Jorge Mesquita Huet Machado

Possui graduação em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1982), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1991), doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1996) e pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso (2017). Atualmente é tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Vigilância em Saúde de base territorial, integrada e participativa, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagens territoriais de promoção da saúde, ambiente e trabalho.

Informações coletadas do Lattes em 08/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Saúde Pública

1992 - 1996

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A HETEROGENEIDADE DA INTERVENCAO:ALTERNATIVAS E PROCESSOS DE VIGILAN CIA EM SAUDE DO TRABALHADOR
Orientador: CARLOS MINAYO GOMES
Palavras-chave: VIGILANCIA EM SAUDE; SAUDE DO TRABALHADOR; VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR.Grande área: Ciências da Saúde

Mestrado em Saúde Pública

1986 - 1991

Fundação Oswaldo Cruz
Título: VIOLENCIA NO TRABALHO E NA CIDADE: EPIDEMIOLOGIA DA MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRABALHO REGISTRADA NO RIO DE JANEIRO 1987-1988, Ano de Obtenção: 1991
Orientador: CARLOS MINAYO GOMEZ
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: acidente de trabalho; MORTALIDADE; VIOLENCIA E SAUDE.Grande área: Ciências da Saúde

Especialização em Especialização Em Epidemiologia

1984 - 1984

Fundação Oswaldo Cruz

Especialização em Medicina do Trabalho

1984 - 1984

Universidade Federal Fluminense

Especialização em Residencia Em Medicina Preventiva E Social

1982 - 1984

SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO
Bolsista do(a): Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, SES, Brasil.

Especialização em Admimnistração de Servisos de Saúde

1983 - 1983

Universidade Federal Fluminense

Graduação em Medicina

1974 - 1982

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-doutorado

2017 - 2017

Pós-Doutorado. , Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Ciências da Saúde

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Italiano

Fala Pouco, Lê Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Francês

Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Epidemiologia.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Saúde Pública.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Medicina Preventiva.

Organização de eventos

MACHADO, JORGE MESQUITA HUET . Seminário para o Desenvolvimento dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Região do Semiárido do Brasil. 2017. (Outro).

MACHADO, JORGE MESQUITA HUET . Seminário: Desafios para os Territórios Saudáveis e Sustentáveis do Semiárido. 2016. (Congresso).

MACHADO, J. M. H. ; GOMEZ, C. M. ; Pena P. . SIMBRAST. 2007. (Congresso).

Participação em eventos

2 Ciclo de Debates em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade.O conceito de territórios saudáveis e sustentáveis no cerrado e semiárido. 2019. (Simpósio).

Capacitação em Territórios Saudáveis e Sustentáveis: Experiências em Territórios Saudáveis e Sustentáveis.Experiências de Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido do Brasil - TSSS. 2019. (Encontro).

III Seminário de Saúde e Qualidade de Vida no Pontal do Paranapanema - S.Formação Continuada de Base Territorial e Participativa para Vigilância em Saúde do Trabalhador Rural. 2019. (Seminário).

V Encontro e Agricultoras e Agricultoras e Agricultores Experimentadores.V Encontro e Agricultoras e Agricultoras e Agricultores Experimentadores. 2019. (Encontro).

A (in) visibilidade de acidentes e doenças relacionados ao trabalho.A (in) visibilidade de acidentes e doenças relacionados ao trabalho. 2018. (Seminário).

Centro de Estudos da ENSP/Fiocruz (CEENSP).Acidentes de Trabalho: realidade, trajetórias e desafios no Brasil e em Portugal. 2018. (Simpósio).

Ciclo de Debates O risco à Saúde em Debate: abordagens epidemiológicas em saúde, ambiente e trabalho.Epidemiologia Situada. 2017. (Simpósio).

Conferência Livre de Vigilância em Saúde das populações do Campo, da Floresnta e das Águas. Modelos de Atenção em Saúde: a Vigilância nos territórios do campo, da floresta e das águas. 2017. (Congresso).

Seminário para o Desenvolvimento dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Região do Semiárido do Brasil. Seminário para o Desenvolvimento dos Territórios Saudáveis e Sustentáveis da Região. 2017. (Congresso).

Segunda Reunião do Comitê Gestor para estabelecer o Plano de trabalho para execução do Acordo de Cooperação n 07. Plano de trabalho para execução do Acordo de Cooperação n 07. 2013. (Congresso).

XV Congresso Brasileiro de Toxicologia. Desafios da Vigilância do Benzeno no Brasil. 2007. (Congresso).

11 Congresso Mundial de Saúde Pública. Desafios da integração interinstitucional em Saúde do Trabalhador. 2006. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Pâmella Batista de Souza

MACHADO, JORGE MESQUITA HUET. Saúde Mental, trabalho em atuação em serviços de saúde do trabalhador: Concepções e intervenções de psicólogos. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Komlan Yves Assogba

GUIMARAES, R. B.; LEAL, A. C.;MACHADO, JORGE HUET MESQUITA. Empoderamento da comunidade, uso da água e doenças de veiculação hídrica m Benin, África. 2019. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Geografia Acadêmico) - Universidade Estadual Paulista - Câmpus de Presidente Prudnte.

Aluno: Virginia Luiza Silva Costa

LEAO, L. H.; PIGNATI, Wanderlei Antônio;Machado, Jorge Mesquita Huet; SOUZA, R. A. G.. Aspectos socioeconômicos, culturais e ambientais presentes no suicídio de trabalhadores e trabalhadoras inseridos no Agrotóxico. 2018. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Stephanie Sommerfeld de Lara

PIGNATI, Wanderlei Antônio; PIGNATTI, M. G.;MACHADO, JORGE MESQUISTA HUET; SILVA, M. A.. A vigilância das Intoxicações Agudas por Agrotóxicos: um estudo dos registros nas regiões agrícolas do agronegócio. 2018. Dissertação (Mestrado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Alba Regina Silva Medeiros

PIGNATTI, MARTA GISLENE; BARSAGLINI, R. A.; LEÃO, LUÍS HENRIQUE DA COSTA; FIGUEIREDO, A. E. B.; Hennington, E.;MACHADO, JORGE HUET MESQUITA. Agente Comunitário de Saúde: processo de trabalho na mediação entre equipe e comunidade. 2020. Tese (Doutorado em Saude Coletiva) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: Danilo Fernandes Cosra

CARDOSO, L. M.; ROCHA, L. E.; Faria M. A. M.; Segurado A.A. C.;MACHADO, J. M. H.. Prevenção da exposição do benzeno no Brasil. 2009. Tese (Doutorado em Doutorado em Medicina) - Universidade de São Paulo.

MACHADO, J. M. H.. Concurso Público elaborção de prova escrita para ios cargos de médico em saúde do trabalhador e de médico em vigilância em saúde. 2006. Fundação Oswaldo Cruz.

Comissão julgadora das bancas

Victor Wünsch Filho

Wünsch Filho VKOIFMAN, S.; MINAYO, C.. Alternativas e processos de vigilância em saúde do trabalhador: a heterogeneidade da intervenção. 1996. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Christovam Barcellos

BARCELLOS, Christovam. A heterogeneidade da intervenção: Alternativas e processos de vigilância em saúde do trabalhador. 1996. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz.

Luiz Antonio dos Anjos

ANJOS, L. A.. Violência no Trabalho e na Cidade. Epidemiologia da Mortalidade por Acidente de Trabalho Registrada no Município do Rio de Janeiro em 1987 e 1988. 1991. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Orientou

Ludmila Nascimento Soares

Audiência Pública do Supremo Tribunal Federal sobre amianto - uma análise à luz da Saúde do Trabalhador; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Brasília,; Coorientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Aparecida Pavanelli

Vigilância em Saúde de base Territorial, Integrada e participativa: uma experiência de formação em assentamentos rurais do Pontal do Paranapanema (SP); 2019; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Virgínia da Silva Correa

Formação-ação em Saúde, Ambiente e Trabalho: uma estratégia para implementação da Política Nacional de Saúde Integral das Populações do Campo, Floresta e das Águas e o desenvolvimento de Territórios Saudáveis e Sustentáveis; 2019; Dissertação (Mestrado em Pos Graduação em Políticas Públicas em Saúde) - Fundação Oswaldo Cruz - Brasília,; Coorientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Kelly Cristianne Barbalho Moreira

Estratégia de Vigilância dos agravos da pele relacionados ao trabalho: Programa Vigipele; ; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado em Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Fundação Oswaldo Cruz - Brasília,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Fernando Nunes Alves

Trabalho Decente e Meio Ambiente do Trabalho: elementos para análise de acordos e convenções coletivas de trabalho; 2018; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz - Brasília,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Luciana de Assis Amorim

Vigilância em saúde do Trabalhador na Atenção Básica; 2016; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Frederico Ricardo de Souza Leão

Acidentes de Trabalho: proposta de articulação de setores do SUS; 2015; Dissertação (Mestrado em Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Cinthia Matilde Oliveira Brasil Pereira

Estratégias de implantação da Vigilância em saúde nos postos de revenda de combustíveis em Boa Vista/Roraima; 2014; Dissertação (Mestrado em Vigilância em Saúde do Trabalhador) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

NANCY VIEIRA FERREIRA

Perfil de aposentadoria por invalidez em serviços públicos municipais do Rio de Janeiro; 2010; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Elza Thomé de Andrade

O processo de implementação da política de atenção à saúde do trabalhador em instituições públicas federais; O desafio da integralidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Regina Célia Rodrigues Canedo

Acidentes de trabalho no centro cirúrgico do hospital de câncer II- HCII- INCA; 2009; Dissertação (Mestrado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Simone Gonçalves

Saúde e Trabalho no Hospital; 2007; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Ana Isabel Dias

Análise das fichas de notificação de acidentes perfurocortantes utilizadas na Fundação Oswaldo Cruz; 2006; 61 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Flávio Pereira Nunes

CONTRIBUIÇÃO PARA A ESTRUTURAÇÃO DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE DOS ACIDENTES COM PRODUTOS PERIGOSOS: CONSTRUÇÃO DE UM SISTEMA DE REGISTRO INTEGRADO; 2005; 144 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Angela Sadok Mena Barreto de Magalhães

A aplicação do conceitode Incapacidade Laborativa na previdência Social; 2004; 135 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

