Gabriela Dias Martins

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Católica de Brasília (2011). Especialista em Políticas Públicas para a Infância, Juventude e Diversidade pela Universidade de Brasília (2020). Atuou como Assessora Técnica no Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes - CECRIA (2012-2013). Coordenou o Setor de Profissionalização da Casa de Ismael - Lar da Crianças (2013-2015). Trabalhou como Assistente Social no Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte - PPCAAM/DF (2015-2017) e no Núcleo Técnico Federal do PPCAAM (2018 a 2021). Atualmente é Coordenadora Técnica do Núcleo Técnico Federal do PPCAAM.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Especialização em Especialização em Políticas Públicas para Infância, Juventude e Diversidade

2019 - 2020

Universidade de Brasília, UnB
Título: Reflexões sobre as múltiplas medidas de Acolhimento Institucional a Crianças e Adolescentes
Orientador: Benedito Rodrigues dos Santos

Graduação em Serviço Social

2007 - 2011

Universidade Católica de Brasília
Título: Recortes de Famílias: crianças e adolescentes com múltiplas medidas de acolhimento institucional
Orientador: Benedito Rodrigues dos Santos
Bolsista do(a): Programa Universidade para Todos, PROUNI, Brasil.

Formação complementar

2013 -

Extensão universitária em Programa Pós Afirmativas: Preparação para mestrado. (Carga horária: 240h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Mediação de Conflitos. (Carga horária: 36h). , Universidade Católica de Brasília, UCB/DF, Brasil.

2012 - 2012

Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. (Carga horária: 60h). , SEDH/PR, SEDH/PR, Brasil.

2011 - 2011

Prevenção ao uso indevido de drogas. (Carga horária: 120h). , Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

2010 - 2011

Direitos Humanos e Mediação de Conflitos. (Carga horária: 66h). , Secretaria Especial de Direitos Humanos, SEDH, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. 2019. (Encontro).

Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. 2018. (Encontro).

Encontro Nacional do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte. 2018. (Encontro).

As Configurações familiares de crianças e adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional. 2012. (Outra).

Oficina de Construção de Carta Compromisso para os candidatos ao cargo de prefeitos e prefeitas ? Criança e Adolescente, prioridade absoluta..Construção conjunta de Carta Copromisso para os Candidatos às Prefeituras. 2012. (Oficina).

Oficina Nacional: O impacto das Grandes Obras na Violação dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.Construção de Agenda das Redes Nacionais de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes em função dos Grandes Eventos e Obras. 2012. (Oficina).

Seminário Direitos em Pauta: Imprensa, Agenda Social e Adolescentes em Conflito com a Lei. 2012. (Seminário).

Congresso Internacional Psicossocial Jurídico. 2009. (Congresso).

IV Semana de Serviço Social da Universidade Católica de Brasília.Oficina de Formação Profissional e Movimento Estudantil de Serviço Social. 2009. (Seminário).

Comissão julgadora das bancas

Benedito Rodrigues dos Santos

SANTOS, Benedito R. Dos; Lins, Cilene B.; BRANDAO, S. N.. Recortes de famílias de crianças e adolescentes com multiplas medidas de acolhimento institucional em processos judiciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília.

Benedito Rodrigues dos Santos

SANTOS, Benedito R. Dos; Lins, Cilene B.; BRANDAO, S. N.. Retratos de Famílias de Crianças e adolescentes com múltiplas medidas de acolhimento intitucional em processos judiciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília.

Cilene Sebastiana da Conceição Braga

BRAGA, C. S. C.; SANTOS, Benedito Rodrigues; BRANDÃO, Shyrlene Nunes. Recortes de Famílias de Crianças e Adolescentes com múltiplas medidas de acolhimento institucional em processos judiciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília.

Shyrlene Nunes Brandão

SANTOS, B. R.; LINS, C. S. B.;BRANDÃO, S. N.. Recortes de famílias de crianças e adolescentes com múltiplas medidas de acolhimento institucional em processos judiaciais. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília.

