Carlos Sandroni

Possui graduação em Bacharelado Em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1987) e doutorado em Musicologie - Universite de Tours (Universite Francois Rabelais) (1997). Atualmente é colaborador da Universidade Federal da Paraíba e professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de Artes e Antropologia, com ênfase em Etnomusicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: etnomusicologia, samba, cultura popular, patrimônio imaterial e música popular brasileira.

Informações coletadas do Lattes em 09/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Musicologie

1991 - 1997

Universite de Tours (Universite Francois Rabelais)
Título: Transformations de la samba à Rio de Janeiro, 1917-1933
Orientador: Jean-Michel Vaccaro
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Etnomusicologia; Samba; Sociologia da música.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música / Especialidade: Musicologia.

Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)

1982 - 1987

Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro
Título: Um sabor de Joana d'Arc: Cultura e política em Mário de Andrade,Ano de Obtenção: 1987
Orientador: César Guimarães
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Modernismo; cultura brasileira; Pensamento social.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Bacharelado Em Sociologia

1977 - 1981

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Etnomusicologia.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Musicologia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Cultura Popular.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Educação Musical.

    Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Música/Especialidade: Composição Musical.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SANDRONI, CARLOS ; REILY, S. A. ; FERREIRA, G. A. A. . Jornadas de Etnomusicologia - ABET Nordeste. 2018. (Outro).

SANDRONI, C. . I Encontro da Associação Brasileira de Etnomusicologia. 2002. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia. Antropologia da Dança: Abordagens Teóricas e Experiências Etnocoreográficas. 2017. (Congresso).

Society for Ethnomusicology 2016 Annual Meeting. Safeguarding Music and Dance as ICH: Brazil, 2000-2015. 2016. (Congresso).

Café Acadêmico - IEB.A patrimonialização de expressões musicais no Nordeste, 2004-2014. 2015. (Encontro).

Conferência no "Brazil Initiative" da Universidade de Wisconsin em Madison.On writing songs in South Eastern Brazil, 1980-1990. 2015. (Encontro).

I Jornada de Estudos Interdisciplinares sobre Música.Pesquisa empírica: campo e arquivo. 2015. (Simpósio).

Latin American Research Forum - El Foro.Music and Intangible Heritage in Brazil. 2015. (Encontro).

Seminário de Improvisação Musical Brasileira.Alternativas para o mercado musical. 2015. (Seminário).

Sincopação do mundo: dinâmicas da cultura e da música."Ritmos, natureza e sociedade". 2015. (Seminário).

VII Encontro Nacional de Etnomusicologia. A Etnomusicologia face aos desafios das Humanidades Digitais. 2015. (Congresso).

Seminário do LETRA: Lições da tradição: território, cultura e identidade.As antropologias e as políticas do patrimônio: cognição, educação e mediação no reconhecimento de bens culturais. 2014. (Simpósio).

El tango ayer y hoy.Ernesto Nazareth e o tango brasileiro. 2013. (Simpósio).

Encontro Internacional sobre Imaginários Sonoros.Imaginários sonoros na abertura do carnaval de Recife e no pôr-do-sol da praia do Jacaré (Cabedelo, PB). 2013. (Simpósio).

I Simpósio Internacional Música e Ciências Sociais.Música popular e metodologias de pesquisa. 2013. (Simpósio).

Meeting of the British Forum for Ethnomusicology. How has ethnomusicology confronted the challenge of the digital age?. 2013. (Congresso).

Rencontres d'Ethnomusicologie.Les politiques pour le PCI au Brésil. 2013. (Simpósio).

Seminário Internacional em Memória e Patrimônio.Patrimonialização de 'formas de expressão' musicais na região Nordeste. 2013. (Simpósio).

90 Anos da Semana de Arte Moderna: debates.Erudita, comercial, tradicional: debates sobre a música brasileira. 2012. (Seminário).

A antropologia vai aos museus/Os museus vão à antropologia.Música e performance. 2012. (Seminário).

Ciclo de Debates sobre Cultura Popular, Museus e Acervos Áudio Visuais e Documentais.Música e memória: o papel dos arquivos. 2012. (Seminário).

Congresso da ANPPOM. Políticas de fomento à produção e circulação do conhecimento na área de Música. 2012. (Congresso).

Encontro Regional Norte/Nordeste da ABET.Interfaces e diálogos da Etnomusicologia com outras áreas. 2012. (Encontro).

II Simpósio Nacional de Musicologia/IV Encontro de Musicologia Histórica.Musicologia e Diversidade Cultural. 2012. (Simpósio).

Journées d'Etude Internationales "Patrimonalisation et Identités Musicales".Session 4: Réunion/Afriques/Caraïbes. 2012. (Simpósio).

Música em contexto (série de conferências).Samba de roda como patrimônio imaterial. 2012. (Outra).

Patrimônio, memória e identidade negra.Mediação institucional em comunidades tradicionais. 2012. (Encontro).

Reunião Brasileira de Antropologia. Manuel Diégues Júnior - Antropólogo, Folclorista, Servidor Público. 2012. (Congresso).

The Politics of Property and Archives in Brazil, the US, and Columbia Universityiyy.Whose music is it, anyway?. 2012. (Simpósio).

III Encontro de Estudos da Palavra Cantada.Vocalidade e Processos Sociais I. 2011. (Seminário).

V Encontro Nacional da Assoc. Bras. de Etnomusicologia. Tradicionalidade e suas controvérsias no maracatu de Recife. 2011. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Folclore. A música tradicional em todos os tons. 2011. (Congresso).

Rethinking Race and Ethnicity in Brazilian Music: 1600-present.Samba and the Race Issue in Brazil. 2010. (Seminário).

Reunião Brasileira de Antropologia. Etnomusicologia como Antropologia e como Folclore. 2010. (Congresso).

40th World Conference of the International Council for Traditional Music. Safeguarding Samba de Roda: Reflecions and Music and Intangible Heritage. 2009. (Congresso).

Sociology of Music: Tendencies, Issues, Perspective.Sessão 7 (Plenária). 2009. (Seminário).

American Historical Association 123 Annual Meeting. Searching for the sounds of a nation: Music and national identity in Brazil and the United States. 2008. (Congresso).

Ciclo Memória e Informação - Casa Rui Barbosa.A Missão de 1938 em Pernambuco: Memória e Presença. 2006. (Outra).

Encontro Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical.Educação Musical e Políticas Públicas. 2006. (Encontro).

II Encontro de Estudos da Palavra Cantada.Formas rituais da palavra cantada: perspectivas etnomusicológicas. 2006. (Encontro).

III Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET).Cantos do xangô de Recife, 1938-2006. 2006. (Encontro).

IV Festival Recifense de Literatura.Há poesia no Frevo?. 2006. (Outra).

Oficina de Escuta para Fomento, Difusão e Representação das Culturas Populares.Cultura, Cicuito de Difusão e Mercado. 2006. (Oficina).

O Legado do Departamento de Cultura - Prefeitura de São Paulo, IEB-USP.Formação e criação do Departamento de Cultura. 2006. (Outra).

Samba de Roda - Patrimônio da Humanidade.Samba de roda, patrimônio cultural brasileiro e obra prima do patrimônio imaterial da humanidade. 2006. (Seminário).

Seminário Registros do Passado (UFPE, Dep.de Ciência da Informação).Problemas dos acervos sonoros e musicais. 2006. (Seminário).

XV Encontro Anual da ABEM.Fórum 3: A Educação Musical no cenário político-educativo brasileiro e seus principais impactos na sociedade. 2006. (Encontro).

Congresso da ANPPOM. Fórum Musicologia/Etnomusicologia. 2005. (Congresso).

Direito Autoral de Imagem, Som e Produção do Conhecimento - Dep. de Antropologia, USP.Música e propriedade intelectual. 2005. (Simpósio).

Forum de Cinema e Antropologia.A produção e o uso de documentos audiovisuais em políticas de cultura: experiências e perspectivas. 2005. (Outra).

I Fórum Nordeste da Associação Brasileira de Etnomusicologia.Música Tradicional de Pernambuco e Paraíba. 2005. (Outra).

IV Encontro Internacional sobre Línguas e Culturas Macro-Jê.Torés Pankararu ontem e hoje. 2005. (Encontro).

Seminário Nacional de Políticas Públicas sobre Cultura Popular.Cultura Popular, Difusão e Mercado. 2005. (Seminário).

Society for Ethnomusicology 50 Annual meeting. Ethnomusicology and Social Movements. 2005. (Congresso).

Society for Ethnomusicology 50 Annual Meeting. Brazil: identity, politics, resistence. 2005. (Congresso).

V Feira de Qualidade de Vida.Música Tradicional de Pernambuco e Musicalização com os Mestres do Sertão de PE. 2005. (Outra).

4° festival folclórico de Santa Rosa - TO.4° festival folclórico de Santa Rosa - TO. 2004. (Outra).

II Encontro Nacional da ABET.Propriedade intelectual, registros e patrimônio imaterial. 2004. (Encontro).

II Encontro Nacional da Ass. Bras. de Etnomusicologia.O lugar do Etnomusicólogo. 2004. (Encontro).

II Encontro nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia.A ABET e as políticas públicas de salvaguarda do Patrimônio Imaterial. 2004. (Encontro).

Propriedade Intelectual e Patrimônio Cultural. Registros sonoros(gravações) como revitalização, fortalecimento e resgate cultural. 2004. (Congresso).

V Congresso Latino-Americano do IASPM. Música Popular na América Latina. 2004. (Congresso).

Dia da Música.Palestra sobre Música Popular Brasileira. 2003. (Outra).

Patrimonio Cultural e Identidade Nacional.Cultura popular: questionamentos, história e identidade nacional. 2003. (Seminário).

Projeto Encontros de História.Ciclo de debates: Visões de História - Música. 2003. (Outra).

Semana da Musica.Ari Barroso e as transformacoes do samba carioca. 2003. (Outra).

Seminário Pernambucano sobre Cultura Imaterial.Dilemas e perspectivas da cultura imaterial no Brasil. 2003. (Seminário).

Simpósio Brasileiro de Musicoterapia.Etnomusicologia e Musicoterapia: um diálogo possível. 2003. (Simpósio).

VIII ABANNE - Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.VIII ABANNE. 2003. (Encontro).

VIII ABANNE - Reunião de Antropólogos do Norte e Nordeste.Tempos cruzados - registro da missão de pesquisas folclóricas. 2003. (Outra).

XI Bienal Internacional do Livro.Literatura dá samba?. 2003. (Outra).

Encontro Nacional da ABEM.Curso de Introducao à Etnomusicologia. 2002. (Encontro).

I Encontro Nacional da Associacao Brasileira de Etnomusicologia.Gravacoes multipistas de musica tradicional. 2002. (Encontro).

O samba em debate.Construindo o paradigma do Estacio. 2002. (Simpósio).

X CONIC - Congresso de Iniciação Científica. X CONIC - Congresso de Iniciação Científica. 2002. (Congresso).

XI Encontro Nacional da ABEM.curso de Etnomusicologia e Educação Musical. 2002. (Encontro).

36 Congresso do International Council for Traditional Music. 36 Congresso do ICTM. 2001. (Congresso).

Colóquio de Pós-Graduação em Música da UNIRIO.Colóquio da Pós-Graduação em Música da UNIRIO. 2001. (Seminário).

Decantando a República.Decantando a República. 2001. (Seminário).

Encontro Nacional de Pesquisadores de Música Popular Brasileira.Encontro Nacional de Pesquisadores de Música Popular Brasileira. 2001. (Encontro).

Patrimônio Cultural e Identidade Naciona.Patrimônio Cultural e Identidade Nacional. 2001. (Seminário).

SEBRAE - Pequenas Empresas com a Cara do Brasil.SEBRAE - Pequenas Empresas com a Cara do Brasil. 2001. (Outra).

XIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música.XIII Encontro Nacional da ANPPOM. 2001. (Encontro).

Currículo, Cultura e Sociedade.IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical. 2000. (Seminário).

I Congresso de Humanidades. I Congresso de Humanidades da UFPR. 2000. (Congresso).

Le Colloque "Musique dans la rue".Le defilé dans la ville: le Carnaval à Rio de Janeiro et à Recife. 2000. (Outra).

Le Défilé dans la Ville: Musiques de Carnaval à Recife et à Rio de Janeiro.Colóquio Musiques dans les Rues. 2000. (Seminário).

Ritmo Melódico nos Bambas do Estácio.I Encontro de Estudos sobre a Palavra Cantada. 2000. (Seminário).

VI Reunião Regional Norte-Nordeste da Associação Brasileira Antropologia.VI Reunião Regional Norte-Nordeste da ABA. 1999. (Seminário).

Musicologia, A Pesquisa e A Criação.Musicologia, A Pesquisa e A Criação. 1998. (Seminário).

Seminário Internacional 500 Anos do Descobrimento.Seminário Internacional 500 Anos do Descobrimento. 1998. (Seminário).

Encontro da Cultura Brasileira.Encontro da Cultura Brasileira. 1997. (Seminário).

VI Congresso Mundial de Musicoterapia.VI Congresso Mundial de Musicoterapia. 1990. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Guilherme Carréra Campos Leal

SANDRONI, C.; CARREIRO, R. O. D.; MELO, C. T. V.. Do questionamento ao aplauso: o lugar do documentário brasileiro contemporâneo sobre samba. 2015. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luca Bezerra Dias

SANDRONI, C.RAMALHO, G.. Levantamento, representação e análise computacional de hipóteses sobre frases percussivas. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marcela Monteiro Rabelo

SANDRONI, CARLOS; ALBERNAZ, L. S. F.; AMORIM, L. S.. Cortejando pela rua, cortejado pelo palco: Llamadas da dança no candombe uruguaio. 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paul Henrique Lopes de Alcântara

SANDRONI, C.; LUHNING, A.; SATOMI, A. L.. Na batida do baião: o cavalo-marinho no terreiro da família Teles em Condado. 2014. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Nilza Maria Pacheco Borges

LIMA, M. A. C.;SANDRONI, CARLOS; FERNANDES, D. C.. Trajetórias do Sagrado no canto coral das lavadeiras de Almenara: cultura, religião popular, mídia e ?show-business?. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: BRUNA QUEIROZ PRADO

MORELLI, R. C. L.;SANDRONI, C.; KOFES, S.. A passagem de Geraldo Filme pelo samba paulista: narrativas de palavras e música. 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Marta Sanchis Clemente

SANDRONI, C.; SALLES, S. G.; QUEIROZ, L. R. S.. Aprendendo música como tupynambá: estudo sobre os processos de transmissão musical numa 'tribo indígena carnavalesca' no bairro Mandacaru (João Pessoa-PB). 2013. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Leilane Nascimento

ALBERNAZ, L. S. F.;SANDRONI, C.; CHIANCA, L. O.. Crianças brincantes: sentido de continuidade das quadrilhas juninas (Região Metropolitana do Recife). 2013. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Lanna Patricia Marques do Nascimento

ASSUNCAO, L. C.;SANDRONI, C.; CORADINI, L.. Vem ouvir o verso do teu cantador: amos cantadores e toadas no boi-bumbá Caprichoso (Belém, PA). 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Cosme José Marques da Silveira

PINTO, D. S.;SANDRONI, C.. O músico e sua ópera ? Narrativas, memórias e identidades de músicos. 2012. Dissertação (Mestrado em Memória Social) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Déborah Gwendolyne Callender França

SANDRONI, C.; GUILLEN, I. C. M.. Quem deu a ciranda a Lia? A história das mil e uma Lias da ciranda (1960-1980). 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luana Zambiazzi dos Santos

SANDRONI, C.; LUCAS, M. E.. A Casa Eléctrica e as primeiras gravações fonográficas no Sul do Brasil. 2011. Dissertação (Mestrado em Pós Graduação em Música Mestrado e Doutorado UFRGS) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Aluno: Dídimo Vieira de Araújo Junior

RAMALHO, G.SANDRONI, C.. Bleem Bloom: um ambiente para Musicologia assistida por computador. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Erihuus de Luna Souza

SATOMI, A. L.;SANDRONI, C.; CAJAZEIRA, R. C. S.. Pra ver a banda passar. 2010. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Raphael Freire de Oliveira Holanda

RAMALHO, G.SANDRONI, C.. EXPRESSIVIDADE MUSICAL NA BOSSA NOVA: ANÁLISE E SÍNTESE DE MICROANDAMENTO E MICRODINÂMICA. 2010. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Elisa Paiva de Almeida

SANDRONI, CARLOS; ASSUNCAO, L. C.; Pereira, Edmundo. Embolada e outras coisas do folclore tulusano: a experiência da associação escambiar em Toulouse-França. 2010. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: PABLO GARCIA

SANDRONI, C.. MODERNIZEI MEU CHORO SEM DESCUIDAR DO ROTEIRO TRADICIONAL: TRADIÇÃO E INOVAÇÃO EM K-XIMBINHO. 2009. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade de Brasília.

