Maíra Posteraro Freire
Médica Veterinária formada pela Universidade Estadual de Londrina no ano de 2008. De 2009 a 2011, fiz parte do Programa de Aprimoramento Profissional do Instituto Adolfo Lutz (LACEN-SP), na área de Parasitologia Médica, onde realizava diagnósticos laboratoriais de parasitoses sistêmicas e enteroparasitoses a partir de amostras humanas e de animais domésticos e silvestres, no âmbito do SUS. No período de 2012 a 2015, fiz parte do Programa de Pós-Graduação em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia, mestrado acadêmico, parceria entre o Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane (CPqLMD - FIOCRUZ Amazônia) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Trabalhei como consultora para ONG Iepé na formação dos agentes indígenas de saúde (AIS) e dos agentes sócio-ambientais do povo Wajãpi, no Amapá e atuei como colaboradora de pesquisas relacionadas a Saúde Indígena e Segurança Alimentar. Trabalhei no município do Rio de Janeiro, na Divisão de Vigilância em Saúde, durante o período da epidemia do SARS-CoV2.
Possuo experiência nas seguintes áreas: Saúde Coletiva; Diagnóstico Laboratorial de Parasitoses; Ecologia de Mamíferos e leishmanioses, diagnósticos participativos. As áreas de interesse incluem: Saúde Pública e Determinantes socioambientais do processo saúde-doença, Saúde Indígena e Educação Permanente em Saúde. Ecologia de Doenças Transmissíveis; Zoonoses e Hospedeiros Silvestres e Redes ecológicas. Conhecimento Tradicional e Indígena; Educação Popular e intercâmbio de saberes.
Informações coletadas do Lattes em 02/06/2022
Acadêmico
Formação acadêmica
Mestrado em Saúde, Sociedade e Endemias na Amazônia
2012 - 2015
Universidade Federal do Amazonas
Título: Abordagens Etnoecológicas para Mapeamento de Hospedeiros para leishmaniose tegumentar americana na Terra Indígena Wajãpi, Amapá,Ano de Obtenção: 2015
Paloma Helena Fernandes Shimabukuro.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.
Especialização em Curso de Especialização em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS ? Epi
2021 - 2021
Fundação Oswaldo Cruz
Título: Avaliação do Sistema de Vigilância de Síndrome Gripal do DSEI Amapá e Norte do Pará: a Plataforma COVID
Orientador: Sergio Vinícius Cardoso de Miranda
Especialização em Programa Aprimoramento Profissional
2009 - 2011
Instituto Adolfo Lutz
Título: Tópicos sobre Leishmaniose Visceral Canina
Orientador: Roberto Mitsuyoshi Hiramoto
Bolsista do(a): Fundação do Desenvolvimento Admnistrativo, FUNDAP, Brasil.
Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Química
1999 - 2001
Formação complementar
2021 - 2021
Treinamento sobre investigação do óbito. (Carga horária: 2h). , Superintendencia de Vigilancia em Saude do Amapá, SVS-AP, Brasil.
2021 - 2021
Workshop Rede CIEVS 2021. (Carga horária: 40h). , Ministério da Saúde, MS, Brasil.
2021 - 2021
Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública, no âmbito do SUS. (Carga horária: 41h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
2021 - 2021
Oficina de Preparação da Resposta Rápida aos Surtos de Sarampo e Rubéola. (Carga horária: 40h). , Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude, OPAS/OMS, Brasil.
2015 - 2015
Saúde das Populações do Campo, da Floresta e das á. (Carga horária: 45h). , Universidade Aberta do SUS, UNASUS, Brasil.
2013 - 2013
Gestão Territorial em terras indígenas. (Carga horária: 12h). , IEPE - Instituto de Pesquisa e Formacão Indigena, IEPE, Brasil.
2010 - 2010
Estudos Fauna para avaliação Saúde de Ecossistemas. (Carga horária: 60h). , Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.
2009 - 2009
Curso de Capacitação em Biossegurança Laboratorial. (Carga horária: 20h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2009 - 2009
VII Curso Integrado de Virologia. (Carga horária: 84h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2009 - 2009
Interp.e Implem. Norma ABNT NBR ISO/IEC 17025:2005. (Carga horária: 8h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2009 - 2009
I Curso de Políticas Públicas. (Carga horária: 40h). , Instituto Adolfo Lutz, IAL, Brasil.
