Beatriz Cavalheiro Crittelli
Doutora pela USP no programa Interunidades em Ensino de Ciências pelo Instituto de Física com o enfoque em Surdocegueira e Professora efetiva de Libras na Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Licenciatura em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo- USP, com Mestrado na área de Ensino de Ciências para Surdos e Pós-graduação em Tradução e Interpretação de Libras. Atuou como professora de Ensino Básico em escolas regulares e escolas bilíngues para Surdos nas matérias de Biologia, Química, Física e Ciências para o Ensino Fundamental II e Médio, em Universidade com a matéria de Libras e específicas para as Licenciaturas nos cursos de Ciências Biológicas, Letras, Matemática e Educação Física. Realiza trabalhos e projetos educacionais voltados a pessoas com deficiência: interpretação de Libras em palestras e congressos; ledora para pessoas com deficiência visual; ministrante de cursos na USP de capacitação para professores na área de educação de inclusiva; projetos de formações de professores de ciências e Educação Especial, além de ministrar e participar de palestras workshops e seminários.
Informações coletadas do Lattes em 23/10/2025
Acadêmico
Formação acadêmica
Doutorado em Interunidade - Ensino de Ciências
2017 - 2021
Universidade de São Paulo
Título: CIÊNCIAS PARA TODOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS SURDOCEGOS
Éder Pires de Camargo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação / Especialidade: Educação Especial. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: surdocegueira.
Mestrado em Ensino de Ciências (Modalidades Física, Química e Biologia)
2014 - 2017
Universidade de São Paulo
Título: APRENDENDO A OUVIR AQUELES QUE NÃO OUVEM: O DESAFIO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO TRABALHO COM A LINGUAGEM CIENTÍFICA COM ALUNOS SURDOS
, Ano de Obtenção: 2017.Celi Rodrigues Chaves Dominguez.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Educação de surdos; Libras.Grande área: Ciências Humanas
Graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza
2009 - 2012
Universidade de São Paulo
Título: Variação da comunidade de organismos da região entremarés da Ponta do Baleeiro (São Sebastião - SP) em relação à variação do nível da maré
Orientador: Valéria Flora Hadel
Formação complementar
2019 - 2019
Ensino de Matemática na Libras. (Carga horária: 4h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2019 - 2019
Classificadores na Libras. (Carga horária: 8h). , Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de SP, FENEIS SP, Brasil.
2017 - 2017
Libras - Avançado 2. (Carga horária: 60h). , Derdic, DERDIC, Brasil.
2017 - 2017
Libras - Avançado 1. (Carga horária: 60h). , Derdic, DERDIC, Brasil.
2016 - 2016
Libras - Intermediário 2. (Carga horária: 60h). , Derdic, DERDIC, Brasil.
2015 - 2015
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO NA SALA DE AULA. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, Brasil.
2015 - 2015
Libras - Intermediário 1. (Carga horária: 60h). , Derdic, DERDIC, Brasil.
2015 - 2015
Libras - Básico 2. (Carga horária: 60h). , Derdic, DERDIC, Brasil.
2013 - 2013
Extensão universitária em Estratégias Pedagógicas para o Ensino de Botânica. (Carga horária: 40h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Extensão universitária em Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS Módulo III. (Carga horária: 60h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2012 - 2012
Libras: Possibilidades e desafios na educação dos. (Carga horária: 5h). , Instituto de Matemática e Estatística, IME, Brasil.
2012 - 2012
Flash CS5. (Carga horária: 40h). , Impacta, IMPACTA, Brasil.
2012 - 2012
ABORDAGEM EXPERIMENTAL DE TÓPICOS DE ÓPTICA. (Carga horária: 40h). , USP Instituto de Física, IF - USP, Brasil.
2012 - 2012
Ilustração Científica para o ensino de Zoologia. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Extensão universitária em Introdução ao Acádio e ao Cuneiforme. (Carga horária: 25h). , Museu de Arqueologia e Etinologia, MAE, Brasil.
2010 - 2010
Co-operar por uma educação para a paz. (Carga horária: 21h). , Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, UMAPAZ, Brasil.
2010 - 2010
Espanhol Instrumental. (Carga horária: 30h). , Projeto Espanhol para São Paulo, PEPSP, Brasil.
2010 - 2010
Oficina de Solos. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2010 - 2010
Alfabetização Científica com o uso de imagens. (Carga horária: 4h). , Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
2009 - 2009
Espanhol para viagem. (Carga horária: 30h). , Projeto Espanhol para São Paulo, PEPSP, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Português
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Libras
Compreende Bem, Fala Bem.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Tópicos Específicos de Educação/Especialidade: Educação Especial.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Ensino de Ciências.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Educação Bilíngue de surdos.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: LIBRAS.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação / Subárea: Recursos Didáticos.
Organização de eventos
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Mesa Redonda com a equipe da Associação Luz do Amanhecer para crianças com encefalopatia crônica não degenerativa da infância. 2019. (Outro).
ANGELUCCI, C. B. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Seminário Pessoas com Deficiência: rupturas do capacitismo e despatologização de identidades. 2018. (Outro).
SOFIATO, C. G. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Colóqui sobre a história das instituições asilares e de Educação Especial no Brasil oitocentista. 2018. (Outro).
PAGNEZ, K. S. M. M. ; MAIA, S. R. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . VI Fórum Internacional sobre surdocegueira e deficiência múltipla sensorial e II Encontro Ibero latino Americano na área da surdocegueira e deficiência múltipla sensorial. 2016. (Outro).
Participação em eventos
A pessoa com deficiência e a educação: possibilidades de atuação na escola e na Universidade. 2019. (Outra).
Atendimento humanizado à Pessoa com Deficiência. 2019. (Outra).
Dia Nacional dos Surdos - Resende.Entendendo o passado para construir o futuro: o papel dos Surdos na formação de sua própria história. 2019. (Outra).
