Cristovão de Cássio da Trindade de Brito

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Bahia (1997) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Atualmente é professor Associado do Departamento de Geografia da Universidade Federal da Bahia e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFBA. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, Geografia Regional, Geografia Política, Geografia Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: agentes sociais, cidade, redes geográficas, desenvolvimento regional, desenvolvimento local e poder. https://orcid.org/0000-0002-3533-6589

Informações coletadas do Lattes em 07/09/2022

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Geografia

2000 - 2004

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: A Petrobrás e a gestão do território no Recôncavo Baiano
Orientador: Leila Christina Dias
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Agentes sociais; Grande corporação; Território; Redes; Desenvolvimento Industrial Regional.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Política. Grande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional / Especialidade: Análise Regional. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Mestrado em Geografia

1994 - 1997

Universidade Federal da Bahia
Título: A produção da escassez de terrenos em Salvador-BA e suas conseqüências para sua expansão futura,Ano de Obtenção: 1997
Orientador: Sylvio Carlos Bandeira de Mello e Silva
Palavras-chave: Agentes sociais do desenvolvimento urbano; Mercado imobiliário; Habitação.Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana / Especialidade: Geografia Política. Setores de atividade: Desenvolvimento Urbano.

Graduação em Geografia

1988 - 1993

Universidade Federal da Bahia
Título: Impactos econômicos recentes na economia baiana e a expansão do bairro da Pituba
Orientador: Maria Elvira Passos Costa

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Regional.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Política.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Urbana.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Geografia / Subárea: Geografia Humana/Especialidade: Geografia Econômica.

Organização de eventos

SANTOS, J. A. L. ; PERTILE, N. ; Brito, Cristovão . IV Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil: o Estado, o capital e os ?excluidos? na produção do rural e do urbano. 2016. (Congresso).

Brito, Cristovão ; CALDAS, Alcides dos Santos ; FONSECA, Antônio Angelo Martins da ; LOIS, R. C. ; PERTILE, N. . II CONGRESSO INTERNACIONAL SETED-ANTE: o Goberno dos Territorios. 2015. (Congresso).

Brito, Cristovão ; CALDAS, Alcides dos Santos ; FONSECA, Antônio Angelo Martins da ; PERTILE, N. . I Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas. 2012. (Congresso).

Participação em eventos

Governança Territorial no Brasil: especificidades institucionais e lógicas espaciais,.O que o APL de Calçados de Nova Serrana-MG e o APL de bolsas e acessórios de couro de Ipirá-BA têm a indicar quanto a governança e ao desenvolvimento socioespacial. 2019. (Seminário).

IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GEOGRAFIA AGRÁRIA. 2019. (Simpósio).

II Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Reestruturação federativa do Brasil: competências de novas governanças cooperativas.. 2016. (Congresso).

II CONGRESSO INTERNACIONAL SETED-ANTE. Recôncavo Baiano: a Petrobras e a criação do polo petroquimico. 2015. (Congresso).

I Colóquio Baiano - Tempos, Espaços e Representações: abordagens históricas e geográficas.Comissão Científica. 2013. (Simpósio).

I Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas.A criação de municípios no Brasil é bom ou ruim? A autonomia política municipal no recôncavo baiano pós-1960. 2012. (Seminário).

I Simpósio Regional de Geografia do Cerrado.Território e Migrações nas Regiões de Fronteira Agrícola no Cerrado. 2010. (Simpósio).

I Simpósio Nacional de Geografia Política, Território e Poder.Do espaço ao território: a grande fábrica de calçados e o sindicato dos trabalhadores calçadistas em Ipirá-BA.. 2009. (Simpósio).

II SIMPÓSIO DE COOPERAÇÃO NA ÁREA DE GEOGRAFIA ENTRE AS UNIVERSIDADES FEDERAL DA BAHIA E PASSAU.Concentração e dispersão: o papel das telecomunicações e dos processos de industrialização e urbanização. 2008. (Simpósio).

XV Encontro Nacional de Geógrafos.A indústria de calçados na Bahia e suas implicações na organização do espaço regional. 2008. (Encontro).

II Colóquio Nacional do NEER. 2007. (Encontro).

I Simpósio de Cooperação Científica na Área de Geografia entre a Universidade de Passau e a Universidade Federal da Bahia.Desenvolvimento Regional na Alemanha e no Brasil. 2007. (Simpósio).

IV Encontro com o Pensamento de Milton Santos: a interdisciplinaridade em sua obra.IV Encontro com Pensamento de Milton Santos. 2006. (Seminário).

4 Seminário Nacional de Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento.A estruturação do mercado imobiliário de Salvador-Ba a partir de 1970. 2005. (Seminário).

VII Encontro Baiano de Geografia.Desenvolvimento regional. 2004. (Encontro).

V Encontro Nacional da ANPEGE.A Petrobras e o processo de organização territorial no Recôncavo Baiano. 2003. (Encontro).

X Encontro Nacional de Geógrafos.Coordenação de Espaço de Diálogo: Urbanização e Regionalização. 2000. (Encontro).

XI Encontro Nacional de Geógrafos.Caracterização da pequena indústria mecanicânica em Salvador. 1998. (Encontro).

5 Simpósio Nacional de Geografia Urbana.5 Simpósio Nacional de Geografia Urbana. 1997. (Simpósio).

IV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo. 1996. (Seminário).

X Encontro Nacional de Geógrafos.Matropolização e valoriazação imobiliária em Salvador. 1996. (Encontro).

I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia.Especialização flexível: o caso das pequenas indúdtrias mecânicas na cidade de Salvador. 1995. (Encontro).

Metrópoles e Desenvolvimento Sustentável. 1995. (Seminário).

Participação em bancas

Aluno: MARCOS MORENO URBINA

Brito, Cristovão; AVILA, H. D. D.; SILVA, S. M.. ANÁLISE ESPACIAL DOS EQUIPAMENTOS E SERVIÇOS DE ATENDIMENTO ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR NA CIDADE DE SALVADOR? BAHIA. 2021. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Lívia Ferreira dos Santos

MAGALHAES, C. A.; SILVA, M. R.;Brito, Cristovão. Diálogos, Geografia e Literatura: Quincas Berro D'Água e o espaço soteropolitano. 2020. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Rinaldo de Castilho Rossi

Brito, Cristovão; Magalães D. S.; SILVA, L. C. R.. Lugar e cotidiano em Pernambués, na cidade do Salvador: segregação e fragmentação. 2018. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Wesley Cerqueira Souza

Brito, Cristovão; CALDAS, Alcides dos Santos; DIAS, A. B.. A indicação geográfica dos artefatos de couro em Ipirá-BA: instrumentos possível de desenvolvimento territorial. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Gabriel Galvão Brasileiro