2007 - 2007
Monitoramento de doenças em animais de vida livre. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, ABRAVAS, Brasil.
2005 - 2005
Contenção Física e Química de Animais Selvagens. (Carga horária: 6h). , Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens, ABRAVAS, Brasil.
2005 - 2005
Metodologias de Estudos de Mamíferos. (Carga horária: 12h). , Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, Brasil.
2004 - 2004
Comportamento de Animais Silvestres em Cativeiro. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira de Etologia, SBET, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.
Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia de mamíferos.
Organização de eventos
FREIRE, M. P. . CENTENÁRIO DA DESCOBERTA DA DOENÇA DE CHAGAS E DA DESCRIÇÃO DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA. 2009. (Congresso).
Participação em eventos
I Fórum de Políticas de Apoio e Incentivo à Pesquisa Científica, Tecnológicaica e de Inovação no Estado do Ao Amapá. 2014. (Outra).
II Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente.Leishmaniose Tegumentar Americana entre indígenas Wajãpi - construção de uma metodologia participativa em saúde no estado do Amapá. 2014. (Simpósio).
VI Seminário de Direito Ambiental e Políticas Públicas. 2014. (Seminário).
Café com Saúde"Ações integradas para o controle da Leishmaniose Visceral Americana e Projeto Legal pra Cachorro"& "Sistema de Informação e Gestão/web (SIG/WEB) do Instituto Adolfo Lutz". 2010. (Encontro).
II Encontro Paulista de Biodiversidade. 2010. (Encontro).
Impactos potenciais das alterações no Código Florestal Brasileiro na biodiversidade e nos serviços ecossistêmicos. 2010. (Encontro).
Leishmaniose: Matar animais resolve?. 2010. (Seminário).
Políticas Públicas ? Meio Ambiente, Saúde e Cidadania - Código Florestal ? Os olhares sobre a alteração da lei. 2010. (Seminário).
Seminário Internacional "Ciências Florestais, Medicina Preventiva e Saúde Pública". 2010. (Seminário).
Simpósio Internacional de Mudanças Climáticas e Pobreza na América do Sul. 2010. (Simpósio).
VII Simpósio em Ecologia: Interações Ecológicas e Doenças Transmissíveis. 2010. (Simpósio).
Centenário da Descoberta da Doença de Chagas e Descrição da Leishmaniose Tegumentar Americana. 2009. (Simpósio).
II Workshop "Um Mundo, Uma Saúde". 2009. (Oficina).
Simpósio de Planejamento e Desenvolvimento de novos Fármacos para Doenças Negligenciadas - USP e as Redes Temáticas. 2009. (Simpósio).
V Encontro Técnico e Científico da SUCEN. 2009. (Encontro).
VIII Encontro do Instituto Adolfo Lutz.Controle da Leishmaniose Visceral Canina no município de São Pedro, experiência de uma ação integrada entre instituições do Estado e Município. 2009. (Encontro).
V Worshop do Programa de Comparação Interlaboratorial em Hematologia e Bioquímica do Instituo Adolfo Lutz. 2009. (Oficina).
Workshop Rede Temática de Mudanças Climáticas - USP. 2009. (Oficina).
XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL. Prevalência de Anticorpos IgG Anti-Toxoplasma gondii em cães domiciliados de dois bairros do município de Bauru no Estado de São Paulo. 2009. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Dieta do bugio-ruivo, Alouatta clamitans (Primates, Atelidae), em um fragmento florestal no norte do estado do Paraná, Brasil. 2008. (Congresso).
XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia. Dispersão de sementes pelo bugio-ruivo, Alouatta clamitans (Primates, Atelidae), em um fragmento florestal no norte do estado Paraná, Brasil. 2008. (Congresso).
XXXI Congresso da Sociedade de Zoológicos do Brasil, XIV Confgresso da Associação Latinoamericana de Parques Zoológicos e Aquários e do XVI Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens. 2007. (Congresso).