I Encontro: a formação na Educação Bilíngue de Surdos. 2019. (Encontro).
I Seminário Brasileiro da Síndrome de Usher. 2019. (Seminário).
IV Encontro Regional de Ensino de Biologia da Unidade Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia.HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. 2019. (Encontro).
Solenidade em Comemoração ao Setembro Azul - dia nacional do Surdos. 2019. (Outra).
Transformando a Educação com metodologias ativas e modelos híbridos. 2019. (Encontro).
XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA COM UM GRUPO DE ESTUDANTES SURDOS. 2019. (Encontro).
XII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências.CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DE SINAIS DE ECOLOGIA EM LIBRAS: UM TRABALHO MUITO ALÉM DO LÉXICO. 2019. (Encontro).
I Congresso Nacional e III Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos. o ensino de química para Surdos através de atividades práticas: relato de uma experiência a partir da visão de alunos. 2018. (Congresso).
I Congresso Nacional e III Simpósio de Educação Bilíngue para Surdos. Planejamento de aulas de Educação Física para Surdos no contexto inclusivo. 2018. (Congresso).
Programa de capacitação para elaboração de Material Didático na modalidade de Educação a Distância. 2018. (Outra).
Seminário Pessoas com deficiência: rupturas do capacitismo e despatologização de identidades.Identidade Surda e luta por reconhecimento. 2018. (Seminário).
XIII EPIEC.Ciências para todos: uma proposta inclusiva de recursos didáticos para alunos surdocegos. 2018. (Encontro).
10ª Semana do Surdo.Ensino de Ciências para estudantes Surdos: possibilidades e desafios. 2017. (Outra).
3 Congresso de Graduação da USP. Roda de conversa em LIBRAS: Uma ação extra-classe. 2017. (Congresso).
3 Congresso de Graduação da USP. Fomentando a autonomia do graduando em sua formação: constituição de uma disciplina por meio das comunidades de prática. 2017. (Congresso).
XI ENPEC.aulas de ciências em uma escola bilíngue para Surdos em São Paulo: possibilidades e desafios. 2017. (Encontro).
5 Encontro Comemorativo do Dia do Surdo. 2016. (Encontro).
Congresso Brasileiro de Educação Especial. 2016. (Congresso).
Encontro Nacional de Ensino de Biologia.Título Tipo Status FALANDO DE CIÊNCIAS COM AS MÃOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE EM SÃO PAULO PARA SURDOS. 2016. (Encontro).
I CIEEI e XIII JEE - Roda de conversa LIBRAS X ORALIDADE: quem e como decidir?. 2016. (Congresso).
I Congresso Internacional de Educação Especial e Inclusiva e a XIII Jornada de Educação Especial. LIBRAS E CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS. 2016. (Congresso).
Semana da Licenciatura em Matemática.Libras na Universidade: do Decreto até a sala de aula. 2016. (Encontro).
(Re) Conhecendo a USP - contribuições da pesquisa e da extensão no campo das deficiências. 2015. (Encontro).
Educação Bilíngue para surdos: novos olhares para um velho dilema. 2015. (Outra).
EREBIO.VIVÊNCIAS PRESENCIADAS NO ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PARA ALUNOS SURDOS: CONHECENDO UMA NOVA CULTURA. 2015. (Encontro).
Gel.RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2015. (Simpósio).
I Congresso de Graduação USP. RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Congresso).
III Encontro Comemorativo do Dia do Surdo. 2015. (Encontro).
Simpósio Produção e utilização de materiais didáticos no ensino e divulgação das ciências Naturais: memórias e perspetivas. 2015. (Simpósio).
X ENPEC.Ensino de Ciências para alunos surdos: uma tarefa do professor no contexto bilíngue. 2015. (Encontro).
X EPIEC.O Desafio do professore de Ciências no trabalho com a linguagem científica com alunos surdos. 2015. (Encontro).
Workshop Argumentação e Ensino de Ciências. 2014. (Outra).
I Workshop sobre Mapeamento Conceitual. 2013. (Outra).
20 Simpósio Internacional de Iniciação Científica.Erosão, transporte e sedimentação: desenvolvimento de animações em Flash como auxílio para o Ensino e divulgação em Geociências. 2012. (Simpósio).
46 Congresso Brasileiro de Geologia. Desenvolvimento de animações computacionais e modelos didáticos para ensino e divulgação de geociências. 2012. (Congresso).
I Congresso Internacional "Geociências na CLCP". DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DE GEOCIÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DE AREIAS. 2012. (Congresso).
III Encontro de Estágios Obrigatórios e Experiências de Ensino.Utilização de recurso didático com o aluno surdo a partir da pirâmide alimentar. 2012. (Encontro).
III Encontro de Estágios Obrigatórios e Experiências de Ensino.Estágios: eu sobrevivi! Experiências bem sucedidas de estágio supervisionado curricular. 2012. (Encontro).
XIV Fórum Teenager de Universidades e Profissões.Divulgação do curso de Licenciatura em Ciências na Natureza. 2012. (Outra).
4ª Feira de Geociências.Modelos didáticos: Placas tectônicas e Intemperismo. 2011. (Outra).
Antes Arte do que Tarde. 2011. (Seminário).
Fórum Teenager de Universidades e Profissões. Divulgação do Curso Licenciatura em Ciências da Natureza. 2011. (Feira).
1 Encontro Nacional de Estudantes de Ciências da Natureza- ENECINA.2 Seminário Brasileiro de Integração das Licenciaturas em Ciências Naturais. 2010. (Seminário).
Água: Uma viagem no mundo do conhecimento.Água: Uma viagem no mundo do conhecimento. 2010. (Outra).
Feira de Profissões.Divulgação do Curso Licenciatura em Ciências da Natureza. 2010. (Outra).
