Thársia Girardi Carpanez

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Psicóloga graduada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Foi bolsista de iniciação científica e membro do Núcleo de Historia e Filosofia da Psicologia (NUHFIP) e do Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social (NEVAS) do Departamento de Psicologia da UFJF. Participou como membro da Associação Juizforana de Estudantes de Psicologia nas gestões 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014. Realizou intercâmbio institucional no Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em Lisboa-Portugal no segundo semestre de 2015.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Psicologia

2017 - 2019

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Analise dos Comportamentos de Segurança em Ansiosos Sociais submetidos à Terapia Cognitiva Comportamental Grupal,Ano de Obtenção: 2019
Orientador: Lélio Moura Lourenço
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Transtorno de Ansiedade Social; Comportamentos de Segurança; Terapia Cognitiva Comportamental; Intervenção Grupal.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Psicologia

2011 - 2016

Universidade Federal de Juiz de Fora
Título: Violência entre parceiros íntimos e uso de álcool: Estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MG
Orientador: Lélio Moura Lourenço

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2014 - 2014

A emoção em Terapia Cognitivo Comportamental. (Carga horária: 4h). , Sociedade Educacional Razão LTDA., CURSO RAZÃO, Brasil.

2014 - 2014

Introdução à Psicologia da Morte. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2013 - 2013

Experimentos mentais em filosofia. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Aprox, entre a Teoria da Seleção Natural de Darwin e o Behav. de Skinner. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Uma introdução ao Psicodrama de J.L. Moreno. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

2012 - 2012

Metodologia de Pesquisa em Historia e Filosofia da Psicologia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

CARPANEZ, T. G. . VII Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XI Encontro Juizforano de Psicologia. 2014. (Congresso).

CARPANEZ, T. G. . II Congresso Internacional de Psicologia, VI Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e X Encontro Juizforano de Psicologia. 2013. (Congresso).

CARPANEZ, T. G. . Seminário de Psicologia do Esporte. 2012. (Outro).

CARPANEZ, T. G. . I Congresso Internacional de Psicologia, V COngresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e XI Encontro Juizforano de Psicologia. 2012. (Congresso).

CARPANEZ, T. G. . IV Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VIII Encontro Juizforano de Psicologia. 2011. (Congresso).

CARPANEZ, T. G. . III Congresso de Psicologia da Zona da Mata e Vertentes e VII Encontro Juizforano de Psicologia. 2010. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

V Congresso Ibero-Americano e LusoBrasileiro de Psicologia da Saúde e no I Congresso Promoção da Saúde e do Bem-Estar no Ensino Superior. ?Avaliação de eficácia da psicoterapia cognitiva comportamental em grupo de ansiosos sociais e caracterização dos comportamentos de segurança. 2019. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. PERSPECTIVA COGNITIVO COMPORTAMENTAL ACERCA DA VIVÊNCIA DO GRUPO DE TÍMIDOS. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. COMPORTAMENTOS DE SEGURANÇA EM ANSIOSOS SOCIAIS SUBMETIDOS À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DE GRUPO. 2018. (Congresso).

V Congresso Brasileiro Psicologia: Ciência e Profissão. 2018. (Congresso).

XI Congresso Brasileiro de Terapias Cognitivas. 2017. (Congresso).

Workshop em Terapia do Esquema: Ferramentas e Estratégias Terapêuticas. 2016. (Outra).

I Encontro de Psicologia Social e Clinica - EnPSoC. 2014. (Simpósio).

III Seminário Integrado da Psicologia-VII Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano-VI Encontro de Historia e Filosofia da Psicologia- V Colóquio de Psicologia Social e Políticas Públicas. 2014. (Seminário).

Historia e Filosofia da Terapia Cognitiva. 2013. (Outra).

VI Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano - V Encontro de Historia e Filosofia da Psicologia - IC Coloquio de Psicologia Social e Políticas Públicas. 2013. (Simpósio).

V Simpósio de Psicologia e Desenvolvimento Humano - VI Encontro de Historia e Filosofia da Psicologia - III Coloquio de Psicologia Social e Políticas Públicas. 2012. (Simpósio).

I Ciclo de Palestras PET. 2011. (Outra).

Simpósio Junguiano de Juiz de Fora: Diálogos Interdisciplinares - Homenagem aos 50 anos da morte de J. 2011. (Simpósio).