Aluno: PAULO ORGÉRIO COSTA DE OLIVEIRA

TROTTA, F.;SANDRONI, C.. AO SOM DA RADIOLA DANÇANDO BEM JUNTINHO: CONFIGURAÇÕES E IDENTIDADES DO REGGAE MIDIÁTICO EM S. LUÍS. 2009. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Eduardo Antonio Duque

ARAUJO, S. M.;SANDRONI, C.; Silva, J. A. S.. O pulo do gato: reflexões de um pesquisador nativo sobre uma escola de samba carioca. 2007. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Pires Rosse

MARTINEZ, R.;SANDRONI, C.. Explosion des Xunim: rituels et socio-cosmologie chez les Maxacali (MG, Brésil). 2007. Dissertação (Mestrado em Musique) - Université Paris 8 - Vincennes-Saint-Denis.

Aluno: Lucia Pompeu de Freitas Campos

PALOMBINI, C. V. L.;SANDRONI, C.; LUCAS, G.; FEICHAS, H.. Tudo isso junto de uma vez só: o forró, o choro e as bandas de pífano na música de Hermeto Paschoal. 2006. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Laila Andresa Cavalcanti Rosa

SANDRONI, C.; LUHNING, A.; CHADA, S.. Epahei Iansã! Música e resistência na Nação Xambá - uma história de mulheres. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ligia Cristina de Morais Bezerra

SANDRONI, C.; COSTA, N. B.. Tropicalismos na MPB: um olhar interdiscursivo sobre a Tropicália e a geração de 90. 2005. Dissertação (Mestrado em Lingüística) - Universidade Federal do Ceará.

Aluno: Ana Luíza de Menezes Delgado

SANDRONI, C.; FERRETTI, S.; ATHIAS, R.. Só precisa rebolar? Uma etnografia do Cacuriá. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Paulo Marcelo Marcelino Cardôso

SANDRONI, C.; ASSUNCAO, L. C.; CORADINI, L.. Lourival Cavalcante e o universo das bandas de música. 2005. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Nicolas Rafael Severín Larraín

SANDRONI, C.; LUHNING, A.; CHADA, S.. Capoeira Angola: Música e Dança. 2005. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gilmara Benevides Costa

SANDRONI, C.; NOGUEIRA, M. A.; ASSUNCAO, L. C.. O canto sedutor do coquista Chico Antônio. 2004. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Silvia Gonçalves Paes Barreto

JUNQUEIRA, L. M.;SANDRONI, C.. Hip-hop na regiao metropolotana de Recife: identificaçao, expressao cultural e visibilidade. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Hugo Leonardo Ribeiro

SANDRONI, C.; VEIGA, M.; CHADA, S.. Etnomusicologia das taieiras de Sergipe. 2003. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Abmalena Santos Sanches

SANDRONI, C.; FERRETTI, S.. Etnografia do bumba meu Boi da Madre Deus (MA). 2003. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Liliam Cristina da Silva Barros

SANDRONI, C.; LUHNING, A.. Música e Identidade Indígena na festa de São Alberto: São Gabriel da Cachoeira, Alto Rio Negro, AM. 2003 - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Harue Tanaka

SANDRONI, C.. Escola de Samba Malandros do Morro: um espaço de Educação Popular. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba.

Aluno: Katharina Döring

SANDRONI, C.; DÖRING, K.. O samba de roda do Sembagota: tradição e contemporaneidade. 2002. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ana Graciela Schwartz

SANDRONI, C.; SCHWARTZ, A. G.. Entrar e Sair da Tela: Uma Viagem Imóvel. 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Maria Escurra

SANDRONI, C.; ESCURRA, A. M.. As fugas musicais:a movimentação das bandas do Alto José do Pinho (Recife, PE). 2002. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Cláudio Morais de Souza

SANDRONI, C.; SOUZA, C. M. DE. Da lama ao caos: a construção da metáfora mangue como identidade/identificação da cena mangue recifense. 2002. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: MARIA DE LOURDES MACENA FILHA

BARROSO, R.C.O.;SANDRONI, C.; MARTINS, J.C.O.. O POTENCIAL TURÍSTICO DAS FESTAS POPULARES DE FORTALEZA. 2002. Dissertação (Mestrado em GESTÃO DE NEGÓCIOS TURÍSTICOS) - Universidade Estadual do Ceará.

Aluno: Leandro Falleiros Rodrigues Carvalho

SANDRONI, C.; CARVALHO, L. F. R.. E o estrepidoso zabumba põe tudo em alvoroço - Música e sociedade em Pernambuco na primeira metade do século XIX. 2001. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Claudia Rejane Martins Gouveia

SANDRONI, C.; GOUVEIA, C. R. M.. As esposas do Divino: poder e prestígio feminino nas festas do Divino Espírito Santo realizadas em terreiros de Tambor de Mina em S. Luís do Maranhão. 2001. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ariana Perazzo da Nóbrega

SANDRONI, C.; NÓBREGA, A. P. DA. A música no Movimento Armorial. 2000. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Mariana Cunha Mesquita do Nascimento

SANDRONI, C.; NASCIMENTO, M. C. M. DO. João, Manoel, Maciel Salustiano: três gerações de artistas populares e sua comunicação com o massivo na perspectiva da reconversão cultural. 2000. Dissertação (Mestrado em Administração Rural e Comunicação Rural) - Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Aluno: Márcia Virgínia Bezerra de Araújo

SANDRONI, C.; ARAÚJO, M. V. B. DE. Meu corpo é um templo. minha oração é a dança. 1999. Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Ana Cristina Perazzo da Nóbrega

SANDRONI, C.; NÓBREGA, A. C. P. DA. A rabeca no Cavalo-Marinho de Bayeux, Paraíba. 1998. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Luiza Rios Martins

GUILLEN, I. C. M.;SANDRONI, CARLOS; TEIXEIRA, F. Weinstein; REZENDE, A. P.; DAMASCENO, F. J. G.. Música Nordestina e as Memórias em Disputa: o Balanceio de Lauro Maia (1943-1952). 2019. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Emilia Chamone

SANDRONI, C.; LABORDE, D.; FLECHET, A.; BEAUDET, J.-M.; HALLOY, A.. Tradition, pratique et diffusion du maracatu de baque-virado (Brésil-France). 2018. Tese (Doutorado em Musique, histoire, société) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.

Aluno: Ebano Resende de Souza

LABORDE, D.;SANDRONI, CARLOS; HENNION, A.; FLECHET, A.; AMICO, M.. Une nouvelle chanson indépendante du Brésil: Les Rencontres de Compositeurs de Juiz de Fora et la création brésilienne à Paris. 2018. Tese (Doutorado em Musique, histoire, société) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.

Aluno: Daniel Menezes Lovisi

SANDRONI, C.; BARBEITAS, F. T.; ASSIS, A. C.; LOUREIRO, E. C. V.; PIEDADE, A. T. C.. A construção do 'violão mineiro': singularidades, estilos e identidades regionais na música popular instrumental de Belo Horizonte. 2017. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Lucia Pompeu de Freitas Campos

SANDRONI, C.; LABORDE, D.; HENNION, A.; LUCAS, G.; DE L'ESTOILE, B.. Les modes d'écoute d'une poésie chantée: le maracatu de baque solto de la cultura popular à la scène musicale globalisée (Brésil-Europe). 2016. Tese (Doutorado em Musique, histoire, société) - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales.

