer uma e diversos efeitos de sentido. A fundamentação desse projeto está na interface da teoria da Análise do Discurso de linha francesa, da Linguística e da Linguística Aplicada, o que se permite problematizar categorias como interdiscurso, memória discursiva, relação de poder, efeito de sentido, vontade de verdade, política, governamentalidade, sujeito, ensino, identidade, estereótipo, imagem social, espetacularização, saber, educação, dentre outras. Nesse ínterim, considerando a mídia como espaço de saber e de produção de verdade, como lugar de materialização de poder e como referencial constitutivamente sócio-político-cultural, objetiva-se investigá-la segundo a dimensão de uma leitura discursiva capaz de mobilizar o processo de fabricação da história, de produção de saber, de divulgação de verdades e, sobretudo, da relevância e essencialidade da mídia e dos textos/discursos por ela mobilizados para a educação, e para a vida cotidiana dos sujeitos sociais. As principais contribuições desse projeto são percebidas não só no questionamento do processo de formação do professor (Letras/Línguas) ao advogar sua autonomia de leitura e suas decisões em relação a, por exemplo, seleção de material de ensino e as opções metodológicas em sala de aula, mas também na possibilidade de entender o sentido nunca como um já-la, um dado a priori numa dimensão psicologizante mas, como uma produção, como o efeito de uma prática discursiva situada socialmente, filiada às tramas da história, da mídia, da política e da cultura. Portanto, trata-se da proposta de uma leitura discursiva das materialidades midiáticas, considerando o efeito pedagógico e de saber por elas mobilizadas, numa perspectiva investigativa que versa sobre a possibilidade de se enxergar a produção de sentido e de seus múltiplos e possíveis efeitos de sentido.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (3) . , Integrantes: Edson Santos de Lima - Integrante / Ana Rafaela Oliveira e Silva - Integrante / Jaqueline Galvão Pereira - Integrante / Antonio Genário Pinheiro dos Santos - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2017

Aprovação em 1 º Lugar no processo seletivo de Mestrado em Letras na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Programa de Pós-graduação em Letras -PPGL/UERN.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, CAMEAM/DLV/PPGL. , Br 405, Km 153, Arizona, 59900000 - Pau dos Ferros, RN - Brasil, Telefone: (84) 33512560, Ramal: 84, Fax: (84) 33513909, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2017 - Atual

    Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2014 - 2016

    Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (PIBID), Carga horária: 25

    Outras informações:
    O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas a alunos de licenciaturas participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Objetivos do Programa: Incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

  • 2014 - 2014

    Escola Estadual Angelita Félix Bezerra

    Vínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor do Ensino Médio

  • 2015 - 2015

    Escola Estaudal Angelita Félix Bezerra

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor do Ensino Médio Inovador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Língua Portuguesa Língua Inglesa 1º ano A, B, C e D

  • 2016 - 2016

    Escola Estadual Manoel Luis de Maria

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor de Língua Portuguesa, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Ensino Fundamental II Disciplina: Língua Portuguesa 6 ano A 7 ano A 7 ano B Disciplina: Língua Inglesa 6 ano A 7 ano A 7 ano B