Abordagens em animais silvestres. 2006. (Outra).
I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia. Dieta do bugio-ruivo Alouatta clamitans (GREGORIN, 2006) (PRIMATES, ATELIDAE) em fragmento de floresta estacional semidecidual, Ibiporã, PR. 2006. (Congresso).
I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia. Aspectos da dispersão de sementes pelo bugio-ruivo Alouatta clamitans (GREGORIN, 2006) (PRIMATES, ATELIDAE) em fragmento de floresta estacional semidecidual, Ibiporã, PR. 2006. (Congresso).
XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia. Dados ecológicos de Alouatta guariba em um fragmento florestal em Ibiporã, norte do Paraná. 2006. (Congresso).
IV Encontro sobre Animais Selvagens. 2005. (Encontro).
IX Congresso e XIV Encontro da Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens - ABRAVAS. 2005. (Congresso).
XXII Encontro Anual de Etologia. 2004. (Encontro).
I Curso de Reprodução Animal em cães e gatos. 2003. (Outra).
XXV Ciclo de Palestras em Medicina Veterinária e III Mostra Acadêmica de Trabalhos Científicos em Medicina Veterinária. 2003. (Simpósio).
Zoonoses em Animais de Companhia. 2003. (Outra).
Produções bibliográficas
-
MORENO, EDUARDO STRAMANDINOLI ; CABRAL, JOANA OLIVEIRA ; FREIRE, MAIRA POSTERARO ; COSTA, ALLINE DA SILVA ; COSTA, TIAGO DA SILVA ; SOUTO, RAIMUNDO NONATO PICANÇO ; CASTRO, ISAI JORGE ; NASCIMENTO, LUIS OTAVIO CORDEIRO ; ZANINI, VOLMIR ; SHIMABUKURO, PALOMA HELENA FERNANDES . Abordagens alternativas para a vigilância da leishmaniose tegumentar em áreas indígenas - estudo de caso entre os Wajãpi do Amapá. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência & Tecnologia , v. 4, p. 51-59, 2016.
-
SILVA, T.R.R. ; ASSIS, M. D. G. G. ; FREIRE, M. P. ; REGO, F. D. ; GONTIJO, C. M. F. ; SHIMABUKURO, P. H. F. . Molecular Detection of Leishmania in Sand Flies (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae) Collected in the Caititu Indigenous Reserve of the Municipality of Lábrea, State of Amazonas, Brazil. JOURNAL OF MEDICAL ENTOMOLOGY , v. 51, p. 1276-1282, 2014.
-
OLIVEIRA, A. P. ; FREIRE, M. P. ; HIRAMOTO, R.M. ; TOLEZANO, J. E. ; CASTELÃO, K.G. ; TANIGUCHI, H.H. ; PRATTI, A.N.A. . Análise comparativa de três diferentes testes sorológicos empregados na detecção de Leishmaniose Visceral em cães. In: Congresso Paulista de Parasitologia, 2010, Guarulhos. V Congresso Paulista de Parasitologia, 2010.
-
SANTOS, P. A. ; FREIRE, M. P. ; AURELIANO, D.P. ; GUTIERRES, A. ; NETO, J.R.G. ; BARBOSA, J.E.R. ; TANIGUCHI, H.H. ; SHAW, J.J. ; TOLEZANO, J. E. ; HIRAMOTO, R.M. . Prevalência de Anticorpos IgG Anti-Toxoplasma gondii em cães domiciliados de dois bairros do município de Bauru no Estado de São Paulo. In: XXI CONGRESSO BRASILEIRO DE PARASITOLOGIA E II ENCONTRO DE PARASITOLOGIA DO MERCOSUL, 2009, Foz do Iguaçu. Revista de Patologia Tropical (Impresso), 2009. v. 38.
-
SANTOS, P. A. ; FREIRE, M. P. ; AURELIANO, D.P. ; GUTIERRES, A. ; NETO, J.R.G. ; TANIGUCHI, H.H. ; CASTELÃO, K.G. ; SHAW, J.J. ; TOLEZANO, J. E. ; HIRAMOTO, R.M. . Utilização da prevalência de Anticorpos IgG Anti-Toxoplasma gondii em cães domiciliados do município de Bauru , Estado de Sâo Paulo como indicador de contaminação ambiental para toxoplasmose. In: VIII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2009, São Paulo. Anais do VII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2009. v. 68.