CECÍLIA SANTOS DA SILVA

Quando os elos se partem: Os trabalhadores intoxicados pelo benzeno no município de Volta Redonda; 2003; 143 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Francis Sodré

O campo político da saúde do trabalhador; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

CRISTINA STRAUSZ

Análise de um acidente fúngico na biblioteca de Manguinhos: Um caso de síndrome do edifício doente; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Marco Antônio Meneses

Avaliação da contaminação do asbestos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Ana Cirne

O impacto da lei estadual sobre Lesões por esforços repetitivos; 2001; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Denise Torreão Corrêa da Silva

PROCESSO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE UM CELEIRO DE EXPERIÊNCIAS EM BARRA DO PIRAÍ; 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

LEONOR DE QUEIROZ LIMA

ALTERNATIVAS TECNOLOGICAS AO JATEAMENTO DE AREIA SECA:A BUSCA DA INCORPORACAO DE NOVOS ELEMENTOS NA AVALIACAO DAS EXPOSICOES; ; 1997; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

ARI CARVALHO DE MIRANDA

A VIGILANCIA EM SAUDE NA INDUSTRIA NAVAL; O CASO DOS TRABALHADORES EM ATIVIDADE DE PINTURA EM UM ESTALEIRO NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; 1997; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Heloísa Pacheco Ferreira

O PERIGO SILENCIOSO: UM ESTUDO DE INTOXICACAO DE TRABALHADORES EM UMA INDUSTRIA DE CLORO/SODA; 1994; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Juliana Rulli Vilardi

?A Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil - Uma reflexão sobre seu modelo de atuação: necessidades e perspectivas?; 2015; Tese (Doutorado em Pós-graduação em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Márcia Moisés

REFLEXÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O PLANO INTEGRADO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE DE POPULAÇÕES EXPOSTAS A AGROTÓXICOS DO mINISTÉRIO DA SAÚDE (MS); 2012; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Paula Raquel dos Santos

Saúde do Trabalhador no Trabalho Hospitalar; 2009; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Maria José Salles

Política Nacional de Saneamento, percorrendo caminhos em busca da universalização; 2008; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Wanderlei Antonio Pignati

Os Riscos, Agravos e Vigilância em Saúde no Espaço de Desenvolvimento do Agronegócio no Mato Grosso; 2007; Tese (Doutorado em Doutorado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Claudia Osório da Silva

Vida no hospital; 2002; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

MARIA de FÁTIMA B COSTA

Ácido trans-trans mucônico indicador biológico de exposição; 2001; 0 f; Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Guilherme Franco Netto

INVESTIGACAO DE MORTALIDADE ENTRE TRABALHADORES SINDICALIZADOS NA INDUSTRIA DE ABATEDOUROS DE AVES COM ENFASE EM QUESTOES METODOLOGICAS PARA ACESSAR RISCO OCUPACIONAL; 1998; Tese - Tulane University,; Orientador: Jorge Mesquita Huet Machado;

Produções bibliográficas

  • SILVA, AGEO MARIO CANDIDO DA ; SOARES, MARIANA ROSA ; SILVA, NAYAHA ALMEIDA ; CORREA, MÁRCIA LEOPOLDINA MONTANARI ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; PIGNATI, WANDERLEI ANTONIO ; ANDRADE, AMANDA CRISTINA DE SOUZA ; GALVÃO, NOEMI DREYER . Exposição ambiental e ocupacional entre pacientes com câncer em Mato Grosso. REVISTA BRASILEIRA DE EPIDEMIOLOGIA , v. 25, p. 1, 2022.

  • PETERSEN, R. S. ; SILVEIRA, M. ; FENNER, A. L. D. ; CAMPOS, A. S. ; MARTINS, W. J. ; MACHADO, J. M. H. . Índice de Território Saudável e Sustentável dos municípios do semiárido brasileiro. Cadernos de Saude Publica , v. 36, p. 1-8, 2020.

  • CORRÊA, MARCIA LEOPOLDINA MONTANARI ; PIGNATI, Wanderlei Antônio ; PIGNATTI, MARTA GISLENE ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; LIMA, FRANCCO ANTONIO NERI DE SOUZA E . Alimento ou mercadoria? Indicadores de autossuficiência alimentar em territórios do agronegócio, Mato Grosso, Brasil. SAÚDE EM DEBATE , v. 43, p. 1070-1083, 2019.

  • LARA, STEPHANIE SOMMERFELD DE ; PIGNATI, Wanderlei Antônio ; Pignatti, Marta Gislene ; LEÃO, LUÍS HENRIQUE DA COSTA ; MACHADO, J. M. H. . A AGRICULTURA DO AGRONEGÓCIO E SUA RELAÇÂO COM A INTOXICAÇÃO AGUDA POR AGROTÓXICOS NO BRASIL. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde , v. 15, p. 1-19, 2019.

  • GOMEZ, CARLOS MINAYO ; VASCONCELLOS, LUIZ CARLOS FADEL DE ; Machado, Jorge Mesquita Huet . Saúde do trabalhador: aspectos históricos, avanços e desafios no Sistema Único de Saúde. Ciencia & Saude Coletiva , v. 23, p. 1963-1970, 2018.

  • LEÃO, LUÍS HENRIQUE DA COSTA ; MURARO, ANA PAULA ; BORGES, FABIANO TONACO ; Machado, Jorge Mesquita Huet . La salud de trabajadores inmigrantes haitianos en Mato Grosso, Brasil: vulnerabilidades y riesgos. Salud Colectiva , v. 14, p. 779, 2018.

  • SOUZA, M. S. ; MACHADO, J. M. H. ; FENNER, A. L. D. ; KNIERIM, G. S. ; CORREA, V. S. . Educação, promoção e vigilância em saúde: integração entre saberes e práticas com movimentos sociais camponeses.. Comunicação em Ciências da Saúde , v. 28, p. SI-SI, 2018.

  • FENNER, A. L. D. ; MACHADO, J. M. H. ; NETTO, G. F. . Inserção da agenda de Vigilância em Saúde Ambiental do Brasil no Contexto da Saúde Global. Comunicação em Ciências da Saúde , v. 28, p. SI-SI, 2018.

  • FONSECA, ANTONIO SERGIO ALMEIDA ; COSTA, DANILO FERNANDES ; DAPPER, VIRG?NIA ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; VALENTE, DANIEL ; CARVALHO, LEANDRO VARGAS BARRETO DE ; COSTA-AMARAL, ISABELE CAMPOS ; ALVES, SERGIO RABELLO ; SARCINELLI, PAULA DE NOVAES ; MENEZES, MARCO ANT?NIO CARNEIRO ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; MOURA-CORREA, MARIA JULIANA ; MATTOS, RITA DE C?SSIA OLIVEIRA DA COSTA . Classifica??o cl?nico-laboratorial para manejo cl?nico de trabalhadores expostos ao benzeno em postos de revenda de combust?veis. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 42, p. es5, 2017.

  • MENDES, MICHELE ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; DURAND, ANNE ; COSTA-AMARAL, ISABELE CAMPOS ; VALENTE, DANIEL ; GONÇALVES, ELINE SIMÕES ; ARCURI, ARLINE SYDNEIA ABEL ; TREVISAN, ELISABETH APARECIDA ; SARCINELLI, PAULA DE NOVAES ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; MOURA-CORREA, MARIA JULIANA ; ANDRÉ, LEILIANE COELHO . Normas ocupacionais do benzeno: uma abordagem sobre o risco e exposição nos postos de revenda de combustíveis. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 42, p. e3s, 2017.

  • FRANCO NETTO, GUILHERME ; VILLARDI, JULIANA WOTZASEK RULLI ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; SOUZA, MARIA DO SOCORRO DE ; BRITO, IVO FERREIRA ; SANTORUM, JULIANA ACOSTA ; OCKÉ-REIS, CARLOS OCTÁVIO ; FENNER, ANDRÉ LUIZ DUTRA . VigilÃncia em SaÃde brasileira: reflexÃes e contribuiÃÃo ao debate da 1a Conferência Nacional de VigilÃncia em SaÃde. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3137-3148, 2017.

  • AMORIM, LUCIANA DE ASSIS ; SILVA, THAIS LACERDA E ; FARIA, HORÁCIO PEREIRA DE ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; DIAS, ELIZABETH COSTA . VigilÃncia em SaÃde do Trabalhador na AtenÃÃo BÃsica: aprendizagens com as equipes de SaÃde da FamÃlia de JoÃo Pessoa, ParaÃba, Brasil. Ciencia & Saude Coletiva , v. 22, p. 3403-3413, 2017.

  • MACHADO, J. M. H. ; Martins W. J. ; SOUZA, M. S. ; FENNER, A. L. D. ; SILVEIRA, M. ; MACHADO, A. A. . Territórios saudáveis e sustentáveis: contribuição para saúde coletiva, desenvolvimento sustentável e governança territorial. COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMPRESSO) , v. 28, p. 243-249, 2017.

  • SOUZA, M. S. ; MACHADO, J. M. H. ; FENNER, A. L. D. ; LIMA, S. G. ; KNIERIM, G. S. ; CORREA, V. S. . Educação, promoção e vigilânciaem saúde:integração entresaberes e práticas com movimentos sociais camponeses. COMUNICAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE (IMPRESSO) , v. 28, p. 168-177, 2017.

  • OLIVEIRA, R. A. ; OLIVEIRA, S. S. ; MACHADO, J. M. H. . Uma Proposta de Dispositivo de Vigilãncia em Saúde do Trabalhador para o Serviço Público a partir da Atividade. Revista de Saúde Coletiva da UEFS , v. 6, p. 1-7, 2016.

  • SANTANA, V. S. ; FERRITE, S. ; GALDINO, A. ; PERES MOURA, M. C. ; MACHADO, J. M. H. . Gathering Occupational Health Data from Informal Workers: The Brazilian Experience. New Solutions (Print) , v. 26, p. 173-179, 2016.

  • VILLARDI, JULIANA WOTZASEK RULLI ; MACHADO, JORGE MESQUISTA HUET ; NETTO, GUILHERME FRANCO ; FENNER, ANDRÉ LUIZ DUTRA ; ROLFS, DANIELA BUOSI . Planejamento de Recursos Humanos de Saúde e Ambiente - aspectos históricos, teóricos e reflexões para políticas públicas em Vigilância em Saúde Ambiental no Brasil.. Tempus: Actas de Saúde Coletiva , v. 9, p. 105, 2015.