Participação em bancas
RUFINO, A. R.;Beatriz Cavalheiro Crittelli; NASCIMENTO - SILVA, A.. Análise da formação do Licenciado: Desafios do Ensino de Química Inclusiva para alunos surdos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, A. A. R.;Beatriz Cavalheiro Crittelli; NASCIMENTO - SILVA, A.. A experimentação como forma de auxiliar o processo de enino-aprendizagem para alunos com TDAH, Dislexia e síndrome de Asperger. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense.
ALVES, A. A. R.;Beatriz Cavalheiro Crittelli; NASCIMENTO - SILVA, A.. A UTILIZAÇÃO DE JOGOS NO ENSINO DE QUÍMICA COMO UM RECURSO DIDÁTICO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense.
ORMUNDO, J.;Beatriz Cavalheiro Crittelli; GERVAI, S.. Reflexão sobre o desenvolvimento linguístico em alunos com deficiência intelectual no ambiente escolar. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português) - Universidade Paulista.
Orientou
Práticas pedagógicas de inclusão no Ensino de Física acessíveis em plataforma digitais; ; Início: 2019; Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA) - Instituto Federal do Piauí; (Orientador);
O Alcoolismo no Trânsito e o Ensino de Química: Utilizando um Experimento que Simula o Funcionamento de um Bafômetro para o Ensino Reações de Oxirredução no Ensino Médio; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);
ANÁLISE DA APLICAÇÃO DE UNIDADE DIDÁTICA PARA O ENSINO DE ATOMÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM (DUA); 2022; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
Imaginando mundos invisíveis: aprendendo a visualizar moléculas; 2022; Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal Fluminense,; Coorientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E INCLUSIVA: UMA PROPOSTA DE INTERLOCUÇÃO NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES?; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
O processo de inclusão de alunos com deficiência intelectual no ensino de ciências no contexto do ensino superior; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
Análise de sinais em Libras referentes ao Ensino de Atomística; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
A formação continuada de professoras(es) de química na perspectiva da educação inclusiva no 6 ensino de pessoas com deficiência visual em Volta Redonda; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS MULTISSENSORIAIS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
CONSTRUÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ENFOQUE CTSA, A PARTIR DE UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O USO DE EXPERIMENTOS POR PROFESSORES DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
UTILIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENHO UNIVERSAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PROPOSTA DE PRÁTICA MULTISSENSORIAL NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
DADOS ORGÂNICOS ? UMA PROPOSTA DE DIDÁTICA MULTISSENSORIAL PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
ANÁLISE CRÍTICA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS PRODUZIDOS E EMPREGADOS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA CIDADE DE VOLTA REDONDA; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
O alcoolismo no trânsito e o ensino de química: a proposta de um experimento que simula o funcionamento de um bafômetro para o ensino de reações de oxidorredução no ensino médio; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
Estudo da manutenção da autoridade docente: uma perspectiva da comunicação não-violenta; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
DIversidade e Diferenças no ensino de Química - recursos didáticos para deficiência visual; 2020; Orientação de outra natureza; (Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Beatriz Cavalheiro Crittelli;
Produções bibliográficas
-
DARIM, L. P. ; Guridi, V. M. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Tateando as estrelas: proposta de sequência didática para o estudo de constelações. BENJAMIN CONSTANT (ONLINE) , v. 27, p. 1, 2021.
-
DARIM, L. P. ; Guridi, V. M. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . A multissensorialidade nos recursos didáticos planejados para o ensino de Ciências orientado a estudantes com deficiência visual: uma revisão da literatura. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL , v. 34, p. 1, 2021.
-
Guridi, V. M. ; DARIM, L. P. ; Beatriz Crittelli . Reflexões acerca da didática multissensorial aplicada ao ensino de ciências para pessoas com deficiência. ENSEANZA DE LA FÍSICA , v. 32, p. 171, 2020.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . Aulas de ciências em uma escola bilíngue de surdos em São Paulo: possibilidades e desafios. Atas do ... ENPEC , v. 1, p. 587, 2017.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . FALANDO DE CIÊNCIAS COM AS MÃOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL BILÍNGUE EM SÃO PAULO PARA SURDOS. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) , v. 9, p. 4910-4919, 2016.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . Ensino de Ciências para alunos surdos: uma tarefa do professor no contexto bilíngue. Atas do ... ENPEC , v. 7, p. 36, 2015.
-
Beatriz Crittelli ; CAMARGO, E. P. . Relações entre formação de professores e inclusão de estudantes com surdocegueira no ensino de ciências. In: Cleusa Inês Ziesmann; Eder Pires de Camargo; Estéfano Vizconde Verasto. (Org.). Inclusão escolar: desafios e perspectivas para um período pós pandêmico. 1ed.: , 2022, v. , p. 91-.
-
Beatriz Crittelli ; CASTRO, M. A. P. ; VIEIRA, N. M. B de ; CAMARGO, E. P. . Os desafios para os alunos com surdocegueira em um espaço de educação não-formal. In: Eder Pires de Camargo. (Org.). Inclusão escolar dos alunos público-alvo da educação especial: pesquisas em ensino de física, química, biologia e astronomia. 1ed.: , 2020, v. , p. 115-131.
-
SANTANA, R. S. ; SOFIATO, C. G. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; LOCATELLI, S. W. . Educação de surdos no Brasil: direito à educação e abordagens educacionais. In: Ana Paula dos Santos Ferraz; Natali Esteve Torres; Fabiane Adela Tonetto Costas. (Org.). Educação especial, políticas educacionais e paradigmas emergentes. 1ed.Rio de Janeiro: Mares Editores, 2019, v. 1, p. 75-92.
