Fernando Mesquita de Faria

Possui Doutorado em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, onde direcionou seus estudos à musicalidade e à atuação cênica na dramaturgia de Samuel Beckett. Concluiu o Mestrado em Artes pela Universidade Estadual de São Paulo - USP (Teoria e História do Teatro, 2004) e Bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Formação de ator, 1992) . Foi Professor Substituto nos Cursos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Catarina e da Universidade Federal de Uberlândia - UFU. É Professor Adjunto dos cursos Letras - Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual, na Universidade Federal da Integração Latino-americana - UNILA, responsável pelas disciplinas Performance, Improvisação e dramaturgia, Tópicos em Artes Cênicas I e II, Direção de atores para vídeo etc. Foi coordenador do curso de Letras - Artes e Mediação Cultural da mesma Universidade, entre os anos 2017-2019. É professor titular no Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada - UNILA. Foi diretor e ator-pesquisador da Comparsaria Teatro (Grupo de Criação e Pesquisa da Linguagem Cênica, criado em 2000). Foi docente da Escola Macunaíma de Teatro - Profissionalizante para atores (2004/08). Tem experiência no campo de Artes Cênicas e Literatura, com ênfase em Processos Criativos, atuando nas seguintes áreas: Estudos da Performance, Direção Teatral, Atuação e Teoria Teatral. Atualmente, cumpre Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Vigo - Espanha.

Informações coletadas do Lattes em 25/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Literatura

2009 - 2013

Universidade Federal de Santa Catarina
Título: Poética da penúria: o ator beckettiano
Profª. Dra. Alai Garcia Diniz. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Palavras-chave: Beckett; atuação; musicalidade; imobilidade.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Direção Teatral. Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Textualidades contemporâneas. Setores de atividade: Educação; Atividades artísticas, criativas e de espetáculos.

Mestrado em Artes Cênicas

2001 - 2004

Universidade Estadual de Sao Paulo
Título: O Movimento Pendular: a música como eixo de encenação no teatro de Beckett,Ano de Obtenção: 2004
Orientador: Prof. Dr. Luiz Fernando Ramos
Palavras-chave: Beckett; musicalidade; encenação; minimalismo.Grande área: Lingüística, Letras e ArtesGrande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro. Setores de atividade: Atividades artísticas, criativas e de espetáculos; Educação.

Graduação em Bacharel em Artes Cênicas

1988 - 1992

Universidade Estadual de Campinas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Pós-doutorado

2020

Pós-Doutorado. , Universidad de Vigo, UVIGO, Espanha. , Grande área: Lingüística, Letras e Artes, Grande Área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teoria Literária.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2010 - 2010

Extensão universitária em Seres Ficcionais: treinamento, composição e dramat. (Carga horária: 36h). , Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Sobre o Ator. (Carga horária: 64h). , Universidade Estadual de Santa Catarina, UDESC, Brasil.

2000 - 2002

Estudos do Teatro Contemporâneo. (Carga horária: 260h). , Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.

2000 - 2001

Direção Teatral. (Carga horária: 40h). , Escola Livre de Teatro de Santo André, ELT, Brasil.

1992 - 1996

Consciência Corporal - Técnica Klauss Vianna. (Carga horária: 768h). , Escola Klauss Vianna, EKV, Brasil.

1995 - 1995

Especialidade em Clown. (Carga horária: 86h). , Instituto Cultura Inglesa, ICI, Brasil.

1994 - 1994

Direção Teatral. (Carga horária: 29h). , Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.

1994 - 1994

Fundamentos da Expressão Corporal. (Carga horária: 54h). , Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.

1993 - 1993

A Arte de Contar Histórias. (Carga horária: 24h). , Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.

1993 - 1993

Oficina Prática de Dramaturgia. (Carga horária: 12h). , Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.

1993 - 1993

Oficina de Cenografia. (Carga horária: 15h). , Serviço Social da Indústria - SP, SESI, Brasil.

1992 - 1992

O Instinto e a Máscara. (Carga horária: 48h). , Escola Nova Dança, END, Brasil.

1989 - 1992

Violão Clássico e Popular. (Carga horária: 96h). , Escola de Música Ruy Weber, EMRW, Brasil.

1988 - 1992

Extensão universitária em Formação de Ator. (Carga horária: 360h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1990 - 1990

Teatro de Rua. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal de Minas Geraes, UFMG, Brasil.

1988 - 1989

Máscara Neutra, Commèdia Dell'Arte, Nariz de Clown. (Carga horária: 248h). , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP, Brasil.

1986 - 1986

Musicalização para Crianças. (Carga horária: 96h). , Escola de Musicalização Infantil, EMI, Brasil.

1986 - 1986

Técnicas Circenses. (Carga horária: 64h). , Prefeitura Municipal de Campinas, P/CAMPINAS, Brasil.

