César Xavier Fernandes Domingos

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, Técnico em Eletrônica Industrial pelo CEFET-MG e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV. Profissional com ampla experiência na área de engenharia de produtos, atuando em desenvolvimento e gerenciamento de projetos automotivos e ferroviários. Interface com o cliente desde a definição do produto até a entrega final, seguida pelo acompanhamento dos indicadores de performance estabelecidos. Habilidade no relacionamento interpessoal e multidisciplinar, versatilidade, dinamismo, auto-motivação e interesse. Reconhecimento por habilidades na integração de equipes, comunicação e conhecimento técnico. Atuação no gerenciamento de equipes e suporte técnico em engenharia de produtos às áreas de manufatura, comercial, assistência técnica, suprimentos, compras e qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 05/06/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Gerenciamento de Projetos

2013 - 2015

Fundação Getúlio Vargas
Título: Nível de Maturidade em Gerenciamento de Projetos da Empresa General Mecânico
Orientador: Andre Valle

Graduação em Engenharia Mecânica

2006 - 2010

Universidade Federal de Minas Gerais
Título: Diagnóstico automotivo embarcado e metodologia de testes do sistema de homologação de emissões OBDBr
Orientador: Danilo Santos Amaral

Curso técnico/profissionalizante

2002 - 2004

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2013 - 2015

MBA em Pós Graduação MBA em Gerenciamento de Projetos. (Carga Horária: 432h). , Fundação Getúlio Vargas, FGV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Projetos de Máquinas.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Gerenciamento de Projetos.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Mecânica / Subárea: Engenharia do Produto.

    Grande área: Engenharias / Área: Engenharia de Transportes / Subárea: Engenharia do Produto.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Semana da Engenharia.Áreas de atuação do engenheiro e curiosidades sobre cada atividade. 2012. (Seminário).

Seminário de Emissões - PROCONVE.Os 25 anos de atuação na indústria automotiva brasileira e suas metas futuras. 2011. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Fabricio Jose Pacheco Pujatti

AMARAL, D;PUJATTI, F. J. P.; PERTENCE, A. E. M.. Diagnóstico Automotivo Embarcado e Metodologia de Testes do Sistema de Homologação de Emissões OBD-BR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Eustáquio de Melo Pertence

AMARAL, Danilo; PUJATTI, Fabrício J.;PERTENCE, A. E. M.. Diagnóstico Automotivo Embarcado e Metodologia de Testes do Sistema de Homologação de Emissões OBDBR. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • DOMINGOS, C. X. F. ; ARAUJO, M. V. O. . Embedded diagnosis and implementation of OBDBr in the Brazilian market. In: II COLLOQUIUM SAE BRASIL DE ELETRO-ELETRÔNICA EMBARCADA, 2009, Resende, RJ. Embedded diagnosis and implementation of OBDBr in the Brazilian market, 2009.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • General Electric do Brasil, GE Transportes Ferroviários SA. , Avenida General David Sarnoff, 4600, Cidade Industrial, 32210110 - Contagem, MG - Brasil, Telefone: (31) 21034525, Ramal: 4525

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2011 - Atual

    General Electric do Brasil

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Engenheiro Coordenador de Projetos, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Gerenciamento de Projeto_ responsável pelo gerenciamento de um projeto ferroviário inovador com previsão de conclusão em 2015, abrangendo engenheiros e técnicos do Brasil, Estados Unidos, Índia e Rússia. Análise de confiabilidade de sistemas_ elaboração de relatórios técnicos de confiabilidade, baseado em metodologia seis sigma e métricas de performance (MTBF, MKBF, Availability). Utilização de ferramentas para análise, detecção e prevenção de falhas (FMEA, Safety FMEA, DFR-Design For Reliability, DFSS-Design For Six Sigma, normas de segurança FRA, IEC, CENELEC). Definição e validação de requisitos do produto junto ao cliente_ elaboração do documento de descrição do produto (PD), análise e validação interna dos requisitos e posterior aprovação do cliente. Atuação em propostas comerciais_ elaboração de relatórios técnicos e apresentações comerciais aos clientes na prospecção de oportunidades na comercialização de novos produtos. Responsável pelo desenvolvimento de novos projetos ferroviários_ integração de todos os subsistemas da locomotiva e equipe técnica de especialistas para atingir os requisitos técnicos previstos para o projeto. Elaboração do documento completo de especificação funcional (SFS), configuração final e controle de interfaces (DICD). Resposável pela validação dos requisitos técnicos do produto_ elaboração do plano completo de validação final do produto (SVP), trabalhando de forma integrada com os times de especialistas, Teste Final e Assistência Técnica. Liderança e apresentação de Systems Design Reviews para times internacionais e multidisciplinares. Interface técnica e atendimento ao cliente_ na análise e solução de problemas de confiabilidade, testes e validações em campo, inspeções e comissionamentos de locomotivas. Responsável pela revisão e entrega de manuais técnicos. Gerenciamento de projetos de correção/ contenção de falhas em campo_ definição de equipe técnica operacional, supervisão de atividades, controle de cronog

  • 2005 - 2011

    Fiat Automoveis - Matriz

    Vínculo: Empregado, Enquadramento Funcional: Analista da Engenharia do Produto, Carga horária: 44, Regime: Dedicação exclusiva.

    Outras informações:
    Responsável por processos de desenvolvimento e melhoria do produto_ aplicado a sistemas eletroeletrônicos automobilísticos, através de diagnose embarcada e calibração. Utilização de ferramentas (softwares) de diagnóstico embarcado específicos ? DIAnalyzer, CANalyzer, CANdela ? e gerais, como LabVIEW, AutoCAD, Matlab/Simulink. Responsável por processos de validação de centrais eletrônicas automotivas_ como centrais de injeção, body computer, câmbio, central climatizadora e quadro de instrumentos, dotados de protocolos seriais de comunicação. Aplicação de normas internas e legislativas/homologativas nacionais e internacionais. Análise de dados, gráficos, prevenção de falhas e emissão de relatórios técnicos e de homologação. Relacionamento e qualificação de fornecedores_ acompanhamento das rotinas de testes e implantação de novos produtos e repasse de requisitos técnicos, para atendimento às necessidades de compras, desenvolvimento e produção. Acompanhamento de ensaios e execução de planos de validação. Responsável por especificação de equipamentos e estruturação de laboratório_ realização da gestão de escopo (especificação), custo, cronograma e qualidade de novos equipamentos. Especificação de simuladores automotivos específicos (dSPACE) para estruturação do laboratório e aumento de produtividade.