Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves

Concluiu o Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo em 1994. Atualmente, é Professor Associado IV da Universidade Federal Fluminense, para a qual ingressou em 1977. Publicou artigos em periódicos especializados, trabalhos em anais de eventos, capítulos de livros (muitos verbetes) e 5 livros (dois deles como co-organizador). Participou de eventos no Brasil e no exterior. Orientou e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado, como também trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso. Recebeu o 1º Prêmio de Monografias do Arquivo Nacional (RJ) em 1995 e integra o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) como sócio honorário. Atualmente, participa como pesquisador principal do projeto PRONEX / CNPq / FAPERJ intitulado Caminhos da política no Império do Brasil, desenvolvido a partir do Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais da UERJ e integra o projeto Iberconceptos, sediado na Universidade do País Vasco, Espanha. Trabalha sobretudo com o período de fins do século XVIII e inícios do XIX em sua dimensão política, o que significa pensar o lugar da religião, da cultura escrita e, cada vez mais, da história no mundo luso-brasileiro. Tem interesse igualmente em Teoria e Metodologia da História, assim como em História da Música. Em seu Currículo LATTES, palavras-chave freqüentes são: Ilustração / Luzes, Antigo Regime, Religiosidade / Religião / Igreja, Historiografia, Linguagens políticas, Reformismo, Política, Educação e Nação.

Informações coletadas do Lattes em 01/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em História Social

1988 - 1994

Universidade de São Paulo
Título: E Receberá Mercê: a Mesa da Consciência e Ordens, o clero secular e a sociedade no Brasil, 1808-1828
Orientador: Maria Beatriz Marques Nizza da Silva
Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Antigo Regime; Instituições; Regalismo; Clero secular; Cristianização; Religiosidade. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História do Brasil Império. Setores de atividade: Educação Superior.

Mestrado em História

1977 - 1984

Universidade Federal Fluminense
Título: O Seminário de Olinda: educação, cultura e política nos Tempos Modernos,Ano de Obtenção: 1984
Margarida de Souza Neves.Palavras-chave: Antigo Regime; Império Luso-Brasileiro; Ilustração; Reformismo; Cultura e poder; Educação. Grande área: Ciências HumanasGrande Área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil / Especialidade: História da Educação. Setores de atividade: Educação.

Graduação em Licenciatura em História

1976 - 1976

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Bacharelado em História

1969 - 1973

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2019 - 2019

Pós-Doutorado. , Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Brasil.

2009 - 2009

Pós-Doutorado. , Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, IHGB, Brasil. , Grande área: Ciências Humanas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Bem, Escreve Pouco.

Italiano

Compreende Razoavelmente, Lê Razoavelmente.

Francês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Alemão

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: Teoria e Filosofia da História/Especialidade: Teoria e Metodologia da História.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Colônia.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História do Brasil Império.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História Moderna e Contemporânea/Especialidade: História Moderna.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Educação.

    Grande área: Ciências Humanas / Área: História / Subárea: História do Brasil/Especialidade: História da Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

WEHLING, Arno ; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal ; NEVES, Guilherme Pereira das ; SANCHES, Marcos Guimarães . Seminário Francisco Adolfo de Varnhagen, visconde de Porto Seguro (1816-2016). 2016. (Outro).

NEVES, Guilherme Pereira das . O Atlântico revolucionário. 2010. (Congresso).

NEVES, Guilherme Pereira das ; CAJUEIRO, Renato Luiz Bacellar ; GALDAMES, Francisco Javier Müller ; GASPAR, Tarcísio de Souza ; SANTOS, Paulo Rogério de Andrade dos . Painel de Iniciação Científica: Pensamento Político Luso-Brasileiro. 2004. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Oliveira Lima e a (longa) história da independência.O Brasil de 1808 visto por Oliveira Lima em 1908: imagem e retrato. 2019. (Seminário).

6ª Semana de História da UFF.Da língua e da fala aos atos de fala e às linguagens - 27/09/2018. 2018. (Encontro).

A Aclamação de D. João VI no Rio de Janeiro: o rei e o reino.A arte na Corte - 05/11/2018. 2018. (Seminário).

X Seminário Brasileiro de Teoria e História da Historiografia.A emergência da história no Brasil e o historicismo de Sérgio Buarque de Holanda. 2018. (Seminário).

A Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra: um testemunho do tempo das Luzes.Ecos de Luís Antônio Muratori. 2017. (Encontro).

A Revolução de 1817, as Luzes e a Contemporaneidade.Como fazer de 1817 uma revolução: o papel da historiografia. 2017. (Encontro).

Colóquio 1817, Revolta e Revolução no Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.Como fazer uma revolução: a historiografia e o movimento de 1817 em Pernambuco. 2017. (Seminário).

Colóquio Gomes Freire e as vésperas da revolução de 1820. Como fazer uma revolução: a historiografia e o movimento de 1817 em Pernambuco. 2017. (Congresso).

De D. João V a D. João VI: temas e problemas de história do livro.Catálogos como lugares de memória. 2017. (Oficina).

Jornada Leituras Setecentistas.Comentários às comunicações de Tiago C. P. dos Reis Miranda e de Lucia Bastos. 2017. (Outra).

Posse como sócio honorário.Moradas da História ou Marc Bloch, os Historiadores e a Política. 2017. (Outra).

Seminário Revolução Pernambucana de 1817.1801 à sombra de 1817: Luzes do Reino, elites da terra e história da nação. 2017. (Seminário).

XXIX Simpósio Nacional de História.A ideia de república no Império: de espaço de experiência a horizonte de expectativa. 2017. (Simpósio).

2nd Conference: International Network for Theory of History. Life and Scholarship: Marc Bloch's Practice of History. 2016. (Congresso).

Curso de pensamento político moderno (séculos XVI-XVIII), profa. Sheila Lima.Luzes e modernidade. 2016. (Outra).

IV Seminário Fluminense de Pós-graduandos em História.Formas de controle - religião e administração. 2016. (Seminário).

Jornadas Historia Conceptual en Iberoamérica: nuevas perspectivas, nuevos problemas.Monarquia e identidade no Brasil oitocentista: do fausto religioso à queda republicana (1822-1889). 2016. (Encontro).

Seminário Varnhagen 200 anos.Varnhagen: diplomata e homem de letras. 2016. (Seminário).

3a Semana de História da UFF.Epistemologia, ciência e história. 2015. (Outra).

Congresso Internacional Brasil como Reino Unido: 200 anos depois. Em torno de 1815. Dimensões da política e da religião no Império português. 2015. (Congresso).

Seminário Guerra Literária. Panfletos da Independência do Brasil (1820-1823).Denúncias, polêmicas, agravos: a Voz e a Letra. 2015. (Seminário).

I Colóquio Internacional Ecclesia/Imagens da Morte, Dimensões do Catolicismo na Iberoamérica. Juízos Eclesiásticos e Cabidos. 2014. (Congresso).

XVII Congreso Internacional de AHILA.Tecendo redes com a história: Brasil e Portugal no século XIX. 2014. (Simpósio).

XVI Seminário sobre a Economia Mineira. Marc Bloch, a política e a história. 2014. (Congresso).

XXIV Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres. 2014. (Seminário).

CEPHAS-Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas, IHGB.Apresentação e lançamento do livro 'Varnhagen no caleidoscópio'. 2013. (Outra).

Conferência Internacional - Linguagens da Identidade e da Diferença.História e identidade social: uma reflexão conceitual. 2013. (Outra).

Seminário Internacional Os Vice Reis no Rio de Janeiro - 250 anos.Coroa e Igreja na América portuguesa (1750-1800). 2013. (Seminário).

Seminário Mensal da Linha de Pesquisa Espaço e Sociabilidades.Linguagens políticas, história dos conceitos e hermenêutica - 18/06/2013. 2013. (Seminário).

I Colóquio Cultura e Educação na América Portuguesa.Cultura e educação na América portuguesa: em busca da história. 2012. (Outra).

III Seminário de Graduandos em História Moderna.Mesa Redonda: Impressos e representações literárias na época moderna. 2012. (Seminário).

IV Congreso Internacional de Iberconceptos. Portugal e Brasil: identidades sociais, políticas e históricas. 2012. (Congresso).

Napoleon's Empire. European Politics in Global Perspective. 2012. (Outra).

Sessão temática da CEPHAS D. Rodrigo de Sousa Coutinho do IHGB.Andrée Mansuy-Diniz Silva e Rodrigo de Souza Coutinho. 2012. (Encontro).

XV Seminário sobre a Economia Mineira 30 anos.A política da história no Brasil moderno. 2012. (Seminário).

XXII Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres. 2012. (Seminário).

El lenguaje de las independencias en Iberoamérica: conceptos políticos y conceptos historiográficos en la era de las revoluciones. La Religión en Brasil: un concepto fundamental (1750-1889). 2011. (Congresso).

IV Colóquio Internacional [In]tolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime.As Luzes da intolerância: dimensões da ilustração luso-brasileira. 2011. (Outra).

Maquiavel Dissimulado: heterodoxias político-culturais no mundo luso-brasileiro. 2011. (Outra).

XIV Congreso Mundial Anual de Historia Conceptual. Inestabilidad y cambios de los conceptos. Desplazamientos semánticos, traslados, ambigëdades, contradicciones. And If There Is No Sattelzeit? The Concept of Religion and its Role in Nineteenth-Century Brazil. 2011. (Congresso).

XXI Seminário de Iniciação Cient[ifica. 2011. (Seminário).

XXVI Simpósio Nacional de História.A Querela entre ciência e arte once again: os Annales e a função da história como orientação para a vida. 2011. (Simpósio).

Colóquio Luso-Brasileiro Territórios e Fronteiras do Poder.Independência, Autonomia e Liberdade antes do Liberalismo no Brasil (1808-1831). 2010. (Outra).

XIV Seminário sobre a Economia Mineira.Aquém da História: os Annales aos 80 Anos - Mesa-Redonda Especial 1: 80 Anos dos Annales. 2010. (Seminário).

XX Seminário de Iniciação Científica. 2010. (Seminário).

Conferências do CHAM.Os Dilemas da geração de 1790 sob a óptica de Miguel António de Melo (1766-1836). 2009. (Outra).

III Colóquio Internacional Raízes do Privilégio: hierarquias e mobilidade social no mundo ibérico do Antigo Regime.De Infâmia e honra: a trajetória de José Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque (c. 1773-1817). 2009. (Outra).

II Seminário de Graduandos em História Moderna.Para não ter medo da Hermenêutica (ou para desistir dela - se possível). 2009. (Seminário).

Reunião da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas - CEPHAS.José Carlos de Macedo Soares: entre a história e a política. 2009. (Oficina).

XIX Seminário de Iniciação Científica. 2009. (Seminário).

XXV Simpósio Nacional de História.Miguel Antônio de Melo e seu projeto de uma lei fundamental para Portugal após a Constituição outorgada por D. Pedro em 1826. 2009. (Simpósio).

As Ciências no Brasil no período joanino.Natureza, ciência e política no mundo luso-brasileiro de inícios do século XIX. 2008. (Seminário).

As Hierarquias Sociais - II Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna.O Lugar dos reis. 2008. (Seminário).

Congresso Internacional 1808: a Corte no Brasil. Ilustrados e Letrados. 2008. (Congresso).

II Seminário Dimensões da Política na História: a Política das Letras.Desassombrados das violências experimentadas? História, Religião e Política no Brasil. 2008. (Seminário).

I Seminário Nacional de História da Historiografia Brasileira.História e hermenêutica: uma questão de método?. 2008. (Seminário).

Reunião da Comissão de Estudos e Pesquisas Históricas - CEPHAS.Carlito, historiador. 2008. (Outra).

XXVIIª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica.Um projeto de lei fundamental para Portugal após a Constituição de 1826. 2008. (Outra).

Colóquio Internacional Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia: 300 Anos.As Constituições Primeiras em 1853. 2007. (Simpósio).

I Seminário de Graduandos em História Moderna.Discursos Políticos no Antigo Regime. 2007. (Seminário).

Painel sobre a Situação das Ciências Humanas no Brasil.A Área de História e a Avalição da CAPES. 2007. (Outra).

2º Encontro Nacional de Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais.História da Estatística. 2006. (Encontro).

I Seminário de Pós-Graduandos em História Moderna.Autos de Devassa e Ilustração. 2006. (Seminário).

XII Encontro Regional de História.Apresentação de Comunicação. Em Busca de um Ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836). 2006. (Encontro).

15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torrer de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 15º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torrer de Ciência e Tecnologia. 2005. (Seminário).

Colóquio Internacional Biografias e Microbiografias no Império Colonial Português.Apresentação da Comunicação: As Máximas do Marquês: Moral e Política na Trajetória de Mariano José da Fonseca, 1773-1848.. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História.Presidência de Sessão de Comunicações 'Agentes da Igreja no Mundo Português II'. 2005. (Simpósio).

XXIII Simpósio Nacional de História.Apresentação da Comunicação: 'As Máximas do Marquês: Moral e Política na Trajetória de Mariano José da Fonseca'. 2005. (Simpósio).

XXV Reunião Anual.Presidência de Sessão de Comunicações 'Poder e Sociedade'. 2005. (Encontro).

XXV Reunião Anual.Apresentação de Comunicação na Mesa Redonda Tendências da Historiografia Contemporânea: 'Mariano José Pereira da Fonseca no Tribunal das Luzes de R. Koselleck'. 2005. (Encontro).

XXV Reunião Anual.Comunicação em Mesa Redonda. Mariano José Pereira da Fonseca no Tribunal das Luzes de R. Koselleck. 2005. (Outra).

14º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 14º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2004. (Seminário).

A Presença Holandesa no Brasil: Memória e Imaginário.A trajetória de Maurício de Nassau: vida e legado. 2004. (Seminário).

Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências.Comunicação no 2º Colóquio do PPRLB. 2004. (Simpósio).

Simpósio Temático do XI Encontro Regional de História "Democracia e Conflito".Apresentação da Comunicação: As Letras de Luiz Gonzaga das Virgens. 2004. (Encontro).

VII Conferência Internacional de História dos Conceitos.Participação em workshop com coorganização de painel e apresentação de comunicação. 2004. (Outra).

XXIV Reunião Anual.Apresentação da Comunicação: Rebeldia, Intriga e Temor no Rio de Janeiro de 1794. 2004. (Encontro).

XXVII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XXVII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 2004. (Encontro).

13º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 13º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2003. (Seminário).

Igreja e Sociedade no Brasil, séculos XVIII e XIX.Participação em Seminário da Linha de Pesquisa Territórios e Fronteiras, Temporalidades e Espacialidades. 2003. (Seminário).

Primer Encuentro de ADHILAC Argentina: América 1804-2004, a Doscientos Años del Inicio de las Luchas por la Independencia.Primer Encuentro de ADHILAC Argentina: América 1804-2004, a Doscientos Años del Inicio de las Luchas por la Independencia. 2003. (Encontro).

XXIII Reunião Anual.Comunicação na XXIII Reunião Anual da SBPH: As Letras de Luiz Gonzaga das Virgens. 2003. (Encontro).

XXIV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XXIV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 2003. (Encontro).

XXV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XXV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 2003. (Encontro).

XXVI Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XXVI Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 2003. (Encontro).

12º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 12º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2002. (Seminário).

Colóquio Relações Luso-Brasileiras - Enlaces e Desenlaces.Colóquio Relações Luso-Brasileiras - Enlaces e Desenlaces. 2002. (Encontro).

X Encontro Regional, História e Biografias.Coordenação de Sessão de Comunicações Coordenadas na ANPUH-RJ: Sérgio Buarque de Holanda. 2002. (Encontro).

X Encontro Regional de História - História e Biografias.Coordenação de Sessão de Comunicações Coordenadas do X Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: História e Música. 2002. (Encontro).

XXIII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XXIII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 2002. (Encontro).

XXII Reunião Anual da SBPH.Comunicação em Mesa Redonda da XXII Reunião Anual da SBPH: As Hierarquias Sociais e os Ex-Votos Pintados. 2002. (Encontro).

11º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 11º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2001. (Seminário).

Semana dos Alunos de História da UERJ.Comunicação em Mesa-Redonda da Semana dos Alunos de História da UERJ: Novos Rumos da História. 2001. (Encontro).

V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes. Comunicação em Mesa-Redonda (As Inconfidências da Virada do século XVIII para o XIX) do V Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes: De Volta à Bahia de 1798. 2001. (Congresso).

XX Forum de Coordenadores de Pós-Graduação em História.Participação no XX Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História da ANPUH. 2001. (Encontro).

XXI Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História.Participação no XXI Fórum de Coordenadores de Pós-Graduação em História da ANPUH. 2001. (Encontro).

XXI Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH.Coordenação de Mesa-Redonda da XXI Reunião Anual da SBPH: História Colonial: Novas Documentações e Novas Perspectivas. 2001. (Encontro).

XXI Simpósio Nacional da ANPUH.Comunicação no XXI Simpósio Nacional da ANPUH: França e Bahia: o Imáginário da Revolução de 1789 na América Portuguesa de 1798. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História, A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo.Coordenação de Sessão de Comunicações Coordenadas no XXI Simpósio Nacional de História da ANPUH: Luzes e Sombras na América Portuguesa. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História, A História no Novo Milênio: entre o Individual e o Coletivo.Coordenação de Sessão de Comunicações Coordenadas no XXI Simpósio Nacional de História da ANPUH: História da Música no Brasil. 2001. (Simpósio).

XXI Simpósio Nacional de História da ANPUH.Coordenaçao de Sessão de Comunicações Coordenadas do XXI Simpósio Nacional de História da ANPUH: História da Música no Brasil. 2001. (Simpósio).

10º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 10º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 2000. (Seminário).

Colonial Saints: Hagiography and the Cult of Saints in the Americas, 1500-1800. Comunicação no Congresso Colonial Saints: Hagiography and the Cult of Saints in the Americas, 1500-1800: Saints, Ecclesiastical Organization and Religion in Brazil at the Beginning of the 19th Century. 2000. (Congresso).

Colóquio Internacional De Cabral a Pedro I. Comunicação no Colóquio Internacional De Cabral a Pedro I: De 1789 a 1798: Percursos da Francesia na Bahia. 2000. (Congresso).

Colóquio Internacional De Cabral a Pedro I.Colóquio Internacional De Cabral a Pedro I. 2000. (Encontro).

IX Simpósio Regional de História.Coordenação de 3 (três) Mesas de Comunicações Coordenadas no IX Simpósio Regional de História da ANPUH-RJ. 2000. (Simpósio).

VII Colóquio Internacional de Estudos Medievais e Ibéricos: O Ocidente Tardo-Medievo e a Gênese da Modernidade.VII Colóquio Internacional de Estudos Medievais e Ibéricos. 2000. (Encontro).

VII Congresso da Associação Iberoamericana de Academias de História. Participação no VII Congresso da Associação Iberoamericana de Academias de História. 2000. (Congresso).

XIX International Congress for Historical Sciences. Participação no XIX International Congress for Historical Sciences. 2000. (Congresso).

XX Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica - SBPH.Comunicação na XX Reunião Anual da SBPH: Revisitando a Bahia de 1798. 2000. (Encontro).

9º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia.Participação como Orientador no 9º Seminário de Iniciação Científica e Prêmio UFF Vasconcellos Torres de Ciência e Tecnologia. 1999. (Seminário).

III Encontro de História da UFF, Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil.Coordenação de Mesa Redonda do III Encontro de História da UFF, Descobrimentos e Redescobrimentos do Brasil. 1999. (Encontro).

I Seminário de Ensino de História do CAP/UERJ.Comunicação em Mesa Redonda no I Seminário de Ensino de História do CAP/UERJ: Prosopografia e Narrativa Histórica. 1999. (Seminário).

XIII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XIII Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 1999. (Encontro).

XV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.XV Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 1999. (Encontro).

8º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ.Comunicação em Mesa Redonda no 8º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: Os Ex-Votos Pintados: uma Prática Votiva Popular?. 1998. (Encontro).

8º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ.Coordenação de Sessão de Comunicações no 8º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: A Religiosidade das Irmandades: Sentidos e Dimensões. 1998. (Encontro).

Colóquio Internacional Sexualidade, Família e Religião na Colonização do Brasil.Colóquio Internacional Sexualidade, Família e Religião na Colonização do Brasil. 1998. (Encontro).