III Congresso Psicologia: Ciência e Profissão. 2010. (Congresso).

Semana do Psicólogo. 2010. (Outra).

XI Seminário de Pesquisa. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rodrigo da Cunha Teixeira Lopes

Lopes, R. T.Lourenço, L. M.; Castaon, G. A.. Análise dos comportamentos de segurança em ansiosos sociais submetidos à terapia cognitivo-comportamental. 2019. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Carla Ferreira de Paula Gebara

GEBARA, C.F.P.LOURENCO, L. M.. VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS E USO DE ÁLCOOL: ESTUDO QUALITATIVO COM MULHERES DA CIDADE DE JUIZ DE FORA-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Luciana Xavier Senra

Lourenço, L.M.SENRA, L. X.Gebara, C F P. VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS E USO DE ÁLCOOL: ESTUDO QUALITATIVO COM MULHERES DA CIDADE DE JUIZ DE FORA-MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Lélio Moura Lourenço

LOURENÇO, L.M.; LOPES, R. DA C. T.; Castaon, G. A.. ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS DE SEGURANÇA EM ANSIOSOS SOCIAIS SUBMETIDOS À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DE GRUPO. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

GUSTAVO ARJA CASTAÑON

Lourenço, L.; Lopes, R.;CASTAON, Gustavo Arja. ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS DE SEGURANÇA EM ANSIOSOS SOCIAIS SUBMETIDOS À TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL DE GRUPO. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Saulo de Freitas Araújo

Fundamentos Filosóficos da Psicologia Contemporânea; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Pró Reitoria de Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora; Orientador: Saulo de Freitas Araujo;

Lélio Moura Lourenço

As crenças cognitivas e suas relações com o Transtorno de Ansiedade Social; Início: 2019; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CARPANEZ, T. G. ; LOURENCO, L. M. ; BHONA, F. M. C. . Violência entre parceiros íntimos e uso de álcool: estudo qualitativo com mulheres da cidade de Juiz de Fora-MG. PESQUISAS E PRÁTICAS PSICOSSOCIAIS , v. 14, p. 1-18, 2019.

  • CARPANEZ, T. G. . ?Desempenho acadêmico e profissional: Quando a ansiedade atrapalha?. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • CARPANEZ, T. G. ; Basdão, M. H. ; BHONA, F. M. C. ; GEBARA, C. F. P. ; LOURENCO, L. M. . Violencia entre parceiros íntimos: estudo longitudinal e qualitativo com mulheres em Juiz de Fora/MG.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GEBARA, C. F. P. ; BHONA, F. M. C. ; CARPANEZ, T. G. ; LOURENCO, L. M. ; VIEIRA, M. T. ; FERRI, C. P. ; NOTO, A. R. . Associação entre consumo de álcool e violência entre parceiros íntimos: análises preliminares de um levantamento domiciliar na cidade de Juiz de Fora. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEBARA, C. F. P. ; BHONA, F. M. C. ; LOURENCO, L. M. ; CARPANEZ, T. G. ; VIEIRA, M. T. ; NOTO, A. R. . Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álcool entre mulheres: resultados parciais de um levantamento domiciliar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GEBARA, C. F. P. ; BHONA, F. M. C. ; CARPANEZ, T. G. ; NOTO, A. R. ; LOURENCO, L. M. ; VIEIRA, M. T. . Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álcool entre mulheres. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

CARPANEZ, T. G. ; CARPANEZ, T. G. . ?O Transtorno de Ansiedade Social em uma perspectiva cognitivo- comportamental: características, fatores de manutenção e tratamento em grupo?. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2015

    VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS: ESTUDO LONGITUDINAL E QUALITATIVO COM MULHERES EM JUIZ DE FORA/MG, Descrição: Estudo de investigação longitudinal e qualitativa com mulheres envolvidas em episódios de violência física entre parceiros íntimos. As manifestações da violência entre parceiros íntimos são múltiplas e prevalentes em diversas culturas, sendo consideradas atualmente como problema de saúde pública, destacando a importância de que sejam investigados, além da ocorrência dos comportamentos violentos, as motivações e circunstâncias que envolvem tais condutas... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thársia Girardi Carpanez - Integrante / Carla Ferreira de Paula Gebara - Integrante / Fernanda Monteiro de Castro Bhona - Integrante / Lélio Moura Lourenço - Coordenador / Marcel de Toledo Vieira - Integrante / Ana Regina Noto - Integrante.