-
SILVA, I. R. ; KUMADA, K. M. O. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Libras, Português e Ciências para surdos: reflexões necessárias para uma prática escolar bilíngue. In: Ivani Rodrigues Silva; Marília P. Marinho Silva. (Org.). Letramento na diversidade: surdos aprendendo a ler/escrever. 1ed.Campinas: Mercado das Letras, 2018, v. 1, p. 267-286.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Experiências de Estágio em Uma Escola para Alunos Surdos: estrangeira em terra nacional. In: Fabiana Curtopassi Pioker-Hara e Verônica Marcela Guridi. (Org.). Experiências de Ensino nos Estágios Obrigatórios: uma parceria entre a universidade e a escola. 1ed.Campinas: Alínea, 2013, v. 1, p. 01-194.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Guridi, V. M. ; Dominguez, C. R. C. ; CAMARGO, E. P. . De professor para professor: recursos didáticos em ensino de ciências elaborados para o público alvo da educação especial. In: VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB: Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, 2021, Fortaleza. VIII ENEBIO, VIII EREBIO-NE E II SCEB: Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia, 2021.
-
DUARTE, N. O. ; SILVA, L. S. E. da ; MIRANDA Jr, P. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . ATIVIDADE INVESTIGATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA COM UM GRUPO DE ESTUDANTES SURDOS. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC, 2019, Natal. trabalhos completos XII ENPEC, 2019. p. 1-7.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; NUNES, E. H. ; Dominguez, C. R. C. . Construção conceitual de sinais de ecologia em Libras: um trabalho muito além do léxico. In: XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências ? XII ENPEC, 2019, Natal. resumos completos XII ENPEC, 2019. p. 1-10.
-
SANTANA, R. S. ; MARTINELLI, P. C. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E O ENSINO DE BIOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. In: IV Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 1, 2019, Dourados. Anais do IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) ? Regional 1: Existir e Resistir pelo Ensino de Ciências e Biologia, 2019, Dourados. IV Encontro Regional de Ensino de Biologia ? Regional 1, 2019, Dourados. Anais do IV Encontro Regional de Ensino de Biologia (EREBIO) ? Regional 1: Existir e Resistir pelo Ensino de Ciências e Biologia, 2019.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; SANTANA, R. S. . A educação em Ciências e o ensino de surdos: o trabalho com conhecimentos científicos. In: VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial (VIII CBEE) e do XI Encontro Nacional de Pesquisadores da Educação Especial (XI ENPEE), 2018, São Carlos. anais VIII CBEE e XI ENPEE, 2018.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . LIBRAS E CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS. In: I Congresso Internacional de Educação especial e Inclusiva e XIII Jornada de Educação Especial, 2016, Marília. Anais - I CIEEI e XIII JEE, 2016.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . Vivências Presenciadas no estágio em uma escola para alunos surdos: conhecendo uma nova cultura. In: III Encontro Regional de Ensino de Biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais - III EREBIO, 2015.
-
SILVA, L. V. R. ; PAZ, G. S. B. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE PROTÓTIPO DE DIVISÃO CELULAR. In: VI Semana da Biologia UFABC, 2017, Santo André. Caderno de Resumos, 2017. v. 1.
-
SILVA, L. V. R. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . PROPOSIÇÃO DE ROTEIRO PARA VISITA AO AQUÁRIO. In: VI Semana de Biologia UFABC, 2017, Santo André. Caderno de resumos, 2017. v. 1.
-
BIZERRA, A. F. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CERQUEIRA, B. R. S. de ; Dominguez, C. R. C. ; VISCONTI, M. A. ; KUANO, R. V. ; OROFINO, R. P. de ; YOSHIKAWA, R. . Fomentando a autonomia do graduando em sua formação: constituição de uma disciplina por meio das comunidades de prática. In: 3 Congresso de Graduação da USP, 2017, São Paulo. Anais - 3° Congresso de Graduação da USP, 2017.
-
TEIXEIRA, R. C. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Roda de conversa em LIBRAS: Uma ação extra-classe. In: 3 Congresso de Graduação da USP, 2017, SÃO PAULO. Anais - 3 Congresso de Graduação da USP, 2017.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. In: 1 Congresso de graduação USP, 2015, São Paulo. Anais -1 Congresso de graduação USP, 2015.
-
BOUROTTE, C. ; TAKAYAMA, C. H. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; TOLEDO, M. C. M. de . Desenvolvimento de recursos didáticos digitais para ensino e divulgação de geociências a partir do estudo de areias. In: I Congresso Internacional ?GeoCiências na CPLP?, 2012, Coimbra. Anais - I Congresso Internacional ?GeoCiências na CPLP?, 2012.
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Ensino de Ciências Exatas para alunos Surdos: desafios perante a Libras. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Entendendo o passado para construir o futuro: o papel dos Surdos na formação de sua própria história. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Ensino de Ciências para alunos Surdos: algumas especificidades. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Educação Inclusiva no Ensino de Química. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Oficina: Conhecendo o Braille e a Comunicação com a pessoa com surdocegueira. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
PEREIRA, B. C. L. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . Planejamento de aulas de Educação Física para Surdos no contexto inclusivo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; PEREIRA, R. G. ; ALE, W. M. . O ensino de química para Surdos através de atividades práticas: relato de experiência a partir da visão de alunos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CAMARGO, E. P. . ciência para todos: uma proposta inclusiva de recursos didáticos para alunos surdocegos. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Ensino de Ciências para pessoas com deficiência. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CAMARGO, Éder Pires de . Ensino de ciências e matemática na perspectiva das deficiências sensoriais: como tornar esse trabalho possível. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Recursos didáticos aplicados para o ensino de Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Introdução dos conceitos científicos em Libras. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Ensino de Ciências para estudantes Surdos: Possibilidades e Desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Recursos Didáticos e Educação Especial. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Materiais Didáticos e Ensino de Ciências para Surdos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . aulas de ciências em uma escola bilíngue de Surdos em São Paulo: possibilidades e desafios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
TEIXEIRA, R. C. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli . roda de conversa em Libras: uma ação extra-classe. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
BIZERRA, A. F. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CERQUEIRA, B. R. S. ; Dominguez, C. R. C. ; VISCONTI, M. A. ; KUANO, R. V. ; OROFINO, R. P. de ; YOSHIKAWA, R. . Fomentando a autonomia do graduando em sua formação: constituição de uma disciplina por meio das comunidades de prática. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . LIBRAS E CIÊNCIAS NA SALA DE AULA: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA EM UMA ESCOLA BILÍNGUE PARA ALUNOS SURDOS. 2016. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . LIBRAS NA UNIVERSIDADE: DO DECRETO ATÉ A SALA DE AULA. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Metodologias de Ensino de Ciências na Educação Especial. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . VIVÊNCIAS PRESENCIADAS NO ESTÁGIO EM UMA ESCOLA PARA ALUNOS SURDOS: CONHECENDO UMA NOVA CULTURA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . O Desafio do professore de Ciências no trabalho com a linguagem científica com alunos surdos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. 2015. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Ilustração científica em conteúdos biológicos. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . RECURSOS DIDÁTICOS EM CIÊNCIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Cinema e Ciência. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. . Ensino de Ciências para alunos surdos: uma tarefa do professor no contexto bilíngue. 2015. (Apresentação de Trabalho/Outra).