-
HIRAMOTO, R.M. ; ARAÚJO, M.F.L. ; RANGEL, O. ; PRATTI, A.N.A. ; SACCO, G.B. ; MARANGON, C.A. ; OLIVEIRA, F. ; FREIRE, M. P. ; SANTOS, P. A. ; OLIVEIRA, S.L.V. ; HOLTZ, T.M. ; CIARAVOLO, R.M.C. ; TANIGUCHI, H.H. ; TOLEZANO, J. E. . Controle da Leishmaniose Visceral Canina no município de São Pedro, experiência de uma ação integrada entre instituições do Estado e Município. In: VIII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2009, São Paulo. Anais do VII Encontro do Instituto Adolfo Lutz, 2009. v. 68.
-
SANTOS, G. A. S. D. ; REIS, N. R. ; VIEIRA, A.O.S. ; FREIRE, M. P. . Dieta do bugio-ruivo, Alouatta clamitans (Primates, Atelidae), em um fragmento florestal no norte do estado do Paraná, Brasil. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
SANTOS, G. A. S. D. ; REIS, N. R. ; FREIRE, M. P. ; CAVALHEIRO, A. L. ; FESTTI, L. . Dispersão de sementes pelo bugio-ruivo, Alouatta clamitans (Primates, Atelidae), em um fragmento florestal no norte do estado do Paraná, Brasil. In: XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008, Curitiba. XXVII Congresso Brasileiro de Zoologia, 2008.
-
SANTOS, G. A. S. D. ; REIS, N. R. ; VIEIRA, A.O.S. ; FREIRE, M. P. . Dieta do Bugio-Ruivo Alouatta clamitans (GREGORIN, 2006) (PRIMATES, ATELIDAE) em fragmento de floresta estacional semidecidual, Ibiporã, PR. In: I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006, Gramado. I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006.
-
SANTOS, G. A. S. D. ; REIS, N. R. ; FESTTI, L. ; FREIRE, M. P. . Dados Ecológicos de Alouatta guariba em um Fragmento Florestal em Ibiporã, norte do Paraná. In: XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006, Londrina. XXVI Congresso Brasileiro de Zoologia, 2006.
-
SANTOS, G. A. S. D. ; REIS, N. R. ; VIEIRA, A.O.S. ; FREIRE, M. P. . Aspectos da Dispersão de Sementes pelo Bugio-Ruivo Alouatta clamitans (GREGORIN, 2006) (PRIMATES, ATELIDAE) em fragmento de floresta estacional semidecidual, Ibiporã, PR. In: I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006, Gramado. I Congresso Sul-Americano de Mastozoologia, 2006.
-
FREIRE, MAIRA POSTERARO ; DE MORAES, ANDRÉ . Dinâmicas Territoriais e situação de Saúde na Amazônia. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).
-
FREIRE, M. P. ; FREIRE, M. P. SHIMABUKURO, P. H. F. MORENO, E. S. CABRAL DE OLIVEIRA, J. COSTA, A. S. RUIZ, E. B. ZANINI, V. WAJÃPI, W. WAJÃPI, A. WAJÃPI, A. WAJÃPI, J. WAJÃPI, K. WAJÃPI, W. WAJÂPI, K. WAJÂPI, W. WAJÃPI, M. WAJÃPI, P. WAJÃPI, T. WAJÃPI, W. WAJÃPI, K. WAJÃPI, Y. WAJÃPI, M. WAJÃPI, J. WAJÃPI, J. WAJÃPI, P. , et al. WAJÃPI, J. WAJÃPI, R. WAJÃPI, I. WAJÃPI, P. WAJÃPI, W. WAJÃPI, A. WAJÃPI, K. WAJÃPI, K. WAJÃPI, T. WAJÃPI, T. WAJÃPI, W. ; Leishmaniose Tegumentar Americana entre indígenas Wajãpi - construção de uma metodologia participativa em saúde no estado do Amapá. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, T.R.R. ; ASSIS, M. D. G. G. ; REGO, F. D. ; FREIRE, M. P. ; SHIMABUKURO, P. H. F. . Sand fly fauna (Diptera, Psychodidae) collected in the Middle Purus river region, Amazonas, Brazil. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
MORENO, E. S. ; FREIRE, M. P. ; NASCIMENTO, L. O. C. ; ZANINI, V. ; ALVES, V. R. ; SHIMABUKURO, P. H. F. . Sand flies (Diptera, Psychodidae, Phlebotominae) collected in the Wajãpi Indigenous Reserve, Eastern Amazon, Brazil.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
-
SILVA, T.R.R. ; ASSIS, M. D. G. G. ; FREIRE, M. P. ; GONTIJO, C. M. F. ; SHIMABUKURO, P. H. F. . Sand flies collected in the Caititu Indian Reserve (Diptera: Psychodidae: Phlebotominae), Amazonas state, Brazil. 2013. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).
