Eliane dos Santos de Oliveira

Possui graduação em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), É pesquisadora colaboradora do Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde da ENSP/FIOCRUZ desde 1987.Possui especialização na área internacional de Recursos Humanos e Informações da Saúde; Mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz. Foi consultora do Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde Ministério da Saúde no período de 2004-2011. Atua nas áreas de gestão do trabalho, mercado de trabalho, Indicadores de Saúde, MERCOSUL e Regulação Profissional. Atualmente é gerente da Estação ObservaRH da ENSP/FIOCRUZ. Têm experiência na área de pesquisa de Saúde Coletiva, com ênfase na Linha de Pesquisa : Profissões Trabalho e Gestão em Saúde. Também trabalha nos seguintes temas: indicadores de gestão do trabalho, informações sobre recursos humanos; mercado de trabalho, perfis profissionais, globalização e Diplomacia em Saúde; Formação de Recursos Humanos. Nos últimos 5 anos participou das seguintes pesquisas: Como coordenadora adjunta da Pesquisa " Perfil da Enfermagem no Brasil" realizada pela ENSP em parceria com o COFEN, ABEn e FNE, 2015-2016. Pesquisa sobre ?As profissões em saúde, territórios, disputas jurisdicionais e arenas conflitivas: um estudo comparativo Brasil e países selecionados 2016-2017? em convênio do Ministério da Saúde/ OPAS/Brasil; Projeto: Os Processos Regulatórios das Profissões de Saúde nos Continentes.2017-2018 em convênio do Ministério da Saúde/ OPAS/Brasil; Atualmente integra a equipe da Pesquisa Perfil dos Médicos Anestesistas no Brasil-2017-2018.

Informações coletadas do Lattes em 23/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Saúde Pública

1990 - 1994

Fundação Oswaldo Cruz
Título: A Questão Alimentar e Nutricional na Nova República"- discurso e prática.,Ano de Obtenção: 1994
Orientador: André César Médici e Maria Helena Machado
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: políticas de alimentação- poíticas sociais- nutriç.Grande área: Ciências da SaúdeSetores de atividade: Saúde Humana; Nutrição e Alimentação.

Especialização em Internacional de Recursos Humanos

1988 - 1988

Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Especialização em Recursos Humanos Em Saúde

1979 - 1979

Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Especialização em Básico de Saúde Pública

1978 - 1978

Fundação Oswaldo Cruz
Bolsista do(a): Fundação Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil.

Graduação em Nutrição

1973 - 1976

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2011 - 2011

Capacitação em Análise e Planejamento da FTS. (Carga horária: 40h). , Instituto de Medicina Social da UERJ, IMS-UERJ, Brasil.

2001 - 2001

Curso de Indicadores Demográficos e Sociais. (Carga horária: 480h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Profissões Trabalho e Gestão Em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Ensino e Formação de Recursos Humanos Em Saúde/Especialidade: Perfis Profissionais.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Informações Indicadores de Gestão Trabalho Em Saúde.

    Grande área: Ciências da Saúde / Área: Saúde Coletiva / Subárea: Agenda Formulação e Processos Decisórios de Políticas Públicas e Saúde/Especialidade: Recursos Humanos no Mercosul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSES, N. M. . 3a. Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2006. (Congresso).

OLIVEIRA, E. S. ; BITENCOURT, S. . Fórum de Debates sobre Políticas de Combate a Fome. 1993. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VIII Simpósio Internacional de Enfermagem.Mesa Redonda: As pesquisas enquanto ferramentas de gestão- Pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil. 2016. (Simpósio).

VIII Simpósio Internacional de Enfermagem.Resiliência:competencia essencial para lidar com a violência e os comportamentos disruptivos. 2016. (Simpósio).

Panorama latino Americano das capacidades humanas na perrspectiva do desenvolvimento. 2013. (Simpósio).

III Congreso Regional de Medicina Familiar Wonca Iberoamericana e X Seminario Internacional de Atención Primaria de Salud. Perfil de medicos y enfermeras de la Estrategia de Salud de la Familia en Brasil. 2012. (Congresso).

V Congresso Ibero-Americano de Pesquisa Qualitativa em Saúde. As Limitações das Fontes de dados para Medir o Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. 2012. (Congresso).

Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde.Tendencias do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. 2010. (Outra).

61 Congresso Brasileiro de Enfermagem. Pré teste do Perfil da Enfermagem no Brasil. 2009. (Congresso).

Oficina de Planejamento e Avaliação do ProgeSUS.Sistema de Informações - PROGESUS. 2009. (Oficina).

Seminário do Mestrado Profissinal em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 2009. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Planejamento da Força de Trabalho em Atenção Básica à Saúde.. 2009. (Seminário).

XXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde. 2009. (Congresso).

Seminário sobre o Complexo Econômico-Industrial da Saúde. 2008. (Seminário).

Análise das Unidades de Recursos Humanos dos Ministérios da Saúde- Encontro Nacional do ProgeSUS e das Mesas de Negociação. 2007. (Seminário).

Equidade e Relações de Trabalho no SUS. 2007. (Oficina).

IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde- Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. A Questão dos Recursos Humanos de Saúde na Amazônia Legal. 2007. (Congresso).

Oficina do ProgeSUS; Desprecarização e Gestão do Trabalho no SUS. 2007. (Oficina).

8 Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e 11 Congresso Mundial de Saúde Pública. 2006. (Congresso).

VIII Reunión Regional de los Observatórios de Recursos Humanos en Salud en las Américas.Planes de Accion para uma Década de Recursos Humanos, hacia una Vision Comun. 2006. (Simpósio).

Seminário Nacional Gestão do Trabalho em Saúde.Informações sobre Gestão do Trabalho. 2005. (Seminário).

Oficina de Fortalecimento e Estruturação da Capacidade de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde.Oficina de Fortalecimento da Gestão do Trabalho no SUS- uma proposta. 2004. (Oficina).

Seminário Anual dos Observatórios de Recursos Humanos de Saúde na Região das Américas. 2004. (Seminário).

Seminário Latino Americano e Caribenho: Gestão do Trabalho nos Sistemas Nacionais de Saúde. 2004. (Seminário).

Seminário Internacional sobre Mercado de Trabalho: Formação e Regulação no Ambito do Mercosul. 2003. (Seminário).

Seminário Nacional sobre Política de Desprecarização das Relações de Trabalho no SUS. 2003. (Congresso).

Seminário Internacional sobre Saúde da Família- Formação, Certificação e Educação Continuada do Médico de Família. 2001. (Seminário).

Seminário Saúde e Desigualdade, Instituições e Políticas Públicas no século XXI. 2001. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Wilson Aguiar Filho

WERMELLINGER, M.;MACHADO, Maria HelenaOLIVEIRA, E. S.. As estruturas de Recursos Humanos dos Ministérios da Saúde dos países do MERCOSUL e o processo de integração regional. 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marina Fonseca Coelho

OLIVEIRA, E. S.; ANDRADE, L.O.M. Relações Interpessoais em Trabalho de Equipe Multiprofissional em Saúde.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Aldenora Cruz, Mara Aliane Sousa, Silvia Valéria Gomes

OLIVEIRA, E. S.MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira. Gestão Estratégica e Humanização Profissional - uma proposta de gestão no SUS para os Municípios de Santarém, Porto Velho e Macapá.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Fernada Ledra,I ara Volpato, Marco Weber, Paula Lerner

OLIVEIRA, E. S.MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira. Levantamento das Ações Relacionadas à Qualidade de Vida do Trabalhador da Saúde nas Secretarias Municipais de Chapecó-SC, Caxias do Sul-RS,São Paulo-SP e Secretari do Estado de Rio Grande do Sul.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Célia Adriana Nicolotti

OLIVEIRA, E. S.MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira. Plano de Cargos, Carreiras e Salários - análise da realidade de Blumenau/SC. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Márcia Regina Souza Batista, Rui Alves Macedo

OLIVEIRA, E. S.; MEDEIROS, K.R. Ausência de Estruturação da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde nos Municípios de Barra do Corda e Imperatriz ? Maranhão.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marcela Valença Silvestre Monteiro, Sandra Helena Possídio

OLIVEIRA, E. S.; MEDEIROS, K.R. Reestruturação Organizacional e Administrativa na Área de Gestão do Trabalho em Dois Município de Pernambuco.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marlon Machado Costa

OLIVEIRA, E. S.MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira; MEDEIROS, K.R. A Estruturação da Área de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde em uma Maternidade de Alto Risco no Estado do Maranhão.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Raimunda Dutra Lessa

OLIVEIRA, E. S.MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira. Gestão do Trabalho e Processo de Negociação: a experiência da SES/Amazonas.. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec. em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca.

Aluno: Marcelo Soares Veloso e Marlei da Rosa

OLIVEIRA, E. S.. Sistema de Informação da Atenção Básica e o Perfil dos Digitadores. 2008. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de SSS) - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ.

OLIVEIRA, E. S.; TELLES, José Luiz Almeida; JOURDAN, Angela Maria. Comitê de Avaliação de Seleção de Bolsistas do Convênio FIOCRUZ/FAPERJ. 2003. Fundação Oswaldo Cruz.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Antonio dos Anjos

ANJOS, L. A.. A Questão Alimentar-Nutricional na Nova República, Discurso e Prática. 1994. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Wilson Aguiar Filho

A Gestão do Trabalho em Saúde no Mercosul; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Ana Lucia da Silva

As estruturas de gestão do trabalho nas Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul; 2012; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Cristiane Maria Alves

Perfil da Equipe de Enfermagem nos Hospitais Públicos de Referência do SUS em Maceió; 2011; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Maria Cecília Machado Greco

A formação profissional do Técnico de Farmácia na ETSUS/SP: Um estudo sobre sua atuação nas Unidades de Sáude no Municipio de SP; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Lissandra Maria Cavalcante de Moraes

A PROFISSIONALIZAÇÃO DO TÉCNICO EM PATOLOGIA CLÍNICA: O caso da Escola de Saúde Pública de Mato Grosso em evidência; 2009; Dissertação (Mestrado em Mestrado Profissional em Gestão do Trabalho e Educ) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca,; Coorientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Ed Wilson Silva

Informação em Saúde; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e Ed) - Universidade Federal do Pará; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Daniel de Sales Barroso

O Perfil Profissional dos Agentes Comunitários de Saúde do Município de Iranduba-AM; ; 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Gestão do Trabalho) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Ana Lúcia Farias Pessoa e Claúdia C

Rezende; Política de Recursos Humanos: O municipio de Mesquita na construção de um novo tempo; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Recursos Humanos) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Crelúzia Gravital de Aguiar e Mária de Fátima C

Teixeira; Trajetória da SMS de Volta Redonda-RJ; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Recursos Humanos) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Aldenora Cruz, Mara Aliane Rocha, Silvia Valéria Gomes

Gestão Estratégica e Humanização Profissional - uma proposta de gestão no SUS para os Municípios de Santarém, Porto Velho e Macapá; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Marina Fonseca Coelho

Relações Interpessoais em Trabalho de Equipe Multiprofissional em Saúde; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Márcia Regina Souza Batista, Rui Alves Macedo

Ausência de Estrutura da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde nos Municípios de Barra do Corda e Imperatriz - Maranhão; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Gessimara Sousa

Limites da Mesa de Negociação do Município de Vitória; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Espec; em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde) - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Marcelo Soares Veloso e Marlei da Rosa

Sistema de Informação da Atenção Básica e o perfil dos digitadores; 2008; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Especialização em Gestão de SSS) - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO PARANÁ; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Isabel Cristina Rodrigues

Pesquisa sobre Clima Organizacional da Coordenação de Desenvolvimento Institucional e Gestão da Escola Nacional de Saúde Pública; 2003; 83 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização Em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Eliane dos Santos de Oliveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Maria Helena Machado

A Questão Alimentar Nutricional na Nova República: Discurso e Prática; 1994; 0 f; Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Escola Nacional de Saúde Pública,; Coorientador: Maria Helena Vieira Machado;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • MACHADO, M. H. ; OLIVEIRA, E. S. ; WERMELINGER, Monica Carvalho de Mesquita Werner ; AGUIAR FILHO, Wilson . Apresentação - MERCOSUL : Trabalho e Educação em Saúde. DIVULGACAO EM SAUDE PARA DEBATE , v. 57, p. 4-7, 2017.

  • OLIVEIRA, E. S. ; WERMELLINGER, M. . Trabalho em saúde nas fronteiras brasileiras. DIVULGACAO EM SAUDE PARA DEBATE , v. 57, p. 78-90, 2017.

  • MACHADO, M. H. ; WERMELINGER, M. C. M. W. ; VIEIRA, M. ; OLIVEIRA, E. S. ; LEMOS, Waldirlando Rosa ; AGUIAR FILHO, Wilson ; FERRAZ, Wagner Lacerda ; SANTOS, M. R. ; SOUZA JUNIOR, P. B. ; JUSTINO, E. ; BARBOSA, C. M. . Aspectos Gerais da Formação da Enfermagem: O Perfil da Formação dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares. Enfermagem em Foco , v. 7, p. 15-27, 2016.

  • MACHADO, M. H. ; SANTOS, M. R. ; OLIVEIRA, E. S. ; WERMELINGER, Monica Carvalho de Mesquita Werner ; VIEIRA, M. ; LEMOS, Waldirlando Rosa ; LACERDA, Wagner Ferraz ; AGUIAR FILHO, Wilson ; SOUZA JUNIOR, P. B. . Condições de Trabalho da Enfermagem. Enfermagem em Foco , v. 7, p. 63-71, 2016.

  • MACHADO, M. H. ; OLIVEIRA, E. S. ; LEMOS, Waldirlando Rosa ; LACERDA, W. F. ; AGUIAR FILHO, Wilson ; WERMELINGER, Monica Carvalho de Mesquita Werner ; VIEIRA, M. ; SANTOS, M. R. ; BORGES, P. R. ; JUSTINO, E. ; BARBOSA, C. M. . Mercado de Trabalho da Enfermagem: Aspectos Gerais. Enfermagem em Foco , v. 7, p. 35-53, 2016.

  • MACHADO, M. H. ; WERMELINGER, M. C. M. W. ; VIEIRA, M. ; OLIVEIRA, E. S. ; LEMOS, Waldirlando Rosa ; AGUIAR FILHO, Wilson ; LACERDA, Wagner Ferraz ; SANTOS, M. R. ; SOUZA JUNIOR, P. B. ; JUSTINO, E. ; BARBOSA, C. M. . Características Gerais da Enfermagem: o perfil sóciodemográfico. Enfermagem em Foco , v. 7, p. 9-14, 2016.

  • MACHADO, M. H. ; OLIVEIRA, E. S. ; LEMOS, W. R. ; LACERDA, W. F. ; JUSTINO, E. . Mercado de trabalho em enfermagem no âmbito do SUS: uma abordagem a partir da Pesquisa Perfil da Enfermagem do Brasil. Divulgacao em Saude para Debate , v. 56, p. 52-69, 2016.

  • OLIVEIRA, E. S. ; VIEIRA, M. ; WERMELLINGER, M. . Os contornos da Enfermagem Brasileira. Revista Ret-Sus (Impresso) , v. 74, p. 04-07, 2015.

  • AMÂNCIO FILHO, A. ; WERMELLINGER, M. ; OLIVEIRA, E. S. . Transformações do Mundo do Trabalho e a Formação em Saúde. Divulgação em Saúde para Debate , v. 47, p. 91-100, 2012.

  • MACHADO, Maria Helena ; VIEIRA, A. L. S. ; OLIVEIRA, E. S. . Construindo o perfil da enfermagem. Enfermagem em Foco , v. 3, p. 119-122, 2012.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Para Medir o Trabalho em Saúde no Brasil:Principais Fontes de Informações. Divulgação em Saúde para Debate , v. 45, p. 105-125, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. . Indicadores Essenciais para Gestão do Trabalho. Divulgação em Saúde para Debate , v. 45, p. 126-142, 2010.

  • WERMELINGER, M. C. M. W. ; MACHADO, M. H. ; TAVARES, Maria de Fátima Lobato ; OLIVEIRA, E. S. ; MOYSÉS, Neuza Maria ; FERRAZ, W. . A Feminilização do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. Divulgação em Saúde para Debate , v. 45, p. 54-70, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSES, N. M. . Contexto e Desafios na Configuração do Mercado de Trabalho de Saúde nas Fronteiras Brasieiras. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. xxx-xxxx, 2009.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. ; TEIXEIRA, M. . Diagnostico da situação das sete categorias profissionais prioritárias nos Estados Partes do Mercosul. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. xx-xxx, 2009.

  • OLIVEIRA, E. S. ; AMÂNCIO FILHO, A. . Força de Trabalho em saúde: Uma análise de tendências e perfis profissionais. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. xxx-xxx, 2009.

  • MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira ; OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; TEIXEIRA, M. . Mapeamento da gestão do trabalho em saúde no Brasil e no Mercosul. Ciência & Saúde Coletiva , v. 14, p. xxx-xxxx, 2009.

  • OLIVEIRA, E. S. ; COUTO, L. C. D. ; MACHADO, Maria Helena . Força de Trabalho em Saúde:principais fontes de informações. Cadernos RH Saúde , v. 3, p. 33-48, 2008.

  • ALMEIDA, V. M. L. ; JUNQUEIRA, A. R. A. ; OLIVEIRA, E. S. . Perfil da Força de Trabalho no INCA. Revista da Sociedade Brasileira de Cancerologia , v. 53, p. 87-98, 2007.

  • MOTA, M. A. ; OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; BOTELHO, Z. G. A. ; LUPORINI, M. F. M. . Gestão do Trabalho em Saúde na Amazônia Legal. Cadernos RH Saúde , Brasilia, v. 3, n.1- março, p. 125-134, 2006.

  • OLIVEIRA, E. S. ; VIEIRA, Ana Luiza Stiebler ; AMANCIO FILHO, Antenor . Mercado de Trabalho em Saúde na Região Sudeste- Brasil: a inserção da equipe de enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem (Ribeirão Preto) , v. 12, n.1, p. 134-138, 2004.

  • VIACAVA, Francisco ; ALMEIDA, Celia Maria de ; OLIVEIRA, E. S. ; UGÁ, Maria Alicia ; PORTO, Silvia Marta . Uma metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 711-724, 2004.

  • MACINKO, James ; ALMEIDA, Celia Maria de ; OLIVEIRA, E. S. ; SÁ, Paulo K de . Organization and delivery of primary health care services in Petropólis- Brazil. The International Journal Of Health Planning And Management, Estados Unidos, v. 19, n.4, p. 303-317, 2004.

  • VIACAVA, F. ; CAETANO, R. ; ALMEIDA, C. M. ; MARTINS, M. ; NOVAES, H. M. D. ; MACINKO, J. ; FAUSTO, M. ; NORONHA, J. C. ; SZWARCWALD, C. L. ; OLIVEIRA, E. S. . Uma metodologia de avaliação do desempenho do sistema de saúde brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 9, n.3, p. 711-724, 2004.

  • MACINKO, James ; ALMEIDA, Célia Maria ; OLIVEIRA, E. S. . Avaliação das Características organizacionais dos Serviços de Atenção Básica em Petrópolis.. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 65, n.1, p. 243-256, 2003.

  • ALMEIDA, C. M. ; MACINKO, James ; OLIVEIRA, E. S. . Avaliação das Características Organizacionais dos Serviços de Atenção Básica em Petropólis: Teste de uma metodologia. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 65, n.1, p. 243-256, 2003.

  • STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. . A equipe de enfermagem no mercado de trabalho em saúde do Brasil. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 25, n.57, p. 63-70, 2001.

  • VIEIRA, A. L. S. ; OLIVEIRA, E. S. . Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil: empregos dos enfermeiros nas três últimas décadas. Revista Brasileira de Enfermagem , 2001.

  • MOYSES, N. M. N. ; OLIVEIRA, E. S. . Comentando os Dados referentes a Capacidade instalada, força de trabalho e empregos de saúde. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 24, p. 35-43, 2001.

  • VIEIRA, A. L. S. ; OLIVEIRA, E. S. . A Equipe de Enfermagem no Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 25, n.57, p. 63-70, 2001.

  • OLIVEIRA, E. S. . Tendências do Mercado de Trabalho de Saúde. Ciência & Saúde Coletiva , Salvador., v. V, n.supl.2000, p. CDROM, 2000.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . Pesquisa de Opinião sobre o Programa de Saúde da Família no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva , Rio de Janeiro, v. 5-supl, p. 25-25, 2000.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . PSF: O que pensam os gestores municipais de saúde?. Revista Brasileira de Saúde da Família (Brasília) , Brasilia, v. 01, p. 52-56, 2000.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MOYSES, N. M. . Comentando os dados referentes á capacidade instalada, força de trabalho e empregos de saúde. Saúde em Debate , Rio de Janeiro, v. 24, n.56, p. 35-43, 2000.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; SERTÃ, F. ; LOZANA, J. ; PINTO, L. F. ; LEVY, M. B. ; TEIXEIRA, M. ; PEREIRA, S. R. ; REGO, S. A. . O Perfil dos Médicos no Brasil. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. N.19, p. 01-30, 1996.

  • MACHADO, M. H. ; REGO, Sergio ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, Marcia ; VIEIRA, M. ; PEREIRA, S. R. ; LOZANA, J. A. ; PINTO, L. F. ; CAMPOS, M.R. ; D'ÁVILA, C. ; SERTÃ, F. ; LEVY, Marcelo . Perfil dos Médicos no Brasil. Revista Dados, Rio de Janeiro, v. 19, n.junho, p. 1-30, 1996.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; VIEIRA, M. ; TEIXEIRA, M. ; REGO, S. A. ; PEREIRA, S. R. . Radiografia de uma profissão. Jornal do Conselho Federal de Medicina Cfm, Brasilia, p. 09-09, 1996.

  • STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. . Mercado de Enfermagem no Brasil: desvios na absorção dos profissionais. Revista Enfermagem (UERJ) , Rio de Janeiro, v. V.3., n.N.2, p. 155-165, 1995.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; REGO, S. A. ; PINTO, L. F. . Médicos Especialistas no Brasil. Dados (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 17, p. 001-31, 1995.

  • MACHADO, Maria Helena ; REGO, Sergio Tavares de Almeida ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. S. ; TEIXEIRA, M. . Especialidades Médicas no Brasil. Dados (Rio de Janeiro) , RJ, v. 17, n.dezembro, p. 1-31, 1995.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, M. ; VIEIRA, M. . Quem são os vilões da História. Cadernos de Recursos Humanos Em Saúde, Brasília, v. V.1, n.N.3, p. 24-28, 1993.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MOYSÉS, N. M. . A capacidade instalada e os postos de trabalho em saúde no Brasil. Jornal Proposta, Rio de Janeiro, p. 06-06, 1993.

  • OLIVEIRA, E. S. . Assistencia Médico-Sanitária: notas para avaliações. Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ) , Rio de Janeiro, v. 7, n.3, p. 370-395, 1991.

  • MACHADO, Maria Helena (Org.) ; MOYSÉS, N. M. (Org.) ; OLIVEIRA, E. S. (Org.) . (Manual Instrucional do Curso Instrucional do Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. 001. ed. Rio de Janeiro: Ediouro, 2011. v. 001. 61p .

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena (Org.) . Indicadores de gestão do trabalho em saúde: material de apoio para o Programa de Qualificação e Estruturação da Gestão do Trabalho e da Educação no SUS - ProgeSUS. 001. ed. Distrito Federal- Brasilia: Editora do Ministério da Saúde, 2007. v. 001. 290p .

  • MACHADO, Maria Helena (Org.) ; MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira (Org.) ; OLIVEIRA, E. S. (Org.) . Trabalhadores em Números - volume 2. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, 2006. v. 002. 103p .

  • CAMPOS, F. E. (Org.) ; MACHADO, Maria Helena (Org.) ; PIERANTONI, C. R. (Org.) ; OLIVEIRA, E. S. (Org.) . Cadernos de RH em Saúde. 001. ed. Brasilia: Ministério da Saúde, 2006. v. 3. n.1p .

  • Vargens, José ; Benevenuto, Pedro ; Lemos, Waldirlando ; OLIVEIRA, E. S. ; FRANCA, T. . Sistema Nacional de Informações -INFORSUS. 001. ed. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2006. v. 2. 22p .

  • Lemos, Waldirlando (Org.) ; Benevenuto, Pedro (Org.) ; Vargens, José (Org.) ; OLIVEIRA, E. S. (Org.) ; FRANCA, T. (Org.) . Manual Instrutivo dos Sistemas que compõem o InforSUS. 001. ed. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2006. v. 3. 62p .

  • MACHADO, Maria Helena ; VITALINO, H. A. ; Aguiar, Wilson ; OLIVEIRA, E. S. ; Lemos, Waldirlando ; Ferraz, Wagner ; Airas, Eluiza . ProgeSUS. 001. ed. Rio de Janeiro: Armazém das Letras, 2006. v. 1. 59p .

  • OLIVEIRA, E. S. ; CANTANELLI, Rita ; DOURADO, Eliana ; MOYSES, Neuza ; SEIXAS, Paulo Henrique ; DUARTE, Cláudio . Estruturação da Área de Recursos Humanos nas Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal.. 1. ed. Brasilia: Editora Conass, 2004. v. 1. 220p .

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; STIEBLER, A. L. ; TEIXEIRA, M. ; HOPPE, S. ; LEVY, M. B. ; LAMPERT, J. . Perfil dos Médicos e Enfermeiros do Programa de Saúde da Família. 1. ed. Brasilia: Ministério da Saúde, 2000. v. 6. 592p .

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; SERTÃ, F. ; PINTO, L. F. ; LOZANA, J. ; LEVY, M. B. ; PEREIRA, S. R. ; REGO, S. A. . Os Médicos no Brasil: Um retrato da realidade. 002. ed. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999. v. 01. 244p .

  • STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; AMÂNCIO FILHO, A. ; PEREIRA, S. R. ; PINTO, L. F. ; LEVY, M. B. . Trabalhadores de Saúde em Números. Rio de Janeiro: Multimeios/Fiocruz, 1998. v. único. 72p .

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; LOZANA, J. ; PINTO, L. F. ; VIEIRA, M. ; LEVY, M. B. ; TEIXEIRA, M. ; REGO, S. A. . Perfil dos Médicos no Brasil. 001. ed. Rio de Janeiro: Multimeios- Fiocruz, 1996. v. 28. 2376p .

  • FERREIRA, L. C. R. ; OLIVEIRA, E. S. . Estatísticas de Saúde- Assistência Médico- Sanitária-AMS. 001. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1992. v. 001. 148p .

  • MACHADO, Maria Helena ; VIEIRA, A. L. S. ; OLIVEIRA, E. S. . Gestão, Trabalho e Educação em Saúde: perspectivas teórico-metodológicas. In: Tatiana Wargas de Faria Baptista; Creuza da Silva Azevedo; Cristiani Vieira Machado;. (Org.). Políticas, Planejamento e Gestão em Saúde: abordagens e métodos de pesquisaOrganizadoras. 001ed.Rio de Janeiro: Fiocruz, 2015, v. 001, p. 293-321.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; MOYSÉS, N. M. . Tendencias do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. In: Célia Pierantoni, Mário Roberto Dal Poz, Tania França. (Org.). O Trabalho em Saúde: abrodagens quantitativas e qualitativas. 001ed.Rio de Janeiro: CEPESC, 2011, v. 001, p. 103-116.

  • Sousa, G. ; MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Limites da Mesa de Negociação do Município de Vitória.. In: Neuza Moyses, Maria Helena Machado e Eliane Oliveira. (Org.). Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Relatos de Exoeriências. 001ed.Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2010, v. 001, p. 13-17.

  • Bessa, RD ; OLIVEIRA, E. S. . Principais Desafios para implantação do PCCS-SUS: a experiência da SES/Amazonas. In: Neuza Moyses, Maria Helena Mcahado e Eliane Oliveira. (Org.). Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Relatos de Experiências. 001ed.Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2010, v. 001, p. 105-117.

  • Batista, MRS ; Macedo, Rui A ; MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Ausência de Estrutura da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde nos Municipios de Barra da Corda e Imperatriz-MA. In: Neuza Moyses, Maria Helena Machado ; Eliane Oliveira. (Org.). Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Relatos de Experiências. 001ed.Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2010, v. 001, p. 184-190.

  • Cruz, Aldenora, V.O ; Rocha, Mara Aliane ; Gomes, Silvia Valéria ; OLIVEIRA, E. S. . Gestão estratégia e humanização profissional:uma proposta de gestão no SUS para os Municipios de Santarém e Porto Velho. In: Neuza Moyses, Maria Helena Machado;Eliane Oliveira. (Org.). Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: Relatos de Experiências. 001ed.Rio de Janeiro: Ministério da Saúde, 2010, v. 001, p. 430-448.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira . O TRABALHO DE SAÚDE NAS REGIÕES DE FRONTEIRAS BRASILEIRAS. In: Célia Pierantoni; Maria Helena Machado; José Roberto Ferreira; Mónica Abramzón; Francisco Campos. (Org.). TRABALHO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO MERCOSUL. 001ed.RIO DE JANEIRO: EUROPA, 2008, v. 001, p. 171-200.

  • OLIVEIRA, E. S. ; STIEBLER, A. L. ; GARCIA, Ana Claúdia Piinheiro ; AMANCIO FILHO, Antenor . Odontologia. In: Ana Luiza Stiebler; Antenor Amâncio Filho. (Org.). Dinâmica das Graduações em Saúde no Brasil: Subsídios para uma política de recursos humanos. 001ed.Brasilia: Editora do Ministério da Saúde, 2006, v. 001, p. 89-112.

  • GARCIA, Ana Claúdia Piinheiro ; STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. ; AMANCIO FILHO, Antenor ; PACHECO, Sérgio . Educação Física. In: Antenor Amâncio Filho; Ana Luiza Stiebler Vieira. (Org.). Dinâmica das Graduações em Saúde no Brasil: Subsídios para uma política de recursos humanos. 001ed.Brasilia: Ministério da Saúde, 2006, v. 001, p. 235-244.

  • ALMEIDA, Célia Maria ; OLIVEIRA, E. S. . Los estudios de caso-Brasil. In: Célia Maria de Almeida. (Org.). Reformas del Sector Salud Sexual y Reproductiva en América Latina y el Caribe : Tendencias e interelaciones-una revisión. New York: UNFPA, 2006, v. 001, p. 88-105.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Mercado de Trabalho em Saúde: Em que trabalham e quem emprega esses trabalhadores?. In: Maria Helena Machado, Neuza Maria Moyses e Eliane dos Santos de Oliveira. (Org.). Trabalhadores de Saúde em Números- volume 2. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 2006, v. 002, p. 59-93.

  • BITENCOURT, S. ; OLIVEIRA, E. S. ; MÉDICI, A. C. ; OLIVEIRA, F. . Nutrição, Meio Ambiente e Desenvolvimento- Uma contribuição á Conferencia Mundial de Meio Ambiente. In: Paulo Buss; Maria do Carmo Leal; Paulo Sabroza; Rodrigues Rodriguez. (Org.). Saúde, Ambiente e Desenvolvimento. 001ed.São Paulo: Hucitec, 1992, v. VOL.II, p. 123-151.

  • FERREIRA, L. C. R. ; OLIVEIRA, E. S. . IBGE constata que a saúde está nas mãos de empresas privadas .. Tribuna da Imprensa, Rio de Janeiro, p. 5 - 5, 12 ago. 1995.

  • FERREIRA, L. C. R. ; OLIVEIRA, E. S. . Setor Privado domina área de saúde. O Estado de São Paulo, p. A-15 - A-15, 12 ago. 1995.

  • FERREIRA, L. C. R. ; OLIVEIRA, E. S. . Cai total de leitos hospitalares por habitante. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 1 - 12, 12 ago. 1995.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; MOYSES, Neuza . Tendencias do Mercado de Trabalho em Saúde no Brasil. In: Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde, 2010, Rio de Janeiro. Trabalhos da Conferência Internacional sobre Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde. RIO DE JANEIRO: UERJ, 2010.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. ; TEIXEIRA, M. . A Experiência da Rede de Recursos Humanos em Saúde -ObservaRH- ENSP/FIOCRUZ. In: IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde- Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007, Salvador. Anais: Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização. São Paulo: Hucitec, 2007.

  • VIACAVA, Francisco ; ALMEIDA, Celia Maria de ; OLIVEIRA, E. S. ; PORTO, Silvia Marta ; UGÁ, Maria Alicia . A conceptual model to avaluate the performance of the Brazilian Health System. In: Conference on the Canadian Association for Health Services and Policy Research, 2004, QUEBEC. Abstracts the Conference on the Canadian Association for Health Services and Policy Research, 2004. v. 01. p. 001-321.

  • MACINKO, James ; ALMEIDA, Celia Maria de ; OLIVEIRA, E. S. . Avaliação de desempenho de serviços de saúde: Uma análise do acto de atenção básica. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2004, Recife. Cadernos de Resumo do VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec, 2004. v. 2. p. 001-234.

  • VIACAVA, Francisco ; ALMEIDA, Celia Maria de ; TRAVASSOS, Claúdia ; UGÁ, Maria Alicia ; PORTO, Silvia Marta ; OLIVEIRA, E. S. . A methodology for assessing the performance of the Brazilian Health System. In: 21st International Conference of the International Society for Quality in Health Care, 2004, Amsterdam. ISqua`s 21st International Conference: Conference program and abstracts, 2004. v. 01. p. 111-112.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; SOARES, Aldemir Humberto . Os Radiologistas no Brasil. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasília. SAÚDE, JUSTIÇA E CIDADANIA- VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. São Paulo: ABEC, 2003. v. 2. p. 389-389.

  • OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . Quem são os médicos especialistas no Brasil ?. In: XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais- Brasil,500 anos- Mudanças e Continuidades, 2000, Caxambu. Cadernos de Resumos XII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. Belo Horizonte: Editora Geraes Ltda, 2000. v. 1. p. 59-59.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; LAMPERT, J. ; HOPPE, S. ; LEVY, M. B. . Perfil dos Médicos e Enfermeiros de Saúde da Família no Brasil. In: VIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social-XI Congreo de la Associón Internacional de Politicas de Salud, 2000, Havana. Anais do VIII Congresso Latinoamericano de Medicina Social-XI Congreo de la Associón Internacional de Politicas de Salud, 2000. v. 001. p. 21-34.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; VIEIRA, M. . A situação atual dos médicos. In: Seminário Internacional da Profissão Médica, 1997, Brasilia. Seminário Internacional da Profissão Médica. Brasilia: CFM, 1997. v. único. p. 06-08.

  • OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . Os Serviços de Saúde no Brasil: a capacidade instalada no período de 80-92. In: X Encontro da Associação Bras. de Estudos Populacionais-ABEP, 1996, CAXAMBU. Anais do X Encontro da Associação Bras. de Estudos Populacionais, 1996. v. V.4. p. 2135-2158.

  • OLIVEIRA, E. S. . Políticas de Alimentação e Nutrição nos anos 80. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e I Encontro de saúde coletiva do Cone Sul, 1992, Rio Grande do Sul. Anais do III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva do Cone Sul, 1992. p. 88-90.

  • OLIVEIRA, E. S. . O novo perfil da Força de Trabalho e o Impacto no atendimento dos serviços de Saúde no Estado do Rio de Janeiro. In: III Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva e I Encontro de saúde coletiva do Cone Sul, 1992, Rio Grande do Sul. Anais do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva do Cone Sul, 1992. v. único. p. 106-110.

  • MACINKO, James ; ALMEIDA, Célia Maria ; OLIVEIRA, E. S. . Uma metodologia para avaliar as características organizacionais do sistema de atenção básica do SUS.. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2003, Brasília. SAÚDE, JUSTIÇA E CIDADANIA- VII CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. São Paulo: ABEC, 2003. v. II. p. 228-228.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; VITALINO, H. A. . A força de trabalho em saúde na Região Amazônica. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). São Paulo: abrasco, 2009. v. 001.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. . Contexto e Desafios na Configuração do Mercado de Trabalho de Saúde nas Fronteiras Brasileiras. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, Recife-PE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). SÃO PAULO: ABRASCO, 2009. v. SUPL.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. . O perfil das quatorze profissões de saúde. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, RECIFE-PE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). SÃO PAULO: ABRASCO, 2009. v. Supl.

  • GRECO, MCM ; AMÂNCIO FILHO, A. ; OLIVEIRA, E. S. . O curso técnico em farmácia na ETSUS-SP. In: IX Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2009, RECIFE-PE. Ciência e Saúde Coletiva (Impresso). São Paulo: Abrasco, 2009. v. Supl.

  • MACHADO, Maria Helena ; AMÂNCIO FILHO, A. ; OLIVEIRA, E. S. ; MOYSES, N. M. ; PACHECO, Sérgio ; STIEBLER, A. L. . OS RECURSOS HUMANOS DE SAÚDE EM REDE: A EXPERIÊNCIA DA ESTAÇÃO ENSP-FIOCRUZ. In: IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA, 2009, RECIFE-PE. ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE SAÚDE COLETIVA. SÃO PAULO: ABRASCO, 2009. v. SUPL.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, Neuza Maria Nogueira ; TEIXEIRA, M. . Trabalho em Saúde nos Municípios de Fronteira. In: IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde- Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007, Salvador. Anais de Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização. Rio de Janeiro: ABRASCO, 2007.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . A Questão dos Recursos Humanos de Saúde na Amazônia Legal. In: IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde- Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007, Salvador. Anais: Equidade, Ética e Direito à Saúde; desafios à Saúde Coletiva na mundialização. Rio de Janeiro: Abrasco, 2007.

  • Lemos, Waldirlando ; OLIVEIRA, E. S. ; Vargens, José ; Benevenuto, Pedro . Sistema Nacional de Informação em Gestão do Trabalho no SUS. In: IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Medicina Social e XIV Congresso da Associação Internacional de Política de Saúde- Equidade, Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na mundialização, 2007, Salvador. Anais: Equidade , Ética e Direito à Saúde: desafios à Saúde Coletiva na Mundialização. São Paulo: Hucitec/Abrasco, 2007.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os Cursos Lato Sensu da ENSP-1990-2000. In: VII Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. Anais - Resumos de Trabalhos. São Paulo: APSP, 2001. v. I. p. 92-92.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MOYSES, N. M. . O Perfil dos Empregos e dos Serviços de Saúde após a implantação do SUS nos Municípios do Estado do RJ. In: Congresso Paulista de Saúde Pública, 2001, Santos. Anais Resumos de Trabalhos. Santos: APSP, 2001. v. I. p. 96-97.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . O Egressos da ENSP: 1995:1999. In: VI Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2000, BAHIA. LIVRO DE RESUMOS. São Paulo: Associação Brasileira de Editores Cientificos, 2000. v. 5. p. 589-590.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP: 1995-1999. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E SAÚDE, 1999, São Paulo. Livro de Resumos do II Congresso Bras. de Ciências Sociais e Saúde. São Paulo: Hucitec/UNIFESP/EPM, 1999. v. único. p. 95-95.

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; STIEBLER, A. L. ; LAMPERT, J. ; PEREIRA, S. R. ; HOPPE, S. ; LEVY, M. B. ; TEIXEIRA, M. . Perfil dos Médicos e Enfermeiros do Programa Saúde da Família- Resultados Preliminares. In: II CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E SAÚDE, 1999, São Paulo. Livro de Resumos do II Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Saúde. São Paulo: Hucitec/Unifesp., 1999. v. único. p. 112-112.

  • OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . O Mercado de Trabalho dos Médicos Especialistas no Brasil. In: V Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 1997, Aguas de Lindóia. Cadernos de Resumos, 1997. p. 60-60.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; PINTO, L. F. ; REGO, S. A. . Perfil de los Médicos en Brasil. In: 9. Congresso da International Association of Health Policy, 1996, Montréal. Livro de Resumos do 9o. Congresso da Internacional Association of Health Policy, 1996. v. V.1b-7. p. 31-31.

  • OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . O SUS e o novo perfil dos Serviços de Saúde. In: III Congresso Brasileiro, II Congresso Ibero Americano e I Congresso Latino-Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do III Congr. Brasileiro, II Cong. íbero Americano e I Congresso Americano de Epidemiologia. São Paulo: Hucitec, 1995. v. único. p. 192-192.

  • OLIVEIRA, E. S. . A suplementação alimentar e os famintos. In: II Congresso Brasileiro, II Cong. Ibero Americano e I Congresso Latino- Americano de Epidemiologia, 1995, Salvador. Anais do II Congresso Brasileiro de Epidemiologia, 1995. v. único. p. 193-193.

  • OLIVEIRA, E. S. . As Politicas de Suplementação Alimentar- uma opção aos descamisados?. In: VIII Encontro de Estudos Populacionais da ABEP, 1992, Brasilia. Anais do VII Encontro de Estudos Populacionais da ABEP, 1992. v. II. p. 223-232.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Perfil de medicos y enfermeras de la Estrategia de Salud de la Familia en Brasil. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. ; OLIVEIRA, E. S. ; TEIXEIRA, M. . DIAGNÓSTICO DA SITUAÇÃO DAS SETE CATEGORIAS PROFISSIONAIS PRIORITÁRIAS NO MERCOSUL. 2009. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSES, N. M. ; TEIXEIRA, M. . Painel: Rede de Recursos Humanos em Saúde: estratégias de formação em saúde pública no estado de direito. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. . Seminário Nacional de Gestão do Trabalho em Saúde. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, E. S. . Seminário Nacional PCCCS-SUS. 2005. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • ALMEIDA, Celia Maria de ; BAPTISTA, T. W. F. ; OLIVEIRA, E. S. . Health Sector Reform in Brazil: endeaouring to overcome inequalities. 2001. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . Quem são os médicos especialistas no Brasil?. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, E. S. ; STIEBLER, A. L. ; LEVY, M. B. ; LOZANA, J. ; PEREIRA, S. R. ; HOPPE, S. . Perfil dos Médicos e Enfermeiros no Programa de Saúde da Familia. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP- 1995-1999. 1999. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. . Os serviços de saúde no Brasil: a capacidade instalada no período de 80-92. 1996. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, E. S. . O SUS e o novo perfil dos Serviços de Saúde no Brasil. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. . A Suplementação alimentar e os famintos. 1995. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, E. S. . O novo perfil da força de trabalho e o impacto no atendimento dos serviços de saúde no Estado do Rio de Janeiro. 1992. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Apresentação. Rio de Janeiro, 2012. (Prefácio, Pósfacio/Apresentação)>.

  • OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os cursos lato sensu da ENSP:1990:2000 : um diagnóstico 2002 (Relatório de pesquisa).

  • OLIVEIRA, E. S. . A Questão Alimentar e Nutricional na Nova República: discurso e prática.. Rio de Janeiro: SDE- Fiocruz, 1994 (Tese de Mestrado).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, E. S. . Matriz de Indicadores de Gestão do Trabalho. 2005.

OLIVEIRA, E. S. . Sistema Gerencial de Informações para Gestão do Trabalho. 2005.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Relatório CAPES da ENSP. 2000.

LABRA, M. E. ; OLIVEIRA, E. S. . Projeto Porto de Sepetiba: Sub-projeto: Relações políticas -institucionais no setor saúde no Estado do Rio de Janeiro. 1998.

LABRA, M. E. ; OLIVEIRA, E. S. . Relações Politico Institucionais no Setor Saúde no Estado do Rio de Janeiro. 1998.

ALMEIDA, Célia Maria ; OLIVEIRA, E. S. ; LABRA, M. E. ; TRAVASSOS, Claúdia ; PORTO, Silvia Marta . A Reforma Sanitária Brasileira: em busca da Equidade. 1998.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Assessoria na confecção do Relatório Capes da ENSP. 1998.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; STIEBLER, A. L. . Escolas de Saúde Pública no Brasil: funções essenciais. 1998.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. . Perfil do Corpo Clínico da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. 2007.

OLIVEIRA, E. S. . A Alimentação saudável e a promoção da saúde no contexto da segurança alimentar e nutricional; conceitos, similaridades e análises.. 2005.

OLIVEIRA, E. S. . Plano de Apoio ao Desenvolvimento Institucional. 2005.

OLIVEIRA, E. S. . Aleitamento materno: avaliação da implantação do programa em unidades básicas de saúde do Recife. 2004.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSÉS, N. M. . O perfil dos Egressos na Fiocruz. 2002.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . O Perfil dos Radiologistas no Brasil. 2001.

OLIVEIRA, E. S. . Os Cursos Lato Sensu da ENSP- 1990-2000. 2001.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP. 2000.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. . Perfil dos trabalhadores da ENSP. 2000.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; REGO, S. A. . Perfil dos Pediatras no Brasil. 1999.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; STIEBLER, A. L. ; PINTO, L. F. ; TEIXEIRA, M. ; LEVY, M. B. ; PEREIRA, S. R. ; LAMPERT, J. ; HOPPE, S. . O Perfil dos Médicos e Enfermeiros do Programa de Saúde da Família. 1999.

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; MOYSES, N. M. ; NOGUEIRA, R. P. ; LEVY, M. B. . Levantamento da Demanda do Mercado Editorial em Serviços de Saúde no Brasil. 1997.

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PINTO, L. F. ; VIEIRA, M. ; PEREIRA, S. R. ; HOPPE, S. ; REGO, S. A. . Perfil dos médicos no Brasil. 1995.

OLIVEIRA, E. S. ; BITENCOURT, S. . Fórum de Debates sobre Políticas de Combate á fome .. 1993.

OLIVEIRA, E. S. . Seminário de Avaliação do Curso de Especialização de Recursos Humanos em saúde. 1991.

MACHADO, M. H. ; OLIVEIRA, E. S. ; WERMELLINGER, M. ; AGUIAR FILHO, Wilson . MERCOSUL :Trabalho e Educação em Saúde. 2017. (Editoração/Periódico).

OLIVEIRA, E. S. . Curso Gestão do Trabalho e Educação em Saúde - Pré Congresso. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

MACHADO, Maria Helena ; STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. . Disciplina de mestrado- Leituras sobre Mercado de Trabalho em Saúde. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

OLIVEIRA, E. S. . 24o. Curso de Especialização em Recursos Humanos para a Saúde- Informação como Recurso Estratégico para a Gestão do Trabalho em Saúde. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. S. . 24o. Curso de Especialização RHS em Saúde- Estrutura Física e Ocupacional do Setor Saúde Brasileiro. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. S. . Curso de Atualização em Gestão do Trabalho no SUS. 2006. .

OLIVEIRA, E. S. . Perguntas e Respostas sobre Sistemas de Dados. 2006. (Desenvolvimento de material didático ou instrucional - Cartilha Instrucional para apoio didático ao Projeto Qualificação e Estruturação da Gestão).

OLIVEIRA, E. S. . Diagnóstico dos Municipios de Fronteira com a América do Sul e Mercosul. 2006. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, E. S. . Tendencias e Situação Atual da Oferta do Sistema Educativo em Odontologia. 2004. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena . Os Cursos Lato Sensu da ENSP-1990-2000-um diagnóstico. 2000. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, E. S. ; MACHADO, Maria Helena ; PINTO, L. F. . Pesquisa de Opinião sobre o Programa Saúde da Família do Ministério da Saúde. 1999. (Relatório de pesquisa).

MACHADO, Maria Helena ; OLIVEIRA, E. S. ; PEREIRA, S. R. ; TEIXEIRA, M. ; PINTO, L. F. ; SERTÃ, F. ; LOZANA, J. ; VIEIRA, M. . Os médicos no Brasil- análise preliminar. 1996. (Relatório de pesquisa).

STIEBLER, A. L. ; OLIVEIRA, E. S. . Especialização de Desenvolvimento de Recursos Humanos. 1993. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

OLIVEIRA, E. S. ; MOYSES, N. M. . Curso de Especialização em Desenvolvimento em Recursos Humanos em Saúde. 1993. (Participação de banca de selação).

OLIVEIRA, E. S. . II Conferencia Nacional de Recursos Humanos para a saúde. 1993. (Relatora de Conferência).

NOGUEIRA, R. P. ; OLIVEIRA, E. S. . Curso Latino Americano de Recursos Humanos em Saúde. 1992. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NOGUEIRA, R. P. ; OLIVEIRA, E. S. . Sistema de infomações em Recursos Humanos em saúde. 1990. .

OLIVEIRA, E. S. . Pesquisa de Opinião junto os gestores sobre o Programa de Saúde da Família-PSF. 1999 (Consultora Técnica) .

BITENCOURT, S. ; OLIVEIRA, E. S. . A Fome em Dados. 1993 (Conselho Editorial) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Os Processos Regulatórios das profissões de saúde nos Continentes, Descrição: Geral: Tomando os dados, informações e material empírico das pesquisas de campo realizadas e o acervo técnico, teórico e metodológico já existentes, fruto do estudo sobre as 8 profissões de saúde recém finalizado, envolvendo as informações sobre os mecanismos regulatórios, adotados no âmbito dos conselhos, colégios profissionais e sindicatos dessas profissões dos países selecionados (Brasil, Portugal, Costa Rica, Moçambique, Canadá e México), bem como às relativas ao Mercado de Trabalho de Saúde, se buscará comparar e produzir análises levando em consideração os processos regulatórios das seguintes profissões: Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Farmácia/Bioquímica, Fonoaudiologia, Psicologia e Fisioterapia, com foco comparativo entre países/continentes e profissões ? permitindo, dessa forma, subsidiar com documentos técnicos o DEGERTS/SGTES para elaboração de políticas e ações no campo da Regulação e da Gestão do Trabalho, junto as instâncias formais existentes.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Everson JUSTINO - Integrante / Maria Helena Vieira Machado - Coordenador / Monica Carvalho de Mesquita Werner Wermelinger - Integrante.

  • 2017 - Atual

    Perfil dos Anestesistas no Brasil, Descrição: A pesquisa busca mapear as condições de trabalho e traçar o Perfil do Anestesista no Brasil considerando os aspectos sócio- demográficos, as características da formação e a atividade profissional, a inserção no mundo do trabalho, estrutura do trabalho no centro cirúrgico, condições de trabalho, segurança do trabalho, o exercício profissional no dia a dia, a dinâmica do mercado de trabalho; e apontar, analisar tendências e perspectivas do Anestesista conhecendo a dinâmica do seu mercado no recente contexto sócio -econômico e político brasileiro com foco na Segurança do Paciente.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Enis Donizetti Silva - Integrante / Everson JUSTINO - Integrante / Paulo Borges de Souza Junior - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Waldirlando Lemos - Integrante.

  • 2015 - 2017

    Perfil e Condições de Trabalho do Anestesista no Estado de São Paulo, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Helena Vieira Machado em 11/09/2015., Descrição: A pesquisa busca mapear as condições de trabalho e traçar o perfil do Anestesista considerando os aspectos sócio- demográficos, as características da formação e a atividade profissional, a inserção no mundo do trabalho, estrutura do trabalho no centro cirúrgico, condições de trabalho, segurança do trabalho, o exercício profissional no dia a dia, a dinâmica do mercado de trabalho; e apontar, analisar tendências e perspectivas do Anestesista conhecendo a dinâmica do seu mercado no recente contexto sócio -econômico e político brasileiro com foco na Segurança do Paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Waldirlando Rosa Lemos - Integrante / Enis Donizetti Silva - Integrante / Everson JUSTINO - Integrante.

  • 2015 - 2017

    As profissões de saúde, territórios profissionais, disputas jurisdicionais e arenas conflitivas: Um estudo comparativo Brasil entre alguns países selecionados, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Maria Helena Vieira Machado em 09/08/2015., Descrição: A pesquisa busca mapear as condições de trabalho e traçar o perfil do Anestesista considerando os aspectos sócio- demográficos, as características da formação e a atividade profissional, a inserção no mundo do trabalho, estrutura do trabalho no centro cirúrgico, condições de trabalho, segurança do trabalho, o exercício profissional no dia a dia, a dinâmica do mercado de trabalho; e apontar, analisar tendências e perspectivas do Anestesista conhecendo a dinâmica do seu mercado no recente contexto sócio -econômico e político brasileiro com foco na Segurança do Paciente.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Cintia Maria Barbosa - Integrante / Lidice Araujo - Integrante.

  • 2012 - 2014

    ?Estudo e Pesquisa - Mercado de Trabalho no Setor Saúde?,, Descrição: O projeto visa caracterizar a Força de Trabalho em saúde nos diversos aspectos demográficos (sexo, idade, local de moradia etc.); Analisar a dinâmica e as tendências do mercado de trabalho do setor saúde no Brasil; Analisar a oferta de empregos por esfera administrativa no setor saúde e caracterizar a localização dos empregos desses profissionais; Estudar o comportamento da oferta de empregos de saúde por categorias profissionais nestas últimas décadas; Elaborar um livro com os resultados obtidos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2015

    Perfil da Enfermagem no Brasil, Descrição: O estudo tem por objetivo traçar o Perfil da Equipe de Enfermagem no Brasil, incluindo as categorias - (enfermeiros, técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem) ? considerando características sócio-econômicas, a formação, o desenvolvimento profissional, a inserção no mundo do trabalho, a participação sócio-política dos profissionais. Buscando descrever a dinâmica atual do mercado de trabalho e as tendências e perspectivas da enfermagem, dentro do atual contexto social, econômico e político brasileiro. Caberá a Estação ObservaRH-ENSP/FIOCRUZ do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Recursos Humanos em Saúde da Escola Nacional de Saúde Pública ? ENSP toda a coordenação técnica. A pesquisa será realizada em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, a Associação Brasileira de Enfermagem - ABEn e a Federação Nacional de Enfermagem - FNE, para que juntas possam oferecer o retrato atual da enfermagem no país, buscando conhecer e analisar o perfil das categorias de enfermagem, considerando as condições de trabalho, emprego e formação, desde seus aspectos econômicos, sociais, até os aspectos éticos e políticos que envolvem as práticas deste conjunto de profissionais.Contará ainda com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, da Rede de Observatório em Recursos Humanos em Saúde - ROREHS e da Organização Pan Americana de Saúde - OPAS, além do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Ana Luiza Stiebler - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa.

  • 2011 - 2015

    Estudo do Processo de Regulação do Trabalho e da Educação das Sete Profissões de Saúde nos Países da América do Sul, Descrição: O estudo analisa as tendências da regulamentação legal da formação e do exercício das ocupações e profissões de saúde dos países da América Latina e Caribe (ALC). Atualizando os dados quantitativos de mercado de trabalho, destacando os indicadores mais comumente utilizados para medir Recursos Humanos em Saúde nos países da ALC. Este estudo envolverá os dirigentes de recursos humanos dos países da América do Sul os quais constituem as unidades de análise deste trabalho. As técnicas e modalidades de apreensão das distintas realidades consistem na aplicação de entrevistas semi-estruturadas, apoiadas por observação-participante. Dentro dessa perspectiva, o estudo procurará: 1. Mapear os processos de regulação dos países, procurando analisar o estado e as tendências da regulamentação legal do exercício das ocupações e profissões na área da saúde; 2. Identificar os principais "atores" e instâncias envolvidos no processo e as principais demandas de regulamentação do exercício profissional realizadas por ocupações e profissões da saúde nos últimos dois anos; 3. Realizar uma oficina de trabalho, envolvendo os representantes das estruturas de recursos humanos dos países da América do Sul, para discutir e identificar os processos regulatórios das profissões de saúde na região, sob o aspecto da formação e exercício profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Especialização: (3) / Mestrado profissional: (3) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Neuza Maria Moysés - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante.

  • 2011 - 2013

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Saúde Global: um novo objeto de estudo na Saúde Coletiva, Descrição: Analisar e discutir as relações entre a dinâmica da globalização e seu impacto sobre as políticas de saúde, os sistemas de saúde e a saúde das populações em nível nacional e internacional, assim como identificar e analisar as conexões e interrelações entre relações internacionais e saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Celia Maria de Almeida - Coordenador / Luiz Eduardo Fonseca - Integrante / Andrés Ernesto Ferrari Haines - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2008 - 2010

    Plano Diretor da Rede ObservaRH para o biênio 2008-2009, Descrição: P1. Traçar a situação das 14 profissões de Saúde no Brasil; Este estudo visa conhecer e traçar o perfil da situação de trabalho e mercado das 14 profissões de saúde no Brasil. Procurando delinear: a) as características sócio-econômicas de cada categoria; b) regulamentação; c) legislação da categoria; d) profissionalização; e) formação; f) mercado de trabalho; g) configuração do emprego formal e informal; h) modalidades de vínculos; i) jornada de trabalho; j) piso salarial; terceirização; l) precarização; m) migração. Objetivos específicos: 1)Traçar um panorama geral sobre a força de trabalho em saúde por categoriais profissionais no Brasil;2) Agregar os dados existentes nos registros administrativos coletados de diferentes formas pelas sociedades de classes (sindicatos, associações e conselhos);3) Subsidiar com dados, informações e indicadores os gestores das três esferas de governo na implantação e implementação de políticas de gestão do trabalho e educação em saúde atendendo os princípios do ProgeSUS;4) Traçar cenários e tendências futuras para as 14 categorias profissionais pesquisadas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2007 - 2008

    Perfil do Corpo Clinico da Santa Casa de Belo Horizonte, Descrição: Estudar o corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia de Belo em seus diversos aspectos: origem socioeconômica, formação profissional, acesso técnico-científico, mercado de trabalho, qualidade e condições de trabalho, remuneração, relação médico-paciente, atualização cientifica, participação sócio-política em geral, buscando conhecer e analisar as necessidades e interesses do corpo clínico com vistas a melhoria da interelação do corpo clínico com a instituição. Buscará também analisar as diferentes facetas do ?mundo da vida? dos médicos enfocando particularmente aquelas que envolvem a escolha profissional, as perspectivas de mercado de trabalho e as condições de satisfação com as atividades desenvolvidas na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / João Girardi - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Diagnóstico dos Recursos Humanos em Saúde nos Estados e Municípios fronteiriços com a América do Sul e Mercosul, Descrição: O estudo se insere no conjunto de pesquisas do Plano Diretor-biênio 2005-2006 da Estação Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca- FIOCRUZ que integra a Rede de Observatório de Recursos Humanos da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde-SGTES do Ministério da Saúde. Trata-se da primeira parte da formalização prevista para unificar os sistemas de informações de saúde dos municípios de fronteiras. Os resultados alcançados nas diferentes etapas do projeto permitiram traçar um diagnóstico de carências do território fronteiriço e apontam para a premência de se criar uma Carreira Nacional do SUS com o propósito de resgatar e dignificar o trabalhador da saúde daquelas localidades. As informações estão subdivididas em cinco dimensões: Municípios fronteiriços em geral, Municípios que integram o Mercosul, Municípios com fronteira com a América Latina e os Municípios que fazem parte da Região Amazônica. São quatro blocos-temas de pesquisa, a saber:Perfil Demográfico e Socioeconômico;Gestão Pública ; Capacidade Instalada e Recursos Humanos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Marcia Teixeira - Integrante / Neuza Maria Nogueira Moysés - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2004

    Validação de uma met.de aval. rápida das caract. org do SSAB, Descrição: É uma enquete populacional e complementa à anterior já realizada. Está sendo desenvolvida com a cooperação da University New York , Dept.of Nutrition, Food Studies and Public Health. O objetivo geral é realizar uma sondagem populacional para validar a nova metodologia de avaliação rápida das características organizacionais e da provisão de serviços do sistema de atenção básica no SUS, no município de Petrópolis. Os produtos esperados são:1-Instrumentos válidos para a rápida avaliação dos serviços de atenção básica usando a) informantes-chaves nas unidades; b) informantes-chaves em nível da gestão municipal; e c) usuários dos serviços. 2.Um ferramenta para medir a experiência dos usuários no desempenho do sistema de atenção básica em nível local. 3.Recomendações específicas e operacionais sobre como a ferramenta e a metodologia podem ser utilizadas no monitoramento e avaliação da atenção básica do SUS. 4.Estudo de caso em profundidade no município de Petrópolis, que incluirá uma comparação, baseada nas dimensões críticas de atenção básica, entre programas distintos (PSF x unidades tradicionais), comparando o ponto de vista dos usuários com o dos prestadores de serviços e os supervisores e gestores do sistema. O instrumento contém 100 perguntas específicas sobre aspectos que correspondem a indicadores oriundos de pesquisas e experiências internacionais na avaliação da atenção básica e cada um corresponde a uma das nove dimensões já mencionadas. Trata de informações pessoais sobre a experiência dos usuários nas consultas médicas dos serviços do SUS. O questionário contem perguntas sobre os problemas de saúde, os tratamentos recebidos e a opinião do usuário sobre a qualidade do atendimento.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / James Macinko - Coordenador., Financiador(es): New York University - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    Lev. da Organização, Estrutura e Ações da Área de RH nas SES, Descrição: O projeto é um desdobramento natural do Programa de Informação e Apoio Técnico às Novas Equipes Gestoras Estaduais do SUS de 2003 ? PROGESTORES do CONASS em parceria com o Ministério da Saúde. Entendendo a área de Recursos Humanos como essencial à gestão do sistema, o projeto foi desenvolvido através de acordo de cooperação técnica entre a Organização Panamericana de Saúde ? OPAS/Brasil, o Ministério da Saúde ? Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde ? CONASS. O projeto envolve três sub-projetos : 1.Diagnóstico da situação de contratação de pessoal e da organização; 2. Estrutura e ações das áreas de Recursos Humanos das Secretarias de Saúde dos Estados e do Distrito Federal pós-implantação do Sistema Único de Saúde ? SUS; e traçar o Perfil dos Gestores Estaduais das Secretarias de Estado de Saúde e conhecer a sua percepção inicial da área de RH, bem como dos Gestores de Recursos Humanos. É propósito do estudo desenhar e executar ações que contribuam para a reestruturação da área nas SES construindo alternativas de intervenção com vistas a uma ação Estadual compatível com as diferentes realidades locais e regionais e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde. Farão parte do processo outros produtos entre os quais a apresentação oficial dos dados levantados em Seminário Nacional de Gestores Estaduais e de Recursos Humanos, com a participação de usuários do sistema de saúde, trabalhadores e gestores dos diferentes segmentos.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Eliana Dourado - Integrante / Neuza Maria Moyses Nogueira - Integrante / Rita Catanelli - Coordenador / Gilson Cantarino - Integrante / Claúdio Duarte Fonseca - Integrante / José Seixas - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro / Organização Pan Americana de Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 1

  • 2003 - 2003

    Uma met. para avaliar as carac. do Sist.Bas.Saúde-Petrópolis, Descrição: Descrição: Esta pesquisa foi desenhada para validar uma metodologia de avaliação rápida dos elementos organizacionais e do desempenho do sistema de atenção básica do SUS. Esta avaliação foi realizada através da adaptação de um instrumento ? o Primary Care Assessment Tool (PCAT) ? formulado e validado para avaliar os aspectos críticos da atenção primária em países industrializados, como EUA e Canadá, desenvolvido na Universidade de Johns Hopkins. O instrumento e a metodologia propostos vêm da experiência da Universidade Johns Hopkins na medição dos aspectos críticos dos sistemas de atenção primária nos países europeus. Pesquisadores norte-americanos demonstraram que este instrumento foi uma maneira válida e confiável de medir as dimensões essenciais de atenção básica. O instrumento foi desenhado para ser usado com informantes-chave e inclui questões referentes às seguintes dimensões: 1) primeiro contato (porta de entrada); 2) vínculo (longitudinality) ? em que medida o mesmo prestador de serviços atende o paciente e sua família ao longo do tempo; 3) integralidade (comprehensiveness) ? o elenco de serviços disponíveis na atenção primária; 4) coordenação ? a efetividade do prestador da atenção primária em garantir a assistência de nível secundário e terciário; 5) centramento na família e não apenas no indivíduo; 6) orientação para a comunidade ? em que medida atende às necessidades e prioridades da população; 7) características dos prestadores de serviços na atenção primária, tais como credenciais e treinamentos específicos. Cada uma dessas dimensões funcionais está relacionada a um determinado número de ações específicas em nível da prática clínica, de saúde pública ou de implementação da política.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / James Macinko - Coordenador., Financiador(es): New York University - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 2001 - 2001

    Perfil dos Médicos Radiologistas no Brasil, Descrição: O estudo traça o "Perfil do Médicos Radiologistas no Brasil" solicitada pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e objetiva conhecer e analisar a situação deste contingente nos seguintes aspectos: a origem sócio-econômica; a formação profissional, o acesso técnico-científico; o mercado de trabalho; as atividades desenvolvidas, a relação médico-paciente, o desgaste, a participação sócio-política e a ética profissional.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador., Financiador(es): Colégio Brasileiro de Radiologia - Auxílio financeiro / Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração., Número de produções C, T & A: 1

  • 1999 - 2000

    Pesquisa de Opinião dos Gestores: sobre o PSF., Descrição: OBJETIVOS Teve como objetivo central avaliar a opinião do gestor municipal sobre alguns aspectos do Programa de Saúde da Família (PSF) do Ministério da Saúde, fundamentando-se nas informações destes sobre o Programa, além de subsidiar a análise dos dados de uma outra pesquisa, "Perfil dos Médicos e Enfermeiros do Programa de Saúde da Família no Brasil" que também foi desenvolvida pelo NERHUS / DAPS / ENSP / FIOCRUZ. METODOLOGIA Foram entrevistados cerca de 200 gestores presentes ao XV Congresso Nacional dos Secretários Municipais de Saúde, representando cidades de diferentes portes em unidades da federação de todo o País. Desse total, extraiu-se a população-alvo - municípios brasileiros com PSF implantado até agosto/1999 ? formando, inicialmente cerca de 160 municípios. Após um estudo da amostra realizada, foram feitos ajustes em relação à possíveis tendências observadas na coleta do material durante o Congresso e selecionados outros municípios em caráter complementar, para os quais foram enviados mais questionários. Com a utilização de um método de amostragem probabilística, que consistiu na estratificação dos municípios brasileiros com PSF, segundo o porte da cidade por unidade da federação e região geográfica, a amostra final para o Brasil foi de 140 gestores. Posteriormente, após a análise do comportamento da população x amostra realizada, procedeu-se à expansão dos dados, levando em consideração estes dois fatores (região geográfica e porte da cidade), seguindo a tipologia de municípios: (i) até 10.000 hab, (ii) de 10.001 a 50.000 hab, (iii) de 50.001 a 150.000 hab, (iv) mais de 150.000 hab., dentre estes algumas capitais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Luiz Felipe Pinto - Integrante., Financiador(es): Banco Mundial - Bolsa / Ministério da Saúde - Cooperação., Número de produções C, T & A: 3

  • 1999 - 1999

    Pesquisa dos Médicos e Enfermeiros do Programa PSF, Descrição: Além dos relatórios foram feitos com RECURSOS DO PROJETO UNESCO 914/BRZ/16-Desenvolvimento de Atenção Básica : .uma publicação que abrangia dados sobre o BRASIL e GRANDES REGIÕES , e mais 28 volumes , uma para cada Unidade da Federação e Distrito Federal, totalizando 592 páginas de análise e comentários finais. Todo material está disponível no site: ensp.fiocruz.gov.br.no ítem projetos especiais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Luiz Felipe Pinto - Integrante / Sandra Rosa Pereira - Integrante / José Lozana - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Ministério da Saúde - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 3

  • 1995 - 1999

    Pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil, Descrição: A pesquisa Perfil dos Médicos no Brasil caracterizou, através de um levantamento amostral do contingente ativo, o médico que atua no país, analisando desde os aspectos sócio-demográficos até os aspectos político-ideológicos. Esta caracterização baseou-se em dados de cada unidade da federação e posteriormente, de cada região geográfica, para assim traçar o Perfil dos Médicos no Brasil.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Maria Helena Machado - Coordenador / Sérgio de Almeida Rego - Integrante / Fernando Sertã - Integrante / José Lozana - Integrante / Mônica Vieira - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Remuneração / Ministério da Saúde - Cooperação / Conselho Federal de Medicina - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de desenvolvimento

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe; . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe; . , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos. . , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: ?Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; ?Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; ?Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; ?Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: ?Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; ?Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; ?Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; ?Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante.Financiador(es): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação / Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante.Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: ?Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; ?Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; ?Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; ?Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante.Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante.Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: ?Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; ?Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; ?Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; ?Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

  • 2011 - Atual

    Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde, Descrição: O trabalho sobre Indicadores para a Gestão do Trabalho em Saúde tem por objetivo produzir e disponibilizar em rede indicadores sobre Gestão de Trabalho que possam ser comparativos entre os países da América Latina e Caribe enfocando dados quantitativos sobre mercado de trabalho em saúde. Entre os objetivos específicos: a) Dar apoio e suporte às políticas de gestão do trabalho e da educação em saúde do Ministério da Saúde/SGTES, subsidiando o executivo na tomada de decisões com a produção de indicadores de gestão do trabalho; b) Disponibilizar informações e gerar conhecimento para o controle social, garantindo ganhos de eficiência e qualidade mensuráveis através da ampliação de acesso, eqüidade, integralidade e humanização dos serviços; c)Produzir indicadores com ênfase nas profissões prioritárias do Mercosul (medicina, odontologia, enfermagem, psicologia, farmácia/bioquímica, fisioterapia e nutrição); e)Manter um espaço virtual permanente de discussão sobre Indicadores de Recursos Humanos em Saúde acessível aos gestores e o público em geral; f) Promover o uso de indicadores de recursos humanos em saúde para modernizar a gerência dos serviços de saúde e dinamizar os processos de trabalho ; g) Articular iniciativas correlatas existentes nos Observatórios de Recursos Humanos em Saúde e produzir atividades conjuntas periódicas; h)Estimular a sistematização e difusão de informações entre os países da America Latina e Caribe;. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Mônica Wermellinger - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Auxílio financeiro / Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - Bolsa / Organizacão Pan-Americana da Saude/Organizacão Mundial da Saude - Cooperação.