Aluno: Acauam Silvério de Oliveira

SANDRONI, C.. O fim da canção: Racionais MCs como efeito colateral do sistema cancional brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Literatura Brasileira) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Gabriel Gagliano Pinto Alberto

SANDRONI, C.. O professor José Botelho e a Escola Brasileira de Clarineta na segunda metade do século XX. 2015. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Aluno: Kywza Joana Fideles Pereira dos Santos

TROTTA, F.;SANDRONI, CARLOS; SOARES, P. M.; JANOTTI JR., J.; PRYSTHON, A.. Dos orixás ao "Black is beautiful": a estética da negritude na música popular brasileira. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Climério de Oliveira Santos

TROTTA, F.;SANDRONI, CARLOS; MATOS, C. N.; ARAGAO, Pedro.; MEHRY, S.. Forró pé de serra e forró eletrônico: além da bipolarização. 2014. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cynthia de Lima Campos

SOARES, P. M.;SANDRONI, C.; MENDONCA, L. F. M.; VICENTE, E.; ALMEIDA, C. M. G.. Is this Indie: Critérios de demarcação de gênero, sonoridades e circuitos no indie rock brasileiro. 2013. Tese (Doutorado em Pós-Graduação em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Marie Cousin

CHARLES-DOMINIQUE, L.;SANDRONI, C.. Le pouvoir de la musique, de la danse et de la performance au sein d'un système de croyances et de réprésentations: São Luís, Maranhão, Brésil. 2013. Tese (Doutorado em etnomusicologia) - Université de Nice Sophia Antipolis.

Aluno: Michel Nicolau Netto

SANDRONI, C.; ORTIZ, R.; BOTELHO, André; ZAN, José Roberto; RIDENTI, M.. O discurso da diversidade: a definição da diferença a partir da World Music. 2012. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Luciano Pereira

CHARLES-DOMINIQUE, L.; ULHOA, M. T.;SANDRONI, C.; PICARD, F.. Itinéraire du samba en France: des Batutas à Baden-Powell. 2012. Tese (Doutorado em etnomusicologia) - Université de Nice Sophia Antipolis.

Aluno: Ewelter de Siqueira e Rocha

HIKIJI, R. S. G.;SANDRONI, C.; DAWSEY, J. C.; GONCALVES, M. A. T.; NOVAES, S. M. C.. Vestígios do sagrado: uma etnografia sobre formas e silêncios. 2012. Tese (Doutorado em Ciência Social (Antropologia Social)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Oswaldo Giovannini Jr

CAVALCANTI, M. L. V. C.;SANDRONI, C.; BOTELHO, André; TEIXEIRA, M. A. G.; ABREU, M.. . Sortilégios do registro: Aires da Mata Machado,os cantos vissungos e os negros do garimpo em MG. 2012. Tese (Doutorado em IFCS-PPGSA) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Dominique Dreyfus

SANDRONI, C.; PENJON, J.. La musique populaire brésilienne, miroir de la société. 2011. Tese (Doutorado em Études Portugaises et Brésiliennes) - Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3.

Aluno: Gérald Guillot

SANDRONI, C.; CHOUVEL, J-M.; BOUDINET, Gilles; MADURELL, F.. Des objects musicaux implicites à leur didactisation formelle exogène: transposition didactique interne du suingue brasileiro en France. 2011. Tese (Doutorado em Musique et Musicologie) - Université Paris-Sorbonne.

Aluno: Rivia Ryker Bandeira de Alencar

SANDRONI, C.; KOFES, M. S.; MORELLI, R. C. L.; VIANNA, L.; LIMA, R.. O samba de roda na gira do patrimônio. 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Felipe da Costa Trotta

SANDRONI, C.; LINS, E. T.; PEREIRA, C. A. M.; GOULART, A. P.; FREIRE FILHO, J.. Samba e mercado de música nos anos 1990. 2006. Tese (Doutorado em Mestrado em Comunicação e Cultura) - Escola de Comunicação da UFRJ.

Aluno: Daniel Benson Sharp

SANDRONI, C.. Saudades de Arcoverde: Nostalgia and the peformance of origin. 2006. Tese (Doutorado em PhD em Música) - University of Texas at Austin.

Aluno: Ciema Silva de Mello

PITTA, D. P. R.; MAFFESOLI, M.; ALBUQUERQUE JUNIOR, D. M.;SANDRONI, C.; NASCIMENTO, L. F. R.. Leões do Norte: Orgulho de ser Nordestino em Pernambuco. 2006. Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Luis Ricardo Silva Queirós

SANDRONI, C.; LUHNING, A.; CHADA, S.; VEIGA, M.; ARROYO, M.. Performance musical nos ternos de catopês de Montes Claros. 2005. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rosemberg Fernando de Oliveira Frazão

SANDRONI, C.. Malandragem e Ordem Social: um estudo da autoridade malandra através do samba e da literatura. 2003. Tese (Doutorado em Sociologia) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Maurício Martins do Carmos

SANDRONI, C.; MATOS, C. N.. Rubrica de rubinato: Adoniran Barbosa e a narrativa paulistana. 2002. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Oliveira de Melo

SANDRONI, C.; ATHIAS, R.; FERRAZ, M. A.. Música e identidade entre os Fulni-ô de PE. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco.

SANDRONI, C.; Silva, J. A. S.; ARAGAO, Pedro.. Professor-adjunto de Etnomusicologia. 2013. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

SANDRONI, C.. Descoberta automática em Interpretações musicais: o caso do acompanhamento rítmico ao violão. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

SANDRONI, C.. Chico Soares, o Canhoto da Paraíba. 2004. Universidade Federal de Pernambuco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Jorge Werneck Vianna

VIANNA, L. J. W.; GUIMARÃES, Cesar; ABRANCHES, Sérgio Henrique. Um Sabor de Joana D'Arc: Cultura e Política em Mário de Andrade?. 1987. Dissertação (Mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia)) - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Daniel Vilela

No balanço do Jequibau: sonoridade paulistana; Início: 2018; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Gláucia Aparecida Nogueira

Músicas europeias do século XIX em Cabo Verde e sua conversão em 'tradicional'; Início: 2018; Tese (Doutorado em Doutorado em Patrimônios de Influência Portuguesa) - Universidade de Coimbra, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Alcides José Delgado Lopes

Patrimonialização de tradições musicais em Cabo Verde; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Paulo Henrique Lopes de Alcântara

O maracatu de baque solto no carnaval de Pernambuco: concepções e práticas musicais no samba de matuto; Início: 2015; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba; (Orientador);

Rafael Moura de Andrade

Fazendo a festa: Etnografia de políticas públicas no carnaval do Recife; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco; (Orientador);

Djanilson Amorim da Silva

De clandestina a símbolo nacional: um estudo da produção e do consumo da cachaça artesanal no Brasil; Início: 2015; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Maria Cristina Barbosa

Reisado, o Encanto de Caraíbas - Música, Memória e Identidade; 2019; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Alice Emanuele da Silva Alves

A Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, 1980-1987; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Fabián Arocena Narbondo

Trilhando a 'Típica': Panorama das músicas do interior do Uruguai; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Música) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Marília Paula dos Santos

Ecos Armoriais: Influências e repercussão da música armorial em Pernambuco; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Philipe Moreira Sales Silva

Ser forrozeiro em Caruaru: Prática musical, mudança e continuidade na Capital do Forró; 2017; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Ana Luiza Canalli dos Santos

Quando a brincadeira fica seria: patrimonializacao, politização e autonomia do brincante; 2016; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Alcides José Delgado Lopes

Os tamboreiros da Ilha das Montanhas: Música e sociabilidade no Colá Son Jon de Porto Novo; 2015; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Marcela Filizola

Escolas de samba em Recife; 2015; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Maria Clara Sousa Cunha

A música da Renovação Carismática Católica em grupos de oração na Região Metropolitana do Recife; 2014; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Rafael Moura de Andrade

A política multicultural no carnaval do Recife: diversidade, democratização e descentralização; 2014; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Marta Sanchis Clemente

Aprendendo música como tupinambá: estudo sobre os processos de transmissão musical numa Tribo Indígena Carnavalesca no bairro Mandacaru de João Pessoa; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Sidney Monteiro Jr

; Bandas Cabaçais do Cariri Cearense; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Lucas Oliveira de Moura Arruda

A música de Elomar; 2013; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Alcides José Delgado Lopes

As festas de; 2013; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Lucia Helena Cysneiros Matos Gomes