Projetos de pesquisa
-
2012 - 2014
VETORES DE LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA (DIPTERA, PSYCHODIDAE, PHLEBOTOMINAE) COLETADOS EM ÁREAS INDÍGENAS DO MÉDIO RIO PURÚS, AMAZONAS, BRASIL, Descrição: Para contribuir com o conhecimento da epidemiologia da leishmaniose tegumentar americana (LTA) no contexto das atividades produtivas entre indígenas, propõe-se estudar a fauna de flebotomíneos coletada em área de transmissão na calha do rio Purús, estado do Amazonas, Brasil. Entre o povo Paumari, a ocorrência da LTA está intimamente associada às atividades de coleta de castanha do Brasil (Bertholletia excelsa), e às etapas de abertura (broca e derrubada) dos roçados para agricultura, momentos em que as pessoas entram em contato direto com os transmissores da doença no ambiente de floresta. As atividades produtivas do povo Suruwahá incluem agricultura, pesca, coleta e fabricação de utensílios, sendo a agricultura e a caça as principais atividades deste povo. A caça entre indígenas é do tipo ?senta-espera? realizada nos barreiros e chupadores: locais às margens de igarapés que os animais usam para ingerir água e nutrientes presentes no solo. O objetivo deste estudo é conhecer a fauna de flebotomíneos coletada em associação com as diferentes atividades produtivas de duas populações indígenas do Médio rio Purús. O estudo será realizado entre o povo Paumari da Terra Indígena Paumari do Lago Marahã inserida no município de Lábrea e os Suruwahá da Terra Indígena Suruwahá, no município de Tapauá, ambas localizadas ao sul do estado do Amazonas. Esses municípios registram casos de LTA todos os anos, e acumulam 138 casos notificados entre 2007 e 2010. Os flebotomíneos serão capturados durante a coleta da castanha, abertura de roçados e nos barreiros de caça em duas comunidades indígenas distintas. Os insetos coletados serão identificados ao nível de espécie. Entre os resultados esperados estão possíveis novos registros de espécies de flebotomíneos, descrição de novas espécies e a primeira investigação entomológica de flebotomíneos no sul do estado do Amazonas com associação de vetores às atividades produtivas de populações indígenas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Maíra Posteraro Freire - Integrante / Paloma Helena Fernandes Shimabukuro - Coordenador / Veracilda Ribeiro Alves - Integrante / Elder Augusto Guimarães Figueira - Integrante / . Daniel Rocha Cangussu Alves - Integrante / Manoel Edson Medeiros - Integrante / Mauro Diego Gobira Guimarães de Assis - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
-
2012 - Atual
Determinantes sócio-ambientais da leishmaniose tegumentar americana (LTA) na Terra Indígena Wajãpi, Amapá, Brasil, Descrição: Para contribuir com o conhecimento da epidemiologia da leishmaniose tegumentar americana (LTA) entre indígenas do povo Wajãpi, propõe-se estudar os determinantes socioambientais desta doença para auxiliar na melhoria das medidas de prevenção e controle executadas pelo DSEI Amapá e Norte do Pará - SESAI. Este povo constitui uma população de pouco mais de 1000 pessoas, todas as famílias vivem da agricultura, da caça, da pesca e da coleta, mudando periodicamente a localização de suas aldeias para permitir a recuperação ambiental das áreas ocupadas. A Terra Indígena Wajãpi (TIW) está localizada nos municípios de Laranjal do Jari e Pedra Branca do Amapari, no Amapá. Serão realizados estudos relativos aos hábitos e práticas do povo Wajãpi, estudos da entomofuna e mastofauna associadas a esses hábitos e práticas. Nos últimos anos os Wajãpi vêm relatando um aumento da dificuldade de se encontrar locais adequados para caça e o cultivo de roças em locais cada vez mais distantes das áreas de