Gisela Miranda de Souza Almeida
Possui graduação em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (2017), mestrado em Geologia Estrutural e Tectônica pelo Programa de Pós-Graduação em Evolução Crustal e Recursos Naturais do Departamento de Geologia da UFOP (2019). Durante a graduação estudou Geologia como bolsista do programa Ciência sem Fronteiras na Universität Bergakademie Freiberg - Alemanha (2014 - 2015). Desenvolveu pesquisas nas áreas de Geologia Estrutural, Tectônica de Bacias Sedimentares e Geologia de Petróleo. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio de Janeiro - PEC | COPPE | UFRJ, na qual integra grupo de pesquisa multidisciplinar que estuda bacias petrolíferas. Tem experiência em Geociências, na área de Modelagem Física e Analógica.
Informações coletadas do Lattes em 06/08/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em andamento em Engenharia Civil
2020 - Atual
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Técnicas de Machine Learning aplicadas na predição da permo-porosidade de reservatórios,
Orientador: Luiz Landau
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.
Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais
2017 - 2019
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Modelagem Física Analógica de Estruturas Pós-Sal relacionadas a uma Inversão Tectônica,Ano de Obtenção: 2019
Caroline Janette Souza Gomes.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Modelagem Tectônica; Reativação Positiva.Grande área: Ciências Exatas e da Terra
Graduação em Engenharia Geológica
2010 - 2017
Universidade Federal de Ouro Preto
Título: Modelos Físicos de uma Bacia Invertida com Foco nas Estruturas do Pós-Sal
Orientador: Caroline Janette Souza Gomes
Graduação em Geologia
2014 - 2015
Technische Universität Bergakademie Freiberg
Orientador: em Technische Universität Bergakademie Freiberg ( Dr. Habil V. Dunger)
com Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Formação complementar
2019 - 2019
Fundamentos em Gestão de Projetos. (Carga horária: 4h). , Udemy, UDEMY, Brasil.
2017 - 2017
Conversação em Inglês. (Carga horária: 40h). , Global Idiomas, GI, Brasil.
2016 - 2017
Français Niveau - A2. , Adriana Iennaco School, AIS, Brasil.
2016 - 2016
I Workshop de Geofísica da Escola de Minas. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2015 - 2015
Recursos hídricos na mineração. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Aspectos globais e brasileiro da crise hídrica. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Rede de Monitoramento de Águas Subterrâneas. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Observação de contatos e estruturas geológicas na Serra do Espinhaço. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.
2015 - 2015
Deutsch Niveaustufe - B2. , Technische Universität Dresden Institute of Advanced Studies, TUDIAS, Alemanha.
2014 - 2015
Geologie. , Technische Universität Bergakademie Freiberg, TU/Freiberg, Alemanha.
2013 - 2013
Grad Course - CEF C1 (Advanced). , Number One, NO, Brasil.
2012 - 2012
Fundamentos de Engenharia e Refino de Petróleo e Gás Natural. (Carga horária: 2h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
Microsoft Excel. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
2011 - 2011
AutoCAD 2011. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Francês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Alemão
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia/Especialidade: Geotectônica.
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geologia Estrutural e Tectônica..
Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Modelagem Física Analógica.
Organização de eventos
ALMEIDA, G. M. S. . I Workshop de Geologia e Meio Ambiente - Geologia Ambiental e Recursos Hídricos. 2011. (Outro).
Participação em eventos
49° Congresso Brasileiro de Geologia. MODELAGEM FÍSICA DA ESTRUTURAÇÃO DA UNIDADE PÓS-SAL EM BACIAS EVAPORÍTICAS INVERTIDAS - RESULTADOS PRELIMINARES. 2018. (Congresso).
XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos.MODELOS FÍSICOS DE UMA BACIA INVERTIDA COM FOCO NAS ESTRUTURAS DO PÓS-SAL - PRIMEIROS RESULTADOS. 2017. (Simpósio).
I Workshop de Geofísica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto. 2016. (Outra).
IX Semana da Geologia da UFMG Geologia Ambiental e o cenário hídrico brasileiro: conflitos, perspectivas e soluções. 2015. (Outra).
Seminário de Internacionalização da UFOP - Encontro de Saberes.Technische Universität Bergakademie Freiberg. 2015. (Encontro).