Brito, Cristovão; SOUZA, L. A.; SANTOS, C. C. M.. DANO À ORDEM URBANÍSTICA EM SALVADOR-BA. 2016. Dissertação (Mestrado em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO TERRITORIAL) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Renan Lopes de Queiroz

Brito, Cristovão; GOMES SOBRINHO, L.; LIMA, C. L. C.. As implicações dos investimentos do PRODETUR no processo de produção do espaço em Imbassaí-BA. 2016. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Romilda Assunção Souza

Brito, Cristovão; Léda, Renato Leone Miranda; SANTOS, A. R.. Análise das estratégias para emancipação municipal: um estudo comparado entre distritos emancipados e não emancipados. 2015. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Flávio Guimarães de Souza

Brito, Cristovão; BAITZ, E. O. F.; SILVA, G. M.. A cidade de Maracás-BA a partir da implantação do projeto de mineração de vanadio. 2014. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Kátia Rocha Almeida

Brito, Cristovão; ARAUJO, J. A.; Léda, Renato Leone Miranda. Emancipação municipal e transformações socioespaciais: os casos de Bom Jesus da Serra e Caetanos. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Sofia Rebouças Neta Pereira

Brito, Cristovão; SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; CARVALHO, S. S.. Guanambi: centralidade, rede urbana e dinãmica regional no Centro-Sul Baiano. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Eduardo Lima dos Santos

Brito, Cristovão; CALDAS, Alcides dos Santos; CASTRO, Jânio Roque Barros de. Reativação do canteiro de São roque do paraguaçu e suas implicações territoriais nos municípios de Maragogipe e Nazaré, no Recôncavo Baiano. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Ildo Rodrigues de Oliveira

Brito, Cristovão; Spinola, Noélio Dantaslé; SILVA, O. A.. Indústria de Calçados e implicações sociespaciais: a grande fábrica de calçados no município de Santo Estvão-BA. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lucilia Inês Andrade Gomes

Brito, Cristovão; ANDRADE, R. S.; SANTOS, E. M. C.; SANTOS, M. C.. A produção do espaço a partir das práticas espaciais empreendidas pela mineradora Yamana Gold no semiáriod baiano. 2012. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rafaela Oliveira Ludolf da Silva

PEDRÃO, Fernando Cardoso; Spinola, Noélio Dantaslé;Brito, Cristovão. O mapa da mina: o tesouro e a sociedade. 2011. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador.

Aluno: Ione dos Santos Rocha

SANTOS, J. L. J.; MIRIAM N. M. VELASCO;Brito, Cristovão. A PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E TRANSFORMAÇÕES NO BAIRRO BOA VISTA. 2011. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Dalva Carneiro de Oliveira

Brito, Cristovão; FONSECA, Antônio Angelo Martins da; CASTRO, Jânio Roque Barros de. Implicações espaciais do processo de emancipação política no município de Riachão do Jacuípe-BA. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Jean da Silva Santos

Prost, C.;Brito, Cristovão; ESTRELA, Ely Souza. Para além da produção: a gestão do território da olericultura no Recôncavo Baiano. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mayara Mychella Sena Araujo

VASCONCELOS, P. A.;Brito, Cristovão; FERNANDES, Rosali Braga. A cidade de Alagoinhas na dinâmica da espacialidade funcional urbana da Região Litoral Norte da Bahia. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Antonio Andrade Mota

HENRIQUE, Wendel;Brito, Cristovão; FERNANDES, Rosali Braga. A inserção dos condomínios fechados no espaço urbano de Santo Antônio de Jesus: apropriação da natureza, produção do espaço e legislação. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Lesdli Carneiro de Jesus

Brito, Cristovão; HENRIQUE, Wendel; BALTRUSIS, N.. A participação do Estado nas mais-valias urbanas: perspectivas para Salvador-BA. 2009. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Edla Maria Barreto santos Oliveira

Léda, Renato Leone Miranda;Brito, Cristovão; SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e. O turismo no Guaibim, Valença-Ba: dinâmica econômica e condições de desenvolvimento sócio-espacial. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luis Rogério Cosme Sila Santos

Brito, Cristovão; Lavorati, Janes Terezinha; Vazquez, Petilda Serva. Políticas Públicas do Governo do Estado da Bahia para Atração de Empresas Calçadistas. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Paulo César Marques de Andrade Santos

Brito, Cristovão; Leda, Renato Leone Miranda; SANTANA, Mário Rubem Costa. Incubadoras de empresas: análise do movimento baiano de incubadoras de empresas 1991a 2006. 2008. Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ricardo Bahia Rios

SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e;Brito, Cristovão; Peter José Schweizer. Os portos de Salvador e Aratu: organização e dinãmica atual nos contextos urbano e metropolitano. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Fábio Antonio Moura Costa de Souza

SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e;Brito, Cristovão; FONSECA, Antônio Angelo Martins da. Planos Diretores pós-Estatuto da Cidade em municípios baianos: regulação do território a serviço do desenvolvimento?. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria da Conceição Borges Andrade

TOLEDO JÚNIOR, Rubens de;Brito, Cristovão; JUNCAL, B. M.. Implicações socioespaciais decorrentes da industrialização nos municípios de Camaçari e Dias dAvila. 2008. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Cleide Pereira dos Anjos

CALDAS, Alcides dos Santos; PEDRÃO, Fernando Cardoso;Brito, Cristovão. Agricultura irrigada na Região Econômica de Irecê. 2006. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano) - Universidade Salvador.

Aluno: Uene Soares de Oliveira

TOLEDO JÚNIOR, Rubens de; FRANÇA, Vera Lúcia Alves;Brito, Cristovão. O transporte de passageiros e a configuração territorial da mocrorregião do Planalto de Vitória da Conquista-BA. 2006. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Ildo Rodrigues de Oliveira

Brito, Cristovão; COELHO NETO, A. S.; MARTINS, C. A. A.; SILVA, O. A.; NERY, M. G. E. S.; GONZALES, R. C. L.. Formações socioespaciais e a industria de calçados: a espacialidade das empresas de calçados esportivos no Brasil e na Argentina. 2018. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Mayara Mychella Araújo Sena

Brito, Cristovão; BAUMGARTNER, W. H.; PEREIRA, G. C.; FERNADES, Rosali Braga; FREITAS, N. B.. A produção do espaço urbano periférico e a questão habitacional em Feira de Santana: o programa Minha Casa Minha Vida no bairro Mangabeira entre 2009-2014. 2016. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Luis Cláudio Requião da Silva

Brito, Cristovão; CAMPOS, N. L. O.; ANJOS, R. S. A.; ARAUJO SOBRINHO, F.; MEDEIROS, A. E.; COSTA, E. B.. Paisagem cultural no Recôncavo Baiano: uma narrativa espacial regional a partir da análise do patrimônio urbano. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade de Brasília.

