Paula Guimarães

Mestranda em Demografia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e licenciada em Geografia pela mesma Universidade. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em sistemas de informações geográficas (SIG) ligados principalmente a Geomorfologia. Participou do Programa Institucional de Iniciação Cientifica (PIBIC - CNPq) realizando estudos de caracterização dos movimentos de massa (Debris- Flow) na Serra do Ibitiraquire - PR. Atuou como estagiária da Embrapa Informática Agropecuária, na seção de geotecnologias participando de mapeamentos de grandes bacias hidrográficas, para o monitoramento da cobertura vegetal e uso da terra.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Demografia

2019 - Atual

Universidade Estadual de Campinas
Título: Trajetórias reprodutivas e conjugais de mulheres altamente escolarizadas,Orientador: Dra. Joice Melo Vieira
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Fecundidade; Nupcialidade; Família; Relações de Gênero; Mercado de Trabalho.Grande área: Ciências Sociais Aplicadas

Graduação em Geografia

2012 - 2017

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Sensoriamento Remoto Aplicado à cobertura Vegetal e uso da Terra. (Carga horária: 20h). , Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, Brasil.

2008 - 2009

Saneamento e Controle Ambiental. (Carga horária: 2069h). , Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, CEETEPS, Brasil.

2008 - 2008

Treinamento do Fluxo Básico do Sistema myLIMS. (Carga horária: 4h). , LABSOFT, LABSOFT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Ciências Sociais Aplicada.

    Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Demografia / Subárea: Geografia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

AMORIM, R. R. ; GUIMARÃES, P. ; AUTORES, V. . I Congresso Nacional de Geografia Física. 2017. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Workshop Trabalho, Cuidado e Políticas sociais: Um olhar sobre a América Latina. 2018. (Outra).

I Congresso Nacional de Geografia Física. Monitor. 2017. (Congresso).

XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada.Monitor. 2017. (Simpósio).

XXIV Congresso de Iniciação Científica da Unicamp. Análise de Suscetibilidade para Debris Flow na Serra do Ibitiraquire Paraná. 2016. (Congresso).

Unicamp de Portas Abertas.Monitor. 2013. (Outra).

Unicamp de Portas Abertas.Monitor. 2012. (Outra).

Conhecimento - Tecnologia da Informação: Multimídia no Ensino. 2011. (Outra).

Desafios do Magistério: Juventude e emprego: Educar para qual Trabalho?. 2011. (Outra).

Extensão Universitária: O grande desafio para as Ciências Humanas e Tecnológicas. 2011. (Outra).

Colóquio: Explorando as Maiores Estrelas e Explosões do Universo com suas Menores Partículas. 2010. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Cristiane Aparecida Silveira Monteiro

SILVEIRA, C.A.; ARAÚJO, K.M.; ALVES,A.F.S.M.. Atendimento de enfermagem à vítima de abuso sexual. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Maria das Graças Anguera

ANGUERA, M. G.; TOLLER, Eneida; HOBOLD, Edilson. Capacidade funcional em idosos x flexibilidade. 2004. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Educação Física) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Analéia Domingues

MEDEIROS, Dalva Helena.;DOMINGUES Analéia; PATARO, R. F.. A contribuição do Pedagogo na formação continuada de professores de EJA. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual do Paraná.

Cleiser Schenatto Langaro

LANGARO, C. S.. La relación entre la fundamentación teórica y la prática en la asignatura de Lengua Española. 2012. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Educacional de Medianeira.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maísa Maganha Tuckmantel

Manifestações da Sexualidade da Criança; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicopedagogia) - Centro Integrado de Educação Brasil Europa; Orientador: Maísa Maganha Tuckmantel;

Juliana Oshima Franco

CMU na Rede; 2016; Orientação de outra natureza - Centro de Memória - Unicamp, Serviço de Apoio ao Estudante Unicamp; Orientador: Juliana Oshima Franco;

MÁRIO ALFREDO SILVEIRA MIRANZI

Avaliação in vitro da odontometria realizada por localizadores eletrônicos apicais; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Endodontia) - Universidade de Uberaba; Orientador: Mário Alfredo Silveira Miranzi;

Dalva Helena de Medeiros

A contribuição do Pedagogo na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Pedagogia) - UNESPAR - Campus de Campo Mourão; Orientador: Dalva Helena de Medeiros;