1983 - 1985

Formação Musical. (Carga horária: 576h). , Fundação das Artes de São Caetano do Sul, FASCS, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Estudos da Performance.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Direção Teatral.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Atuação cênica.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Teatro/Especialidade: Teoria e história do teatro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

MARINHO, M. ; CORTEZ, M. ; GUIZZO, A. R. ; FARIA, F. M. ; CIACCHI, A. ; COTA, D. . II Jornadas Latino-Americanas de Linguagens e Cultura. 2017. (Outro).

FARIA, F. M. ; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, D. A. ; MIOLA, G. C. ; AMARANTE, M. I. . IV ENCONTRO INTERNACIONAL DE MEDIAÇÃO CULTURAL. 2017. (Outro).

FARIA, F. M. ; CHECCHIA, C. ; PEREIRA, K. . CILADA - Semana Acadêmica do Centro Interdisciplinar de Letras e Artes. 2016. (Outro).

FARIA, F. M. ; Diniz, Alai Garcia ; PEREIRA, D. A. ; VILLALVA, M. R. ; CARVALHAL, T. ; AMARANTE, M. I. . II Encontro Internacional de Mediação Cultural. 2014. (Outro).

Diniz, Alai Garcia ; FARIA, F. M. ; PEREIRA, D. A. ; COTA, D. . I Semana de Mediação Cultural. 2012. (Outro).

Diniz, Alai Garcia ; FARIA, F. M. . Mbae Jara (El propietario). 2012. (Outro).

FARIA, F. M. ; Ângela Barros ; Cibele Forjaz ; William Pereira ; Francisco Medeiros . XII Festival Nacional Curta Teatro de Sorocaba. 2006. (Festival).

FARIA, F. M. ; MARIN, J. A. ; Tonezzi, José . I Festival Internacional de Teatro de Rua de Campinas - SP. 1990. (Festival).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

VII Congresso Brasileiro de Humanidades Médicas. Conhecendo os efeitos das Artes Cênicas no estresse de estudantes de Medicina. 2019. (Congresso).

II Simpósio Internacional Repensando Mitos Contemporâneos.UNILA: uma Universidade em construção. 2017. (Simpósio).

VIII Congresso Internacional Roa Bastos - Po(éticas) e políticas do caribe andino ao grande chaco. O teatro paraguaio entre os séculos XX e XXI. 2015. (Congresso).

I Colóquio Samuel Beckett.O trabalho do ator beckettiano nas peças tardias. 2013. (Outra).

XII Congresso Internacional ABRALIC. O máximo com o mínimo: a cena minimalista de Samuel Beckett. 2011. (Congresso).

Seminário Teórico Além do Teatro Dramático. 2010. (Seminário).

V Congresso Internacional Roa Bastos de Literatura: Rafael Barret. Hamaca Paraguaya: Um Godot Guarani?. 2010. (Congresso).

VI Congresso ABRACE - Arte e ciência: abismo de rosas. No Rastro do ator pós-dramático. 2010. (Congresso).

Arte e Pensamento no Século XXI."Claro!". 2009. (Encontro).

I Encontro Internacional de Teatro da UFSC."Mardra". 2009. (Encontro).

III Semana Acadêmica de Letras.Samuel Beckett: do texto à cena uma questão de infidelidade. 2009. (Seminário).

IV Simpósio Roa Bastos - Imaginários Bélicos.O teatro minimalista de pós-guerra. 2009. (Simpósio).

I Semana de Teatro."Vôo sobre o Oceano". 2008. (Outra).

I Semana de Teatro da Ufsc.Mardra - adaptação de peça de Eugène Ionesco. 2008. (Encontro).

I Semana Ousada de Artes.P.H.D. - Performances no Hospício dos Doutores. 2008. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Rafael da Silveira Falcão

FARIA, F. M.; COTA, D.; PERETI, E.. O teor testemunhal no teatro documental: aporia entre a representação do real e o labor memorialístico, análise do Proyeto 1980/2000 El tiempo que heredé. 2019. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Tani Marin Pérez

LESSA, G. S. M.;FARIA, F. M.; OLIVEIRA, M. J.; TERRA, V. D. S.. Lazos: Cuerpo Orgánico en la Cultura Digital. 2018. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: André de Souza Macedo

Diniz, Alai Garcia; PEREIRA, D. A.;FARIA, F. M.; MACHADO, R.; MIOLA, G. C.. Dramaturgia de fronteira: táticas de arte-ação no contato entre arquivos, corpos e territórios. 2017. Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Caleu Nilson Moraes

FARIA, F. M.; BUENO, M.; SAEZ, O. C.; WEININGER, M.; FINCO, H.. O racista ignóbil e o perspectivista compassivo: refletindo sobre uma versão de A Kasida de Richard Francis Burton. 2014. Tese (Doutorado em Estudos da Tradução) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Aluno: Vanderleia da Costa Barbosa

PRADA, L. E. A.; VIEIRA, M. E.;FARIA, FERNANDO MESQUITA DE. De Freire a Boal: relação socioeducativa entre a Pedagogia do Oprimido e o Teatro do Oprimido para uma educação emancipatória. 2017.