Aluno: Denise Silva Magalhães

Brito, Cristovão; DANTAS, E. W. C.; GOMES SOBRINHO, L.; GARCIA, M. P.; SOUZA, R. C. A.. Fragmentação e segregação sócio-espacial no processo de urbanização do Litoral Nordeste da Bahia: os dois lados da rodovia BA-099 - Estarada do Côco. 2015. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: James Amorim Araújo

Brito, Cristovão; SERPA, A. S. P.; CARLOS, A. F. A.; SEABRA, O. C. L.; DAMIANI, A. L.. Modernização capitalista e reprodução social da classe trabalhadora na periferia de Salvador-BA: o Perovaz e suas formas e práticas derivadas da escravidão. 2010. Tese (Doutorado em Geografia (Geografia Humana)) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Reinaldo Santos Andrade

Brito, Cristovão; FRANÇA, Vera Lúcia Alves; SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; FONSECA, Antônio Angelo Martins da; HANSEN, D. L.. Competitividade territorial e federalismo na Região Integrada de Desenvolvimento (RIDE) Petrolina-Juazeiro. 2010. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Gicélia Mendes da Silva

FRANÇA, Vera Lúcia Alves; ALMEIDA, M. G.; COSTA, J. E.; OLIVEIRA, C. F.;Brito, Cristovão. Territórios do petróleo em Sergipe. 2008. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Edinusia Moreira Carneiro Santos

FRANÇA, Vera Lúcia Alves; SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e; MENEZES, Ana Virgínia Costa de;Brito, Cristovão; FONSECA, Antônio Angelo Martins da. Associativismo e territorialidade na Região Sisaleira da Bahia: relações com o desenvolvimento. 2007. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Sergipe.

Aluno: Patricia Duarte Silva

DELGADO, J. P. M.;Brito, Cristovão; BRITO, P. L.. AVALIAÇÃO DA INSERÇÃO URBANA DAS ESTAÇÕES DOS PROJETOS DE VLT E MONOTRILHO CONSIDERANDO O SEU FUTURO PAPEL NA INDUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em Engenharia Civil) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Josilei A

Brito, Cristovão; VOLTA, Zeliomar Almeida; SANTANA, Antônio Jorge Ribeiro; MONTEIRO, Lazaro Raimundo O; ROSÁRIO, Aristóteles Borges Do. Gonçalves de Freitas; Luiz H. Berford Souto Mayor. Radiopatrulhamento aéreo: otimizar o recurso aéreo com qualidade, aumentando a eficácia no emprego operacional. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão de Segurança Pública) - Academia de Polícia Militar da Bahia.

Aluno: Ednusia Moreira Carneiro Santos

Brito, Cristovão; SOUZA, Jaimeval Caetano de; SILVA, Sylvio Carlos Bandeira de Melo e. A sociedade civil e a (re)organização espacial no Semi-árido baiano:o caso da APAEB-Valente. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Márcio Silva das Neves

SANTOS, T. M. S.; RIBEIRO, S. L.;Brito, Cristovão. O distrito de Jaguara em Feira de Santana-BA e os fatores que levaram sua população ao declínio entre as décadas de 70 a 90. 2000. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Geografia do Semi-árido Brasileiro) - Universidade Estadual de Feira de Santana.

Aluno: Liana Andrade de Jesus

ARAUJO, J. A.;Brito, Cristovão; Léda, Renato Leone Miranda. Descentralização política e emancipação municipal: estudo de caso do distrito Serra Grande, Valença-BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Ana Paula Santana Rigaud Ramos

Brito, Cristovão; BAUMGARTNER, W. H.; OLIVEIRA, I. R.. Considerações sobre o fluxo de excursionistas em Bom Jesus dos Pobres - Saubara/BA. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Rinaldo Castilho Rossi

Brito, Cristovão; DELGADO, J. P. M.; SANTOS, M. C.. Da fazenda ao loteamento da Sapoca: a urbanização na orla de Tubarão (Salvador-BA). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Maria Lívia Ferreira dos Santos

Brito, Cristovão; SILVA, L. F. M.; RIOS, R. B.. Entre o anonimato e a visibilidade: moradores de rua portadores de sofrimento mental e a produção do espaço urbano. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia.

Aluno: Carlos Eduardo Simões de Souza

Brito, Cristovão; SANTO, Maria Teresa Do Espírito; BRITO, Siélia Barreto. Emancipação política do município de Madre de Deus e suas implicaçõesna urbanização Local. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Marcos Souza Garrido

FERNANDES, Rosali Braga;Brito, Cristovão; BRITO, Rita Maria Satos. Os equipamentos bancários e a infra-estrutura da teleinformática na cidade de Salvador-BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Márcio Luiz Aguiar Protásio

FERNANDES, Rosali Braga;Brito, Cristovão; BRITO, Rita Maria Satos. Planejamento estratégico de cidades a sua repercussão na Península Ibérica e na América do Sul. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Mayara Mychella Sena Araujo

FERNANDES, Rosali Braga;Brito, Cristovão; ROCHA, Francisco Ulisses Santos. A ferrovia e a configuração urbana da cidade de Alagoinhas-BA. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Tarcila Melo Silva Aragão

SILVA, L. F. M.;Brito, Cristovão; SANTO, Maria Teresa Do Espírito. A política nacional da habitação e seu reflexo em Salvador de 1964 - 2000. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Aluno: Luis Alberto Pacheco

Brito, Cristovão; AZEVEDO, Lorisa Maria Pinto de; CASTRO, Jânio Roque Barros de. Emancipação municipal e suas implicações na oferta de serviços públicos na llha de Itaparica. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; COELHO NETO, A. S.. Edital 01/2016 - Professor Adjunto - Geografia Regional. 2017. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; SANTOS, E. M. C.; SILVA, O. A.. Geografia Humana, Edital 093/2016 - UNEB. 2016. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; FONSECA, Antônio Angelo Martins da; SANTOS, J. A. L.. CONTRATAÇÃO DE DOCENTE POR TEMPO DETERMINADO. 2015. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; SANTOS, J. V.. Concurso Público para Admissão de Professor Auxiliar/Edital 009/2012. 2012. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; SANTOS, J. L. J.; CHIAPETTI, R. J. N.. Concurso Público para Professor Adjunto da Matéria Ensino de Geografia/Geografia Humana. 2010. Universidade Estadual de Santa Cruz.

Brito, Cristovão; CALDAS, Alcides dos Santos; CRUZ NETO, C. F.. Concurso Público para Professor Substituto na área de Geografia Humana do Departamento de Geografia da UFBA. 2010. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; Léda, Renato Leone Miranda; Santos, G. A.. Concurso Público para Professor Asistente efetivo na áre de Geografia Humana, do Departamento de Geografia da UFBA. 2009. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; NASCIMENTO, D. M. C.; COSTA, M. E. P.. Concurso Público para Professor Substituto na área de Geografia Humana do Departamento de Geografia da UFBA. 2009. Universidade Federal da Bahia.