  • 2004 - 2004

    Tendências e situação atual da oferta do sist. edu. em odontologia, Descrição: Análise da oferta dos graduandos de odontologia analisando especificamente as variáveis: instituições, cursos, vagas, concluintes por unidades da federação.. , Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Ana Luiza Stiebler Vieira - Coordenador / Ana Claúdia Piinheiro Garcia - Integrante / Sérgio Pacheco - Integrante., Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.

  • 2003 - 2004

    PRO- ADESS -Des. de uma metodologia de avaliação do desempenho do SUS, Descrição: O projeto contou com a participação de profissionais vinculados a diversas instituições acadêmicas e de pesquisa: Fac. Med. Sta. Casa de São Paulo, UFBA (ISC), UERJ (IMS), UNICAMP (FCM), USP (FM, FSP e FMRP) e FIOCRUZ (ENSP e CICT), envolvendo 21 pesquisadores. Sua coordenação técnica foi centralizada no Departamento de Informações em Saúde do CICT/FIOCRUZ. Objetivo geral: Elaboração de uma metodologia para monitoramento e avaliação de desempenho do sistema de saúde em âmbito nacional. Objetivos específicos: ?Formular um marco conceitual sobre avaliação de desempenho do sistema de saúde, tomando como eixo principal o princípio da equidade referido a aspectos fundamentais de acesso, utilização e financiamento do sistema; ?Definir um modelo de análise para avaliação do SUS à luz do marco conceitual de análise; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade no acesso e na utilização de serviços de saúde no país; ?Formular indicadores para monitorar a eqüidade na captação e na alocação de recursos financeiros para o SS; ?Promover a articulação inter-institucional para desenvolvimento do campo temático relacionado à avaliação do desempenho de sistemas de saúde; ?Elaborar estratégias para a futura implementação da metodologia de avaliação de desempenho do sistema de saúde.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (5) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Integrante / Célia Maria Almeida - Integrante / Silvia Marta Porto - Integrante / James Macinko - Integrante / Francisco Viacava - Coordenador / Maria Alicia Ugá - Integrante / Mônica Martins - Integrante., Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.

  • 2000 - 2000

    Os Egressos dos Cursos de Pós Graduação da ENSP:1995-1999, Descrição: Com o propósito de atender aos anseios da comunidade científica, e também subsidiar a redefinição das políticas de ensino estratégico da Escola Nacional de Saúde Pública, a Coordenação de Ensino da ENSP desenvolveu uma pesquisa para avaliar os 5672 egressos que se formaram nos 320 cursos de pós-graduação lato sensu em saúde pública oferecidos nos últimos 11 anos pela Instituição. É desnecessário enfatizar a importância de que se revestem as pesquisas que avaliam o produto desses cursos, tanto do ponto de vista quantitativo como do ponto de vista qualitativo, assim como a participação de seus alunos no mercado de trabalho. Partindo do debate das funções essenciais das escolas de saúde pública da América Latina, que vêm sendo discutidas pela ALAESP no contexto da globalização, e dos impactos sobre os processos produtivos daquelas instituições, propõe-se uma reorientação estratégica das políticas de ensino da ENSP que deverão ser implementadas para atender aos novos rumos da Saúde Pública. A pesquisa enfoca os seguintes aspectos: a oferta e a demanda de candidatos/vagas; a tipologia da clientela; as instituições envolvidas; a estrutura curricular; e o financiamento dos cursos.. , Situação: Concluído; Natureza: Desenvolvimento. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Eliane dos Santos de Oliveira - Coordenador / Maria Helena Machado - Integrante / Cintia Maria Barbosa - Integrante., Financiador(es): Fundação Oswaldo Cruz - Bolsa., Número de produções C, T & A: 3

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2007

Menção honrosa do trabalho: Sistema Nacional de Informação em Gestão do Trabalho no SUS, IV Cong. Bras.Ciências Sociais e Humanas em Saúde, X Cong. da Ass.Latino Americano de Med. Social.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde. , Rua Leopoldo Bulhões 1480- 7 andar-sala706, Manguinhos, 21041-210 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 25982525, Ramal: 2612, Fax: (21) 22900993, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1976 - 1994

    Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

    Vínculo: Servidor público ou celetista, Enquadramento Funcional: pesquisador titular, Carga horária: 40

    Atividades

    • 01/1988

      Treinamentos ministrados , Diretoria de Pesquisas Sociais, Departamento de Indicadores Sociais.,Treinamentos ministrados, Treinamento para 50 instrutores multiplicadores que coordenariam as 498 equipes de campo da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição-PNSN em colaboração com o INAN., Treinamento para implantação do Sistema PCAXIS ( software usado para tabulação de pesquisas)., Treinamento para coordenadores locais( RJ) -Pesquisa PNSN sobre medição e pesagem de crianças e adultos., Treinamento para coordenadores locais para atuarem na pesquisa Assistência Médico Sanitária-AMS

    • 01/1976

      Pesquisa e desenvolvimento , Diretoria de Pesquisas Sociais, Departamento de Indicadores Sociais.,Linhas de pesquisa

    • 01/1976

      Serviços técnicos especializados , Diretoria de Pesquisas Sociais, Departamento de Indicadores Sociais.,Serviço realizado, Desenvolvimento Integral da Pesquisa Assistência Médico Sanitária.

    • 01/1976

      Outras atividades técnico-científicas , Diretoria de Pesquisas, Diretoria de Pesquisas.,Atividade realizada, Elaboração de releases para a imprensa das publicações referentes as pesquisas sociais que estavam sob a minha responsabilidade (AMS, PNSN e Indicadores Sociais..

    • 01/1988 - 12/1990

      Direção e administração, Diretoria de Pesquisas Sociais, Departamento de Indicadores Sociais.,Cargo ou função, coordenadora de pesquisa.

  • 1988 - Atual

    Fundação Oswaldo Cruz

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Pesquisador colaborador, Carga horária: 40

    Outras informações:
    No período de 1988-1994, fui cedida pelo IBGE para desenvolver pesquisas e fazer mestrado na ENSP. A partir de 1995 fui contratada temporiamente para assessorar a coordenação de pesquisas e ministrar aulas no curso Especialização em Desenvolvimento de Recursos Humanos em Saúde oferecido anualmente pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Recursos Humanos em Saúde- NERHUS, do qual faço parte até os dias de hoje.

    Atividades

    • 03/2008

      Ensino, Curso de Especialização em Saúde Global, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Participação no Módulo 8 - Globalização e Recursos Humanos e Saúde

    • 08/1995

      Ensino, Recursos Humanos Em Saúde, Nível: Especialização,Disciplinas ministradas, Mercado de Trabalho em Saúde, Fontes de dados em Informação em Saúde

    • 01/1994

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Linhas de pesquisa

    • 11/1988 - 12/2003

      Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Serviço realizado, Elaboração, Desenvolvimento, Tabulação e Publicação de Pesquisas Sociais-.

    • 04/1998 - 04/2001

      Pesquisa e desenvolvimento , Escola Nacional de Saúde Pública, Coordenação de Ensino e Pós Graduação.,Linhas de pesquisa

    • 03/1998 - 03/2001

      Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Coordenação de Ensino e Pós Graduação.,Serviço realizado, Consultoria na elaboração dos Relatórios CAPES 1998,1999 e 2000..

    • 04/1998 - 11/1998

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Assessoria na Elaboração e desenvolvimento da Pesquisa " A Reforma Sanitária Brasileira: em busca da equidade" desenvolvida pela ENSP em convênio com a OPAS..

    • 03/1997 - 12/1997

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Assessoria no desenvolvimento da Pesquisa " Levantamento da Demanda dop Mercado Editorial em Serviços de Saúde no Brasil"- desenvolvida pela ENSP em convênio com o PALTEX-OPAS..

    • 01/1995 - 12/1996

      Serviços técnicos especializados , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Serviço realizado, Assessoria no implantação e desenvolvimento do Questionário para Pesquisa Perfil dos Médicos do Brasil- em convênio CFM/AMB/FENAN/ENSP/MS..

    • 08/1993 - 08/1995

      Treinamentos ministrados , Escola Nacional de Saúde Pública, Departamento de Administração e Planejamento em Saúde.,Treinamentos ministrados, Monitora dos Trabalhos de Conclusão dos alunos orindos do Curso de Especialização de Recursos Humanos

    • 05/1994 - 12/1994

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Membro da coordenação do Fórum de Debates sobre Políticas de Combate a Fome.

    • 01/1994 - 01/1994

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Membro do Grupo Consultivo do Comitê de Entidades Públicas de Combate a Miséria e a Fome-.

    • 04/1993 - 11/1993

      Outras atividades técnico-científicas , Escola Nacional de Saúde Pública, Escola Nacional de Saúde Pública.,Atividade realizada, Membro representativo da ENSP na comissão que elaborou o Plano de Emergência para a reestruturação dos Serviços de Saúde do Estado do Rio de Janeiro solicitado pelo Ministério da Saúde..

  • 2004 - 2011

    Ministério da Saúde

    Vínculo: Consultora, Enquadramento Funcional: Consultora Técnica, Carga horária: 20

    Atividades

    • 04/2004 - 06/2011

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho Em Saúde.,Cargo ou função, Consultor.

  • 2003 - 2004

    Conselho Nacional de Secretarios Estaduais

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: , Carga horária: 10

    Outras informações:
    Contratada como consultora

    Atividades

    • 01/2003 - 02/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Conselho Nacionals de Secretários Estaduais, .,Cargo ou função, Consultor.