Sergio Andres Villalba Morales

A definir- Síntese de materiais-Fotocatálise-Oxidação (Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais); Início: 2019; Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS) - Universidade Federal de Alfenas; (Coorientador);

Jefferson de Lima Picanço

A ocorrência de Enchentes urbanas em Curitiba (PR) (1850 - 1970); Início: 2017; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Instituto de Geociências UNICAMP; (Orientador);

Jefferson de Lima Picanço

Análise de suscetibilidade para Debris-Flow na Serra do Ibitiraquire - Paraná utilizando parâmetros morfométricos; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Instituto de Geociências UNICAMP, Instituto de Geociências UNICAMP; Orientador: Jefferson de Lima Picanço;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • SILVA, J. S.V ; MENGATTO JUNIOR, E. A. ; CECIM, J.S.R ; GUIMARÃES, P. . Dinâmica de uso e ocupação da terra na bacia hidrográfica do rio Teles Pires. In: Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, São José dos Campos. In: Simposio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 2017, Santos. Anais do XVIII SBSR. São José dos Campos: INPE, 2017., 2017.

  • GUIMARÃES, P. ; SILVA, J. S.V ; CECIM, J.S.R . Mapeamento do uso e cobertura vegetal da bacia hidrográfica do rio Paracatu: comparação 2002 e 2013.. In: 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2016, Cuiabá. In: 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, 2016, Cuiabá. Anais 6º Simpósio de Geotecnologias no Pantanal, Cuiabá, MT, 2016. p. 826-835., 2016.

  • GUIMARÃES, P. ; SILVA, J. S.V . Interpretação e Classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Paracatu, MG.. In: Interpretação e Classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Paracatu, MG., 2015, Campinas. In: Mostra de Estagiários e Bolsistas da Embrapa Informática Agropecuária, 11, 2015, Campinas, 2015, Campinas. Resumos Expandidos: XI Mostra de Estagiários e Bolsistas, 2015.p.85-88., 2015.

  • PICANÇO, J.L ; TANAKA, H. S. ; GUIMARÃES, P. ; FACCURI, G. G. . Análise da ocorrência de fluxos de detritos e de enchente com o uso do índice de Melton (R) e do comprimento de bacia (WL) na Serra do Mar Paranaense.. In: X Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, 2017, Curitiba. In: X Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia, 2017, Curitiba. Anais do X Simpósio Sul-Brasileiro de Geologia. Curitiba: SBG-PR, 2017., 2017.

  • GUIMARÃES, PAULA ; DE LIMA PICANCO, JEFFERSON . Análise de suscetibilidade para Debris-Flow na Serra do Ibitiraquire - Paraná utilizando parâmetros morfométricos. In: XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP 2016, 2016, Campinas, 2016.

  • GUIMARÃES, P. ; PICANÇO, J.L . Análise de Suscetibilidade para Debris Flow na Serra do Ibitiraquire Paraná. 2016. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GUIMARÃES, P. ; SILVA, J. S.V . Interpretação e Classificação de imagens de satélite na extração de informações sobre o uso da terra e cobertura vegetal na bacia hidrográfica do rio Paracatu, MG. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - 2016

    Rede Agrohidro: Análise de Tendências dos principais fatores determinantes dos processos hidrológicos, Descrição: O AgroHidro é um Projeto Componente do Projeto em Rede intitulado ?Impactos da agricultura e das mudanças climáticas nos recursos hídricos: diagnose e propostas de adaptação e mitigação em bacias hidrográficas nos diferentes Biomas brasileiros?. É dividido em 5 Planos de Ação que abrangem diversas análises e levantamentos de dados, bem como análises temporais, caracterizando o AgroHidro e sua estratégia metodológica, que inclui o levantamento de dados sobre grandes bacias hidrográficas do Brasil, e as localizadas em ecorregiões (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga), além de bacias hidrográficas de diversos tamanhos e localizações do país. O projeto AgroHidro, busca, por meio de estudos inter e multidisciplinares, analisar a interação dos recursos hídricos com as cadeias produtivas agropecuárias e florestais através do uso de tecnologias.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Paula Guimarães - Integrante / Jéssica daSilva Rodrigues Cecim - Integrante / João dos Santos Vila da Silva - Coordenador., Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