Aluno: André de Souza Macedo

FARIA, F. M.; PEREIRA, D. A.; SILVA, P. R.. (Re)escrita e Encenação Colaborativa - O contato entre o texto dramático "El Acompaamiento e o relato pessoal da montagem teatral. 2016.

Aluno: Simone Zamperon

MARINHO, M.;FARIA, F. M.; MACHADO, R.; GUIZZO, A. R.. CENAS DO TEATRO DE RESISTÊNCIA NA AMÉRICA LATINA: GOTA D? ÁGUA (BRASIL, 1975, CHICO BUARQUE E PAULO PONTES) E LO CRUDO, LO COCIDO, LO PODRIDO (CHILE, 1978, MARCO ANTONIO DE LA PARRA). 2015. Exame de qualificação (Mestrando em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Ana Paula de Oliveira Gonça~ves Clarinda

ARISI, B. M.;FARIA, F. M.; FERMINO, F. A.; DANDREA, A.. ENTRE PIRAS, VIBES E BRISAS: A EXPERIÊNCIA MUNDO DE OZ - SP. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Atilon Lima Cerqueira

FARIA, FERNANDO MESQUITA DE; PEREIRA, D. A.; FLORES, V. O.. Vídeo dança: performance e coreografia para a câmera. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Kelen Cristina Benjamin Santos

MAIA, F. P. S.; SILVA, J. P.; PARREIRAS, V.;FARIA, F. M.. Contação de histórias como contribuição para formação leitora: uma performance sobre a lenda das cataratas do Iguaçu. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

Aluno: Elise Schmithausen Schmiegelow

FARIA, F. M.; Schmithausen, Elise S.. TCC - "Sonhos de uma noite de verão". 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Curso de Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina.

FARIA, F. M.. Banca Examinadora do Concurso para Professores da Carreira de Magistério Superior. 2014. Universidade Federal da Integração Latino-Americana.

FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia; Medeiros, Sérgio; Trösel, Janaína Martins. Banca examinadora para seleção de professor colaborador na área de Artes Cênicas. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

FARIA, F. M.; Diniz, Alai Garcia; Medeiros, Sérgio Rodrigues. Concurso seletivo para provimento do cargo de professor colaborador para o curso de artes cênicas da UFSC. 2009. Universidade Federal de Santa Catarina.

FARIA, F. M.; Vargas, José Ernesto; Barros, Luizete Guimarães. Seleção de alunos para o preenchimento de vagas ociosas do Curso de Artes Cênicas da UFSC. 2008. Universidade Federal de Santa Catarina.

FARIA, F. M.. Mostra de Artes de Diadema. 2004. Prefeitura Municipal de Diadema - Secretaria Municipal de Cultura.

FARIA, F. M.; Kerlin, Merlin. Festival Nacional de Curta Teatro de Sorocaba. 2004. Prefeitura Municipal de Sorocaba.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

MARCO ANTONIO DA SILVA RAMOS

RAMOS, Marco Antonio da Silva. O Movimento Pendular: A música como eixo de encenação no teatro de Beckett. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes) - Escola de Comunicações e Artes.

MARCO ANTONIO DA SILVA RAMOS

RAMOS, Marco Antonio da Silva. O movimento pendular: um estudo da música no teatro de Samuel Beckett. 2003. Outra participação, Escola de Comunicações e Artes.

Sérgio Luiz Rodrigues Medeiros

MEDEIROS, Sérgio. L. R.. A poética da penúria: o ator beckettiano. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Maria Aparecida Barbosa

BARBOSA, MARIA APARECIDA; DINIZ, A. G.; FALEIRO, J. R.; MEDEIROS, Sérgio Luiz R. Medeiros; AMARANTE, D. W.; SELLES, C. L.; ARISI, B. M.. A Poética da Penúria: o ator becketiano. 2013. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Fábio Rigatto de Souza Andrade

ANDRADE, F. R. S.; RAMOS, L. F.; RAMOS, M. A. S.. O movimento pendular: a música como eixo de encenação do teatro de Samuel Beckett. 2004. Dissertação (Mestrado em Artes Cenicas) - Universidade de São Paulo.

Dirce Waltrick do Amarante

Alai Garcia Diniz;AMARANTE, D. W.; Medeiros, Sérgio; SELLES, C. L.; ARISI, B.; FALEIRO, J. R.; BARBOSA, M. A.. A poética da penúria: o ator beckettiano. 2013. Tese (Doutorado em Teoria Literária) - Universidade Federal de Santa Catarina.

José Ronaldo faleiro

FALEIRO, J. R.; DINIZ, A. G.; ARISI, B. M.; SELLES, C. L.; AMARANTE, D. W.; MEDEIROS, S. L. R.. A Poética da Penúria: o ator beckettiano. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Gradução em Literatura) - Universidade Federal de Santa C atarina.