COELHO NETO, A. S.;Brito, Cristovão; SANTOS, J. L. J.. Concurso Público para Professor Asistente efetivo na áre de Geografia da UNEB. 2009. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; HENRIQUE, Wendel; Magalães D. S.; Scheer, M. A. P. da S.. Concurso Público para Professor Substituto na área de Geografia Humana do Departamento de Geografia da UFBA.. 2008. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; FRANÇA, R. M.; MACHADO, C. N.. Concurso público para professor de geografia do ensino médio. 2008. Instituto Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; TOLEDO JÚNIOR, Rubens de; HENRIQUE, Wendel. Concurso Público para Professor Substituto na área de Geografia Humana do Departamento de Geografia da UFBA.. 2007. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; HENRIQUE, Wendel; SANTIAGO, João Phillipe. Concurso Público para Professor Asistente efetivo na áre de Geografia do Brasil, do Departamento de Geografia da UESB.. 2007. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Brito, Cristovão; PINTO, J. E. S.; CORIOLANO, L. N. T. M.. Concurso Público para Professor Assistente - Geografia. 2006. Universidade Federal de Sergipe.

Brito, Cristovão; AMORIM, Arivaldo Leão de; COSTA, Francisco Assis da. Concurso Público para Professor Auxilar.. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; FERREIRA, Emerson de Andrade Marques; SANTANA, Marcos Jorge Almeida. Concurso Público para professor Assistente. 1999. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; FERNADES, Rosali Braga; FONSECA, Antônio Angelo Martins da. Comissão de avaliação do curso de Mestrado Profissinal em Políticas Públicas, Gestão do Conhecimento e Desenvolvimento Regional. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

FONSECA, Antônio Angelo Martins da; JESUS, Emanuel Fernando Reis de;Brito, Cristovão. Banca examinadora para promoção na carreira do magistério superior (Telma Maria Sousa dos Santos). 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Brito, Cristovão; FONSECA, Antônio Angelo Martins da; JESUS, Emanuel Fernando Reis de. Banca examinadora para promoção na carreira do magistério superior (Mário Rubem Costa Santana). 2007. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Brito, Cristovão; SANTANA, Vilma; TEIXEIRA, João Batista Guimarães. II Seminário de Iniciação Científica da Universidade Católica do Salvador (UCSAL). 2006. Universidade Católica do Salvador.

Brito, Cristovão; LAGE, Creuza Santos; DIAS, Clímaco César Siqueira. Comissão Científica do IV Encontro com o Pensamento de Milton Santos: a interdisciplinaridade dem sua obra. 2006. Universidade Federal da Bahia.

Brito, Cristovão; LIMA, Adelaide Motta de. Comissão de avalaiação de processo de Progressão na Carreira do Magistério Sueprior da Classe de professor Assistente para a Classe professor Adjunto, da professora Dra. Rosali Braga Fernandes. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; ESTRELA, Ely Souza; FONSECA, Antônio Angelo Martins da. Seleção Pública para professor visitante. 2005. Universidade do Estado da Bahia.

Brito, Cristovão; SOUZA, Jaimeval Caetano de; SANTANA, Mário Rubem Costa. Comissão de avalaiação de processo de Progressão na Carreira do magistério Superior, da Classe de professor Auxiliar para a Classe de professor Assistente, da professora MSc. Célia Regina Batista dos Santos. 1998. Universidade Estadual de Feira de Santana.

Comissão julgadora das bancas

Idaleto Malvezzi Aued

AUED, I. M.; DIAS, L. C. D.; RIBAS, C.. Qualificação de doutorado. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Erni José Seibel

SEIBEL, Erni. J.; SILVA, S. B. M. E.; DIAS, L. C. D.; RAMIRES, J. C. L.; ESPINDOLA, C. J.. A Petrobrás e a gestão do território no Recôncavo Baiano. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Leila Christina Duarte Dias

DIAS, L. C.; ESPINDOLA, C. J.; SEIBEL, E. J.; RAMIRES, J. C. L.; SILVA, S. B. M. E.. A Petrobrás e a gestão do território no Recôncavo Baiano. 2004. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Orientou

Marcia Tavares Nunes

(In)justiça espacial no itinerário de mulheres em situação de violência doméstica no Subúrbio Ferroviário na cidade do Salvador-BAe atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar na cidade do Salvador-Bahia; Início: 2021; Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ana Paula Rigaud Ramos

A produção de artefatos de moda em couro no distrito de Tracupá (Tucano-BA); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Antonio Alberto Pereira de Almeida

Reforma urbana no centro da cidade de Feira de Santana-BA e suas principais implicações na organização espacial local; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

ÍTALO FERNANDO CARVALHO BRITO

A REGIÃO FUNCIONAL URBANA DE CAXIAS-MA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

IVANEIDE DA CONCEIÇÃO PITANGA

ANÁLISE DA IMIGRAÇÃO PARA A ILHA DE ITAPARICA; Início: 2019; Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

TAIRAN BARBOSA DE OLIVEIRA

Dimensão territorial das tecnologias digitais da informação e comunicação e sua aplicação no ensino básico; Início: 2021; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Viviane Alves Vieira

Formação territorial e cultura em Moçambique; Início: 2021; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

MAIARA CERQUEIRA LEANDRO

Pequenas cidades, divisão territorial do trabalho e inserção na rede urbana Brasileira; Início: 2021; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; (Orientador);

Paula Leilane Oliveira Celestino

O PROGRAMA DE HABITAÇÃO POPULAR MCMV E O ACESSO À MORADIA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO; Início: 2020; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Emanuel Gonzaga dos Santos

DINÂMICAS SOCIOESPACIAIS DOS IMIGRANTES VENEZUELANOS ACOLHIDOS PELA ASSOCIAÇÃO THEOTÓKOS EM SALVADOR-BA; Início: 2021; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

Adriano Márcio Costa de Oliveira

ATUALIDADES DO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA NAS COMUNIDADES COM UNIDADES DE SAÚDE NO SUBÚBIO FERROVIÁRIO: ALTO DO CRUZEIRO, ILHA AMARELA, ALTO DA TEREZINHA E RIO SENA; Início: 2019; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia; (Orientador);

MARCOS MORENO URBINA

Análise espacial dos serviços especializados em atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e familiar na cidade do Salvador-Bahia; 2020; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, UFBA (PAEC); Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Rinaldo de Castilho Rossi

Lugar e cotidiano no bairro Pernambués, na cidade do Salvador-BA: segregação e fragmentação; 2018; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Renan Lopes de Queiroz

AS IMPLICAÇÕES DOS INVESTIMENTOS DO PRODETUR NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DO ESPAÇO EM IMBASSAI - BAHIA; 2016; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Romilda Assunção Souza