-
BOUROTTE, C. ; TAKAYAMA, C. H. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; TOLEDO, M. C. M. de . DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA ENSINO E DIVULGAÇÃO DE GEOCIÊNCIAS A PARTIR DO ESTUDO DE AREIAS. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Recursos Didáticos em Ciência para a Educação Inclusiva a partir de Materiais Recicláveis e de Baixo Custo. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Utilização de recurso didático com o aluno surdo a partir da pirâmide alimentar. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; TOLEDO, M. C. M. de ; TAKAYAMA, C. H. ; BOUROTTE, C. . Desenvolvimento de animações computacionais e modelos didáticos para ensino e divulgação de geociências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; BOUROTTE, C. . Erosão, transporte e sedimentação: Desenvolvimento de animações em Flash como auxílio para o ensino e divulgação em geociências. 2012. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; BOUROTTE, C. ; TOLEDO, M. C. M. de . Modelos Didáticos: Placas tectônicas e Intemperismo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).
Outras produções
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; HOLLOSI, M. ; PAGNEZ, K. S. M. M. . Nosotros: o nós no outro - a alteridade na educação. Semana de Educação FE USP. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . PREFEITURA CAPACITA SERVIDORES NO ATENDIMENTO A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA. 2019. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; SANTANA, R. S. ; RAMOS, D. P. . Educação inclusiva e o ensino de ciências. 2019. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CAMARGO, E. P. . Palestra: Ensino de Ciências e Matemática na perspectiva das deficiências sensoriais. 2018. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; SANTANA, R. S. . Educação Especial e Ensino de ciências: Estamos Preparados para isso?. 2017. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; CHIMIZO, R. . Ensino de Ciências para alunos surdos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Um diálogo entre a curiosidade infantil e o pensamento científico. 2015. (Programa de rádio ou TV/Comentário).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; MORENO, C. ; TESSER, T. . Estágios: eu sobrevivi! Experiências bem sucedidas de estágio supervisionado curricular - Experiência em uma escola bilíngue para surdos. 2012. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Educação Especial e Práticas Inclusivas. 2020. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Surdos e Pessoas com Deficiência Auditiva no mercado de trabalho. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
MATTOS, C. ; RAMOS, D. P. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; SANTANA, R. S. . Ciências para surdos: a acessibilidade como um desafio as estratégias de ensino. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . escrita do sistema Braille na Química. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Braille na Matemática. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIASENSORIAL NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . oficina: conhecendo o Braille e a comunicação com a pessoa com surocegueira. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Multissensorialidade e Ensino de Ciências. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
ROSA, A. S. da ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; ARAÚJO, H. F. . Língua Brasileira de Sinais - Livro-texto. 2019. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RecursoDidático).
SAN, T. N. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; TEIXEIRA, R. C. ; NUNES, E. H. . Língua Brasileira de Sinais e sua Cultura de Expressão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; HOLLOSI, M. . Educação e Inclusão. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; HOLLOSI, M. . Educação Especial no contexto Inclusivo. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra Megavertebrados: Biologia Básica de Elefantes. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra Megavertebrados: Baleias - Medicina Veterinária. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra Megavertebrados: Hipopótamos - Biologia, manejo e medicina. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra Anfíbios: Biologia Básica e manejo. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra Conservação de Anfíbios. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra: Alteração reprodutiva na clínica de aves. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra: Neonatologia em aves. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Palestra: fisiologia reprodutiva das aves. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Oficina Práticas Avaliativas de Ciências da Natureza para Surdos. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . sessão coordenada: Currículo Escolar e Educação de Surdos. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Projeto de Extensão ?Ensino de Química: Oficinas Temáticas e Debate?. 2018. (tradução e interpretação de Libras).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; RODRIGUES, C. J. . Palestra de vivências de Surdocegos para a Disciplina de Educação Inclusiva. 2018. (tradução e guia-interpretação em Libras-tátil).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; TEIXEIRA, R. C. . Palestra: Libras e língua portuguesa - como trabalhar essas línguas com um Surdo. 2018. (tradução e interpretação de Libras para voz).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. ; CUBERO, J. ; Vizza, Juliana Renovato ; RODRIGUES, V. . Ensino de ciências para Surdos. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
SOFIATO, C. G. ; RAMOS, D. P. ; Beatriz Cavalheiro Crittelli ; SANTANA, R. S. . Ciências (Química, Física, Biologia e Matemática) com Surdos: Como Elaborar Propostas para um Ensino Bilíngue. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. ; CUBERO, J. ; Vizza, Juliana Renovato . Ensino de Ciências e Surdez. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli ; Dominguez, C. R. C. ; CUBERO, J. ; Vizza, Juliana Renovato . ENSINO DE CIÊNCIAS NA PALMA DA MÃO: UMA REFLEXÃO A RESPEITO DO ALUNO SURDO EM AULAS DE CIÊNCIAS. 2016. (Curso de curta duração ministrado/Outra).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Pirâmide Alimentar como Recurso Didático para o aluno surdo. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Didático).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Vida desconhecida em um Ambiente conhecido: praia. 2012. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Didático).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Placas Tectônicas a partir de materiais recicláveis. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - RecursoDidático).