Simpósio de Geologia do Espinhaço: Cooperação Brasil Alemanha 50 anos. 2015. (Simpósio).
XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.AREIA DE QUARTZO: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICOS. 2012. (Seminário).
XIII Semana de Estudos da Escola de Minas e Semana de Estudos Geológicos. 2011. (Outra).
XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP.AREIA DE QUARTZO: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICOS. 2011. (Seminário).
Participação em bancas
ALMEIDA, G. M. S.; MILAN, M.. Aplicação do método PDCA na melhoria de processos: estudo de caso no setor de mineração. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; MAXIMIANO, A. C.. Gerenciamento do cronograma em uma empresa de mineração. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; BIDINOTTO, J. H.. Gerenciamento da informação: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de João Pessoa, Paraíba. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; BACHA, C. J. C.. Viabilidade técnico-econômica de primarizar o processo de perfuração de rochas em mina a céu aberto. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; VIAN, C. E. F.. Viabilidade técnico-econômica de uma jazida de granito. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; FERRAZ, M. S.. Gerenciamento de riscos em um empreendimento de mineração. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
ALMEIDA, G. M. S.; COSTA, R. P.. Utilização de método ágil focado em gestão da comunicação para análise de aumento de produtividade. 2020. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas.
Comissão julgadora das bancas
GOMES, C. J. S.; GONCALVES, L. E. S.;D'ANGELO, T.. A modelagem física das estruturas do pós-sal em uma bacia reativada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES, C. J. S.; DAngelo, Taynara; GONCALVES, L. E. S.. A modelagem física das estruturas do pós-sal em uma bacia reativada. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES, C. J. S.;GONÇALVES, LEONARDO; D'Angelo, T.. Modelos Físicos de uma Bacia Invertida com Foco nas Estruturas do Pós-Sal. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto.
GOMES, C. J.; ENDO, I.;FONSECA, M. A.. Modelagem Geológica de estruturas pós -sal relacionadas a uma inversão tectônica. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em Evolução Crustal e Recursos Naturais) - Universidade Federal de Ouro Preto.
Orientou
Aplicação do método PDCA na melhoria de processos: estudo de caso no setor de mineração; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Gerenciamento do cronograma em uma empresa de mineração; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Gerenciamento da informação: um estudo de caso na Prefeitura Municipal de João Pessoa, Paraíba; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Viabilidade técnico-econômica de primarizar o processo de perfuração de rochas em mina a céu aberto; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Viabilidade técnico-econômica de uma jazida de granito; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Utilização de método ágil focado em gestão da comunicação para análise de aumento de produtividade; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Gerenciamento de riscos em um empreendimento de mineração; 2020; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Aperfeiçoamento/Especialização em Gestão de Projetos EAD) - Instituto de Pesquisas e Educação Continuada Economia e Gestão de Empresas; Orientador: Gisela Miranda de Souza Almeida;
Foi orientado por
Modelagem Física Analógica de Estruturas Pós-sal relacionadas a uma Inversão Tectônica; 2019; Dissertação (Mestrado em Evolução Crustal e Recursos Naturais) - Universidade Federal de Ouro Preto, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Caroline Janette Souza Gomes;
A modelagem física das estruturas do pós-sal em uma bacia reativada; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Caroline Janette Souza Gomes;
Areia de quartzo e microesferas de vidro: propriedades friccionais e modelos físicos; 2013; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Caroline Janette Souza Gomes;
Pesquisa de materiais granulares para a modelagem físico-analógica; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Caroline Janette Souza Gomes;
As propriedades friccionais da areia de quartzo; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia Geológica) - Universidade Federal de Ouro Preto; Orientador: Caroline Janette Souza Gomes;
Técnicas de Machine Learning aplicadas na predição da permo-porosidade de reservatórios; Início: 2023; Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; (Coorientador);
Produções bibliográficas
-
ALMEIDA, GISELA MIRANDA DE SOUZA ; GOMES, CAROLINE JANETTE SOUZA . Modelagem física da deformação pós-sal em bacias invertidas. Geologia USP. Série Científica , v. 20, p. 3-17, 2020.