Análise das estratégias para emancipação municipal: um estudo comparado entre distritos emancipados e não emancipados; 2015; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Flávio Guimarães de Souza

A cidade de Maracás-BA a partir da implantação do projeto de mineração de vanadio; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Renan Lopes de Queiroz

As implicações dos investimentos do PRODETUR no processo de produção do espaço em Imbassai-BA; 2014; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Kátia Rocha Almeida

Emancipação e desempenho institucional de municípios desmembrados de Poções-BA; 2013; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Lucilia Inês Andrade Gomes

A PRODUÇÃO DO ESPAÇO NA REGIÃO SISALEIRA BAIANA: DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE À YAMANA GOLD; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ildo Rodrigues Oliveira

INDÚSTRIA DE CALÇADOS E IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS: A GRANDE FÁBRICA DE CALÇDOS NO MUNICÍPIO DE SANTO ESTÊVÃO-BA; 2012; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ione dos Santos Rocha

PRODUÇÃO E VALORIZAÇÃO DO ESPAÇO URBANO NA CIDADE DE VITÓRIA DA CONQUISTA: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS E TRANSFORMAÇÕES NO BAIRRO BOA VISTA; 2011; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Maria Dalva Carneiro de Oliveira

Implicações espaciais do processo de emnacipação política no município de Riachão do Jacuípe-BA; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Lesdli Carneiro de Jesus

A participação do Estado nas mais-valias urbanas: perspectivas para Salvador-BA; 2009; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Luis Rogério Cosme Sila Santos

Políticas Públicas do Governo do Estado da Bahia para Atração de Empresas Calçadistas; 2008; 0 f; Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Paulo César Marques de Andrade Santos

Incubadoras de empresas: análise do movimento baiano de incubadoras de empresas 1991a 2006; 2008; Dissertação (Mestrado em Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

José Antonio Lôbo dos Santos

Implicações do Pronaf na produção do espaço rural do município de Feira de Santana-BA (1999/2006; 2007; Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

BRUNO RODRIGUES DA SILVEIRA

A CIDADE GLOBAL E A CIDADE-REGIÃO NO BRASIL: A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E AS ESTRATÉGIAS DE ATRAÇÃO DE NEGÓCIOS E EVENTOS TURÍSTICOS; 2019; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ildo Rodrigues de Oliveira

FORMAÇÕES SOCIOESPACIAIS E A INDÚSTRIA DE CALÇADOS: A ESPACIALIDADE DAS EMPRESAS DE CALÇADOS ESPORTIVOS NO BRASIL E NA ARGENTINA; 2018; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Matteo Nigro

Dos riachos aos canais: o desprezo pela natureza na cidade em ambiente semiáridod; 2017; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Maria Goreth e Silva Nery

AS IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS DA INSTALAÇÃO DA INDÚSTRIA DE CALÇADOS NA BAHIA, MINAS GERAIS E SANTA CATARINA; 2016; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Denise Silva Magalhães

Fragmentação e segregação sócio-espacial no processo de urbanização do Litoral Nordeste da Bahia: os dois lados da rodovia BA-099 - Estarada do Côco; 2015; Tese (Doutorado em Doutorado) - Universidade Federal da Bahia,; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Carlos Eduardo Conceição Silva

Litígios intermunicipais: os limites politico-administrativos entre Salvador e Lauro de Freitas e suas implicações no cotidiano da população local; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Maria Lívia Ferreira dos Santos

Entre o anonimato e a visibilidade: moradores de rua portadores de sofrimento mental e a produção do espaço urbano; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ana Paula Santana Rigaud Ramos

Considerações sobre o fluxo de excursionistas em Bom Jesus dos Pobres (Saubara-BA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Rinaldo de Castilho Rossi

Da fazenda ao loteamento fortificado da Sapoca: a urbanização na orla de Tubarão (Salvador-BA); 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ana Tércia Santos Souza

A atividade dos call center: uma análise geográfica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ana Cláudia da Hora da Silva

Análise do setor comercial da cidade de São Francisco do Conde-BA; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Bernard Pereira da Silva

Gestão Matropolitana: desafios e entraves na governança das áreas metropolitanas - o caso da RMS; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Agnaldo Câmara dos Santos

Instalção da indústria de calçados em Itaberaba -BA e suas implicações no comércio local; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Erane Lemos Piton

Urbanização em áreas periféricas de cidades pequenas: o caso do Bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus-BA; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Geografia) - Universidade Federal da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Carlos Eduardo Simões de Sousa

Emancipação política do município de Madre de Deus-BA e suas implicações na urbanização local; 2005; 81 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Luis Alberto Pacheco

Emancipação municipal e suas implicações na oferta de serviços públicos na llha de Itaparica; 2004; 94 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Cinthia Duarte Ferreira Santos

O crescimento da empresa de viação aérea BRA no mercado de vôos charters; 2004; 44 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Clarice Rocha de Araujo

AS PRINCIPAIS IMPLICAÇÕES SOCIOESPACIAIS NA CIDADE DE ITAPETINGA RESULTANTES DA INSTALAÇÃO DA FÁBRICA DE CALÇADOS VULCABRAS/AZALEIA; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em bacharelado em Geografia) - PIBIC/UFBA, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Adriano Márcio Costa de Oliveira

A GEOGRAFIA DA SAÚDE EM COMUNIDADES POBRES DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR-BA; 2011; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Ana Paula Santana Rigaud Ramos

O papel dos distintos entes federados na política de atração de empresas e os principais resultados da instalação da indústria de calçados no município de Santo Estevão-BA; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PIBIC/UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Adriano Márcio da Costa Olivera

Elementos de Geografia da Saúde na comunidade do Rio Sena, Salvador-BA; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Lesdli Carneiro de Jesus

As implicações da construção de grandes empreendimentos terciários na valorização da terra urbana; 2006; 25 f; Iniciação Científica; (Graduando em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Cássio Marcelo Silva Castro

Atividades industriais na cidade de Salvador e o processo de centralização funcional intra-urbano no século XIX-XX; 1999; 17 f; Iniciação Científica; (Graduando em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Francisnália de Almeida Silva

A dinâmica da localização industrial na cidade de Salvador em meio ao processo de descentralização funcional intra-urbano; 1999; 21 f; Iniciação Científica; (Graduando em Urbanismo) - Universidade do Estado da Bahia, UNEB; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Julia Monteiro Oliveira Santos

As intervenções públicas no bairro da Boca do Rio e as principais implicações socioespaciais; 2010; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

LIDJOVÂNIA SOARES DA CONCEIÇÃO

O ARTESANATO COMO PERSPECTIVA DE REFORÇO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM COMUNIDADES EMPOBRECIDAS; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

ALINE AMARAL DA SILVA NEVES

O ARTESANATO COMO PERSPECTIVA DE REFEORÇO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM COMUNICADES EMPOBRECIDAS; 2009; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

