Eline Aguiar Costa

Graduada em Letras-Espanhol pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência como docente em turmas de ensino médio regular, cursinho e supletivo. Atua nas áreas de Língua Portuguesa, Redação, Espanhol e em preparação de alunos para a redação e provas do ENEM e para a avaliação regional SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará). Atualmente, é corretora de redação no formato exigido pelo ENEM. Possui cursos de língua portuguesa, correção de redação e revisão textual. Em eventos acadêmicos, atuou principalmente nos seguintes temas: personagens femininos, literatura hispano-americana, crítica literária, teoria e crítica literária feminista, Cien años de soledad, formatação de trabalhos acadêmicos etc.

Informações coletadas do Lattes em 05/12/2018

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Letras - Espanhol

2010 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: La rebelde Remedios, la bella: una diferente representación de mujer transgresora en Cien años de soledad
Orientador: Roseli Barros Cunha

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2016 - 2016

Extensão universitária em Curso Online de Revisão de Textos - CORTE. (Carga horária: 60h). , Universidade Estadual do Ceará, UECE, Brasil.

2015 - 2016

Para Escrever Melhor. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

2012 - 2014

Extensão universitária em Curso Básico de Português. (Carga horária: 240h). , Universidade Federal do Ceará, UFC, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Beatriz Furtado Alencar Lima

Roseli Barros;LIMA, Beatriz Furtado Alencar; Valdecy de Oliveira. La rebelde Remedios, La Bella: una diferente representación de mujer transgresora en Cien años de soledad. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará.

Alfredo Adolfo Cordiviola

CORDIVIOLA, A.; CUNHA, R.. La rebelde Remedios, la Bella: una diferente representación de la mujer transgresora en Cien años de soledad. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Roseli Barros Cunha

La rebelde Remedio, La Bella: una diferente representación de mujer transgresora en Cien años de soledad; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roseli Barros Cunha;

Roseli Barros Cunha

A representação de diferentes gerações através de Ursula Iguarán e Amaranta Ursula: as primeiras e últimas mulhers de Cien años de soledad; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roseli Barros Cunha;

Roseli Barros Cunha

AS CONTRIBUIÇÕES DA DISCIPLINA MÉTODOS DE PESQUISA EM LITERATURA E DO CURSO ?BIBLIOTECA PRA QUÊ TE QUERO? PARA INICIAÇÃO À PESQUISA, PRODUÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS E ELABORAÇÃO DO TCC; 2013; Orientação de outra natureza; (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará, Funcap; Orientador: Roseli Barros Cunha;

Roseli Barros Cunha

Novas experiência no grupo de Estudos de Literatura: um olhar sobre as matriarcas Úrsula e Bernarda; 2012; Orientação de outra natureza; (Letras - Espanhol) - Universidade Federal do Ceará; Orientador: Roseli Barros Cunha;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • COSTA, E. A. ; PEIXOTO, L. N. . Remedios, a bela: beleza, erotismo e poder de morte em Cem anos de solidão. Revista Entrepalavras , v. 5, p. 177-194, 2015.

  • COSTA, E. A. ; SILVA, Eloiza. B. ; CUNHA, Roseli. B. . Amaranta vs Remedios, a bela: um constructo de identidades opostas e Cien años de soledad. In: IX EIEL - Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários, 2012, Fortaleza-Ce. Anais do IX Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários - EIEL. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2012. p. 176-189.

  • COSTA, E. A. ; FERREIRA, G. S. ; TRAJANO, V. V. G. . El ingenioso caballero Don Quijote de la Mancha - Uma análise teórica. 2012. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • COSTA, E. A. . Amaranta vs. Remedios, A Bela: um constructo de identidades opostas em Cien años de soledad. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • COSTA, E. A. . Novas experiências no grupo de estudos de literatura: um olhar sobre as matriarcas Úrsula e Bernarda. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2016

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Professora bolsista, Enquadramento Funcional: Corretora de redação, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Trabalhei durante os 2 meses que antecederam as provas do ENEM de 2016 como corretora de redação no Projeto Redação ENEM: chego junto, chego a 1.000, na Escola de Ensino Médio José Maria Campos de Oliveira ? UV8; o projeto é vinculado a Fundação Demócrito Rocha. Principais atividades desenvolvidas por mim na escola: aulas teóricas e práticas semanais e presenciais; correção de redações de maneira individual e personalizada preparatória para o ENEM; instruções para criação, elaboração e escrita de artigos de opinião no formato exigido pelo ENEM.