-
GOMES, CAROLINE J.S. ; D'ANGELO, TAYNARA ; ALMEIDA, GISELA M.S. . Testing the influence of a sand mica mixture on basin fill in extension and inversion experiments. Anais da Academia Brasileira de Ciências (Impresso) , v. 87, p. 51-62, 2015.
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . MODELOS FÍSICOS DE UMA BACIA INVERTIDA COM FOCO NAS ESTRUTURAS DO PÓS-SAL - PRIMEIROS RESULTADOS. In: XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2017, Salvador, BA. ANAIS - XVI Simpósio Nacional de Estudos Tectônicos, 2017.
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . MODELAGEM FÍSICA DA ESTRUTURAÇÃO DA UNIDADE PÓS-SAL EM BACIAS EVAPORÍTICAS INVERTIDAS - RESULTADOS PRELIMINARES. In: 49° Congresso Brasileiro de Geologia, 2018, Rio de Janeiro, RJ. ANAIS - 49° Congresso Brasileiro de Geologia, 2018.
-
Lasmar, F. P. ; ALMEIDA, G. M. S. . A AREIA E UMA MISTURA DE AREIA COM CRISTAIS DE MICAS: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICO-ANALÓGICOS. In: XXII Seminário de Iniciação Científica da UFOP - SEIC, 2014, Ouro Preto. Anais do SEIC/UFOP , 2014.
-
ALMEIDA, G. M. S. ; GOMES, A. C. B. . PESQUISA DE MATERIAIS GRANULARES PARA A MODELAGEM FÍSICO-ANALÓGICA. In: XXI Seminário de Iniciação Científica da UFOP SEIC, 2013, Ouro Preto. Anais do SEIC/UFOP , 2013.
-
ALMEIDA, G. M. S. . AREIA DE QUARTZO: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICOS. In: XX Seminário de Iniciação Científica da UFOP SEIC, 2012, Ouro Preto. Anais do SEIC/UFOP , 2012.
-
ALMEIDA, G. M. S. . AS PROPRIEDADES FRICCIONAIS DA AREIA DE QUARTZO. In: XIX Seminário de Iniciação Científica da UFOP - SEIC, 2011, Ouro Preto. Anais do SEIC/UFOP , 2011.
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . MODELAGEM FÍSICA DA ESTRUTURAÇÃO DA UNIDADE PÓS-SAL EM BACIAS EVAPORÍTICAS INVERTIDAS - RESULTADOS PRELIMINARES. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . MODELOS FÍSICOS DE UMA BACIA INVERTIDA COM FOCO NAS ESTRUTURAS DO PÓS-SAL - PRIMEIROS RESULTADOS. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Sena, C. S. A. S. ; ALMEIDA, G. M. S. ; Filho, M. C. ; Santos, M. F. S. ; Santos, C. S. S. ; Resende, M. . Technische Universität Bergakademie Freiberg. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . AREIA DE QUARTZO: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICOS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
-
ALMEIDA, G. M. S. ; Gomes, C. J. S. . AS PROPRIEDADES FRICCIONAIS DA AREIA DE QUARTZO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Seminário).
Projetos de pesquisa
-
2013 - 2014
UM ESTUDO DOS PROCESSOS DE FALHAMENTO VERSUS DOBRAMENTO POR MEIO DA MODELAGEM FÍSICA ANALÓGICA, Descrição: O presente estudo pretende contribuir ao conhecimento dos fatores que controlam os processos de dobramento e falhamento na crosta rúptil, por meio de modelos físicos. A análise das medidas efetuadas permitiu concluir que: (1)os experimentos com a areia sobre papel cartão geraram o maior ângulo de declividade da cunha compressiva, mas com o menor comprimento (2)os experimentos com a mistura areia + cristais de micas sobre papel cartão produziram o maior espessamento, junto à parede móvel, e ângulo de declividade e comprimento da cunha compressiva, intermediários e (3)os experimentos com a mistura areia + cristais de micas sobre camada de silicone formaram o menor ângulo de declividade da cunha compressiva, mas com o maior comprimento, além de espessamento menor. A análise final, dos parâmetros medidos e da geometria das estruturas produzidas nos modelos (dobras associadas às falhas), permite afirmar que a camada de silicone, na base, causa diferenças expressivas na deformação. O resultado mais importante desta pesquisa diz respeito à formação de dobras do tipo box folds que só se formaram nos modelos com a camada de silicone.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisela Miranda de Souza Almeida - Integrante / Caroline Janette Souza Gomes - Coordenador.