LIDJOVÂNIA SOARES DA CONCEIÇÃO

O ARTESANATO COMO PERSPECTIVA DE REFORÇO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM COMUNIDADES EMPOBRECIDAS; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - Universidade Federal da Bahia, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

ALINE AMARAL DA SILVA NEVES

O ARTESANATO COMO PERSPECTIVA DE REFORÇO DA INTEGRAÇÃO SOCIAL E ECONÔMICA PARA ADOLESCENTES E JOVENS EM COMUNIDADES EMPOBRECIDAS; 2008; Orientação de outra natureza; (Geografia) - PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA, PROGRAMA DE FORMAÇÃO INTEGRADA E APOIO SOCIAL AOS ESTUDANTES DA UFBA; Orientador: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito;

Foi orientado por

Leila Christina Duarte Dias

A Petrobrás e a Gestão do Território no Recôncavo Baiano; 2004; Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Leila Christina Duarte Dias;

Produções bibliográficas

  • Brito, Cristovão . Grande corporação e estruturação da região industrial e urbana nos arredores de Salvador-BA. Geotextos (UFBA) , v. 3, p. 89-116, 2007.

  • Brito, Cristovão . Algumas observações sobre o conceito de território. Ágora (UNISC) , Santa Cruz do Sul, v. 11, n.2, p. 115-131, 2006.

  • Brito, Cristovão . A estruturação do mercado de terras e habitação em Salvador-BA a partir de 1970. Geotextos (UFBA) , Salvador, v. 1, p. 51-80, 2005.

  • Brito, Cristovão . Grande corporação e estruturação da região industrial e urbana nos arredores de Salvador-BA. Revista Desenbahia , Salvador, v. 1, p. 37-56, 2004.

  • Brito, Cristovão . Revisitando o conceito de território. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico , Salvador-BA, v. 6, n.6, p. 12-20, 2002.

  • Brito, Cristovão . Industrialização na Região Metropolitana de Salvador e evolução do bairro da Pituba. Panorama Acadêmico (UNEB) , Jacobina-BA, v. 3, p. 98-109, 2000.

  • Brito, Cristovão . Perfil da Pequena Indústria Mecânica em Salvador. TECBAHIA , Salvador, v. 14, n.13, p. 118-128, 1999.

  • Brito, Cristovão ; FONSECA, Antônio Angelo Martins da (Org.) ; PERTILE, N. (Org.) ; CALDAS, Alcides dos Santos (Org.) . Estado, território e a dinâmica das fronteiras: reflexões e novos desafios. 1. ed. Salvador: JM Gráfica e Editora, 2013. v. 1. 379p .

  • Brito, Cristovão ; CALDAS, Alcides dos Santos (Org.) ; FONSECA, Antônio Angelo Martins da (Org.) ; PERTILE, N. (Org.) . Gestão do território e desenvolvimento: novos olhares e tendências. 1. ed. Salvador: JM Gráfica e Editora, 2013. v. 1. 321p .

  • FONSECA, Antônio Angelo Martins da (Org.) ; Brito, Cristovão (Org.) ; Léda, Renato Leone Miranda (Org.) . Dinâmica da reestruturação do espaço local e regional no estado da Bahia. 1. ed. Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda., 2010. v. 1. 214p .

  • Brito, Cristovão . A Petrobras e a gestão do território no Recôncavo Baiano. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2008. v. 1. 236p .

  • BRITO, C. ; Souza, R. A. ; Brito, Cristovão . BRASIL: PARA UM FEDERALISMO EQUÂNIME E UMA AGENDA PARA O MUNICIPALISMO. In: ALDOMAR ARNALDO RÜCKERT; AUGUSTO CÉSAR PINHEIRO DA SILVA; GUTEMBERG DE VILHENA SILVA. (Org.). A INTEGRAÇÃO SUL-AMERICANA E REGIÕES PERIFÉRICAS. 1ed.Porto Alegre: Letra 1, 2018, v. 1, p. 177-195.

  • Brito, Cristovão . Recôncavo Baiano: a Petrobras e a criação do Polo Petroquímico. In: Carlos José Espíndola; César Augusto Ávila Martins. (Org.). Brasil: temas de Geografia Econômica. 1ed.Rio Grande/RS: Editora da Furg, 2015, v. 1, p. 145-179.

  • Brito, Cristovão . Evolução da industrialização. In: TAVARES, Tania Mascarenhas; NASCIMENTO, Dária Maria Cardoso. (Org.). Atlas socioambiental do Recôncavo Baiano: estado da Bahia. 1ed.Salvador: UFBA, 2014, v. 1, p. 102-103.

  • Brito, Cristovão . Distribuição do Produto Interno Bruto Industrial e Consumo de Energia Elétrica Industrial. In: TAVARES, Tania Mascarenhas; NASCIMENTO, Dária Maria Cardoso. (Org.). Atlas socioambiental do Recôncavo Baiano: estado da Bahia. 1ed.Salvador: UFBA, 2014, v. 1, p. 104-107.

  • Brito, Cristovão . A criação de municípios no Brasil é bom ou ruim?A autonomia política municipal no recôncavo baiano. In: Brito, Cristovão; Fonseca, Antonio Angelo Martins da; Pertile, Noeli; Caldas, Alcides dos Satos. (Org.). Estado, território e a dinâmica das fronteiras: reflexões e novos desafios. 1ed.Salvador: JM Gráfica e Editora, 2013, v. 1, p. 231-265.

  • Brito, Cristovão . Do espaço ao território: a grande fábrica de calçados e o sincato dos trabalhadores calçadistas em Ipirá-BA. In: Antônio Angelo Martins da Fonseca; Cristovão Brito; Renato Leone Miranda Leda. (Org.). Dinâmica da reestruturação do espaço local e regional no estado da Bahia. 1ed.Salvador: JM Gráfica e Editora Ltda., 2010, v. 1, p. 157-180.

  • RAMOS, A. P. S. R. ; Brito, Cristovão . POPULAÇÃO, SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E TURISMO EM BOM JESUS DOS POBRES (SAUBARA-BA). In: IV Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil: o Estado, o capital e os ?excluidos? na produção do rural e do urbano, 2016, Salvador. IV Simpósio Nacional o Rural e o Urbano no Brasil: o Estado, o capital e os ?excluidos? na produção do rural e do urbano. Salvador: UFBA, 2016. v. 1. p. 1-19.

  • ALMEIDA, K. R. ; Brito, Cristovão . O município no Brasil: um exemplo de federalismo parcial.. In: 14 Encuentro de Geógrafos de América Latina, 2013, Lima. 14 Encuentro de Geógrafos de América Latina 2013 - Peru. Lima: Caratula Nueva, 2013. v. 1. p. 1-17.