Rezas cantadas do mês de maio em uma comunidade rural da Zona da Mata Norte (PE); 2012; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Paulo Anchieta Florentino da Cunha

A trajetória de Hugo Moura: uma contribuição aos estudos da cultura popular na Paraíba (1960 a 1978); 2011; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Jaildo Gurgel da Costa

Na brincadeira, me perdi! Zambê e outras práticas musicais no ambiente familiar de seu Geraldo Cosme em Cabeceira (RN); 2011; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Roderick Fonseca dos Santos

Cinco abordagens sobre a identidade da rabeca; 2011; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Marcia Mansur de Oliveira

Vidas dedicadas: a Lei do Patrimônio Vivo em Pernambuco; 2010; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

André Vieira Sonoda

Influência de Processos de Gravação de Áudio na Música de Tradição Oral em Pernambuco; 2009; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Climério de Oliveira Santos

O grito de guerra dos caboclinhos: etnografia da performance musical da tribo Canindé; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Sergio Gaia Bahia

Canto em qualquer canto: o fenômeno performático de Ney Matogrosso; 2008; Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Ernesto Ignacio de Carvalho

Diálogo de negros, monólogo de brancos: transformações e apropriações musicais no maracatu de baque virado; 2007; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Ana Luiza Menezes Delgado

"Só precisa rebolar?" Performance e dinâmica cultural no cacuriá maranhense; 2005; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Abmalena Santos Sanches

Uma etnografia do bumba-meu-boi da Madre Deus (São Luís, MA); 2003; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Gilmara Benevides Costa

O coquista Chico Antonio: memoria e presenca; 2003; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Ana Maria Escurra

As fugas musicais - a movimentação das bandas do Alto José do Pinho; 2002; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Maximiano Carneiro da Cunha

A música encantada pankararu: torés, toantes, ritos e festas; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Carlos Sandroni;

Keila Souza Fernandes da Cunha

Um povo, muitas culturas: A música de uma comunidade judaica em Recife (PE); 2017; Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal da Paraíba,; Orientador: Carlos Sandroni;

Luciano Borges de Souza

Perspectivas antropolóogicas da Lei de Registro de Patrimônio Vivo em Pernambuco; 2016; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco,; Orientador: Carlos Sandroni;

Sandro Guimarães de Salles

Religião, espacialidade e transitividade na Jurema de Pernambuco e da Paraíba; 2010; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Maximiliano Carneiro da Cunha

O som dos tambores silenciosos: performance e diáspora africana nos maracatus nação de Pernambuco; 2009; Tese (Doutorado em Antropologia) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Gabriela de Almeida Apolonio

O samba de Pernambuco: retórica da perda, hibridismo de valoração e políticas públicas; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão e Produção Cultura) - Faculdade Frasseneti do Recife; Orientador: Carlos Sandroni;

Anita Holanda Freitas

As toadas dos Carregadores de Piano em Pernambuco; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Etnomusicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Maria Acselrad

Dança nos rituais Pankararu; 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Etnomusicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Publius Lentulus de Figueiredo

O coco em Arcoverde (PE); 2005; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Etnomusicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Fernando Antonio Ferreira de Souza

O Xangô de 1938 no Recife de hoje: continuidade e mudanças musicais no contexto ritual; 2004; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Etnomusicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Janine Barbosa da Silveira

A música pop nas boates de Recife; 2003; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Etnomusicologia) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Maria Cristina Barbosa

A nação Maracatu Estrela Brilhante de Campo Grande (Recife); 2001; Monografia - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Virginia Barbosa

A reconstrução musical e sócio-religiosa da nação Maracatu Estrela Brilhante do recife (1993-2001); 2001; Monografia - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Climério de Oliveira Santos

Na gira como na vida: etnomusicologia de um terreiro de Recife; 2001; Monografia - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Sandro Guimarães de Salles

A música dos encantos e os encantos da música; 2001; Monografia - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Paulo Fernandes Rosa Sobrinho

O coco em Olinda: umlevantament etnomusicológico; 2001; Monografia - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Marcela de Souza Filizola

João da Baiana e a afro-brasilidade na música popular; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Sociais) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Paulo Henrique Lopes de Alcântara

O cavalo marinho em Condado: música, reprodução cultural e políticas públicas para a cultura popular; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Música) - Universidade Federal de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Alice Emanuele da Silva Alves

Categorias musicais em transformação: o caso do frevo de bloco; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Mirty Kátlhy da Silva Souza

Categorias musicais em transformação: os maracatus recentes; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Philipe Moreira Sales Silva

Categorias e práticas musicais em Caruaru (PE): o mundo do forró; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Maria Clara de Sousa Cunha

Repertórios e práticas musicais registrados pela MPF-1938: continuidade, mudança e ponto de vista nativo no xangô de Recife (orixás 7 a 12); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Lucia Helena Cysneiros Matos Gomes

Repertórios e práticas musicais registrados pela MPF-1938: continuidade, mudança e ponto de vista nativo no xangô de Recife (orixás 1 a 6); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Lucia Helena Cysneiros Matos Gomes

Repertórios e práticas musicais registrados pela MPF-1938: continuidade, mudança e ponto de vista nativo no xangô de Recife (Sítio de Pai Adão); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Maria Clara de Sousa Cunha

Repertórios e práticas musicais registrados pela MPF-1938: continuidade, mudança e ponto de vista nativo no xangô de Recife (Casa de Xambá); 2006; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Hugo Leonardo Mota Lins

Estudo etnomusicológico do acervo fonográfico do DEC-UFPE; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Lucas Pereira Guerra

Mudanca e continuidade na musica tradicional de PE no trajeto da Missao de Pesquisas Folcloricas de 1938; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Laila Andresa Cavalcanti Rosa

A MISSÃO DE PESQUISAS FOLCLÓRICAS DE 1938 EM PERNAMBUCO; 2000; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco; Orientador: Carlos Sandroni;

Laila Andresa Cavalcanti Rosa

Sambadas de Cavalo-Marinho; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Elizoneide Alves da Silva

O coco em Pernambuco: situação atual e perspectiva histórica; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal de Pernambuco, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Carlos Sandroni;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SANDRONI, C. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, C. O. ; SILVA, P. M. S. . Musicians in street festivals of NorthEastern Brazil: recent changes in forro music and Saint John's festivities. The World of Music - New Series , v. 5, p. 159-179, 2016.

  • SANDRONI, C. . O acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, 1938-2012. DEBATES (UNIRIO) , v. 12, p. 55-62, 2014.

  • SAMSON, GUILLAUME ; SANDRONI, CARLOS . The recognition of Brazilian samba de roda and reunion maloya as intangible cultural heritage of humanity. VIBRANT (FLORIANÓPOLIS) , v. 10, p. 530-551, 2013.

  • SANDRONI, C. . Samba de roda, patrimônio imaterial da humanidade. Estudos Avançados (USP. Impresso) , v. 24/69, p. 373-388, 2010.

  • SANDRONI, C. . Categorias raciais e gêneros musicais gravados no Rio de Janeiro dos anos 1930 e 1940. Revista USP , v. 87, p. 134-143, 2010.

  • SANDRONI, C. . O mangue e o mundo: notas sobre a globalização musical em Pernambuco. Claves (João Pessoa. Impresso) , v. 7, p. 63-70, 2009.

  • SANDRONI, C. . Missão de Pesquisas Folclóricas: Música Tradicional do Norte e do Nordeste, 1938. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 46, p. 275-277, 2008.

  • SANDRONI, C. . Apontamentos sobre a história e o perfil da Etnomusicologia no Brasil. Revista USP , v. 77, p. 66-75, 2008.

  • SANDRONI, C. . Resenha do CD triplo Amjekin - música dos povos Timbira. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 2, p. 23, 2007.

  • SANDRONI, C. . O destino de Joventina. Música & Cultura (Salvador. Online) , v. 2, p. 24, 2007.

  • SANDRONI, C. . Samba. Encyclopedia of African-Amercian Culture and History, Detroit (EUA), v. 5, p. 1998-2003, 2006.

  • SANDRONI, C. . Dois sambas de 1930 e a constituicao do genero. Cadernos do Coloquio, Rio de Janeiro, 2003.

  • SANDRONI, C. . Mário, Oneida, Dina e Claude. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Brasília, 2001.