Barbara Maisonnave Arisi

DINIZ, A. G.; SELLES, C. L.; FALEIRO, J. R.;ARISI, B M.; BARBOSA, A.; AMARANTE, D. W.; MEDEIROS, S. L. R.. Poética da Penúria: o ator beckettiano. 2013. Tese (Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Evelyn Fernanda Maguetha

Aspectos contemporâneos nas obras teatrais de Robert Alt e Nelson Rodrigues; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Leonardo Pontes Ferreira

Do devir-criança ao devir-teatro: processos de adaptação dramatúrgica e cênica da obra de Manuel de Barros; Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Diego Canever

Samuel Beckett e a convergência entre acessibilidade proposta pelo grupo argentino Sordo; Início: 2019; Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Luciano Dutra Miguel

MANO Y CONTRAMANO - CORPO, ESPAÇO e FORMAÇÃO DE IDENTIDADE NO BUTOH COMO FLUXO ou CHOQUE AO PERCURSO OCIDENTAL ABAIXO DA LINHA DO EQUADOR; Início: 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Celso Carlos Da Col

O TEATRO ÉPICO DE BRECHT COMO ARMA DE CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA PARALELO AO TEATRO DO OPRIMIDO DE BOAL COMO INSTRUMENTO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Jose Ramon Castillo Fernandez

Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado; Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica; ; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Silas Rodrigues Machado

A CONSTRUÇÃO DO SENTIDO NO GÊNERO CANÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO DAS CANÇÕES CULTURA LIRA PAULISTANA DE ITAMAR ASSUMPÇÃO E TIEMPO DE HÍBRIDOS DE RODRIGO GONZÁLEZ; Início: 2016; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Simone Zamperon

Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota d'água e Lo Crudo, lo cocido, lo podrido; Início: 2015; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Coorientador);

Fernando Mesquita de Faria

O paradigma expressionista latino-americano: uma montagem cênica a partir da poética de Oswaldo Guayasamin; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Fernando Mesquita de Faria

Corpos que contam: criação de uma narrativa cênica através do movimento; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Luciano Dutra Miguel

(RE)Desconstruções do feminino e potencialidade performática na dramaturgia de Hilda Hilst e na novela de Diamelo Eltit; 2020; Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana,; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Celso Carlos Da Col

ENTRE BRECHT E BOAL: A DESCONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM ÉPICA RUMO A ANIQUILAÇÃO DA PERSONAGEM OPRIMIDA; 2019; Dissertação (Mestrado em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana,; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Jose Ramon Castillo Fernandez

Dramaturgia del Cuerpo: Cuerpo/escrito y Cuerpo/representado en la escena; Una perspectiva de la estética del teatro y del actor en Latinoamérica; 2019; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Silas Rodrigues Machado

CANCIONISTA URBANO NO BRASIL E NO MÉXICO: IDENTIDADE, TERRITÓRIO E CONFLITOS EM CANÇÕES DE ITAMAR ASSUMPÇÃO E RODRIGO GONZÁLEZ; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Simone Zamperon

Cenas do teatro de resistência na América Latina: Gota d'água (Brasil, 1975, Chico Buarque e Paulo Pontes) e Lo Crudo, lo cocido, lo podrido (Chile, 1978, Marco Antonio de la Parra); 2015; Dissertação (Mestrado em INTERDISCIPLINAR EM ESTUDOS LATINO-AMERICANOS) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana,; Coorientador: Fernando Mesquita de Faria;

Sílvia Beatriz Albarelo Paloschi

Técnicas do Teatro do Oprimido aplicadas em escolas do oeste do Paraná: uma tentativa de auxílio na formação de sujeitos sociais atuantes na defesa por direitos e cidadania; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Silvia Mercedes Anaya Buelvas

El performance y el cine: un dialogo sin fronteras; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Cinema e Audiovisual) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Tania Marín Pérez

Corpos que falam: criação de uma narrativa cênica através do movimento; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Isabela Fernandesde Souza

A poética da ira: uma montagem cênica a partir da obra de Oswaldo Guayasamínn; 2015; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Rafaela Samartino Herran

Imobilidade e verborragia: desafios de uma atriz beckettiana; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Santa Catarina; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Michelle Tatiana Nieves Caceres

Arte & Saúde - Mapeamento do estresse estudantil na área de saúde; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Eduard Lucas SouzAraújo

Arte& Saúde - Práticas cênicas na síndrome do esgotamento estudantil; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Murilo Paduan de Souza

Arte & Saúde - Investigação teórico-prática; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Carlos Andrés Valdéz Rubio

Arte & Saúde - Aplicação de técnicas cênicas no cotidiano de estudantes da área de saúde; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Yesica Eliana Machado

A cena latino-americana - oficinas práticas e teóricas; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Fernando Mesquita de Faria;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Alai Garcia Diniz

Poética da penúria: o ator beckettiano; 2013; Tese (Doutorado em Doutorado em Teoria Literária) - Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Alai Garcia Diniz;

Alai Garcia Diniz

Samuel Beckett na perspectiva da atuação; 2009; Tese (Doutorado em Literatura) - Universidade Federal de Santa Catarina,; Orientador: Alai Garcia Diniz;

Fernando Mesquita de Faria

O paradigma expressionista latino-americano: uma montagem cênica a partir da poética de Oswaldo Guayasamin; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Fernando Mesquita de Faria

Corpos que contam: criação de uma narrativa cênica através do movimento; Início: 2015; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Artes e Mediação Cultural) - Universidade Federal da Integração Latino-Americana; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FARIA, F. M. ; GUIZZO, A. R. ; MACHADO, S. R. . Testemunha dentro e fora: violência, trauma e memória em Martyrs (2008). LITERATURA E AUTORITARISMO (UFSM) , v. 1, p. 33, 2019.

  • MACHADO, S. R. ; FARIA, FERNANDO MESQUITA DE . A construção do sentido no gênero canção: um estudo comparativo das canções 'Cultura Lira Paulistana' de Itamar Assunção e 'Tempos de Hibridos' de Rodrigo González. REVISTA LÍNGUA & LITERATURA (ONLINE) , v. 19, p. 40, 2018.

  • FARIA, FERNANDO MESQUITA DE . No limite do silêncio: a cena mínima de Samuel Beckett. Outra Travessia , v. 16, p. 133-141, 2013.

  • FARIA, F. M. . Poética da penúria: o ator beckettiano. Qorpus , v. 08, p. 03-09, 2013.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARIA, F. M. ; Diniz, Alai Garcia ; Guedert, Gabriel ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; SCHEIBE, C. ; Silva, Carlos Eduardo da . Inomináveis - Coletivo Beckett. 2010.

FARIA, F. M. . Projeto Cenotécnico - coordenação da construção da sala de práticas corporais do Curso de Artes Cênicas da Ufsc. 2009.

FARIA, F. M. ; Jerônimo, Fábio . Projeto Cenotécnico - criação e execução do primeiro espaço cênico do Curso de Artes Cênicas da UFSC. 2008.

FARIA, FERNANDO MESQUITA DE ; Diniz, Alai Garcia . Dramaturgia daCena. 2017. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIA, F. M. . Bufão: do grotesco ao sublime. 2015. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIA, F. M. . A cena pós-dramática. 2011. .

FARIA, FERNANDO MESQUITA DE . DEFORMANCES: ações performáticas autobiográficas. 2017. Performática.

FARIA, F. M. ; PRADO, D. ; VARELA, S. I. ; GOMES, L. . Fragmentos de Nosotros. 2015. Performática.

FARIA, F. M. ; VARELA, S. I. ; PRADO, D. ; GOMES, L. . Mojiganga. 2014. Teatral.

FARIA, F. M. . 'FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA'. 2013. Teatral.

FARIA, F. M. . 'DESFIBRILAÇÕES'. 2013. Performática.

FARIA, F. M. . 'AL FACES'. 2013. Coreográfica.

FARIA, F. M. . INQUIETAÇÕES. 2012. Performática.

FARIA, F. M. . 'ARTE-RELÂMPAGO'. 2012. Performática.

FARIA, F. M. ; Goulart, Ricardo ; DIAS, Paula ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; Sevegnani, Claudinei . "SUCURSAL SEIS". 2010. Teatral.

FARIA, F. M. ; Guedert, Gabriel ; Hass, Tamara ; ORSI, T. ; SAMARTIN, Rafaela ; SCHEIBE, C. ; Silva, Carlos Eduardo da . "INOMINÁVEIS". 2010. Teatral.

FARIA, F. M. ; SAMARTIN, Rafaela ; ORSI, T. ; Hass, Tamara ; Goulart, Ricardo . 'MARDRA". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Sevegnani, Claudinei ; DIAS, Paula . "CLARO". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Silva, Carlos Eduardo da ; Korting, Ilze ; Goulart, Ricardo . "A PONTE". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...QUASE NADA". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...QUASE NADA". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Silva, Carlos Eduardo da ; Korting, Ilze ; Goulart, Ricardo . "A PONTE". 2009. Teatral.

FARIA, F. M. ; Daniel Nader ; Bárbara Morais ; Bruna Panegassi ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008. Teatral.

FARIA, F. M. ; SAMARTIN, Rafaela ; ORSI, T. ; Hass, Tamara ; Goulart, Ricardo . "MARDRA". 2008. Teatral.

FARIA, F. M. ; Bárbara Morais ; Daniel Nader ; Bruna Panegassi ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008. Teatral.

FARIA, F. M. . "P.H.D. - PERFORMANCES NO HOSPÍCIO DOS DOUTORES". 2008. Teatral.

FARIA, F. M. ; Alves, Célio ; Sampaio, Andréh ; Goulart, Ricardo ; Silva, Carlos Eduardo da ; Iuaquim, Maria Luiza . "VÔO". 2008. Teatral.

FARIA, F. M. ; Fabiana Aidar ; Eli Nakamura ; Ronni Ederson ; Santos, Ivonete ; Bugalo, Fernanda . "SUICIDADOS". 2007. Teatral.