  • BUSS, PAULO MARCHIORI ; MAGALHÃES, DANIELLY DE PAIVA ; SETTI, ANDRÉIA FARAONI FREITAS ; GALLO, EDMUNDO ; NETTO, FRANCISCO DE ABREU FRANCO ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; BUSS, DANIEL FORSIN . Saúde na Agenda de Desenvolvimento pós-2015 das Nações Unidas. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 30, p. 2555-2570, 2014.

  • VASCONCELLOS, LUIZ CARLOS FADEL DE ; GOMEZ, CM ; MACHADO, J. M. H. . The gap between what has been defined and what is still pending in occupational health surveillance. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 19, p. 4617-4626, 2014.

  • Machado, Jorge Mesquita Huet ; SANTANA, VILMA SOUSA ; CAMPOS, AUGUSTO ; FERRITE, SILVIA ; PERES, MARIA CLAUDIA ; GALDINO, ADRIANA ; NETO, RENATA VASCONCELOS ; VEIGA, ROQUE MANOEL PERUSSO DA ; LISBOA, MARIA CLÁUDIA ; SANTOS, ANA PAULA LOPES DOS . Situação da Rede Nacional de Atenção Integral em Saúde do Trabalhador (Renast) no Brasil, 2008-2009. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 38, p. 243-256, 2013.

  • Santana V. S. ; Dias E. C. ; OLIVEIRA, G. L. ; MOURA, M. C. P. ; NOBRE, L. C. C. ; MACHADO, J. M. H. . Accidentes de trabajo fatales y violencia interpersonal en Brasil, 2000-2010. Salud Colectiva , v. 9, p. 139-149, 2013.

  • MACHADO, J. M. H. ; GALLO, E. ; SETTI, A. F. F. ; BUSS, D. F. ; MAGALHAES, D. P. ; NETTO, F. A. F. ; BUSS, P. M. . Sustentabilidade, desenvolvimento e saúde: desafios contemporâneos. Saúde em Debate , v. v.36, p. 26-35, 2012.

  • BUSS, PAULO MARCHIORI ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; GALLO, EDMUNDO ; MAGALHÃES, DANIELLY DE PAIVA ; SETTI, ANDRÉIA FARAONI FREITAS ; FRANCO NETTO, FRANCISCO DE ABREU ; BUSS, DANIEL FORSIN . Governança em saúde e ambiente para o desenvolvimento sustentável. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 1479-1491, 2012.

  • GALLO, EDMUNDO ; SETTI, ANDRÉIA FARAONI FREITAS ; MAGALHÃES, DANIELLY DE PAIVA ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; BUSS, DANIEL FORSIN ; FRANCO NETTO, FRANCISCO DE ABREU ; BUSS, PAULO MARCHIORI . Saúde e economia verde: desafios para o desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 17, p. 1457-1468, 2012.

  • Machado, Jorge Mesquita Huet . Uma agenda necessária. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 37, p. 39-41, 2012.

  • BELTRAMI, ARAMIS CARDOSO ; FREITAS, Carlos Machado de ; MACHADO, JORGE HUET MESQUITA . Acidentes com produtos perigosos no Brasil, no período 2006-2009: análise dos dados dos sistemas de informações como subsídio às ações de vigilância em saúde ambiental. Epidemiologia e Serviços de Saúde , v. 21, p. 439-448, 2012.

  • THOME, E. ; MARTINS, M. I. C. ; MACHADO, JORGE HUET . O processo de construção da política da saúde do trabalhador no Brasil para o setor público. Configurações (Porto) , v. 1, p. 133-148, 2012.

  • MACHADO, J. M. H. . Vigilância do Trabalho Exaustivo, uma alternativa possível?. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3370-3372, 2011.

  • Moisés M. ; MACHADO, J. M. H. ; Peres F. ; Hennington, E. ; Beltrami, A. C. ; Beltrami Neto A. C. . Reflexões e contribuições para plano integrado de ações de vigilância em saúde do Ministério da Saúde (MS) de populações expostas a agrotóxicos. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 16, p. 3453-3460, 2011.

  • Vilardi J.W.R. ; Costa L.C.A. ; Bueno P.C. ; Zaitune M.P. ; Rodrigues, J.C. ; MACHADO, J. M. H. ; Lemos A.F. ; Rohlfs D.B. . Vigilância em saúde ambiental de populações expostas à poluição atmosférica no Brasil- um modelo em construção. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 19, p. 467-472, 2011.

  • DIAS, Ana Isabel ; MACHADO, J. M. H. ; Barbosa Santos E.G.O. ; Marziale M.H.P. . Acidentes com material biológico relacionados ao trabalho. análise de uma abordagem institucional. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 36, p. 265-273, 2011.

  • Dias E. C. ; Oliveira R.P. ; MACHADO, J. M. H. ; MINAYO-GOMEZ, C. ; Perez M. A. G. ; Hoefel M. G. L. ; Santana V. S. . Employment conditions and health inequities: a case study of Brazil. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , v. 12, p. 2452-2460, 2011.

  • MACHADO, J. M. H. ; VILLARDI, J. W. R. ; NETTO, G. F. ; ROHLFS, D. B. ; RANGEL, C. F. ; VAZ, C. A. ; DANIEL, M. H. B. ; BUENO, P. C. ; Silva, E. L. . Vigilância em Saúde Ambiental e do trabalhador: reflexões e perspectivas. Cadernos Saúde Coletiva (UFRJ) , v. 19, p. 399-406, 2011.

  • MACHADO, J. M. H. ; LACAZ, Francisco Antônio de Castro . Respondendo a um chamamento!. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 35, p. 6-6, 2010.

  • STRAUZ, M. C. ; MACHADO, J. M. H. ; BRICKUS, L. S. R. . Análise de um acidente por contaminação fúngica em uma biblioteca pública no Município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional , v. 32, p. 69-78, 2007.

  • PIGNATI, Wanderlei Antônio ; MACHADO, J. M. H. ; CABRAL, J. F. . Acidente rural ampliado: o caso das \. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 12, p. 105-114, 2007.

  • ARCURI, A. ; CARDOSO, L. M. ; COSTA, D. F. ; MACHADO, J. M. H. . The benzene Agreement. OSH and Development , v. 8, p. 117-128, 2006.

  • FREITAS, C. M. ; PORTO, M. F. ; MACHADO, J. M. H. . Major chemical accidents and governance in Brazil. OSH and Development , v. 8, p. 107-116, 2006.

  • LACAZ, Francisco Antônio de Castro ; MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde diagnóstico inicial. REVISA. Revista Brasileira de Vigilância Sanitária , v. 2, p. 212-221, 2006.

  • OSÓRIO, Claúdia ; MACHADO, J. M. H. ; MINAYO-GOMEZ, C. . Proposição de um método de análise coletiva dos acidentes de trabalho no hospital. Cadernos de Saúde Pública (ENSP. Impresso) , Rio de Janeiro, v. 21, n.2, p. 517-524, 2005.

  • MACHADO, J. M. H. . A propósito da Vigilância em Saúde do Trabalhador. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de janeiro, v. 10, n.4, p. 987-992, 2005.

  • PIGNATI, Wanderlei Antônio ; MACHADO, J. M. H. . Riscos e Agravos à saúde e a vida dos trabalhadores das indústrias madeireiras de Mato Grosso. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 10, n.4, p. 961-973, 2005.

  • MACHADO, J. M. H. ; COSTA, D. F. ; CARDOSO, L. M. ; ARCURI, A. . Alternativas e processos de vigilância em saúde do trabalhador relacionados à exposição ao benzeno no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 8, p. 913-921, 2003.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . Promoção da saúde e intersetorialidade: a experiência da vigilância em saúde do trabalhador na construção de redes. Epidemiologia e Serviços de Saúde , Brasília, v. 12, n.3, p. 121-130, 2003.

  • PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; LACAZ, Francisco Antônio de Castro ; MACHADO, J. M. H. . Promoção da Saúde e Intersetorialidade: contribuições e limites da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 27, n.65, p. 192-206, 2003.

  • MACHADO, J. M. H. ; CORREA, M. V. . Conceito de Vida no Trabalho na Análise das Relações entre Processo de Trabalho e saúde no Hospital. Informe Epidemiológico do SUS , Brasília, v. 11, n.3, p. 159-166, 2002.

  • FREITAS, Carlos Machado de ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; MOREIRA, Josino Costa ; PIVETTA, F. ; MACHADO, J. M. H. ; FREITAS, N. B. B. ; ARCURI, A. S. . Segurança Química, Saúde e Meio Ambiente - Perspectivas Para a Governança no Contexto Brasileiro. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 18, n.1, p. 249-256, 2002.

  • FREITAS, C. M. ; SOUZA, C. A. V. ; MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . Acidentes de trabalho em plataformas de petróleo da Bacia de Campos, Rio de Janeiro, Brasil. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, n.1, p. 117-130, 2001.

  • PIVETTA, F. ; MACHADO, J. M. H. ; ARAUJO, U. C. ; MOREIRA, F. ; APOSTOLI, P. . Monitoramento biológico:conceitos e aplicações em saúde pública. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 17, n.3, p. 545-554, 2001.

  • FREITAS, C. M. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; FREITAS, N. ; PIVETTA, F. ; ARCURI, A. ; MOREIRA, J. C. ; MACHADO, J. M. H. . Chemical safety and governance in Brasil. Journal Of Hazardous Materials, usa, v. 86, p. 135-151, 2001.

  • FREITAS, C. M. ; PORTO, M. F. S. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. C. ; MACHADO, J. M. H. . Poluição química ambiental - um problema de todos, que afeta alguns mais que outros. Bahia Análise & Dados , Bahia/Brasil, v. 10, n.04, p. 260-270, 2001.

  • MACHADO, J. M. H. . As possibilidades de repensar estruturas e sujeitos em relações dinâmicas. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 6, n.1, p. 35-36, 2001.