  • SANDRONI, C. . Les carnavals de Rio de Janeiro et de Recife-Olinda et leurs musiques de rue. Les Cahiers de la Société Québécoise de Recherche en Musique , Montréal, v. 5, n.1-2, p. 125-128, 2001.

  • SANDRONI, C. . Resenha de Portugal e o mundo: encontro de culturas na música. The World of Music , v. 43, p. 121-123, 2001.

  • SANDRONI, C. . Defilés et pouvoirs dans le carnaval brésilien. Internationale de l'imaginaire - nouvelle série, Paris, v. 13, p. 55-63, 2000.

  • SANDRONI, C. . Le tresillo: rythme et "métissage" dans la musique populaire latino-américaine imprimée au XIXème siècle. Cahier de musiques traditionnelles, Genebra (Suíça), v. 13, p. 55-64, 2000.

  • SANDRONI, C. . Une édition d'enregistrements 'ethnographiques'du Brésil. Cahiers de Musiques Traditionnelles, Genebra (Suíça), v. 11, p. 306-309, 1999.

  • SANDRONI, C. . Maracatus et écoles de samba: à propos du carnaval de Recife. Ethnologie Française (Paris) , Paris (França), v. XXIX, n.1, p. 45-48, 1999.

  • SANDRONI, C. . Notas sobre Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas de 1938. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Brasília, v. 28, p. 60-73, 1999.

  • SANDRONI, C. . La samba à Rio de Janeiro et le paradigme de l'Estácio. Cahiers de La Musique Traditionnelle, Genebra (Suíça), v. 10, p. 153-168, 1997.

  • SANDRONI, C. . Mudanças de padrão rítmico no samba carioca. Trans Revista Transcultural de Música, Barcelona (Espanha), v. 2, 1996.

  • SANDRONI, C. . O feitiço decente. Opus (Belo Horiz. Online) , Porto Alegre, v. II, n.2, p. 21-28, 1990.

  • SANDRONI, C. . Lógica ou sofisma da ação coletiva?. Série Estudos Iuperj, Rio de Janeiro, v. 16, p. 22-39, 1983.

  • FERNANDES, D. C. (Org.) ; SANDRONI, C. (Org.) . Música & Ciências Sociais: para além do descompasso entre arte e ciência. 1. ed. Curitiba: Prismas, 2016. v. 1. 333p .

  • SANDRONI, C. ; SALLES, S. G. (Org.) . Patrimônio cultural em discussão: novos desafios teóricos metodológicos. 1. ed. Recife: UFPE, 2014. v. 1.

  • SANDRONI, C. ; SANTANNA, M. . Samba de roda no recôncavo baiano. 1. ed. Brasília: Iphan/MinC, 2007. v. 1.

  • SANDRONI, C. . Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-33. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. v. 1. 247p .

  • SANDRONI, C. . Mário contra Macunaíma. 1. ed. São Paulo: Vértice, 1988. v. 1. 158p .

  • SANDRONI, C. . I Got Phrasing: Changes in Samba Melodic Rhythm, 1917-1933. In: Javier León; Helena Simonett. (Org.). Views from the South: a Latin-American music reader. 1ed.Champaign, Illinois: University of Illinois Press, 2016, v. , p. 250-257.

  • SANDRONI, C. ; SANTOS, E. S. ; SANTOS, C. O. ; SILVA, P. M. S. . Músicos nas festas populares do Nordeste: Transformações recentes no forró e nas festas de São João. In: Angela Luhning: Rosângela Pereira de Tugny. (Org.). Etnomusicologia no Brasil. 1ed.Salvador: EDUFBA, 2016, v. , p. 277-309.

  • SANDRONI, C. . Música, performance vocal e 'língua de preto' em um lundu interpretado por Eduardo das Neves. In: Cláudia Neiva de Matos; Fernanda Teixeira de Medeiros; Leonardo Davino de Oliveira. (Org.). Palavra cantada: Estudos transdisciplinares. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2014, v. , p. 53-82.

  • SANDRONI, C. . "Quem animou o baile?". In: Malerba, Jurandir; Heyneman, Cláudia Beatriz; Rainho, Maria do Carmo Teixeira. (Org.). Festas chilenas: sociabilidade e política no ocaso do Império. 1ed.Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014, v. Único, p. 133-152.

  • SANDRONI, C. . El tango brasileño antes de Ernesto Nazareth. In: Coriún Aharonian. (Org.). El tango ayer y hoy. 1ed.Montevidéu: Centro Nacional de Documentación Musical, 2014, v. , p. 223-242.

  • SANDRONI, C. . Tradição e suas controvérsias no maracatu de baque virado. In: Isabel Cristina Martins Guillén. (Org.). Inventário cultural dos maracatus-nação. 1ed.Recife: UFPE, 2013, v. , p. 27-48.

  • SAMSON, G. ; SANDRONI, C. . Patrimoines musicaux, institutions et identités collectives: l'inscription du samba de roda brésilien et du maloya réunionnais au Patrimoine Culturel Immatériel de l'Humanité. In: Laurence Pourchez. (Org.). Créolité, créolisation: regards croisés. 1ed.Paris: Archives Contemporaines, 2013, v. , p. 239-254.

  • VILELA, I. ; SANDRONI, C. . Música popular urbana e identidade nacional. In: Jordão, Gisele; Allucci, Renata; Molina, Sérgio; Terahata, Adriana. (Org.). A música na escola. 1ed.São Paulo: 3D3 Comunicação e Cultura, 2012, v. , p. 132-145.

  • SANDRONI, C. . Farewell to MPB. In: Avelar, Idelber; Dunn, Christopher. (Org.). Brazilian Popular Music and Citizenship. 1ed.Durham, North Carolina (EUA): Duke University Press, 2011, v. , p. 64-73.

  • SANDRONI, C. . L'ethnomusicologue en médiateur du processus patrimonial. In: Chiara Bortolotto. (Org.). Le Patrimoine culturel immatériel: Enjeux d'une nouvelle catégorie. 1ed.Paris: Maison des Sciences de L'Homme, 2011, v. , p. 233-252.

  • SANDRONI, C. . Transformações da palavra cantada no xangô de Recife. In: Travassos, E.; Mattos, C.; Medeiros, F. T.. (Org.). Palavra Cantada: Ensaios sobre Poesia, Música e Voz. 1ed.Rio de Janeiro: 7Letras, 2008, v. , p. 71-82.

  • SANDRONI, C. ; BARBOSA, M. C. ; GONCALVES, G. V. . A transmissão de patrimônios musicais de tradição oral em Pernambuco: um relato de experiência. In: Isabel Cristina Martins Guillén. (Org.). Tradições e traduções: a cultura imaterial em Pernambuco. Recife: Editora da UFPE, 2008, v. , p. 72-84.

  • SANDRONI, C. . Samba carioca et identité brésilienne. In: Dominique Dreyfus. (Org.). MPB - Musique populaire brésilienne. Paris: Cité de La Musique, 2005, v. , p. 90-105.

  • SANDRONI, C. . Questões em torno do dossiê do samba de roda. In: Andréa Falcão. (Org.). Registro e políticas de salvaguarda para as culturas populares. 1ed.Rio de Janeiro: IPHAN, 2005, v. , p. 45-53.

  • SANDRONI, C. . Rediscutindo gêneros no Brasil oitocentista: tangos e habaneras. In: Martha Ulhôa; Ana Maria Ochoa. (Org.). Música popular na América Latina: Pontos de Escuta. Porto Alegre: UFRGS Editora, 2005, v. , p. 175-193.

  • ACSELRAD, M. ; GONCALVES, G. V. ; SANDRONI, C. . Torés Pankararu intem e hoje. In: Rodrigo de Azeredo Grünewald. (Org.). Toré - regime encantado do índio do Nordeste. 1ed.Recife: Massangana, 2005, v. , p. 283-297.

  • SANDRONI, C. . Adeus à MPB. In: Heloísa Starling; Berenice Cavalcanti; José Iasenberg. (Org.). Decantando a República. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2004, v. 1, p. -.

  • SANDRONI, C. . Ritmo melódico nos bambas do Estácio. In: Cláudia Neiva de Matos; Elizabeth Travassos; Fernanda Teixeira de Medeiros. (Org.). Ao encontro da palavra cantada. Rio de Janeira: 7Letras, 2001, v. , p. 53-60.

