Hugo Magalhães da Fonseca

Possui graduação em Ciência e Tecnologia pela UFVJM, atualmente cursa Bacharelado em Engenharia Química, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Participou do programa Ciência sem Fronteiras na modalidade de graduação sanduíche com bolsa fomentada pela CAPES. Atuou no Grupo de Estudos de Interfaces e Desenvolvimento de Sensores Eletroquímicos na UFVJM como Aluno de Iniciação Científica sob a orientação do Professor Doutor Flávio Santos Damos, atuou em projeto de extensão financiado pela PROEXC UFVJM sob a orientação do professor Doutor Rogério Melo. Atualmente atua como aluno de IC no Núcleo de Processos Aplicados à Engenharia Química da UFVJM, sob a orientação da Professora Doutora Anamaria Cardoso no projetorojeto Análise de Integração Energética para Processos Químicos Industriais a partir de softwares livres. Também atua no programa de educação tutorial (PET) da UFVJM como bolsista.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Química

2011 - Atual

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Orientador: em University of Alberta ( -)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Bacharelado em Ciência e Tecnologia

2011 - 2016

Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK
Título: FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA ÁREA AMBIENTAL NA CIDADE DE DIAMANTINA/MG
Orientador: Prof. Dr. Rogério Melo

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Matemática da Computação/Especialidade: Modelos Analíticos e de Simulação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Ciência da Computação / Subárea: Sistemas de Computação/Especialidade: Software Básico.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Sanitária / Subárea: Saneamento Básico/Especialidade: Residuos Sólidos, Domésticos e Industriais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Físico-Química/Especialidade: Eletroquímica.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão- UFVJM. 2012. (Congresso).

XXVI ERSBQ.Desenvolvimento e Caracterização Eletroquímica de um Compósito a Base de Nanofibras de Polianilina e Tetrapiridinoporfirazina de Ferro Visando Aplicação como uma Nova Plataforma para Sensores.. 2012. (Encontro).

A Lei da Conservação da Energia e o Princípio da Relatividade. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Rogério Alexandre Alves de Melo

MELO, R. A. A.; FRANCO, D. V.; CARNEIRO, N. G.. FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA ÁREA AMBIENTALNA CIDADE DE DIAMANTINA/MG. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rogério Alexandre Alves de Melo

FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA ÁREA AMBIENTAL NA CIDADE DE DIAMANTINA/MG; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; Orientador: Rogerio Alexandre Alves de Melo;

Anamaria de Oliveira Cardoso

Desenvolvimento de módulo de simulação de fermentador para produção de etanol em software livre; Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Campus JK; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FONSECA, H. M. ; MELO, R. A. A. . ANÁLISE DO DESCARTE DE ÓLEO USADO EM FRITURA E DO ÓLEO LUBRIFICANTE CONTAMINADO (OLUC) NA CIDADE DE DIAMANTINA/MG ? FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DA ÁREA AMBIENTAL. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. A. A. ; FONSECA, H. M. . Estudo da Viabilidade da Utilização de Resíduos Provenientes do Processo de Rerrefino de Óleos Lubrificantes Usados (OLUC) e da Fabricação do Ácido Fosfórico na Produção de Novos Materiais Cerâmicos. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MELO, R. A. A. ; FONSECA, H. M. . Resíduo Proveniente do Processo de Rerrefino de Óleo Lubrificante Para Utilização na Indústria de Cerâmica. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • FONSECA, H. M. . Desenvolvimento e Caracterização Eletroquímica de um Compósito a Base de Nanofibras de Polianilina e Tetrapiridinoporfirazina de Ferro Visando Aplicação como uma Nova Plataforma para Sensores. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Projeto Auxiliado por computador Análise de Integração Energética para Processos Químicos Industriais a partir de softwares livres, Descrição: Esse trabalho tem como objetivo analisar a otimização energética de um dado sistema (unidade de trocadores de calor), envolvendo uma rede de trocas térmicas entre as utilidades do processo, bem como as suas propriedades e propriedades das correntes, e o consumo energético mínimo das utilidades a partir de projetos auxiliados por computadores empregando como ferramenta de simulação o software livre COCO®. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Hugo Magalhães da Fonseca - Coordenador / Anamaria de Oliveira Cardoso - Integrante / Laryssa Teixeira Ribeiro - Integrante.

  • 2012 - 2013

    Desenvolvimento e Caracterização Eletroquímica de um Compósito a Base de Nanofibras de Polianilina e Tetrapiridinoporfirazina de Ferro Visando Aplicação como uma Nova Plataforma para Sensores, Descrição: Na última década o interesse em polímeros condutores (PCs) tem sido crescente tendo em vista as propriedades únicas destes materiais. Dentre os PCs, a Polianilina (Pani) apresenta como interessante característica a possibilidade de controle do seu grau de dopagem e morfologia mediante a introdução de agentes dopantes específicos. Por outro lado, uma estratégia recente na exploração de PCs é o desenvolvimento de materiais compósitos nanoestruturados a base de PCs já que estes apresentam elevada área de superfície e porosidade proporcionando menor extensão para propagação de espécies dopantes em suas estruturas(1). Dentre as aplicações de materiais a base de Pani destaca-se seu emprego como plataformas para o desenvolvimento de sensores eletroquímicos. Como características desejáveis em tais aplicações destaca-se a necessidade de desenvolvimento de materiais estáveis e operacionalmente úteis em vários meios. Neste sentido, o presente trabalho propõe a síntese e o estudo do comportamento eletroquímico de nanofibras de polianilina modificada com tetrapiridinoporfirazina de ferro (FeTPyPz) visando sua aplicação como plataformas otimizadas para desenvolvimento de sensores.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Hugo Magalhães da Fonseca - Coordenador / Flávio Santos Damos - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional