Adriana Lins Precioso

MULHER, MÃE E PROFESSORA - ESSENCIALMENTE NESSA ORDEM! Sou formada em Letras pelo IBILCE/UNESP de São José do Rio Preto, onde também fiz meu Mestrado (2003) e meu Doutorado (2009). Realizei o estágio de Pós-Doutoramento em 2017 em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília - UnB. Atualmente estou Coordenadora do Curso de Letras, gestão (2025/2-2027/2) pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso - Campus de Sinop. Participo enquanto docente do PPGLETRAS - Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus de Sinop e coordeno o Grupo de Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas - GECOLIT - Certificado pelo CNPq. Minhas pesquisas atualmente giram em torno do eixo: pós-modernismo, literatura produzida em Mato Grosso, literatura infantil e juvenil, mitos, literatura de autoria feminina, afro-brasileira e indígena. Para além disso, as questões de cultura, arte e cinema também estão no meu escopo de investigação.

Informações coletadas do Lattes em 01/09/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Doutorado em Letras

2005 - 2009

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
Título: Tradição e reinvenção: as convergências de I notri antenati de Italo Calvino e Primeiras estórias de João Guimarães rosa
Maria Celeste Tommasello Ramos. Palavras-chave: I nosri antenati - Primeiras estórias.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesSetores de atividade: Educação.

Mestrado em Teoria da Literatura

2000 - 2003

Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas
Título: Invisibilidade e Invenção: A Poética das Cidades de Italo Calvino e Ferreira Gullar
, Ano de Obtenção: 2003.Ivã Carlos Lopes.Grande área: Lingüística, Letras e Artes

Pós-doutorado

2017

Pós-Doutorado. , Universidade de Brasília, UnB, Brasil. , Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Literatura Brasileira.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Teoria Literária.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Língua Portuguesa.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Educação.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Lingüística.

Organização de eventos

PRECIOSO, ADRIANA LINS . XXI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários Políticas públicas educacionais e as implicações para os estudos e práticas da linguagem. 2024. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Avaliadora do Grupo Temático: GT 08 - ESCREVER PARA NÃO ESQUECER: AS NOVAS VOZES DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2024. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Avaliadora do I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades,. 2024. (Congresso).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Letras: Ideias para adiar o fim do mundo: Intersecções linguísticas e literárias em contextos amazônicos. 2024. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Coordenadorade Grupo Temático: GT 08 - ESCREVER PARA NÃO ESQUECER: AS NOVAS VOZES DA LITERATURA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA. 2024. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA ; DIAS, C. M. S. L. ; SIEBIGER, R. H. ; TROIAN, T. V. S. P. ; CARMO, J. A. ; SANTOS, M. ; BEBER, I. C. R. ; FARIA, V. F. S. . 1ª MOSTRA DE TRABALHOS: PIBID E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. 2023. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Coordenadora do Eixo Temático: ET 7 ? Teoria e crítica literária,. 2023. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA . FESTA LITERÁRIA NEGRA MATO-GROSSENSSE - FESLINM. 2020. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . XIV VARAL DE POESIA ? MITO E POESIA: DAS FORMAS PRIMORDIAIS À CONTEMPORANEIDADE. 2018. (Outro).

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ALVES, H. R. A. . XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, tema ?Materialidade da linguagem e escrita criativa?. 2017. (Outro).

PRECIOSO, A. L. ; RAMOS, M. C. T. ; TRUSEN, S. M. . III Colóquio Vertntes do Fantástico na Literatura. 2013. (Outro).

PRECIOSO, A. L. ; ALVES, H. R. A. . XI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL - Letras na contemporaneidade: ensino, tendências e diálogos. 2013. (Outro).

RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho ; Luzia Aparecida Oliva dos Santos ; PRECIOSO, A. L. . X Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - Edição Comemorativa aos 20 anos da obra Dialética da colonização de Alfredo Bosi. 2012. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . Coordenação da Sessão de comunicação: Fantástico na Literatura Latino-Americana (1). 2011. (Outro).

PRECIOSO, A. L. ; SCHWEIKART, J.F. . IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada. 2011. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . I Colóquio "Vertentes do fantático na literatura". 2009. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . V Varal de Poesias / I Jornada Literária de Sinop. 2009. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . IV VARAL DE POESIAS. 2008. (Outro).

PRECIOSO, A. L. . III Congresso Interno de Iniciação Científica. 2007. (Congresso).

PRECIOSO, A. L. . I Jornada de Estudos sobre Guimarães Rosa. 2006. (Outro).

Participação em eventos

VI Encontro de Egressos do PPGLetras (ENELL) - ?VOZES DA AMAZÔNIA: estudos, pesquisas e práticas da linguagem?.REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA INDÍGENA NA OBRA INFÂNCIA NA ALDEIA (2023) DE MÁRCIA KAMBEBA. 2025. (Encontro).

"Leo Fraiman em Sinop: Como formar filhos felizes e bem-sucedidos?". 2024. (Outra).

10ª Semana Pedagógica Integrada da Unemat: educar. 2024. (Outra).

CENA VIII: Encantarias, Cosmogonias e Maravilhas dos povos originários e tradicionais.ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA LITERATURA INDÍGENA CONTEMPORÂNEA. 2024. (Outra).

CENA VIII: Encantarias, Cosmogonias e Maravilhas dos povos originários e tradicionais.NA GOTA D'ÁGUA, A ORIGEM: MITO E COSMOLOGIA OMÁGUA/KAMBEBA NA POESIA DE MÁRCIA KAMBEBA. 2024. (Outra).

Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: políticas públicas educacionais e as implicações para a área de linguagem.O delinear das musas e suas relações paródicas em As Musas do Olimpo e a Musa corrupta (2018) de Santiago Villela Marques. 2024. (Outra).

I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades. Avaliadora do I CINALC e V Colóquio Raça e Interseccionalidades,. 2024. (Congresso).

I Seminário de Estudos Linguísticos e de Ensino de Línguas (SELINEL),.A mulher madura na obra Dona, de Luciene Carvalho. 2024. (Seminário).

Mostra Marista de Iniciação Científica dos Anos Finais e Ensino Médio.Avaliador(a) da Mostra Marista de Iniciação Científica dos Anos Finais e Ensino Médio. 2024. (Outra).

o I SEMINÁRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGLETRAS. 2024. (Seminário).

VIII SEMINÁRÍO NACIONAL DE PESQUISAS: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: INTERSECÇÕES LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS.PROTAGONISMO FEMININO NEGRO E COMBATE AO ETARISMO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMINNA NA OBRA DONA, DE LUCIENE CARVALHO. 2024. (Seminário).

VIII SEMINÁRÍO NACIONAL DE PESQUISAS: IDEIAS PARA ADIAR O FIM DO MUNDO: INTERSECÇÕES LINGUÍSTICAS E LITERÁRIAS EM CONTEXTOS AMAZÔNICOS.LITERATURA E CINEMA: um estudo comparativo do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, e sua adaptação cinematográfica. 2024. (Seminário).

XXI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários Políticas públicas educacionais e as implicações para os estudos e práticas da linguagem.O DELINEAR DAS MUSAS E SUAS RELAÇÕES PARÓDICAS EM AS MUSAS DO OLIMPO E A MUSA CORRUPTA (2018) DE SANTIAGO VILLELA MARQUES. 2024. (Outra).

XXI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários Políticas públicas educacionais e as implicações para os estudos e práticas da linguagem.ENSINO DE LITERATURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL. 2024. (Outra).

XXI Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários Políticas públicas educacionais e as implicações para os estudos e práticas da linguagem.Ensino de Literatura Afro-brasileira nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental. 2024. (Outra).

III SEMANA ACADÊMICA DA PESQUISA E INOVAÇÃO.MITO E ORALIDADE: A COSMOVISÃO INDÍGENA NA LITERATURA DOS POVOS ORIGINÁRIOS. 2023. (Seminário).

III SEMANA ACADÊMICA DA PESQUISA E INOVAÇÃO.GÊNEROS DIGITAIS NA OBRA ESCRITURAS ANIMAIS DE MARTA COCCO. 2023. (Seminário).

VII Seminário de Pesquisa em Letras: ?Contextos amazônicos sob as lentes dos estudos linguísticos e literários?.A POÉTICA INDÍGENA DE RESISTÊNCIA NA OBRA AY KAKYRI TAMA: Eu moro na cidade, de Marcia Kambeba. 2023. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Letras: ?Contextos amazônicos sob as lentes dos estudos linguísticos e literários?.A DICOTOMIA DO ARQUÉTIPO DE HERÓI NA OBRA CINEMATOGRÁFICA BACURAU NO PERSONAGEM LUNGA. 2023. (Outra).

VII Seminário de Pesquisa em Letras: ?Contextos amazônicos sob as lentes dos estudos linguísticos e literários?.O PORTADOR DA PALAVRA: mito e ancestralidade na obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos de Daniel Munduruku. 2023. (Outra).

XIII Seminario Internacional de la RED ESTRADO ?Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes.?PIBID ? A POLÍTICA PÚBLICA PARA A FORMAÇÃO DOCENTE E ALGUNS RESULTADOS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA NA UNEMAT ? CAMPUS DE SINOP?. 2023. (Seminário).

XVIII Congresso Internacional da ABRALIC: A LITERATURA COMPARADA E A INVENÇÃO DE UM MUNDO COMUM. A POESIA DE RESISTÊNCIA NA LITERATURA INDÍGENA DE MARCIA KAMBEBA. 2023. (Congresso).

XVIII Congresso Internacional da ABRALIC: A LITERATURA COMPARADA E A INVENÇÃO DE UM MUNDO COMUM. LUCIENE CARVALHO E CRISTIANE SOBRAL: VOZES DAS MULHERES NEGRAS NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. 2023. (Congresso).

XX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários ? migrações, paisagens e ambientes de trabalho em contextos pós-pandêmicos.ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO E A PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: a (in)visibilidade da Literatura.. 2023. (Outra).

XX CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários.A INSURGÊNCIA FEMININA EM MATO GROSSO: VOZES DA CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Outra).

36º ENANPOLL,. 2022. (Outra).

Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica - CEFAPRO.Live Literária - Literatura e educação básica: ideias possíveis. 2021. (Outra).

III COLÓQUIO DE CIÊNCIAS DA LINGUAGEM E DA EDUCAÇÃO & III JORNADA RONDONIENSE DE LITERATURA, LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA LÍNGUA PORTUGUESA,.O PAPEL DO VILÃO NA ATUALIDADE. 2021. (Outra).

FESLIN - FESTA LITERÁRIA NEGRA MATO-GROSSENSE. MESA 6: Educação, Gênero e Memória Social: o papel da literatura nesses processos. 2020. (Feira).

II CIELT - Congresso Internacional de Educação, Linguagem e Territorialidade. ENTRE OS MITOS INDÍGENAS E OS CONTOS DE FADAS: UMA RELAÇÃO ARQUETÍPICA. 2020. (Congresso).

II CIELT - Congresso Internacional de Educação, Linguagem e Territorialidade. Eixo Temático 8 ? Literatura infantil e juvenil. 2020. (Congresso).

II CIELT - Congresso Internacional de Educação, Linguagem e Territorialidade. Grupo Temático 2 : Literatura Infantil para crianças pequenas. 2020. (Congresso).

I Seminário de Língua, Ficção e Arte e V Seminário de Língua e Literatura Hispano americano.A representação da mulher em Boccaccio e Pasolini: a atemporalidade do Decameron. 2020. (Seminário).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIAL:. MITOLOGIA E FÍSICA: INTEGRAÇÃO DE SABERES NA PRÉ-ESCOLA. 2020. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIAL:. A IMPORTÂNCIA DA MITOLOGIA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LETRAS. 2020. (Congresso).

VI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E JUVENIAL:. Grupo Temático 10 : Educação literária, Letramento literário, formação e mediação de leitores literários: entrecaminhos do saber/aprender. 2020. (Congresso).

XVIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários -.Grupo Temático 09 ? Literatura e a formação do leitor literário. 2020. (Outra).

XVIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários -.Minicurso: O AMOR EM GUIMARÃES ROSA: SUBSTÂNCIA E SEQUÊNCIA DE PRIMEIRAS ESTÓRIAS. 2020. (Outra).

Colégio Alternativo.OS CLÁSSICOS E SUA IMPORTÂNCIA NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Outra).

Colégio CAD - Sinop.A importância da leitura dos clássicos na atualidade. 2019. (Outra).

Formação de Professores na Unidade EScolar EMEI Vinícius de Moraes - p.Formação do leitor literário: contribuições dos Clássicos infantis aos Contemporâneos. 2019. (Outra).

I Congresso Internacional de Educação, Linguagem e Territorialidade. A VEZ E A VOZ DO VILÃO EM TRÊS TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Congresso).

III Seminário de Pesquisa em Letras e I Encontro de Egressos do PPGLETRAS - VIVÊNCIAS LITERÁRIAS E l LNGUÍSTICAS NOS ENTORNOS DA AMAZÕNIS.Mesa de debate - trabalhos de Literatura. 2019. (Seminário).

VI Fórum Nacional de Coordenadores do PROFLETRAS. 2019. (Outra).

XVII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: LEITURA DE MUNDO NA ERA DIGITAL.MATIZES DO MITO, DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO EM TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Outra).

CMEI - Centro Municipal de Educação Infantil - Vinícius de Moraes.Mitos gregos para crianças. 2018. (Outra).

II Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturasem Diálogo. EM BUSCA DO REAL: TRAÇOS E CORES DE GIOTTO EM DIÁLOGO COM BARREDO. 2018. (Congresso).

II Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturasem Diálogo. Simpósio 19 - Identidade e literatura: obras italianas e brasileiras em foco. 2018. (Congresso).

II Seminário de Pesquisa em Letras: Múltiplas faces da Linguística e da Liteatura: vozes amazônicas.Mito e representação identitária em Daniel Munduruku. 2018. (Seminário).

II Seminário de Pesquisa em Letras: Múltiplas faces da Linguística e da Liteatura: vozes amazônicas.A relação entre a visão sistêmica da vida e a poeisa de Manoel de Barros. 2018. (Seminário).

Múltiplas faces da Linguística e da Literatura: vozes amazônicas,. 2018. (Seminário).

VIII Encontro Nacionial Linguagem História e Cultura & IV Encontro Nacional em Semântica e Análise de Discurso.O texto poético em sala de aula: ato político e resistência. 2018. (Encontro).

XVI COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: Docência, Linguística e Literatura: enfrentamentos e perspectivas.Minicurso: A PARÓDIA COMO RECURSO NOS TEXTOS DA PÓS-MODERNIDADE. 2018. (Outra).

XVI COLÓQUIO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS: Docência, Linguística e Literatura: enfrentamentos e perspectivas.LITERATURA, DOCÊNCIA E SALA DE AULA: UM CONVITE À RESISTÊNCIA. 2018. (Outra).

Candido, Schwarz & Alvim. A crítica literária dialética no Brasil. Homenagem ímpar. 2017. (Seminário).

II JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E REPRESENTAÇÕES DA INFÂNCIA.O ensino de literatura e a proposta interventiva do PROFLETRAS. 2017. (Outra).

Incroci: Italia e Brasile in dialogo.Workshop de tradução literária português-italiano e italiano-português. 2017. (Oficina).

Incroci: Italia e Brasile in dialogo.Fazeres poéticos em Manoel de Barros e Pedro Casaldáliga. 2017. (Encontro).

I Simpósio de Crítica Literária Dialética.A prática de leitura literária no PROFLETRAS: relatos das experiências na UNEMAT- Campus de Sinop-MT. 2017. (Simpósio).

Palestra: "A semiótica de Jakboson" por Luciano Ponzio. 2017. (Outra).

Palestra: Visões do Texto por Luciano Ponzio. 2017. (Outra).

Risíveis rumores: dialogias do riso. 2017. (Seminário).

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. A importância da relação entre texto e imagem na obra Conferência no Cerrado. 2017. (Congresso).

V CONGRESSO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. Projetos de literatura infantil: relatos do PIBID-Interdisciplinar em Sinop, Mato Grosso. 2017. (Congresso).

VI SIMELP SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA.Dom Pedro Casaldáliga: poesia, cultura e engajamento em Mato Grosso. 2017. (Simpósio).

XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, tema ?Materialidade da linguagem e escrita criativa?.Representações do índio na obra Versos adversos: Antologia de Pedro Casaldáliga. 2017. (Outra).

XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, tema ?Materialidade da linguagem e escrita criativa?.MINICURSO: A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO: CONTRIBUIÇÕES DOS CLÁSSICOS INFANTIS AOS CONTEMPORÂNEOS. 2017. (Outra).

I Congresso Regional do PROFLETRAS. Poetas na escola: da leitura literária à escrita. 2016. (Congresso).

I Congresso Regional do PROFLETRAS. Rádio comunitária, os saberes culturias de Itaituba textualizados na fala e na escrita a parti da narrativa oral. 2016. (Congresso).

I Congresso Regional do PROFLETRAS. Multiletramentos na publicidade: da análise discursiva de textos de campanhas publicitáiras à produção de curta-metragem. 2016. (Congresso).

VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de língua. POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE. 2016. (Congresso).

VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de língua. O TRABALHO DO PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SUPERVISORES. 2016. (Congresso).

XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Formação do Profissional de Letras: convergências teórico-metodológicas tras.TRANSCULTURAÇÃO E LETRAMENTO NOS MURAIS DA CATEDRAL DE SINOP: UMA LEITURA POSSÍVEL DO SAGRADO POR MARI BUENO. 2016. (Outra).

XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Formação do Profissional de Letras: convergências teórico-metodológicas tras.Confluências estéticas e mitológicas na Arte Sacra: a poesia de São Francisco e a pintura de Giotto di Bondonne. 2016. (Outra).

I Congresso Nacional PROFLETRAS. Letramento literário: poemas-ebook. 2015. (Congresso).

I Congresso Nacional - PROFLETRAS. A magia das palavras nas histórias orais e escritas; uma proposta de fruição literária.. 2015. (Congresso).

Projeto de Extensão Encontros de formação do projeto Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente ? MULTFOR.Literatura Infantil: Apontamentos. 2015. (Outra).

VIII SIGET - Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais Tex Te.Relações intertextuais entre "Malévola" e as versões de "A bela adormecida no bosque". 2015. (Simpósio).

V SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa.Vozes poéticas de Mato Grosso: história, cultura e identidade. 2015. (Simpósio).

XIII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - A leitura e a escrita na sociedade contemporânea (re) pensando a formação docente e o ensino.Transculturação e letramento nos mujrais da Catedral: o sagrado em uma perspectiva contemporânea por Mari Bueno. 2015. (Outra).