habitação Ao mesmo tempo, convivem diariamente com as ameaças a suas terras por madeireiros, mineradoras e garimpeiros, enfrentam o aumento da incidência de pragas das lavouras e enfermidades endêmicas como malária e leishmaniose. Além desses fatores que causam extrema pressão no ambiente e no modo de viver do povo Wajãpi, há uma maior vulnerabilidade frente a doenças de transmissão vetorial devido ao seu modo de habitação, ausente de paredes permitindo maior contato com estes ciclos silvestres. Assim, a forte pressão ambiental que vem sofrendo a TIW por parte de garimpeiros e madeireiros ilegais, assim como sua organização social diferenciada, baseada na agricultura, caça, e o padrão de ocupação do solo em que se insere, expõe a necessidade da realização de estudos que avaliem a correlação entre a forma como os Wajãpi manejam seus ambientes e a sua vulnerabilidade para doenças de transmissão vetorial como a LTA.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Maíra Posteraro Freire - Integrante / Paloma Helena Fernandes Shimabukuro - Coordenador / Eduardo Stramandinoli Moreno - Integrante / Veracilda Ribeiro Alves - Integrante / Célia Maria Ferreira Gontijo - Integrante / Patrícia Flávia Quaresma - Integrante / José Dilermando Andrade Filho - Integrante / Edson Benedetti Ruiz - Integrante / Alline Silva da Costa - Integrante / Volmir Zanini - Integrante / Raimundo Nonato Picanço Souto - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Histórico profissional
Experiência profissional
2018 - 2019
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora
Outras informações:
"Após anos em queda a fome voltou a crescer em todo o mundo. Os principais determinantes desta situação
incluem conflitos armados, crises econômicas e mudanças climáticas, e ameaçam à meta mundial de
eliminar a fome e todas as formas de desnutrição até 2030, no âmbito dos Objetivdemonstram a gravidade e a extensão do problema e chamam atenção para necessidade de desenvolver
estudos que avaliem e esclareçam a contribuição dos determinantes sociais da desnutrição em crianças
indígenas.Objetivo: Identificar a contribuição dos determinantes sociais da desnutrição de crianças
indígenas <5 anos em oito aldeias inseridas no Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI)
Yanomami.Métodos: Será realizado um estudo de corte transversal (inquérito) em duas localidades
selecionadas, combinando diferentes métodos de pesquisa, incluindo: entrevistas com informantes-chave;
visitas domiciliares para entrevistas com mães ou responsáveis; inquérito antropométrico e de registro de
alimentos; bem como levantamento de dados secundários sobre saúde da criança. Trata-se de uma
proposta participativa, na qual pretende-se contar com o apoio de lideranças indígenas locais em todas as
fases de desenvolvimento da pesquisa, desde a apresentação da proposta à comunidade, passando pela
coleta de dados, até o momento da devolução de resultados à população. Serão coletados dados
demográficos (data de nascimento e sexo); socioeconômicos (escolaridade da mãe e do chefe da família,
fonte de renda da família, acesso a benefícios sociais, tipo de combustível para cocção e presença de
eletricidade no domicílio); ambientais: fonte de água para consumo humano e para uso doméstico e destino
de lixo e dejetos. Serão realizadas análises quantitativas e qualitativas com os materiais coletados, a fim de
produzir evidências sobre os determinantes sociais da desnutrição. Relatórios técnicos contendo dados
sobre principais resultados serão apresentados para as lideranças através de palestras e carta
2012 - 2015
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora em nível mestrado, Regime: Dedicação exclusiva.