Foi orientado por

Benedito Rodrigues dos Santos

Recortes de famílias de crianças e adolescentes com multiplas medidas de acolhimento institucional em processos judiciais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Benedito Rodrigues dos Santos;

Benedito Rodrigues dos Santos

Crianças e adolescentes em acolhimento institucional no DF: Estudo das condições familiares, institucionais e sociais; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Serviço Social) - Universidade Católica de Brasília; Orientador: Benedito Rodrigues dos Santos;

Histórico profissional

Experiência profissional

2011 - 2012

Centro Olímpico de São Sebastião

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

2010 - 2011

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

Outras informações:
Acompanhamento de Estudos Psicossociais em conjunto com o Assistente Social; participação nas perícias sociais (visitas domiciliares, visitas institucionais, entrevistas individual e familiar, acompanhamento da família); encaminhamento dos sujeitos atendidos à rede social; elaboração de relatórios de procedimentos; elaboração de versões preliminares de relatórios e pareceres técnicos; realização de estudo de caso.

2009 - 2010

Tribunal de Justica do Distrito Federal

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Serviço Social, Carga horária: 20

2012 - 2013

Centro de Referências, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Assessoria Técnica, Carga horária: 30

Outras informações:
Atuação em espaços de mobilização, articulação e controle social junto aos setores da sociedade civil mobilizados pela defesa dos direitos do segmento infanto-juvenil no âmbito distrital e nacional, para a construção de alternativas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e de relações sem violência pela construção de uma cultura de paz; planejamento, organização e execução de ações de capacitação no campo de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes e promoção da cidadania; colaboração nas pesquisas e ações das temáticas supracitadas; contribuição no funcionamento da Rede de Informações sobre Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes - RECRIA; assessoramento ao público; desenvolvimento de projetos para captação de recursos junto à equipe; representação da Organização em reuniões das Redes pela defesa de direitos de crianças e adolescentes; supervisão das estagiárias de Serviço Social; atuação como ponto focal do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual no Distrito Federal; participação da construção da agenda de enfrentamento à violência sexual e promoção dos direitos de crianças e adolescentes do Distrito Federal.

2008 - 2009

Centro de Referências, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária de Serviço Social, Carga horária: 20

2013 - 2015

Casa de Ismael - Lar da Criança

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Setor de Profissionalização, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Coordenação geral do Programa de Jovem Aprendiz da Casa de Ismael ? Lar da Criança. Realização do planejamento, execução e avaliação do Programa. Sensibilização e articulação das empresas para parceria com o Programa. Reuniões com as empresas parceiras. Realização de estudos socioeconômicos das famílias dos adolescentes e encaminhamento para contratação. Acompanhamento dos adolescentes junto às empresas em que atuavam. Apoio e orientação sociofamiliar para encaminhamento e atendimento pelos serviços da rede. Acompanhamento dos adolescentes e jovens durante o período de aprendizagem. Mediação de conflitos. Acompanhamento dos adolescentes em acolhimento institucional no espaço de profissionalização. Supervisão de estagiários em Serviço Social. Planejamentos de cursos profissionalizantes de auxiliar administrativo, informática, auxiliar de serviços bancários e repositor de mercadorias para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. Planejamento das atividades junto à equipe que ministrava as dos cursos. Representante da Instituição no Forum de Direitos das Crianças e Adolescentes do DF.

2015 - 2017

Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte/ DF

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Realização de estudos de caso avaliativos. Elaboração de relatórios técnicos transdisciplinates, de estudos socioeconômicos, de Plano Individual de Atendimento ? PIA e de Plano Familiar de Atendimento - PFA junto aos sujeitos atendidos. Implementação de PIA e PFA, bem como de acompanhamento das famílias e orientações para acesso à rede de serviços públicos e socioassistenciais. Planejamento junto às famílias sobre a gestão dos recursos financeiros. Atualização de planilhas de dados referentes à proteção. Realização de supervisão de estagiários em serviço social.

2022 - Atual

Núcleo Técnico Federal do PPCAAM

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora Técnica, Carga horária: 40

Outras informações:
O Núcleo Técnico Federal do Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte é executado pela OnG Centro Popular de Formação da Juventude em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

2017 - 2018

Espaço de Cidadania do Cetro de Integração Empresa Escola do DF

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Assistente Social, Carga horária: 30

Outras informações:
Se trata de um Serviço de Convivência para adolescentes de 12 a 17 anos.