  • COSTA, M. F. B. ; MACHADO, J. M. H. ; MOREIRA, J. C. ; BRICKUS, L. S. R. . Aplicabilidade do ácido trans,trans-mucônico urinário como indicador biológico na avaliação da exposição ocupacional ao benzeno. Revista Brasileira de Toxicologia , Brasil, v. 13, n.1, p. 63-68, 2000.

  • MACHADO, J. M. H. ; GOMES, C. M. . ENTREVISTA COM CARLOS MINAYO SOBRE QUESTÔES HISTÓRICAS E ATUAIS DO CAMPO DE SAÚDE DO TRABALHADOR, POR JORGE MACHADO. Ciência & Saúde Coletiva , BRasil, v. 5, n.2, p. 419-425, 2000.

  • BARCELLOS, C. ; MACHADO, J. M. H. . A ORGANIZACAO ESPACIAL CONDICIONA AS RELACOES ENTRE AMBIENTE E SAUDE: O EXEMPLO DA EXPOSICAO AO MERCURIO EM FABRICAS DE LAMPADAS FLUORESCENTES. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 3, n.N.2, p. 103-114, 1998.

  • MINAYO, M. C. S. ; MACHADO, J. M. H. ; MATTOS, L. ; VIEIRA, L. O. V. ; MONTEIRO, T. . FIOCRUZ SAUDAVEL: UMA EXPERIENCIA INSTITUCIONAL. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso) , v. 3, n.N.2, p. 151-162, 1998.

  • MACHADO, J. M. H. ; STRAUZ, M. C. ; TOSCHI, W. . PROTECAO A SAUDE DO TRABALHADOR: IFORME SOBRE O ACIDENTE DE CONTAMINA CAO FUNGICA NA BIBLIOTECA DE MANGUINHOS - FIOCRUZ. REVISTA BRASINDOR, v. II, n.N. 7, p. 4-9, 1997.

  • MACHADO, J. M. H. . O PROCESSO DE VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR. CADERNOS DE SAUDE PUBLICA, v. 13, n.SUPLEM.2, p. 33-46, 1997.

  • MACHADO, J. M. H. ; MINAYO-GOMEZ,C. . ACIDENTES DE TRABALHO - UMA EXPRESSAO DE VIOLENCIA SOCIAL. CADERNOS DE SAUDE PUBLICA, v. 10, n.I, p. 74-87, 1994.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; MELLO, A. I. C. . CONTROLE SOCIAL, AMBIENTE E SAUDE. DIVULGACAO, n.N.07, p. 35-40, 1992.

  • BARCELLOS, C. ; MACHADO, J. M. H. . SELECAO DE INDICADORES EPIDEMIOLOGICOS PARA SANEAMENTO. BIO, p. 37-41, 1991.

  • MACHADO, J. M. H. ; BRITO, J. C. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . SAUDE E PROCESSAMETO DE DADOS; O CASO DAS DOENCAS OSTEOARTICULARES. CADERNOS DA ENGENHARIA DE PRODUCAO, v. V, n.13, p. 39-73, 1989.

  • MACHADO, J. M. H. ; CORREA, M. V. . VIGILANCIA SANITARIA E SAUDE DO TRABALHADOR. SAUDE EM DEBATE, v. N. 22, p. 45-46, 1988.

  • OLIVEIRA, S. S. ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; BRAGA, A. M. C. B. . Vigilância em Saúde do Trabalhador: formação para ação. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2019. v. 1. 280p .

  • FENNER, A. L. D. ; MAIOLI, O. L. G. ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; SOUZA, M. S. ; MACHADO, A. A. ; LIMA, A. S. G. ; CORREA, V. S. ; VILLARDI, J. W. R. ; SILVEIRA, M. ; MOURA, B. C. ; GOMES, G. A. P. ; Almeida, Fernanda Savichi de ; SARAGOUSSI, M. ; MEDEIROS, M. S. ; DIAS, A. P. ; BURIGO, A. C. ; CARNEIRO, F. F. ; TEIXEIRA, A. C. A. ; PESSOA, V. M. ; GURGEL, I. G. D. ; Miranda, Ary Carvalho de ; NIEMEYER, C. B. . Saúde dos Povos e Populações do Campo, da Floresta e das Águas. 1. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. v. 8. 159p .

  • TAMBELLINI, A. T. ; LARENTIS, ARIANE LEITES ; Oliveira, Arlete Santos ; MIRANDA, A. C. ; PEPE, Carla Cristina Coelho Augusto ; Sant'Anna, Fátima Cristina Rangel ; Santos, Gideon Borges dos ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; Souza, Katia Reis de ; Masson, Letícia Pessoa ; AMORIM, LUCIANA DE ASSIS ; Carvanelhas, Luciana ; Gomes, Luciana ; VASCONCELLOS, LUIZ CARLOS FADEL DE ; Rezende, Marcello Santos ; Agostini, Marcia ; STRAUZ, M. C. ; MOREIRA, F. ; Moura, Marisa ; NETO, RENATA VASCONCELOS ; Bonfatti, Renato José ; Gertner, Sonia Barreto . Saúde do Trabalhador. 8. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2018. v. 8. 116p .

  • Schul, Alex Maltz Costa, Allini Mafra da Olsson, Ann Meyer, Armando Muzi, Camila Drumond Froés, Carmen Ildes Rodrigues ASMUS, A. Espina, Carolina Miranda, Cristiane Botelho Cárcano, Cárcano Hampl, Daniel Sá Rego BUOSI, D. Rosa, Diogo Augusto Rodrigues da Vazquez, Fabiana de Lima Garbin, Helena da Rocha Filho, Heleno Rodrihues Correa Silveira, Henrique César Santejo Alonzo, Herling Gregorio Aguilar Miquilin, Isabella Oliveira Campos Pavin, Jackeline Leite Pereira Martins, Jaqueline MACHADO, JORGE MESQUITA HUET Lacerda, Julio Cesar Verneque Meira, Karina Cardoso Baêta, Karla Freire , et al. Bergier, Lavinia Lustosa Ávila, Lucas Santos e Sales, L.B.F. Teixeira, Marcela Crosara Alves Belo, Marcelo Adeodato Mello, Marcia Sarpa de Campos Sabino, Marcos Oliveira Silveira, Maria Lucia Feitosa Goulart da Mello, Marianne Regina Silva Potengy Magalhães, Marilza Campos Magalhães, Monica de Avelar Figueiredo Mafra Jomar, Rafael Tavares Guimarães, Raphael Mendonça Saraiva, Renan Duarte dos Santos Capuzzo, Renato de Castro Medronho, Roberto de Andrade Moura, Silmara Fernandes Lima, Tatiana Rodrigues Araujo Simões, Taynâna Cesar Cavedish, Thais Araujo Carmo, Thenille faria Machado Otero, Ubirani de Barros SANTANA, VILMA SOUSA Silva, Vinicius Duval Parreira, Virgilio Augusto Gomes Dutra, Viviane Gomes Parreira Câmara, Volney de Magalhães ; Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil. 1. ed. Brasília: , 2018. v. 1. 202p .

  • MACHADO, JORGE MESQUISTA HUET ; SOUZA, A. N. (Org.) ; SOUZA, C. A. V. (Org.) ; OLIVEIRA, D. C. (Org.) ; ROHLFS, D. B. (Org.) ; KLITZKE, D. D. (Org.) ; ALMEIDA, E. R. (Org.) ; SAMPAIO, E. C. C. (Org.) ; DIAS, E. C. (Org.) ; CARVALHO, F. F. B. (Org.) ; SILVA, J. M. (Org.) ; BAETA, K. F. (Org.) ; LEAL, M. H. (Org.) ; OLIVEIRA, T. C. (Org.) ; SILVA, T. L. E. (Org.) . Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. 1. ed. Brasilia: Ministério da Saúde, 2018. v. 41. 136p .

  • MACHADO, JORGE MESQUISTA HUET ; MACHADO, JORGE MESQUISTA HUET SKAMVETSAKIS, A. CARNEIRO, A. P. S. SILVEIRA, C. L. M. AMADO, D. M. SAMPAIO, E. C. C. DIAS, E. C. MIQUILIN, I. O. C. CANCIO, J. A. SILVA, J. M. SAVASSI, L. C. M. NOBRE, L. C. C. AMORIM, L. A. SILVA, L. S. ALMEIDA, M. H. R. C. LEAL, M. H. DIAS, M. D. A. NOGUEIRA, M. S. MEDEIROS, O. L. ROCHA, P. R. S. SIQUEIRA, R. L. MENDES, R. COTTA, R. M. M. REIS, S. YONETA, S. S. , et al. PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães OLIVEIRA, T. C. SILVA, T. L. E. ; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora - Cadernos de Atenção Básica n 41. 1. ed. Brasília: Editora MS, 2018. v. 41. 136p .

  • MACHADO, JORGE HUET MESQUITA ; ROHLFS, D. B. . Diretrizes Nacionais para a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos. 1. ed. Brasília: Editora MS, 2017. v. 1. 28p .

  • GOMES, C. M. (Org.) ; MACHADO, J. M. H. (Org.) ; PENA, P. G. L. (Org.) . Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Conteporânea. 2. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2013. v. 1. 540p .

  • MACHADO, JORGE HUET ; ASSUNCAO, A. A. . Panorama da Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 1. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012. v. 1. 164p .

  • MINAYO-GOMEZ, C. (Org.) ; MACHADO, J. M. H. (Org.) ; Pena P. (Org.) . Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: editora Fiocruz, 2011. v. 1. 540p .

  • MACHADO, J. M. H. ; Soratto, L. (Org.) ; Codo, W (Org.) . Saúde e trabalho no Brasil. 01. ed. Petrópolis,RJ: Vozes, 2010. v. 01. 276p .

  • FREITAS, C. M. (Org.) ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza (Org.) ; MACHADO, J. M. H. (Org.) . ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PREVENCAO E O CONTROLE. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000.

  • OLIVEIRA, S. S. ; ROTENBERG, L. ; NOGUEIRA, D. ; VIANNA, E. C. ; MACHADO, J. M. H. ; FERREIRA, J. P. ; CAVANELLAS, L. B. ; PESSANHA, M. ; REZENDE, M. ; STRAUSZ, Maria Cristina ; FONSECA, M. J. ; OLIVEIRA, M. A. ; GRIEP, R. H. ; GERTNER, S. . A Saúde dos Trabalhadores da Saúde: a experiência do Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia. In: Margareth Crisóstmo Portela; Lenice Gnocchi do Reis; Sheyla Maria Lemos Lima. (Org.). COVID 19: Desafios para a organização e repercussões nos Sistemas e Serviços da Saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2022, v. , p. 349-.