II Congreso Europeo de Latinoamericanistas - América Latina: Cruce de Culturas y Sociedades. La Dimensión Histórica y la Globalización Futura. II Congreso Europeo de Latinoamericanistas. 1998. (Congresso).

I Seminário Internacional sobre Fontes Documentais para a História do Brasil Colonial.I Seminário Internacional sobre Fontes Documentais para a História do Brasil Colonial. 1998. (Seminário).

IX Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História.IX Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em História. 1998. (Encontro).

Seminário Internacional D. Pedro I: Estadista de Dois Mundos.Seminário Internacional D. Pedro I: Estadista de Dois Mundos. 1998. (Seminário).

XVIII Reunião Anual da SBPH.Comunicação na XVIII Reunião Anual da SBPH: Pernambuco, 1801: a Conspiração dos Suassunas. 1998. (Encontro).

IV Conferência da Brazilian Studies Association.Comunicação na IV Conferência da Brazilian Studies Association. 1997. (Outra).

XVII Reunião Anual da SBPH.Comunicação em Mesa Redonda da XVII Reunião Anual da SBPH: A Catedral Submersa. 1997. (Encontro).

Colóquio Internacional Brasil: Colonização e Escravidão.Colóquio Internacional Brasil: Colonização e Escravidão. 1996. (Encontro).

XVI Reunião Anual da SBPH.Comunicação na XVI Reunião Anual da SBPH: Uma Prática Votiva Popular no Coração do Brasil? A Propósito da Coleção de Ex-Votos Pintados de Congonhas do Campo, MG. 1996. (Encontro).

I Seminário Ciências Humanas e Informática.Comunicação no I Seminário Ciências Humanas e Informática. 1995. (Seminário).

XV Reunião Anual da SBPH.Comunicação na XV Reunião Anual da SBPH: A Mesa da Consciência e Ordens no Brasil e o Clero Açoriano e Madeirense, 1808-1821. 1995. (Encontro).

Colóquio Internacional Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz: Confrontos, Mutações, Sobrevivência.Colóquio Internacional Cultura Portuguesa na Terra de Santa Cruz: Confrontos, Mutações, Sobrevivência. 1994. (Encontro).

I Colóquio Cidade, Poder e Memória.Comunicação no I Colóquio Cidade, Poder e Memória. 1994. (Outra).

XIII Reunião Anual da SBPH.Comunicação na XIII Reunião Anual da SBPH: E Receberá Mercê - de uma pesquisa. 1993. (Encontro).

Encontro Internacional de História e Computação.Comunicação no Encontro Internacional de História e Computação: O Uso de um Banco de Dados pelo Historiador. 1991. (Encontro).

4º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ.Comunicação no 4º Encontro Regional de História da ANPUH-RJ: O Sonho de Comenius: o Uso de Microcomputadores em uma Pesquisa de História Social. 1990. (Encontro).

X Reunião Anual da SBPH.Comunicação na X Reunião Anual da SBPH: Conflitos e Interesses na Cidade Colonial: Rio de Janeiro, 1800. 1990. (Encontro).

X Reunião Anual da SBPH.Comunicação na X Reunião Anual da SBPH: A Informática e a Pesquisa Histórica. 1990. (Encontro).

5ª Jornada de Estudos Americanos.Participação na 5ª Jornada de Estudos Americanos. 1989. (Outra).

IX Reunião Anual da SBPH.Comunicação na IX Reunião Anual da SBPH: Microbiografias e Mentalidades: as Agruras do Padre Bernardo Portugal no Recife às Vésperas da Independência. 1989. (Encontro).

IX Reunião Anual da SBPH.Comunicação em Mesa Redonda na IX Reunião Anual da SBPH: A Revolução Francesa e o Brasil. 1989. (Encontro).

Escravidão - Congresso Internacional. Participação no Congresso Internacional Escravidão. 1988. (Congresso).

VIII Reunião Anual da SBPH.Comunicação na VIII Reunião Anual da SBPH: Um Caso de Historiografia Oportunista: o Padre Bernardo Luís Ferreira Portugal e o Movimento de 1817 em Pernambuco. 1988. (Encontro).

2º Encontro Regional de História do Rio de Janeiro.Comunicação no 2º Encontro Regional de História do Rio de Janeiro: Uma Parcela da História da UFF. 1987. (Encontro).

I Congresso Internacional sobre a Inquisição. Participação no I Congresso Internacional sobre a Inquisição. 1987. (Congresso).

VII Reunião Anual da SBPH.Comunicação na VII Reunião Anual da SBPH: História e Memória Nacional: a Obra Didática de Joaquim Manuel de Macedo. 1987. (Encontro).

VI Reunião Anual da SBPH.Comunicação na VI Reunião Anual da SBPH: O Viver em Colônias: professores e alunos do Seminário de Olinda em 1800. 1986. (Encontro).

2º Ciclo de Estudo sobre Formação de Recursos Humanos para a Educação.2º Ciclo de Estudo sobre Formação de Recursos Humanos para a Educação. 1985. (Oficina).

II Simpósio de História Antiga e Medieval.II Simpósio de História Antiga e Medieval. 1985. (Simpósio).

1º Ciclo de Estudo sobre Formação de Recursos Humanos para a Educação.1º Ciclo de Estudo sobre Formação de Recursos Humanos para a Educação. 1983. (Oficina).

1º Encontro de Professores de História do Rio de Janeiro (ANPUH-RJ).Comunicação em Mesa Redonda no 1º Encontro da ANPUH-RJ: A Questão do Currículo dos Cursos de História. 1983. (Encontro).

I Simpósio Fluminense de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência.Participação no I Simpósio Fluminense de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência. 1982. (Simpósio).

XI Simpósio Nacional de História.Comunicação no XI Simpósio Nacional de História da ANPUH: História: a Polissemia de uma Palavra. 1981. (Simpósio).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Augusto de Carvalho Righi

NEVES, Guilherme Pereira das; TAVARES, Célia Cristina da Silva; MARTINS, William de Souza. O padre José de Anchieta: formação intelectual e prática pedagógica no Brasil colonial. 2019. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Henrique Albuquerque Cardoso Faria

NEVES, Guilherme Pereira das; ALVES, Patricia W. C. L.; FRANCO, Renato J.. O drama das paixões na construção da Modernidade - uma genealogia do Iluminismo. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosemary Saraiva da Silva

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; GOMES, R. E. C.. Edmund Burke e Silva Lisboa: escritos políticos, diferentes leituras. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caroline Costa Pimental Barbosa

SOUZA, Adriana Barreto de; RIBEIRO, Monica da Silva;NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das. José Custódio Dias: um sacerdote liberal na Câmara dos Deputados, 1823-1835. 2018. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Millena Souza Farias

Gesteira, Heloísa M.; SOUZA, Jorge Victor de A.;NEVES, Guilherme Pereira das. O engenho dos engenheiros: ciência e política na fronteira meridional da América portuguesa (1750-1760). 2015. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Carlos Ramiro Junior

NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARAES, César A. C.; LYNCH, Christian E. C.. Entre o Syllabus e a Constituição moderna: debates políticos em torno da Questão Religiosa (1872-1875) no Brasil. 2014. Dissertação (Mestrado em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sebastião Eugenio de Castro Junior

NEVES, Guilherme Pereira das; GRINBERG, Keila; BASILE, Marcello O. N. C.. Francisco Montezuma e os dilemas da mestiçagem e da cidadania na construção do Império do Brasil. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Pereira da Silva

NEVES, Guilherme Pereira das; BICALHO, Maria Fernanda Baptista; MARTINS, William de Souza. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: as repercussões de um sermão de São Pedro e o regalismo do marquês de Pombal. 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta Lobão Carvalho

TAVARES, Célia Cristina da Silva; TEIXEIRA, Felipe Charbel;NEVES, Guilherme Pereira das. Crônica e história: a Companhia de Jesus e a construção da história do Maranhão (1698-1759). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Dias Lyra Júnior

CAMENIETZKI, Carlos Ziller; MARTINS, William de Souza;NEVES, Guilherme Pereira das. Arranjar a memória que ofereço por defesa: cultura política e jurídica nos discursos de defesa dos rebeldes pernambucanos de 1817. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Duarte Machado

NEVES, Guilherme Pereira das; MALEVAL, Maria do Amparo;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. D. Afonso Henriques: o rei ungido e a formação da nacionalidade portuguesa (séc. XII-XIX). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Flávio Lemos Alencar

MACEDO, Paulo Emílio V. B.; BICALHO, Maria Fernanda Baptista;NEVES, Guilherme Pereira das. A política religiosa da monarquia inglesa sob Jaime I e a crítica de Francisco Suárez na "Defensio fidei" (1613). 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Breno Gontijo Andrade

NEVES, Guilherme Pereira das; CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de; SÁ, Cristina I. A. Campolina; VILLALTA, Luiz Carlos. A guerra das palavras: cultura oral e escrita na Revolução de 1817. 2012. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Rossana Agostinho Nunes

ALGRANTI, L. M.; BARATA, Alexandre Mansur;NEVES, Guilherme Pereira das. Nas Sombras da libertinagem: a perseguição e a consagração de um médico a serviço do progresso público. 2011. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada

NEVES, Guilherme Pereira das; KÜHL, Paulo Mugayar; ALMEIDA, Anita Correia Lima de. Metastasio por Francisco Luiz Ameno: ópera, poder e literatura nas reformas do Portugal setecentista. 2011. Dissertação (Mestrado em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gilmar Araújo Alvim

NEVES, Guilherme Pereira das; GRINBERG, Keila; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida; BICALHO, Maria Fernanda Baptista. Linguagens do poder no Portugal setecentista: um estudo a partir da "Dedução cronológica e analítica" (1767). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Natália Paganini Pontes de Faria Castro

BARATA, Alexandre Mansur; CARRARA, Ângelo Alves;NEVES, Guilherme Pereira das. Entre Coroados e coropós: a trajetória do padre Manoel de Jesus Maria nos sertões do Rio da Pomba (1731-1811). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Izabela Gomes Gonçalves

SOUZA, Adriana Barreto de; GUIMARAES, Carlos Gabriel;NEVES, Guilherme Pereira das. A Sombra e a Penumbra: centro e periferia no vice-reinado do Conde da Cunha (1763-1767). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane Maria Marcelo

ALMEIDA, Anita Correia Lima de; GUIMARAES, Carlos Gabriel;NEVES, Guilherme Pereira das. Os Embates de um juiz de fora: Balthazar da Silva Lisboa na Capitania do Rio de Janeiro (1787-1796). 2010. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Carvalho Santório Monnerat

KARNAL, Leandro; TAVARES, Célia Cristina da Silva; NEDER, Gizlene;NEVES, Guilherme Pereira das. Festa e Conflito: D. Antônio e a questão de Nazaré (1861-1878). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Walter de Mattos Lopes

SAMPAIO, Antônio Carlos Jucá de;NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARAES, Carlos Gabriel. A Real Junta do Comércio, Agricultura, Fábricas e Navegação deste Estado do Brasil e seus Domínios Ultramarinos: um tribunal de antigo regime na corte de D. João (1808-1821). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bruno Gianez

GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; ARAUJO, Valdei Lopes; MENDONÇA, Paulo Knauss de;NEVES, Guilherme Pereira das. Fernão Lopes (c. 1380/90-1459?): crônica e história em Portugal (séc. XIV e XV). 2009. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tarcísio de Souza Gaspar

NEVES, Guilherme Pereira das; SOUZA, L. M. E.; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII. 2008. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Luiz Bacellar Cajueiro

MENDONÇA, Paulo Knauss de; MARTINS, William de Souza;NEVES, Guilherme Pereira das. Letrados d'el Rey: Os Conselhos da História e o Poder Real em Portugal na Primeira Metade do Século XVIII. 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa da Silva Albuquerque

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; TAVARES, Célia Cristina da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. Alexandre de Gusmão: Formação e Trajetória (1685-1753). 2007. Dissertação (Mestrado em Programa de PG em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Gabriela Soares de Azevedo

NEVES, Guilherme Pereira das; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. Revelações, Impressões, Notas e Leituras do Tratado Descritivo do Brasil em 1587 de Gabriel Soares de Sousa. 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Francisco Javier Müller Galdames

NEVES, Guilherme Pereira das; ALMEIDA, Anita Correia Lima de; SOARES, Mariza de Carvalho. Entre a Cruz e a Coroa: a trajetória de mons. Pizarro (1753-1830). 2007. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Regina Albertini Túlio

NEVES, Guilherme Pereira das; FURTADO, Júnia Ferreira; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Falsário d'El Rei: Inácio de Souza Ferreira e a Casa de Moeda Falsa do Paraopeba (Minas Gerais 1700-1734). 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mario Fernandes Correia Branco

NEVES, Guilherme Pereira das; TAVARES, Célia Cristina da Silva; MARTINS, William de Souza. Nóbrega, as cartas dos primeiros jesuítas e as estratégias de conversão dos gentios. 2005. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Elias Caetano Gomes

NEVES, Guilherme Pereira das; MELLO, Evaldo Cabral de; VILLALTA, Luiz Carlos. As Letras da Tradição: o "Tratado de Direito Natural" de Tomás Antônio Gonzaga e as linguagens políticas na época pombalina (1750-1772). 2004. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabiano Vilaça dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das. Trajetória Política e Ação Colonizadora: a Revitalização do Império Colonial Português na Administração do Marquês do Lavradio. 2002 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

NEVES, Guilherme Pereira das. Vila Rica - São João Del Rey: as Voltas da Cultura e os Caminhos do Urbano entre o Século XVIII e o XIX. 2002. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nívia Pombo Cirne dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das; NOVAIS, Fernando A.; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Dom Rodrigo de Sousa Coutinho: pensamento e ação político-administrativa no império português. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Lana Maria da Silva Jacques

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. A Intendência de Polícia: poder público e vida cotidiana no Rio de Janeiro de inícios do século XIX. 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Joana Angélica de Souza Galluzzo

NEVES, Guilherme Pereira das. As Bodas de Fígaro e Don Giovanni: Música e Política, Iluminismo e Humanidade. 2001 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Eliza Campos de Souza

NEVES, Guilherme Pereira das. Relações de Poder, Justiça e Administração em Minas Gerais no Setecentos - A comarca de Vila Rica do Ouro Preto: 1711-1752. 2000. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dalila Zanon

NEVES, Guilherme Pereira das. A ação dos bispos e a orientação tridentina em São Paulo (1745-1796). 1999. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Estadual de Campinas.

Aluno: Priscilla Leal Mello

NEVES, Guilherme Pereira das. Espada de Rei, Arma de Senhorio: o Livro na Formação da Territorialidade Portuguesa, Séculos XV-XVI. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Kennedy Eugênio

NEVES, Guilherme Pereira das. O Outro Ocidente: Sérgio Buarque de Holanda e a Interpretação do Brasil. 1999. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria Tereza Celestino Pontes

NEVES, Guilherme Pereira das. Caio Prado Jr.: as Idéias e os Espaços. 1999 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Andrea Roloff Lopes

NEVES, Guilherme Pereira das. Alexandre Rodrigues Ferreira e a Viagem Filosófica: Economia e Ciência na Amazônia Colonial. 1998. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Mauro Cézar Coelho

NEVES, Guilherme Pereira das. A Diligência do Saber: uma Viagem Ilustrada pelo Brasil no Século XVIII. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Sérgio Chahon

NEVES, Guilherme Pereira das. Aos Pés do Altar e do Trono: as Irmandades e o Poder Régio no Brasil, 1808-1822. 1996. Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Renata Silva Fernandes

BARATA, Alexandre Mansur; BARBOSA, Silvana Mota; SLEMIAN, Andréa; VILLALTA, Luiz Carlos;NEVES, Guilherme Pereira das. As províncias do Império e o 'governo por conselhos'': o Conselho de Governo e o Conselho Geral de Minas Gerais (1825-1834). 2018. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Juiz de Fora.

Aluno: Ricardo Cabral de Freitas

EDLER, Flávio; KURY, Lorelai Brilhante; KANTOR, Iris; FONSECA, Maria Rachel G. F.;NEVES, Guilherme Pereira das. Os sentidos e as ideias: trajetória e concepções médicas de Francisco de Mello Franco na ilustração luso-brasileira (1774-1823). 2017. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Cristiane Maria Marcelo

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; WEHLING, Arno; SILVA, Érica S.; CASTRO, Fernando L. V.. Diplomacia a serviço da monarquia: o pensamento político de Duarte da Ponte Ribeiro sobre a América do Sul (1829-1878). 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rossana Agostinho Nunes

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; MIRANDA, Tiago C. P. dos Reis; SOUZA, Evergton Sales; MARTINS, William de Souza. O cotidiano da libertinagem: discursos e práticas sobre a religião no mundo luso-brasileiro no final do século XVIII. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria das Graças Reis Gonçalves

NEVES, Guilherme Pereira das; MARTINS, I. L.; SOUZA, Jusamara Vieira de; PEREIRA, Avelino Romero S.; Orlando de Barros. Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o Estado Novo. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nora de Cassia Gomes de Oliveira

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; BARATA, Alexandre Mansur; SOUZA, Avanete Pereira. Conselho Geral de Província: espaço de experiência política na Bahia, 1828-1834. 2017. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Tarcísio de Souza Gaspar

SOUZA, L. M. E.; Rodrigues, Aldair Carlos; Cymbalista, Renato; Marquese, Rafael de Bivar;NEVES, Guilherme Pereira das. Tapanhuacanga em ruínas. História do palácio velho de Ouro Preto (c. 1660-1825). 2016. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Tatiana da Costa Coelho

NEVES, Guilherme Pereira das; NEDER, Gizlene; MARTINS, William de Souza; TAVARES, Célia Cristina da Silva; ALVES, Patricia W. C. L.. Discursos ultramontanos no Brasil do século XIX: os bispados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; KÜHL, Paulo Mugayar; Orlando de Barros; ALMEIDA, Anita Correia Lima de. Linguagens e fronteiras da ópera: presença da cultura italiana no Portugal setecentista. 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: João Carlos Escosteguy Filho

NEVES, Guilherme Pereira das; ESSUS, Ana M. Mauad; SALLES, Ricardo H.; TURIN, Rodrigo; MARQUES, Leonardo. Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma consciência histórica no Império do Brasil (1823-1831). 2016. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gefferson Ramos Rodrigues

NEVES, Guilherme Pereira das; PUNTONI, Pedro Luís; LIMA, Sheila Conceição Silva; PATUZZI, Silvia; QUADRAT, Samantha Viz; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Escravos, índios e soldados: povo, política e revoltas na América portuguesa do século XVIII (Pernambuco, Minas Gerais e Bahia). 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bárbara Natalia Gómez

NEVES, Guilherme Pereira das; JASMIN, Marcelo G.; BENTIVOGLIO, Julio Cesar; RODRIGUES, Antonio Edmilson M.; RODRIGUES, Henrique Estrada. O segredo da história universal: um mistério para Leopold von Ranke. 2015. Tese (Doutorado em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Eduardo Teixeira Carvalho Júnior

NEVES, Guilherme Pereira das; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida; KARVAT, Erivan Cassiano; PORTELLA, José Roberto Braga; LEITE, Renato Lopes. O método em Verney e o Iluminismo em Portugal. 2015. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná.

Aluno: Luiz Fabiano de Freitas Tavares

NEVES, Guilherme Pereira das; MONTEIRO, R. B.; HERMANN, Jacqueline; FRANÇA, Jean Marcel Carvalho; RAMINELLI, Ronald. O Novo Mundo na França: discursos e poderes (c. 1530-c. 1630). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniel Precioso

NEVES, Guilherme Pereira das; SILVA, Luiz Geraldo S.; WANDERLEY, Marcelo R.; Oliveira, Anderson J. M.; RAMINELLI, Ronald. Terceiros de cor: pardos e crioulos em ordens terceiras e arquiconfrarias (Minas Gerais, 1760-1808). 2014. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Elias Caetano Gomes

ALCIDES, Sérgio; CHAHON, Sérgio; CUNHA, A. M.; FRANCO, Renato J.;NEVES, Guilherme Pereira das. Escrever em tempos difíceis. A propósito de dois textos também políticos de Tomás Antônio Gonzaga (1768-1789). 2014. Tese (Doutorado em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Raicevich de Medeiros

Orlando de Barros; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; GONÇALVES, Marcia; AUGUSTO, Paulo R. P.;NEVES, Guilherme Pereira das. Uma memória ímpar: a trajetória de Arthur Napoleão na sociabilidade musical de dois continentes (1843-1925). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: SHEILA CONCEIÇÃO SILVA

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; TAVARES, Célia Cristina da Silva; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida; MIRANDA, Tiago C. P. dos Reis. Em nome do Pai, do Filho e do poder joanino: Portugal e a Santa Sé na primeira metade do século XVIII. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Ana Carolina Lima Almeida

NEVES, Guilherme Pereira das; FRANÇA, Susani Silveira Lemos; ZAVATARO, T. B. B.; COSTA, R. L. S.; BERRIEL, Marcelo Santiago. Falar ao feminino, falar ao masculino: as mulheres e as virtudes na Florença de Giovanni Boccaccio. 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nívia Pombo Cirne dos Santos

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; KANTOR, Iris; BOSCHI, Caio Cesar; MOTTA, Marcia M. M.;NEVES, Guilherme Pereira das. Circuitos ilustrados: o palácio de Queluz e o mundo ultramarino na virada do século (1796-1803). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luis Francisco Munaro

NEVES, Lucia Maria Bastos P; GUIMARAES, Carlos Gabriel; FRANÇA, Jean Marcel Carvalho; BARATA, Alexandre Mansur;NEVES, Guilherme Pereira das. O jornalismo luso-brasileiro em Londres (1808-1822). 2013. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nelson Mendes Cantarino

NEVES, Guilherme Pereira das; NOVAIS, Fernando A.; CARDOSO, José Luís M.; FERLINI, Vera L. A.; KANTOR, Iris. A razão e a ordem: o bispo José Joaquim da Cunha de Azeredo Coutinho e a defesa ilustrada do antigo regime português (1742-1821). 2012. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Simone Santos de Almeida Silva

NEVES, Guilherme Pereira das; KURY, Lorelai Brilhante; FACCHINETTI, Cristiana; ODA, Ana Maria G. R.; PIMENTA, Tânia S.; FONSECA, Maria Rachel G. F.. Iluminismo e ciência luso-brasileira: uma semiologia das doenças nervosas no período joanino. 2012. Tese (Doutorado em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Henrique Drach

TONI, Flávia Camargo; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; ALBERTI, Verena; AZEVEDO, Cecília da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. A Rabeca de José Gerôncio: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo - música, folclore e academia na primeira metade do século XX. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patricia Woolley Cardoso Lins Alves

ALMEIDA, Anita Correia Lima de; SANTOS, Antonio Cesar de Almeida; CHAHON, Sérgio; GUIMARAES, Carlos Gabriel;NEVES, Guilherme Pereira das. D. João de Almeida Portugal e a revisão do processo dos Távoras: conflitos, intrigas e linguagens políticas em Portugal nos finais do antigo regime (c. 1777-1802). 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Miguel Moreira da Fonseca

NEVES, Guilherme Pereira das; ALMEIDA, Anita Correia Lima de;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; TAVARES, Célia Cristina da Silva; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. "De "VCme Amigo, Servo e Venerador...": letras e civilidade nas Gerais do Setecentos. 2011. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Aldo Nelson Bona

MENDONÇA, Paulo Knauss de; ZUBEN, Newton Aquiles von; CEZAR, Temístocles; CAMPIGOTO, José Adilçon;NEVES, Guilherme Pereira das. Paul Ricoeur e uma epistemologia da história centrada no sujeito. 2010. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cesar Maia Buscacio

DUTRA, Eliana de Freitas; TONI, Flávia Camargo;NEVES, Guilherme Pereira das; DAHER, A.; FICO, C.. Americanismo e nacionalismo musicais na correspondência de Curt Lange e Camargo Guarnieri (1934-1956). 2009. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Maria Renata da Cruz Duran

FRANÇA, Jean Marcel Carvalho; SCHAPOCHNIK, Nelson; NAXARA, Márcia; MOURA, Denise Aparecida Soares de;NEVES, Guilherme Pereira das. Retórica e eloqüência no Rio de Janeiro: 1759-1834. 2009. Tese (Doutorado em Historia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Aluno: Fernando Antonio Gil Araque

SILVA, R.; Acevedo Carmona, Ruben Dario;NEVES, Guilherme Pereira das. La Ciudad que En-Canta. Prácticas musicales en torno a la música académica en Medellín, 1937-1961. 2009. Tese (Doutorado em Doctorado en Historia) - Universidad Nacional de Colombia - Sede Medellín.

Aluno: Robério Américo do Carmo Souza

NEVES, Guilherme Pereira das; Silva, Cândido da C e; HERMANN, Jacqueline; ABREU, Martha; AZEVEDO, Cecília da Silva. "Vaqueiros de Deus": a expansão do protestantismo no sertão cearense nas primeiras décadas do século XX. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fernando de Almeida Sá

NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; FERREIRA, Fátima Sá e Melo; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; MUNTEAL, Oswaldo;NEVES, Guilherme Pereira das. Senso moral e política: uma história da idéia de fraternidade / humanidade nos liberalismos dos séculos XVIII e XIX. 2008. Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; BOSCHI, Caio Cesar; MATTOS, Ilmar Rohloff de; PAULA, J. A.;NEVES, Guilherme Pereira das. Minas Gerais, da Capitania à Província: Elites Políticas e a Administração da Fazenda em um Espaço em Transformação. 2007. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Patrícia Thedin Corrêa

NEDER, Gizlene;NEVES, Guilherme Pereira das; WEHLING, Arno. Jurisdições: Imaginário e Sentimento Jurídico no Brasil Barroco. 2006. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Serioja Rodrigues Cordeiro Mariano

SILVEIRA, Rosa Maria Godoy;NEVES, Guilherme Pereira das; SIQUEIRA, Antonio Jorge de; CARVALHO, Marcus Joaquim Maciel de; BARBOSA, Maria Do Socorro Ferraz. Gente Opulenta e de Boa Linhagem: Família, Política e Relações de Poder na Paraíba (1817-1824). 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal de Pernambuco.

Aluno: Renato Petrocchi

NEVES, Guilherme Pereira das; GONÇALVES, Marcia; ABREU, Martha; NAVES, Santuza Cambraia; VAINFAS, Ronaldo; PAMPLONA, Marco Antonio. Palavra e Música: A Ópera Lo Schiavo de Antônio Carlos Gomes. 2005. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosana Costa Ramalho de Castro

NEVES, Guilherme Pereira das. Imagens e Evidências: a Missão Francesa, a Academia Imperial de Belas Artes e a Identidade Monárquica na Cidade do Rio de Janeiro do Século XIX. 2004. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Márcia Ermelindo Taborda

NEVES, Guilherme Pereira das. Violão e Identidade Nacional: Rio de Janeiro 1830-1930. 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Silvia Carla de Brito Fonseca

NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; CARVALHO, José Murilo de;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das; MATTOS, Ilmar Rohloff de. A Idéia de República no Império do Brasil: Rio de Janeiro e Pernambuco (1824-1834). 2004. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Georgina Silva dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das. Ofício e Sangue: o Papel da Irmandade de São Jorge nas Culturas de Ofício da Lisboa Moderna. 2002. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Célia Cristina Silva Tavares

NEVES, Guilherme Pereira das. A Cristandade Insular: Jesuítas e Inquisidores em Goa, 1540-1682. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Marcelo Pasche de Campos

NEVES, Guilherme Pereira das. Entre a Cruz e a Coroa: as Relações entre Inquisição e Estado em Portugal na Época Moderna. 2002. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Therezinha de Barcelos Baumann Zavataro

NEVES, Guilherme Pereira das. Thesaurus de Viagem - Theodore de Bry: Identidades e Alteridade na Iconografia do século XVI.. 2001. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Sérgio Chahon

NEVES, Guilherme Pereira das. Os Convidados para a Ceia do Senhor: as Missas e a Vivência Leiga do Catolicismo na Cidade do Rio de Janeiro e Arredores, 1750-1820. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Maurício Mário Monteiro

NEVES, Guilherme Pereira das. A Construção do Gosto: Música e Sociedade na Corte do Rio de Janeiro, 1808-1821. 2001. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Marta Tavares Escocard de Oliveira

NEVES, Guilherme Pereira das. Justiça e caridade: a produção social dos infratores pobres em Portugal (séculos XIV ao XVIII).. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Edson Armando Silva

NEVES, Guilherme Pereira das. Identidades franciscanas no Brasil: a Província da Imaculada Conceição entre a Restauração e o Vaticano II.. 2000. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcos Magalhães de Aguiar

NEVES, Guilherme Pereira das. Negras Minas Gerais: uma História da Diáspora Africana no Brasil Colonial. 1999. Tese (Doutorado em História Social) - Universidade de São Paulo.

Aluno: Célia Aparecida Resende Maia Borges

NEVES, Guilherme Pereira das. Devoção Branca de Homens Negros: as Irmandades do Rosário em Minas Gerais no Século XVIII. 1998. Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: João Luiz Garcia Guimarães

KURY, Lorelai Brilhante; EDLER, Flávio; KROPF, Simone Petraglia;NEVES, Guilherme Pereira das. O Observador; medicina, sociedade e sensibilidade na trajetória de Jean-Joseph Ménuret de Chambaud (1739-1815). 2019. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Renata William Santos do Vale

NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz. A nota íntima da nacionalidade. Críticas, crônicas e identidade nacional em Machado de Assis (1858-1958). 2018. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane Maria Marcelo

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; CASTRO, Fernando L. V.; SILVA, Érica S.. Diplomacia a serviço da monarquia: o pensamento político de Duarte da Ponte Ribeiro sobre a América do Sul (1829-1878). 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Nora de Cassia Gomes de Oliveira

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; BARATA, Alexandre Mansur. Conselho Geral de Província: espaço de experiência política na Bahia, 1828-1834. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria das Graças Reis Gonçalves

NEVES, Guilherme Pereira das; PEREIRA, Avelino Romero S.; MEDEIROS, Alexandre R.. Villa-Lobos: o educador das multidões. O discurso do canto orfeônico e o Estado Novo. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Carlos Ramiro Junior

LYNCH, Christian E. C.; GUIMARAES, César A. C.;NEVES, Guilherme Pereira das. Separação do Estado e da Igreja no Brasil - antagonismos e permanências. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em CIÊNCIA POLÍTICA) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Victor Emmanuel Texeira Mendes Abalada

NEVES, Lucia Maria Bastos P; ALMEIDA, Anita Correia Lima de;NEVES, Guilherme Pereira das. As fronteiras da ópera setecentista: as linguagens de ópera a partir de Portugal. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Rossana Agostinho Nunes

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; SOUZA, Evergton Sales; MARTINS, William de Souza. O cotidiano da libertinagem: discursos e práticas sobre a religião no mundo luso-brasileiro no final do século XVIII. 2015. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Tatiana Costa Coelho

NEVES, Guilherme Pereira das; MARTINS, William de Souza; NEDER, Gizlene. Os Discursos Romanizadores no Brasil do Século XIX. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávio Rey de Carvalho

ALMEIDA, Jaime de; ARAÚJO, André de Melo;NEVES, Guilherme Pereira das. Entre ?Luzes? e ?Trevas?: a questão estatutária na Universidade de Coimbra (1771-1772). 2014. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade de Brasília.

Aluno: Rodrigo Elias Caetano Gomes

NEVES, Guilherme Pereira das; CHAHON, Sérgio; ALCIDES, Sérgio. Da lei ao escárnio: um estudo sobre as linguagens políticas em Tomás Antônio Gonzaga (1768-1789). 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Bárbara Natalia Gómez

NEVES, Guilherme Pereira das; ARAUJO, Ricardo A. Benzaquen; JASMIN, Marcelo G.. Concepción de historia universal en Ranke. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em História Social da Cultura) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Aluno: Luis Francisco Munaro

GUIMARAES, Carlos Gabriel;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira dasNEVES, Guilherme Pereira das. Narrativas utópicas: o jornalismo português em Londres (1808-1822). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nívia Pombo Cirne dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das; BOSCHI, Caio Cesar; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Circuitos ilustrados: D. Rodrigo de Sousa Coutinho e os governadores para a América portuguesa (1797-1803). 2012. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: SHEILA CONCEIÇÃO SILVA

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal;NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das. Golpe de espada sobre a cruz: linguagens da diplomacia no Portugal joanino (c. 1700-1740). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Alexandre Raicevich de Medeiros

Orlando de Barros; AUGUSTO, Paulo R. P.;NEVES, Guilherme Pereira das. Uma memória ímpar: a trajetória de Arthur Napoleão na sociabilidade musical de dois continentes (1843-1925). 2011. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Patrícia Domingos Woolley Cardoso

NEVES, Guilherme Pereira das; WEHLING, Arno; CHAHON, Sérgio. A Revisão do processo dos Távoras: conflitos políticos e de idéias no reinado mariano (1777-1792). 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paulo Miguel Moreira da Fonseca

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira dasNEVES, Guilherme Pereira das. De VMce, Amigo, servo e venerador...: Leitura, escrita e comunicação epistolar nas Gerais do setecentos. 2010. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Françoise Jean de Oliveira Souza

NEVES, Lucia Maria Bastos PNEVES, Guilherme Pereira das; Morel, Marco. Do Altar à Tribuna: os padres-políticos na formação do Estado nacional brasileiro (1822-1841). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Simone Santos de Almeida Silva

EDLER, Flávio;NEVES, Guilherme Pereira das; KURY, Lorelai Brilhante; FACCHINETTI, Cristiana. Iluminismo e ciência luso-brasileira: uma semiologia das doenças nervosas no período joanino. 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História das Ciências) - Fundação Oswaldo Cruz.

Aluno: Ana Paula Barcelos Ribeiro da Silva

NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado; CERQUEIRA FILHO, Gisálio; NEDER, Gizlene. Diálogos intelectuais entre dois lados do Atlântico - práticas historiográficas, circulação de idéias e apropriação cultural. (Re)conhecimento e legitimidadade (1870-1946). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Henrique Drach

ABREU, Martha; AZEVEDO, Cecília da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. A Rabeca de José Gerôncio: Luiz Heitor Corrêa de Azevedo e o folclore brasileiro (1939-1954). 2009. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aldo Nelson Bona

MENDONÇA, Paulo Knauss de; GUIMARÃES, Manoel Luiz Salgado;NEVES, Guilherme Pereira das. Paul Ricoeur e uma epistemologia da história centrada no sujeito. 2008. Exame de qualificação (Doutorando em Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Santiago Silva de Andrade

Morel, Marco;NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira dasNEVES, Guilherme Pereira das. Morar na casa do rei, servir na casa do império: a casa real portuguesa e a casa imperial do Brasil (1808-1831). 2008. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: César Mari Buscacio

FICO, C.; DAHER, A.;NEVES, Guilherme Pereira das. A Música Brasileira no Período do Estado Novo: um Estudo a partir da Correspondência entre Camargo Guarnieri e Curt Lange. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Fernando de Almeida Sá

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal. O conceito Político de Fraternidade nos liberalismos do século XIX. 2007. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Robério Américo do Carmo Souza

AZEVEDO, Cecília da Silva; HERMANN, Jacqueline;NEVES, Guilherme Pereira das. Vaqueiros de Deus: a Expansão Evangélica pelo Sertão Cearense nas Primeiras Décadas do Século XX. 2006. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Luiz Fernando Pereira das Neves Franco

NEVES, Guilherme Pereira das; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; CONDURU, Roberto. Defeito Mecânico: o Lugar do Espírito no Paraíso de Sérgio Buarque. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

NEVES, Guilherme Pereira das; BOSCHI, Caio Cesar; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Do Urbano ao Rural: Economia e Política em Minas Gerais entre o século XVIII e o XIX. 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mônica Neves Leme

NEVES, Guilherme Pereira das; ULHÔA, Martha Tupinambá de; ABREU, Martha. E "Saíram à Luz" as novas coleções de modinhas, lundus, polcas, maxixes, etc. - Música popular e impressão musical no Rio de Janeiro (1820-1920). 2005. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Petrocchi

NEVES, Guilherme Pereira das. As Óperas Brasílicas de Carlos Gomes: Imaginação e Narrativa da Nação Brasileira. 2002. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Carlos Eduardo de Azevedo e Souza

NEVES, Guilherme Pereira das. A Organização da Vida Musical no Rio de Janeiro: de José Maurício a Gottschalk (1808-1869). 2002. Exame de qualificação (Doutorando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ricardo Luiz Silveira da Costa

NEVES, Guilherme Pereira das. A árvore imperial: um espelho de príncipes na obra de Ramon Llull. 2000. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Edson Armando Silva

NEVES, Guilherme Pereira das. Identidade Franciscana no Brasil: da Restauração à crise do Pós Vaticano II.. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Therezinha de Barcelos Baumann Zavataro

NEVES, Guilherme Pereira das. Thesaurus de viagem: identidade e alteridade nas imagens de Theodor de Bry (século XVI). 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Marcelo Pasche de Campos

NEVES, Guilherme Pereira das. Sob o Signo do Poder: as Relações entre Inquisição e Estado em Portugal, 1750-1821. 1999. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marta Tavares Escocard de Oliveira

NEVES, Guilherme Pereira das. A Justiça e as Misericórdias em Portugal na Época Moderna. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Daniela Buono Calainho

NEVES, Guilherme Pereira das. Metrópole das Mandingas: Religiosidade Negra e Inquisição Portuguesa no Antigo Regime. 1998. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Henrique Duarte Figueira Carvalho

NEVES, Guilherme Pereira das; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida; SILVA, Camila Borges da. O princípio deste século tem sido empregado em política: a linguagem política de frei Joaquim do Amor Divino Caneca. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gabriel de Abreu Machado Gaspar

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; ALMEIDA, Anita Correia Lima de. Em inglês brilhaste, em português agora brilhas. 2019. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Caroline Costa Pimentel Barbosa

SOUZA, Adriana Barreto de; RIBEIRO, Monica da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. José Custódio Dias: um sacerdote liberal na Câmara dos Deputados, 1823-1835. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Aluno: Natália de Fátima de Carvalho Lacerda

MARTINS, William de Souza; NUNES, Rossana Agostinho;NEVES, Guilherme Pereira das. Luzes e discurso na disputa do sagrado: a tensão política em torno do projeto reformista de D. Frei Manuel do Cenáculo para o ensino da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Portugal (1769-1780). 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História Social) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Aluno: Augusto de Carvalho Righi

NEVES, Guilherme Pereira das; TAVARES, Célia Cristina da Silva; LIMA, Sheila Conceição Silva. Padre José de Anchieta: formação intelectual e prática no Brasil colonial. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rosemary Saraiva da Silva

NEVES, Guilherme Pereira dasNEVES, Lucia Maria Bastos P; GOMES, R. E. C.. José da Silva Lisboa e a tradução de Edmund Burke. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Pedro Henrique Albuquerque Cardoso Faria

NEVES, Guilherme Pereira das; ALVES, Patricia W. C. L.; FRANCO, Renato J.. Espetáculo das Luzes e a construção da modernidade. 2017. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Maria das Graças Reis Gonçalves

NEVES, Guilherme Pereira das; GOMES, Ângela de Castro; Orlando de Barros. Villa-Lobos: o educador das multidões. O Discurso do Canto Orfeônico no Projeto Ideológico do Estado Novo. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Millena Souza Farias

NEVES, Guilherme Pereira das; Gesteira, Heloísa M.; GARCIA, Elisa F.. Os Engenheiros e o Engenho: ciência e política na fronteira meridional da América portuguesa (1750-1760). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rossana Agostinho Nunes

NEVES, Guilherme Pereira das; ALGRANTI, L. M.; BARATA, Alexandre Mansur. Nas Sombras da Libertinagem: política, religião e racionalismo em Portugal a partir da trajetória de Francisco de Melo Franco (1757-1822). 2014. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Victor Emmanuel Teixeira Mendes Abalada

ALMEIDA, Anita Correia Lima de; ROSA, Claudia Beltrão da;NEVES, Guilherme Pereira das. O Rei-Lírico: Poder e Ópera no Portugal Setecentista através dos libretos de Metastasio. 2014. Exame de qualificação (Mestrando em Historia) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Sebastião Eugenio de Castro Junior

GRINBERG, Keila; BASILE, Marcello O. N. C.;NEVES, Guilherme Pereira das. Francisco Montezuma e os dilemas da mestiçagem e da cidadania na construção do Império do Brasil. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Gustavo Pereira da Silva

BICALHO, Maria Fernanda Baptista; MARTINS, William de Souza;NEVES, Guilherme Pereira das. O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: as repercussões de um sermão de São Pedro e o regalismo do marquês de Pombal. 2013. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Flávio Lemos Alencar

BICALHO, Maria Fernanda Baptista; MACEDO, Paulo Emílio V. B.;NEVES, Guilherme Pereira das. A política religiosa da monarquia inglesa sob Jaime I e crítica de Francisco Suárez na. 2012. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Roberta Lobão Carvalho

NEVES, Guilherme Pereira das; TEIXEIRA, Felipe Charbel; TAVARES, Célia Cristina da Silva. Crônica e história: a Companhia de Jesus e a construção da história do Maranhão (1698-1759). 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Marcelo Dias Lyra Júnior

NEVES, Guilherme Pereira das; CAMENIETZKI, Carlos Ziller; MARTINS, William de Souza. "Arranjar a Memória, que ofereço por defesa": cultura política e jurídica nos discursos de defesa dos rebeldes pernambucanos de 1817. 2011. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Cristiane Maria Marcelo

NEVES, Guilherme Pereira das; ALMEIDA, Anita Correia Lima de; GUIMARAES, Carlos Gabriel. Um ilustrado nos trópicos: a atuação do juiz-de-fora Balthazar da Silva Lisboa no vice-reinado do conde de Resende (1790-1801). 2010. Exame de qualificação (Mestrando em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Shirley Mariano da Costa Sanchez

MONTEIRO, R. B.;NEVES, Guilherme Pereira das. O Absolutismo e a Imagem do Rei. 2007. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de PG Lato Sensu em História Moderna) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme P

CARDOSO, Ciro Flamarion Santana;NEVES, Guilherme Pereira das. Bresciani C. Linhares.Conflito entre cabeças: cultura política na Bahia e Portugal do século XVII: um estudo de micro-história italiana, 1616-1662. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Jeronimo Duque Estrada de Barros

MONTEIRO, R. B.;NEVES, Guilherme Pereira das. A Imprensa e a cidade: a oficina de Antônio Isidoro da Fonseca no Rio de Janeiro (1747-1749). 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Aparecida Rodrigues da Silva

NEVES, Guilherme Pereira das. Os Conceitos e Implicações da Linguagem Escrita. 2002. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andre Luiz Martins

NEVES, Guilherme Pereira das. A Matematização da Natureza e sua Importância na Revolução Científica. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ana Maria Lemos Ambrózio

NEVES, Guilherme Pereira das. Visões sobre o liberalismo português e o miguelismo: uma análise do jornal Paquete de Portugal.. 2000. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Francisco Javier Müller Galdames

NEVES, Guilherme Pereira das; SOARES, Mariza de Carvalho; ALMEIDA, Anita Correia Lima de. Entre a Cruz e a Coroa: a Trajetória de Mons. Pizarro (1753-1830). 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Renato Luiz Bacellar Cajueiro

NEVES, Guilherme Pereira das; MENDONÇA, Paulo Knauss de; MARTINS, William de Souza. Letrados d'El Rei: os Conselhos da História e o Poder Real em Portugal na Primeira Metade do Século XVIII. 2006. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Vanessa da Silva Albuquerque

FERREIRA, Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz; TAVARES, Célia Cristina da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. Família Gusmão: Origens, Formação e Trajetórias. 2005. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Regina Célia de Melo Morais

NEVES, Guilherme Pereira das. Ludovico Antonio Muratori e o Cristianismo Feliz na Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Paraguai. 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nelson Mendes Cantarino

NEVES, Guilherme Pereira das. Ousar Saber em um Império sem Ousadia: José Anastácio da Cunha e seus Alunos Naturais da América Portuguesa. 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rafael Rodrigues Dias Alves

NEVES, Guilherme Pereira das; SILVA, Maria Beatriz Nizza da; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Atração e Repulsa: os Estudantes Naturais do Brasil e a Universidade de Coimbra após a Reforma dos Estatutos Universitários de 1772 (c. 1750-1807). 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Guilherme Decarlo Ferreira

FARIA, Sheila de Castro;NEVES, Guilherme Pereira das; RODRIGUES, Cláudia. Hábitos e Costumes da Terra: Cultura Material e Sociedade Escravista (Século XVIII). 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Paula Regina Albertini Túlio

FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida;NEVES, Guilherme Pereira das; FURTADO, Júnia Ferreira. Falsários Del Rei: Inácio de Souza Ferreira e a Moeda Falsa das Gerais (1700-1750). 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Mario Fernandes Correia Branco

NEVES, Guilherme Pereira das; VAINFAS, Ronaldo; MARTINS, William de Souza. Nóbrega, as Cartas dos Primeiros Jesuítas e as Estratégias de Conversão dos Gentios. 2004. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Rodrigo Elias Caetano Gomes

NEVES, Guilherme Pereira das. As Luzes da Tradição: o Tratado de Direito Natural de Tomás Antônio Gonzaga e a Linguagem Política na Época Pombalina. 2003. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Patrícia Domingos Woolley Cardoso

NEVES, Guilherme Pereira das. O Verdadeiro Método de Estudar e os Jesuítas no X da Questão. 2003. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Ivanor Luiz Guarnieri

NEVES, Guilherme Pereira das. Palmas Docet: da Fazenda à Faculdade. 2002. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre Mendes Cunha

NEVES, Guilherme Pereira das. Vila Rica- São João del Rey: as voltas da cultura e os caminhos do urbano entre o século XVIII e o XIX.. 2001. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Nívia Pombo Cirne dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das. Dom Rodrigo de Souza Coutinho: Pensamento e ação político-administrativa no Império Português (1796-1812). 2001. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Martha Couto Neves

NEVES, Guilherme Pereira das. Cartas do Brasil em Atlas Europeus: Um olhar estrangeiro sobre a colônia portuguesa na época moderna.. 2001. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Andréia Mello Lacé

NEVES, Guilherme Pereira das. Produção de memória e invencão do rei nas crônicas hagiográficas de Santa Cruz de Coimbra - século XII. 2001. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Fabiano Vilaça dos Santos

NEVES, Guilherme Pereira das. Trajetória Política e Ação Colonizadora: a Revitalização do Império Colonial Português na Administração do Marquês de Lavradio. 2001. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Cynthia Maria Campelo Rodrigues

NEVES, Guilherme Pereira das. Punição e resistência no Rio de Janeiro: a Cadeia Velha (1763-1808). 2000. Outra participação, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Aluno: Lana Maria da Silva Jacques

NEVES, Guilherme Pereira das. A Intendência de Polícia do Rio de Janeiro de inícios do século XIX: a interferência do poder público na vida cotidiana.. 2000. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Yamila Laura Kiriacópulos

NEVES, Guilherme Pereira das. As Origens da Escrita da História no Brasil e na Argentina: Varnhagen e Mitre, 1840-1870. 1998. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Giana Claudia de Castro Araujo

NEVES, Guilherme Pereira das. O Ser Nobre na Colônia. 1998. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Dilma Ferreira do Nascimento

NEVES, Guilherme Pereira das. Inconfidência: a Sedução do Escorpião. Idéias de Governo, Liberdade, Propriedade, Leis nos Autos de Devassa, 1789. 1998. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: Alexandre da Cunha Costa

NEVES, Guilherme Pereira das. Natureza e Poder no Pensamento Ilustrado de Domingos Vandelli, Portugal-Brasil, 1772-1808. 1995. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

Aluno: William de Souza Martins

NEVES, Guilherme Pereira das. A Festa do Divino e Outras Festas Religiosas na Cidade do Rio de Janeiro, 1828-1860. 1995. Outra participação, Universidade Federal Fluminense.

BARBOSA, A. P.;NEVES, Guilherme Pereira das; LOPES, J. R. L.; FONSECA, R. M.; MOTTA, Marcia M. M.. Concurso para Professor Adjunto, 40h, DE. 2014. Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ESSUS, Ana M. Mauad; GUIMARÃES, Lúcia Maria Paschoal; NAXARA, Márcia; DUMAS, Fernando;NEVES, Guilherme Pereira das. Concurso para Professor Adjunto, 40h, DE. 2009. Universidade Federal Fluminense.

NOVAIS, Fernando A.; BOSCHI, Caio Cesar; PAULA, J. A.;NEVES, Guilherme Pereira das; GODOY, Marcelo Magalhães. Concurso para professor adjunto. 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.

NEVES, Guilherme Pereira das; MACHADO, Humberto Fernandes; FREIRE, Jonis; SECRETO FERRARAS, María Verónica; TERRA, Paulo Cruz. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Contemporânea I. 2018. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das; NEDER, Gizlene; MOTTA, Marcia M. M.. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Contemporânea I. 2016. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das; MACHADO, Humberto Fernandes; GUIMARAES, Carlos Gabriel; SARAIVA, Luiz Fernando; FREIRE, Jonis. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Contemporânea I. 2015. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das; GEBARA, A. L. A.. Banca de Avaliação dos Projetos de Ciências Humanas. 2014. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Contemporânea I. 2014. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor História Moderna. 2013. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das; ESSUS, Ana M. Mauad. Banca de Avaliação dos Projetos de Ciências Humanas. 2012. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Moderna. 2012. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para PPGH-UFF Setor de História Moderna. 2011. Universidade Federal Fluminense.

GIANEZ, Bruno;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade Federal Fluminense.

ALVIM, Gilmar Araújo;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade Federal Fluminense.

GONCALVES, Izabela Gomes;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade Federal Fluminense.

CASTRO, Natália Paganini Pontes de Faria;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade Federal de Juiz de Fora.

MACHADO, Bruno de Souza;NEVES, Guilherme Pereira das; CALAINHO, Daniela Buono; TAVARES, Célia Cristina da Silva. Banca de Qualificação de Mestrado. 2009. Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

NEDER, Gizlene; TAVARES, Célia Cristina da Silva;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2008. Universidade Federal Fluminense.

GUIMARAES, Carlos Gabriel; SILVA, Maria Beatriz Nizza da;NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Qualificação de Mestrado. 2008. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das; SILVA, M. B. Nizza da; SOUZA, L. M. E.; FIGUEIREDO, Luciano Raposo de Almeida. Banca de Qualificação de Mestrado. 2007. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para o Mestrado e o Doutorado do PPGH. 2003. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para o Mestrado do PPGH. 2002. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção para o Doutorado do PPGH. 2001. Universidade Federal Fluminense.

NEVES, Guilherme Pereira das. Participação na Comissão Julgadora do II Concurso de Monografias do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro. 2000. Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro.

NEVES, Guilherme Pereira das. Banca de Seleção Pública Simplificada para Professor Substituto em História Moderna. 1996. Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Ismênia de Lima Martins

MARTINS, Ismênia de Lima. O SEMINÁRIO DE OLINDA: EDUCAÇÃO, CULTURA E POLÍTICA NOS TEMPOS MODERNOS. 1984. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Pedro Henrique Duarte Figueira Carvalho

Pensamento político de frei Caneca; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Gabriel de Abreu Machado Gaspar

Alexander Pope; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Pollyanna Cabral de Souza

Antônio de Araújo e Azevedo, conde da Barca; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense; (Orientador);

Renata William Santos do Vale

A nota íntima da nacionalidade; Críticas, crônicas e identidade nacional em Machado Assis; Início: 2015; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; (Orientador);

Rafael Cézar Tavares

Os jesuítas e os outros: as Missões do Paraguai, 1740-1759; Início: 2018; Iniciação científica (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Augusto de Carvalho Righi

Padre José de Anchieta e a educação jesuítica; 2019; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rosemary Saraiva da Silva

Edmund Burke e Silva Lisboa: escritos políticos, diferentes leituras; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Henrique Albuquerque Cardoso Faria

O drama das paixões na construção da Modernidade - uma genealogia do Iluminismo; 2018; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Maria das Graças Reis Gonçalves

Villa-Lobos: o educador das multidões; O discurso do canto orfeônico e o Estado Novo; 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Millena Souza Farias

O engenho dos engenheiros: ciência e política na fronteira meridional da América portuguesa (1750-1760); 2015; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gustavo Pereira da Silva

O deplorável estado da Igreja neste século corrupto e rebaixado: repercussões de um sermão de São Pedro e das políticas regalistas pombalinas; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Sebastião Eugenio Ribeiro de Castro Junior

Francisco Montezuma e os dilemas da mestiçagem e da cidadania na construção do Império do Brasil; 2014; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Marcelo Dias Lyra Júnior

?Arranjar a memória, que ofereço por defesa?: cultura política e jurídica nos discursos de defesa dos insurrectos pernambucanos de 1817; 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Roberta Lobão Carvalho

Da Crônica à História: a auto-representação jesuítica na construção de uma história do Maranhão (1694-1759); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Flávio Lemos Alencar

Poder, soberania e pacto na monarquia ibérica; A contribuição teórica de Francisco Suárez S; J; (1548-1617); 2012; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rossana Agostinho Nunes

Nas Sombras da libertinagem: a perseguição e a consagração de um médico a serviço do progresso público; 2011; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Cristiane Maria Marcelo

Os embates de um juiz de fora: Balthazar da Silva Lisboa na capitania do Rio de Janeiro (1787-1796); 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gilmar Araújo Alvim

Linguagens do poder no Portugal setecentista: um estudo a partir da "Dedução cronológica e analítica" (1767); 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Izabela Gomes Gonçalves

A sombra e a penumbra: o vice-reinado do conde da Cunha e as relações entre centro e periferia no império português (1763-1767); 2010; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Patrícia Carvalho Santório Monnerat

Festa e Conflito: D; Antônio e a questão de Nazaré (1861-1878); 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Bruno Gianez

Fernão Lopes (c; 1380/90-1459?): crônica e história em Portugal (séc; XIV e XV); 2009; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Tarcísio de Souza Gaspar

Palavras no Chão: murmurações e vozes em Minas Gerais no século XVIII; 2008; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Renato Luiz Bacellar Cajueiro

Letrados d'El Rey: os conselhos da História e o poder real em Portugal na 1ª metade do século XVIIII; 2007; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Francisco Javier Müller Galdames

Entre a Cruz e a Coroa: a Trajetória de Monsenhor Pizarro (1753-1830); 2007; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Regina Célia de Melo Morais

Ludovico Antonio Muratori e o Cristianismo Feliz na Missão dos Padres da Companhia de Jesus no Paraguai; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rafael Rodrigues Dias Alves

Os Estudantes Naturais do Brasil e a Universidade de Coimbra após a Reforma dos Estatutos Universitários de 1772; 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Nelson Mendes Cantarino

Ousando Saber:José Anastácio da Cunha e as Luzes em Portugal (1744-1787); 2006; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Sheila Conceição Silva Lima

Rebeldia no Planalto: a Expulsão dos Padres Jesuítas da Vila de São Paulo de Piratininga no Contexto da Restauração (1627-1655); 2006; 159 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mario Fernandes Correia Branco

Nóbrega, as Cartas dos Primeiros Jesuítas e as Estratégias de Conversão dos Gentios; 2005; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Patrícia Domingos Woolley Cardoso

Os Jesuítas diante de 'O Verdadeiro Método de Estudar': Conflitos Políticos e de Idéias no Setecentos Português (c; 1740-1760); 2004; 251 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rodrigo Elias Caetano Gomes

As Letras da Tradição: o Tratado de Direito Natural de Tomás Antônio Gonzaga e as Linguagens Políticas na Época Pombalina (1750-1772); 2004; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Ivanor Luiz Guarnieri

Palmas Dolcet: a Igreja e o Ensino em Palmas, Oeste do Paraná; 2002; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Giana Claudia de Castro Araujo

O ser nobre nas colônias - o Antigo Regime no ultramar; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Lana Maria da Silva Jacques

A Intendência de Polícia do Rio de Janeiro de inícios do século XIX: a interferência do poder público na vida cotidiana; 2000; 0 f; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Yamila Laura Kiriacópulos

Nação e história: Bartolomé Mitre, Francisco Adolfo de Varnhagen e a fundação da historiografia moderna na Argentina e no Brasil (1837-1880); 1999; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

William de Souza Martins

Arraiais e Procissões na Corte: Civilização e Festas na Cidade do Rio de Janeiro, 1828-1860; 1996; 0 f; Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Nora de Cassia Gomes de Oliveira

Conselho Geral de Província: espaço de experiência política na Bahia, 1828-1834; 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rossana Agostinho Nunes

O cotidiano da libertinagem: discursos e práticas sobre a religião no mundo luso-brasileiro no final do século XVIII; 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Cristiane Maria Marcelo

Diplomacia a serviço da monarquia: o pensamento político de Duarte da Ponte Ribeiro sobre a América do Sul (1829-1878); 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Coorientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Maria das Graças Reis Gonçalves

Villa-Lobos, o educador: canto orfeônico e o Estado Novo; 2017; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

João Carlos Escosteguy Filho

Olhos na Europa, pés na América: referências em disputa na construção de uma consciência histórica no Império do Brasil (1823--1831); 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Tatiana Costa Coelho

Discursos ultramontanos no Brasil do século XIX: os bispados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro; 2016; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rodrigo Elias Caetano Gomes

Escrever em tempos difíceis; A propósito de dois textos também políticos de Tomás Antônio Gonzaga (1768-1789); 2014; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Luis Francisco Munaro

O jornalismo luso-brasileiro em Londres, 1808-1822; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Sheila Conceição Silva Lima

Em nome do Pai, do Filho e do poder joanino: Portugal e a Santa Sé na primeira metade do século XVIII; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Ana Carolina Lima Almeida

Falar ao feminino, falar ao masculino: as mulheres e as virtudes na Florença de Giovanni Boccaccio; 2013; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Henrique Drach

A Rabeca de José Gerôncio: Luiz Heitor Correia de Azevedo - música, folclore e academia na primeira metade do século XX; 2011; 0 f; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Patricia Woolley Cardoso Lins Alves

D; João de Almeida Portugal e a revisão do processo dos Távoras: conflitos, intrigas e linguagens políticas em Portugal nos finais do antigo regime (c; 1777-1802); 2011; Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mônica Neves Leme

E Saíram à Luz as Novas Coleções de Polcas, Modinhas, Lundus, etc; - Música Popular e Impressão Musical no Rio de Janeiro (1820-1920); 2006; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Luiz Fernando Franco

Defeito Mecânico: Mito e Trabalho no Paraíso de Sérgio Buarque de Holanda; 2005; 276 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense,; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Ricardo Luiz Silveira da Costa

A Árvore Imperial: um espelho de príncipes na obra de Ramon Llull (1232?-1316?); 2000; 0 f; Tese (Doutorado em Programa de Pós Graduação de História) - Universidade Federal Fluminense, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Thais Nivia de Lima e Fonseca

2006; Universidade Federal Fluminense,; Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Claudia Confar de Souza

A Vinda da família real portuguesa para o Brasil; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Elizabeth de Paiva Mendes da Silva

A Família real no Rio de Janeiro e suas conseqüências na política; 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Stela Maria Guerreiro da Silveira

A Educação pública como um projeto para o Brasil (1930-2010); 2010; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Thais Batista de Souza

Iluminismo e Contra-Iluminismo: Aspectos Gerais, Constatações e Críticas frente ao Movimento; 2007; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Lato Sensu Em História Moderna) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Nayra Maria Dias

Reação às Luzes; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História Moderna) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Raff Alexandre Costa Motta

A Geografia das Luzes: Inglaterra, França, Alemanha e Itália; 2006; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Curso de Lato Sensu Em História Moderna) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rosemary Saraiva da Silva

Reformismo Ilustrado Português; 2004; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Lúcia Maselli

A Igreja e a Independência na Bahia; 1999; 0 f; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em História do Brasil) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Henrique Duarte Figueira Carvalho

Pensamento político de frei Caneca; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gabriel de Abreu Machado Gaspar

Alexander Pope em português; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mateus Gonçalves Gusmão

Thomas Paine: pensamento e ação; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Hugo Fernandes Steiner Teixeira

As Luzes e a filosofia política de Hume; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Caroline Costa Pimentel Barbosa

A Câmara dos Deputados e a organização da Igreja católica: debates parlamentares sobre a Igreja no Brasil, 1835-1837; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Natália de Fátima de Carvalho Lacerda

Antônio Nunes Ribeiro Sanches e as Luzes portuguesas; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Phelippe Estevão Rocha Chaves

