Chayenne Correia dos Santos

Doutoranda em Biomedicina Translacional pela Universidade do Grande Rio. Mestre em Biotecnologia do Programa de Pós-Graduação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), atuou na área de Caracterização de Biomassa para Bioenergia. Graduada em Ciências Biológicas modalidade Biotecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na sua graduação atuou na área de Biologia Molecular de Plantas como iniciação científica no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Posteriormente foi iniciação científica na área de Biologia Estrutural com ênfase em Caracterização de Biomassa para Bioenergia no Laboratório de Microscopia Aplicada à Ciências da Vida do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Possui experiência em Biotecnologia com ênfase em Conversão de Biomassa.

Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em andamento em Biomedicina Translacional

2017 - Atual

Universidade do Grande Rio
Celso Barbosa de Sant'Anna Filho.

Mestrado em Biotecnologia

2015 - 2017

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
Título: Planejamento e otimização de pré-tratamento e hidrólise enzimática das frações da cana-de-açúcar visando a produção de etanol de segunda geração,Ano de Obtenção: 2017
Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna Filho
Coorientador: Michel Brienzo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2017 - Atual

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2010 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Avaliação do capim elefante por tratamento acido e enzimático como biomassa alternativa para a produção de etanol de segunda geração
Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna Filho

Formação complementar

2016 - 2016

Orientação sobre a ABNT NBR ISO 17025:2005. (Carga horária: 14h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2015 - 2015

Photoshop básico aplicado à imagem científica. (Carga horária: 20h). , Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, INMETRO, Brasil.

2013 - 2013

Enzimoosmetologia. (Carga horária: 12h). , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2012 - 2012

Fundamentos da Analise Proteômica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Patentes. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2003 - 2010

Brasas English Course. , Brasas English Course, BRASAS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Proteômica.

Participação em eventos

1 CONGRESSO DE BIOTECNOLOGIA DA REGIÃO SUL. 2016. (Congresso).

IV Encontro da Biologia do Polo Cederj Petrópolis.Avaliação do capim elefante por tratamento ácido, enzimático e térmico como biomassa alternativa para a produção de etanol de segunda geração. 2015. (Encontro).

2 Encontro Científico da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida - Dimav.AVALIAÇÃO DO CAPIM ELEFANTE POR TRATAMENTO ÁCIDO, ENZIMÁTICO E TÉRMICO PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO. 2014. (Encontro).

XXXVI Jornada Giulio Massarini de Iniciaçao Cientifica, Tencologica, Artistica e Cultural. 2014. (Outra).

XXXVI Jornada Giulio Massarini de Iniciaçao Cientifica, Tencologica, Artistica e Cultural.Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2014. (Outra).

1 Encontro Científico da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida - Dimav.Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2013. (Encontro).

1 Encontro de Pesquisa em Biociências do Polo Xerem/UFRJ. 2013. (Seminário).

I Semana de Biotecnologia do Estado do Rio de Janeiro.Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2013. (Outra).

Semana Nacional de Ciencia e Tecnologia da UFRJ. Neurociência vai a praça. 2013. (Exposição).

XXXV Jornada Giulio Massarini de Iniciaçao Cientifica, Tencologica, Artistica e Cultural.Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2013. (Outra).

Comissão julgadora das bancas

Melissa Limoeiro Estrada Gutarra

SANTANNA FILHO, C. B.; MEDEIROS, M. N.;GUTARRA, M. L. E.. Extração de xilose em meio ácido das frações da cana-de-açúcar visando produção de etanol de segunda geração. 2017. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

Sara Gemini Piperni

GEMINI-PIPERNI, SARA; Renata Carvalho; PEREIRA, L. C. B.. Avaliação do potencial antitumoral de metalocomplexos. 2019.

Foi orientado por

Michel Brienzo

Otimização de pré-tratamento e hidrólise enzimática de bagaço de cana-de-açúcar; 2017; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Michel Brienzo;

Michel Brienzo

Avaliação do Capim Elefante por tratamento ácido e enzimático como biomassa alternativa para a produção de etanol de segunda geração; 2015; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Michel Brienzo;

Diego Enry Barreto Gomes

Modelagem Molecular de Celulases; 2013; Orientação de outra natureza - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Diego Enry Barreto Gomes;

Celso Barbosa de Sant'anna Filho

Nanopartículas de cloreto de prata e prata/cloreto de prata: avaliação do efeito indutor de crescimento em células tumorais e não tumorais e indução da proliferação de células normais em superfícies biocompatíveis; Início: 2017; Tese (Doutorado em Biomedicina Translacional - Biotrans) - Universidade do Grande Rio, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Celso Barbosa de Sant'anna Filho