2014 - 2014
Fundação Oswaldo CruzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Pesquisadora Assistente, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Bolsista modalidade DTI--B do CNPq
Atividades
-
04/2018 - 03/2019
Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública.,Serviço realizado, formulação de instrumentos de coleta de dados e métodos de pesquisa; aplicação de questionários; relatórios de campo.
-
04/2014 - 11/2014
Serviços técnicos especializados , Centro de Pesquisas René Rachou.,Serviço realizado, Bolsista DTI-B Coleta de amostras biológicas (Entomologia e Hospedeiros) e informações ecológicas (conhecimento tradicional e científico) acerca da transmissão de leishmanioses na Terra Indígena Wajãpi.
2016 - 2018
IEPE - Instituto de Pesquisa e Formacão IndigenaVínculo: Prestação de serviços, Enquadramento Funcional: Consultora
Outras informações:
Atuação da formação dos Agentes Indígenas de Saúde e Agentes Sócio-Ambientais Wajãpi; articulação com instituições de pesquisa.
Atividades
-
01/2017 - 02/2018
Conselhos, Comissões e Consultoria, Escritório Macapá.,Cargo ou função, assessoria a Associação Wajãpi Ambiente, Terra e Cultura- AWATAC.
-
10/2016 - 02/2018
Ensino,,Disciplinas ministradas, Conceitos e Políticas Socioambientais CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE NA FORMA CONCOMITANTE EM REGIME DE ALTERNÂNCIA (IFAP), Gestão Socioambiental de Terras Indígenas CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM MEIO AMBIENTE NA FORMA CONCOMITANTE EM REGIME DE ALTERNÂNCIA (IFAP)
2015 - 2015
Universidade Federal do AmazonasVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Entrevistador, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
Colaboradora do projeto Cidades amazônicas e eventos hidroclimáticos extremos: pesquisa para reduzir
vulnerabilidade e estabelecer resiliência, parceria da Universidade Federal do Amazonas, Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane, Universidade Federal do Pará e Universidade de Lancaster (Inglaterra).
2009 - 2011
Instituto Adolfo LutzVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Médica Veterinária, Carga horária: 45, Regime: Dedicação exclusiva.
Atividades
-
03/2009 - 02/2011
Serviços técnicos especializados , Centro de Parasitologia/ Núcleo Parasitoses Sistêmicas.,Serviço realizado, Diagnóstico Sorológico Leishmaniose Visceral Canina; Diagnóstico Sorológico Toxoplasmose; Cultura de Parasitas in vitro.
2020 - 2020
Fundação para o Desenvolvimento Científicio e Tecnológico em SaúdeVínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Sanitarista, Carga horária: 30, Regime: Dedicação exclusiva.
Outras informações:
APOIADORA DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, COORDENADORIA GERAL DE ATENÇÃO PRIMARIA AP 21, DIVISÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE (DVS 2.1).
Atividades
-
06/2020 - 12/2020
Serviços técnicos especializados , Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Divisão de Vigilância em Saúde 2.1.,Serviço realizado, Atividades relacionadas à prevenção e controle de doenças; ; Confecção e a divulgação das informações epidemiológicas a partir dos Sistemas de Informação gerenciados pela Superintendência de Vigilância em Saúde e dos indicadores de saúde construídos e revisados a partir das informações de outros sistemas existentes; Apoio a supervisão da coleta de dados de doenças e agravos de notificação compulsória, a partir da rede de Vigilância em Saúde; Desenvolvimento de atividades relacionadas à prevenção e controle de doenças; Participação no desenvolvimento e execução de estratégias de educação permanente para os profissionais da Rede de Vigilância em Saúde do Município do Rio de Janeiro; Acompanhamento do gerenciamento local do Sistema de Informação de Agravos de Notificação ? SINAN; Apoio nas avaliações dos dados de saúde pública dos diferentes bancos de dados existentes, produzindo gráficos, relatórios e mapas temáticos.
2021 - 2022
distrito sanitario especial indigena amapa e norte do paraVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Apoiadora do CIEVS DSEI Amapá e Norte do Pará
Você é Maíra Posteraro Freire?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de Maíra Posteraro Freire e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?