  • COSTA, V. ; PIGNATI, Wanderlei Antônio ; NEVES, M. S. ; PIGNATTI, M. G. ; LEAO, L. H. ; MACHADO, J. M. H. . Intoxicações agudas por agrotóxicos relacionadas ao trabalho: nas regiões que mais produzem, maior é a incidência no Mato Grosso. In: Wanderlei Antonio pignati; Marcia Leopoldina Montanari Correa; Luís Henrique da costa leão; Marta Gislene Pignatti; Jorge Mesquita Huet Machado. (Org.). Desastres Sócio-sanitário-ambientais do agronegócio e resistência agroecológicas no Brasil. 1ed.São Paulo-SP: Expressão popular, 2021, v. , p. 209-218.

  • BEZERRA, R. C. G. ; SOUZA, B. S. N. ; SOARES, M. R. ; MACHADO, J. M. H. . Doença hematológica grave e possível impacto da exposição aos agrotóxicos: mortalidade por anemia aplástica em Mato Grosso - Brasil. In: Wanderlei Antonio pignati; Marcia Leopoldina Montanari Correa; Luís Henrique da costa leão; Marta Gislene Pignatti; Jorge Mesquita Huet Machado. (Org.). Desastres Sócio-sanitário-ambientais do agronegócio e resistência agroecológicas no Brasil. 1ed.São Paulo-SP: Expressão popular, 2021, v. , p. 263-.

  • MACHADO, J. M. H. ; PIGNATI, Wanderlei Antônio ; CORRÊA, MARCIA LEOPOLDINA MONTANARI ; PIGNATTI, M. G. ; LEAO, L. H. . Da vigilância das doenças à vigilância do desenvolvimento. In: Wanderlei Antonio pignati; Marcia Leopoldina Montanari Correa; Luís Henrique da costa leão; Marta Gislene Pignatti; Jorge Mesquita Huet Machado. (Org.). Desastres Sócio-sanitário-ambientais do agronegócio e resistência agroecológicas no Brasil. 1ed.São Paulo-SP: Expressão popular, 2021, v. , p. 351-.

  • FENNER, A. ; MACHADO, J. M. H. ; MACHADO, A. A. ; SILVEIRA, M. ; MELLO, F. V. ; KNIERIM, G. S. ; SOUZA, M. S. ; MILHOMEM, A. P. S. ; LIMA, A. S. G. ; RODRIGUES, J. C. ; DIAS, A. P. ; SENA, N. S. ; MARTINS, W. J. . Territórios Saudáveis e Sustentáveis na Região do Semiárido do Brasil (TSSS): conceito e estruturação. Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas. 1ed.Brasília: Funasa, 2021, v. 2, p. 107-134.

  • FENNER, A. ; KNIERIM, G. S. ; SILVEIRA, M. ; CORREA, V. S. ; MOURA, B. C. ; SILVA, F. C. C. M. ; MELLO, F. V. ; MACHADO, A. A. ; SANTOS, M. O. S. ; LIMA, A. S. G. ; CHIAVON, A. C. D. ; SA, A. P. D. ; MARTINS, W. J. ; CRUZ, R. N. ; CARNEIRO, D. Q. ; DIAS, A. P. ; REGO, J. C. V. ; MILHOMEM, A. P. S. ; BARBOSA, C. P. S. ; RODRIGUES, J. C. ; MACHADO, J. M. H. . Formação-Ação: uma contribuição para a promoção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (TSS). Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas. 1ed.Brasília: Funasa, 2021, v. 2, p. 135-178.

  • FENNER, A. ; MACHADO, J. M. H. ; KNIERIM, G. S. ; PETERSEN, R. S. ; SILVEIRA, M. ; CAMPOS, A. S. ; MELLO, F. V. ; MARTINS, W. J. . Informação para Ação em Vigilância em Saúde Ambiental e Saneamento: reflexões e perspectivas a partir do Semiárido brasileiro. Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas. 1ed.Brasília: Funasa, 2021, v. 3, p. 91-122.

  • FENNER, A. ; SILVA, F. C. C. M. ; KNIERIM, G. S. ; FERREIRA, M. J. M. ; MACHINER, F. ; SA, I. C. ; LIMA, E. T. ; PETERSEN, R. S. ; LOPES, M. C. ; CONCEICAO, E. P. ; ORRICO, K. M. ; DIAS, A. P. ; MACHADO, J. M. H. . Tecendo Caminhos para a Construção de Territórios Saudáveis e Sustentáveis: o caso das comunidades tradicionais pesqueiras da Ilha de Maré, BA. Territórios sustentáveis e saudáveis: experiências de saúde ambiental territorializadas experiências e práticas. 1ed.Brasília: Funasa, 2021, v. 3, p. 151-172.

  • MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. ; SILVA, J. F. S. ; BONETTI, O. P. . Vigilância Popular em Saúde em Tempos de Pandemia: proposta de um caminho. In: Carlos Machado de Freitas; Christovam Barcellos; Daniel Antunes Maciel Villela. (Org.). COVID-19 NO BRASIL cenários epidemiológicos e vigilância em saúde. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2021, v. , p. 397-.

  • MACHADO, J. M. H. ; DIAS, L. A. ; OLIVEIRA, S. S. . Trabalho em Saúde e os santos de casa. In: Luiz Carlos Fadel de Vasconcellos; Heleno Rodrigues Corrêa Filho; Paulo Henrique Scrivano Garrido; Carlos Fidelis da Ponte; Carlos dos Santos Silva. (Org.). Saúde do trabalhador em Tempos de Desconstrução: Caminhos de Luta e resistência. 1ed.Rio de Janeiro: Cebes, 2021, v. , p. 171-.

  • NEVES, M. S. ; PIGNATI, Wanderlei Antônio ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; LEAO, L. H. ; CORRÊA, MARCIA LEOPOLDINA MONTANARI ; VASQUEZ, B. P. ; LARA, STEPHANIE SOMMERFELD DE ; COSTA, V. L. S. . Agravos à Saúde Mental de Populações Expostas a Agrotóxicos nas regiões Produtivas do Agronegócio: Interfaces entre a psicologia e a Saúde Coletiva. In: Renan P. Monteiro e Thiago Marques de Brito. (Org.). Psicologia: Aspectos teóricos, metodológicos e evidências empíricas. 1ed.Cuiabá-MT: EdUFMT, 2021, v. 1, p. 65-86.

  • MACHADO, J. M. H. ; CAMPOS, A. S. . RENAST (Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador). In: René Mendes. (Org.). Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador. 1ed.Novo Hamburgo: Proteção Publicações Ltda, 2018, v. 1, p. 987-989.

  • CAMPOS, A. S. ; VASCONCELLOS, L. C. F. ; MACHADO, J. M. H. . Observatórios de Saúde do Trabalhador. In: René Mendes. (Org.). Dicionário de Saúde e Segurança do Trabalhador. 1ed.Novo Hamburgo: Proteção Publicações Ltda, 2018, v. 1, p. 826-828.

  • FENNER, A. L. D. ; SANTORUM, J. A. ; VAILANT, C. ; DELFANTE, L. A. ; KNIERIM, G. S. ; MACHADO, J. M. H. ; SOUZA, J. W. ; SOUZA, M. S. ; VIEIRA, N. S. ; KREFTA, N. M. ; LIMA, S. G. . Relatos e reflexões com base no projeto de formação de lideranças para para a gestão participativa. In: Fernando Ferreira Carneiro; Vanira Matos Pessoa; Ana Claudia de Araujo Teixeira. (Org.). Campo Floresta e Águas - Práticas e Saberes em Saúde. 1ed.Brasilia: Editora UnB, 2017, v. , p. 406-424.

  • Vilardi J.W.R. ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; Rohlfs D.B. ; Cavendish, T A ; Bueno P.C. ; Resende R M S ; Sales, L.B.F. ; Bandeira D S ; dos Santos R D ; Agredo I N S ; Daniel M. . Exposição humana a agrotóxicos no Brasil: ações de vigilância em saúde ambiental e saúde do trabalhador. In: Antônio Nardi; Deborah Malta; Maria de Fátima de Souza. (Org.). Saúde Brasil 2014. 1ed.Brasília: Editora MS, 2015, v. , p. 1-462.

  • RANGEL, V. ; NETTO, G. F. ; VILLARDI, J. W. R. ; SHUBO, T. ; LIMA, R. ; AMORIM, A. ; GOMES, M. L. ; DEBRITTO, J. A. ; FONSECA, T. ; BRAZ, R. ; PONTES, A. C. R. ; NETTO, F. A. F. ; COSTA, J. ; GALLO, E. ; SILVA, J. P. V. ; RIBEIRO, P. ; MACHADO, J. M. H. ; FENNER, A. L. D. ; MACHADO, A. ; SANTORUM, J. A. ; LIMA, A. S. . Considerações para uma agenda estratégica de Saúde e Ambiente e Sustentabilidade: horizontes da Fiocruz para 2022. In: Kátia Maria Barreto Souto; Thiago Borges Lied. (Org.). Saúde e Ambiente para as populações do Campo, da Floresta e das Águas. 1ed.Brasília: Ministério da Saúde, 2015, v. 1, p. 47-62.

  • Machado, Jorge Mesquita Huet . Vigilância em Saúde do Trabalhador: conceitos e pressupostos (Cap. 1); Vigilância em saúde do trabalhador na indústria naval (Cap. 10). In: Maria Juliana Moura Corrêa; Tarcísio Márcio Magalhães Pinheiro; Álvaro Roberto Crespo Merlo. (Org.). Vigilância em Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde - Teorias e Práticas. 1ed.Belo Horizonte: COOPMED, 2013, v. 1, p. 17-395.

  • SOUZA, C. A. V. ; MACHADO, J. M. H. ; FRANCO NETTO, G. ; Souza, M.C. ; Sales, L.B.F. ; Santana V. S. ; Peres A. C. . Saúde do Trabalhador dados e perspectivas, acidentes e intoxicações exógenas relacionadas ao trabalho. Saúde Brasil 2012. 1ed.Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2013, v. , p. 327-345.