Inácio de Loyola e o Renascimento católico; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Yasmim Rosa de Oliveira

Notícias da Independência e da República: análise da atuação dos jornais na divulgação da informação; 2014; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Millena Souza Farias

A engenharia militar nas demarcações de limites meridionais segundo o tratado de Madri; 2013; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Filipe Mendes Francisco Cardoso

A Bahia e o movimento de 1798; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Raphael de Assis Carvalho Pinto

Manuel de Araújo Porto-Alegre; 2012; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Carolina Ramos Regis

Dissonâncias entre músicos: o conflito entre as irmandades de Santa Cecília do Rio de Janeiro e de Niterói (1820-1828); 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Alexandre Rodrigues de Frias Barbosa

A Utilidade da lei antes do princípio da utilidade: aspectos práticos e teóricos da justiça criminal portuguesa no século XVIII; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pollyanna Cabral de Souza

Antônio de Araújo de Azevedo (1754-1817): um súdito no mundo luso-brasileiro entre as Luzes e o Antigo Regime; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gustavo Pereira da Silva

Jesuítas, religião e revoltas em Minas Gerais; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Sabrina Arruda Gesumino Mendonça

A história no século XVIII; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Caio Silva de Souza

A Capitania do Espírito Santo: uma análise historiográfica; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Marcelo Senna Guimarães

O Ensino da Filosofia no Colégio Pedro II; 2009; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Antonia Joselina Caetano Silva

Luís dos Santos Vilhena, um professor ilustrado em terras soteropolitanas; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rossana Agostinho Nunes

Confissão e sedição: a publicação, em Portugal da obra Medicina Teológica (1794); 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Marcelo Dias Lyra Júnior

O Antigo Regime, o Império e a Revolução: as linguagens políticas do movimento pernambucano de 1817; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Augusto Rodrigues Neto

Serviços e Mercês: o caso dos subscritores na corte joanina; 2009; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Marcos José da Silva

O sentido da educação no Brasil colonial; 2008; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Ricardo Sanches Ferreira

Voltaire e a História no Século XVIII; 2007; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mayra Vaz Carneiro

A Flauta Mágica; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gilmar Araújo Alvim

Repercussão da expulsão dos jesuítas na América portuguesa; 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Izabela Gomes Gonçalves

A sombra e a penumbra: o vice-reinado do conde da Cunha e as relações de poder com o Tribunal da Relação do Rio de Janeiro (1763-1767); 2007; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Paulo Rogério de Andrade dos Santos

Dante e Maquiavel: o Humanismo Político de Florença; 2006; 41 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Aline Brito de Oliveira

Antônio Genovesi e as reformas pombalinas do ensino; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Cristiane Maria Marcelo

Manoel Inácio da Silva Alvarenga: um ilustrado diante das reformas de ensino na América portuguesa; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Francisco Javier Müller Galdames

Mons; Pizarro e as Freguesias do Rio de Janeiro no Século XVIII; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Tarcísio de Souza Gaspar

Palavras no Chão: Murmurações e Voz popular em Minas Gerais - Inconfidência Mineira, 1789; ; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gisele Fátima Castro de Souza

Frei José Mariano da Conceição Veloso e a Geração de 1790; 2005; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Renato Luiz Bacellar Cajueiro

O Conselho Ultramarino, a Academia de História e as Linguagens do Império; 2004; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rodrigo Elias Caetano Gomes

Os ilustrados no Brasil: o caso de Tomás Antônio Gonzaga; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Patrícia Domingos Woolley Cardoso

A expulsão dos jesuítas em 1759; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Nelson Mendes Cantarino

Anastácio José da Cunha e as Luzes no Mundo Luso-Brasileiro; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rafael Rodrigues Dias Alves

Os Estudantes Naturais do Brasil e a Universidade de Coimbra; 2002; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Osvaldo Viana da Silva Junior

Uma denominação sitiada: batistas e católicos na polêmica do ensino no Brasil (1931-1949); 2001; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mario Fernandes Correia Branco

Conversão e Catequese: o 'Diálogo sobre a conversão do gentio'e a pedagogia jesuítica nos primórdios da colonização do Brasil; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Andréa Cardoso

Poder e espetáculo: o quotidiano barroco do século XVIII; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Suemi Higuchi

Bartolomeu de Gusmão: um padre voador no mundo barroco luso-brasileiro; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Luís Claudio Ramos Ferreira

A Independência do Brasil nos livros didáticos, 1861-1990; 2000; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Graduação Em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Cristiane Lopes Azevedo

Feijó na contramão da história: regalismo e ultramontanismo na polêmica sobre a abolição do celibato clerical, 1827-1828; 1996; 0 f; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Amanda de Queirós Cruz

Olympe de Gouges: entre o Iluminismo e a guilhotina; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

João Luiz Garcia Guimarães

Efeitos da Música: sensibilidade e terapia alternativa na Enciclopédia; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Natália de Fátima de Carvalho Lacerda

António Nunes Ribeiro Sanches e as Luzes portuguesas; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Henrique Duarte Figueira Carvalho

Memórias sobre a escravidão no império do Brasil; 2015; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Fabiane Cristina de Freitas Assaf Bastos

Tema ainda a definir; 2014; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Vinicius Plaza Leal

As Reduções jesuíticas do Paraguai; 2010; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rossana Agostinho Nunes

A Obra Medicina Teológica; 2009; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Augusto Rodrigues Neto

Honras e Mercês; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Carolina Ramos Regis

A Irmandade de Santa Cecília e a música no Rio de Janeiro colonial; 2009; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal Fluminense; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Antonia Joselina Caetano Silva

Luís dos Santos Vilhena; 2008; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Marcelo Dias Lyra Jr

; Revolução de 1817 em Pernambuco: Textos e Pretextos; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Pedro Mendes Claudino

George Orwell: um intelectual moderno; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Henrique Campos Monnerat

Linguagens do Império; 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Izabela Gomes Gonçalves

A Sombra e a Penumbra: o vice-reinado do conde da Cunha e as redes de poder do Tribunal da Relação do Rio de Janeiro (1763-1767); 2007; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Bruno Gonçalves Rosi

Uma Visão Protestante sobre o Brasil de Meados do Século XIX; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Gilmar Araújo Alvim

O Antigo Regime e a Religião; 2005; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Cristiane Maria Marcelo

As Aulas Régias e a Inconfidência Carioca de 1794; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Aline Brito de Oliveira

Livros e leituras no Rio de Janeiro de Fins do Século XVIII; 2004; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Tarcísio de Souza Gaspar

Inconfidência Mineira; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Francisco Javier Müller Galdames

Monsenhor Pizarro e sua obra; 2004; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Paulo Rogerio de Andrade Santos

Dante e Maquiavel; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Renato Luiz Bacellar Cajueiro

Conselho Ultramarino; 2003; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Nelson Mendes Cantarino

Anastácio José da Cunha e a Repressão das Luzes no Mundo Luso-Brasileiro; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rafael Rodrigues Dias Alves

Os Estudantes Brasileiros na Universidade de Coimbra; 2001; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Patrícia Domingos Woolley Cardoso

A expulsão dos jesuítas em 1759; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Rodrigo Elias Caetano Gomes

Os intelectuais ilustrados naturais do Brasil: o caso de Tomás Antônio Gonzaga; 2000; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Mario Fernandes Correia Branco

Conversão e catequese: o Diálogo sobre a conversão do gentio - e a pedagogia jesuítica nos primórdios da colonização do Brasil; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Andréa Cardoso

As exéquias de d; João V em Minas Gerais como prática pedagógica da Coroa portuguesa no Brasil em meados do século XVIII; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Suemi Higuchi

Bartolomeu de Gusmão (1685-1724), um padre voador no mundo luso-brasileiro do século XVIII; 1999; 0 f; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Universidade Federal Fluminense, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Para fazer de 1817 uma revolução: o papel da historiografia. REVISTA DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRAPHICO BRAZILEIRO , v. 475, p. 95-113, 2017.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Em torno de 1815: dimensões da política e da religião no império português. Revista do Instituto Histórico e Geographico Brazileiro , v. 470, p. 131-147, 2016.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Comentários ao texto de Luis Javier Ortiz Mesa La Iglesia católica y la formación dell Estado-nación en América Latina en el siglo XIX. El caso colombiano. Almanack , v. 6, p. 32-36, 2013.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Chegará o tempo da história?. História da Historiografia , v. 9, p. 222-245, 2012.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Indépendence au Brésil et Lumières au Portugal: politique et culture dans l'espace luso-brésilien (1792-1823). Annales historiques de la Révolution française , v. 365, p. 31-53, 2011.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Historia y método: la hermenéutica y los usos del pasado. Historia y Sociedad (Medellin. 1994) , v. 17, p. 15-35, 2009.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Alegrias e infortúnios dos súditos luso-europeus e americanos: a transferência da corte portuguesa para o Brasil em 1807. Acervo (Rio de Janeiro) , v. 21, p. 29-46, 2008.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Constituição. Ler História , v. 55, p. 49-64, 2008.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Em busca de um ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836). Convergência Lusíada , v. 24, p. 25-41, 2007.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Modernidade nas Aulas dos Jesuítas. Nossa História (São Paulo) , São Paulo, v. 1, n.10, p. 81-83, 2004.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . A Biblioteca de Francisco Agostinho Gomes: a Permanência da Ilustração Luso-Brasileira entre Portugal e o Brasil. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 165, n.425, p. 11-28, 2004.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Retrato de um rei. Nossa História (São Paulo) , Rio de Janeiro, v. 01, n.01, p. 68-72, 2003.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O reverso do milagre: ex-votos pintados e religiosidade em Angra dos Reis (RJ). Tempo. Revista do Departamento de História da UFF , Niterói, v. 7, n.14, p. 27-50, 2003.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Guardar mais silêncio do que falar: Ribeiro dos Santos contra Azeredo Coutinho. Convergência Lusíada , Rio de Janeiro, v. 19, p. 162-180, 2002.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As hierarquias sociais e os ex-votos pintados. Revista da SBPH , Curitiba, v. 22, p. 21-26, 2002.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Considerações iniciais à Mesa Redonda História Colonial: novas documentações e novas perspectivas. Revista da SBPH , Curitiba, v. 20, p. 3-4, 2001.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Como um fio de Ariadne no labirinto do mundo: a idéia do império luso-brasileiro em Pernambuco (1800-1822). Ler História (Lisboa) , Lisboa, v. 39, p. 35-58, 2000.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . De 1789 a 1798: Percursos da Francesia na Bahia. Revista da SBPH , Curitiba, v. 18, p. 93-101, 2000.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Um mundo ainda encantado: religião e religiosidade ao fim do período colonial. Oceanos, Lisboa, v. 42, p. 114-130, 2000.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A suposta conspiração de 1801 em Pernambuco: idéias ilustradas ou conflitos tradicionais?. Revista Portuguesa de História , Coimbra, v. 33, n.2, p. 439-481, 1999.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A catedral submersa ou a História no Brasil do Terceiro Milênio. Revista da SBPH , Curitiba, v. 13, p. 93-100, 1998.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Repercussão, no Brasil, das reformas pombalinas da educação: o Seminário de Olinda. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , Rio de Janeiro, v. 159, n.401, p. 1707-1728, 1998.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Nação, história e cultura no Brasil: um ensaio de reflexão desencantada, para uso, talvez, das instituições de patrimônio. Anais do Museu Histórico Nacional , Rio de Janeiro, v. 28, p. 91-104, 1996.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Privilégio e exclusão: uma nota sobre a abordagem da sociedade de Antigo Regime. Arrabaldes Cadernos de História, Niterói, p. 73-79, 1996.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Do Império luso-brasileiro ao Império do Brasil (1789-1822). Ler História (Lisboa) , Lisboa, v. 27/28, p. 75-102, 1995.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Uma réstia de luz: Rodrigo de Souza Coutinho e a criação do Seminário de Olinda. Revista da SBPH , Curitiba, v. 7, p. 15-22, 1992.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Bahia, 1798: uma leitura colonial da Revolução Francesa (a propósito da tradução portuguesa de um texto de Jean-Louis Carra). Acervo (Rio de Janeiro) , Rio de Janeiro, v. 4, n.1, p. 121-125, 1989.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Da história como memória da nação à história enquanto crítica da memória nacional. Revista do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional , Rio de Janeiro, v. 22, p. 22-25, 1987.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . História: a polissemia de uma palavra. Estudos Ibero-Americanos , Porto Alegre, v. 10, n.1, p. 17-39, 1984.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P (Org.) ; FERREIRA, Fátima Sá e Melo (Org.) ; NEVES, Guilherme Pereira das (Org.) . Linguagens da Identidade e da diferença no mundo Ibero-americano (1750-1890). 1. ed. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018. v. 1. 324p .

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Linguagens políticas e história dos conceitos: propostas e aplicações. 1. ed. Rio de Janeiro: E-Papers, 2011. v. 1. 31p .

  • NEVES, Guilherme Pereira das . História, teoria e variações. 1. ed. Rio de Janeiro: Contra Capa, Companhia das Índias, 2011. v. 1. 325p .

  • VAINFAS, Ronaldo (Org.) ; SANTOS, G. S. (Org.) ; NEVES, Guilherme Pereira das (Org.) . Retratos do Império: Trajetórias Individuais no Mundo Português nos Séculos XVI a XIX. 1. ed. Niterói, RJ: EdUFF - Editora da Universidade Federal Fluminense, 2007. v. 1. 435p .

  • SANTOS, Ana Maria dos ; NEVES, Guilherme Pereira das ; MACHADO, Humberto Fernandes ; GONÇALVES, Williams da Silva . História do Brasil: de Terra Ignota ao Brasil Atual. 1. ed. Rio de Janeiro: Log On Informática, 2002. 656p .

  • NEVES, Guilherme Pereira das . E Receberá Mercê: a Mesa da Consciência e Ordens e o clero secular no Brasil, 1808-1828. 1. ed. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1997. 419p .

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Luzes intolerantes: Luís Antônio Muratori (1672-1750), Antônio Nunes Ribeiro Sanches (1699-1783), Luís Antônio Vernei (1713-1792), José Francisco Correia da Serra (1751-1823) e o mundo luso-brasileiro. In: Eliane Cristina Deckmann Fleck; Mauro Dillmann. (Org.). O universo letrado da Idade Moderna: escritoras e escritores portugueses e luso-brasileiros, séculos XVI-XIX. 1ed.São Leopoldo (RS): Oikos; Editora Unisinos, 2019, v. , p. 314-341.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Pistas, señales, rastros, evidencias: las fuentes de la Historia. In: Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona; Maria Cristina Pérez Pérez; Ana María Rodríguez Sierra. (Org.). El oficio del historiador: reflexiones metodológicas en torno a las fuentes. 1ed.Bogotá / Medellín: Universidad de los Andes; Ed. Uniandes; Universidad del Rosario; Universidad Nacional de Colombia, 2019, v. , p. 19-53.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A História como instrumento de Identidade. In: Lucia Maria Bastos P. Neves; Fátima Sá e Mello Ferreira & Guilherme Pereira das Neves. (Org.). Linguagens da Identidade e da diferença no mundo Ibero-americano (1750-1890). 1ed.Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018, v. 1, p. 33-46.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Monarquia sagrada, monarquia profana: os Braganças e o trono no Brasil. In: Rui Ramos; José Murilo de Carvalho; Isabel Corrêa da Silva. (Org.). A monarquia constitucional dos Braganças em Portugal e no Brasil (1822-1910): uma história paralela de Portugal e do Brasil depois da Independência brasileira. 1ed.Alfragide: Dom Quixote, 2018, v. 1, p. 289-317.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Como fazer uma revolução: a historiografia e o movimento de 1817 em Pernambuco. In: Miriam Halpern Pereira; Ana Cristina Araújo. (Org.). Gomes Freire e as vésperas da Revolução de 1820. 1ed.Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2018, v. 1, p. 71-87.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Portugal e Brasil: identidades sociais, políticas e históricas. In: Javier Fernández Sebastián; Cecilia Suárez Cabal. (Org.). La subversión del orden por la palabra. Tiempo, espacio e identidad en la crisis del mundo ibérico, siglos XVIII-XIX. 1ed.Bilbao: Universidad del País Vasco Servicio Editorial, 2015, v. 1, p. 251-269.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Coroa e Igreja na América portuguesa (1750-1800). In: Aline Montenegro Magalhães; Rafael Zamorano Bezerra. (Org.). Os vice-reis np Rio de Janeiro 250 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2015, v. , p. 124-135.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Crown and Church in Portuguese America (1750-1800). In: Aline Montenegro Magalhães; Rafael Zamorano Bezerra. (Org.). Os vice-reis no Rio de Janeiro 250 anos. 1ed.Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2015, v. , p. 377-382.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Revolución/Brasil. In: Guillermo Zermeño Padilla; Javier Fernández Sebastián. (Org.). Revolución/Diccionario político y social del mundo iberoamericano (Iberconceptos II). 1ed.Madrid: Universidad del País Vasco / Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2014, v. 9, p. 65-80.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independencia/Brasil. In: Alejandro San Francisco / Javier Fernández Sebastián. (Org.). Diccionario político y social del mundo iberoamericano (Iberconceptos II). 1ed.Madrid: Universidad del País Vasco / Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2014, v. 4, p. 49-64.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Constituição. In: João Feres Júnior. (Org.). Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil. 2ed.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, v. 1, p. 59-78.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independência. In: João Feres Júnior. (Org.). Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil. 2ed.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, v. 1, p. 233-252.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Revolução. In: João Feres Jr. (Org.). Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil. 2ed.Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014, v. 1, p. 379-399.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Um bibliófilo liberal: Varnhagen, diplomata nas repúblicas do Pacífico (1863-1867). In: Lucia Maria Paschoal Guimarães; Raquel Glezer. (Org.). Varnhagen no caleidoscópio. 1ed.Rio de Janeiro: Fundação Miguel de Cervantes, 2013, v. , p. 55-108.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independência e liberdade antes do liberalismo no Brasil (1808-1831). In: Miriam Halpern Pereira; José Murilo de Carvalho; Maria João Vaz; Gladys Sabina Ribeiro. (Org.). Linguagens e fronteiras do poder. 1ed.Lisboa: Centro de Estudos de História Contemporânea / Instituto Universitário de Lisboa, 2012, v. , p. 97-111.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Natureza, ciência e política no mundo luso-brasileiro de inícios do século XIX. In: Lorelai Kury; Heloisa Gesteira. (Org.). Ensaios de história da ciência no Brasil: das Luzes à nação independente. 1ed.Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012, v. , p. 281-291.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . História e hermenêutica: uma questão de método?. In: Lucia Maria Bastos Pereira das Neves; Lucia Maria Paschoal Guimarães; Marcia de Almeida Gonçalves; Rebeca Gontijo. (Org.). Estudos de historiografia brasileira. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. , p. 37-61.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Perguntas a um livro: as Constituições Primeiras de monsenhor Monteiro da Vide e suas edições. In: Bruno Feitler; Evergton Sales Souza. (Org.). A Igreja no Brasil: normas e práticas durante a vigência das Constituições Primeiras do Arcebispado da Bahia. São Paulo: Editora Unifesp, 2011, v. , p. 179-202.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independência e liberdade antes do liberalismo no Brasil (1808-1831). In: José Murilo de Carvalho; Míriam Halpern Pereira; Gladys Sabina Ribeiro; Maria João Vaz. (Org.). Linguagens e fronteiras do poder. 1ed.Rio de Janeiro: FGV, 2011, v. 1, p. 99-115.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independencia y libertad antes del liberalismo en Brasil (1808-1831). In: Yobenj Aucardo Chicangana-Bayona; Francisco Ortega. (Org.). 200 años de independencias. Las culturas politicas y sus legados. Medellín, Colombia: Universidad Nacional de Colombia, 2011, v. , p. 131-160.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . De infâmia e honra: a trajetória de José Francisco de Paula Cavalcante de Albuquqerque (c. 1773-1818). In: Rodrigo Bentes Monteiro; Bruno Feitler; Daniela Buono Calainho; Jorge Flores. (Org.). Raízes do privilégio: mobilidade social no mundo ibérico do Antigo Regime. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011, v. , p. 456-482.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Ilusões acalentadas: Miguel Antônio de Melo e seu Projeto de uma Lei Fundamental para Portugal em 1827/1828. In: Gladys Sabina Ribeiro; Tânia Maria Tavares Bessone da Cruz Ferreira. (Org.). Linguagens e práticas da cidadania no século XIX. 1ed.São Paulo: Alameda, 2010, v. , p. 25-44.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Uma personagem em meio ao Atlântico: Miguel António de Melo, governador dos Açores, 1806-1810. In: CARDOSO, José Luís; MONTEIRO, Nuno Gonçalo; SERRÃO, José Vicente. (Org.). Portugal, Brasil e a Europa napoleónica. 1ed.Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010, v. , p. 229-247.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As luzes e seu lugar. In: Ismênia Martins; Márcia Motta. (Org.). 1808 - A Corte no Brasil. Niterói, RJ: Editora da UFF, 2010, v. , p. 373-386.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Constituição. In: João Feres Júnior. (Org.). Léxico da história dos conceitos políticos do Brasil. 1ed.Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009, v. , p. 65-90.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Miguel Antônio de Melo, agente do império ou das Luzes? Dilemas da geração de 1790. In: Ronaldo Vainfas; Rodrigo Bentes Monteiro. (Org.). Império de várias faces: relações de poder no mundo ibérico da época moderna. 1ed.São Paulo: Alameda, 2009, v. , p. 369-392.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Constitución - Brasil. In: Javier Fernández Sebastián. (Org.). Diccionario político y social del mundo iberoamericano: la era de las revoluciones, 1750-1850. Iberconceptos I. 1ed.Madrid: Fundación Carolina / Soc. Est. de Conmemoraciones Cult. / Centro de Estudios Pol. y Constitucionales, 2009, v. 1, p. 337-351.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A religião do império e a Igreja. In: Keila Grinberg; Ricardo Salles. (Org.). O Brasil imperial. 1ed.Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, v. 1, p. 377-428.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Carlito, historiador. In: Nelson de Castro Senra. (Org.). Embaixador Macedo Soares, um príncipe da conciliação: recordando o 1º presidente do IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2008, v. , p. 37-43.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . D. João VI. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 120-126.

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; NEVES, Lucia Maria Bastos P . José Maurício. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 286-288.

  • LEME, Mônica Neves ; NEVES, Guilherme Pereira das . Capela Real. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 71-74.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. Maria I. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 127-129.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Igreja. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 200-204.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Manuel de Oliveira Lima. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 317-322.

  • LEME, Mônica Neves ; NEVES, Guilherme Pereira das . Marcos Antônio da Fonseca Portugal. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 322-324.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Revolução de 1817. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 389-391.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Rodrigo de Souza Coutinho. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 399-400.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Transmigração da Corte. In: Ronaldo Vainfas; Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves. (Org.). Dicionário do Brasil Joanino: (1808-1821). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2008, v. 1, p. 426-430.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As Máximas do Marquês: Moral e Política na Trajetória de Mariano José da Fonseca. In: VAINFAS, Ronaldo; SANTOS, Georgina Silva dos; NEVES, Guilherme Pereira das. (Org.). Retratos do Império: Trajetórias Individuais no Mundo Português nos Séculos XVI a XIX. 1ed.Niterói, RJ: EdUFF - Editora da Universidade Federal Fluminense, 2007, v. , p. 297-321.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Del Imperio lusobrasileño al Imperio del Brasil (1789-1822). In: Antonio Annino; François-Xavier Guerra. (Org.). Inventando la nación. Iberoamérica. Siglo XIX. 1ed.México: Fondo de Cultura Económica, 2003, v. , p. 221-252.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Revolução de 1817. In: Ronaldo Vianfas. (Org.). Dcionário do Brasil Imperial (1822-1889). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, v. 1, p. 650-652.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Questão Religiosa. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2002, v. , p. 608-611.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Guardar mais silêncio do que falar: Azeredo Coutinho, Ribeiro dos Santos e a escravidão.. In: José Luís Cardoso. (Org.). A economia política e os dilemas do império luso-brasileiro (1790-1822). 1ed.Lisboa: Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 2001, v. , p. 13-62.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . De 1789 a 1798: percursos da francesia na Bahia. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). De Cabral a Pedro I: aspectos da colonização portuguesa no Brasil. 1ed.Porto: Universidade Portucalense Infante D. Henrique, 2001, v. , p. 337-346.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Oliveira Lima. D. João VI no Brasil. In: Lourenço Dantas Mota. (Org.). Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico. 1ed.São Paulo: SENAC, 2001, v. , p. 143-166.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Nativismo Pernambucano. In: Milton Meira do Nascimento. (Org.). Jornal de Resenhas. 1ed.São Paulo: Discurso Editorial, 2001, v. 2, p. 1104-1106.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Os ex-votos pintados e a religiosidade em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Baía. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Sexualidade, família e religião na colonização do Brasil. 1ed.Lisboa: Livros Horizonte, 2001, v. 1, p. 341-353.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Academias. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500-1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 13-15.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Pálidas e oblíquas Luzes: J. J. da C. de Azeredo Coutinho e a Análise sobre a justiça do comércio do resgate dos escravos. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Brasil: colonização e escravidão. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000, v. , p. 349-370.

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; VAINFAS, Ronaldo . Antigo Regime. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 43-46.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Aulas. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 55-58.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Barroco. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 68-70.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Catequese. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 109-110.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Homens Bons. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 284-286.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Ilustração. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 296-299.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Letrados. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 343-344.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Murmuração. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 416-417.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Nativismo. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 421-423.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Conjuração dos Alfaiates. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 141-142.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Conjuração dos Suassunas. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 143-143.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Reformas Pombalinas. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: objetiva, 2000, v. , p. 501-505.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Transmigração da Corte. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 557-559.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Tratados de Limites. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 561-562.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Censura. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 112-114.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Jesuítas. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 326-328.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Constituições sinodais. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 145-146.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Igreja. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 292-296.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mesa da Consciência e Ordens. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 393-395.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padroado. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 466-467.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Aleijadinho. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 24-25.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padre Giovanni Andreoni (Antonil), SJ. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 452-453.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padre Jorge Benci. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 456-457.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. Azeredo Coutinho. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 160-161.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Rodrigo de Souza Coutinho. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 513-514.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Frei Domingos Loreto Couto. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 245-246.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mendonça Furtado. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 388-389.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Basílio da Gama. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 71-72.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. João VI. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 168-170.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. José I. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 170-171.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. Maria I. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 173-175.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Emerico Lobo de Mesquita. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 199-199.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Nuno Marques Pereira. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 430-431.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Rocha Pita. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 511-512.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Marquês de Pombal. In: Ronaldo vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 377-379.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Pedro Taques. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 479-480.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padre Simão de Vasconcelos, SJ. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 465-466.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Luís Antônio Verney. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 350-351.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . D. Sebastião Monteiro da Vide. In: Ronaldo vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 180-180.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Luís dos Santos Vilhena. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 353-354.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Frei Santa Rita Durão. In: Ronaldo Vainfas. (Org.). Dicionário do Brasil Colonial, 1500 - 1808. 1ed.Rio de Janeiro: Objetiva, 2000, v. , p. 251-252.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Linguagem política do Império Luso-brasileiro: Portugal e Brasil no final do século XVIII e início do XIX. In: Hugo Cancino Troncoso; Susanne Klengel; Nanci Leonzo. (Org.). Nuevas perspectivas teóricas y metodológicas de la História intelectual de América Latina. 1ed.Frankfurt a. M. / Madrid: Vervuert/Iberoamericana, 1999, v. , p. 231-249.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Une pratique votive populaire au coeur du Brésil? Autour de la collection d'ex-voto peints à Congonhas do Campo. In: Jean-Paul Bertaud; Françoise Brunel; Catherine Duprat; François Hincker. (Org.). Mélanges Michel Vovelle: sur la Révolution, approches plurielles. Paris: Société des Études Robespierristes, 1997, v. , p. 3-13.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Colégios. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 2, p. 194-194.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mesa da Consciência e Ordens. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 3, p. 589-589.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Oliveira Lima, Manuel de. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 4, p. 225-226.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Coutinho, José Joaquim da Cunha de Azeredo. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 2, p. 295-295.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padroado Real. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 4, p. 262-262.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Varnhagen, Francisco Adolfo de. In: Barbara A. Tenenbaum; Mary Karasch; alii et. (Org.). Encyclopedia of Latin American History and Culture. New York: Charles Scribner's Sons, 1996, v. 5, p. 367-367.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Entre o trono e o altar: a Mesa da Consciência e Ordens e o papel da religião no Brasil (1808-1828). In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Cultura portuguesa na Terra de Santa Cruz. Lisboa: Estampa, 1995, v. , p. 171-189.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Del Imperio luso-brasileño al Imperio del Brasil (1789-1822). In: Antonio Annino; Luis Castro Leiva; François-Xavier Guerra. (Org.). De los Imperios a las Naciones: Iberoamérica. Zaragoza: Ibercaja, 1994, v. , p. 169-193.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Administração eclesiástica. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 22-24.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Clero regular. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 167-171.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Conhecenças. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 201-202.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mesa da Consciência e Ordens. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 539-540.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Olinda, Seminário de. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 591-593.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Padroado. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 605-607.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Revolta de 1817. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 702-704.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Subsídio literário. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 773-774.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Desobriga. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 253-254.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Clero secular. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 171-175.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Bahia, Arcebispado da. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 85-87.

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das . Ilustração. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Dicionário da história da colonização portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994, v. , p. 413-416.

  • SILVA, Maria Beatriz Nizza da ; NEVES, Guilherme Pereira das . Filhas reclusas, filhos clérigos. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Vida privada e quotidiano no Brasil na época de D. Maria I e D. João VI. Lisboa: Estampa, 1993, v. , p. 63-84.

  • SILVA, Maria Beatriz Nizza da ; NEVES, Guilherme Pereira das . Sinais de religiosidade e atitudes de descrença. In: Maria Beatriz Nizza da Silva. (Org.). Vida privada e quotidiano no Brasil na época de D. Maria I e D. João VI. Lisboa: Estampa, 1993, v. , p. 281-305.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Entre os Alpes franceses e o Brasil. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, , v. 59, p. 98 - 98, 01 ago. 2010.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Milagres do cotidiano. Revista de História (Rio de Janeiro), Rio de Janeiro, p. 18 - 23, 01 fev. 2009.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . D. João sob a ótica brasileira: um rei educado, hesitante, melancólico. O Estado de São Paulo, São Paulo, p. 8 - 8, 07 mar. 2008.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . História Severina. Nossa História (São Paulo), São Paulo, p. 98 - 98, 01 mar. 2006.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Dos Jesuítas, um Método da Modernidade?. Jornal da Tarde. 'Caderno de Sábado', São Paulo, p. 3 - 3, 21 dez. 1999.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Evaldo Cabral de Mello. Rubro veio: o imaginário da Restauração pernambucana. Rio de Janeiro, Topbooks, 1997. Folha de São Paulo. 'Jornal de Resenhas', São Paulo, p. 2 - 2, 09 maio 1998.

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Tecendo redes com a História: Brasil e Portugal no século XIX. In: AHILA, 2016, Berlim. Entre Espacios: la Historia latinoamericana en el contexto global, Actas del XVII Congreso Internacional de AHILA. Berlín: Freie Universität, 2014. v. 1. p. 1715-1726.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Um Personagem em meio ao Atlântico: Miguel Antônio de Melo, governador dos Açores, 1806-1810. In: Portugal, Brasil e a Europa Napoleônica, 2008, Lisboa. Portugal, Brasil e a Europa Napoleônica. Lisboa: ICS - Instituto de Ciências Sociais, 2008. v. 1. p. 1-16.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Sociabilidades modernas e poderes tradicionais no Rio de Janeiro de 1794. In: Espaço atlântico de antigo regime, 2008, Lisboa. Actas do Congresso Internacional Espaço Atlântico de Antigo Regime: Poderes e Sociedades. Lisboa: Biblioteca Digital Camões, 2008. v. 1. p. 1-16.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As Letras de Luiz Gonzaga das Virgens. In: XXIII Reunião Anual da SBPH, 2005, Rio de Janeiro, RJ. Anais da XXIII Reunião Anual da SBPH - Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica. Curitiba, PR: SBPH - Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 2003. p. 81-87.

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . De Portugal ao Brasil: a permanência da Ilustração luso-brasileira na biblioteca de Francisco Agostinho Gomes. In: Relações Luso-Brasileiras: Deslocamentos e Permanências, 2004, Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do 2º Colóquio do Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - PPRLB. Rio de Janeiro: Real Gabinete Português de Leitura (Home Page), 2004.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Bispo e o Soldado: a Religião e as Leituras das Luzes no Ocaso do Império Luso-Brasileiro. In: Primer Encuentro de ADHILAC Argentina: América Latina 1804-2004, a Doscientos Años del Inicio de las Luchas por la Independencia, 2003, Buenos Aires. Primer Encuentro de ADHILAC Argentina: América Latina 1804-2004, a Doscientos Años del Inicio de las Luchas por la Independencia. Buenos Aires: ADHILAC, 2003.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Os ex-votos pintados: uma prática votiva popular?. In: VIII Encontro Regional da ANPUH-RJ, 2002, Vassouras. História & Religião. Rio de Janeiro: Mauad / FAPERJ, 1998. p. 91-102.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . França e Bahia: o imaginário da Revolução de 1789 na América Portuguesa de 1798. In: XXI Simpósio Nacional da ANPUH, 2001, Niterói. França e Bahia: o imaginário da Revolução de 1789 na América Portuguesa de 1798, 2001.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Ensino e modernidade na criação do Seminário de Olinda (1800). In: Leitura e Escrita em Portugal e no Brasil, 1500-1970, 1998, Lisboa. Actas do 1º Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação. Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 1996. v. 3. p. 61-72.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Uma prática votiva no coração do Brasil? A propósito da coleção de ex-votos pintados de Congonhas do Campo, MG. In: XVI Reunião Anual da SBPH, 1997, Curitiba. Anais da XVI Reunião Anual da SBPH. Curitiba: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1996. p. 169-172.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Mesa da Consciência e Ordens no Brasil e o clero açoriano e madeirense, 1808-1821. In: XV Reunião Anual da SBPH, 1996, Rio de Janeiro. Anais da XV Reunião Anual da SBPH. Curitiba: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1995. p. 125-128.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . E Receberá Mercê . . . de uma pesquisa: a Mesa da Consciência e Ordens e o clero secular no Brasil, 1808-1828. In: XIII Reunião Anual da SBPH, 1994, Florianópolis. Anais da XIII Reunião Anual da SBPH. Curitiba: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1993. p. 161-164.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Shade of Light in the Luso-Brazilian World: The Reforms of Rodrigo de Souza Coutinho and the Creation of the Olinda Seminary (1800). In: Eight International Congress on the Enlightenment, 1992, Bristol. Transactions of the Eight International Congress on the Enlightenment. Oxford: The Voltaire Foundation, 1991. v. 1. p. 583-588.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A informática e a pesquisa histórica. In: X Reunião Anual da SBPH, 1991, Curitiba. Anais da X Reunião Anual da SBPH. Curitiba: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1990. p. 21-25.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Conflitos e interesses na cidade colonial: Rio de Janeiro, 1800. In: X Reunião Anual da SBPH, 1991, Curitiba. Anais da X Reunião Anual da SBPH. Curitiba: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1990. p. 133-138.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O sonho de Comenius: o uso de microcomputadores em uma pesquisa de história social. In: IV Encontro Regional da ANPUH-RJ, 1990, Rio de Janeiro. História hoje: balanço e perspectivas. Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Professores Universitários de História. Núcleo do Rio de Janeiro, 1990. p. 208-214.

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; HIGGS, David . Microbiografias e mentalidades: venturas e desventuras do padre Bernardo Portugal antes de 1817. In: IX Reunião Anual da SBPH, 1990, São Paulo. Anais da IX Reunião Anual da SBPH. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1989. p. 92-97.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Bahia, 1798: une lecture coloniale de la Révolution Française (à propos de la traduction portugaise d'un texte de Jean-Louis Carra). In: Congrès Mondial pour le Bicentenaire de la Révolution, 1989, Paris. L'image de la Révolution Française. Paris: Pergamon, 1989. v. 1. p. 400-409.

  • HIGGS, David ; NEVES, Guilherme Pereira das . O oportunismo da historiografia: o padre Bernardo Luís Ferreira Portugal e o movimento de 1817 em Pernambuco. In: VIII Reunião Anual da SBPH, 1989, Rio de Janeiro. Anais da VIII Reunião Anual da SBPH. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1989. p. 179-184.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Joaquim Manoel de Macedo: história e memória nacional. In: VII Reunião Anual da SBPH, 1988, Florianópolis. Anais da VII Reunião Anual da SBPH. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1987. p. 133-137.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O viver em colônias: aspectos sociais de Pernambuco, ao redor de 1800, a partir da experiência de professores e alunos do Seminário de Olinda. In: VI Reunião Anual da SBPH, 1987, Recife. Anais da VI Reunião Anual da SBPH. São Paulo: Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica, 1986. p. 139-143.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Brasil de 1808 visto por Oliveira Lima em 1908: imagem e retrato. 2019. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A ideia de república no Império: de espaço de experiência a horizonte de expectativa. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Ecos de Luís Antônio Muratori. 2017. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . 1801 à sombra de 1817: Luzes do Reino, elites da terra e história da nação. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; NEVES, Lucia Maria Bastos P . Catálogos como lugares de memória. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Comentários às comunicações de Tiago C. P. dos Reis Miranda e de Lucia Bastos. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Como fazer uma revolução: a historiografia e o movimento de 1817 em Pernambuco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Como fazer uma revolução: a historiografia e o movimento de 1817 em Pernambuco. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Como fazer de 1817 uma revolução: o papel da historiografia. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Moradas da História ou Marc Bloch, os Historiadores e a Política. 2017. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Life and Scholarship: Marc Bloch's Practice of History. 2016. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Denúncias, polêmicas, agravos: a Voz e a Letra. 2015. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Epistemologia, Ciência e História. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Em torno de 1815. Dimensões da política e da religião no Império português. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Tecendo Redes com a história: Brasil e Portugal no século XIX. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Marc Bloch, a política e a história. 2014. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Linguagens políticas, história dos conceitos e hermenêutica. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; NEVES, Guilherme Pereira das . Portugal e Brasil: identidades sociais, políticas e históricas. 2012. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A política da história no Brasil moderno. 2012. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Andrée Mansuy-Diniz Silva e Rodrigo de Souza Coutinho. 2012. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Cultura e educação na América Portuguesa: em busca da História. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . La religión en Brasil: un concepto fundamental (1750-1889). 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . El concepto de constituición en el mundo luso-brasileño, 1750-1850. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Acá de la historia: los Annales cumplieron 80 años. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Querela entre ciência e arte once again: os Annales e a função da história como orientação para a vida. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As Luzes da intolerância: dimensões da ilustração luso-brasileira. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . La Religión en Brasil: un concepto fundamental (1750-1889). 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das ; NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das . And If There Is No Sattelzeit? The Concept of Religion and its Role in Nineteenth-Century Brazil. 2011. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Independência, Autonomia e Liberdade antes do Liberalismo no Brasil (1808-1831). 2010. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Miguel Antônio de Melo e seu projeto de uma lei fundamental para Portugal após a Constituição outorgada por D. Pedro em 1826. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . De Infâmia e honra: a trajetória de José Francisco de Paula Cavalcante de Albuquerque (c. 1773-1817). 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Para não ter medo da Hermenêutica (ou para desistir dela - se possível). 2009. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Historia y método: la hermenéutica y los usos del pasado. 2009. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . José Carlos de Macedo Soares: entre a história e a política. 2009. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Mesa da Consciência e Ordens, o período joanino e o Brasil (1808-c.1828). 2008. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Natureza, ciência e política no mundo luso-brasileiro de inícios do século XIX. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Um projeto de lei fundamental para Portugal após a Constituição de 1826. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Carlito, historiador. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Desassombrados das violências experimentadas? História, religião e política no Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . História e hermenêutica: uma questão de método?. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Ilustrados e Letrados. 2008. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Letrados do Império: pressupostos, trajetórias e metas de uma pesquisa de cunho hermenêutico. 2008. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Miguel Antônio de Melo, Agente do Império ou das Luzes? Dilemas da Geração de 1790. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Mesa da Consciência e Ordens: uma experiência de pesquisa. 2007. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Área de História e a Avaliação da CAPES. 2007. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Perguntas a um Livro: as Constituições Primeiras de Monsenhor Monteiro da Vide e suas Edições. 2007. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Muitos Personagens à Procura de uma Interpretação. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Em Busca de um Ilustrado: Miguel Antônio de Melo (1766-1836). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Rebeliões em Tempo de Revolução: as Inconfidências na América Portuguesa e o Império Luso-Brasileiro (c. 1789-1801). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Linguagens Políticas, História dos Conceitos e Hermenêutica. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Elétrons Não São Intrinsecamente Interessantes Como Pessoas: História e Biografia. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Advinho e o Exorcista: o Lugar da História como Conhecimento. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Religião e Religiosidade no Brasil Colonial. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Rebeliões em Tempo de Revolução: as Inconfidências na América Portuguesa e o Império Luso-Brasileiro (c. 1789-1801). 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Os Ex-Votos Pintados no Brasil. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Inconfidência Bahiana e Outras Inconfidências na Civilização do Setecentos. 2006. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Suposta Conjuração dos Suassunas de 1801 em Pernambuco: Idéias Ilustradas ou Conflitos Tradicionais?. 2005. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mariano José Pereira da Fonseca no tribunal das Luzes de R. Koselleck. 2005. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Igreja Católica e a Mesa da Consciência e Ordens. 2003. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Participação em Mesa Redonda. 2003. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Bispo e o Soldado: a religião e as leituras das luzes no ocaso do Império Luso-brasileiro. 2003. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Elétrons não são Intrinsicamente Interessantes como Gente. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A História como Exorcismo. 2002. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A História como Conhecimento. 2001. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Historiador e o Gosto pelos Arquivos. 2000. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Fronteiras da História com a Arte e a Ciência. 1999. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . A Igreja Colonial. 1997. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Brasil das Luzes. 1991. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Curso de Atualização Sociedade e Educação: os Desafios da América Latina. 1987. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Moradas da História ou Marc Bloch, os Historiadores e a Política. Rio de Janeiro, RJ: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 2019 (Artigo).

  • NEVES, Lucia Maria Bastos P ; FERREIRA, Fátima Sá e Melo ; NEVES, Guilherme Pereira das . Apresentação. Jundiaí, SP: Paco Editorial, 2018 (Artigo).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Maria Beatriz Nizza da Silva, Herança e família. Salvador: Ed. da Universidade Federal da Bahia, 2016 (Colaboração - orelha).

  • Oliveira, Anderson J. M. ; MARTINS, William de Souza ; NEVES, Guilherme Pereira das . Dimensões do Catolicismo no Império português (séculos XVI a XIX). Rio de Janeiro: Garamond, 2015 (Colaboração - orelha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Prefácio. São Paulo, 2015. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Maria Beatriz Nizza da Silva. Recife, PE: Editora Universitária UFPE, 2013 (Colaboração - orelha).

  • WUILLAUME, Patrick ; NEVES, Guilherme Pereira das . Quentin Skinner: a história da política e a política da história. Rio de Janeiro: Topoi, Revista de História do PPGHIS da UFRJ, 2012. (Tradução/Artigo).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Caio Boschi. O Cabido da Sé de Mariana (1745-1820): documentos básicos. Rio de Janeiro, RJ: Revista de História da Biblioteca Nacional, 2011 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Prefácio. São Paulo, 2011. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Carlito, historiador. São Paulo, SP: Revista da Academia Paulista de Letras, 2008 (Artigo).

  • KUSHNIR, B. ; NEVES, Lucia Maria Bastos P ; LUSTOSA, Isabel ; NEVES, Guilherme Pereira das . Entrevista com a doutora Ana Cannas, diretora do Arquivo Histórico Ultramarino. Rio de Janeiro: Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, 2008 (Colaboração).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Prefácio. São Paulo, 2008. (Prefácio, Pósfacio/Prefácio)>.

  • NEVES, Guilherme Pereira das . As Muitas Independências (Matéria no nº 11 da Revista Nossa História). São Paulo: Vera Cruz, 2004 (Colaboração).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Charles R. Boxer. A Idade de Ouro do Brasil. Dores de crescimento de uma sociedade colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000 (Colaboração).

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Maria Beatriz Nizza da Silva. A cultura luso-brasileira: da reforma da Universidade à independência do Brasil.. Curitiba: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 17, 1999 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . David Higgs (ed.). Portuguese Migration in Global Perspective. Toronto, The Multicultural Society of Ontario, 1990. 207p.. Curitiba: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 6, 1991 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Richard Graham. Patronage and Politics in Nineteenth-Century Brazil. Stanford, Stanford University Press, 1990. 382p.. Curitiba: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 6, 1991 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Roderick J. Barman. Brazil: The Forging of a Nation, 1798-1852. Stanford, Stanford University Press, 1988. 334p.. Curitiba: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 6, 1991 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . O Motim do Vintém e a cultura política do Rio de Janeiro em 1880. São Paulo: Revista Brasileira de História (ANPUH), 1991. (Tradução/Artigo).

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Maria Beatriz Nizza da Silva. Movimento constitucional e separatismo no Brasil (1821-1823). Lisboa, Livros Horizonte, 1988. 143p.. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 4, 1988 (Resenha).

  • NEVES, Lúcia Maria Bastos Pereira das ; NEVES, Guilherme Pereira das . Fernando Sgarbi-Lima. Organização e administração do Ministério da Agricultura no Império. Brasília, FUNCEP, 1988. 302p.. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 4, 1988 (Resenha).

  • NEVES, Guilherme Pereira das . Mons. Severino Leite Nogueira. O Seminário de Olinda e seu fundador o bispo Azeredo Coutinho. Recife, FUNDARPE, 1985. 383p.. São Paulo: Revista da Sociedade Brasileira de Pesquisa Histórica nº 3, 1987 (Resenha).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NEVES, Guilherme Pereira das . ANPUH - Prêmio Nacional de Teses Manuel Luiz Salgado Guimarães. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . Membro do Conselho Consultivo da Revista Cantareira. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFRN - consultor externo. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revalidação de doutoramento no exterior. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revalidação de doutoramento no exterior. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Universidade Gama Filho - Participante da Comissão Externa de Avaliação do PIBIC. 2011.

NEVES, Guilherme Pereira das . Universidade Gama Filho - Participante da Comissão Externa de Avaliação do PIBIC. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFJF - Parecer sobre projeto de PG, nível doutorado. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFRN - Consultor externo. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Coordenação de Reunião da Comissão de Área de História. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Coordenação de Reunião da Comissão de Área de História. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Coordenação da Comissão de Avaliação dos Recursos à Trienal. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Coordenação da Comissão de Consultores da Trienal 2007. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Presidência da Comissão de Avaliação do Prêmio de Teses 2007. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Avaliação de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em História. 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Avaliação das propostas de novos cursos de pós-graduação stricto sensu na condição de representante da área de História. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Avaliação de Propostas de Novos Cursos de Pós-Graduação stricto sensu em História. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Reunião de Acompanhamento Anual dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em História. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . Topoi - parecer. 2019.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Cantareira - parecer. 2019.

NEVES, Guilherme Pereira das . e-Journal of Portuguese History - parecer. 2019.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - parecer. 2019.

NEVES, Guilherme Pereira das . Topoi - parecer. 2019.

NEVES, Guilherme Pereira das . Cadernos de História da PUC Minas - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista História Unisinos - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Maracanã - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Cantareira - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo Revista do Departamento de História da UFF - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFRGN projeto de pesquisa - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFRGN projeto de pesquisa - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista História Unisinos - parecer. 2018.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista de História da USP - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Passagens, UFF ? parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista História Unisinos - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Estudos Ibero-Americanos, PUC-RS ? parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . FACEPE ? parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Hydra, Unifesp - parecer. 2017.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Dia-Logos - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Maracanã - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Ariadna Histórica - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista de História da USP - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2016.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista de Estudios Sociales, Colombia - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista do IHGB. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . Temporalidades Revista Discente FAFICH - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . III Semana de História da UFF - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . III Semana de História da UFF - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das ; ESSUS, Ana M. Mauad ; QUADRAT, Samantha Viz . PPGH-UFF - parecer. 2015.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . História Unisinos - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Editora da UFF - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Angelus Novus - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Clio - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Análise Social, ICS - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . PPGH-UFF - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . PPGH-UFF - parecer. 2014.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo. Revista do Departamento de História da UFF. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Editora da UNESP. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Dia-Logos. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Topoi (UFRJ). 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - produtividade em pesquisa. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF. 2013.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de pós-doutoramento no exterior. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de pós-doutoramento no exterior. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal - prorrogação. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital apoio a projetos de pesquisa. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . História Econômica & História de Empresas (periódico da ABPHE - Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica). 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPERJ - projeto de publicação. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - pós-doutorado sênior. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . Tempo, Revista do Departamento de História da UFF. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital apoio a projetos de pesquisa. 2012.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer apoio a participação em evento no exterior. 2011.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2011.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2011.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer sobre solicitação de doutoramento no exterior. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . Dia-Logos (Revista dos Alunos de Pós-Graduação em História da UERJ) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . História da Historiografia (UFOP) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista CPC (USP) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Estudos Históricos (FGV) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . Topoi (UFRJ) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . e-Journal of Portuguese History - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . Linhas Críticas (UnB) - parecer sobre artigo a publicar. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital de apoio a projetos de pesquisa. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer apoio a participação em evento no exterior. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer apoio a participação em evento no exterior. 2010.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPESP - parecer relatório final de evento. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPESP - parecer sobre relatório final de auxílio a pesquisador. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital humanas. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital humanas. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer apoio a participação em evento no exterior. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer pós-doutorado no exterior. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . Vária História - parecer sobre artigo proposto para publicação. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . e-Journal of Portuguese History - parecer sobre artigo a publicar. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - parecer sobre artigo a publicar na RBPG. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . FACEPE - parecer sobre pedido de professor visitante. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer estágio de pós-doutorado. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer solicitação de bolsa de produtividade. 2009.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Tempo, UFF - Parecer. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPESP - parecer pedido pesquisador. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPESP - parecer organização de evento. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer edital universal. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer estágio de pós-doutorado. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer produtividade em pesquisa. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer produtividade em pesquisa. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - parecer produtividade em pesquisa. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . Parecer na condição de membro do Comitê Avaliador do Pro-Ciência da UERJ. 2008.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer Solicitação de Professor Visitante. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES - Pareceres para a representação da Área de História. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Tempo - UFF. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . UERJ - PIBIC. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer Pós-Doutorado no exterior. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer APQ. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq - Parecer AVG. 2007.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Pareceres de Representante da Área de História. 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPESP Parecer para Concessão de Bolsa de Doutorado. 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq Parecer para APQ. 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq Parecer Bolsa de Produtividade (PQ). 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . UERJ Parecer Pró-Ciência. 2006.

NEVES, Guilherme Pereira das . Anais do Museu Paulista. Parecer. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Dimensões, UFES. Parecer. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . UFF. Monografia de Final de Curso de Graduação. Parecer. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES. Pareceres. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Tempo. UFF. Parecer. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES Pareceres de Representante da Área de História. 2005.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Tempo - UFF. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Cantareira. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPERJ. Parecer. 2004.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Pareceres. 2003.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES. Parecer. 2003.

NEVES, Guilherme Pereira das . Coleta CAPES. 2003.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Brasileira de História - ANPUH. Parecer. 2002.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Dimensões - UFES. Parecer. 2002.

NEVES, Guilherme Pereira das . Coleta CAPES. 2002.

NEVES, Guilherme Pereira das . FAPERJ. Parecer. 2001.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Estudos Históricos - FGV. Parecer. 2001.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Tempo - PPGH-UFF. Parecer. 2001.

NEVES, Guilherme Pereira das . Coleta CAPES. 2001.

NEVES, Guilherme Pereira das . CAPES. Parecer. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . CNPq. Pareceres. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . UERJ Pró Ciência. Pareceres. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Topoi - PPGH-UFRJ. Parecer. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . Revista Manguinhos - Fundação Oswaldo Cruz. Parecer. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . Coleta CAPES. 2000.

NEVES, Guilherme Pereira das . Metodologia I. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Metodologia II. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A geografia das Luzes: Inglaterra, França, Alemanha, Itália. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . As Luzes na periferia da Europa. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reforma e utopia no tempo das Luzes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A reação às Luzes. 2011. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Pombalismo e a consciência do viver em colônias. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Leitura e escrita. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A família real no Rio de Janeiro: ações do Príncipe Regente. 2010. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Pombalismo e consciência do viver em colônias. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . História e educação - temas do Brasil colônia. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo ilustrado. 2009. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Leitura e escrita. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A Família real no Rio de Janeiro: ações do príncipe regente. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A Mesa da Consciência e Ordens. 2008. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2007. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2006. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A Reação às Luzes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A Geografia das Luzes. 2005. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2004. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . Reformismo Ilustrado. 2003. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . O Processo de Independência e o Primeiro Reinado. 2000. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . O Processo de Independência e o Primeiro Reinado. 1999. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . O Primeiro Reinado e os Problemas da Nação. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . O Processo de Independência. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

NEVES, Guilherme Pereira das . A Crise do Império Português. 1998. (Curso de curta duração ministrado/Especialização).

SANTOS, Ana Maria dos ; NEVES, Guilherme Pereira das ; MACHADO, Humberto Fernandes ; GONÇALVES, Williams da Silva . História do Brasil em CD-ROM. 1995 (CD-ROM) .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    De História e Política: Pensamento Histórico e Consciência Histórica no Mundo Luso-Brasileiro, c. 1777-1936, Descrição: O título envolve perguntas vastas demais para encontrarem resposta em pesquisa individual de alguns anos, como a deste projeto. Não obstante, como vem procurando fazer este pesquisador / professor, a imensidão da temática não impede a abordagem pontual de aspectos que lhe estão relacionados, como proposto a seguir. Em termos cronológicos, se o caso Sérgio Buarque parece estabelecer um limite a jusante para a capacidade do investigador, a montante, é o terreno das reações políticas ao despotismo pombalino e das novidades das Luzes ibéricas no último quartel do século XVIII, há muito frequentado, que serve de chão para pensar autores, obras e situações em que se identifiquem e analisem conceitos diversos ? como república, revolução, inconfidência, religião, constituição, liberdade, independência, império e, sobretudo, história ?, articulados em linguagens com as quais esses atores do passado pretenderam lidar com o mundo que nos legaram. Em paralelo, vale ressaltar que a inserção no projeto Pronex ?Caminhos da política no Império do Brasil?, ainda limitada por conta do financiamento deficiente pela FAPERJ, originalmente concebido e dirigido por José Murilo de Carvalho, passou a atrair o foco das inquietações para o século XIX.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador.

  • 2016 - Atual

    Caminhos da política no Império do Brasil, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves em 15/02/2017., Descrição: Este projeto, congregando pesquisadores do Brasil e do exterior, dá continuidade a três anteriores (2003, 2006 e 2009), coordenados por José Murilo de Carvalho e Lucia Bastos Pereira das Neves. Centrado na construção da nação, da cidadania e do Estado brasileiro oitocentista, envolve pesquisas que tratam das múltiplas vias de exercício da política no período. Desta feita, considerando-se a ação política como toda atividade relacionada ao exercício da autoridade fora do âmbito privado, busca-se compreendê-la como ponto de encontro entre o político, o social, o econômico e o cultural.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves - Coordenador / Marcus Joaquim Maciel de Carvalho - Integrante / José Murilo de Carvalho - Integrante / Lúcia Maria Paschoal Guimarães - Integrante / Temístocles Cezar - Integrante / Anita Correia Lima de Almeida - Integrante / Valdei Lopes de Araujo - Integrante / Alexandre Mansur Barata - Integrante / Adriana Barreto de Souza - Integrante / Marcello Otávio Neri de Campos Basile - Integrante / Christian Edward Ciryl Lynch - Integrante / Ivan de Andrade Vellasco - Integrante / Hendrik Kraay - Integrante / Ana Frega - Integrante / Armelle Jeanne Enders - Integrante.

  • 2014 - Atual

    Conceitos da História e Linguagens da Política: o Mundo Luso-Brasileiro, c. 1720-1870, Descrição: As trajetórias posteriores de Portugal e Brasil, marcados, ambos os países, pela dificuldade de lidar com alguns aspectos da modernidade, parecem indicar as Luzes ? enquanto uma ruptura fundamental em múltiplas dimensões com a tradição litúrgica do Antigo Regime ? como um elemento-chave para compreendê-las. Nesse sentido, a presença da religião, e a conseqüente ausência de efetiva secularização, a pequena penetração da cultura escrita e da idéia de história, o caráter pragmático do conhecimento e a fragilidade de uma autêntica esfera pública de poder indicam a peculiar configuração assumida pela Ilustração luso-brasileira, que está sempre a exigir novos qualificativos. Nesse ambiente, porém, o terremoto pombalino atraiu a maioria das atenções e deixou na sombra outras facetas não menos significativas. De um lado, encontram-se as tensões que a governação de Carvalho e Melo legou aos reinados de D. Maria e de D. João, como se observa em Antônio Ribeiro dos Santos, por exemplo, ao condenar, depois de servi-lo, o despotismo do ministro de D. José I, algoz da nobreza titulada. De outro, parece cada vez mais decisivo avaliar a permanência de outras tradições, em especial o modelo republicano da Restauração de 1640 e as concepções de poder da segunda escolástica jesuítica, que a Dedução cronológico-analítica tentou exorcizar, aparentemente sem grande sucesso, posto que frei Caneca, na época da Independência, delas conserva ecos. Nessa direção, este projeto busca, em primeiro lugar, aprofundar investigações anteriores, sob a forma de novos estudos, seja de personagens envolvidos com os movimentos rebeldes de fins do século XVIII e inícios do XIX, seja com a administração do Império, seja ainda situados nas margens desses processos, desde que tenham sido capazes de articular suas vozes de tal forma que o tempo não tenha apagado completamente o seu eco. Ou seja, que tenham sido letrados ou, pelo menos, registrados por um letrado. No entanto, ao mesmo tempo em que se retoma a abordagem geral voltada para o que esses indivíduos deixam entrever das concepções políticas que traziam, dos hábitos mentais que os constrangiam, das tradições em que bebiam e das práticas a que recorriam, procura-se articulá-la a um objeto bem mais circunscrito, embora tão amplo quanto: as concepções de história que eles evidenciavam, tomadas como índice privilegiado daquela distância entre espaço de experiência e horizonte de expectativa, que, segundo Koselleck, constitui a vivência da modernidade.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador.