Extração de xilose e meio ácido das frações de cana-de-açúcar visando a produção de produção de etanol de segunda geração; 2017; Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna Filho;

Celso Barbosa de Sant'anna Filho

Avaliação do Capim Elefante por tratamento ácido e enzimático como biomassa alternativa para a produção de etanol de segunda geração; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Celso Barbosa de Sant'Anna Filho;

Catarina da Fonseca Lira

Ecosssistemas emergentes e as plantas do futuro: o caso de Gochnatia polymorpha (Less; ) Cabrera (Asteraceae) na Mata Atlântica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Lab Biologia Molecular de Plantas) - Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Orientador: Catarina da Fonseca Lira;

Produções bibliográficas

  • SANTOS, C. C. ; BUENO, D. ; SANTANNA FILHO, C. B. ; BRIENZO, M. . High xylose yield from stem and external fraction of sugarcane biomass by diluted acid pretreatment. BIOMASS CONVERSION AND BIOREFINERY , v. 4, p. 1-9, 2020.

  • SANTOS, CHAYENNE CORREIA ; DE SOUZA, WANDERLEY ; SANT ?ANNA, CELSO ; BRIENZO, MICHEL . Elephant grass leaves have lower recalcitrance to acid pretreatment than stems, with higher potential for ethanol production. INDUSTRIAL CROPS AND PRODUCTS , v. 111, p. 193-200, 2018.

  • SANTOS, C. C. ; SANTANNA FILHO, C. B. ; BRIENZO, M. . AVALIAÇÃO DO CAPIM ELEFANTE POR TRATAMENTO ÁCIDO, ENZIMÁTICO E TÉRMICO COMO BIOMASSA ALTERNATIVA PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SANTOS, C. C. ; SANTANNA FILHO, C. B. ; BRIENZO, M. . Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2014. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. C. ; SANTANNA FILHO, C. B. ; BRIENZO, M. . Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SANTOS, C. C. ; SANTANNA FILHO, C. B. ; BRIENZO, M. . Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático e térmico. 2013. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2017

    Planejamento e otimização de pré-tratamento e hidrólise enzimática das frações da cana-de-açúcar visando a produção de etanol de segunda geração, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Chayenne Correia dos Santos - Integrante / Celso Brabosa de Sant'anna Filho - Coordenador / Michel Brienzo - Integrante.

  • 2013 - 2015

    Avaliação do capim elefante por tratamento ácido e enzimático como biomassa alternativa para a produção de etanol de segunda geração. ., Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Chayenne Correia dos Santos - Integrante / Celso Brabosa de Sant'anna Filho - Coordenador / Michel Brienzo - Integrante.

  • 2012 - 2012

    Diversidade genética de espécies arbóreas da Mata Atlântica usando microssatélites, Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Chayenne Correia dos Santos - Integrante / Catarina F Lira Medeiros - Coordenador.

  • 2012 - 2012

    Metodos de Modelagem Molecular Aplicados no Estudo Estrutural de Cadeias de Celulose e seus Complexos com Celulases para Produção de Biocombustíveis., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Chayenne Correia dos Santos - Integrante / Celso Brabosa de Sant'anna Filho - Coordenador.

  • 2011 - 2012

    Valoração e conservação da maior área de manguezal em recuperação no Estado do Rio de Janeiro., Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Chayenne Correia dos Santos - Integrante / Catarina F Lira Medeiros - Coordenador., Financiador(es): Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro - Outra.

Prêmios

2013

MENÇÃO HONROSA NA JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM O TRABALHO: AVALIAÇÃO DO CAPIM ELEFANTE POR TRATAMENTO ÁCIDO, ENZIMÁTICO E TÉRMICO., UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. , Avenida Nossa Senhora das Graças, Vila Nossa Senhora das Graças, 25250020 - Duque de Caxias, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26799001

Experiência profissional

2012 - 2014

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2011 - 2012

Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica

2016 - 2016

Colégio Estadual Círculo Operário

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Professor

Outras informações:
Disciplina: Produção de reagentes biológicos e imunobiológicos - Leishmaniose e Imunologia, Câncer e Sistema Imune, HIV e Imunossupressão e Verminoses e Imunologia. Disciplina: Biotecnologia Aplicada aos Processos Industriais - Matérias primas lignocelulósicas e seu acondicionamento: Granulometria e peneiragem do bagaço de cana-de-açúcar, Pré-tratamento de matérias primas: Hidrólise ácida de bagaço de cana-de-açúcar, Biorreatores e processos fermentativos e Processos fermentativos e enzimáticos em laticínios.