  • Machado, Jorge Mesquita Huet . Proposta de uma matriz de vigilância em saúde do trabalhador da saúde. In: Jorge Mesquita Huet Machado e Ada Ávila Assunção. (Org.). Panorama da Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2012, v. 1, p. 150-161.

  • OLIVEIRA, S. S. ; Machado, Jorge Mesquita Huet ; AMORIM, L. A. ; OLIVEIRA, R. A. . Vigilância em Saúde do Trabalhador de Saúde. In: Jorge Mesquita Huet Machado e Ada Ávila Assunção. (Org.). Panorama da Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 1ed.Belo Horizonte: UFMG, 2012, v. 1, p. 6-27.

  • MACHADO, J. M. H. . Perspectivas e Pressupostos da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Brasil. In: Gomez-Minayo, C., Machado, J.H.M., Pena, P.G.L.. (Org.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011, v. 1, p. 67-85.

  • VASCONCELLOS, L. C. F. ; MACHADO, J. M. H. . Política Nacional de Saúde do Trabalhador, ampliação do objeto en direção a uma política de estado. In: Minayo-Gomez, C., Machado J.M.H., Pena, P.G.L.. (Org.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011, v. 1, p. 37-65.

  • PIGNATI, Wanderlei Antônio ; MACHADO, J. M. H. . O agronegócio e seus impactos na Saúde dos Trabalhadores. In: Minayo-Gomez, C. , Machado, J.M.H. , Pena, P.G.L.. (Org.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Brasileira Conteporânea. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011, v. 1, p. 245-271.

  • MINAYO-GOMEZ, C. ; MACHADO, J. M. H. ; Pena P. . Apresentação Saúde do Trabalhador na Sociedade Contemporânea. In: Minayo-Gomez C., Machado,J.M.H., Pena, P.G.L.. (Org.). Saúde do Trabalhador na Sociedade Contemporânea. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011, v. 1, p. 13-22.

  • SOUZA, C. A. V. ; MACHADO, J. M. H. . Ministério da Saúde, a institucionalidade da saúde do trabalhador no sistema único de saúde. In: Ana Maria de Resende Chagas, Celso Amorim Salim, Luciana Mendes Santos Servo. (Org.). Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil. Aspectos Institucionais, Sistemas de Informação e Indicadores. 1ed.Brasília: Ipea, 2011, v. , p. 89-112.

  • Rabello Neto D.L. ; Glatt R. ; SOUZA, C. A. V. ; Gorla A.C. ; MACHADO, J. M. H. . As fontes de informação do sistema único de saúde para a saúde do trabalhador. In: Ana Maria de Resebde Chagas, Celso Amorim Salim, Luciana Mendes Santos Servo. (Org.). Saúde e Segurança no Trabalho no Brasil. 1ed.Brasília: Ipea, 2011, v. , p. 233-288.

  • MACHADO, J. M. H. ; Santos A.P.L. . O Financiamento na indução das ações de saúde do trabalhador no Brasil. O caso da Renast. In: Clarice Melamed, Sérgio Francisco Piola. (Org.). Políticas Públicas e Financiamento Federa do Sistema Único de Saúde.. 1ed.Brasília: Ipea, 2011, v. , p. 151-164.

  • MACHADO, J. M. H. . Qual o impacto do NTEP na situação da saúde do trabalhador no Brasil. In: Jorge Machado; Lúcia Soratto; Wanderley Codo. (Org.). Saúde e trabalho no Brasil. 01ed.Petrópolis,RJ: Vozes, 2010, v. 01, p. 236-246.

  • Santana V. S. ; MINAYO-GOMEZ, C. ; Dias E. C. ; Hoefel M. G. L. ; Perez M. A. G. ; MACHADO, J. M. H. . Condições de vida, ambiente e trabalho. In: Alberto Pellegrini Filho. (Org.). As Causas Sociais das Iniquidades em Saúde no Brasil. 1ed.Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008, v. , p. 58-83.

  • PINHEIRO, Tarcísio Márcio Magalhães ; RIBEIRO, Fátima Sueli Neto ; MACHADO, J. M. H. . Vigilância em Saúde do Trabalhador. In: Cibele G. M. Osório; Marco Antônio G. Perez. (Org.). Trabalhar sim ! Adoecer, não ! (coletânea de textos). 1ed.Brasília: Editora MS, 2005, v. 1, p. 168-173.

  • MACHADO, J. M. H. . A dialética das trajetórias de construção de indicadores. In: Maria Cecília de Souza Minayo; Ari Carvalho de Miranda. (Org.). Saúde e Ambiente Sustentável: estreitando nós. Rio de janeiro: Fiocruz, 2002, v. , p. 335-338.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; FREITAS, C. M. . ANALISE INTERDISCIPLINAR DOS ACIDENTES. In: Carlos Machado de Freitas; Marcelo Firpo de Souza Porto; Jorge Mesquita Huet machado. (Org.). ACIDENTE INDUSTRIAIS AMPLIADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PREVENÇÃO E O CONTROLE. RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000, v. , p. -.

  • FREITAS, C. M. ; MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . INTRODUCAO. In: Carlos Machado de Freitas; Marcelo Firpo de Souza Porto; Jorge Mesquita Huet Machado. (Org.). ACIDENTES INDUSTRIAIS AMPLIADOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA A PREVENCAO E O CONTROLE. 1ed.RIO DE JANEIRO: FIOCRUZ, 2000, v. , p. 2-15.

  • MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. . Avaliação das Condições de Trabalho e de Saúde dos Trabalhadores de Far-Manguinhos. In: CARLOS MACHADO DE FREITAS; MARISA SOARES. (Org.). SAÚDE E AMBIENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO. 1ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999, v. 1, p. 197-209.

  • MACHADO, J. M. H. ; GOMEZ, C. M. . ACIDENTE DE TRABALHO: CONCEPCOES E DADOS. In: MARIA CECILIA DE SOUZA MINAYO. (Org.). OS MUITOS BRASIS: SAUDE E POPULACAO NA DECADA DE 80. SAO PAULO-RIO DE JANEIRO: HUCITEC, 1995, v. , p. 117-142.

  • BARCELLOS, C. ; REZENDE, C. E. ; CACUNDA, L. A. ; MACHADO, J. M. H. . ARSENIC CONTAMINATION IN A COASTAL ENVIRONMENT AFFECTED BY A ZINC SMELTING PLANT (SEPETIBA BAY, BRAZIL). In: ANA MARIA SANCHA F.. (Org.). ARSENIC IN THE ENVIRONMENT AND ITS INCIDENCE ON HEALTH. SANTIAGO: UNIVERSIDADE DE CHILE, 1992, v. , p. 59-62.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; QUEIROZ, L. ; PIVETTA, F. . ARSENIC EXPOSURE IN THE WORKING ENVIRONMENT OF A ZINC SUMELTING PLANT;HOMOGENEOS GROUP ANALYSIS. In: ANA MARIA SANCHA F.. (Org.). ARSENIC IN THE ENVIRONMENT ITS INCIDENCE ON HEALTH. SANTIAGO: UNIVERSIDADE DE CHILE, 1992, v. , p. 153-158.

  • MACHADO, JORGE MESQUITA HUET . Brumadinho: lama, luto e sirene. Correio Braziliense, Brasília, 11 fev. 2019.

  • STRAUSZ, Maria Cristina ; AUGUSTO, Carla Cristina Coelho ; SILVA, Ana Isabel Dias da ; MACHADO, J. M. H. ; VIEIRA JUNIOR, Nilton Carlos Lessa . Construção do Prontuário Eletrônico do Trabalhador: Integração e Participação. In: IX Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, 2005, Salvador, 2005.

  • PIVETTA, F. ; MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; MOREIRA, J. C. ; SODRÉ, Francis ; FURTADO, J. S. . Perspectivas para formulação de uma política nacional de segurança químicano Brasil. In: II Seminário Nacional de Saúde e Ambiente, 2002, Rio de Janeiro. Eventos Científicos. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2002. v. 4. p. 63-81.

  • MACHADO, J. M. H. ; CORREA, M. V. . REFLEXÕES SOBRE A OBSERVAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO : INTRODUZIR O CONCEITO DE VIDA NO TRABALHO NA ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PROCESSO DE TRABALHO E SAÚDE. In: I Seminário Nacional Saúde e Ambiente no Processo de Desenvolvimento, 2000, Rio de Janeiro. Série Fiocruz Eventos Ciêntíficos. Rio de Janeiro: CICT/Fiocruz, 2000. v. 2. p. 92-100.

  • MACHADO, J. M. H. ; PIVETTA, F. ; MOREIRA, F. ; TOSCHI, W. ; STRAUSZ, C. . AVALIACAO DAS CONDICOES DE TRABALHO E SAUDE EM FARMANGUINHOS. In: SEMINARIO SAUDE E AMBIENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, 1998, RIO DE JANEIRO - RJ, 1998.

  • SODRÉ, Francis ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; MACHADO, J. M. H. ; ARCURI, A. ; FREITAS, N. ; MOREIRA, J. ; PIVETTA, F. . CENARIO DA SEGURANCA QUIMICA NO BRASIL. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE SEGURANCA QUIMICA, 1998, SAO PAULO, SP, 1998.

  • MACHADO, J. M. H. . DO TRADICIONAL AO INOVADOR - 10 ANOS DE SAUDE DO TRABALHADOR NO SUS NOESTADO DO RIO DE JANEIRO. In: ENCONTRO ESTADUAL COMEMORATIVO DE 10 ANOS DE SAUDE DO TRABALHADOR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, 1998, VOLTA REDONDA, RJ, 1998.

  • MACHADO, J. M. H. . AVALIACAO DA INTERACAO ENTRE GOVERNO,TRABALHADORES,EMPRESAS NO ACORDO NACIONAL DO BENZENO. In: SEMINARIO REGIONAL DO BENZENO NO GRANDE ABC, 1998, SANTO ANDRE, SP, 1998.

  • MATTOS, U. ; MELLO, A. I. C. ; MACHADO, J. M. H. . TOLERANCE LIMITS NEGOTIATION IN THE CHEMICAL INDUSTRY. In: IEA WORD CONFERENCE 1995, 1995, RIO DE JANEIRO - RJ, 1995.