XIII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - A leitura e a escritua na sociedade contemporânea (re) pensando a formação docente e o ensino.Convergência da ceia: relações entre Barredo e Leonardo da Vinci. 2015. (Outra).

XV Congresso Internacional das Jornadas de Educação Histórica. A História da diversidade cultural sinopense revelada por meio da lente de uma câmera. 2015. (Congresso).

III Fórum Nacional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Comissão Temática: Literatura Infantil e Juvenil. 2014. (Outra).

Projeto de Extensão Encontros de formação do projeto Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente ? MULTFOR.?Texto e Ensino?. 2014. (Outra).

XII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: "Multiletralemtnso: educação, linguagem e sociedade".Poesia e pintura produzidas em Mato Grosso: marcas identitárias da transculturação. 2014. (Outra).

I Fórum Nac ional de Comissões Temáticas do PROFLETRAS.Comissão Temática: Texto e Ensino. 2013. (Outra).

III Colóquio Vertentes do Fantástico na Literatura.Representações do mito judaico-cristão em Murais da Libertação de Cerezo Barredo e Dom Pedro Casaldáliga. 2013. (Outra).

X Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literáriios - Edição Comemorativa aos 20 anos da obra Dialética da Colonização de Alfredo Bosi.Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso. 2012. (Outra).

X Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literáriios - Edição Comemorativa aos 20 anos da obra Dialética da Colonização de Alfredo Bosi.O processo multicultural na obra de Ricardo Guilherme Dicke. 2012. (Outra).

II Colóquio do Fantástico na Literatura.Vertentes do realismo mágico em I nostri antenati (Os nossos antepassados) de Italo Calvino. 2011. (Outra).

II Colóquio do Fantástico na Literatura.A paródia do mito do labirinto em "A casa de Asterion"de Jorge Luis Borges. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Coordenação de GT: Teoria e crítica literária. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.O lugar da Literatura na sociedade e na escola. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.O Mito e suas funções sociais: o herói de Alencar e o império anti-heroísmo. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Coordenação de GT: Estudos de Literatura Comparada. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Olhar o invisível: Um passeio pelas cidades de Italo Calvino. 2011. (Outra).

IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada.Mesa IV: Literatura: Olhares e subjetividades - Olhar o invisível: Um passeio pelas cidades de Italo Calvino. 2011. (Outra).

XII Congresso Internacional da ABRALIC. O RUMO DAS ÁGUAS: O RIO DE ROSA E O MAR DE DICKE. 2011. (Congresso).

VIII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literatura: Educação e Artes - interfaces da Linguagem.Identidade e cultura: abordagens do processo de aprendizagem de língua estrangeira. 2010. (Outra).

VIII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literatura: Educação e Artes - interfaces da Linguagem.O REALISMO MÁGICO EM O VISCONDE PARTIDO AO MEIO DE ITALO CALVINO. 2010. (Outra).

VIII Seminário de Linguagens - Linguagens: Desafios contemporâneos.A arte religiosa contemporânea na voz de Dom Pedro Casaldáliga e nos pincéis de Cerezo Barredo. 2010. (Seminário).

VI Varal de Poesias.A POÉTICA DA RESISTÊNCIA NA POESIA RELIGIOSA DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA. 2010. (Outra).

I Colóquio "Vertentes do fantástico na Literatura".A Gata borralheira no sertão: uma leitura do conto. 2009. (Outra).

I Colóquio "Vertentes do fantástico na Literatura".Sessão de Comunicações: "Conto fantástico". 2009. (Outra).

II Workshop dos Grupos de Pesquisa e da Pós-Graduação. 2009. (Outra).

IV ENALICH - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e cultura.Do texto à tela: a transmutação da obra O nome da Rosa para o cinema. 2009. (Encontro).

IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura.Palestra: "Tradição e Inovação: as convergências poéticas de Italo Calvino e João Guimarães Rosa". 2009. (Encontro).

XII Encontro de Professores de Inglês / VII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários - Unemat/Letras- Campus Sinop.Mediadora da Conferência intitulada: O diálogo intersemiótico em Novecento de Alessandro Baricco: do monólogo teatral às telas do cinema.. 2009. (Encontro).

XII Encontro de Professores de Inglês - VII Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários.Mediadora da Conferência intitulada "O diálogo intersemiótico em Novecento de Alessandro Baricco: do monólogo teatral às telas do cinema" apresentado pela Profa. Dra. Maria Celeste Tommasello Ramos. 2009. (Encontro).

VI Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: Revivendo Machado de Assis e interagindo com as linguagens.Minicurso: Análise de texto à luz da semiótica. 2008. (Outra).

VI Colóquio de Estudos Linguísticos e Literários: Revivendo Machado de Assis e interagindo com as linguagens.E foram felizes para sempre: a retomada do conto de fadas em Guimarães Rosa. 2008. (Outra).

XI Congresso Internacional da ABRALIC. Sertão e Cidade: Convergências poéticas em Primeiras Estórias. 2008. (Congresso).

III Seminário de Informática na Educação: experiências inovadoras na educação e a busca de autonomia cientifíco/tecnológica.O Uso da Tecnologia na Educação: Algumas Propostas. 2007. (Seminário).

XI Encontro Regional da Abralic - Associação Brasileira de Literatura Comparada.O Encontro do Poético em Primeiras Estórias de Guimarães Rosa e Outras Estórias de Pedro Bial. 2007. (Encontro).

Jornada de Estudos sobre Guimarães Rosa.Jornada de Estudos sobre Guimarães Rosa. 2006. (Outra).

5a Semana de Letras.5a Semana de Letras. 2005. (Outra).

I Jornada de Estudos sobre Machado de Assis.I Jornada de Estudos sobre Machado de Assis. 2005. (Outra).

I Semana Cultural das Licenciaturas.I Semana Cultural das Licenciaturas. 2005. (Outra).

XVII Semana de Letras: "As letras: reflexo universal do homem".XVII Semana de Letras: "As letras: reflexo universal do homem". 2005. (Outra).

52o Seminário do GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos.52o Seminário do GEL- Grupo de Estudos Lingüísticos. 2004. (Seminário).

1a Feira e Congresso de Educação de Rio Preto e Região: "Educando 2003". 1a Feira e Congresso de Educação de Rio Preto e Região: "Educando 2003". 2003. (Congresso).

I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos. 2003. (Congresso).

X Congresso Nacional de Professores de Italiano e IV Encontro Internacional de Italianística. X Congresso Nacional de Professores de Italiano e IV Encontro Internacional de Italianística. 2003. (Congresso).

XV- Semana de Letras: Linguagem e Interação.XV- Semana de Letras: Linguagem e Interação. 2003. (Outra).

50o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL.50o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo - GEL. 2002. (Seminário).

III SEL - Seminário de Estudos Literários.III SEL - Seminário de Estudos Literários. 2002. (Seminário).

13o Congresso de Leitura do Brasil - COLE - "Com todas as letras, para todos os nomes". 13o Congresso de Leitura do Brasil - COLE - "Com todas as letras, para todos os nomes". 2001. (Congresso).

II SEL - Seminário de Estudos Literários: "Congregando Leituras".II SEL - Seminário de Estudos Literários: "Congregando Leituras". 2001. (Seminário).

VI EPPLE, II Internacional - Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras.VI EPPLE, II Internacional - Encontro de Professores de Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2001. (Encontro).

2o Congresso de Educação de São José do Rio Preto - "Por uma cultura de Paz e Não Violência". 2o Congresso de Educação de São José do Rio Preto- "Por uma Cultura de Paz e Não Violência". 1999. (Congresso).

3a Jornada de Educação da Pré-escola.3a Jornada de Educação da Pré-escola. 1999. (Outra).

Curso de Extensão Universitária: Aggiornamento di Lingua e Cultura Italiana.Aggiornamento di Lingua e Cultura Italiana. 1999. (Outra).

Múltiplos objetos, múltiplas leituras: afinal, o que lê a gente?". 12o Congresso de Leitura do Brasil - Cole:. 1999. (Congresso).

Programa Cultural Prometheus.Programa Cultural Prometheus. 1999. (Outra).

XI - Semana de Letras:"As Letras e o Próximo Milênio: Reflexões e Perspectivas".XI Semana de Letras:"As letras e o próximo milênio: Reflexões e Perspectivas". 1999. (Outra).

Participação em bancas

Aluno: HOZINETE SANTOS SILVA

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MANTOVANI, A. A.. MULTIMODALIDADE EM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: uma proposta de leitura e produção do gênero. 2025. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: KAMILA ARAUJO DA SILVA BRUNIERE

PRECIOSO, ADRIANA LINS; BOTTON, .. A. M.; SILVA, S. L.. LINGUAGEM E DISCURSO: AS MULTIFACES FEMININAS NA OBRA ?NÃO PRESTA PRA NADA? DE MARTA COCCO. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Naiara Joelma Bispo da Silva

PRECIOSO, ADRIANA LINS; BENATTI, A. R.; PEREIRA, V. C.. Temáticas do romance brasileiro contemporâneo: representação e marginalidade na obra Os Supridores, de José Falero". 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Aluno: Yasmin Rodrigues Menezes

PRECIOSO, ADRIANA LINS. LITERATURA INFANTIL GALARDOADA COM O BARCO A VAPOR: UM NOVO OLHAR SOBRE A CONTEMPORANEIDADE. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Lucimaira da Silva Ferreira

PRECIOSO, A. L.; BATTISTA, E.; CUNHA, M. Z.. FIGURAÇÕES DO FEMININO NA ESCRITA DE AGNALDO RODRIGUES DA SILVA,. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Laís Aparecida Ramos Martins

PRECIOSO, ADRIANA LINS; ANDRADE, C. I. N. B.; MIRANDA, K. R. M.. Dois gêneros confessionais do Lager na obra de Liana Millu. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Lingüística e Língua Portuguesa) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gustavo Gabriel da Silva de Castro

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MARQUES, A. M.. Mulheres em tempos de guerra: memórias de sobreviventes do holocausto judeu. 2023. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso.

Aluno: JULIANNA ALVES BAHIA

PRECIOSO, ADRIANA LINS; PINTO, J. A.; BATTISTA, E.. ?A REPRESENTAÇÃO DA CASA E SEUS DESDOBRAMENTOS EM PEDRA CANGA E A DANÇA DO JAGUAR DE TEREZA ALBUES. 2022. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: JULIANNA ALVES BAHIA

PRECIOSO, ADRIANA LINS; PINTO, J. A.; BATTISTA, E.. ?A REPRESENTAÇÃO DA CASA E SEUS DESDOBRAMENTOS EM PEDRA CANGA E A DANÇA DO JAGUAR DE TEREZA ALBUES. 2022. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: CLAUDIA MIRANDA DA SILVA MOURA FRANCO

PRECIOSO, ADRIANA; ALVES, H. R. A.; WALTY, I. L. C.. MULHERES, MARGINAIS E MALTRAPILHOS EM POEMAS DOS BECOS DE GOIÁS E ESTÓRIAS MAIS, DE CORA CORALINA. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Cristina Souza dos Santos

PRECIOSO, ADRIANA; MANTOVANI, A. A.; JIMENEZ, .. M. L. J.. IDENTIDADE DA MULHER GORDA: a gordofobia no livro infantil A chata daquela GORDA, e no romance A Gorda. 2021. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Iraci Sartori

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.; Marli Walker. Hiperlenda Mato-grossense: do encanto folclórico ao magnetismo digital. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cristiane Olinda Perinazzo Ceconi Signor

PRECIOSO, A. L.; COCCO, M. H.; PIMENTEL, P. S.. Mutiletramentos: da leitura dos contos de Eduardo Mahon à produção de Fantictions. 2020. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andressa Penna Almeida

PRECIOSO, ADRIANA; DIAS, A. C. P.; SOUZA, R. C. S. E.; LEITE, T. S.. Da imersão em narrativas literárias às subjetividades desveladas: um itinerário para a formação de sujeitos leitores. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Audrey Barbalho Barbosa

PRECIOSO, ADRIANA; DIAS, A. C.; LEITE, T. S.; SOUZA, R. C. S. E.. REFLEXÕES SOBRE O LEITOR LITERÁRIO EM TURMA DE 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2020. Dissertação (Mestrado em Letras (Letras Vernáculas)) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Marcos Fábio da Silva

PRECIOSO, ADRIANA; ALVES, H. R. A.; PIMENTEL, P. S.. A LÍRICA MEDIADORA E A MISSA DA TERRA SEM MALES: um estudo sobre forma literária, tradições estéticas e resistência na poética de Pedro Casaldáliga. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kelly Caroline Rodrigues da Silva

PRECIOSO, ADRIANA; CASTRO, D. P.; NASCIMENTO, C. M. B.. Mito e poesia em Ladra de Flores, de Luciene Carvalho.. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edinéia Duarte da Silva Freitas

PRECIOSO, ADRIANA; VOLOBUEF, K.; SILVA, R. R.. O ARQUÉTIPO DA DEUSA ÁRTEMIS NOS CONTOS DE FADAS DE MARINA COLASANTI. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gisele Cristina Kraeski

PRECIOSO, ADRIANA; MANTOVANI, A. A.; PRIMI, J.. INTERSECCIONALIDADES: a representação da mulher indígena na obra de Milton Hatoum. 2020. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Silva Alencar Meirelles

PRECIOSO, ADRIANA LINS; COENGA, R. E.; MAGALHAES, E. M.. ?Práticas de leitura e de letramento literário no ensino médio de uma escola de tempo integral: um estudo de caso. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Julia Raisa Ximenes Figueiredo Basto

PRECIOSO, A. L.; Marli Walker; PINTO, L. R. S.. A imagem da mulher: tradição e ruptura em ?Contos Comprimidos ? Tweet Story?, de Odair de Morais. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucivani Cervieri

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MANTOVANI, A. A.; ARAUJO, S. D.. Hipercontos itaubenses: uma proposta de letramento literário e digital. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cintia Bárbara Zocolotto

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; COENGA, R. E.. LETRAMENTO LITERÁRIO: DA LEITURA À PRODUÇÃO DE POESIA INSPIRADA EM POETAS MODERNISTAS BRASILEIROS. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vinícius Dallagnol Reis

PRECIOSO, ADRIANA; Henrique Roriz Aarestrup Alves; SANTOS, M. C. O. M.. FRONTEIRAS DA (IN)ADAPTAÇÃO EM PALAVRAS, IMAGENS E SILÊNCIOS NA NATUREZA:Mnemímesesda Linguagem entreo filme ?A Selva? de Leonel Vieira e o romance homônimo de Ferreira de Castro. 2019. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marta Barbosa da Silva

PRECIOSO, ADRIANA LINS; SARIAN, M. C.; COSTA, G. C.. Na imbricação verbo-visual dos significantes: gestos de interpretação de curtas-metragens em sala de aula. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marta Barbosa da Silva

PRECIOSO, ADRIANA; SARIAN, M.C.; COSTA, G. C.. NA IMBRICAÇÃO VERBO-VISUAL DOS SIGNIFICANTES: GESTOS DE INTERPRETAÇÃO DE CURTAS-METRAGENS EM SALA DE AULA. 2019. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marta Barbosa da Silva

PRECIOSO, A. L.; SARIAN, M.C.. GESTOS DE LEITURA EM CURTAS-METRAGENS: POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: DANIELA DE PAULA FERREIRA NOVAIS

PRECIOSO, A. L.; SILVA., V. R. M. E.. PRÁTICA DISCURSIVA DE LINGUAGEM EM TURMA DE INCLUSÃO. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliane Oscar de Souza Moura

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; SANTOS, M. C. O. M.. O Berro e o Eco: o jogo metaficcional da narrativa de Tereza Albues. 2018. Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Murilo Brandão Souza

PRECIOSO, A. L.; CASTRO, D. P.; SCHWANTES, C. C. M.. Diálogos entre erudição e oralidade em "A Cachorra Helena". 2018. Dissertação (Mestrado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patricia Dauhali Clemente Guimarães Pereira

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.. Poemografia: a vida pelo olhar poético e fotográfico do adolescente mato-grossense. 2018. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Eliana Aparecida dos Santos

PRECIOSO, A. L.; CASTRO, D. P.. A literatura infantil e juvenil de Mato Grosso: o caminho das pedras. 2016. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Miguel Rodrigues de Oliveira

PRECIOSO, A. L.; Luzia Aparecida Oliva dos Santos; CASTRO, D. P.. As HQs como Ferramentas de Incentivo à Leitura e à Produção Textual.. 2015. Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Liliane Lenz dos Santos

PINTO, A. J. A.; COENGA, R. E.;PRECIOSO, A. L.. Desculpe a nossa falha, de Ricardo Ramos, e a Fuga de Edgar, de Edgar J. Hyde: um olhar sobre certas obras e certos leitores da literatura juvenil contemporânea. 2015. Dissertação (Mestrado em Estudos Literários) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kelli Mesquita Luciano

PRECIOSO, A. L.; VOLOBUEF, K.; MAURO, C. F. C.. Referências históricas e o realismo mágico em Il Barone Rampante de Italo Calvino. 2012. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Inara Teles Xavier

PRECIOSO, ADRIANA LINS; ANDRADE, C. I. N. B.. Escritas de autoria feminina da Shoá e o processo de construção das memórias traumáticas por Marceline Loridan-Ivens. 2025. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Abílio Aparecido Francisco Junior

PRECIOSO, A. L.; VOLOBUEF, K.; SILVA, A. M.; BATALHA, M. C.; PANDOLFI, M. A.. Raízes fantásticas: Um olhar sobre a gênese da literatura fantástica no Brasil. 2024. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Juliane Luzia Camargo

PRECIOSO, ADRIANA LINS; ANDRADE, C. I. N. B.; BOTOSO, A.; MORAES, C. E. M.; CALLIPO, D. M.. I libri degli altri (2022): a influência de Italo Calvino na formação literária do século xx. O serviço editorial na Casa Giulio Einaudi. 2023. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cristiane da Silva Umbelino

PRECIOSO, ADRIANA LINS; CASTRO, D. P.. ?OLHARES E POSSIBILIDADES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2022. Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Patrícia Aparecida Gonçalves de Faria

PRECIOSO, A. L.; RAMOS, M. C. T.; PASSOS, L.; GRANJA, L.; ANDRADE, C. I. N. B.. VIAGENS ENTRE SILÊNCIOS E CONVERSAS: denúncia e resistência em Vidas secas e Conversazione in Sicilia. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Regiane Rafaela Roda

HATTNHER, A. L.;PRECIOSO, A. L.; ANDRADE, C. I. N. B.; RAMOS, M. C. T.; BALDAN, M. L. O. G.. Visconti e Scimeca visitam Verga: a atualização da narrativa literária e as raízes das adaptções cinematográficas em I Malavoglia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Gisele de Oliveira Bosquesi

RAMOS, M. C. T.;PRECIOSO, A. L.; FRANCO JUNIOR, A.; NETTO, H. P.; KHALIL, M. M. G.. A crítica social por meio do Fantástico em Incidente em Antares, de Érico Veríssimo, e Io e Lui, de Alberto Moravia. 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Teresa Nunes Sanches

RAMOS, M. C. T.;PRECIOSO, A. L.; HATTNHER, A. L.; FERNANDES, G. M.; ANDRADE, C. I. N. B.. Uma vida, Senilidade e A consciência de Zeno; um estudo da paródia sveviana aos heróis da tradição literária italiana. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Cristiane da Silva Umbelino

PRECIOSO, ADRIANA; CASTRO, D. P.; RODRIGUES, L. A.. OLHARES E POSSIBILIDADES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS AFRICANAS EM LÍNGUA PORTUGUESA. 2021. Exame de qualificação (Doutorando em Literatura) - Universidade de Brasília.

Aluno: Regiane Rafaela Roda

HATTNHER, A. L.; RAMOS, M. C. T.;PRECIOSO, A. L.. Visconti e Scimeca visitam Verga: a atualização da narrativa literária e as raízes das adaptções cinematográficas em I Malavoglia. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Maria Teresa Nunes Sanches

RAMOS, M. C. T.; HATTNHER, A. L.;PRECIOSO, A. L.. Uma vida, Senelidade e a Consciência de Zeno: um estudo da paródia sveviana aos heróis da tradição literária italiana. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Hozinete Santos Silva

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MANTOVANI, A. A.; SANTOS, S. J. A. S.. Multimodalidade em Histórias em Quadrinhos: uma proposta de leitura e produção do gênero?. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosinete da Silva Querino

PRECIOSO, A. L.; SOUZA, S. R.; FERREIRA FILHO, B. R.. A MALA DE FUGIR E OUTROS CONTOS, DE LUIZ CARLOS RIBEIRO, E SUAS TRAMAS NARRATIVAS: MEMÓRIA, HISTÓRIA E CULTURA POPULAR. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: LAIRA GABRIELA NASCIMENTO RAMOS

PRECIOSO, ADRIANA LINS; CERNICCHIARO, A. C.. CORPO-TERRA: O PARENTESCO COM A NATUREZA NA OBRA DE ELLEN LIMA WASSU. 2024. Exame de qualificação (Mestrando em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina.

Aluno: a Eliane Inês Kulkamp Eyng

PRECIOSO, A. L.; PIMENTEL, P. S.; Marli Walker. ?TECITURAS E ALINHAVOS NAS ENTRELINHAS DOS CONTOS ?O BORDADO? E ?PALAVRA DIFÍCIL?, DE MARTA HELENA COCCO?,. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: KAMILA ARAUJO DA SILVA BRUNIERE

PRECIOSO, ADRIANA LINS. LINGUAGEM E DISCURSO: AS MULTIFACES FEMININAS NA OBRA ?NÃO PRESTA PRA NADA? DE MARTA COCCO. 2023. Exame de qualificação (Mestrando em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Cristina Souza dos Santos

PRECIOSO, ADRIANA; MANTOVANI, A. A.; JIMENEZ, M. L. J.. A GORDA COMO ELA É: Identidade da personagem gorda na literatura de língua portuguesa. 2021. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Angela Maria de Jesus Sena Oliveira

PRECIOSO, A. L.; COCCO, M. H.; Marli Walker. Do conto mato-grossense ao hiperconto: um caminho para o letramento literário. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Edinéia Duarte da Silva Freitas

PRECIOSO, ADRIANA; VOLOBUEF, K.; SILVA, R. R.. O ARQUÉTIPO DA DEUSA ÁRTEMIS NOS CONTOS DE FADAS DE MARINA COLASANTI. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gisele Cristina Kraeski

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; PRIMI, J.. GÊNERO E ETNIA: a mulher indígena na obra de Milton Hatoum. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Erika Silva Alencar Meirelles

PRECIOSO, A. L.; COENGA, R. E.; MAGALHAES, E. M.. Práticas de leitura e de letramento literário no ensino médio de uma escola de tempo integral: um estudo de caso. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Ensino) - Universidade de Cuiabá.

Aluno: Érika Sete

PRECIOSO, A. L.; PORTO, L. T.; PORTO, A. P. T.. LEITURA, LINGUAGENS E ENSINO: CANAIS SOBRE LITERATURA BRASILEIRA NO YOUTUBE. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em EDUCAÇÃO) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

Aluno: Juliane Oscar de Souza Moura

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; SANTOS, M. C. O. M.. O Berro e o Eco: o jogo metaficcional da narrativa de Tereza Albues. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Daniela Fidelis de Moura Przyvitoski

PRECIOSO, A. L.; COENGA, R. E.. NAS MARGENS DO VIDEOCLIPE: A BUSCA TEMÁTICA NO TEXTO MULTIMODAL. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Bruno Borguetti Lara

PRECIOSO, A. L.; RAMOS, M. C. T.; ALVES, H. R. A.. CRISE DE CIVILIZAÇÃO EM ?O MENINO E O MUNDO?, DE ALÊ ABREU, E ?VIDAS SECAS?, DE GRACILIANO RAMOS. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lany Link Bezerra Moura

PRECIOSO, A. L.; RAMOS, M. C. T.; Marli Walker. A transgressão do entre-lugar em Roma Amazônica de Santiago Villela Marques. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Julia Raisa Ximenes Figueiredo Basto

PRECIOSO, A. L.; Marli Walker; PINTO, L. R. S.. A imagem da mulher: tradição e ruptura em ?Contos Comprimidos ? Tweet Story?, de Odair de Morais. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Iraci Sartori dos Santos

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.. MULTILETRAMENTOS: DO ENCANTO FOLCLÓRICO AO MAGNETISMO DIGITAL EM FACES DA HIPERLENDA. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vinícius Dallagnol Reis

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; SANTOS, M. C. O. M.. FRONTEIRAS DE PALAVRAS, IMAGENS E SILÊNCIOS NA NATUREZA: Mnemímeses da Linguagem entre o filme ?A Selva? de Leonel Vieira e o romance homônimo de Ferreira de Castro. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Cintia Bárbara Zocolotto

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.. Letramento literário: poemas produzidos pelos alunos do 9º ano. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucivani Cervieri

PRECIOSO, ADRIANA LINS; ALVES, H. R. A.. Letramento literário: a formação de leitor através do intertexto com narrativas. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Patrícia Rodrigues

ALVES, H. R. A.; TORCHI, G. F. C.;PRECIOSO, A. L.. Letramento literário e cinema: ver um livro, ler um filme. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliane Lewinski Maculan

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; RUIZ, E. M. S. D.. Multiletramentos na publicidade: da análise discursiva de textos de campanhas publicitáiras à produção de curta-metragem. 2016. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Elen Cristina Freire

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; MAQUEA, V. L. R.. Letramento literário e africanidades: leituras. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Miguel Rodrigues de Oliveira

PRECIOSO, A. L.; Luzia Aparecida Oliva dos Santos; CASTRO, D. P.. As HQs como ferramenta de incentivo à leitura e à produção textual. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Grasiela Veloso dos Santos

PRECIOSO, A. L.; LUZ, Graci Leite de Moraes. Edição e estudo de documentos manuscritos mato-grossenses no século XVIII e XIX. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Izabel Christyna Barbosa Steinke

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.. A bolsa amarela, de Lygia Bojunga Nunes: aspectos ideológicos nos habitantes imaginários. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lindalva Ferreira de Aguiar

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.. Pecados e Poesias na obra de Marta Helena Cocco. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Micheli Bento da Silva Cassiano

PRECIOSO, A. L.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. Uma releitura contemporânea da obra O patinho feio de Ruth Rocha. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Terezinha Ferreira de Almeida

PRECIOSO, A. L.. Um diálogo na produção e circulação dos sentidos em estudo comparado de propagandas no município de Sorriso-MT. 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: AMANDA CRISTINA DOS SANTOS ALVES DA SILVA

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MARTINS, A. C. S.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. FORÇA E RESISTÊNCIA FEMININA NA LITERATURA AFRICANA: UMA LEITURA DE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: AMANDA CRISTINA DOS SANTOS ALVES DA SILVA

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MARTINS, A. C. S.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. FORÇA E RESISTÊNCIA FEMININA NA LITERATURA AFRICANA: UMA LEITURA DE A RAINHA GINGA, DE JOSÉ EDUARDO AGUALUSA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andressa Evellyn de Freitas

PRECIOSO, A. L.; ARAUJO, M. R.; SILVA, R. R.. O WEBTOON NO ENSINO DE LITERATURA: a formação de leitores literários na cultura digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Carlos André Alcântara da Silva

PRECIOSO, ADRIANA LINS; BARBOSA, E. A.; MARTINS, A. C. S.. TORTO ARADO: PERSPECTIVA DA TOMADA DE CONSCIÊNCIA E CONFLITOS SUBSEQUENTES. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Espanhol) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fabiane Fenalti da Rosa

PRECIOSO, ADRIANA LINS; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho; SOUZA NETO, J.. O REALISMO MÁGICO E A VEROSSIMILHANÇA EM HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Débora Hayanne de Souza Miranda Furtado

PRECIOSO, ADRIANA; ARAUJO, M. R.; SILVA, R. R.. A literatura em quadrinhos: uma proposta para o letramento literário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Welter Strapasson

PRECIOSO, ADRIANA LINS; ARAUJO, M. R.. A RESISTÊNCIA FEMININA NEGRA EM INSUBMISSAS LÁGRIMAS DE MULHERES DE CONCEIÇÃO EVARISTO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Andreia Borges

PRECIOSO, ADRIANA; BENFICA, V. C.; GOETZ, J. E.. A PERMANÊNCIA E A RELAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ESTUDANTIS NO ENSINO SUPERIOR: O DESENVOLVIMENTO DE MULHERES, MÃES SOLO, E PROVEDORAS NA UNEMAT CAMPUS DE SINOP-MT. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gláucia Ribeiro Lima

PRECIOSO, ADRIANA; MANTOVANI, A. A.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. O bom dragão: uma proposta de sequência básica na efetivação do letramento literário. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sheila Moreira Preto

PRECIOSO, ADRIANA; ARAUJO, M. R.; VARELLA, R. B.. Os conflitos de Raquel: una análise do real para a fantasia na obra de A bolsa amarela de Lygia Bojunga. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Bruna Aparecida Morais Andrade

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.; PEREZ, M. D. P.. MARIA DISCÍPULA MISSIONÁRIA: AS VIRGENS NEGRAS NAS OBRAS DE MARI BUENO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucia Irineia Pereira Paniagua

PRECIOSO, A. L.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho; PEREZ, M. D. P.. CONTOS DE FADAS E SEQUÊNCIA BÁSICA: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DE ALUNOS LEITORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda dos Reis Vida

VOLOBUEF, K.; SILVA, R. R.;PRECIOSO, A. L.. Sexo e sangue: morte e erotismo nos vampiros de Anne Rice. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nathalia Cristina Dominques de Barros

VOLOBUEF, K.; SILVA, R. R.;PRECIOSO, A. L.. O Curupira e Saci Pererê, a trajetória de suas manifestações. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Nayara Caroline Anderle

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.. Nos caminhos de Cosson com a obra O gênio do crime na formação do leitor literário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

PRECIOSO, A. L.; FALCAO, I. S. F.; SILVA, M.F.. O REINO E O ANTI-REINO; MAGNIFICAT, CANTO DA LIBERTAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSCULTURAÇÃO NA ARTE MURALISTA DE CEREZO BARREDO NA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Nayara Caroline Anderle

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.; ARAUJO, M. R.. Nos caminhos de Cosson com a obra O gênio do crime na formação do leitor literário. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliana Fernandes da Silva

PRECIOSO, A. L.. As cores do cerrado: uma leitura textual e imagética. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Keila Massola Florentino

PRECIOSO, A. L.. A formaçao do leitor literário na escola. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda Beatriz Escalace

VOLOBUEF, K.;PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.. A representação feminina nos contos de fadas: uma análise de quatro contos dos irmãos Grimm. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Letícia Moraes Guerini

PRECIOSO, A. L.. A influência dos contos de fadas na formação da identidade do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Letícia Moraes Guerini

PRECIOSO, A. L.. A influência dos contos de fadas na formação da identidade do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Priscila Oliveira da Luz

PRECIOSO, A. L.. Projeto "A hora do conto" experiência de bolsista do PIBID-Interdisciplinar em uma escola parceira. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Benedita Firmino Alves

PRECIOSO, A. L.. Literatura infantil: processo de formação do leitor. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Gislaine Pereira Dias

PRECIOSO, A. L.. O letramento literário através da poesia na sala de aula. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alessandra Soranzo

PRECIOSO, A. L.. O Estudo dos mitos na obra lobatiana: da Grécia Antiga ao Pica-pau moderno. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marciele Marchesan

PRECIOSO, A. L.. As voltas do coração brasileiro: uma análise crítica sociológica da obra As voltas do meu coração de Fanny Abramovich. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Júlia Ribeiro

PRECIOSO, A. L.. Identidade e errância em O quieto animal da esquina, de João Gilberto Noll. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Ednalva Marques Rodrigues

PRECIOSO, A. L.. Morte e erotismo: tabus e suas transgressões em Berenice, de Edgar Allan Poe. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jorge Luiz Nascimento dos Santos

PRECIOSO, A. L.. O negro na poética castroalvina: da tragédia no mar à tragédia no lar. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Flaviane Almeida da Silva

PRECIOSO, A. L.. A literatura infantil e juvenil na formação crítica do leitor feminino. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maria Cleone dos Santos Silva

PRECIOSO, A. L.. Variação linguística e seu preconceito no âmbito escolar. 2014 - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marciane Bampi Secco

PRECIOSO, A. L.. A morte e o erotismo como elementos nos contos Silêncio de Lucinda Persona e A vida dentro da morte de Marcelina Oliveira. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Vinícius Dallagnol Reis

PRECIOSO, A. L.. De(s)marcação de fronteiras: a morte da humanidade e a humanização da morte em As intermitências da morte de José Saramago. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Alliabson Lourenço da Fonseca

PRECIOSO, A. L.. Lavoura Arcaica e o arquétipo da grande mãe. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucélia Santos Fialho

PRECIOSO, A. L.. Reflexos do neobarroco na narrativa de Lavoura Arcaica do escritor Raduan Nassar. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosana de Barros Varela

PRECIOSO, A. L.. Fantástico contemporâneo e imaginário religioso em Pedra canga de Tereza Albues. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Rosinéli Cassini

PRECIOSO, A. L.. A divindade como questãso na concepção de Jesus Cristo: nas narrativas de José Saramago e dos evangelistas Lucas e Mateus do Novo Testamento biblíco. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Sidimara Duarte da Cruz Malavazi

PRECIOSO, A. L.. Literatura e cultura em Mato Grosso: um percurso de análise das narrativas de Santiago Villela Marques e Tereza Albues. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Monica Aparecida Teixeira da Fonseca

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.; Luzia Aparecida Oliva dos Santos. Do mar aos mares de Guilherme Dicke. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Julia Raisa Ximenes Figueiredo

PRECIOSO, A. L.; Rosana Rodrigues da Silva; Luzia Aparecida Oliva dos Santos. Tereza Ablues: o voo da narrativa no eco do Berro do Cordeiro. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda de Oliveira Costa

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; Henrique Roriz Aarestrup Alves. Menino de engenho e Chiquinho entre similitudes e diferenças, a casa como espaço decisivo na formação das personagens. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Kelly Pellizari Blocher

PRECIOSO, A. L.; Henrique Roriz Aarestrup Alves; Luzia Aparecida Oliva dos Santos. Morte, (In) satisfação e erotismo no conto "Segurança" de Teolinda Gersão. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Aline Rodrigues Gatto

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; Henrique Roriz Aarestrup Alves. A morte como elemento de (des) construção no conto "A visita" de Caio Fernando Abreu. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Letícia de Couto Ghisleri

PRECIOSO, A. L.. A condição social da mulher no conto Missa do Galo. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Monnay Alves Torres Simon

PRECIOSO, A. L.. A rainha que suscitou uma rainha. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fernanda de Souza

PRECIOSO, A. L.. A obra Dom Quixote das crianças: um encontro da literatura cômica e a aprendizabem. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Keila Rejane Warmling

PRECIOSO, A. L.. Estudo sobre a relação entre a formação do corpo docente e o ensino ofertado ao curso de Letras na Unemat-Sinop. 2010. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Roberto dos Santos Souza

PRECIOSO, A. L.. A cultura popular na obra "Morte e vida severina" de João Cabral de Melo Neto. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Patrícia Paula Rodrigues Lourenço

PRECIOSO, A. L.. A voz do narrador masculino nas obras "A hora da estrela" e "Um sopro de vida" de Clarice Lispector. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Marcilene Cavalcante da Silva Cervantes

PRECIOSO, A. L.. O amor e o herói na obra "Amor de peridção" de Camilo Castelo Branco. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: CLEUSIANE RESENDE CARPOLINO

PRECIOSO, A. L.. A representação no espaço do conto "Chico" de Érico Veríssimo. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Horácio Pereira da Silva

PRECIOSO, A. L.. Carolina e Conceição: mulheres machadianas?. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Diléia Elcimar de Souza

PRECIOSO, A. L.. O poder da linguagem persuasiva na mídia: reflexão da propaganda de carros em revistas masculinas e femininas. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Carlos Roberto Borges

PRECIOSO, A. L.. Um estudo de caso: a formulação do "obrigado(a)" a noção de erro em Língua Portuguesa. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Antonio Cesar Gomes da Silva

PRECIOSO, A. L.. A leitura e os alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais de Sinop: um mapeamento. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maristela Ribeiro Tormes

PRECIOSO, A. L.. As identidades históricas do gaúcho na obra "O tempo e o vento" de Érico Veríssimo. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tatiane Tirza M

PRECIOSO, A. L.. G. Pedron.Os elementos fantásticos no conto "Berenice" de Edgar Allan Poe. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lindiana de Lourdes de Oliveira

PRECIOSO, A. L.. A representação da mulher na obra "Helena" de Machado de Assis. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jovane Felipetto

PRECIOSO, A. L.. Metáfora crítica: o processo criativo da imagem. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Heidy Elizia Sauer

PRECIOSO, A. L.. A identidade feminina no conto "Blusa vermelha" de Ana Miranda. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucian Machado Novo

PRECIOSO, A. L.. A gênese na narrativa policial na obra de Edgar Allan Poe. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliana Stanguilin da Silva

PRECIOSO, A. L.. Minha terra... tua terra... de Gonçalves Dias a Dom Pedro Casaldáliga. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Juliana Stinglin da Silva

PRECIOSO, A. L.; Marli Walker. : Minha Terra.../Tua Terra ? por Gonçalves Dias e Dom Pedro Casaldáliga.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: VALDEIR PEREIRA

PRECIOSO, A. L.. Póetica de Vinícius de Moraes: a metaforização do feio no belo. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Fabiana Xavier de Azevedo

PRECIOSO, A. L.. A representação do mal no conto "Bertram" da obra "Noite na Taverna" de Álvares de Azevedo.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Maristela Ribeiro Tormes

PRECIOSO, A. L.. As identidades Históricas do Gaúcho na obra "O Tempo e o Vento" de Érico Veríssimo: uma abordagem em "O Continente".. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Tatiane Tirza M

PRECIOSO, A. L.. G. Pedron.Os Elementos Fantástico no Conto "Berenice" de Edgar Allan Poe. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lindiana de Lourdes de Oliveira

PRECIOSO, A. L.. A representação da mulher na obra "Helena" de Machado de Assis. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Jovane Felipetto

PRECIOSO, A. L.. Metáfora poética: o processo criativo da imagem.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Heidy Elizia Sauer

PRECIOSO, A. L.. A identidade feminina no conto "Blusa Vermelha" de Ana Miranda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Lucian Machado Novo

PRECIOSO, A. L.. A gênese na narrativa policial na obra de Edgar Allan Poe.. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Luciane Gomes Paião

PRECIOSO, A. L.. A transformação da mulher em heroína na obra de Rachel de Queiróz "Memorial de Maria Moura". 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Aluno: Carim Eloísa Ferranti

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; SARIAN, M. C.. Escola e sociedade: o desafio de caminharem juntas. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Lisley Aparecida Polles Felix

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; SARIAN, M.C.. Música; uma estratégia de sensibilização à leitura literária. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Samanta Jachetto D'Avila

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; SARIAN, M.C.. O discurso do narrador como articulador de ideologias. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Priscila Patrícia Pugina

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; SARIAN, M. C.. Interação e comunicação: uma maneira de motivar o aluno no aprendizado de l.e.. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Ana Paula Reginaldo

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; ALEIXO, O. C. M.. Ensino de língua inglesa: professores em transformação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Maria Elisabeth Victtorelli

PRECIOSO, A. L.; ALEIXO, O. C. M.; SOBREIRA, R. S.. Preconceito lingüístico no processo ensino-aprendizagem da língua portuguesa. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Reinaldo Marques de Souza

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; ALEIXO, O. C. M.. O índio: literatura e história. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Ademir Antonio Minani

PRECIOSO, A. L.; SOBREIRA, R. S.; ALEIXO, O. C. M.. A implantação da língua espanhola na rede oficial brasileira de ensino. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Alline de Paula Nunes

PRECIOSO, A. L.. A desvalorização do ser humano fixado no nível zoomórfico em. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Gisele Amati Canevarollo

PRECIOSO, A. L.. Crença a respeito do ensino de língua inglesa via internet. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Marco Antonio Rodriguez

PRECIOSO, A. L.. Produção de textos orais e escritos: uma proposta para o tratamento da língua portuguesa na escola. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Priscila Perpetua Rodrigues

PRECIOSO, A. L.. A imagem da morte na poética de Manuel Bandeira. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Grasiela Souza Mendes

PRECIOSO, A. L.. A importância do uso do computador na educação. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Ana Maria de Almeida Lima

PRECIOSO, A. L.; SARIAN, M. C.; CINTRA, M. R.. Professor: motivador da produção textual. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Eliana Lourdes de Melo SILVA

PRECIOSO, A. L.; SARIAN, M.C.; CINTRA, M. R.. O papel da leitura na educação como instrumento para a formação do aluno leitor no ensino fundamental. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Sônia Soares BAILÃO

PRECIOSO, A. L.; SARIAN, M.C.; CINTRA, M. R.. Adequação vocabular / diversidade cultural: interpretação e uso da linguagem. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

Aluno: Talita Adriana FONSECA

PRECIOSO, A. L.; SARIAN, M.C.; CINTRA, M. R.. Letramento no contexto escolar. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali.

PRECIOSO, ADRIANA LINS; Henrique Roriz Aarestrup Alves; SILVA, R. R.. banca avaliadora no Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos do Edital 022/2023. 2023. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.. Bancas de Seleção do Processo Seletivo de Discentes Regulares, Turma 2024/1 (Turma 8/2) do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Letras,. 2023. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, ADRIANA; MELLO, A. R. C.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. Comissão Nacional de avaliadores do Exame Nacional de Acesso ao PROFLETRAS. 2021. Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

PRECIOSO, ADRIANA LINS; Henrique Roriz Aarestrup Alves; Rosana Rodrigues da Silva. Processo Seletivo Simplificado de Provas e Títulos para Contratação Temporária de Professor de Ensino Superior. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, ADRIANA LINS; MANTOVANI, A. A.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho; Henrique Roriz Aarestrup Alves; SILVA, R. R.. Bancas de Seleção do Processo Seletivo de Discentes Regulares, Turma 2021/2 (Turma 6). 2021.

PRECIOSO, ADRIANA LINS. Semana Acadêmica de Pesquisa e Inovação. 2021. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, ADRIANA LINS. Comissão Técnico-Científica que avaliou os trabalhos apresentados no XVIII COLÓQUIO NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS E II CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, LINGUAGEM E TERRITORIALIDADE r. 2020. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; SILVA, R. R.; MANTOVANI, A. A.. Composição de Banca Examinadora Edital de Seletivo 044.2019. 2019. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; FREYTAG, R. S.; SOUZA NETO, J.. Banca Examinadora do Processo Seletivo n. 001/2018. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; MANTOVANI, A. A.; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho. Comissão de Bolsas do Curso do Profletras. 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.. Processo Seletivo de bolsistas de mestrado e iniciação científica para o Projeto "Escola verde: política e formação em educação ambiental". 2018. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; SILVA, R. R.. Banca Examinadora para a seleção de docentes temporários. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

JUSTINA, T. D.; MACEDO, M. C. R.;PRECIOSO, A. L.. Banca Examinadora do Processo Seletivo para contratação de Agente Universitário / Transcritor/ Acompanhante de Sinop. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; ALVES, H. R. A.; SILVA, R. R.. Banca de Seleção de Processo Seletivo do Mestrado - PPGLETRAS. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.. Banca de Seleção do Processo do Mestrado em Letras/2017 Edital 02/2017. 2017. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.; OLIVEIRA, T. P.; SANTOS, L. A. O.. Banca Avaliadora no Processo Seletivo de Provas e Títulos para Contratação Temporária de Professor da Educação Superior. 2015. Universidade do Estado de Mato Grosso.

PRECIOSO, A. L.. Avaliador do ENEM 2014. 2014. Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Event.

PRECIOSO, A. L.. Banca Examinadora do Teste Seletivo de Provas e títulos para Contratação temporária de professor de Educação Superior. 2008. Universidade do Estado de Mato Grosso.

Orientou

QUELI CRISTINA REZENDE MACEDO

Ensino de Literatura Afro-brasileira nas Escolas Públicas de Ensino Fundamental; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Ana Lúcia Ponciano Ribeiro

ANCESTRALIDADE E RESISTÊNCIA INDÍGENA FEMININA PRESENTES NA OBRA DE ALMAS E ÁGUAS KUNHÃS, DE MÁRCIA WAYNA KAMBEBA; Início: 2024; Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Ednaldo Saran

Reflexões sobre etarismo e a obra Dona de Luciene Carvalho; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

GABRIEL BURIOLLA PEREZ

LITERATURA E CINEMA: UM ESTUDO COMPARATIVO DO ROMANCE ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA, DE JOSÉ SARAMAGO, E SUA ADAPTAÇÃO CINEMATOGRÁFICA; Início: 2023; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Katia Aparecida Pimentel

A PULSÃO DA ERRÂNCIA: O NOMADISMO NA OBRA DE TEREZA ALBUES; Início: 2024; Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Coorientador);

Lorrayne da Silva Inácio

O MITO DE HADES E PERSÉFONE E A REINTERPRETAÇÃO COMTEMPORÂNEA; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Evelin Vieira Lima

BELEZA ENCANTADA: PUBLICIDADE, MITOS E O PAPEL DA MULHER NO IMAGINÁRIO CONTEMPORÂNIO; Início: 2025; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Juliana Martins Ribeiro da Silva

Ancestralidade em cores na obra A boca da noite: histórias que moram em mim (2023) de Cristino Wapichana e ilustrações de Graça Lima; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

AMANDA CRISTINA DOS SANTOS ALVES DA SILVA

Cores e formas: uma leitura das ilustrações da obra Da minha janela (2020) de Otávio Júnior; Início: 2025; Iniciação científica (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; (Orientador);

Maria Célia Neves Vansovski

CONTOS EM BOOK TRAILER: UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZAGEM COM ESTUDANTES DO 9º ANO NA CIDADE DE ALTA FLORESTA/MT; 2025; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luana Grassi da Silva

A ESCRITA FEMININA E A VISÃO DAS FRATURAS DO TEMPO EM JARDIM DE OSSOS DE MARLI WALKER; 2025; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Igor Marangon

?PUNITA WIKA: A poética de resistência na obra Ay Kakyri Tama: Eu Moro Na Cidade, de Márcia Kambeba?; 2024; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Bruna Sousa dos Santos

?A DICOTOMIA DO ARQUÉTIPO DE HERÓI: O PERSONAGEM LUNGA NA OBRA CINEMATOGRÁFICA BACURAU?; ; 2024; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Andreia Paula Brasil

Saberes e Sabores da Literatura em Mato Grosso: A poesia em foco; 2024; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Ana Maria Onofre Santos

TRAUMA E MEMÓRIA NOS CONTOS O FURO DO MAMÃO; POR ONDE ANDARÁS? E O RAPTO DE CORA MARA, DE TEREZA ALBUES; 2023; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Marcilene Cavalcante da Silva Cervantes

VOZES DO FEMININO NO POEMA-CANÇÃO DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA; 2023; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, PAIQ FAESP; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Walason Silva Carneiro

OS MEANDROS DA BELEZA E DA FEIURA: dos primórdios da Grécia Antiga até a Contemporaneidade na obra Nojo, de Divanize Carbonieri; 2023; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

[Nome removido após solicitação do usuário]

CONFLUÊNCIA ENTRE AS ARTES: natureza, cultura e mito em Pedro Casaldáliga e Mari Bueno; 2022; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Solange Correia de Lima

A construção do múltiplo feminino em Não presta pra nada de Marta Cocco; 2022; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sandra Maria Alves de Souza

LITERATURA FANTÁSTICA CONTEMPORÂNEA: os insólitos corpos na obra Contos estranhos de Eduardo Mahon; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Giselli Liliani Martins

TENDÊNCIAS DO FANTÁSTICO EM AZUL DE FEVEREIRO, DE EDUARDO MAHON: Configurações do duplo e as relações de consumo; 2021; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Camilla Guedes Tiburcio Pazim

O Insólito como Representação do Exílio, da Solidão e da Crise de Identidade em Doze Contos Peregrinos, de Gabriel García Márquez; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Katia Aparecida Pimentel

O Plural na Identidade Feminina em Buquê de Línguas de Tereza Albues; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Renata de Melo Souza

ENTRE AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE CURRÍCULO E A PRÁTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: a (in)visibilidade da Literatura,; 2020; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sonaira Teixeira

Representação identitária e Mito da terra em Daniel Munduruku; 2019; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Daniela Fidelis de Moura Przyvitoski

NAS MARGENS DO VIDEOCLIPE: A BUSCA TEMÁTICA NO TEXTO MULTIMODAL; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Bruno Borguetti Lara

CRISE DE CIVILIZAÇÃO EM ?O MENINO E O MUNDO?, DE ALÊ ABREU, E ?VIDAS SECAS?, DE GRACILIANO RAMOS; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Lany Link Bezerra Moura

Eneida, de Virgílio e "Roma Amazônica" de Santiago Villela Marques: convergências e divergências a partir do conceito de entre-lugar literário; 2018; Dissertação (Mestrado em PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Rozani Beatriz Tozzi

LETRAMENTO LITERÁRIO: O gênero Crônica como suporte para promover experiências significativas de ensino-aprendizagem da Literatura com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental; 2018; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Reizivaldo Pereira de Lima

Narrativas orais: coleta, reescrita e contação de causos; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lins Precioso;

MARIA REGINA MAIA OLIVEIRA SILVA

Rádio comunitária, os saberes culturias de Itaituba textualizados na fala e na escrita a partir da narrativa oral; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Juliane Lewinski Maculan

Multimodalidade na propaganda: da análise discursiva de textos publicitários à produção de curta-metragem; 2016; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, ; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sidnei Alves da Rocha

A magia da palavra nas histórias orais e escritas: uma proposta de fruição literária; ; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Elisangela Dias Saboia

Propagandas e campanhas publicitárias em cartazes: uma proposta de leitura e produção textual; ; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Rita de Cássia de Araújo Silva

Letramento Literáriio: construir o gosto pela literatura e escrita a partir de textos poéticos com auxílio das redes sociais; ; 2015; Dissertação (Mestrado em PROFLETRAS) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Joseane Silva Pinto

Formando leitores criando críticos por meio do texto literário; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Monnay Alves Torres Simon

O uso de ferramentas online na educação: blogs e sites; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Catichilene Gomes de Sousa

Chapeuzinho vermelho: uma prática de ensino através do cinema; 2012; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Marcilene Cavalcante da Silva Cervantes

AS VÁRIAS FACES DO FEMININO: NAS CANÇÕES DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Lediane Manfé de Souza

UMA LEITURA DE ABRIL DESPEDAÇADO: REFLEXÕES SOBRE O TRÁGICO; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Aline Cardoso Mota de Assis

O CORPO FEMININO EM NOJO DE DIVANIZE CARBONIERI E O FILME DA BARBIE DE GRETA GERWIG; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maria Lúcia Pires Carneiro Umbelino

AA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM AS COISAS CANSADAS DAS MESMAS COISAS (2021), DE MARTA COCCO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maria Lúcia Pires Carneiro Umbelino

A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO EM AS COISAS CANSADAS DAS MESMAS COISAS (2021), DE MARTA COCCO; 2024; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Ana Beatriz de Carvalho Bazzo

O USO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA DURANTE OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL II,; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Igor Marangon

Quasímodo e Gullar: a poesia de resistência no fascismo italiano e na ditatura militar brasileira; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Ingridy Tainara Macedo da Costa

LITERATURA INDÍGENA E LETRAMENTO LITERÁRIO EM SALA DE AULA: uma proposta de trabalho; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Neurielly Ferreira Dias

A mitologia grega e Percy Jackson e o Ladrão de Raios como proposta de letramento literário em sala de aula: uma experiência na residência pedagógica; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

GABRIEL BURIOLLA PEREZ

CORES, SÍMBOLOS E MITOS EM MÃE! DE DARREN ARONOFSKY; 2022; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Rosilda Vaz de Souza

LITERATURA ESCRITA POR MULHERES: facetas do feminino em quatro poetisas de Mato Grosso; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luana Grassi da Silva

A ÁGUA COMO ELEMENTO SIMBÓLICO NO CONTO CHUVA BENTA DE MARTA COCCO; 2021; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Kátia Karolina de Almeida

ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PANDEMIA DE 2020; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Beatriz Valdeviezo Boffo

O CIVILIZADO NO SELVAGEM (2013): MARCAS DO PÓS-MODERNISMO NA POÉTICA DE SANTIAGO VILLELA MARQUES; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

ALINE BORGES RODRIGUES DOS SANTOS

Experiências de sucesso no uso do teatro como ferramenta metodológica: teatro na educação básica ? perspectivas e possibilidades; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Kátia Karolina de Almeida

ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA NA INFÂNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

TANIA MARIA GUIMARÃES DE A

RAMOS; O REINO E O ANTI-REINO; MAGNIFICAT, CANTO DA LIBERTAÇÃO: CONSIDERAÇÕES SOBRE A TRANSCULTURAÇÃO NA ARTE MURALISTA DE CEREZO BARREDO NA PRELAZIA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Bruna Aparecida Morais Andrade

MARIA DISCÍPULA MISSIONÁRIA: AS VIRGENS NEGRAS NAS OBRAS DE MARI BUENO; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Dayane Michelle Gomes Epifanio

Mimeses e catarse na obra fílmica "Escritores da Liberdade"; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Helder Alberto Nascimento

Disney e as releituras: o caso da Pequena Sereia de Andersen; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maria Andréia Fávaro

Símbolos da sedução em Águas de encantação de Marli Walker; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Joana Darc de Lima Freitas

As contribuições das metáforas existentes no mangá japonês no contexto escola, como forma de auxiliar no aprendizado; 2016; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Juliane Nascimento Oliveira

Aurélia: uma mulher à frente de seu tempo; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Lany Link Bezerra Moura

Crítica à sociedade de consumo em Gramática Expositiva do Chão de Manoel de Barros; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Thais Mara dos Santos Garcia

A Bela Adormecida no Bosque e as origens de Malévola; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Walason Silva Carneiro

O feio e a fera: a moral e a beleza na reconstrução dos contos de fadas em Shrek; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Thaiza Torres dos Santos

Retomada do mundo das fadas nos contos "Sequência" e "Substância" de João Guimarães Rosa: uma transição do universal para o regional; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Katsue Schorr

Um perfil das princesas na atualidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Dayane Donato Nepomuceno

Mito e publicidade: análise das campanhas publicitáiras da Natura Chronos; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Katsue Schorr

E viveram felizes para sempre: o percurso das princesas nos contos de fadas até a atualidade; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Thaiza Torres dos Santos

Retomada do mundo das fadas nos contos "Sequência" e "Substância" de João Guimarães Rosa: uma transição do universal para o regionalizado; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Isabela Christine Hernandes

Metalinguagem e fantástico no universo de Orlando de Virginia Woolf; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Andressa Maria Fiori

Dom Quixote e Policarpo Quaresma: um estudo comparado; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Francielle Silveira Rodrigues

Análise literária pelo viés do zoomorfismo e multiculturalismo presentes na obra O cortiço de Aluísio de Azevedo; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maysa de Andrade Bossa

Formação do leitor literário no curso de Letras: um perfil dos acadêmicos da UNEMAT/Sinop; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Thiago Augusto Kuhn

A importância dos arquétipos literários infantis para a sociedade contemporânea; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Elizangela Aparecida Costa

A representação da criança na família e na sociedade em A casa da madrinha de Lygia Bojunga; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Jaqueline Maria da Silva Natário

Romance de Guell Arraes: uma abordagem da teoria semiótica; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Edinar Vieira Silva

Meio ambiente, a Literatura infantil como instrumento de conscientização e preservação ambiental; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Vanesa Aparecida de Oliveira

A leitura da imagem em A Bruxinha e o Godofredo de Eva Furnari; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Katia Aparecida Pimentel

Buquê de línguas: multiculturalismo e identidade na narrativa de Tereza Albues; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Anne Heloíse Vargas

A influência dos mitos femininos na publicidade de lingerie: uma análise semiótica; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Dayane Florentino Ferreira

O labirinto das cores do conto de fadas de Guillermo del Toro: o claro e o escuro na obra El Laberinto del fauno; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Pedro Luiz Lucas Filho

A REPRESENTAÇÃO DO MITO NAS PROPAGANDAS DO CIGARRO MARLBORO: um estudo semiótico; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Emilene Aparecida Oliveira da Silva

A MÍTICA PRESENÇA FEMININA NAS LENDAS ARTURIANAS: Uma análise da personagem Morgana em As Brumas de Avalon; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sínthia Gardeny Mendes Pereira Ricardi

PINTURAS E ESCULTURAS: manifestações históricas e socioculturais em Sorriso/MT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sínthia Gardeny Mendes Pereira Ricardi

Pinturas e esculturas: manifestações históricas e socioculturais em Sorriso-MT; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Gleison Luiz dos Santos

O perfil feminino e suas congruências no mito de Eva e Lilith nas obras Iracema de José de Alencar e Jupira de Bernardo Guimarães; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Fernanda Lopes Garcia

Diálogo intersemiótico em Águas de encantação: um mergulho no significado da arte; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Zilma Inês Blanco Gomes

O percurso da personagem Elizabeth no filme "Orgulho e Preconceito": uma abordagem semiótica francesa; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Sinara Dal Magro

Baudolino: do medieval ao pós-moderno; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Catichilene Gomes de Sousa

O processo de transmutação do herói literário ao fílmico em Abril Despedaçado; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Dayana da Silva Rhoden

A moça tecelã: o tecer e destecer da mulher contemporânea; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Keire Hiane dos Santos Andrade

O poder da moda na construção da identidade feminina em O diabo veste Prada; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Marina Kione Schmidt

O mito judaico-cristão nos contos: O evangelho segundo Marcos de Jorge Luis Borges e Via Crucis de Clarice Lispector; 2010; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Jacinaila Lourina Ferreira

O resgate do mito pelas propagandas da perfumaria; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

João Mercides Castilho

A configuração do homem pós-moderno em "O silêncio"de Ingmar Bergman; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Grasiela Veloso dos Santos

O processo de criação poética nos contos; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Lucilene da Silva

A retomada da mitologia pelas propagandas da Nívea; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Paulo Marcelo Santos

Do texto à tela: Convergências e divergências em O nome da Rosa de Umberto Eco; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luciane Beserra

A morte como destino nos contos: "Venha ver o pôr do sol" de Lygia Fagundes Telles e "O barril amontilado" de Edgar Allan Poe; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Lincoln Alves

Tecendo real e ficção na obra:; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

VALDEIR PEREIRA

Poética de Vinícius de Moraes: a metaforização do feio no belo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Fabiana Xavier de Azevedo

A representação do mal no conto "Bertram"da obra "Noite na taverna"de Álvares de Azevedo; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

VALDEIR PEREIRA

Poética de Vinícius de Moraes: A metaforização de feio no belo; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Melissa Ferreira Gil Nogarol

A estrutura narrativa do conto; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Patrícia Carla Gomes

O mito do amor em Guimarães Rosa; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Alline Paula de Nunes

A desvalorização do ser humano fixado no nível zoomórfico em "O Cortiço" de Aluísio Azevedo; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Grasiela Souza Mendes

A importância do uso do computador na educação; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Reinaldo Marques de Souza

O índio: literatura e história; 2005; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Cristian Sheila de Freitas Hirata

Visão: sedução e manipulação pela imagem; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Estela Maris Domingos Rosato

Como incentivar o hábito da leitura; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Gleici Batista Firmino

Considerações sobre as estruturas psicopedagógicas dos contos de fadas; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Isa Maris Domingos

O mundo mágico da literatura infantil; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Janaina Carla de Assis

Comparação temática entre: Fernando Pessoa e seu heterônimo Álvaro de Campos; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luziane Frezarin

um mundo de imagnes para ler: comunicação não-verbail e artes visuais; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maria Inês Leite Benatti

O barroco e o modernismo na poesia de Carlos Drummond de Andrade; 2004; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras) - Faculdade Ernesto Riscali; Orientador: Adriana Lins Precioso;

MARIA CAROLINA BARBOSA CARDOSO

Por dentro dos gêneros textuais com a obra Escrituras Animais de Marta Cocco; 2023; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Maria Carolina Barbosa Cardoso

; A garota da capa vermelha? e o processo de atualização paródica do clássico Chapeuzinho Vermelho; 2022; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luana Grassi da Silva

Feminino e simbólico em ?Não presta pra nada? de Marta Cocco; 2020; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luana Grassi da Silva

A representação da mulher em ?Chuva benta? de Marta Cocco; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Português e Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Luana Grassi da Silva

Artes e memes: possibilidades de leitura; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Beatriz Valdeviezo Boffo

Letramento literário e poesia: possibilidades; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Bruna Aparecida Morais Andrade

): Maria Discípula: o mito feminino e os traços culturais na arte de Mari Bueno; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Beatriz Valdeviezo Boffo

Mito e imaginário: o elemento mítico na poesia de Santiago Villela Marques; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

Imagens, lendas e identidade na obra Conferência no Cerrado de Durval de França de Cristina Campos; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

O Mito Judaico-Cristão nos Painéis da Catedral de Sinop: Simbologia e Cores na Arte de Mari Bueno; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

O mito judaico-cristão nos painéis da Catedral de Sinop: simbologia e cores na arte de Mari Bueno; 2016; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Inglês) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

CONVERGÊNCIA DA CEIA: RELAÇÕES ENTRE BARREDO E LEONARDO DA VINCI; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Bruna Aparecida Morais Andrade

Transculturação e Letramento nos Murais da Catedral: o sagrado em uma perspectiva contemporânea por Mari Bueno; ; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Tania Maria Guimarães de Almeida Ramos

Mitos gregos: uma proposta de letramento literário; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Thais Mara dos Santos Garcia

A Bela Adormecida e sua atualização em Malévola: uma proposta de letramento; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Iouchabel Sarratchara de Fátima Falcão

Traços multiculturais em Ricardo Guilherme Dicke; 2012; Iniciação Científica; (Graduando em Letras) - Universidade do Estado de Mato Grosso; Orientador: Adriana Lins Precioso;

Produções bibliográficas

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; CERVANTES, M. C. S. . As dores da maternidade ferida em canções de Chico Buarque. CERRADOS , v. 34, p. 174-183, 2025.

  • PRECIOSO, ADRIANA ; MARANGON, I. . LITERATURA INDÍGENA E TEORIA LITERÁRIA: A ANÁLISE DE UMA VOZ-PRÁXIS MILITANTE. CONTEXTO - REVISTA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS , v. 1, p. 13, 2024.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; FARIA, HELENICE JOVIANO ROQUE DE . Literatura negra produzida em Mato Grosso e a educação literária:. REVISTA EVENTOS PEDAGÓGICOS , v. 14, p. 345-358, 2023.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; MANTOVANI, A. A. ; FONSECA, M. A. T. . A FRAGMENTAÇÃO DA VIDA EM CERIMÔNIAS DO SERTÃO, DE RICARDO GUILHERME DICKE. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 16, p. 89-102, 2023.

  • BRASIL, ANDREIA PAULA ; PRECIOSO, ADRIANA LINS . LETRAMENTO LITERÁRIO E A LITERATURA PRODUZIDA EM MATO GROSSO: experiências em salas de aulas dos 5º e 6º anos do Ensino Fundamental. REVISTA DE EDUCAÇÃO DO VALE DO ARINOS - RELVA , v. 10, p. 19-32, 2023.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ARAUJO JUNIOR, J. S. . RELAÇÕES INTERARTES: POESIA E PINTURA EM MATO GROSSO. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 15, p. 311-327, 2022.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; SANTOS, B. S. . A PRIMEIRA SÓ: A LITERATURA COMO POSSIBILIDADE DE LEITURA DE MUNDO. SCRIPTA ALUMNI , v. 25, p. 82-93, 2022.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; SANTOS, A. M. O. . SALTO PSICOLÓGICO´: ANÈLISE DA EPIFANIA NOS CONTOS AMOR E CENA EM SUSTENIDO. REVISTA MOINHOS , v. 12, p. 60-72, 2022.

  • PRECIOSO, ADRIANA ; LARA, B. B. . O SAGRADO E O PROFANO NA OBRA A RELÍQUIA, DE EÇA DE QUEIRÓS. 1 , v. 8, p. 61-86, 2021.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; MARTINS, G. L. . MULHER ? AMADURECEU JOGAMOS FORA? ? UM CONVITE À LEITURA DA OBRA DONA DE LUCIENE CARVALHO. REVISTA PANORÂMICA , v. 3, p. 41-57, 2021.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; TEIXEIRA, S. . Reflexões sobre a figura do indígena: da europeização na literatura índio-brasileira à autoimagem na literatura contemporânea. CERRADOS , v. 55, p. 20-47, 2021.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; SOUZA, S. M. S. . AS MARIAS: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER CONTEMPORÂNEA NO CONTO DE CONCEIÇÃO EVARISTO E MARTA HELENA COCCO. INVENTÁRIO (UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. ONLINE) , v. 1, p. 228-241, 2021.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; BOFFO, B. V. . O CIVILIZADO NO SELVAGEM: MARCAS DO PÓS-MODERNISMO NA POESIA DE SANTIAGO VILLELA MARQUES. Revista Mosaico , v. 19, p. 179-209, 2020.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; TEIXEIRA, S. . Catando piolhos, Contando histórias(2006), de Daniel Munduruku: literatura e cultura indígenas através de ilustrações. 1 , v. 3, p. 43-56, 2019.

  • PRECIOSO, ADRIANA . UM PASSEIO PELA ESTRUTURA LABIRÍNTICA DE LE CITTÀ INVISIBILI DE ITALO CALVINO. Téssera , v. 2, p. 17-29, 2019.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; LARA, B. B. . O percurso dos heróis em Vidas secas, de Graciliano Ramos, e O menino e o mundo, de Alê Abreu: prenúncio e confirmação da crise civilizatória. INVESTIGAÇÕES (ONLINE) , v. 32, p. 125-154, 2019.

  • PRECIOSO, A. L. ; LARA, B. B. . PERTENCIMENTO, PROGRESSO E MODERNIDADE EM SINOP, MATO GROSSO: REFLEXÕES A PARTIR DO RELATO DE UM MORADOR ANTIGO E DE UMA PROPAGANDA DO GRUPO SINOP. HUMANIDADES & INOVAÇÃO , v. 5, p. 127, 2018.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; CASTRO, D. P. . FAZERES POÉTICOS EM MANOEL DE BARROS E PEDRO CASALDÁLIGA. REVISTA DE LETRAS NORTE@MENTOS , v. 11, p. 74-91, 2018.

  • PRECIOSO, A. L. ; RIBEIRO, J. ; MARCHESAN, M. . A RESISTÊNCIA FEMININA PÓS-MODERNA EM ?A REBELIÃO DE MAGNÓLIA?, DE TEREZA ALBUES. POLIFONIA: ESTUDOS DA LINGUAGEM , v. 25, p. 22-37, 2018.

  • PRECIOSO, A. L. . Tradição e História: os fios que tecem as cidadesde Italo Calvino e Ferreira Gullar. Revista Olho d'água , v. 10, p. 112-130, 2018.

  • PRECIOSO, A. L. ; CASTRO, D. P. . A POESIA DE SÃO FRANCISCO E A PINTURA DE GIOTTO DI BONDONNE: TRAÇOS DE CONFLUÊNCIA ESTÉTICA NA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE MATO GROSSO. 1 , v. 2, p. 5-22, 2018.

  • PRECIOSO, A. L. ; FARIA, D. A. . ?UM DIA DE CÃO? DE CHICO BUARQUE: REFLEXÕES SOBRE O TEATRO INFANTIL EM TEMPOS DE DITADURA. Revista de Letras Norte@mentos , v. 9, p. 133-149, 2016.

  • PRECIOSO, A. L. ; SILVA, R. R. . Avanços e processos do ensino de literatura: práticas interventivas do Profletras. Revista Cerrados (Brasília. Online) , v. 25, p. 267-282, 2016.

  • PRECIOSO, A. L. ; SANTOS, L. I. S. ; MELO, A. M. . INTEGRANDO SABERES TEÓRICO-PRÁTICOS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS NO TRABALHO INTERDISCIPLINAR NO CURSO DE LETRAS. The Especialist , v. 36, p. 43-95, 2015.

  • PRECIOSO, A. L. ; FALCAO, I. S. F. . A CONSTRUÇÃO SIMBÓLICA COMO RECURSO NARRATIVO DE REPRESENTAÇÃO EM ?O VELHO MOÇO?, DE R. G. DICKE. Revista de Letras Norte@mentos , v. 8, p. 100-116, 2015.

  • PRECIOSO, A. L. ; FALCAO, I. S. F. . Ricardo Guilherme Dicke e o processo de transculturação na literatura. Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea , v. 44, p. 125-143, 2014.

  • PRECIOSO, A. L. ; Catichilene Gomes de Sousa . O CINEMA SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. Revista de Letras Norte@mentos , v. 5, p. 1-12, 2012.

  • Catichilene Gomes de Sousa ; PRECIOSO, A. L. . O processo da transmutação do herói literário ao fílmico em Abril Despedaçado. Todas as Musas: Revista de Literatura e das Múltiplas Linguagens da Arte (Online) , v. 02, p. 230-245, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. . O RESGATE LENDÁRIO DA CAVALARIA EM IL CAVALIERE INESISTENTE DE ITALO CALVINO. Revista de Letras Norte@mentos , v. 1, p. 127-134, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. . A VOZ DA RESISTÊNCIA NA POESIA DE DOM PEDRO CASALDÁLIGA. Terra Roxa e Outras Terras , v. 21, p. 51-64, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. ; Luzia Aparecida Oliva dos Santos ; Rosana Rodrigues da Silva . Identidade feminina no espaço multicultural: a voz narrativa de Tereza Albues. Cerrados (UnB. Impresso) , v. 20, p. 25-40, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. ; Luzia Aparecida Oliva dos Santos ; SILVA, R. R. . TEREZA ALBUES E O PAPEL DO TRANSCULTURADOR NO PÓS-MODERNISMO. REVISTA DE LETRAS (UNESP. IMPRESSO) , v. 51, p. 101-118, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. ; Denizalde Jesiel Rodrigues Pereira ; Anézio Martins Santana . CINEMA, DIVERSÃO E ARTE: O PAPEL DO CINECLUBE ZUMBIS. Revista Udesc Virtu@l , v. 2, p. 1-14, 2008.

  • PRECIOSO, A. L. . A HIstória Revisitada: O Espaço da Paródia nas Cidades Inventadas de Ferreira Gullar. Revista Ecos (Cáceres) , v. 6, p. 34-39, 2007.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PINTO, J. A. (Org.) ; SANTOS, L. I. S. (Org.) ; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho (Org.) . POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS IMPLICAÇÕES PARA A ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS - VOLUME 2. 2. ed. Cáceres: Editora Unemat, 2025. v. 2. 238p .

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho (Org.) ; SANTOS, L. I. S. (Org.) ; PINTO, J. A. (Org.) . POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS IMPLICAÇÕES PARA A ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS - VOLUME I. 2. ed. Cáceres: Editora Unemat, 2025. v. 2. 277p .

  • PRECIOSO, A. L. ; FARIA, H. J. R. (Org.) ; SOUZA, G. R. (Org.) ; ALMEIDA, C. A. (Org.) . Nós e os outros : reflexões sobre epistemologias e práticas antirracistas. 1. ed. Sinop: Editora Teles Pires, 2022. v. 1. 276p .

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; RAMOS, M. C. T. (Org.) ; OLIVEIRA, V. L. (Org.) . DOSSIÊ: INCROCI: ITALIA E BRASILE IN DIALOGO - CRUZAMENTOS: ITÁLIA E BRASIL EM DIÁLOGO. 1. ed. Sinop: Revista Norte@mentos, 2018. v. 1. 105p .

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PHILIPPSEN, N.I. (Org.) . Ensino de Gramática em uso e literatura infanto-juvenil: diálogos contemporâneos. 1. ed. Cáceres: Editora da Unemat, 2017. v. 3. 269p .

  • PRECIOSO, A. L. ; ALVES, H. R. A. (Org.) ; SILVA, R. R. (Org.) . Estudos de literatura: diálogos, perspectivas e tendências.. 1. ed. Cáceres-MT: Editora Unemat, 2015. v. 1. 214p .

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; Saran, Ednaldo ; Pimentel, Lariza Aparecida . A figura feminina negra na poesia atual: uma análise dos poemas Voz da pele e clamor, de Luciene Carvalho. Políticas públicas educacionais e as implicações para a área de estudos literários volume 1. 1ed.Cáceres: Editora Unemat, 2025, v. 1, p. 72-99.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ALVES, H. R. A. . Do Monte Parnaso ao Brasil Atual: Uma leitura das ilustrações de A musa corrupta de Santiago Villela Marques. In: Antônio César Gomes da Silva; Cláudia Miranda da Silva Moura Franco; Flávio Penteado de Souza; Helenice Joviano Roque de Faria; Joice Ribeiro da Silva. (Org.). Por uma educação antirracista na educação básica. 1ed.Sinop: Strictus, 2025, v. 1, p. 118-129.

