Shirleia Leandro da Silva

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), graduação e licenciatura em Ciências Sociais também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Supervisionou o Programa Nacional de Inclusão para Jovens ( Projovem) por 6 anos. É psicanalista. Leciona Filosofia e Sociologia para o Ensino Médio na Rede Estadual do Rio de Janeiro de 2007 até o momento. Tem experiência em Clínica Psicanalítica, Supervisão e Condução de Grupos de Estudo. Na área de Educação, ênfase em Formação discente e docente e Avaliação e Supervisão de Programas Educacionais.

Informações coletadas do Lattes em 29/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Educação

2008 - 2010

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: da conquista de espaço na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação.,Ano de Obtenção: 2010
Ludmila Thomé de Andrade.Palavras-chave: Formação de Professores; Formação Continuada de Professores; Memoriais de formação; Escrita de Si.; Análise do Discurso..Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Formação de Professores / Especialidade: Análise do Discurso. Setores de atividade: Educação.

Graduação interrompida em 2008 em Pedagogia

2006 - Interrompido

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Ano de interrupção: 2008

Graduação em Licenciatura em Ciências Sociais

2004 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduação em Bacharelado em Ciências Sociais

1999 - 2005

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

O trauma na Contemporaneidade. (Carga horária: 3h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.

2018 - 2018

Psicanálise e Cinema. (Carga horária: 10h). , Práxis Lacaniana, PRÁXIS LACANIANA, Brasil.

2017 - 2017

Psicanálise e Cinema: Trilogia da Depressão. (Carga horária: 10h). , Práxis Lacaniana, PRÁXIS LACANIANA, Brasil.

2016 - 2016

Sobre a indiferença dos analistas em matéria de política. (Carga horária: 2h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.

2016 - 2016

Literatura, Sexualidade e BDSM. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Paraná, UFPR, Brasil.

2016 - 2016

Narcisismo e Contemporaneidade. (Carga horária: 2h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.

2016 - 2016

Psicanálise e Literatura: Transferência: amor e saber. (Carga horária: 2h). , Centro de Estudos Psicanalíticos, CEP, Brasil.

2014 - 2014

Trauma e Violência. (Carga horária: 12h). , Escola Brasileira de Psicanálise - PR, EBP-PR, Brasil.

2013 - 2013

Jornada do Núcleo de Pesquisa em Psicanálise com Crianças. (Carga horária: 4h). , Escola Brasileira de Psicanálise - PR, EBP-PR, Brasil.

2013 - 2013

Curso Espaço Freud e seus Principais Conceitos. (Carga horária: 10h). , Escola Brasileira de Psicanálise - PR, EBP-PR, Brasil.

2010 - 2010

Seminário Infância, linguagem e escola: literatura e Educação Infantil. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2009 - 2009

II Jornada do NEC - Memórias e Trajetórias. (Carga horária: 13h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2008 - 2008

IISeminário Leitura, Escrita e Educação: Cultura Escolar na Educação Básica. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Seminário Balanço da Educação no Governo Lula. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2006 - 2006

Mesa-Redonda Literatura Infantil: da produção `(s) Leitura (s). (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2005 - 2005

Professores em Formação: que leituras?. , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Formação de Alfabetizadores para Jovens e Adultos. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Planejamento e Avaliação Educacional/Especialidade: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicanálise.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Sociologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Marlene Alves de Oliveira Carvalho

CARVALHO, M. A. O.; ANDRADE, L. T.; CORSINO, P.. Formação continuada de professores alfabetizadores:da conquista de espaço na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Petrópolis.