  • MACHADO, J. M. H. . SISTEMA DE INFORMACOES EM SAUDE DO TRABALHADOR. In: II CONFERENCIA NACIONAL SAUDE DO TRABALHADOR, 1995, BRASILIA DF, 1995.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. . VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR. In: II CONFERENCIA ESTADUAL DE SAUDE DO TRABALHADOR, 1994, RIO DE JANEIRO - RJ, 1994.

  • MACHADO, J. M. H. ; MELLO, A. I. C. ; MATTOS, U. . OS LIMITES DA NEGOCIACAO. In: I CONGRESSO LATINO AMERICANO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL, 1993, FLORIANOPOLIS - SC, 1993.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . CONTRIBUICOES DE ENGENHARIA DE PRODUCAO E DE MEDICINA SOCIAL NO ATENDIMENTO DA RELACAO TRABALHO E SAUDE. In: 10 ENEGEP-ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO, 1988, SAO CARLOS - SP, 1988.

  • PIVETTA, F. ; GUIMARÃES, G. ; PORTO, M. F. ; MARTINS, Ic F ; SANTOS, J L M ; MACHADO, J. M. H. . Promoção à Saúde:Vivências de (Im)Possibilidades Locais - O caso complexo de Manguinhos,RJ.. In: Congresso Brasileiro de Ciências Sociais, 2005, Florianópolis, 2005.

  • PEPE, Carla Cristina Coelho Augusto ; SILVA, Ana Isabel Dias da ; STRAUSZ, Maria Cristina ; MACHADO, J. M. H. ; COUTO, Rodnei Silva . Sistema de notificação e investigação de trabalho: contemplando a complexidade dos territórios laborais. In: IX Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, 2005, Salvador, 2005.

  • MACHADO, J. M. H. ; PEPE, Carla Cristina Coelho Augusto ; STRAUSZ, Maria Cristina . Integração e Participação no desenvolvimento de uma Rede de Informações em Saúude, Trabalho e Ambiente. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 2005, FLORIANÓPOLIS, 2005.

  • PEPE, Carla Cristina Coelho Augusto ; STRAUSZ, Maria Cristina ; MACHADO, J. M. H. . Desenvolvimento de um sistema de notificação e investigação de acidentes de trabalho. In: III CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS EM SAÚDE, 2005, Florianópolis, 2005.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; FREITAS, C. M. . Promoção da Saúde e Intersetorialidade: A Experiência da Vigilância em Saúde do Trabalhador na Constrção de Redes. In: VI Congresso de Saúde Coletiva, 2000, Salvador. Livro de Resumos VI Congresso de Saúde Coletiva, 2000. v. 5. p. 67-68.

  • MACHADO, J. M. H. ; FREITAS, C. M. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . Perspectivas para uma análise de acidentes multidisciplinar e participativa no contexto da indústria de processo. In: XV Congresso Mundial sobre Segurança e Saúde no Trabalho, 1999, São Paulo. Resumos Posters e Multimídia, 1999. p. 3-518.

  • MACHADO, J. M. H. ; CORREA, M. V. ; ARAÚJO, G. M. . A DISCUSSION ABOUT MANAGEMENT OF THE PREVENTION IN A HOSPITAL UNIT TIED TO RESEARCH AND HEALTH TEACHING. In: THE 4 ICOH INTERNATIONAL CONFERENCE ON OCCUPATIONAL HEALTH FOR HEALTH CARTE WORKERS, 1999, MONTREAL. KEYNOTE ADDRESSES AND ABSTRACTS, 1999.

  • PIVETTA, F. ; MOREIRA, J. ; MACHADO, J. M. H. ; ARAUJO, U. ; MOREIRA, F. . MERCURY AS A TREAT TO PUBLIC HEALTH IN BRAZIL: SOME EXPERIENCES OF THE CENTER FOR STUDIES OF WORKERS'HEALTH AND HUMAN ECOLOGY. In: MERCURY AS A GLOBAL POLLUTAQNT-5 INTERNATIONAL CONFERENCE, 1999, RIO DE JANEIRO, 1999.

  • MACHADO, J. M. H. . ESTIMATIVAS DE CASOS EM SAUDE DO TRABALHADOR. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1998, RIO DE JANEIRO - RJ, 1998.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; MORENO, P. . MORTALITY FOR LEUKEMIA POTENTIALLY ASSOCIATED TO OCCUPATIONAL CHEMICALS AGENTS. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENVIRONMENTAL AND OCCUPATIONAL CANCER IN DEVELOPING COUNTRIES, 1998, RIO DE JANEIRO - RJ, 1998.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; MORENO, P. . A VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR NO ACORDO NACIONAL DO BENZENO. In: I BIENAL DE PESQUISA DA FIOCRUZ, 1998, RIO DE JANEIRO, RJ,, 1998.

  • SUELI, F. ; VASCONCELLOS, L. C. F. ; MACHADO, J. M. H. . CONTROLE SOCIAL NO SUS: A CONSTRUCAO DE UM ESPACO DEMOCRATICO A PARTIR DA SAUDE DO TRABALHADOR. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1997, AGUAS DE LINDOIA - SP, 1997.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; SODRÉ, Francis . SAUDE DO TRABALHADOR E A QUESTAO AMBIENTAL: O CASO DOS ACIDENTES QUIMICOS AMPLIADOS. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1997, AGUAS DE LINDOIA - SP, 1997.

  • MACHADO, J. M. H. . OS DESAFIOS DA VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR NO ACORDO NACIONAL DO BENZENO. In: V CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1997, AGUAS DE LINDOIA - SP, 1997.

  • SODRÉ, Francis ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; MACHADO, J. M. H. . SOCIAL VULNERABILITY AND MAJOR CHEMICAL ACCIDENTS INDUSTRIALIZING CO TRIES. In: BIENNIAL INTERNATIONAL MEETING OF THE RISK ASSEEEMENT & POLICY ASSOCIATION, 1997, ALEXANDRIA - VIRGINIA - EUA, 1997.

  • MACHADO, J. M. H. ; SODRÉ, Francis ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . AN INTEGRATED APPROACH TO THE ANALYSIS OF ACCIDENTS AT WORK IN THE CHEMICAL INDUSTRY IN RIO DE JANEIRO, BRAZIL. In: ICOH, 25 TH INTERNATIONAL CONGRESS ON OCCUPATIONAL HEALTH, 1996, ESTOCOLMO - SUECIA, 1996.

  • RIBEIRO, Fátima Sueli Neto ; MACHADO, J. M. H. . ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS EM VOLTA REDONDA-RJ. In: II CONGRESSO IBERO AMERICANO DE EPIDEMIOLOGIA, 1995, SALVADOR - BAHIA, 1995.

  • CARVALHO, M. S. ; CRUZ, O. ; MACHADO, J. M. H. . SERIES TEMPORAIS NA ANALISE DE MORTALIDADE POR CAUSAS EXTERNAS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1994, RECIFE - PERNANBUCO, 1994.

  • PINA, F. ; CARVALHO, M. S. ; NAJAR, A. ; CRUZ, O. ; MACHADO, J. M. H. . SAUDE E ESPACO EM REGIOES METROPOLITANAS. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1994, RECIFE - PERNANBUCO, 1994.

  • MACHADO, J. M. H. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza ; LIMA, L. Q. . AS ALTERNATIVAS TECNOLOGICAS E A SAUDE DO TRABALHADOR NA INDUSTRIA NA VAL. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1994, RECIFE - PERNANBUCO, 1994.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. ; MELLO, A. I. C. . METODOS VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1994, RECIFE - PE, 1994.

  • MELLO, A. I. C. ; MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. . INTERDISCIPLINARIDADE E ATORES SOCIAIS NAS ACOES DE SAUDE DO TRABALHA DOR.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA., 1994, RECIFE - PE, 1994.

  • LIMA, L. Q. ; MACHADO, J. M. H. . A SILICOSE ENTRE OS TRABALHADORES DA INDUSTRIA NAVAL.. In: IV CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA., 1994, RECIFE - PE, 1994.

  • MACHADO, J. M. H. . VIOLENCIA E PROCESSO DE TRABALHO. In: I CONGRESSO IBERO AMERICANO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, GRANADA - ESPANHA, 1992.

  • MACHADO, J. M. H. . INDICE DE IMPORTANCIA RELATIVA.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, BELO HORIZONTE - MG, 1992.

  • MACHADO, J. M. H. ; RIBEIRO, Fátima Sueli Neto ; VASCONCELLOS, L. C. F. . BUSCA ATIVA DE CASOS E DIAGNOSTICOS RADIOLOGICO EM SILICOSE.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, BELO HORIZONTE - MG, 1992.

  • RIBEIRO, Fátima Sueli Neto ; MACHADO, J. M. H. . PERFIL DA FORCA DE TRABALHO ACIDENTADA COM LESOES DE MEMBRO SUPERIOR NO RIO DE JANEIRO.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1992, BELO HORIZONTE - MG, 1992.

  • MACHADO, J. M. H. . ABORDAGEM EPIDEMIOLOGICA DE RISCO QUIMICO. In: I ENCONTRO DE SAUDE COLETIVA DO CONE SUL, 1992, PORTO ALEGRE-RIO GRANDE DO SUL, 1992.

  • MACHADO, J. M. H. . VIGILANCIA SANITARIA DE RISCOS QUIMICOS:PROPOSTA DE METODO DO PROGRAMADE SAUDE DO TRABALHADOR, SES/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE TOXICOLOGIA, 1991, NITEROI - RIO DE JANEIRO, 1991.

  • MACHADO, J. M. H. . IDENTIFICACAO DA CONTAMINACAO POR METAIS PESADOS EM TRABALHADORES DE UMA INDUSTRIA DE ZINCO.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE TOXICOLOGIA, 1991, NITEROI - RJ, 1991.

  • MACHADO, J. M. H. . MORTALIDADE POR ACIDENTE DE TRABALHO NO RIO DE JANEIRO. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1990, CAMPINAS - SAO PAULO, 1990.