-
2012 - 2013
PESQUISA DE MATERIAIS GRANULARES PARA A MODELAGEM FÍSICO-ANALÓGICA, Descrição: O objetivo deste estudo é contribuir ao conhecimento de novos materiais analógicos, para a simulação da deformação, na crosta superior rúptil. Nos modelos físicos, emprega-se normalmente a areia de quartzo, o que, no entanto, constitui uma simplificação. Neste contexto, usou-se um ring-shear tester para determinar as propriedades friccionais de microesferas de vidro, sinterblast (um óxido de alumínio) e misturas de microesferas de vidro com areia de quartzo, em várias proporções. Além disto, desenvolveram-se com estes materiais modelos físicos de encurtamento, de dimensões: (20) 31 cm x 20 cm x 3 cm (comprimento x largura x altura). Para efeito de comparação, trabalhou-se também com a areia pura. As determinações do ângulo de atrito interno dos materiais revelaram para a areia, as microesferas, as misturas das microesferas com a areia, nas proporções 1:1, 3:7 e 7:3, e para o sinterblast, todos peneirados de 20 cm de altura, valores de 46,81°, 35,26°, 40,04°, 42,92°, 38,17° e 46,23°, respectivamente. A reologia destes materiais, analisada em diagramas tensão cisalhante versus tempo, mostrou-se relativamente homogênea, ocorrendo o rompimento sempre em um intervalo menor que 100 s. Os experimentos físicos confirmaram a reologia pouco diferenciada dos materiais analisados. O encurtamento de 32% (10 cm) gerou entre três e quatro falhas de cavalgamento, convexos para cima, e a única diferença expressiva ocorreu entre os experimentos de areia, levemente compactadas e não compactadas. A primeira falha se nucleia, sistematicamente, junto à parede móvel nos experimentos levemente compactados o que não acontece nos outros. Finalmente, o ângulo de declividade da cunha compressiva nos experimentos realizados com microesferas de vidro não varia substancialmente em relação aquelas da areia. Desta forma, conclui-se que, para a simulação de materiais com características friccionais substancialmente distintas daquelas da areia de quartzo, novas pesquisas deverão ser desenvolvidas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisela Miranda de Souza Almeida - Integrante / Caroline Janette Souza Gomes - Coordenador.
-
2011 - 2012
AREIA DE QUARTZO E MICROESFERAS DE VIDRO: PROPRIEDADES FRICCIONAIS E MODELOS FÍSICOS, Descrição: O objetivo do presente projeto de pesquisa era obter um melhor conhecimento sobre o comportamento mecânico de duas areias de quartzo (uma incolor e outra ferruginosa), utilizando-se um ring-shear tester e os softwares RST-CONTROL 95 e Excel. Os ângulos de atrito interno e basal foram comparados entre si e escolheu-se uma das areias para a modelagem física de um sistema de falhas compressivas. As análises do ângulo de atrito interno das areias revelaram para a areia ferruginosa, peneirada, um valor extremamente elevado, de 50,97°, e, para a areia incolor, um ângulo também alto, de 43,14°. A areia ferruginosa, quando despejada, da altura de 10 cm forneceu um ângulo de atrito interno mais baixo do que a peneirada da mesma altura, de 44,74°. A mesma areia, quando despejada de 20 cm de altura gerou um ângulo de atrito interno de 46,31°, revelando que a altura pouco influencia o resultado. Ao contrário do ângulo de atrito interno, o ângulo de atrito basal das duas areias, testadas sobre uma folha de cartolina branca, variou pouco. As areias incolor e ferruginosa forneceram valores de 32,37° e 34,68°, respectivamente. Em dois experimentos físico-analógicos analisou-se a deformação compressiva da areia de quartzo incolor, cujo ângulo de atrito interno, quando comparado com o da crosta rúptil, se mostrou mais adequado. Desenvolveram-se modelos, em caixas de experimentos de 20 x 20 x 3 cm (comprimento x largura x altura), um experimento, levemente compactado (com suaves batidas efetuadas com uma colher) e, o outro, não-compactado. O encurtamento de 30% gerou um número maior de falhas de cavalgamento (três) no experimento compactado do que no não-compactado (uma) o que sugere que o processo de compactação causa uma variação no estilo de deformação. Este fato, no entanto, deve ser confirmado em novos experimentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisela Miranda de Souza Almeida - Integrante / Caroline Janette Souza Gomes - Coordenador.