  • PRECIOSO, A. L. ; MARTINS, G. L. ; SOUZA, S. M. S. . ?ESPELHO, ESPELHO MEU?: A CONDIÇÃO CONTEMPORÂNEA DO HOMEM EM AZUL DE FEVEREIRO, DE EDUARDO MAHON. In: CELIOMAR PORFÍRIO RAMOS; ROSINEIA DA SILVA FERREIRA ; MARINEI ALMEIDA; JESUINO ARVELINO PINTO. (Org.). Olhares sobre a literatura produzida em Mato Grosso. 1ed.Cuiabá: EDUFMT Digital, 2024, v. 1, p. 105-124.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . A perspectiva feminina do processo de colonização do norte do Mato Grosso em Coração Madeira (2020), de Marli Walker. In: Danglei de Castro Pereira; João Luis Pereira Ourique; Rosana Cristina Zanelatto Santos. (Org.). Entre Margens e Silêncios. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2024, v. 1, p. 77-98.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PAZIM, C. G. T. . 'Só vim telefonar', de Gabriel García Márquez: marcas da estrutura da violência e do silencimaneto feminino. In: André Rezende Benatti; Rosana Cristina Zanelatto Santos; Wellington Furtado Ramos. (Org.). Sob os signos da violência. 1ed.Campinas: Editora da Unicamp, 2024, v. 1, p. 135-152.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ROQUE-FARIA, H. J. . Protagonistas negras em narrativas infantis e juvenis no Centro-Oeste: uma breve apresentação. In: Anna Maria F. M. da Costa, Fabiano Tadeu Grazioli, Rosemar Eurico Coenga. (Org.). Leitura e Literatura Infantil e Juvenil: (con)fluências. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2022, v. 1, p. 319-338.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; FRANCO, C. M. S. M. ; LIMA, S. C. . O BORDADO: RESSIGNIFICAÇÕES ENTRELAÇADAS EM NÃO PRESTA PRA NADA, DE MARTA COCCO. In: José Flávio da Paz; Néstor Raúl González Gutiérrez. (Org.). Palavras e imagens nas escritas literárias: linguagens, fronteiras e espaços de reflexão. 1ed.Joinville: Clube de Autores Publicações S/A, 2022, v. 1, p. 419-452.

  • PRECIOSO, A. L. ; TEIXEIRA, A. . CONSIDERAÇÕES ACERCA DO LIVRO INFANTIL, DA ILUSTRAÇÃO E DO PROTAGONISMO NEGRO. In: Adriana Lins Precioso; Helenice Joviano Roque. (Org.). Nós e os outros : reflexões sobre epistemologias e práticas antirracistas. 1ed.Sinop: Editora Teles Pires, 2022, v. 1, p. 205-225.

  • PRECIOSO, ADRIANA . 'João e Maria' dos Irmãos Grim em interface com 'A morte da velha bruxa' de Daniel Munduruku: fantasia, fome e psicanálise nos contos maravilhosos. Literatura infantil e juvenil em tempos de reflexão e isolamento: a muitas mãos, como convém aos solidários. 1ed.Cuiabá: Entrelinhas Editora, 2021, v. 1, p. 121-134.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ALVES, H. R. A. . A vez e a voz do vilão: novos exercícios de alteridade. In: Danglei de Castro Pereira, Rosana Cristina Zanelatto Santos. (Org.). A insustentável leveza: literatura e sua análise. 1ed.Brasília: Universidade de Brasília / Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021, v. 1, p. 229-256.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . Revisitando os contos de fadas: o amor sertanejo em Primeiras estórias de João Guimarães Rosa. In: Maria Celeste Tommasello Ramos (Organizadora) ; Adriana Aparecida de Jesus Reis... [et. al.].. (Org.). Considerações sobre o maravilhoso na literatura e seus arredores. 1ed.São José do Rio Preto: UNESP-IBILCE, 2021, v. 1, p. 174-192.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; MARTINS, G. L. . Configurações do duplo em "Sósias", de Santiago Villela Marques. In: Cristinne Leus Tomé; Leandra Inês Seganfredo Santos; Lúcio José Dutra Lord; Jesuíno Arvelino Pinto. (Org.). Panorama dos Estudos Linguísticos e Literários Norte-Mato-Grossenses do Programa de Pós-Graduação de Letras da UNEMAT. 1ed.Campinas-SP: Pontes Editores, 2021, v. 1, p. 449-464.

  • PRECIOSO, A. L. ; ROQUE-FARIA, H. J. . A IMPORTÂNCIA DA BIOGRAFIA NA CONSTRUÇÃO DA REPRESENTATIVIDADE FEMININA NA LITERATURA INFANTIL E JUVENIL. In: Rosemar Eurico Coenga; Fabiano Tadeu Grazioli. (Org.). Leitura e Literatura infantil e juvenil: travessias e atravessamentos. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2020, v. 1, p. 178-191.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PIMENTEL, K. A. . A MULHER E A SEXUALIDADE NOS CONTOS DE TEREZA ALBUES,. In: Carlos Magno Gomes e Ana Leal Cardoso.. (Org.). Leituras culturais: questões de gênero, violência e sexualidades. 1ed.Criação Editora: Aracaju, 2020, v. 1, p. 177-190.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; FARIA, H. J. R. . A formação docente e o ensino de Língua e Literatura: Apontamentos. In: Helenice Joviano Roque de Faria; Célia Zeri de Oliveira; Erika Pessoa Japhyassu Britto. (Org.). Memórias, desenvolvimentos e avanços na educação de jovens e adultos. 1ed.Campinas: Mercado de Letras, 2019, v. 1, p. 205-222.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; LIMA, A. B. . A importância da ilustração na formação do leitor literário. In: Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira; Rosana Rodrigues da Silva; Thiago Alves Valente.. (Org.). LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E ENSINO: PERCURSOS DO PROFLETRAS. 1ed.: , 2019, v. 8, p. 111-121.

  • PRECIOSO, A. L. . O ensino de literatura e a proposta interventiva do PROFLETRAS. In: ALMEIDA, Dalva Martins de; SILVA, Gislene Maria Barral Lima Felipe da; NAKAGOME, Patricia Trindade.. (Org.). O ensino de literatura e a proposta interventiva do PROFLETRAS. 1ed.Araraquara-SP: Letraria, 2018, v. 1, p. 175-183.

  • PRECIOSO, A. L. . Il cavaliere inesistente de Italo Calvino: o percurso de negação na trajetória de herói. In: RAMOS, Maria Celeste Tommasello; MORAIS, Guilherme Augusto Louzada Ferreira; ANDRADE, Cátia Inês Negrão Berlini. (Org.). Considerações sobre o herói em obras da literatura italiana e de outras literaturas. 1ed.São José do Rio Preto: Cultura acadêmica, 2017, v. 1, p. 85-120.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PHILLIPPSEN, N. I. . Olhares contemporâneos: diálogos entre a gramática em uso e a literatura infanto-juvenil. In: PHILIPPSEN, N. I; PRECIOSO, A.L.. (Org.). http://www.unemat.br/reitoria/editora/?link=catalogo_eletronico&ob=19. 1ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2017, v. 3, p. 18-40.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PHILIPPSEN, N.I. . Apresentação. In: PHILIPPSEN, N. I; PRECIOSO, A.L.. (Org.). Ensino de Gramática em uso e literatura infanto-juvenil: diálogos contemporâneos. 1ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2017, v. 3, p. 9-17.

  • ROCHA, S. A. ; PRECIOSO, A. L. . Contação de histórias: a prática de ingresso para o caminho da literatura. In: Leandra Ines Seganfredo Santos;Ruberval Franco Maciel; Solange de Carvalho Fortilli. (Org.). Formação docente e ensino de Língua Portuguesa: resultados e perspectivas do/no Profletras ? Região Centro-Oeste. 1ed.Cáceres: Editora da Unemat, 2017, v. 4, p. 261-268.

  • PRECIOSO, A. L. . A prática de leitura literária no Profletras: relatos das experiências da UNEMAT - Campus de Sinop-MT. In: Danglei de Castro Pereira. (Org.). Nas linhas de Ariadne: literatura e ensino em debate. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2017, v. 1, p. 91-112.

  • ROQUE-FARIA, H. J. ; PRECIOSO, A. L. . As Políticas de Formação Docente em Contexto de Mato Grosso: Pibid e Profletras. In: SÁ, Rubens Lacerda de; SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; MORAES, Elkerlane Martins de Araújo. (Org.). Políticas de Ensino e Aprendizagem: Enfoques nos Objetos e na Formação Docente. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2016, v. 4, p. 35-58.

  • PRECIOSO, A. L. . A arte religiosa da libertação: um diálogo entre os murais de Cerezo Barredo e os poemas de Pedro Casaldáliga. In: Adriana Lins Precioso; Henrique Roriz Aarestrup Alves; Rosana Rodrigues da Silva. (Org.). Estudos de literatura: diálogos, perspectivas e tendências.. 1ed.Cáceres - MT: Editora Unemat, 2015, v. 1, p. 53-65.

  • PRECIOSO, A. L. . Confluência estética: um encontro entre Italo Calvino e João Guimarães Rosa. In: Maria Celeste Tommasello Ramos. (Org.). OLHARES SOBRE ITALO SVEVO E OUTROS AUTORES ITALIANOS DO SÉCULO XX. 1ed.São José do Rio Preto: Editora da Unesp, 2015, v. 1, p. 171-188.

  • PRECIOSO, A. L. ; PINTO, J. S. . Literatura e letramento literário. In: Leandra Inês Seganfredo Santos; Olandina Della Justina; Terezinha Della Justina. (Org.). Linguagens em foco: crenças, discurso e ensino. 1ed.Campinas: Pontes Editores, 2014, v. , p. 151-166.

  • PRECIOSO, A. L. ; Catichilene Gomes de Sousa . A garota da capa vermelha: paródia e tradição na versão cinematográfica da Chapeuzinho vermelho. In: Leandra Inês Seganfredo Santos; Olandina Della Justina; Terezinha Della Justina. (Org.). Linguagens em foco: crenças, discurso e ensino. 1ed.Campiinas: Pontes Editores, 2014, v. , p. 167-182.

  • PRECIOSO, A. L. . O realismo mágico em O visconde partido ao meio. In: Karin Volobuef; Norma Wimmer; Roxana Guadalupe Herrera Alvarez. (Org.). Vertentes do Fantástico na Literatura. 1ed.São Paulo: Annablume, 2012, v. , p. 39-66.

  • PRECIOSO, A. L. . O fascínio da água em. In: Luzia Aparecida Oliva dos Santos. (Org.). Tópicos de leitura: literatura e contexto. 1ed.Cuiabá: Tanta Tinta, 2011, v. 1, p. 47-59.

  • PRECIOSO, A. L. . Configurações do Corpo em Pedras de Calcutá de Caio Fernando Abreu. In: Marieta Prata de Lima Dias; Helenice Joviano Roque-Faria. (Org.). Cultura e Identidade: Discursos II. 1ed.São Paulo: Esnino Profissional, 2009, v. II, p. 237-252.

  • PRECIOSO, A. L. . Diante dos Espelhos: Identidade Poética de Machado de Assis e Guimarães Rosa. In: Marieta Prata de Lima Dias; Helenice Joviano Roque-Faria. (Org.). Cultura e IIdentidade: Discursos. 1ed.Cáceres: Editora Unemat, 2007, v. 01, p. 256-275.

  • PRECIOSO, A. L. . O Mito do Labirinto e o Percurso até a Cidade Moderna. In: RAMOS, Celeste. (Org.). Mitos: Perspectivas e Representações. 1ed.Campinas: Alínea, 2005, v. 1, p. 75-83.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . Um convite: leia literatura!. Associação Aquarela Brasil - Informativo, Sinop, p. 4 - 4, 13 nov. 2018.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE. In: VI Congresso Latinoamericano de Formação de Professores de Línguas, 2017, Londrina. Blucher Education Proceedings. São Paulo: Editora Blucher, 2016. v. 2. p. 16-36.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . PROJETOS DE LITERATURA INFANTIL: RELATOS DO PIBID-INTERDISCIPLINAR EM SINOP, MATO GROSSO. In: V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil, 2017, Presidente Prudente. (Trans) formação de leitores: travessias e travessuras - V Congresso Internacional de Literatura Infantil e Juvenil. Presidente Prudente: Ninfa Brisa ? Assessoria em Educação LTDA - ME, 2017. v. 5. p. 1646-1658.

  • PRECIOSO, A. L. . CONFLUÊNCIAS ESTÉTICAS E MITOLÓGICAS NA ARTE SACRA: A POESIA DE SÃO FRANCISCO E A PINTURA DE GIOTTO DI BONDONNE. In: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Formação do Profissional de Letras: convergências teórico-metodológicas, 2017, Sinop. Formação do Profissional de Letras: convergências teórico-metodológicas. Sinop: Editora da Unemat, 2017. v. 4. p. 289-296.

  • PRECIOSO, A. L. ; ANDRADE, B. A. M. . Transculturação e letramento nos murais da Catedral: o sagrado em uma perspectiva contemporânea por Mari Bueno. In: XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL - A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino, 2016, Sinop-MT. XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL - A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino. Sinop-MT: Editora da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, 2015. v. 5. p. 412-417.

  • PRECIOSO, A. L. ; RAMOS, T. M. G. A. . Convergência da ceia: relações entre Barredo e Leonardo da Vinci. In: XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: CONAELL - A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino, 2015, Sinop-MT. XIII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: CONAELL - A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino. Sinop: Editora da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, 2015. v. 5. p. 126-130.

  • PRECIOSO, A. L. . QUEM MUITO OLHA A LUA FICA LOUCO: IMAGENS DE MATO GROSSO NA CONSTRUÇÃO POÉTICA DE ACLYSE DE MATTOS. In: I ENCONTRO INTERNACIONAL E VII ENCONTRO NACIONALDO GRUPO DE ESTUDOS DE LINGUAGEM DO CENTRO-OESTE GELCO -ESTUDOS DA LINGUAGEM NO CENTRO-OESTE EM PERSPECTIVA DE INTERNALIZAÇÃO, 2014, Cidade de Goiás - GO. ESTUDOS DA LINGUAGEM NO CENTRO-OESTE EM PERSPECTIVA DE INTERNALIZAÇÃO. Cidade de Goiás - GO: Instituição UEG, 2014. v. 1. p. 526-534.

  • PRECIOSO, A. L. . Poesia e Pintura produzidas em Mato Grosso: Marcas identitárias da transculturação. In: XII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - Multiletramentos: educação, linguagem e sociedade, 2014, Sinop-NT. XII CONAELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - Multiletramentos: educação, linguagem e sociedade. Cáceres-MT: Editora da Unemat, 2014. v. 2. p. 222-231.

  • PRECIOSO, A. L. . REPRESENTAÇÕES DO MITO JUDAICO-CRISTÃO EM MURAIS DA LIBERTAÇÃO DE CEREZO BARREDO E DOM PEDRO CASALDÁLIGA. In: III COLÓQUIO ?VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA?, 2013, Assis-SP. Anais do III COLÓQUIO ?VERTENTES DO FANTÁSTICO NA LITERATURA?, 2013.

  • PRECIOSO, A. L. . O RUMO DAS ÁGUAS: O RIO DE ROSA E O MAR DE DICKE. In: XII Congresso Internacional da ABRALIC, 2011, Curitiba. Anais do congresso: XII Congresso da ABRALIC ? Curitiba-PR, 2011, 2011.

  • PRECIOSO, A. L. . A PARÓDIA DO MITO DO LABIRINTO EM ?A CASA DE ASTÉRION? DE JORGE LUIS BORGES. In: II Colóquio ?Vertentes do Fantástico na Literatura?, 2011, São José do Rio Preto. Anais do II Colóquio Vertentes do fantástico na Literatura. São José do Rio Preto: UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2011. p. 17-23.

  • PRECIOSO, A. L. . A gata borralheira do sertão: Uma leitura do conto. In: I Colóquio Vertentes do fantástico na literatura, 2009, Araraquara. Anais do I Colóquio Vertentes do fantástico na Literatura. Araraquara: Laboratório Editorial, 2009. p. 184-203.

  • PRECIOSO, A. L. . Sertão e cidade: convergências poéticas em Primeiras estórias. In: XI Congresso Internacional da ABRALIC: Tessituras, interações, convergências, 2008, São Paulo. Anais do XI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada. São Paulo: ABRALIC, 2008, e-book, 2008.

  • PRECIOSO, A. L. . ?O encontro poético em Primeiras Estórias de Guimarães Rosa e Outras Estórias de Pedro Bial?. In: XI Encontro Regional da ABRALIC, 2007, São Paulo. Anais do XI Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada, 2007: São Paulo, SP - Literatura, Artes, Saberes / Sandra Nitrini... et al. - São Paulo: ABRALIC, 2007. e-book.. São Paulo: Abralic, 2007.

  • PRECIOSO, A. L. . Tradição e Modernidade: os fios que entrelaçam Le città invisibili de Italo Calvino. In: X Congresso de Professores de Italiano - IV Encontro Internacional de Italianística, 2003, Florianópolis. Ibilce- Unesp - Rio Preto, 2003. p. 296-302.

  • PRECIOSO, A. L. . Uma leitura semiótica das cidades de Italo Calvino. In: 50o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo- Gel, 2002, São Paulo. 50o Seminário do Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo, 2002.

  • RAMOS, T. M. G. A. ; PRECIOSO, ADRIANA LINS . IMAGENS, LENDAS E IDENTIDADE NA OBRA CONFERÊNCIA NO CERRADO DE DURVAL DE FRANÇA E CRISTINA CAMPOS. In: XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017, Sinop. Caderno de Resumos do XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Materialidade da linguagem e escrita criativa. Sinop: Editora da Unemat, 2017. v. 5. p. 52-52.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . REPRESENTAÇÕES DO ÍNDIO NA OBRA VERSOS ADVERSOS: ANTOLOGIA DE PEDRO CASALDÁLIGA. In: XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2017, Sinop. Caderno de Resumos do XV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Materialidade da linguagem e escrita criativa. Sinop: Editora da Unemat, 2017. v. 5. p. 58-58.

  • ANDRADE, B. A. M. ; PRECIOSO, A. L. . TRANSCULTURAÇÃO E LETRAMENTO NOS MURAIS DA CATEDRAL DE SINOP: UMA LEITURA POSSÍVEL DO SAGRADO POR MARI BUENO. In: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Sinop. XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Caderno de Resumos. Sinop: Câmpus Universitário de Sinop, 2016. p. 54-54.

  • PRECIOSO, A. L. . Confluências estéticas e mitológicas na Arte Sacra: a poesia de São Francisco e a pintura de Giotto di Bondonne. In: XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários, 2016, Sinop. XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Caderno de Resumos. Sinop: Câmpus Universitário de Sinop, 2016. p. 54-54.

  • SILVA, R. C. A. ; PRECIOSO, A. L. . Poetas na escola: da leitura literária à escrita. In: I Congresso Regional do PROFLETRAS, 2016, Sinop. I Congresso Regional do PROFLETRAS: Caderno de resumos. Sinop: Câmpus Universitário de Sinop, 2016. p. 18-18.