  • MACHADO, J. M. H. . QUESTOES EMERGENTES DE UM INQUERITO DE MORBIDADE EM EMPRESA.. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE EPIDEMIOLOGIA, 1990, CAMPINAS - SP, 1990.

  • MACHADO, J. M. H. . IMPLANTACOES DE UM SISTEMA DE INFORMACOES NA SAUDE DOS TRABALHADORES. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1989, SAO PAULO - SAO PAULO, 1989.

  • MACHADO, J. M. H. ; BARCELLOS, C. . VIGILACIA EM SANITARIA DO AMBIENTE DE TRABALHO. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1989, SAO PAULO - SP, 1989.

  • BARCELLOS, C. ; MACHADO, J. M. H. . SELECAO DE INDICADORES EPIDEMIOLOGICOS DA EFICACIA DE SERVICOS DE SA NEAMENTO.. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1989, SAO PAULO - SP, 1989.

  • MACHADO, J. M. H. ; BRITO, J. C. ; PORTO, Marcelo Firpo de Souza . UM SERVICO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA DE SEGURANCA E MEDICINA DO TRABALHO. In: I CONGRESSO BRASILEIRO DE SAUDE COLETIVA, 1986, RIO DE JANEIRO - RJ, 1986.

  • PETERSEN, R. ; SILVEIRA, M. ; FENNER, A. ; CAMPOS, A. S. ; MARTINS, W. J. ; MACHADO, J. M. H. . Indice de Território Saudável e Sustentável dos municípios do semiárido brasileiro. Cadernos de Saude Publica , 2020.

  • MACHADO, J. M. H. . EN TORNO A RIO DE JANEIRO. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Outras produções

MACHADO, J. M. H. . Projeto ANP saudásvel. 2001.

MACHADO, J. M. H. ; COSTA, D. F. ; LESSA, Nilton . Sistema de Monitoramento de Populações expostas a agentes químicos SIMPEAQ-módulo benzeno. 2006.

FENNER, A. L. D. ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; SOUZA, MARIA DO SOCORRO DE ; MAIOLI, O. L. G. . Saúde dos Povos e Populações do Campo, da Floresta e das Águas. 2018. (Organizador).

MACHADO, JORGE MESQUITA HUET ; MACHADO, JORGE MESQUITA HUET Schul, Alex Maltz Costa, Allini Mafra da Olsson, Ann Meyer, Armando Muzi, Camila Drumond Froés, Carmen Ildes Rodrigues ASMUS, A. Espina, Carolina Miranda, Cristiane Botelho Cárcano, Cárcano Hampl, Daniel Sá Rego BUOSI, D. Rosa, Diogo Augusto Rodrigues da Vazquez, Fabiana de Lima Garbin, Helena da Rocha Filho, Heleno Rodrihues Correa Silveira, Henrique César Santejo Alonzo, Herling Gregorio Aguilar Miquilin, Isabella Oliveira Campos Pavin, Jackeline Leite Pereira Martins, Jaqueline Lacerda, Julio Cesar Verneque Meira, Karina Cardoso Baêta, Karla Freire , et al. Bergier, Lavinia Lustosa Ávila, Lucas Santos e Sales, L.B.F. Teixeira, Marcela Crosara Alves Belo, Marcelo Adeodato Mello, Marcia Sarpa de Campos Sabino, Marcos Oliveira Silveira, Maria Lucia Feitosa Goulart da Mello, Marianne Regina Silva Potengy Magalhães, Marilza Campos Magalhães, Monica de Avelar Figueiredo Mafra Jomar, Rafael Tavares Guimarães, Raphael Mendonça Saraiva, Renan Duarte dos Santos Capuzzo, Renato de Castro Medronho, Roberto de Andrade Moura, Silmara Fernandes Lima, Tatiana Rodrigues Araujo Simões, Taynâna Cesar Cavendish, T A Carmo, Thenille faria Machado Otero, Ubirani de Barros Santana V. S. Silva, Vinicius Duval Parreira, Virgilio Augusto Gomes Dutra, Viviane Gomes Parreira Câmara, Volney de Magalhães ; Atlas do Câncer Relacionado ao Trabalho no Brasil. 2018. (Elaboração de textos).

Souza, Katia Reis de ; MACHADO, J. M. H. ; VASCONCELLOS, L. C. F. ; Sant'Anna, Maria de Fátima Rangel . Saúde do Trabalhador. 2018. (Organizador).

MACHADO, J. M. H. ; COSTA, Danilo ; CARDOSO, Luiza ; RISCALA, Anne Durand ; LESSA, Nilton . Repertório Brasileiro do Benzeno. 2005. (Editoração/Outra).

MACHADO, J. M. H. ; GONDIM, Gracia Maria de Miranda ; ROJAS, Luisa Iiguez . Trabalho e Ambientes Saudáveis. 2004. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Material Didático).

MACHADO, J. M. H. . Fiocruz Saudável. 2002 (Projeto Institucional) .

Projetos de pesquisa

  • 2016 - Atual

    Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido do Brasil, Descrição: Tem como objetivo a implementação de Territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido brasileiro. As ações serão desenvolvidas, acompanhadas e avaliadas pela Rede de Territórios Saudáveis e Sustentáveis (RTSS), utilizando indicadores de acompanhamento e progresso do projeto que possam contribuir para a o fortalecimento de políticas públicas de saúde e de saneamento básico. A identificação de agendas sociais territorializadas e modelos de desenvolvimento local para a formulação do Plano de Desenvolvimento Regional e o Programa Nacional de Saneamento Rural, permitirá a caracterização destes territórios, potencializando experiências sociais locais, levando em consideração os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) no contexto do Semiárido brasileiro.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado profissional: (2) . , Integrantes: Jorge Mesquita Huet Machado - Coordenador / André Luiz Dutra Fenner - Integrante / Bianca Coelho Moura - Integrante / Antonia Sheila Gomes Lima - Integrante / Maria do Socorro de Souza - Integrante / Missifany Silveira - Integrante / Guilherme Augusto Pires Gomes - Integrante / Aletheia de Almeida Machado - Integrante / Gislei Siqueira Knierim - Integrante / André Netto - Integrante / Virginia Correa - Integrante / Augusto de Souza Campos - Integrante / Carla Patrícia da Silva Barbosa - Integrante / Fatima Cristina Cunha Maia Silva - Integrante / Rafael Petersen - Integrante., Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde - Presidência - Outra., Número de produções C, T & A: 1

Prêmios

1998

MELHOR TRABALHO APRESENTADO SEMINARIO SAUDE E AMBIENTE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO NO TEMA SAUDE DO TRABALHADOR E BIOSSEGURANCA, FUNDACAO OSWALDO CRUZ.

1995

PIONERISMO NA CONSTRUCAO DA AREA DE SAUDE DO TRABALHADOR NO RIO DE JA NEIRO-MEDALHA 10 ANOS DO CESTEH, CENTRO DE ESTUDOS DE SAUDE DO TRABALHADOR E ECOLOGIA HUMANA.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ - Unidade II - Brasília. , rua W3 SQN 510 sala 407, ASA NORTE, 70000000 - Brasília, DF - Brasil, Telefone: (61) 33400340

Experiência profissional

1996 - Atual

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: tecnologista em saúde pública senior, Carga horária: 40

Atividades

  • 06/2019

    Conselhos, Comissões e Consultoria, FIOCRUZ - Unidade II - Brasília.,Cargo ou função, Participante do Grupo de Trabalho/GT Territórios Saudáveis e Sustentáveis e Agenda 2030.

  • 08/1996

    Ensino, Saúde Pública, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Modos de Vida e Trabalho no Hospital

  • 05/1996

    Direção e administração, Fundação Oswaldo Cruz.,Cargo ou função, COORDENACAO DO SISTEMA DE VIGILANCIA EM SAUDE DO TRABA LHADOR DA FUNDACAO OSWALDO CRUZ..

  • 05/1996

    Pesquisa e desenvolvimento, Fundação Oswaldo Cruz.,Linhas de pesquisa

  • 05/1996

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, REPRESENTANTE DA FIOCRUZ JUNTO AO CONVENIO COM O MINIS TERIO PUBLICO DO TRABALHO; SECRETARIO ADJUNTO DO CONSELHO ESTADUAL DE SAUDE DO TRABALHADOR DO RIO DE JANEIRO; REPRESENTANTE DO MINISTERIO DA SAUDE NA CNP-BENZENO.

  • 10/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Diretoria de Recursos Humanos, Coordenação de Saúde do Trabalhador.,Linhas de pesquisa

  • 01/1995

    Pesquisa e desenvolvimento, Escola Nacional de Saúde Pública, Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecvologia Humana.,Linhas de pesquisa

  • 08/1991

    Serviços técnicos especializados .,Serviço realizado, .

2018 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Membro Permanente do Programa, Enquadramento Funcional: Membro Permanente do Programa

2018 - Atual

Universidade Federal de Mato Grosso

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Docente do Programa de PPGSC da UFMT, Carga horária: 10

Atividades

  • 01/2018

    Outras atividades técnico-científicas , Universidade Federal do Mato Grosso/ Instituto de Saúde Coletiva, Universidade Federal do Mato Grosso/ Instituto de Saúde Coletiva.,Atividade realizada, Organização de atividads de formação para monitores e agentes de VSPEA - Implementação de Vigilância de Populações Expostas a Agrotóxicos no Estado de Mato Grosso..

2019 - Atual

universidade estadual paulista

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: membro de grupo de pesquisa SETAS, Carga horária: 8

Outras informações:
Colaborador em grupo de pesquisa Projeto com a Faculdade de Geografia da Unidade de Presidente Prudente

2007 - 2016

Ministério da Saúde

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Assessor, Carga horária: 30

1984 - 1996

Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: SANITARISTA, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 11/1984 - 08/1996

    Serviços técnicos especializados , Instituto de Saúde, Departamento de Saúde Ambiental.,Serviço realizado, SERVIÇOS TÉCNICOS.

1987 - 1998

SECRETARIA DE ESTADO DE SAUDE DO RIO DE JANEIRO

Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: sanitarista, Carga horária: 20

Atividades

  • 04/1987 - 01/1998

    Serviços técnicos especializados , Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.,Serviço realizado, sanitarista.

  • 01/1988 - 06/1994

    Direção e administração, Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.,Cargo ou função, Coordenador de Programa.