  • Brito, Cristovão ; RAMOS, A. P. S. R. . As ações do Governo estadual para atração de empresas e as principais implicações socioespaciais da Instalação de uma fábrica de calçados no município de Santo Estevão-Bahia. In: I Seminário Internacional Estado, Território e Desenvolvimento: contradições, desafios e perspectivas, 2012, Salvador. SETED. Salavador: UFBA, 2012. v. 1. p. 1-16.

  • Brito, Cristovão ; JESUS, Lesdli Carneiro de . A estruturação do mercado imobiliário em Salvador-BA a partir de 1970. In: 4 Seminário Nacional Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento, 2005, Salvador. 4 Seminário Nacional Infra-estrutura, Organização Territorial e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento Local: Território e Desenvolvimento. Salvador, 2005.

  • Brito, Cristovão . A Petrobras e o processo de organizaçãode seu território no Recôncavo Baiano. In: V Encontro Nacional da ANPEGE, 2003, Florianópolis-SC. V Encontro Nacional da ANPEGE -. Curitiba-PR: Mídia Curitibana, 2003. v. 1. p. 271-280.

  • Brito, Cristovão . A Petrobras e o processo de organizaçãode seu território no Recôncavo Baiano. In: V Encontro Nacional da ANPEGE, 2003, Florianópolis. V Encontro Nacional da ANPEGE. Curitiba: Mídia Curitibana, 2003. v. 1. p. 271-280.

  • Brito, Cristovão . A indústria de calçados na bahia e suas implicações na organização do espaço regional. In: XV Encontro Nacional de Geógrafos, 2008, São Paulo. O espaço não pára. Dourados-MS: NICANOR COELHO EDITOR, 2008.

  • Brito, Cristovão . Urbanização para o capital: o processo de urbanização da cidade de Salvador-BA, a partir dos anos 1960. In: 8 Encuentro de Geografos de America Latina, 2001, Santiago. Resumenes do 8 Encuentro de Geografos de America Latina. Santiago: Editora da Universidad de Chile, 2001. v. 1. p. 371-372.

  • Brito, Cristovão . Caracterização da pequena industria mecânica em Salvador.. In: XI Encontro Nacional de Geógrafos, 1998, Vitória da Conquista. LIvro de Resumos do XI ENG. Vitoria da Conquista: Ed. Universidade do Sudoeste do Estado da Bahia, 1998. v. 1. p. 21-21.

  • Brito, Cristovão . Propriedade da terra urbana e mercado imobiliário em Salvador. In: 5 Simpósio Nacional em Geografia Urbana, 1997, Salvador. 5 Simpósio Nacional de Geografia Urbana. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 1997. v. Único. p. 52-52.

  • Brito, Cristovão . Metropolização e valorização imobiliária em Salvador. In: X Encontro Nacional de Geógrafos, 1996, Recife-PE. Espacialidade e territorialidade: limites da simulação. Recife: Associação de Geógrafos Brasileiros (AGB), 1996. v. 1. p. 48-48.

  • Brito, Cristovão . Especialização flexível: o caso das pequenas indústrias mecânicas na cidade de Salvador. In: I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE), 1995, Aracaju-SE. Território Brasileiro e Globalização. Aracaju-SE: Centro Editorial e Audiovisual/Universidade Federal de Sergipe (UFS), 1995. v. 1. p. 97-98.

  • Brito, Cristovão . Especialização flexível: o caso das pequenas indústrias mecânicas na cidade de Salvador. In: I Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia, 1995, Aracaju-SE. Território Brasileiro e Globalização.. Aracaju-SE: Centro Editorial e Audiovisual/Universidade Federal de Sergipe, 1995. v. 1. p. 97-98.

  • Brito, Cristovão ; PASSOS, A. . Do espaço ao território: a grande fábrica de calçados e o sindicato dos trabalhadores calçadistas em Ipira-BA.. 2009. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Brito, Cristovão ; PASSOS, A. L. O. . Do espaço ao território: a grande fábrica de calçados e o sindicato dos trabalhadores calçadistas em Ipirá-BA. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Brito, Cristovão . A indústria de calçados na bahia e suas implicações na organização do espaço regional. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Brito, Cristovão . Grande corporação e estruturação da região industrial e urbana nos arredores de Salvador-BA. 2007. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • Brito, Cristovão . Apresentação (quarta capa). São Paulo, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • Brito, Cristovão . Implicações do Pronaf na produção do espaço rural de Feira de Santana. Feira de Santana, 2009. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

Brito, Cristovão ; HENRIQUE, Wendel . Barema para Concurso de Professor Adjunto do Departamento de Geografia da UFBA. 2008.

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    A geografia da CIVID-19 no estado da Bahia: centralidade e interiorização, Descrição: A pesquisa busca entender o processo como a doença chegou e foi disseminada no estado da Bahia por meio de pessoas infectadas procedentes de várias partes do Brasil e do exterior. Neste estudo consideramos as seguintes variáveis: as cidades em razão da necessária aglomeração das pessoas, o que implica o contato face a face diário para várias atividades sociais e profissionais, constituindo grande potencial para contaminação e transmissão da doença; a posição geográfica das cidades, ou seja, o seu papel regional, sua articulação espacial por meio das redes de transportes, o que implica maior ou menor potencial para a interiorização da COVID-19 a partir da respectiva força de interação espacial com suas respectivas regiões de influência urbana. Dentre outras cidades, destaca-se o papel de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Itabuna como os principais centros polarizadores regionais no estado da Bahia, portanto com grande potencial para a disseminação da COVID-19 em suas regiões próximas e distantes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Integrante / José Antônio Lobo dos Santos - Integrante / Noeli Pertile - Coordenador / João Fernando de Souza Lima - Integrante.

  • 2020 - Atual

    UMA MEDIDA PARA A HIERARQUIA DOS SUBCENTROS FUNCIONAIS DA CIDADE DO SALVADOR-BA, Descrição: A pesquisa busca identificar os núcleos funcionais na cidade do Salvador que sediam os aglomerados de comércio varejista e de prestação de serviços, bem como mensurar o nível da hierarquia destes subcentros espalhados na cidade e entender sua lógica de formação e funcionamento no conjunto da cidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Coordenador / Sergio Magarrão Junior - Integrante.