  • SILVA, M. R. M. O. ; PRECIOSO, A. L. . Rádio comunitária, os saberes culturias de Itaituba textualizados na fala e na escrita a partir da narrativa oral. In: I Congresso Regional do PROFLETRAS, 2016, Sinop. I Congresso Regional do PROFLETRAS: Caderno de resumos. Sinop: Câmpus Universitário de Sinop, 2016. p. 27-27.

  • MACULAN, J. L. ; PRECIOSO, A. L. . Multiletramentos na publicidade: da análise discursiva de textos de campanhas publicitáiras à produção de curta-metragem. In: I Congresso Regional do PROFLETRAS, 2016, Sinop. I Congresso Regional do PROFLETRAS: Caderno de resumos. Sinop: Câmpus Universitário de Sinop, 2016. p. 29-29.

  • PRECIOSO, A. L. . POESIA E PINTURA: RELAÇÕES POSSÍVEIS EM CONTEXTO MATO GROSSENSE. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua, 2016, Londrina. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua: DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 410-411.

  • PRECIOSO, A. L. . O TRABALHO DO PIBID INTERDISCIPLINAR NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS SUPERVISORES. In: VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua, 2016, Londrina. VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Língua: DIÁLOGOS (IM)PERTINENTES ENTRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS. Londrina: Universidade Estadual de Londrina, 2016. p. 97-97.

  • PRECIOSO, A. L. ; RAMOS, T. M. G. A. . Convergência da Ceia: Relações entre Barredo e Leonardo da Vinci. In: XIII - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL: A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino, 2016, Sinop-MT. XIII - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL: A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino. Sinop-MT: Editora da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, 2016. v. 5. p. 47-48.

  • PRECIOSO, A. L. ; ANDRADE, B. A. M. . Transculturação e letramento nos murais da catedral: o sagrado em uma perspectiva contemporânea por Mari Bueno. In: XIII Colóqujio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL: A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino, 2015, Sinop-MT. XIII Colóqujio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários - CONAELL: A leitura e a escrita na sociedade contemporânea: (re) pensando a formação docente e o ensino. Cáceres-MT: Editora da UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso, 2015. v. 5. p. 48-48.

  • PRECIOSO, A. L. . Olhar o invisível: Um passeio pelas cidades de Italo Calvino. In: IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada, 2011, Sinop. IX CELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II CRLA Colóquio Regional de Linguística Aplicada - "Linguagem, Ciência e Ensino: Desafios regionais e globais", 2011. p. 11.

  • SOUZA, Carlos Roberto de ; PRECIOSO, A. L. . O mito e suas funções sociais: O herói de Alencar e o Império do anti-heroísmo. In: IX Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II Colóquio Regional de Linguística Aplicada, 2011, Sinop. IX CELL - Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários e II CRLA Colóquio Regional de Linguística Aplicada - "Linguagem, Ciência e Ensino: Desafios regionais e globais", 2011. p. 32.

  • PRECIOSO, A. L. . A paródia do mito do labirinto em "A casa de Asterion"de Jorge Luis Borges. In: II Colóquio ?Vertentes do Fantástico na Literatura?, 2011, São José do Rio Preto. II Colóquio "Vertentes do Fantástico na Literatura" - Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2011. v. 2. p. 32.

  • PRECIOSO, A. L. . Vertentes do realismo mágico em I nostri antenati (Os nossos antepassados) de Italo Calvino. In: II Colóquio ?Vertentes do Fantástico na Literatura?, 2011, São José do Rio Preto. II Colóquio "Vertentes do Fantástico na Literatura" - Caderno de Resumos. São José do Rio Preto: UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2011. v. 2. p. 28.

  • PRECIOSO, A. L. . A arte religiosa contemporânea na voz de Dom Pedro Casaldáliga e nos pincéis de Cerezo Barredo. In: VIII Seminário de Linguagens ? Linguagens: desafios contemporâneos, 2010, Cuiabá. VIII Seminário de Linguagens ? Linguagens: desafios contemporâneos, 2010. p. 97.

  • PRECIOSO, A. L. . A gata borralheira do sertão: Uma leitura do conto "Substância" de João Guimarães Rosa. In: I Colóquio "Vertentes do Fantástico na Literatura", 2009, Araraquara. Caderno de Resumos do I Colóquio "Vertentes do Fantástico na Literatura". Araraquara: FLC-UNESP Laboratório Editorial, 2009. p. 41.

  • Catichilene Gomes de Sousa ; PRECIOSO, A. L. . ABRIL DESPEDAÇADO: DO LITERÁRIO AO FÍLMICO. In: IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009, Sinop. IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009.

  • SANTOS, P. M. ; PRECIOSO, A. L. . Do texto à tela: a transmutação da obra O nome da Rosa para o cinema. In: IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009, Sinop. IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009.

  • PRECIOSO, A. L. . A vocação à resistência da Poesia Religiosa: um diálogo entre São Francisco de Assis e Dom Pedro Casaldáliga. In: IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009. IV ENALIHC - Encontro Nacional das Ciências da Linguagem, História e Cultura, 2009.

  • PRECIOSO, A. L. . A engenhosa estrutura de "Primeiras Estórias". In: Jornada de Estudos sobre Guimarães Rosa, 2006, São José do Rio Preto. Programação e Caderno de Resumos, 2006. p. 10.

  • PRECIOSO, A. L. . A engenhosa estrutura de Primeiras Estórias. In: Jornada de Estudos sobre Guimarães Rpsa, 2006, São José do Rio Preto. Jornada de Estudos sobre Guimarães Rosa - Cadernos de Resumos. São José do Rio Preto: UNESP - Câmpus de São José do Rio Preto, 2006. p. 10.

  • PRECIOSO, A. L. . Confluências em "O espelho" de Machado de Assis e Guimarães Rosa. In: I Jornada de Estudos sobre Machado de Assis, 2005, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2005.

  • PRECIOSO, A. L. . A geração de sentidos em "Outras Estórias" de Pedro Bial e "Primeiras Estórias" de Guimarães Rosa. In: 52 o Seminário do Gel, 2004, Campinas. Programação e Resumos, 2004. p. 488-489.

  • PRECIOSO, A. L. . O mito do labirinto e sua atualização na imagem da cidade. In: I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Estudos Semióticos: Percepção e Sentido: Tendências dos estudos semióticos, 2003, Araraquara. Percepção e Sentido: Tendências dos estudos semióticos, 2003. p. 21.

  • PRECIOSO, A. L. . Uma leitura semiótica das cidades de Italo Calvino. In: 50o Seminário do GEL, 2002, São Paulo. Resumos, 2002. p. 290-291.

  • PRECIOSO, A. L. . A poética das cidade na topografia de Le città invisibili e Cidades inventadas. In: III SEL - Seminário de Estudos Literários, 2002, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2002.

  • PRECIOSO, A. L. . A leitura da imagem da cidade: um percurso nas cidades de Ferreira Gullar. In: 13o Congresso de Leitura do Brasil - COLE, 2001, Campinas. 13o COLE - Congresso de Leitura do Brasil: com todas as letras para todos os nomes, 2001. p. 187.

  • PRECIOSO, A. L. . Os fios invisíveis que entrelaçam as cidades de Italo Calvino. In: VI EPLLE -II Internacional - Encontro de Professores de línguas e literaturas estrangeiras, 2001, Assis. Programa e Resumos: Línguas e Literaturas estrangeiras: reflexões e perspectivas, 2001. p. 57-58.

  • PRECIOSO, A. L. . O diálogo intertextual das cidades de Italo Calvino e Ferreira Gullar. In: I SELL - Seminário de Estudos Lingüísticos e Literários da Unesp: Outros 500: As Perspectivas das Letras no Brasil, 2000, São José do Rio Preto. Caderno de Resumos, 2000. p. 50.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . O papel da universidade na formação de professores antirracistas: uma experiência. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACEDO, Q. C. R. ; PRECIOSO, ADRIANA LINS . A formação do leitor literário Antirracista por meio dos poemas de Cristiane Sobral:uma proposta. 2025. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . Escrita das mulheres: literatura de autoria feminina em Mato Grosso. 2024. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; MARANGON, I. . A POESIA DE RESISTÊNCIA NA LITERATURA INDÍGENA DE MARCIA KAMBEBA. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ROQUE-FARIA, H. J. . LUCIENE CARVALHO E CRISTIANE SOBRAL: VOZES DAS MULHERES NEGRAS NO CENTRO-OESTE BRASILEIRO. 2023. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . A INSURGÊNCIA FEMININA EM MATO GROSSO: VOZES DA CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . MADAME BOVARY DE GUSTAVE FLAUBERT: APONTAMENTOS. 2022. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRECIOSO, A. L. . Panorama Histórico-cultural da Literatura Infantil: Apontamentos. 2021. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . A estruturação do feminismo e seus impactos na literatura e nas artes. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . Olhares sobre o maravilhoso em Guimarães Rosa. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . Poemas de Dom Pedro Casaldáliga: uma seleção. 2020. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . Poesia e Pintura: intersecções. 2019. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . A prática de leitura literária no PROFLETRAS: relatos das experiências na UNEMAT- Campus de Sinop-MT. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . Poesia e pintura produzidas em Mato Grosso: representações da identidade cultural. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . Italo Calvino: convergências e contemporaneidade. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . A paródia do mito do labirinto em "A casa de Asterion"de Jorge Luis Borges. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. ; SOUZA, Carlos Roberto de . O Mito e suas funções sociais: o herói de Alencar e o império anti-heroísmo. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . A arte religiosa contemporânea na voz de Dom Pedro Casaldáliga e nos pincéis de Cerezo Barredo. 2010. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • PRECIOSO, A. L. . O REALISMO MÁGICO EM O VISCONDE PARTIDO AO MEIO DE ITALO CALVINO. 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . A Gata borralheira no sertão: uma leitura do conto. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . Sertão e Cidade: Convergências poéticas em Primeiras Estórias. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . Minicurso intitulado: ?Linguagem e mito: de Calvino à Guimarães?.. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRECIOSO, A. L. . Roda de Experiências: ?O Uso da Tecnologia na Educação: Algumas Propostas. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRECIOSO, A. L. . ?O encontro poético em Primeiras Estórias de Guimarães Rosa e Outras Estórias de Pedro Bial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . Minicurso intitulado: ?Análise semiótica: A busca do sentido?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRECIOSO, A. L. . Mesa redonda sobre o documentário intitulado: ?Língua: vidas em português?. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, A. L. . O encontro do poético em "Primeiras Estórias" de Guimarães rosa e "Outras Estórias" de Pedro Bial. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • PRECIOSO, A. L. . A engenhosa estrutura de Primeiras Estórias. 2006. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • Maria Celeste Tommasello Ramos ; PRECIOSO, A. L. . Minicurso intitulado "A mitologia greco-romana na pintura renascentista italiana e no ensino". 2006. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • PRECIOSO, A. L. . O Regionalismo na literatura - Guimarães Rosa e o Regionalismo. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . VIII Seminário Nacional de Pesquisa em Letras: Ideias para adiar o fim do mundo: intersecções linguísticas e literárias em contextos amazônicos. Cáceres: Editora Unemat, 2024 (Organização do Cardeno de Resumos).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; STIGNHEN, I. T. M. C. . O PORTADOR DA PALAVRA: mito e ancestralidade na obra As serpentes que roubaram a noite e outros mitos de Daniel Munduruku. Sinop: Editora Unemat, 2023 (Resenha).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; MARANGON, I. . A POÉTICA INDÍGENA DE RESISTÊNCIA NA OBRA AY KAKYRI TAMA: Eu moro na cidade, de Marcia Kambeba. Sinop: Editora Unemat, 2023 (Resenha).

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS ; SANTOS, B. S. . A DICOTOMIA DO ARQUÉTIPO DE HERÓI NA OBRA CINEMATOGRÁFICA BACURAU NO PERSONAGEM LUNGA. Sinop: Editora Unemat, 2023 (Resenha).

  • PRECIOSO, A. L. . A POESIA GANHA ESPAÇO NA SALA DE AULA. Cáceres, 2023. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . PREFÁCIO. Cáceres, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . SEJAM BEM-VINDOS, É TEMPO DE REBELDIA!. Sinop, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PRECIOSO, ADRIANA LINS . Apresentação. Cáceres, 2021. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • PRECIOSO, A. L. ; ALVES, H. R. A. ; FERREIRA, E. A. G. R. . Dossiê: Temas, Tendências e Perspectivas da Literatura no século XXI. Sinop, 2020. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • MACULAN, J. L. ; PRECIOSO, A. L. . UM OLHAR SOBRE O LETRAMENTO EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Sinop: Revista Educação, Cultura e Sociedade, 2016 (Resenha).

  • SABOIA, E. D. ; PRECIOSO, A. L. . Propagandas e campanhas publicitárias em cartazes: uma proposta de leitura e produção textual. Cáceres, 2016. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • PRECIOSO, A. L. . Delírio e razão: os desdobramentos das faces de Apolo e Baco em três dimensões, 2010. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

Outras produções

PRECIOSO, ADRIANA LINS . ?A Educação liberta e a arte salva.?. 2022.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . SUBPROJETO DO PROJETO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID - LETRAS. 2022.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Desobediências Poéticas: veredas da contemporaneidade. 2025.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . A FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO ANTIRRACISTA: PROPOSTAS, MEDOTOLOGIAS E CONCEPÇÕES. 2025.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Avaliação de Artigos Científicos. 2025.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Debaterora: Sessão Debatedora de Pesquisas em Andamento (Estudos Literários do VII Seminário de Pesquisa em Letras:?Contextos amazônicos sob as lentes dos estudos linguísticos e literários?. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; LIMAO, P. C. P. . Mediadora da Palestra O português selvagem de Douglas Diegues e as suas ?transdelirações?. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Avaliadora do Banco de Consultores Ad Hoc da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT, na avaliação de Projetos de Pesquisa. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA . Avaliadora do Banco de Consultores Ad Hoc da Universidade do Estado de Mato Grosso ? UNEMAT, na avaliação de Projetos de Pesquisa. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; PINTO, J. A. ; PHILLIPPSEN, N. I. ; SOUZA, S. R. ; ALMEIDA, M. M. S. A. . Comissão Especial para a Confecção do APCN do Doutorado do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras - PPGLETRAS. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Pressupostos teóricos práticos da Semiótica. 2023.

PRECIOSO, A. L. . Comissão Especial para confecção do APCN do Doutorado em Letras.. 2023.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Parecerista Ad Hoc Projetos. 2022.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Parecerista na avaliação dos artigos científicos. 2022.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Estudos comparativos da literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas. 2022.

PRECIOSO, A. L. . Crítica literária: textos e autores fundamentais. 2018.

PRECIOSO, A. L. . Textos da contemporaneidade: um mergulho na produção atual. 2018.

PRECIOSO, A. L. . Textos da contemporaneidade: um mergulho na produção atual. 2018.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . XIV Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Formação do Profissional de Letras: convergências teórico-metodológicas. 2017.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . I Congresso Regional do PROFLETRAS - Centro-oeste. 2017.

PRECIOSO, A. L. . Crítica literária: textos e autores fundamentais. 2017.

SANTOS, L. I. S. S. ; PRECIOSO, A. L. ; SILVA, R. R. ; MANTOVANI, A. A. ; RODRIGUES, Genivaldo Sobrinho ; ALVES, H. R. A. ; Luzia Aparecida Oliva dos Santos ; STRAUB, S. L. W. ; CRUZ, M. C. ; PHILLIPPSEN, N. I. ; OLIVEIRA, T. P. . Projeto do Mestrado Acadêmico APCN em Letras - UNEMAT - Campus de Sinop. 2014.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . XII Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários: Multiletramentos: educação, linguagem e sociedade. 2014.

PRECIOSO, A. L. . Parecerista de projetos de extensão da UEMS. 2013.

PRECIOSO, ADRIANA LINS . : ESCRITAS DAS MULHERES: LITERATURA DE AUTORIA FEMININA EM MATO GROSSO.. 2024. (Palestra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . MATIZES DO MITO, DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO EM TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE - Relatório Final. 2023. (Relatório de pesquisa).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . A INSURGÊNCIA FEMININA EM MATO GROSSO: VOZES DA CONTEMPORANEIDADE. 2023. (Palestra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; FRANCO, C. M. S. M. ; GARCIA, K. M. L. ; ARAUJO JUNIOR, J. S. ; LIMA, G. R. ; LIMA, S. C. . Literatura produzida em Mato Grosso: autores e gêneros contemporâneos. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; ROQUE-FARIA, H. J. ; FRANCO, C. M. S. M. ; FERREIRA, J. L. ; SILVA, J. R. ; SOUZA, F. P. . Formação e Educação Linguístico-Literária antirracista em Mato Grosso. 2021. (Curso de curta duração ministrado/Extensão).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Panorama histórico-cultural da literatura infantil: apontamentos. 2021. (Palestra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Análise crítico-reflexiva de poemas de Pedro Casaldáliga. 2021. (Palestra).

PRECIOSO, A. L. ; ALVES, H. R. A. ; FERREIRA, E. A. G. R. . TEMAS, TENDÊNCIAS E PERSPECTIVAS DA LITERATURA NO SÉCULO XXI. 2020. (Editoração/Outra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . A estruturação do feminismo seus impactos na literatura e nas artes. 2020. (Palestra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS . Poesia e pintura: intersecções. 2019. (Palestra).

PRECIOSO, ADRIANA LINS ; RAMOS, M. C. T. ; OLIVEIRA, V. L. . DOSSIÊ: INCROCI: ITALIA E BRASILE IN DIALOGO - CRUZAMENTOS: ITÁLIA E BRASIL EM DIÁLOGO. 2018. (Editoração/Outra).

PRECIOSO, A. L. . Cineclube Zumbis. 2007 (Projeto de Extensão) .

PRECIOSO, A. L. . Práticas Educativas em Educação Infantil. 2006 (Minicurso) .

PRECIOSO, A. L. . Corso comunicativo di italiano per stranieri. 2004 (Curso Básico de Língua Italiana) .

Projetos de pesquisa

  • 2023 - Atual

    MATIZES DO MITO, DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO EM TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE FASE 2, Descrição: Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas o mito como elemento estrutural da literatura (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A poética do mito será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.Portaria de Aprovação do Projeto: N 2394/2023 - PRPPG.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Giselli Liliani Martins - Integrante / Helenice Joviano Roque de Faria - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Bruna Sousa dos Santos - Integrante / Ingridy Tainara Macedo da Costa Stignhen - Integrante / Igor Marangon - Integrante / MARIA CAROLINA BARBOSA CARDOSO - Integrante / Maria Célia Neves Vansovski - Integrante / Maria Lucia Pires Carneiro Umbelino - Integrante / Aline Cardoso Mota de Assis - Integrante / GABRIEL BURIOLLA PEREZ - Integrante / Ednaldo Saran - Integrante / Ana Lúcia Ponciano Ribeiro - Integrante / Queli Cristina Rezende Macêdo - Integrante.