-
2011 - 2011
AS PROPRIEDADES FRICCIONAIS DA AREIA DE QUARTZO, Descrição: O presente projeto de pesquisa tinha por objetivo obter um melhor conhecimento sobre o comportamento mecânico do material analógico empregado para a simulação da deformação rúptil, no Laboratório de Modelagem Tectônica, do Departamento de Geologia da UFOP. O intuito do trabalho era determinar, em um Ring-Shear Tester, as propriedades friccionais (o ângulo de atrito interno/coeficiente e a coesão) de areias de quartzo ferruginosas, de micas em pó, pura, e de misturas da areia de quartzo incolor com micas em pó e com micas em cristais (tabulares) e, ao final, comparar os resultados. A comparação do ângulo de atrito interno das duas areias ferruginosas mostra, para o instante da ruptura, valores mais elevados para a areia peneirada de 20 cm de altura (areia ferruginosa I) do que para a despejada da borda do compartimento de ensaio (areia ferruginosa II), de 49,77° e 45,65° respectivamente. O fato sugere que o peneiramento permite um melhor ajuste entre os grãos de areia em função de sua queda mais lenta, do que no processo do despejo, causando compactação maior e, portanto, um ângulo de atrito interno mais elevado. Entre os três outros produtos analisados, a mica em pó apresenta o maior ângulo de atrito interno (43,35°), seguido pelas misturas areia + mica em pó (38,90°) e areia + mica em cristais (36,02°). Contra as expectativas, estes três produtos mostraram um ângulo de atrito interno mais elevado para a reativação da ruptura (de 44,16°, 40,23° e 36,20°, respectivamente) do que para o instante do rompimento. Tal fato pode ser atribuído a um processo de compactação do material fino, durante os testes de cisalhamento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Gisela Miranda de Souza Almeida - Integrante / Caroline Janette Souza Gomes - Coordenador.
Histórico profissional
Experiência profissional
2015 - 2016
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Analista de amostras de Ferro, Carga horária: 20
Outras informações:
Durante o período de estágio, Outubro de 2015 a Abril de 2016, realizado na Fundação Gorceix, no Departamento de Análises e Inovações (DEPAI) foram desenvolvidas as seguintes atividades: confecção de pastilhas que se inicia com a britagem, moagem, quarteamento e peneiramento, depois o embutimento, abastamento e polimento e posterior minerografia quantitativa aplicada a minério de ferro, realizada em microscópio de luz refletida. As microestruturas foram diferenciadas segundo a morfologia dos graõs e dos policristais de: hematita granular, hematita tabular, hematita martítica, hematita policristalina granular/tabular, hematita lobular, magnetita, gibbsita, quartzo, materiais terrosos e outros. A quantificação foi feita à partir da contagem de cerca de 500 partículas por fração granulométrica.
2010 - 2011
Universidade Federal de Ouro PretoVínculo: Integrante, Enquadramento Funcional: Membro da Geoconsultoria Jr.
Outras informações:
Atuante na parte da Diretoria Executiva da empresa como membro do Conselho Fiscal no primeiro semestre de 2010, do segundo semestre de 2010 até o fim do primeiro semestre de 2011 fez parte da Diretoria de Comunicação.
Atividades
-
08/2011 - 01/2014
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Geologia (DEGEO), Departamento de Geologia (DEGEO).,Atividade realizada, Geologia Estrutural e Modelagem Tectônica.
-
04/2011 - 07/2011
Outras atividades técnico-científicas , Departamento de Geologia (DEGEO), Departamento de Geologia (DEGEO).,Atividade realizada, Geologia Estrutural e Modelagem Tectônica.
Você é Gisela Miranda de Souza Almeida?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!
![](https://www.escavador.com/images/api-small.png)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Gisela Miranda de Souza Almeida e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
![](https://www.escavador.com/images/api-small.png)
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?