Beatriz Cavalheiro Crittelli . Modelo Celular: Procarionte e Eucarionte animal e vegetal. 2010. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Recurso Didático).
Projetos de pesquisa
-
2020 - 2022
Grupo de Pesquisa em Diversidades e Diferenças no Ensino de Química, Descrição: Ao se pensar em educação para todos, os limites sociais de uma deficiência devem ser rompidos. Planejar aulas de química pensando em pessoas com deficiência exige do professor outras formas de trabalhar os conteúdos, pois devem ser desenvolvidas para que o conhecimento científico não se torne excludente. Para isso, recursos didáticos multissensoriais podem servir como uma importante ferramenta em sala de aula, promovendo assim interação entre todos. O grupo de pesquisa tem como intuito estudar e desenvolver recursos didáticos contextualizados, sob a perspectiva do desenho universal, priorizando alunos com deficiência divididos em quatro públicos-alvo: surdez, deficiência visual, intelectual e motora (encefalopatia crônica não degenerativa da infância). Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos presentes nas áreas de ensino de química e educação especial, auxiliando também professores nesse contexto. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Coordenador / Paloma de Azeredo Alves - Integrante / Lucas Pasquali Darim - Integrante / Kaique da Silva Pinto - Integrante / Raphael Canejo Dantas - Integrante.
-
2019 - Atual
Educação inclusiva e ensino de Ciências, Descrição: As formas de se inserir as pessoas com deficiência nas escolas e na sociedade mudou ao longo dos anos no Brasil e no mundo. A prática da integração escolar foi um exemplo de esforço contra a segregação, responsável por inserir na escola regular os alunos com deficiência. Nesse sentido, se compreende a deficiência a partir de uma concepção social. Partindo dessa perspectiva, a Declaração de Salamanca, de 1994, trouxe a Educação Inclusiva como um objetivo a ser alcançado, o qual implica na mudança de práticas por parte da sociedade em prol da definitiva inclusão social não só das pessoas com deficiência, mas de todas as pessoas, principalmente aquelas em condições socialmente desfavoráveis. Atualmente, percebe-se um momento de transição entre as práticas integrativas e inclusivas. Nesse contexto, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo analisar processos de inclusão de estudantes com deficiências auditiva e visual em contextos de ensino de Ciências, tanto em ambientes formais quanto não formais. Com base nos aportes teóricos de Vigotski no que diz respeito à construção social do conceito de deficiência, nas contribuições de Soler, relacionadas com a didática multissensorial e nas conceituações de Camargo, referentes às características de recursos didáticos multissensoriais e à construção de saberes docentes dos professores, o projeto visa realizar aportes tanto no que diz respeito à elaboração de sequências e recursos didáticos para o ensino de Ciências orientado a alunos com deficiência auditiva e visual quanto na construção de saberes docentes necessários para uma educação inclusiva de qualidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Coordenador / Lucas Pasquali Darim - Integrante / Veronica Marcela Guridi - Integrante.
-
2017 - 2021
CIÊNCIAS PARA TODOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS COM SURDOCEGUEIRA, Descrição: Ao se pensar em educação para todos, os limites de uma deficiência, seja ela física, intelectual ou sensorial, devem ser rompidos. Quando se trata de uma deficiência múltipla sensorial, como é o caso da surdocegueira, que envolve em uma maneira diferente de comunicação e adaptação em comparação as outras deficiências sensoriais, outras formas de trabalhar os conteúdos devem ser pensadas para que o conhecimento científico alcance esses alunos. Recursos didáticos podem servir como uma eficiente ferramenta em sala de aula para promover interação entre os alunos e quando se propõe envolver também os alunos com deficiência, principalmente as deficiências sensoriais, recursos multissensoriais podem ser utilizados para estimulá-los aos outros sentidos. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em realizar um estudo Etnográfico a respeito da utilização de recursos didáticos no contexto de uma Escola de Regular, acompanhando um aluno surdocego nas aulas de Ciências e planejando recursos didáticos manuais para o manuseio dele e de todos da sala. Para isso, será realizada uma coleta de dados com triangulação a partir de entrevistas, gravações de atividades dos alunos e relatos escritos de aula, a fim de validar em diferentes situações os dados obtidos para responder o que foi proposto. Recursos didáticos serão desenvolvidos para uma sequência de aulas e para uma avaliação do material, serão aplicados em sala e posteriormente analisados. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos já presentes na área de ensino de Ciências e Educação Especial, possibilitando um aprimoramento para as pessoas que se encontram em contextos de pesquisas educacionais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Coordenador / Éder Pires de Camargo - Integrante.