  • SANDRONI, C. . Dentro do compasso. Folha de S. Paulo, São Paulo, 15 jun. 2008.

  • SANDRONI, C. . Coletânea analisa caminhos da MPB. Folha de São Paulo (Ilustrada), São Paulo, p. E6 - E6, 09 fev. 2008.

  • SANDRONI, C. . O artesanato da canção. Jornal do Brasil - Suplemento, Rio de Janeiro, 05 jan. 2008.

  • SANDRONI, C. . Propriedade intelectual e música de tradição oral. Revista Cultura e Pensamento, p. 64 - 79, 01 dez. 2007.

  • SANDRONI, C. . "Hitting a 'Popular' Note: Musical Contrasts in Brazil and the U.S.". Portal, Austin, Texas, p. 48 - 49, 01 set. 2007.

  • SANDRONI, C. . Mário de Andrade e a música do Nordeste. Continente Multicultural, Recife, p. 18 - 20, 01 fev. 2005.

  • SANDRONI, C. . A influência da música africana no Brasil. Continente - documento, Recife, p. 11 - 13, 01 jan. 2002.

  • SANDRONI, C. . Fontes remotas. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 30 jul. 1988.

  • SANDRONI, C. . O real ilusório. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 14 maio 1988.

  • SANDRONI, C. . Dois em um. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 16 abr. 1988.

  • SANDRONI, C. . Heróico Joãozinho. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 05 mar. 1988.

  • SANDRONI, C. . Viagem insólita. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 fev. 1988.

  • SANDRONI, C. . Música pra cá, escola pra lá. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 13 set. 1987.

  • SANDRONI, C. . A música falada. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 05 set. 1987.

  • SANDRONI, C. . O bom e velho Villa. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 29 ago. 1987.

  • SANDRONI, C. . Mário contra Macunaíma. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 jul. 1987.

  • SANDRONI, C. . O fonema filmado. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 21 dez. 1986.

  • SANDRONI, C. . Marxismo sectário. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 07 nov. 1981.

  • SANDRONI, C. . MPB: premeditando o rumo. Tempos Modernos, Rio de Janeiro, , v. 2, p. 5 - 5.

  • SANDRONI, C. . O difícil prazer de conhecer a MPB. Jornal de Letras, Rio de Janeiro.

  • SANDRONI, C. . Et vogue le pagode. Autrement, Paris (França), , v. 42, p. 189 - 192.

  • SANDRONI, C. . Ari Barroso e os dilemas do Brasil brasileiro. Continente Multicultural, Recife.

  • SANDRONI, C. . Tradicionalidade e suas controvérsias no maracatu de Recife. In: V Encontro Nacional da Assoc. Bras. de Etnomusicologia, 2011, Belém do Pará. Revista dos Anais do V Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia-ABET. Belém (PA): UFPA, 2011. p. 101-107.

  • SANDRONI, C. . Anotações sobre etnomusicologia como folclore e como antropologia. In: 27a Reunião Brasileira de Antropologia, 2010, Belém do Pará. ANAIS 27a RBA. Brasília: Associação Brasileira de Antropologia, 2009.

  • SANDRONI, C. . Circuitos de difusão e mercado: contra ou a favor?. In: Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares, 2005, Brasília. Seminário Nacional de Políticas Públicas para as Culturas Populares. São Paulo; Brasília: Instituto Pólis; Ministério da Cultura, 2005. p. 70-74.

  • SANDRONI, C. . O lugar do etnomusicólogo junto às comunidades pesquisadas: devolução de registros sonoros como imperativo científico. In: II Encontro Nacional da Associação Brasileira de Etnomusicologia, 2005, Salvador. Anais do II Encontro Nacional da ABET, 2005. v. 1.

  • RAMALHO, G. ; TRAJANO, E. ; DAHIA, M. ; SANDRONI, C. ; SANTANNA, H. ; CABRAL, G. . Using patterns to generate rhythmic accompaniment for guitar. In: Sound and Music Computing 04, 2004, Paris. SMC'04 Conference Proceedings, 2004. p. 111-115.

  • RAMALHO, G. ; TRAJANO, E. ; DAHIA, M. ; SANTANNA, H. ; SANDRONI, C. . Generating rhythmic accompaniment for guitar: The CyberJoão case study. In: IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003, Campinas. IX Simpósio Brasileiro de Computação Musical, 2003. p. 2851-2858.

  • SANDRONI, C. . "UMA RODA DE CHORO CONCENTRADA": REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE MÚSICAS POPULARES NAS ESCOLAS. In: IX ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 2000, BELÉM DO PARÁ. ANAIS DA ABEM, 2000. p. 19-26.

  • SANDRONI, C. . Changements de modèle rythmique dans la samba de Rio, 1917-33. In: Musiques d'Amérique Latine, 1998, Cordes (França). Musiques d'Amérique Latine. Cordes (França): C.O.R.D.A.E/La Talvera, 1996. p. 93-108.

  • SANDRONI, C. . Mário de Andrade, antropófago. In: Seminário Folclore e Cultura Popular, 1992, Rio de Janeiro. Série Encontros e Estudos - Seminário Folclore e Cultura Popular. Rio de Janeiro: Ibac, 1988. v. 1. p. 79-83.

  • SANDRONI, CARLOS . A ida do samba de roda à UNESCO, e a volta. In: Canções de Ida e Volta, 2017, Lisboa (Portugal). Canções de Ida e Volta - Museu do Fado, 2017.

  • SANDRONI, C. . Safeguarding music and dance as intangible cultural heritage: Brazil, 2000-2015. In: Society for Ethnomusicology 61st Annual Meeting, 2016, Washington, DC. SEM 61st Annual Meeting Abstracts. Bloomington IN; Washington DC: The Society for Ethnomusicology; The George Washington University, 2016. v. Único. p. 72-72.

  • SANDRONI, C. . Hélio Galvão. Natal, RN, 2007. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SANDRONI, C. . Batuque Book - Maracatu Baque virado e Baque solto. Recife, 2005. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • SANDRONI, C. ; AYALA, M. ; AYALA, M. I. N. . Responde a roda outra vez. Recife 2004 (Livreto acompanhando CD).

  • SANDRONI, C. . Memória da Missao de Pesquisas Folcloricas em Tacaratu. Recife: Núcleo de Etnomusicologia UFPE e Associacao Respeita Januario, 2003 (Vídeo).

  • SANDRONI, C. . Petite histoire de la samba 2000 (Artigo de divulgação na internet).

  • SANDRONI, C. . Une année de fêtes musicales au Pernambouc 2000 (Artigo de divulgação na internet).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SANDRONI, C. . Dossiê de candidatura do samba de roda à Unesco. 2004.

SANDRONI, C. . Imparidades rítmicas. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Artigo propondo atividade didática).

SANDRONI, C. . Revista Anthropológicas - dossiê Etnomusicologia. 2006. (Edição de número temático de revista científica).

SANDRONI, C. . Introdução à Etnomusicologia. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

SANDRONI, C. . Três Estudos para Violão. 1988. Apresentação de Obra (para compositores).

SANDRONI, C. . Duas canções de amigo. 1985. Apresentação de Obra (para compositores).

SANDRONI, C. . Mulher de hoje. 1984. Apresentação de Obra (para compositores).

SANDRONI, C. ; PIRES NETO, J. . Samba de roda no recôncavo baiano. 2006 (CD de caráter etnográfico).

SANDRONI, C. . Responde a roda outra vez. 2004 (CD de caráter etnográfico).

SANDRONI, C. . Trilha sonora da peça Marat-Marat. 1989.

SANDRONI, C. ; MASLIAH, L. . Guardanapos de papel. 1988 (Letra de canção popular).

SANDRONI, C. ; MEDEIROS, L. . Secretária eletrônica. 1987.

SANDRONI, C. ; SANDRONI, L. . Falta um pé. 1986.

SANDRONI, C. . Acompanhamento da cantora Clara Sandroni. 1986 (Performance musical).

SANDRONI, C. . Canção dos unicórnios. 1985.

SANDRONI, C. ; MEDEIROS, A. . Curva da vida. 1985.

SANDRONI, C. . Salvador Daqui. 1985.

SANDRONI, C. . Membro da Orquestra de Violões do Rio de Janeiro. 1985 (Performance musical).