FARIA, F. M. . "WOYZECK NÃO VALE UMA ERVILHA". 2007. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . RUMORES.... 2006. Teatral.

FARIA, F. M. ; Rosana Damas ; Isabel Lima ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Ramos, Cristina Lázaro ; Guedes, Telma ; Rosa, Edison . "RUMORES... OUTRAS HIISTÓRIAS". 2005. Teatral.

FARIA, F. M. ; Reineger, Roberto ; Simardi, Lívia ; Troper, Diana . "FALA COMIGO DOCE COMO A CHUVA E ME DEIXA OUVIR". 2005. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2004. Teatral.

FARIA, F. M. ; Sá, Douglas ; Nascimento, Harissa ; Badaoui, Nathalie . "DESVAZIO". 2004. Teatral.

FARIA, F. M. ; Mota, Laura ; Perdomo, Gabriela ; Pimentel, Edmária ; Whitaker, Kallu ; Moraes, Péricles . "SETE GATINHOS INOCENTES". 2004. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2003. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Márcio Santos ; Rosana Damas ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Nancy Macedo ; Iva Inês . "RUMORES...". 2003. Teatral.

FARIA, F. M. ; Rosana Damas ; Isabel Lima ; Priscilla Herrerias . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2002. Teatral.

FARIA, F. M. ; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2002. Teatral.

FARIA, F. M. ; Márcio Santos ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2002. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Rosana Damas ; Márcio Santos . "RUMORES...". 2002. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2001. Teatral.

FARIA, F. M. ; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2001. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rodrigues, Rogério ; Romão, Maira . "INSENSÍVEIS". 2001. Teatral.

FARIA, F. M. ; Isabel Lima ; Rosana Damas . "FRAGMENTOS HUMANOS". 2000. Teatral.

FARIA, F. M. ; Priscilla Herrerias ; Prestupa, Carina ; Tannús, Daniela . "CRUCIANS". 1996. Teatral.

STOCKLER, A. ; FARIA, F. M. . NA SELVA DAS CIDADES. 1996. Teatral.

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Márcio Santos ; Laura Kradichi ; Rosa, Edison . "...Quase Nada". 2009 (Peça teatral).

FARIA, F. M. ; Zuca Zenker ; Laura Kradichi ; Márcio Santos ; Rosa, Edison ; Guedes, Telma . "...Quase Nada". 2009 (Peça teatral).

FARIA, F. M. . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008 (Espetáculo teatral).

FARIA, F. M. . "N.A.D.A. - Noções de Ações Dramáticas Absurdas". 2008 (Espetáculo teatral).

FARIA, F. M. . "Suicidados". 2007 (Espetáculo Teatral).

FARIA, F. M. ; Moraes, Péricles ; Mota, Laura ; Perdomo, Gabriela ; Pimentel, Edmária ; Stasi, Lilian ; Whitaker, Kallu . "Sete Gatinhos Inocentes". 2006 (Peça teatral).

FARIA, F. M. ; Maniquelli, Danilo ; Aguiar, Silene ; Tadeu, Cássio ; Soares, Juliana . "Vestido de Noiva". 2005 (Espetáculo teatral).

FARIA, F. M. ; Rodrigues, Rogério ; Sá, Douglas ; Nascimento, Harissa ; Badaoui, Nathalie . "Desvazio". 2005 (Espetáculo teatral).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Interfaces - Artes & Saúde: conhecendo os efeitos das artes cênicas na dinâmica do estresse em estudantes da área de saúde, Descrição: O projeto investiga os benefícios da aplicação de técnicas cênicas na dinâmica do estresse, ansiedade e depressão em estudantes da área de saúde. Ao longo de sua formação, tais sintomas ocorrem em decorrência da sobrecarga de conteúdos curriculares, em razão de relações conflituosas com docentes, por dificuldades na lida com pacientes em estado grave com prognóstico reservado e em situações que despertam julgamentos em relação a pacientes e seus familiares. Em consequência, os estudantes podem sofrer diminuição das horas de sono, privação do convívio social e queda do rendimento acadêmico, além de outras inferências. Dessa forma, a aplicação e o desenvolvimento de técnicas cênicas e improvisacionais, podem repercutir no enfrentamento desses conflitos, colaborando com o seu desempenho acadêmico e sua qualidade de vida.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Fabiana Aidar Fermino - Integrante / Carlos Andrés Valdés Rubio - Integrante / Eduard Lucas Souza Araújo - Integrante / Michelle Tatiana Nieves Cáceres - Integrante / Murilo Paduan de Souza - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Intercompresión Plurilingue en Contexto Académico Bilingue, Descrição: La educación, así como los modelos educativos desempean un papel fundamental, tanto en la difusión del plurilingüismo, como en la promoción del aprendizaje de lenguas, y contribuyen a la integración regional, la movilidad académica y el contacto entre lenguas y culturas. Inmersos en esta realidad, esta investigación tiene como objetivo principal la descripción de los procesos de comunicación que se han llevado a cabo hasta ahora, en el contexto de la Universidad Federal de Integración Latinoamericana (UNILA), mediante un estudio sociolingüístico de cuo etnográfico centrado en las experiencias lingüísticas de los estudiantes de este ámbito académico. La UNILA, localizada en Foz do Iguaçu, (en la frontera entre Argentina, Brasil y Paraguay), es una universidad construida con base en los conceptos de integración, interdisciplinariedad, bilingüismo (portugués/espaol). Esta institución abrió sus puertas en 2010 para la entrada de estudiantes de varios países latinoamericanos que llegaron desde diversos ambientes escolares, sociales y culturales, accediendo a un entorno en donde se ven enfrentados a convivir, estudiar y llevar procesos de aprendizaje en una lengua extranjera y con diversas culturas académicas. Este espacio proporciona un terreno fértil para la observación y el análisis de experiencias de comunicación plurilingües y de intercomprensión académica en lenguas romances.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (12) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Angela Maria Erazo Munoz - Integrante / Tereza Maria Spyer Dulci - Integrante / Valdilena Rammi - Integrante / Pablo Avila Militão - Integrante / Ana Carolina Macedo Teixeira - Integrante / kátia Bernardon de Oliveira - Integrante.