  • 2020 - 2023

    MATIZES DO MITO, DO FANTÁSTICO E DO MARAVILHOSO EM TEXTOS DA CONTEMPORANEIDADE, Descrição: Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas o mito como elemento estrutural da literatura (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A poética do mito será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (7) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Marli Chiarani - Integrante / Leandro Passos - Integrante / RENATA DE MELO SOUZA - Integrante / Giselli Liliani Martins - Integrante / Luana Grassi da Silva - Integrante / Kátia Aparecida Pimentel - Integrante / Sandra Maria Salves de Souza - Integrante / Rosana de Barros Varella - Integrante / Ana Claudia Fagundes da Silva - Integrante / José da Silva Araújo Júnior - Integrante / Solange Correia de Lima - Integrante / Ana Maria Onofre - Integrante / Marcilene Cavalcante da Silva Cervantes - Integrante / Walason Silva Carneiro - Integrante / Bruna Sousa dos Santos - Integrante / Ingridy Tainara Macedo da Costa Stignhen - Integrante / Igor Marangon - Integrante / MARIA CAROLINA BARBOSA CARDOSO - Integrante.

  • 2017 - 2018

    POESIA E PINTURA DO MATO GROSSO CONTEMPORÂNEO: REPRESENTAÇÕES DO ÍNDIO E DO NEGRO NA ARTE DE PEDRO CASALDÁLIGA E DE CEREZO BARREDO, Descrição: Este projeto de pós-doutoramento tenciona contribuir com a divulgação das ações artísticas culturais produzidas no estado de Mato Grosso, neste estudo, voltado para as poesias de Dom Pedro Casaldáliga e as pinturas e afrescos de Cerezo Barredo. A preservação de uma memória, a consolidação de uma identidade, múltipla e transcultural como apontam as tendências atuais, por meio do reconhecimento da multiplicidade das diferentes regiões que o constituem e dos sujeitos que nelas habitam: o cerrado, o pantanal, a Amazônia, o Araguaia e a Baixada cuiabana. Abre-se portanto, o desafio do crítico literário em sistematizar o processo histórico de autonomização da arte, evidenciar a forma artística da poesia e da pintura como reveladoras do sentido das contradições sociais, elucidar a dialética entre autonomia e heteronomia que abrigam tanto o campo da religião como o campo da arte, anunciar as formas de realismo na atualidade e, também, revelar o diálogo entre o cânone estabelecido e a produção local, lembrando que para este projeto, um dos diálogos se dará pelo viés da renovação e contestação da mitologia judaico-cristã, movimentos que provocam reflexões importantes para o avanço da crítica literária dialética e das textualidades imbricadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Danglei Pereira de Castro - Integrante., Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Bolsa.

  • 2016 - 2019

    Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso ? FASE 2, Descrição: Estudo do movimento de transculturação em obras pictóricas e poéticas na formação da identidade cultural em Mato Grosso. Investigação dos traços formadores das identidades poéticas que divulguem a diversidade e o multiculturalismo como resultante dos processos migratórios e perpetuados pela arte desenvolvida nas diferentes regiões matogrossenses, tendo em vista o papel do artista enquanto sujeito transculturador. Análise crítica e comparativa de obras que potencializem a expressão artística local e contemporânea, em diálogo com a cultura estabelecida pela tradição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (8) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Marli Walker - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Iouchabel Sarratchara de Fátima Falcão - Integrante / Marli Chiarani - Integrante / Tânia Maria Guimarães de Almeida Ramos - Integrante / Bruno Borguetti Lara - Integrante / Bruna Aparecida Morais Andrade - Integrante / Lany Link Bezerra Moura - Integrante / Camilla Guedes Tiburcio Pazim - Integrante / RENATA DE MELO SOUZA - Integrante / SONAIRA TEIXEIRA - Integrante / Giselli Liliani Martins - Integrante / Beatriz Valdeviezo Boffo - Integrante / Luana Grassi da Silva - Integrante / Sandra Maria Salves de Souza - Integrante / Ana Claudia Fagundes da Silva - Integrante / Kátia Karolina de Almeida - Integrante / Rosilda Vaz de Souza - Integrante.

  • 2015 - 2017

    FORMAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: Educação Linguística, Educação para a Diversidade Cultural e Educação Ambiental nas Licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia Mato-Grossense e entorno do Parque do Xingu, Descrição: A proposta interdisciplinar é um subprojeto do PIBID/CAPES/UNEMAT e visa desenvolver nas formações em licenciatura o profundo entendimento da diversidade nas seguintes dimensões: diversidade linguística, diversidade cultural e biodiversidade. A relevância da proposta está relacionada ao lócus onde a mesma será desenvolvida, pois é um rico contexto cercado pela biodiversidade amazônica, diversidade cultural (culturas nativas e migrantes), línguas nativas xinguanas e de etnias no norte mato-grossense e línguas trazidas pelo processo de migração. Trata-se de uma proposta de formação e pesquisa interdisciplinar e colaborativa, entre as licenciaturas, sendo a formação para a diversidade o fio condutor. A interdisciplinaridade como condição ao estudo de questões socioambientais, culturais e linguísticas permite uma formação docente, para entender a diversidade cultural, linguística e a biodiversidade e constituir a escola como um espaço de convivência cultural e respeito, onde coexistam línguas, culturas em diversidade e concepções que preservem a biodiversidade... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Leandra Inês Seganfredo Santos - Integrante / Lenita Maria Korbes Zonin - Integrante / Aumeri Carlos Bampi - Integrante.

  • 2013 - Atual

    MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIA: FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE, Descrição: O projeto tem como meta desenvolver uma investigação a partir de propostas de formação continuada assistida desenvolvidas com professores da rede pública de ensino, tendo como suporte metodológico a pesquisa colaborativa e como aporte teórico estudos que discutem a formação do professor atuante na área da linguagem, ancorados, especialmente, nos princípios crítico-reflexivos (SCHÖN, 1983; ZEICHNER, 2003). Também pretende compreender como os multiletramentos e tecnologias interferem nas práticas sociais. O termo formação continuada assistida encerra em seu significado mais amplo o trabalho realizado pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), unidades administrativas da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC) e pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu PROFLETRAS/Unidade da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Sinop). A formação continuada assistida é compreendida pelos integrantes deste estudo como o trabalho realizado por estes dois segmentos que priorizam o acompanhamento sistemático e permanente das ações de formação em estreito relacionamento com a concepção de investigação ação-reflexão-ação, ou seja, com a responsabilidade de promover mudanças no contexto educacional por meio de ações interventivas. Agrega pesquisas em andamento e concluídas de conclusão de curso, iniciação científica e mestrado acadêmico e profissional. Cerca de dez publicações e participações em eventos nacionais e internacionais resultaram do projeto no primeiro ano de desenvolvimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado profissional: (18) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Integrante / Luzia Aparecida Oliva dos Santos - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Antonio Aparecido Mantovani - Integrante / Genivaldo Sobrinho Rodrigues - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Leandra Inês Seganfredo Santos Santos - Coordenador / Tânia Pitombo de Oliveira - Integrante / Marli Cichelero - Integrante / Sandra Luzia Wrobel Straub - Integrante / Élidi Preciliana Pavanelli Zubler - Integrante / Sara Cristina Gomes Pereira - Integrante / Cassia Aparecida do Vale - Integrante / Eliane Carvalho de Oliveira - Integrante / Ketheley Leite Freire Rey - Integrante / Lucineide da Silva - Integrante / Márcia Weber - Integrante / Arlete Tavares Buchardt - Integrante / Luiz Garcia Junior - Integrante / Rita de Cássia de Araújo Silva - Integrante / Reizivaldo Pereira de Lima - Integrante / Juliane Lewinski Maculan - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso, Descrição: Estudo do movimento de transculturação em obras pictóricas e poéticas na formação da identidade cultural em Mato Grosso. Investigação dos traços formadores das identidades poéticas que divulguem a diversidade e multiculturalismo como resultante dos processos migratórios e perpetuados pela arte desenvolvida nas diferentes regiões mato-grossenses, tendo em vista o papel do artista enquanto sujeito transculturador. Análise crítica comparativa de obras que potencializem a expressão artística local e contemporânea, em diálogo com a cultura estabelecida pela tradição.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Luzia Aparecida Oliva dos Santos - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Integrante / Paulo Sérgio Marques - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Nilze Maria Azeredo Reguera - Integrante / Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2012 - 2015

    Cultura e representação literária: a interculturalidade em Mato Grosso, Descrição: Objetiva-se o estudo da interculturalidade e dos movimentos culturais representados na produção artística de Mato Grosso, por meio da atividade escrita da literatura que compõem imagens relevantes da cultura e da história de um povo. Essas imagens estabelecem o sentido da identidade e da diferença, dando ao escritor o status de transculturador, pois a ele é dado o poder de reimersão nas fontes revitalizadas pela arte literária. Como transculturador, é ele que determina a forma de representação, que questiona o próprio sistema, promovendo a construção de novos sentidos a partir da matéria-prima que lhe dá sustentação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Integrante / Luzia Aparecida Oliva dos Santos - Coordenador / Rosana Rodrigues da Silva - Integrante / Jacyeli Palma Dias Santana - Integrante.

  • 2009 - 2012

    Multiculturalismo nas poéticas contemporâneas: tendências identitárias e transculturalidade em Mato Grosso, Descrição: O estudo das inter-relações culturais evidencia como os escritores contemporâneos, na função de transculturadores, participam da cultura local e relacionam-se com as culturas: popular, de massa, universitária e, com a sua própria, a criadora ou individualizada. A análise crítica e comparativa de suas obras possibilita o mapeamento de como a literatura participa da cultura de expressão local, representando o espaço e o tempo, os sujeitos e suas experiências sociais. Os escritores formam identidades poéticas que comprovam a diversidade e o hibridismo cultural em Mato Grosso. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Integrante / Rosana Rodrigues da Silva - Coordenador / Luzia Aparecida Oliva dos Santos - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2011

    Intelectuais e minorias na poética de Pedro Casaldáliga, Descrição: Projeto de pesquisa que pretende analisar as relações entre intelectuais e minorias na poética de Pedro Casaldáliga, levando em conta o próprio poeta como um intelectual.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Integrante / Henrique Roriz Aarestrup Alves - Coordenador / Paulo Sérgio Marques - Integrante / Hélio Vieira Júnior - Integrante / Marcos Fábio da Silva - Integrante., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2009

    TRADIÇÃO E REINVENÇÃO: AS CONVERGÊNCIAS EM I NOSTRI ANTENATI DE ITALO CALVINO E PRIMEIRAS ESTÓRIAS DE JOÃO GUIMARÃES ROSA, Descrição: O objetivo deste trabalho é verificar o processo de renovação da literatura por meio do trabalho de Italo Calvino em I nostri antenati e João Guimarães Rosa em Primeiras estórias. A base da comparação será estruturada através de um diálogo intertextual entre as obras. O projeto de ressignificação das obras enquanto conjunto somado à visitação ao passado da tradição literária norteia a análise das narrativas, configurando as consonâncias poéticas investigadas nessa pesquisa. A aparente ruptura com a estética da década de 50 promove o movimento convergente das duas obras e instiga a inovação dos valores atribuídos à estética dita pós-moderna.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Maria Celeste Tommasello Ramos - Integrante.

Projetos de desenvolvimento

  • 2025 - Atual

    Desobediências Poéticas: veredas da contemporaneidade, Descrição: A proposta deste projeto de pesquisa é fomentar, estudar e divulgar tipos de literatura que, até bem pouco tempo, não eram considerados textos literários de qualidade por estarem fora dos padrões estabelecidos nos cânones clássicos ocidentais. Sendo assim, a literatura de autoria negra e indígena, a literatura afro-brasileira, a literatura produzida em Mato Grosso, as relações contemporâneas entre artes e suas potencialidades intersemióticas, a poética dos textos multimodais, a literatura LGBTQIA+ entre outros gêneros e temáticas da literatura e das teorias da contemporaneidade ainda encontram resistência nos espaços acadêmicos mais conservadores e são deixados de lado no campo da pesquisa científica. Não se pode negar que há, também na Literatura e nas Artes, uma necessidade de reparação histórica que precisa ser trazida à tona e discutida pela academia, principalmente quando pensamos na obrigatoriedade prevista nas leis N 10.639/2003 e na N 11.645/2008, as quais tratam da obrigatoriedade o estudo das História e Cultura Africana e Afro-brasileira e também, a indígena. As produções literárias do nosso tempo exigem novos olhares sobre o próprio texto e sobre as formas de abordagem crítica e teórica que acompanhem essas inovações. Pode chegar a parecer uma certa "desobediência" confrontar o cânone, algumas teorias e formas de análise do texto, todavia, não se pode ignorar que a ciência busca e precisa se deslocar para atender as necessidades de cada tempo.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Adriana Lins Precioso - Coordenador / Genivaldo Sobrinho Rodrigues - Integrante / Helenice Joviano Roque-Faria - Integrante / Jesuíno Arvelino Pinto - Integrante / Igor Marangon - Integrante / Ana Cláudia Servilha Martins - Integrante / Aline Cardoso Mota de Assis - Integrante / GABRIEL BURIOLLA PEREZ - Integrante / Ednaldo Saran - Integrante / Ana Lúcia Ponciano Ribeiro - Integrante / Queli Cristina Rezende Macêdo - Integrante / MATHEUS ARAUJO PRADO - Integrante.

Prêmios

2023

Professora Paraninfa, Universidade do Estado de Mato Grosso.

2022

Professora Homenageada, Universidade do Estado de Mato Grosso.

2015

Professora Homenageada, UNEMAT - SINOP.

2014

Professora Homenageada, UNEMAT-SINOP.

2010

Professora Homenageada, UNEMAT-SINOP.

2009

Professora Homenageada, UNEMAT-SINOP.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Sinop. , Avenida dos Ingás - de 2933 a 3221 - lado ímpar, Jardim Imperial, 78555000 - Sinop, MT - Brasil, Telefone: (66) 35112127

Experiência profissional

1990 - 1994

Centro de Recreação Infantil Super Amigos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Estagiária Recreacionista, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária no Ensino Infantil.

1997 - 1999

Colégio Evangélico Semente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora do Ensino Infantil e Ensino Fundamental.

2006 - 2006

Faculdade Riopretense de Filosofia, Ciências e Letras

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 10

Outras informações:
Professora de Ensino Superior - Disciplinas: Língua latina e Semântica.

2001 - 2006

Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
PEB - II - Professora de Educação Básica II - Ensino Fundamenal e Médio.

1999 - 2001

Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40

Outras informações:
PEB - I - Professora de Educação Básica I - Ensino Infantil e Ensino Fundamental

1994 - 1997

Semente Instituto Educacional Prebisteriano Independente

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 20

Outras informações:
Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental

2017 - Atual

Universidade de Brasília, UnB

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2016 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Coordenadora do Mestrado Profissional em Letr, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2006 - Atual

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professora, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2022 - 2025

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do PPGLETRAS, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2021

Universidade do Estado de Mato Grosso

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Vice-Coordenadora do PROFLETRAS, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 08/2025

    Direção e administração, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Coordenadora do Curso de Letras.

  • 02/2025

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura: Modernidade

  • 02/2025

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e Ensino

  • 02/2025

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade Cultural na Literatura Brasileira

  • 08/2023

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, CULTURAL NA LITERATURA BRASILEIRA

  • 08/2023

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infantil e juvenil

  • 03/2023

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, O Romance Contemporâneo

  • 02/2023

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais: ANTIGUIDADE

  • 08/2022

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos fundamentais da Literatura I

  • 08/2022

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria, Teoria Literária

  • 08/2022

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Membro do NDE.

  • 02/2022

    Direção e administração, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Vice-Coordenadora da Pós-Graduação em Letras - PPGLETRAS.

  • 02/2019

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Gêneros discursivos/textuais e práticas sociais

  • 08/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Sinop.,Linhas de pesquisa

  • 03/2013

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Sinop.,Linhas de pesquisa

  • 02/2011

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do Cruso de Licenciatura em Letras.

  • 10/2006

    Pesquisa e desenvolvimento, Campus de Sinop.,Linhas de pesquisa

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade Cultura na Literatura Brasileira

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Diversidade Cultural na Literatura Brasileira

  • 08/2024 - 12/2024

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária

  • 02/2024 - 07/2024

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos fundamentais da Literatura: Antiguidade

  • 02/2024 - 07/2024

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e outras linguagens: relações intersemióticas

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 03/2022 - 07/2022

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e outras linguagens artísticas: relações intersemióticas

  • 08/2021 - 12/2021

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Semiótica;, Teoria Literária II, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria da Narrativa

  • 03/2021 - 06/2021

    Ensino, Letras - Português e Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 03/2020 - 09/2020

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, ILITERATURA E OUTRAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS: RELAÇÕES INTERSEMIÓTICAS

  • 02/2019 - 06/2019

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 08/2018 - 11/2018

    Ensino, Letras - Inglês, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 08/2018 - 11/2018

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura e outras linguagens

  • 03/2018 - 07/2018

    Ensino, PPGLETRAS - Programa de Pós-graduação em Letras 50002015156P8, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura infantil e juvenil

  • 06/2017 - 05/2018

    Estágios , Universidade de Brasília.,Estágio realizado, Pós-Doutorado.

  • 04/2017 - 06/2017

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 11/2016 - 12/2016

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Letras, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Teoria Literária

  • 03/2016 - 07/2016

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto e Ensino

  • 03/2016 - 06/2016

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto e Ensino

  • 06/2011 - 02/2016

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Membro do Núcleo de Desenvolvimento Estruturante do Curso de Letras - NDE.

  • 07/2013 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Membro de colegiado de Curso.

  • 07/2013 - 11/2015

    Conselhos, Comissões e Consultoria, Campus de Sinop.,Cargo ou função, Conselheira do Colegiado de Curso de Letras.

  • 03/2015 - 07/2015

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto e ensino

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Pesquisa em Letras

  • 02/2015 - 06/2015

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Literatura Infantil e Juvenil

  • 03/2014 - 07/2014

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, TCC I

  • 08/2013 - 12/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura I

  • 08/2013 - 11/2013

    Ensino, PROFLETRAS, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Texto e Ensino

  • 08/2013 - 11/2013

    Ensino, Letras, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Textos Fundamentais da Literatura II