-
2015 - 2016
TAS - Avatares Expressivos para a Comunicação na Língua de Sinais Brasileira, Descrição: O acesso a informação é fundamental para a educação e inserção sócio-econômica dos indivíduos na atual sociedade da informação e do conhecimento. Nesta sociedade, documentos multimídia como os disponíveis na Web ou na forma de livros digitais se consolidaram como meios de difusão de informação. Nesses documentos, a informação é essencialmente transmitida na forma escrita ou utilizando recursos audiovisuais apoiados na fala. Tal realidade impõe severas barreiras de acesso a informação, educação e entretenimento aos deficientes auditivos, sobretudo, para aqueles que adquiriram a surdez antes da alfabetização. Para esta parcela da população, a compreensão de material escrito, ou mesmo material audiovisual, é severamente limitada, quando não nula. O reconhecimento oficial, através da lei 10.436 de 2002, da Língua de Sinais Brasileira, Libras, como meio legal de comunicação e expressão das comunidades surdas do Brasil abriu um novo leque de oportunidades para a inclusão social destes indivíduos. O decreto 5.626 de 2005 que regulamenta a referida lei aponta claramente para a necessidade do uso e difusão de Libras como meio para promover o acesso das pessoas surdas à educação. Neste contexto, o presente trabalho pretende contribuir com o estudo e compreensão da Libras como língua natural, com a sua difusão e, sobretudo, para o estabelecimento de mecanismo ágil e flexível para a geração de conteúdo em Libras. O trabalho envolve a cooperação técnico-científica entre o Centro do Estudos de Pesquisas em Reabilitação e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e visa desenvolver tecnologia inovadora de síntese de agentes virtuais, ou avatares, para a comunicação em Libras. Como teste de conceito para os avanços técnicos esperados será desenvolvido sistema piloto voltado à leitura de livro digital com conteúdo voltado ao ensino fundamental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (6) / Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Integrante / Ivani Rodrigues Silva - Coordenador / José Mário de Martino - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante.
-
2014 - 2017
APRENDENDO A OUVIR AQUELES QUE NÃO OUVEM: O DESAFIO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO TRABALHO COM A LINGUAGEM CIENTÍFICA COM ALUNOS SURDOS, Descrição: No ensino de ciências, professores devem introduzir seus alunos aos termos científicos através de suas aulas e estudos dos conteúdos de livros didáticos, porém, quando se trata do ensino Bilíngue é encontrado um desafio em ter que lidar com a própria linguagem científica, a linguagem visual, e as línguas Português e Libras. A presente pesquisa, de caráter qualitativo, consiste em realizar um estudo Etnográfico a respeito de como os professores de Ciências que estão inseridos no contexto de uma Escola de Educação Bilíngue para alunos Surdos, especificamente de Ciências, trabalham com essa heterogeneidade de cenários em sala de aula. Para isso, será realizada uma coleta de dados com triangulação a partir de entrevistas com um professor da área, gravações de atividades avaliativas dos alunos e relatos escritos de aula, a fim de validar em diferentes situações os dados obtidos para responder o que foi proposto. Com essa pesquisa, pretende-se contribuir para o desenvolvimento dos estudos já presentes na área de inclusão possibilitando um aprimoramento para as pessoas que se encontram nesse contexto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Coordenador / Celi Rodrigues Chaves Dominguez - Integrante.
-
2011 - 2012
Erosão, transporte e sedimentação: Desenvolvimento de animações em Flash como auxílio para o ensino e divulgação em geociências, Descrição: A presente pesquisa tem o objetivo geral de contribuir para o ensino de Geologia pela produção de recursos didáticos computacionais que facilitem a visualização e compreensão de fenômenos geológicos, e sejam ferramentas efetivas de apoio para os professores em suas aulas. Serão produzidas e aplicadas animações utilizando o programa Adobe Flash no ensino de temas geológicos, principalmente os da dinâmica externa da Terra, pois o trabalho será desenvolvido no contexto de projeto maior, intitulado ?Estudo granulométrico, mineralógico e químico de areias como subsídio ao desenvolvimento de atividades de ensino e divulgação em Geociências? e apoiado pela Fapesp (Processo N° 2010/19322-0), sob coordenação da Profa. Dra. Christine L. M. Bourotte. O projeto de Iniciação Científica proposto abordará como tema principal de pesquisa, os processos de erosão, transporte e sedimentação, relacionados ao ciclo sedimentar, como seqüência de processos naturais que mobilizam os materiais intemperizados e promovem uma seleção granulométrica, originando depósitos arenosos, objetos de estudo do projeto principal. Além disso, o trabalho desenvolvido na presente proposta, através do desenvolvimento de recursos digitais, atenderá ao projeto de ?implantação de um núcleo de divulgação científica e pesquisa em educação científica na EACH-USP? sob a coordenação da Profa. Dra. Maria Cristina Motta de Toledo (Edital MCT/CNPq n. 42/2007, de Seleção Pública de Projetos para Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da Ciência e Tecnologia).. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Beatriz Cavalheiro Crittelli - Integrante / Christine Laure Marie Bourotte - Coordenador / Maria Cristina Motta de Toledo - Integrante., Financiador(es): Universidade de São Paulo - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2018
Instituto FederalVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Intérprete de Libras, Carga horária: 4
Outras informações:
Intérprete de Libras no projeto em parceria com o Instituto Federal de São Paulo e o Instituto Seli (Escola Bilíngue para Surdos). O projeto envolveu a área de Química com práticas no laboratório do IFSP e debates temáticos com a abordagem CTSA no Seli.
2015 - 2016
Universidade Estadual de CampinasVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 4
Outras informações:
Projeto tecnológico envolvendo a criação e desenvolvimento de um Avatar que realiza traduções em Libras. Função relacionada à pesquisa de sinais científicos para o desenvolvimento linguístico do Avatar.
Atividades
-
08/2015 - 08/2016
Pesquisa e desenvolvimento, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP.,Linhas de pesquisa
2013 - 2014
COLEGIO ANGLO MORUMBIVínculo: Professor, Enquadramento Funcional: Professora de Ciências e Física, Carga horária: 22
2013 - 2013
Colégio Nicolau KerplenVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Biologia - Ensino Médio, Carga horária: 8
2013 - 2013
Colégio Nicolau KerplenVínculo: , Enquadramento Funcional: Professora de Química, Carga horária: 2
Outras informações:
Aulas de química para alunos de dependência que apresentaram dificuldades com os conteúdos.