  • 2016 - 2020

    GOVERNANÇA TERRITORIAL NO BRASIL: Especificidades Institucionais, Lógicas Espaciais e Políticas de Desenvolvimento, Descrição: Ao considerar os conhecimentos e desafios suscitados pelo desenvolvimento do projeto FAPESP (Processo 11/50837-9), a proposta atual visa aprofundar a compreensão sobre as relações de poder e as influências públicas e privadas no desenvolvimento da ação política, ao mesmo tempo em que busca conhecer melhor as possibilidades de ampliação da coordenação das estratégias de planejamento do desenvolvimento territorial e da construção dos processos de hegemonia e contra hegemonia política possíveis nestes territórios. O projeto tem por objeto as modalidades de governança territorial nos estados de SP, MG e BA (Comitês de Bacias, Câmaras Setoriais, Circuitos Turísticos Intermunicipais, Conselhos Regionais e Territoriais, Comitês Gestores de Arranjos Produtivos Locais), interrogando se tais formas de organização constituem elemento inovador nas políticas públicas, com possibilidade de influenciar as estratégias de planejamento do desenvolvimento territorial sustentável, democrático e participativo. Assim, o objetivo principal do projeto é analisar a capacidade efetiva de interferência dessas modalidades de governança nos processos de regulação dos territórios e no planejamento das ações de desenvolvimento no Brasil. Ao recuperar o desafio do projeto anterior, trata-se de analisar se tais modalidades de organização contribuem para o processo de descentralização política brasileira, iniciada com a promulgação da Constituição de 1988.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Integrante / José Antônio Lobo dos Santos - Integrante / Noeli Pertile - Integrante / CLÓVIS CARIBÉ MENEZES DOS SANTOS - Integrante / Elson Luciano Silva Pires - Coordenador / Antonio Ricardo Dantas Caffe - Integrante / Eugenio Lima Mendes - Integrante / Heleni Duarte Dantas de Ávila - Integrante / Adriana Renata Verdi - Integrante / Claudete de Castro Silva Vitte - Integrante / LUCAS LABIGALINI FUINI - Integrante / Vania Silvia Rosolen - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

  • 2006 - 2019

    A indústria de calçados na Bahia e suas implicações na organização do espaço regional, Descrição: O estado da Bahia não tem tradição na produção de calçados e o Governo estadual tem agido por meio de uma política agressiva de atração de empresas, com vistas ao alargamento de sua matriz econômico produtiva, à interiorização da indústria, à geração de emprego e renda e ao desenvolvimento regional/local. As ações do Governo baiano ao longo da década 1990 até o presente momento tem logrando grande êxito, e em meio ao conjunto diversificado de empresas que optam por se instalar na Bahia, tem as do setor calçadista. Essas empresas, por se caracterizarem em empregar uma lógica competitiva baseada principalmente em vantagens econômicas ligadas à redução dos custos de produção. benefícios fiscais, utilização intensiva de força de trabalho, acabam por definir uma localização espacial voltada para o atendimento de princípios microeconômicos. Isso pode levar a uma desarticulação funcional produtiva e inibição à emergência de experiências inovadoras. OBJETIVOS Os objetivos dessa pesquisa são: entender a lógica da localização das empresas calçadistas no estado da Bahia; identificar e analisar entre as referidas empresas instaladas na Bahia condições que possibilitem a realização efetiva de progresso econômico e social, bem como possibilidades de geração de sinergias econômicas pior meio de integrações horizontais e verticais entre as referidas empresas a jusante e a montante. Analisar se há, e em que medida ocorre relações que envolvem algum tipo de sentimento entre os agentes e o território onde estão instaladas as empresas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Coordenador / Ildo Rodrigues de Oliveira - Integrante / Maria Goreth e Silva Nery - Integrante / ANA PAULA SANTANA RIGUAD RAMOS - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 7

  • 2005 - 2006

    O processo de estruturação do mercado de terra urbana e habitação em Salvador-Ba a partir de 1970, Descrição: O processo de estruturação do espaço urbano soteropolitano converge para um núcleo comum de situação que, como reflexo e condicionante materializam-se na expansão física, seletiva (social e funcional) e complexa da cidade. Esse conjunto de situações apresenta-se imbricado e alimentado pelo excepcionalmente lucrativo mercado de terras urbana que, junto com a promoção imobiliária privada consegue, por vias políticas, econômicas e outras, impor fronteiras que definem áreas residenciais segregadas na cidade ocupadas por distintas frações das classes sociais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Coordenador / Lesdli Carneiro de Jesus - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2000 - 2004

    A PETROBRAS E A GESTÃO DO TERRITÓRIO NO RECÔNCAVO BAIANO, Descrição: Neste estudo discute-se o processo de produção e de gestão do território no Recôncavo Baiano, com base na interação das ações empreendidas pela Petrobrás e por seus interlocutores, entre 1940 e 2000.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Coordenador., Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 1998 - 1999

    PERFIL DA PEQUENA INDÚSTRIA MECÂNICA EM SALVADOR-BA, Descrição: O estudo objetiva levantar o perfil da pequena indústria mecânica instalada no município de Salvador-BA, e compreender o papel desempenhado por ela nas atividades produtivas locais e regionais, bem como suas formas de inserção no mercado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Cristovão de Cássio da Trindade de Brito - Coordenador / Cássio Marcelo Silva Castro - Integrante / Francisnália de Almeida Silva - Integrante., Financiador(es): Centro de Apoio Ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 4

Prêmios

1999

Prêmio Interação Universidade-Empresa para o Desenvolvimento Regional, Instituto Euvaldo Lodi/BA (IEL) Sistema Federação das Industrias do Estado da Bahia.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Bahia, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia. , Rua Barão de Geremoabo. S/N, Ondina, 40170290 - Salvador, BA - Brasil, Telefone: (71) 32838536, Fax: (71) 32838526, URL da Homepage:

Experiência profissional

2016 - Atual

universidade estadual paulista

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2006 - Atual

Universidade Federal da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Adjunto 1, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 04/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O processo de produção e gestão do território no Recôncavo da Bahia

  • 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Instituto de Geociências, Departamento de Geografia.,Linhas de pesquisa

  • 03/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fundamentos de Geografia Humana e Econômica

1996 - 2006

Universidade do Estado da Bahia

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 05/2005 - 03/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas, Campus I.,Linhas de pesquisa

  • 11/2004 - 03/2006

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Gerência de Pesquisa, Pró Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação.,Cargo ou função, Membro do Comitê Científico da UNEB.

  • 08/1996 - 03/2006

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Técnicas de Análise Urbaba, Métodos de Análise Regional, Metodologia Científica, Geografia da Indústria

  • 01/2005

    Ensino, Cultura, Memória e Desenvolvimento Regional, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Espaço Geográfico, Território e Gestão, Seminário de Pesquisa

  • 03/2000 - 03/2004

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas, Campus I.,Linhas de pesquisa

  • 01/2000 - 01/2000

    Ensino, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Turismo, Globalização e Economia

  • 05/1998 - 05/1999

    Pesquisa e desenvolvimento, Departamento de Ciências Humanas, Campus I.,Linhas de pesquisa

1993 - 1995

Universidade Estadual de Feira de Santana

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 40

Atividades

  • 09/1993 - 09/1995

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia Regional II, Geografia da América Latina, Geografia da Bahia, Geografia do Nordeste

1999 - 1999

Universidade Católica do Salvador

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Contrato temporário, Carga horária: 8

Atividades

  • 02/1999 - 05/1999

    Ensino, Geografia, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Geografia da População