  • 2015 - 2015

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Professora bolsista, Enquadramento Funcional: Tutora de linguagens e códigos, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Principais atividades desenvolvidas na Escola de Ensino Médio Prof. José Maria Campos de Oliveira: laboratório de redação para o ENEM 2015 com alunos do ensino médio e CEJA; correção das redações do simulado do ENEM disponibilizado pela SEDUC; oficina para reforço de conteúdos de base de Língua Portuguesa por meio do uso de tirinhas, músicas e curtas metragens.

  • 2014 - 2014

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Professora bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora de líng. portuguesa, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Na escola de ensino médio Mariano Martins, por meio do Projeto Jovem de Futuro, trabalhava conteúdos de base da língua portuguesa e leitura, compreensão e interpretação textual para preparar os alunos para a avaliação regional do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará).

  • 2014 - 2014

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Atendimento a alunos por fone e web, Carga horária: 12

    Outras informações:
    Trabalhei no Projeto Plantão Pedagógico na área de língua espanhola. Ele funciona como um tira dúvidas voltado para os alunos de rede pública estadual para auxílio em resolução de questões do ENEM e UECe e informações sobre ações, projetos e processos seletivos vinculados ao SISU pelo Plantão Pedagógico por tele atendimento (no 0800 2753918) e web atendimento pelo "Portal Rumo à Universidade" (na página rumoauniversidade.seduc.ce.gov.br) e alimentação deste Portal com informações sobre a vida acadêmica, conteúdos da área de Linguagens e Códigos e oportunidades de reforço nos estudos que ocorram na cidade ou on-line.

  • 2013 - 2014

    Secretaria da Educação Básica do Ceará

    Vínculo: Professora temporária, Enquadramento Funcional: Professora de língua espanhola, Carga horária: 6

    Outras informações:
    Trabalhei durante um ano letivo na escola estadual EEFM Michelson Nobre da Silva. Lá fui lotada temporariamente sob um contrato de 30 horas mensais para lecionar língua espanhola para turmas de 1º, 2º e 3º anos.

  • 2013 - 2014

    Colégio Padrão S/C LTDA

    Vínculo: Professora horista, Enquadramento Funcional: Professora de ling. portuguesa, Carga horária: 4

    Outras informações:
    No Colégio Padrão SPE, trabalhei com uma turma de supletivo do ensino médio lecionando língua portuguesa e redação.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual do Ceará

    Vínculo: Professora voluntária, Enquadramento Funcional: professora de espanhol e redação, Carga horária: 2

    Outras informações:
    O TransPassando é um cursinho pré-ENEM cujo público alvo são primeiramente travestis e pessoas trans; esse projeto de extensão é vinculado à Universidade Estadual do Ceará - UECe. Trabalhei nele com língua espanhola e redação para o ENEM. Principais atividades desenvolvidas por mim no Projeto: aulas semanais presenciais; aulas dos conteúdos básicos de língua espanhola para que seja possível ao(à) aluno(a) ler, compreender e interpretar os textos das questões de espanhol do ENEM; aplicação de conteúdos e atividades preparatórios para a redação do ENEM.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Professora bolsista, Enquadramento Funcional: Professora de leitura, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Principais atividades desenvolvidas por mim no cursinho de extensão Projeto Novo Vestibular - PNV - na área de leitura: planejamento semanal de aulas; aulas semanais presenciais; elaboração e aplicação de conteúdos preparatórias para ENEM e UECe na área de leitura; aplicação de atividades, resoluções de questões de vestibulares nacionais e ENEM e revisões; produção de material didático mensal para apostila de Leitura utilizada no cursinho; produção de questões para simulados periódicos; *Leitura: na instituição, disciplina na qual se estuda leitura, compreensão e interpretação textual; tipos e gêneros textuais e literários; particularidades da língua e das linguagens.

  • 2016 - 2016

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Bolsista voluntária, Enquadramento Funcional: Corretora de redação, Carga horária: 16

    Outras informações:
    Principais atividades desenvolvidas por mim no cursinho de extensão Projeto Novo Vestibular - PNV - coo corretora de redação: correção de redações de maneira presencial, individual e personalizada preparatória para o ENEM; instruções para criação, elaboração e escrita de artigos de opinião no formato exigido pelo ENEM.