Marlene Alves de Oliveira Carvalho

ANDRADE, L. T.; CORSINO, P.;CARVALHO, M. A. O.. Formação continuada de professores alfabetizadores: da conquista de espaço na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Patrícia Corsino

ANDRADE, L.T.;CORSINO, P.; CARVALHO, M. A. O.. Formação continuada de professores alfabetizadores: da conquista de espaço na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Ludmila Thomé de Andrade

ANDRADE, L. T.; CORSINO, P.; CARVALHO, M. A. O.. Formação Continuada de Professores Alfabetizadores: da conquista de espaços na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação. 2010. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação UFRJ.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ludmila Thomé de Andrade

Formação continuada de professores alfabetizadores: Da conquista de espaços na universidade ao uso de narrativas autobiográficas na formação; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação) - Faculdade de Educação da UFRJ,; Orientador: Ludmila Thomé de Andrade;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2008 - 2010

    A formação continuada de professores em políticas educacionais no contexto brasileiro: o hibridismo discursivo nas interações entre universidade e escola., Descrição: O trabalho de pesquisa visa analisar as ações de políticas educacionais brasileiras no que diz respeito especialmente ao espaço discursivo ocupado pela formação continuada de professores alfabetizadores e dos anos iniciais do ensino fundamental, de modo a situar as contribuições do conhecimento universitário na construção das interações entre professores formadores e da escola básica. Embasamo-nos em categorias teórico-metodológicas desenhadas a partir de conclusões de pesquisas anteriores, que permitem compreender a ação de pesquisa pelo prisma do discurso, não para descrever atos de fala de agentes educacionais, em interações constitutivas de situações de formação, mas assumindo de forma radical nossa posição de pesquisadores e a conseqüente responsabilidade política sobre o que vem se configurando historicamente como formação docente, via programas e projetos desenvolvidos desde os últimos governos federais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Shirleia Leandro da Silva - Coordenador / Ludmila Thomé de Andrade - Integrante / Ana Maria Gomes de Almeida - Integrante / Claudia Bokel Reis - Integrante / Cristiane Joazeiro Borralho - Integrante / Elizabeth Orofino Lucio - Integrante / Helena Dozzi Dantas - Integrante / Luiza Alves Ribeiro - Integrante / Luiza Rabelo Colombo - Integrante / Margareth Brainer de Queirós Lima - Integrante / Monica Pinheiro Fernande - Integrante / Priscila Monteiro Correa - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2007 - Atual

    Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro - Santo Cristo

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Filosofia e Sociologia, Carga horária: 32

    Outras informações:
    No momento licenciada.

  • 2009 - 2012

    Fundação de Apoio à Pesquisa, Ensino e Assitêncial à Escola de Medicina

    Vínculo: Celetista formal, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Realizei rotinas de supervisão nos núcleos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM URBANO) do município do Rio de Janeiro e de outros municípios do Estado do RJ contemplados com o programa. Também participei de "surveys" e de grupos focais do programa e coordenei aplicação de Exames entre Ciclos e Exames Finais do Programa, sendo diretamente responsável por toda parte logística e de recursos humanos.

  • 2006 - 2009

    Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Supervisora, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa Nacional de Inclusão de Jovens (PROJOVEM): realizei rotinas de supervisão nas escolas, "surveys", grupos focais, alocação e treinamento de aplicadores e coordenei o Exame Final Nacional Externo (certificação final do programa).

  • 2006 - 2006

    Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República

    Vínculo: Autônomo, Enquadramento Funcional: Relatora

    Outras informações:
    Realizei relatoria no Congresso Interamericano de Educação em Direitos Humanos nas Sociedades Contemporâneas.

  • 2004 - 2006

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Vínculo: Estágio, Enquadramento Funcional: Alfabetizadora de Jovens e Adultos, Carga horária: 20

    Outras informações:
    Programa de Extensão Universitária (PR-5). Atividades desenvolvidas: planejamento, aplicação e avaliação das propostas pedagógicas utilizadas na alfabetização de jovens e adultos realizada no Complexo da Maré.

  • 2005 - 2005

    Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré

    Vínculo: Educadora, Enquadramento Funcional: Educadora, Carga horária: 18

    Outras informações:
    Alfabetização de crianças. Atendimento à crianças em idade escolar fora da escola. Acompanhamento da inserção dessas crianças no sistema escolar público e oferecendo apoio através de uma rede socio-pedagógica, buscando garantir a não-evasão dos participantes do programa "Nenhum a menos".

  • 2004 - 2005

    Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisadora

    Outras informações:
    Acompanhamento da alfabetização e letramentos dos alunos da rede municipal atendidos pelo Programa de Criança na Maré (uma parceria CEASM, Petrobrás e Prefeitura do Rio).