  • 2016 - Atual

    A atual cena latino-americana para além dos grandes eixos geográficos, Descrição: O projeto questiona e problematiza as origens e as formas atuais da cena latino-americana. Para tanto, parte da análise e do estudo de algumas obras pontuais dentro do contexto teatral e suas relações interdisciplinares com áreas como a Literatura, a Antropologia, o Cinema e a Música. Com foco em manifestações cênicas e ritualísticas produzidas fora das grandes capitais culturais, buscamos traçar um mapeamento de artistas e autores latino-americanos cuja poética sugere influências das origens ameríndias e africanas, observando as confluências e divergências de sentidos, os diálogos interculturais e as interseções espaço-temporais destas poéticas. Com a pesquisa, pretendemos realizar experimentos cênicos a partir do conhecimento adquirido com o trabalho de campo e com o embasamento teórico obtido, objetivando a construção de novas formas de pensamento crítico dimensionadas no tempo e no espaço latino-americanos.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador / Angela Maria Erazo Munoz - Integrante / Paulo Rogério Maria Júnior - Integrante / Lais Dias de Farias - Integrante / Tatiana Ravendutti - Integrante / Yesica Eliana Machado - Integrante / Fabiana Aidar Fermino - Integrante / Jose Castillo Ramón - Integrante / Silas Rodrigues Machado - Integrante / Celso Carlos da Col - Integrante., Número de orientações: 2

  • 2010 - 2011

    Inomináveis, Descrição: Montagem teatral inspirada em textos de Samuel Beckett, com alunos do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas da Ufsc.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Fernando Mesquita de Faria - Coordenador., Financiador(es): Secretaria de Cultura e Arte - Auxílio financeiro., Número de produções C, T & A: 1

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2013

Turma Fernando Faria - Homenagem dos formandos do Curso de Artes Cênicas, UFSC.

2011

Turma Fernando Faria - Homenagem dos formandos do Curso de Artes Cênicas, UFSC.

2005

Melhor Espetáculo: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi-Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.

2005

Melhor Direção: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi - Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.

2005

Melhor Iluminador: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, Sesi-Sorocaba, XI Festival Nacional Curta Teatro.

2005

Melhor Cenógrafo: "A Intrusa", de Maurice Maeterlinck, SESI-Sorocaba - XI Festival Nacional.

2003

Melhor Direção: "Rumor", adapt. de textos de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - IX Festival Curta Teatro.

2003

Projeto Mosaico de Teatro, Cooperativa Paulista de Teatro.

2003

Melhor Figurino: "Rumor", adapt. de textos de Samuel Beckett, SESI-Sorocaba, IX Festival Nacional Curta Teatro.

2002

Melhor Direção: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.

2002

Melhor Espetáculo: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.

2002

Melhor Iluminador: "Play", de Samuel Beckett, Sesi-Sorocaba - VIII Festival Curta Teatro.

2000

2 Melhor Espetáculo: "Vôo", adapt. de textos de Bertolt Brecht., Mostra de Teatro de São Bernardo do Campo - Prefeitura Municipal de SBC.

1998

Melhor Espetáculo: "Crucians", adapt. de "As Criadas", de Jean Genet., VIII Festival de Teatro Amador de Santo André.