  • 2015 - 2016

    Análise de Suscetibilidade para Debris - Flow Na Serra do Ibitiraquire - Paraná Utilizando Parâmetros Morfométricos, Descrição: O projeto em questão trata-se de uma contribuição aos estudos sobre fluxos ou corridas de detritos (Debris flows) na Serra do Ibitiraquire, uma cadeia montanhosa na região norte da serra do mar paranaense. Os Debris flows configuram o movimento gravitacional de massa com o maior potencial de impacto destrutivo, uma vez que, são extremamente rápidos e sofrem influência da mecânica dos solos e dos fluídos (chuvas e cursos de drenagem). Além disso, possuem uma alta energia de transporte, conseguindo deslocar grande quantidade de lama, sedimentos, blocos rochosos e materiais vegetais até mesmo para áreas planas localizadas à quilômetros de distância da montante. Dessa forma, o projeto contribuiu para um maior entendimento da gênese desses processos hidrogeomórficos na região identificando quais áreas são suscetíveis a esse tipo de evento.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Paula Guimarães - Integrante / Jefferson de Lima Picanço - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2009

Melhor Desempenho Acadêmico no Curso Técnico em Saneamento - Diploma de Honra ao Mérito, Conselho Regional de Química IV Região.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2015 - 2015

    Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq

    Vínculo: , Enquadramento Funcional:

  • 2018 - Atual

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Geoprocessamento, Carga horária: 30

    Outras informações:
    -Atividade supervisionada de aprendizado para levantamento de informações dos zoneamentos ecológicos-econômicos da Amazônia legal; -Atividade supervisionada de aprendizado para conversão e inserção de dados geoespaciais no SIAGEO amazônia; -Elaboração, em co-autoria de publicações técnico - científicas decorrentes das atividades de estágio.

  • 2015 - 2016

    Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária em Geoprocessamento, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Estagiária da Embrapa CNPTIA (Centro Nacional de Pesquisa Tecnológica em Informática para Agricultura) e integrante do Projeto AgroHidro no Laboratório de Geotecnologias. Participou de atividades supervisionadas em SIG (Sistema de informações Geográficas) tanto em ArcGis quanto em SPRING, se interando da funcionalidade de ambos os softwares (interpretação e classificação de imagens de satélite) para a extração de informações e elaboração de mapeamentos do uso da terra e da cobertura vegetal em grandes bacias hidrográficas. Além disso, a estagiária foi Co-autora na produção de artigos e relatórios científicos.

  • 2017 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático (PAD), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O Programa de Apoio Didático (PAD) tem por objetivo propiciar aos monitores a oportunidade de atuarem como auxiliares dos professores em atividades de orientação e ensino, aprimorando seus conhecimentos na área. Na disciplina Análise Redes e Fluxos (Transportes e Comunicação) foi possível por meio do acompanhamento das aulas aprofundar o conhecimento sobre: Rede geográfica, a importância da circulação (fluxos materiais) e da comunicação (fluxos imateriais) na constituição do espaço geográfico, mobilidade espacial, paradigmas da circulação, modais de transporte, redes telemáticas e globalização, circuitos espaciais produtivos e círculos de cooperação no Espaço, Logística e competitividade territorial.

  • 2016 - 2017

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (BAS), Carga horária: 15

    Outras informações:
    CMU na rede: ações comunicativas para divulgação do acervo e iniciativas do Centro na Internet - Centro de Memória UNICAMP.

  • 2016 - 2016

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Programa de Apoio Didático ( PAD), Carga horária: 8, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    O Programa de Apoio Didático (PAD) tem por objetivo propiciar aos monitores a oportunidade de atuarem como auxiliares dos professores em atividades de orientação e ensino, aprimorando seus conhecimentos na área. Durante o acompanhamento da disciplina de Geomorfologia Climática e Litorânea foi possível aprofundar e revisar as teorias já vistas anteriormente por meio das atividades em sala (elaboração de mapas descritivos) e extra sala (trabalho de campo no interior da Bahia) orientadas pela professora.

  • 2014 - 2015

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (BAS), Carga horária: 15

    Outras informações:
    Organização da coleção de Periódicos FIESP ( Federação das Industrias no Estado de São Paulo) - no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

  • 2013 - 2014

    Universidade Estadual de Campinas

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista (BAS), Carga horária: 15

    Outras informações:
    Processamento técnico FAP Livros (FAPESP) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)

  • 2008 - 2008

    Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Laboratorista

    Outras informações:
    Laboratório de Saneamento - Escola técnica Estadual Vasco Antonio Venchiarutti