SANDRONI, C. . Pão doce. 1985.

SANDRONI, C. . Rude franqueza. 1983.

SANDRONI, C. ; PAULISTA, A. . Filabóia. 1983.

SANDRONI, C. . Festival de Verão de Nantes (França). 1999 (Consultoria) .

SANDRONI, C. . Vozes do Mundo. 1998 (Curadoria) .

SANDRONI, C. . Concurso Sílvio Romero de Monografias sobre Cultura Poular. 1997 (Participação em júri de concurso) .

SANDRONI, C. . Oficinas Latino-Americanas de Música Popular. 1984 (Professor de Música) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Música e patrimônio imaterial no Brasil em perspectiva comparada, Descrição: Meu projeto de pesquisa está sendo financiado por bolsa de Estágio Sênior da CAPES. Ele se insere no projeto internacional "Unesco Frictions: Heritage making across global governance", financiado pela Agence Nationale de la Recherche (França). Dei as datas de início e final de minha bolsa, mas as datas do projeto Unesco Frictions são 2014-2019, com extensão possível a 2020. Continuarei ligado ao projeto após o final da bolsa da CAPES. Validei meu nome como "Coordenador" em relação a meu projeto individual; a coordenadora do projeto Unesco Frictions é Chiara Bortolotto.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Sandroni - Coordenador / Chiara Bortolotto - Integrante / Philipp Demgenski - Integrante / Panas Karampampas - Integrante / Simone Toji - Integrante., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Agence Nationale de la Recherche - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2016

    Controvérsias sobre categorias musicais/culturais em Pernambuco: música popular, folclore, tradição e patrimônio imaterial, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carlos Sandroni - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2009 - 2012

    Música popular e música folclórica em PE: controvérsias atuais sobre categorias, práticas e transformações musicais, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Carlos Sandroni - Coordenador / Frederico Lyra - Integrante / Leonardo Ferreira da Silva - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Tinker Visiting Professor, Tinker Foundation - University of Texas at Austin.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2000 - Atual

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Permanente, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Vínculo atual

  • 1999 - 2000

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Bolsista da Facepe (BFP), Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

  • 1997 - 1998

    Universidade Federal de Pernambuco

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor adjunto, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 08/2000

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música Popular Brasileira, História da Música, Instrumento Auxiliar - Violão

    • 03/1998 - 06/2004

      Ensino, Antropologia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Cultura Popular, Etnomusicologia

    • 09/2000 - 05/2004

      Ensino, Etnomusicologia, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Música Brasileira I, Etnomusicologia I, Etnomusicologia II, Metodologia da Pesquisa Científica, Seminário de Pesquisa

    • 08/1997 - 06/1998

      Extensão universitária , Centro de Artes e Comunicação, Departamento de Música.,Atividade de extensão realizada, Curso de violão.

    • 06/1997 - 05/1998

      Ensino, Música, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, História da Música I, História da Música Brasileira, Percepção e instrumentação

  • 2006 - Atual

    Universidade Federal da Paraíba

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 3

    Outras informações:
    Estou atuando como colaborador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB

    Atividades

    • 08/2005

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Música Brasileira, Tópicos em Análise Musical, Etnomusicologia I, Etnomusicologia II

  • 2017 - Atual

    École des Hautes Études en Sciences Sociales

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2007 - 2008

    Centre National de la Recherche Scientifique

    Vínculo: Pesquisador visitante, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Pesquisador convidado por 5 meses pelo Centre de Recherches en Ethnomusicologie do CNRS, Paris

  • 2008 - 2009

    Laboratoire d'Ethnologie et de Sociologie comparat

    Vínculo: Bolsista de Pós-Doutorado, Enquadramento Funcional: Bolsisa-pesquisador, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Trabalhei no Centre de Recherches en Ethnomusicologie, instituição filiada ao LESC (Laboratoire d'Ethnologie et de Sociologie Comparée), do CNRS (Paris). Tive uma Bolsa de Estágio Pós-Doutoral da Capes.

  • 2006 - 2006

    University of Texas at Austin, UT Austin

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor/Researcher, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fui beneficiado com uma Bolsa Tinker Chair on Latin American Studies. Lecionei para estudantes de Pós-Graduação em Etnomusicologia e Latin American Studies a cadeira "Current Issues on Northeastern Brazilian Music".

  • 1988 - 1989

    Associação Nacional de Pesquisa e Pos Graduação Em Ciências Sociais

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Bolsista do Programa Ford-Anpocs de Pesquisa em Ciências Sociais. Pesquisa: Por Uma Sociologia da Música Brasileira

    Atividades

    • 03/1988 - 02/1989

      Pesquisa e desenvolvimento , Programa Ford Anpocs de Dotações de Pesquisa, .,Linhas de pesquisa

  • 1996 - 1996

    Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor assistente, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Dei 30 horas-aula no mês de janeiro, no sistema de módulos então empregado pelo curso de mestrado e especialização em Musicologia do CBM.

  • 1988 - 1990

    Conservatório Brasileiro de Música ? Centro Universitário

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor-assistente, Carga horária: 3

    Outras informações:
    A cadeira "Sociologia da Música" era oferecida semestre-sim/semestre-não, com carga horária de 45 horas/semestre. Dei a cadeira no primeiro semestre por três anos consecutivos.

    Atividades

    • 01/1996 - 01/1996

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Introdução à Etnomusicologia

    • 03/1988 - 06/1990

      Ensino, Música, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Sociologia da Música

  • 1998 - 1998

    Conservatório Pernambucano de Música

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor Horista, Carga horária: 2

    Outras informações:
    Ministrei aulas sobre música popular e folclórica brasileira

    Atividades

    • 08/1998 - 12/1998

      Ensino,,Disciplinas ministradas, Música popular e folclórica brasileira

    • 08/1998 - 12/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Curso Técnico, Curso Técnico.,Atividade realizada, Aulas sobre música popular e folclórica brasileiras.

  • 1999 - 1999

    Festival de Música de Londrina

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Fui contratado para lecionar "Introdução à Etnomusicologia" no Festival de Música de Londrina, ocorrido de 1 a 15 de julho de 1999 naquela cidade, sob direção do maestro Norton Morozowicz.

    Atividades

    • 07/1999 - 07/1999

      Treinamentos ministrados , Festival de Música de Londrina, .,Treinamentos ministrados, Introdução à Etnomusicologia

  • 1989 - 1990

    Fundação Nacional de Arte

    Vínculo: Pesquisador, Enquadramento Funcional: Bolsista, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Ganhador do concurso de bolsas de pesquisa "O Olhar", promovido pela Funarte em 1988, com o projeto: "O Olhar do Aprendiz: observações sobre a prática do violão popular no Brasil, fartamente documentadas por exemplos em partitura". O resultado da pesquisa está em manuscrito inédito de 36 pp. tendo como anexos 20 pp. de transcrições musicais.

    Atividades

    • 03/1989 - 02/1990

      Pesquisa e desenvolvimento , Nep Núcleo de Estudos e Pesquisas, Bolsas de Pesquisa O Olhar.,Linhas de pesquisa

  • 1997 - 1998

    Fundação Vitae

    Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Bolsista

    Outras informações:
    Fui bolsista do programa "Bolsas Vitae de Artes", com o projeto "As gravações da Missão de Pesquisas Folclóricas no Nordeste, 1938". Não preenchi o campo "Carga horária semanal" porque o programa não exigia um horário fixo de trabalho.

    Atividades

    • 01/1996 - 01/1996

      Pesquisa e desenvolvimento .,Linhas de pesquisa

  • 1999 - 1999

    Oficina de Música de Curitiba

    Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 0, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Professor da XVII Oficina de Música de Curitiba, realizada naquela cidade sob direção do Maestro Roberto Gnattali.

    Atividades

    • 01/1999 - 01/1999

      Treinamentos ministrados , Oficina de Música Popular, .,Treinamentos ministrados, Oficina da Canção, Introdução à Pesquisa em Música Popular

  • 1999 - 1999

    Serviço Social do Comércio

    Vínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 6

    Atividades

    • 10/1999 - 12/1999

      Treinamentos ministrados , Administração Regional Em Pernambuco, Setor de Cursos.,Treinamentos ministrados, Apreciação Musical