2017 - Atual
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: pesquisadora, Carga horária: 30
Outras informações:
Bolsista de Doutorado CAPES para o projeto: "CIÊNCIAS PARA TODOS: UMA PROPOSTA INCLUSIVA DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ALUNOS SURDOCEGOS"
2019 - 2019
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria - Educação Inclusiva, Carga horária: 4
Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina optativa "Educação Inclusiva" do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da USP Leste - EACH
2017 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Ledora, Carga horária: 20
Outras informações:
Acompanhamento e apoio educacional para uma aluna com deficiência visual, estudante da USP. Função de Ledora de textos e auxílio para atividades como: acompanhamento em provas e demais atividades em sala, auxílio na escrita de textos e atividades.
2016 - 2017
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora Estagiária do Ladesp, Carga horária: 20
Outras informações:
Monitora estagiária do Laboratório de Educação Especial da Faculdade de Educação - USP. Realizando tarefas como plantão de dúvidas e atividades em Libras para os alunos das licenciaturas e pedagogia, manuseio de materiais em Braille (máquinas e regletes), organização da biblioteca e materiais pertencentes ao laboratório.
2016 - 2016
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria: Ed. Especial, Ed. surdos e Libras, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina "Educação Especial, Educação de Surdos e Língua Brasileira de Sinais" na Faculdade de Educação - Usp, para alunos de Licenciatura nas áreas de ciências (física, química, biologia, matemática, geociências e artes), auxiliando a professora na preparação de aulas e atividades e correção das tarefas.
2016 - 2016
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitor: Libras, Carga horária: 8
Outras informações:
Monitoria voluntária na disciplina "Libras", ministrada na Faculdade de Educação - Usp para alunos do curso de pedagogia, auxiliando a professora na preparação e planejamento de aulas, atividades e correção das atividades.
2015 - 2016
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista CAPES do Projeto " APRENDENDO A OUVIR AQUELES QUE NÃO OUVEM: O DESAFIO DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS NO TRABALHO COM A LINGUAGEM CIENTÍFICA "
2015 - 2015
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria - Met. para o Ensino de Ciências II, Carga horária: 6
Outras informações:
Bolsista PAE
2014 - 2014
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria - O uso da imagem p/ Ensino Ciência, Carga horária: 6
2012 - 2013
Universidade de São PauloVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitoria - Seminário de Campo II, Carga horária: 6
2012 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Monitoria - Diversidade Zoológica, Carga horária: 6
2011 - 2012
Universidade de São PauloVínculo: bolsista de graduação, Enquadramento Funcional: Pesquisador
Outras informações:
Bolsista RUSP com projeto na área de animações computacionais para o ensino de Geologia
Atividades
-
08/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Física.,Linhas de pesquisa
-
02/2014 - 06/2017
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Física.,Linhas de pesquisa
-
05/2016 - 03/2017
Estágios , Faculdade de Educação.,Estágio realizado, Auxílio aos alunos de licenciaturas e pedagogia.
-
03/2016 - 06/2016
Extensão universitária , USP Leste.,Atividade de extensão realizada, Ministrantes do curso de difusão: Ensino de Ciências para surdos.
-
02/2012 - 10/2012
Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Biociências, Centro de Biologia Marinha da USP.,Linhas de pesquisa
-
06/2011 - 07/2012
Pesquisa e desenvolvimento, USP Leste.,Linhas de pesquisa
-
03/2010 - 12/2010
Outras atividades técnico-científicas , USP Leste, USP Leste.,Atividade realizada, Produção de materiais didáticos de Geologia para alunos com deficiência.
2011 - 2012
Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Neusa BassettoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Estágio, Carga horária: 5
2011 - 2011
Colégio Marista ArquidiocesanoVínculo: Estagiário, Enquadramento Funcional: Professora estagiária do período integral, Carga horária: 30
2018 - 2019
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professor titular
Outras informações:
Professora da Unip EaD com a disciplina de Libras. Funções: aulas Ead para os cursos de Pedagogia e Licenciaturas; atualização do livro-texto relacionado à disciplina; participação de fóruns e debates; elaboração das avaliações e exercícios.
2017 - 2019
Universidade PaulistaVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 7
Outras informações:
Professora Universitária contratada pelo curso de Ciências Biológicas com participação também nos cursos de Educação Física e Letras paras as disciplinas: Libras; Didática Específica; Práticas de Ensino; Políticas Públicas Educacionais; Direitos Humanos; Didática Geral; Estrutura e Funcionamento da Educação Brasileira; Homem e Sociedade e Educação Ambiental.
2019 - 2022
Universidade Federal FluminenseVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Professora Assistente A, nível 1, Uff de Volta Redonda, Departamento de Ciências Exatas, curso de Química. Disciplinas ministradas: Libras; Educação Inclusiva e Capacitação Docente para a Educação Especial no ensino de Química.
2019 - 2019
SELIVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora de Física, Carga horária: 10
Outras informações:
Escola Bilíngue para alunos Surdos. Professora de Física do 1, 2 e 3 ano do Ensino Médio, com as aulas ministradas em Libras.
2019 - 2019
SELIVínculo: Professor Convidado, Enquadramento Funcional: Professor Convidade, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora convidada para a aula da Pós-Graduação em Educação de Surdos no Eixo temático 2: Ciências da Natureza e suas tecnologias na educação de Surdos na disciplina "A prática na sala de aula com Surdos -Aulas de ciências-"
2018 - 2018
Faculdade XV de AgostoVínculo: Professor convidado, Enquadramento Funcional: Professor convidado, Carga horária: 8
Outras informações:
Professora da Pós Graduação de Educação de Surdos, ministrando as disciplinas:
-"A prática na sala de aula com Surdos: planejamento e elaboração de material didático"
-"Vocabulário específico de Libras em Exatas e Biológicas"
2022 - Atual
Universidade Federal de São PauloVínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Beatriz Cavalheiro Crittelli e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?