  • 2011 - 2013

    Os Letrados e a história no mundo luso-brasileiro: conceitos e linguagens políticas, Descrição: Este projeto continua a constituir o desdobramento de preocupações que datam do Mestrado, realizado na UFF, entre 1977 e 1984, mas que prosseguiram ao longo do Doutoramento na USP, de 1989 a 1994, e que não deixaram de estar presente nos projetos anteriores apresentados e acolhidos pelo CNPq. Ao longo desses anos, por mais que variassem suas condições sociais ? do bispo Azeredo Coutinho ao marquês de Maricá, do conde de Murça ao infeliz Luís Gonzaga das Virgens e ao ignorado irmão caçula dos Suassunas ? foi de letrados de que se tratou. Ao mesmo tempo, contra o pano-de-fundo da experiência de mais de três décadas como professor de teoria e metodologia da história, essa aproximação das letras e das trajetórias dos letrados luso-brasileiros de finais do século XVIII, inícios do XIX, trouxe à tona a temática deste projeto. Contemporâneos de Gibbon e Ranke, de que maneira os letrados luso-brasileiros do período consideravam a história? Afinal, se, para Marcel Gauchet, a história, tal como praticada nos últimos duzentos anos, veio tomar o lugar que a religião deteve enquanto elemento estruturador do mundo durante séculos, para Reinhart Koselleck, reside nela o poder de reorientar a percepção do tempo capaz de gerar a experiência de modernidade que o Ocidente passou a partilhar em larga medida ao longo desse período. Por conseguinte, investigar os conceitos de história, ou as linguagens políticas em que se insere a idéia de história no mundo luso-brasileiro corresponde a indagar mais uma vez, ainda que de um ângulo diverso e original, sobre as peculiaridades desse espaço mental.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 5

  • 2010 - 2014

    Linguagens da intolerância: religião, raça e política no mundo ibérico do Antigo Regime, Descrição: Nossa proposta de pesquisa, abrangendo diversos projetos interligados, tem por foco exatamente a intolerância: intolerância coletiva e espontânea motivada pela rejeição de minorias no seio das sociedades ibéricas de Antigo Regime; intolerância oficial e dirigida pelo aparato estatal, secular e eclesiástico; intolerância predominante religiosa e racial dos séculos XVI e XVII; intolerância laica e mais notadamente política do século XVIII ? tempo do Despotismo esclarecido. A evocação da dimensão confessional dos Estados modernos ? abrangendo os aspectos raciais que, no mundo ibérico, eram inseparáveis da religião ? se nos afigura essencial para contextualizar o tema da intolerância no Antigo Regime, bem como seu reverso: a tolerância. Nossa proposta de pesquisa, abrangendo diversos projetos interligados, tem por foco exatamente a intolerância: intolerância coletiva e espontânea motivada pela rejeição de minorias no seio das sociedades ibéricas de Antigo Regime; intolerância oficial e dirigida pelo aparato estatal, secular e eclesiástico; intolerância predominante religiosa e racial dos séculos XVI e XVII; intolerância laica e mais notadamente política do século XVIII ? tempo do Despotismo esclarecido. A evocação da dimensão confessional dos Estados modernos ? abrangendo os aspectos raciais que, no mundo ibérico, eram inseparáveis da religião ? se nos afigura essencial para contextualizar o tema da intolerância no Antigo Regime, bem como seu reverso: a tolerância.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Ronaldo Vainfas - Coordenador / Luciano Raposo de Almeida Figueiredo - Integrante / Sheila de Castro Faria - Integrante / Jacqueline Hermann - Integrante / Célia Cristina da Silva Tavares - Integrante / Rodrigo Bentes Monteiro - Integrante / Georgina Silva dos Santos - Integrante / Laura de Mello e Souza - Integrante / Daniela Buono Calainho - Integrante / Iris Kantor - Integrante.

  • 2008 - 2010

    Letrados do Império: Trajetórias, Conceitos e Linguagens Políticas no Mundo Luso-Brasileiro (1750-1830), Descrição: Introduzida a problemática das linguagens políticas no projeto de bolsista de produtividade do CNPq anterior, a participação em um painel na VII Conferência Internacional de História dos Conceitos em meados de 2004 confirmou a fecundidade da opção, que, mais recentemente, resultou na incorporação em um projeto de história dos conceitos no mundo ibero-americano, o ?Iberconceptos?, coordenado por Javier Fernández Sebastián. No início de 2005, sob o estímulo do primeiro colóquio do projeto PRONEX / FAPERJ / CNPq, ao qual este se integra, a elaboração de um estudo sobre Mariano José da Fonseca, futuro marquês de Maricá, com o intuito de compreender sua participação na suposta conspiração de 1794 no Rio de Janeiro, acabou descortinando, para este pesquisador, toda uma paisagem do pensamento luso-brasileiro até então ignorada. Tratava-se da oposição entre moral e política que atravessou os Tempos Modernos desde Maquiavel e que encontrou na concepção do mercado conduzido por uma mão invisível, de Hobbes à Ilustração escocesa e a Adam Smith, o modelo secularizado da sociedade que Maricá não era capaz de admitir. Reatava-se, dessa forma, a percepção, há muito consolidada, do lugar ainda central ocupado pela religião nesse mundo luso-brasileiro. Entretanto, por mais que variassem as condições sociais dos indivíduos estudados no projeto anterior, eram todos letrados. Por isso, a razão deste atual projeto. No entanto, na impossibilidade de lidar com todos eles, por conta do tipo de abordagem exigida, será necessário aproximar-se daqueles escolhidos, valendo-se de um banco-de-dados financiado com recursos de um Edital de Ciências Humanas do CNPq para identificá-los, como se fossem mônadas leibnizianas, i. é, como algo ?que faz que as partes se achem potencialmente no todo?. Setor temático: Moderna / Contemporânea I. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 16

  • 2008 - 2009

    A formação da justiça administrativa no Brasil, Descrição: A preocupação fundamental dessa investigação é a efetividade do controle jurisdicional da administração, regra fundamental de Direitos Humanos e, na realidade, a própria garantia do Estado de Direito. Por tanto, investe para desvendar as motivações e paradigmas na formação da Justiça Administrativa no Brasil que ultrapassa a observação da trajetória dessa Justiça na contextualização socioeconômica, para verificar também as idéias dos juristas pensantes na montagem desses aparatos e dos atores dessas instâncias, permitindo visualizar e comparar criticamente não só tais correntes de pensamentos, como a circulação dessas idéias ao longo dos tempos e nos países do ocidente, mormente aqueles que apresentem modelos próprios e inspiradores de outros; por fim, uma análise comparativa das estruturas e práticas dos sistemas ocidentais de Jurisdição Administrativa, de forma a se considerar modelos comuns, coincidências e discrepâncias indicadoras de caminhos seguros. Visa identificar e interpretar a formação da Jurisdição Administrativa e o papel que esta desenvolveu na construção da Nação e o seu envolvimento na defesa dos Direitos Humanos e no fortalecimento do Estado de Direito. Setor temático: Moderna / Contemporânea I.. , Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Edson Alvisi Neves - Coordenador / Gladys Sabina Ribeiro - Integrante / Carlos Gabriel Guimarães - Integrante., Número de produções C, T & A: 3 / Número de orientações: 1

  • 2005 - 2010

    Francisco Adolfo de Varnhagen (Coleção Memória do Saber - CNPq), Descrição: Muito já se escreveu sobre a obra deixada pelo Visconde de Porto Seguro. À censura de Capistrano, sucederam-se críticas de Silvio Romero e de Pedro Lessa. Houve até quem o acusasse de simpatia pela antiga metrópole, de representante da camada culta e por isso mesmo distanciado das massas populares. Ou, ainda, de historiador oficial, devido aos vínculos com o imperador D. Pedro II e com o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB). Mas a corrente de admiradores do Visconde, como Max Fleiüss, Rodolfo Garcia e Oliveira Lima, por outro lado, não lhe poupou elogios. Autores mais recentes, na trilha aberta por José Honório Rodrigues, a exemplo de Arno Wehling, procuram restabelecer o significado intelectual da obra de Varnhagen, articulando-a ao contexto social e político da época, identificando o papel por ele desempenhado no complexo processo de construção simbólica do Estado nacional. Seja como for, é inquestionável a contribuição do Visconde de Porto Seguro à história da história do Brasil e à historiografia literária. A vasta e abrangente bibliografia do Visconde de Porto Seguro distribui-se por livros, artigos, panfletos e escritos de ocasião, publicados em diversos veículos de divulgação. Porém, não se sabe ao certo a extensão de sua obra. Tanto assim, que ainda hoje estão sendo descobertos originais, no país e no estrangeiro, como será demonstrado na publicação que pretendemos organizar. Portanto, parece-nos fundamental retornar a esse autor, que balizou temas e cronologias fundamentais para o conhecimento histórico, a diplomacia e os estudos literários no Brasil. Setor temático: Contemporânea I. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves - Integrante / Manoel Luiz Salgado Guimarães - Integrante / Lúcia Maria Paschoal Guimarães - Integrante / Raquel Glezer - Coordenador / Arno Wehling - Integrante / Temístocles Cezar - Integrante / Nelson Schapochnik - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 6

  • 2005 - Atual

    Iberconceptos, Descrição: O Projeto Iberoamericano de História Conceitual, mais conhecido como IBERCONCEPTOS, tem como principal objetivo estudar de maneira sistemática, a longo prazo e numa perspectiva comparada, os mais importantes conceitos, linguagens, vocabulários, discursos e metáforas políticas que circularam no mundo iberoamericano nos últimos séculos. O trabalho concentra-se especialmente na fase de transição para a modernidade, a qual se estende das últimas décadas do século XVIII ao final do século XIX, período que, não por acaso, coincide com a fase crucial das revoluções liberais e das independências. Numa certa dimensão, o projeto pretende formar na Espanha, Portugal e na América Latina um grupo de estudiosos especializados em análise crítica da política numa perspectiva histórico-linguística. As origens da rede de pesquisadores que trabalham juntos neste grande prometo internuniversitário remontam a julho de 2004, quando um pequeno grupo de acadêmicos europeus e latino-americanos, de língua espanhola e portuguesa, aproveitando um encontro mais amplo que ocorria no Rio de Janeiro ( VII Congresso de History of Political and Social Concepts Group-HPSCG), discutiu as primeiras bases do projeto. No Iberconceptos colaboram quase uma centena de pesquisadores filiados a cerca de trinta universidades de numerosos países da região, incluindo Argentina, Brasil, Chile,Colômbia, Espanha, México, Peru, Portugal, Uruguai, Venezuela e diversos países do Caribe e América central, além de outros pesquisadores de importantes universidades francesas, alemãs e norte-americanas. O projeto propõe uma nova aproximação transnacional para a história dos vocabulários da política, a partir de um ponto em comum entre várias áreas, territórios e disciplinas.Tomando como ponto de partida importantes estudos efetuados em história, como o Dicionário editado por Brunner, Conze e Koselleck, já publicou dois grossos volumes, além de outros textos avulsos. Atualmente, Iberconceptos ingressou em sua terceira fase, dividindo-se em cinco linhas de pesquisa. Este pesquisador está filiado à linha Linguagens da identidade e da diferença no mundo iberoamericano 1750-1870, coordenada por Fátima Sá, do IUL, Portugal.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (6) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Javier Fernández Sebastián - Coordenador / Fátima Sá de Melo Ferreira - Integrante.

  • 2003 - 2008

    Raízes do Privilégio, Descrição: Raízes do Privilégio, título geral do presente projeto, exprime, antes de tudo, o afunilamento do foco adotado em nosso projeto anterior que, por via da metáfora ?O Quanto em Portugal é o Mundo?, inspirada em verso de Fernando Pessoa, debruçava-se sobre as experiências individuais e as redes de sociabilidade tecidas no império colonial português entre os séculos XVI e XIX. Constitui o projeto atual, portanto, uma continuidade do anterior, mas dele se diferencia ao eleger a problemática mais específica da construção das hierarquias no mundo português, sobretudo luso-brasileiro, buscando elucidar a lógica das mercês régias e seu papel, quer na hierarquização social, quer na mobilidade ascensional que muitos indivíduos lograram alcançar, malgrado os critérios de sangue e linhagem que marcavam as sociedades metropolitana e coloniais da época. Setor temático: Moderna / Contemporânea I. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (5) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Integrante / Ronaldo Vainfas - Coordenador., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 10 / Número de orientações: 13

  • 2002 - 2008

    As Linguagens do Império: Cultura e Política no Mundo Luso-Brasileiro (1777-1824), Descrição: Há muito me intriga o papel atribuído às incofidências ou conjurações de fins do século XVIII e inícios do XIX na formação de uma suposta nacionalidade brasileira que, até hoje, parece sofrer de deficiências notórias, sobretudo quanto à idéia de cidadania. Desde 1989, procurei analisar a recepção das idéias ilustradas em Salvador pelos conjurados de 1798, tema que retomei recentemente, atraído por uma nova edição dos Autos da devassa. Da mesma forma, procurei examinar a famosa, porém desconhecida, "Conspiração dos Suassunas", ocorrida em Pernambuco (1801), quando Azeredo Coutinho era bispo de Olinda e respondia pela junta governativa da capitania. No entanto, ainda há muito que explorar nos Autos de 1798; a "Conjura Carioca" de 1794 está a exigir uma reavaliação; e, certamente, a Inconfidência Mineira de 1789 e a Revolta de 1817 em Pernambuco, pelo volume da documentação e pelos melindres que envolvem, colocam problemas ainda maiores. Nesses termos, neste projeto, proponho o aprofundamento dessas investigações iniciais, sob a forma de um estudo parcelar dos movimentos rebeldes de fins do século XVIII e inícios do XIX e das personagens neles envolvidos. Desse modo, pretendo destacar, não a sua convergência em direção à Independência de 1822, mas, sim, o que permitem entrever das concepções políticas que exprimiam, dos hábitos mentais que constrangiam, das tradições em que bebiam e das práticas a que recorriam alguns de seus agentes, como Francisco Agostinho Gomes, Tomás Antônio Gonzaga, frei Caneca e Mariano José Pereira da Fonseca. A partir de 2004, este projeto integrou-se ao Projeto PRONEX / FAPERJ / CNPq, coordenado por Ronaldo Vainfas e intitulado 'O Quanto em Portugal é o Mundo': Experiências Individuais e Redes de Sociabilidade nas Malhas do Império Português (c. 1500 - c. 1800), do qual sou pesquisador principal. Além disso, o projeto teve aprovado um auxílio financeiro ainda indefinido pelo CNPq no âmbito do Edital 032/2004 de Ciências Humanas. Setor temátic. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 9 / Número de orientações: 7

  • 1999 - 2002

    Os Ex-votos Pintados: Religião e Cristianização no Brasil, Descrição: Trata-se de um desdobramento particular de minha tese de doutorado. Nela analisara as condições de atuação do clero paroquial no Brasil de inícios do século XIX, o que me levou à constatação da precariedade dos meios com que tinha sido conduzido o processo de cristianização da população brasileira e a uma reflexão sobre as implicações disso para a formação do país que surgiu em 1822. No entanto, apesar de seu enorme potencial, as fontes com que trabalhara provinham de uma instituição do aparelho de poder e não permitiam encarar, senão obliquamente, as manifestações mais diretas da religiosidade assumida pelos leigos. Foi essa questão que fez com que me aproximasse dos ex-votos pintados, que descobrira em 1981 e que desde então tinham permanecido para mim como um instigante, mas inexplorado, objeto de estudo, em virtude dos desafios colocados pela imagem ao trabalho do historiador. Embora tivesse inicialmente considerado os ex-votos pintados sobretudo como uma fonte iconográfica excepcional para os aspectos cotidianos do período colonial (mobiliário, vestimentas, situações), o encontro, nesse intervalo, com a obra magistral de Bernard Cousin, Le miracle et le quotidien. Les ex-voto provençaux, images d'une société (Aix-en-Provence, 1983), me revelou a possibilidade de também examiná-los como expressão de uma religiosidade. Integrou, como um subprojeto, o projeto integrado Histórias do Brasil Colonial: pesquisas, métodos, fontes e repertórios para o V Centenário do Descobrimento, coordenado por Ronaldo Vainfas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Guilherme Paulo Castagnoli Pereira das Neves - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa., Número de produções C, T & A: 8

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2016

Professor Honorario, Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín.

2014

1º Lugar em Ciências Humanas de Natália F. C. Lacerda, como seu orientador, Prêmio UFF Vasconcellos Torres.

2011

Sócio Honorário eleito, Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB).

1995

Primeiro Prêmio do Concurso de Monografias, Arquivo Nacional, Rio de Janeiro.

1985

Paraninfo, Graduandos do Curso de História da UFF.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Departamento de História. , Campus do Gragoatá, Bloco O, Sala 450, Gragoatá, 24210-350 - Niteroi, RJ - Brasil, Telefone: (21) 26292872, Fax: (21) 26292919

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 1977 - Atual

    Universidade Federal Fluminense

    Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Associado 04 (12/03/2015), Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

    Atividades

    • 01/1995

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Linhas de pesquisa

    • 01/1995

      Extensão universitária , Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Atividade de extensão realizada, Cursos de Pós-Graduação lato sensu em História do Brasil e em História Moderna.

    • 08/1977

      Ensino, História, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Demografia Histórica, Epistemologia da História, História da Cultura, Mentalidades e Ideologias nos Tempos Modernos, História da Ilustração, História da Relação entre Estado e Sociedade nos Tempos Modernos, História do Brasil Colônia, História do Poder e da Política, História e Informática, História Moderna, Introdução à História Econômica, Introdução ao Estudo da História, Introdução ao Estudo da História I, Introdução ao Estudo da História II, Introdução ao Estudo da História III, Monografia I, Monografia II, Paleografia, Seminário Especial II, Teoria, Métodos e Historiografia, Teoria, Métodos e Historiografia (para Ciências Sociais)

    • 08/2019 - 12/2019

      Ensino, História, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, 01. Inconfidências e Independências (1/1997), 02. Metodologia e Técnica de Pesquisa em História (2/1998), 03. Metodologia IV - Cultura e Sociedade (2/2000), 04. A Hermenêutica e a Pesquisa em História Cultural (1/2002), 05. Livro e Leitura numa Perspectiva Hermenêutica (1/2003), 06. Luzes, Leituras e Linguagens numa Perspectiva Hermenêutica (2/2004), 07. Linguagens, Artes e Práticas Pedagágicas numa Perspectiva Hermenêutica (1/2006), 08. Metodologia III - Poder e Sociedade (2/2007) - Religião, Linguagens Políticas e Modernidade numa Perspectiva Hermenêutica, 09. Dimensões do Poder: Hermenêutica, História e Modernidade - 1/2010, 10. Hermenêutica, História e Modernidade - 2/2011, 11. História e República: J. G. A. Pocock, um exercício hermenêutico de leitura ? 1/2013, 12. Da religião à história? Um olhar hermenêutico sobre a política no mundo luso-brasileiro, 1750-1880 (1/2015), 13. Como investigar um autor? Tradição e modernidade em Sérgio Buarque de Holanda (1/2017), 14. Ouvir as vozes do passado? História e hermenêutica nos tempos modernos

    • 09/2015 - 01/2018

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Eduff - Editora da Universidade Federal Fluminense, .,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial.

    • 01/2015

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, .,Cargo ou função, Membro permanente da Comissão de Planejamento Acadêmico do PPGH.

    • 01/2004 - 03/2005

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro Suplente da Comissão Permanente de Alocação de Vagas Docentes designado pelo Reitor.

    • 03/2000 - 05/2004

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenador do Programa de Pós-Graduação.

    • 03/2000 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Bolsas.

    • 03/2000 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Planejamento.

    • 03/1998 - 05/2004

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Pessoal Docente.

    • 04/2002 - 08/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão designada pelo reitor para elaborar projeto institucional para a FINEP (CTINFRA 03).

    • 03/2000 - 02/2002

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Bolsas e Planejamento Acadêmico do PPGH.

    • 12/1998 - 12/2001

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.,Cargo ou função, Membro do Conselho Editorial da revista Tempo.

    • 03/2000 - 12/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão designada pelo reitor para elaborar projeto institucional para a FINEP (CTINFRA).

    • 03/2000 - 08/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Membro da Comissão UFF: Brasil 500 anos.

    • 02/1998 - 02/2000

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Subcoordenador do Programa de Pós-Graduação de História.

    • 02/1998 - 02/2000

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Programa de Pós Graduação Em História.,Cargo ou função, Coordenação da Comissão de Planejamento Acadêmico.

    • 01/1997 - 12/1997

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão de Avaliação Institucional da UFF.

    • 07/1985 - 06/1987

      Direção e administração, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Coordenador do Curso de Graduação.

    • 01/1983 - 12/1983

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro da Comissão sobre a Questão da Informática na Educação.

    • 01/1982 - 12/1983

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia.

    • 01/1981 - 12/1982

      Conselhos, Comissões e Consultoria, Centro de Estudos Gerais, Departamento de História.,Cargo ou função, Membro do Colegiado do Curso de Gradução em Arquivologia.

  • 2011 - Atual

    Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Sócio Honorário, Carga horária: 0

    Atividades

    • 10/2017 - 10/2017

      Outras atividades técnico-científicas , Instituto, Instituto.,Atividade realizada, Posse como sócio honorário.

  • 2016 - Atual

    Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellin

    Vínculo: Professor Honorário, Enquadramento Funcional: Distinção, Carga horária: 0

    Atividades

    • 09/2017 - 09/2017

      Ensino, Posgrado en Historia, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Historia Intelectual, Historia Conceptual

  • 2019 - 2019

    INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS - ICS - UNIVERSIDADE DE LISBOA

    Vínculo: Investigador Visitante, Enquadramento Funcional: Investigador Visitante

  • 2010 - 2014

    Universidade Nova de Lisboa

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Membro de Conselho

    Outras informações:
    Conselho do Seminário Permanente de História do Brasil do Centro de História de Além-Mar (CHAM)

  • 2016 - 2017

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Co-orientador, Carga horária: 0

    Outras informações:
    Como co-orientador