  • 2013 - 2014

    Fundamentos Filosóficos da Psicologia Contemporânea, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Thársia Girardi Carpanez - Coordenador / Saulo de Freitas Araujo - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álcool entre mulheres: efetividade de uma Intervenção breve em ambiente domiciliar, Descrição: Este projeto tem por objetivo estudar o consumo de bebidas alcoólicas entre mulheres e sua relação com padrões de violência doméstica, assim como avaliar o impacto de uma intervenção breve na modificação desses comportamentos, a partir de uma amostra comunitária. Para tanto, a pesquisa será dividida em dois estudos. O Estudo 1 terá um caráter observacional transversal, a ser realizado por meio de uma amostragem domiciliar entre mulheres adultas (cálculo amostral estimado em 1600 mulheres), para levantamento do consumo de risco e padrões de violência. O Estudo 2, a ser realizado a partir de casos detectados no Estudo 1, se caracterizará como ensaio clínico aleatório, tendo como principal objetivo a avaliação do impacto de uma intervenção breve a ser realizada em mulheres que apresentarem consumo de risco de bebidas alcoólicas, divididas em grupo tratado GT e grupo controle GC (cerca de 73 casos em cada grupo). Para a coleta dos dados, será utilizado um questionário sócio demográfico, além de outros 3 instrumentos padronizados: o AUDIT (usado para investigar problemas relacionados ao uso do álcool); a CTS2 e a CTSPC, ambos utilizados para a obtenção de informações sobre violência entre casais e entre pais e filhos, respectivamente. Para as análises dos dados do Estudo 1, serão utilizados os testes de Qui-quadrado, t de Student, análise de variâncias (ANOVA) e Modelo de regressão multinomial. No Estudo 2, será utilizada Análise de variâncias com medidas repetidas com dois fatores fixos (GC ou GT e bairro) e interação. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Thársia Girardi Carpanez - Integrante / Carla Ferreira de Paula Gebara - Integrante / Fernanda Monteiro de Castro Bhona - Integrante / Lélio Moura Lourenço - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2016 - Atual

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio em Psicologia Clínica, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio em Psicologia Clínica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Supervisor: Prof(a). Dr(a). Laisa Marcorela Andreoli Sartes

2015 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia Clínica, Carga horária: 8

Outras informações:
Estágio em Psicologia Clínica da Universidade Federal de Juiz de Fora. Supervisor: Prof(a) Dr(a). Laisa Marcorela Andreoli Sartes

2015 - 2015

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Projeto de pesquisa de iniciação científica em Psicologia Social. Tema: VIOLÊNCIA ENTRE PARCEIROS ÍNTIMOS: ESTUDO LONGITUDINAL E QUALITATIVO COM MULHERES EM JUIZ DE FORA/MG. Orientadora: Fernanda Monteiro de Castro Bhona / Co-orientador: Lélio Moura Lourenço

2013 - 2014

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de pesquisa de iniciação científica em História e Filosofia da Psicologia. Tema: "Fundamentos Filosóficos da Psicologia Contemporânea". Orientador: Prof. Dr. Saulo de Freitas Araujo

2011 - 2013

Universidade Federal de Juiz de Fora

Vínculo: Bolsista Voluntária, Enquadramento Funcional: Bolsista Voluntária em Iniciação Científica, Carga horária: 12

Outras informações:
Projeto de Iniciação Científica em Psicologia Social. Tema: "Avaliação dos padrões de violência doméstica e de consumo de álcool entre mulheres: efetividade de uma Intervenção breve em ambiente domiciliar" Orientadora: Carla Ferreira de Paula Gebara/ Co-orientador: Lélio Moura Lourenço

2014 - 2014

Casa da Mulher Centro de Referência - Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estagiária em Psicologia Organizacional, Carga horária: 4

Outras informações:
Estágio em Psicologia Organizacional e do Trabalho na Casa da Mulher - Centro de Referência - Juiz de Fora, MG. Supervisor: Prof. Dr. Luiz Gibier