1990

Melhor Ator Coadjuvante, IV Festival Universitário de Teatro de Blumenau.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal da Integração Latino-Americana. , Av. Tancredo Neves, 6731 - Bl. 04, Porto Belo, 85856970 - Foz do Iguaçu, PR - Brasil - Caixa-postal: 2044, Telefone: (45) 35767307

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2014 - Atual

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Professor Adjunto I, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

2012 - 2014

Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Vínculo: Professor Visitante, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Atividades

  • 03/2017

    Ensino, Programa de Pós-Graduação em Literatura Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória, Corpo, Ritual: Literatura, Teatro e Performance na América Latina

  • 04/2012

    Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Genealogia da Dramaturgia Latino-Americana, Improvisação e Dramaturgia, Performance

  • 04/2012

    Ensino, Cinema e Audiovisual, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Improvisação e Dramaturgia, Direção de atores

  • 03/2018 - 02/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , PIBIC - Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2018 - 02/2019

    Extensão universitária , PROEX, .,Atividade de extensão realizada, O teatro no ensino plurilíngue e intercultural (projeto).

  • 03/2017 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , PIBIC - Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2017 - 02/2018

    Pesquisa e desenvolvimento , PIBIC - Iniciação Científica, .,Linhas de pesquisa

  • 03/2017 - 07/2017

    Ensino, Literatura Comparada, Nível: Pós-Graduação,Disciplinas ministradas, Memória, Corpo, Ritual: literatura, teatro e performance na América Latina

  • 08/2014 - 12/2014

    Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos especiais em Antropologia - máscaras e rituais

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Antropologia - rito e performance

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Artes Cênicas I

  • 03/2013 - 07/2013

    Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Tópicos em Artes Cênicas II

  • 08/2012 - 12/2012

    Ensino, Letras - Artes e Mediação Cultural, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, A cena pós-dramática latino-americana

2012 - 2012

Universidade Federal de Uberlândia

Vínculo: Professor Substituto, Enquadramento Funcional: Professor, Carga horária: 40

2010 - 2010

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Voluntário, Carga horária: 20

Outras informações:
Em 2010/1 foi responsável pelas disciplinas Improvisação I e Técnicas do Ator II.

2009 - 2009

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em 2009 ministrou as seguintes disciplinas: Teoria e Prática da Performance II, Teatro Contemporâneo, Teatro Experimental Simbolista, Direção Teatral I.

2008 - 2008

Universidade Federal de Santa Catarina

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Professor Substituto, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Em 2008, foi responsável pelas disciplinas "Teoria e Prática da Performance I e II", "Improvisação I e II", "Laboratório de Dramaturgia I", "Corpo na Arte II" e "Teatro Experimental" (Optativa).

2006 - 2011

Oficinas Culturais do Estado de São Paulo

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Artista-educador convidado, Carga horária: 4

2004 - 2008

Teatro Escola Macunaíma

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 16

Outras informações:
professor contratado para ministrar as disciplinas "Interpretação Teatral" e História das Artes Cênicas

2004 - 2007

Centro de Educação Unificado

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Artista Orientador, Carga horária: 16

Outras informações:
Orientação técnica a novos grupos de teatro.

2001 - 2002

Incenna - Escola de Teatro e Televisão

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor contratado para ministrar aulas de História da Televisão a jovens atores.

2004 - 2006

Secretaria de Estado da Cultura ? Sorocaba

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 4

Outras informações:
Oficina sobre Estudos da Cena Cotemporânea - Direção Teatral.

2006 - 2006

Prefeitura Municipal de Sao Bernardo do Campo

Vínculo: Secret de Educ e Cultura - SBC, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 4

Outras informações:
Oficina "A Arte da Performance", desenvolvida com jovens atores e interessados em geral.

2003 - 2003

Escola Livre de Teatro de Santo André

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Professor contratado, Carga horária: 4

Outras informações:
Professor contratado para ministrar a disciplina "Estudos do Teatro Contemporâneo.

1993 - 1998

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SP

Vínculo: Outro, Enquadramento Funcional: Administrador de Teatro e Artista Orientador, Carga horária: 40

Outras informações:
Coordenador, programador artístico e administrador do Teatro Popular do Sesi Santo André - SP. De 1993 a 1996 exerceu o cargo de Artista Orientador, ministrando aulas de teatro para crianças, adolescentes e grupos de 3ª idade.

1994 - 2001

Escola Municipal de Iniciação Artistica

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Artista Educador, Carga horária: 8

Outras informações:
Professor de Artes, atuando com as faixas etárias 7 a 18 anos.

1998 - 1999

Prefeitura Municipal de Diadema - Secretaria Municipal de Cultura

Vínculo: Artista Educador, Enquadramento Funcional: Temporário, Carga horária: 16

Outras informações:
Artista Educador atuando em vários Centros Culturais da cidade de Diadema

2000 - 2000

Prefeitura do Município de São Bernardo do Campo

Vínculo: Temporário, Enquadramento Funcional: Artista-educador, Carga horária: 4

Outras informações:
Oficina de Teatro Iniciação. Com atores e interessados em teatro em geral.

2007 - 2007

Secretaria Municipal de Cultura de SBC

Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: Workshop: Processos de Criação Teatral, Carga horária: 4

2006 - 2006

Oficina Cultural Regional de Sorocaba

Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: A Ruptura da Convenção ou a Arte Performance, Carga horária: 4

2004 - 2004

Oficinas Culturais de Sorocaba

Vínculo: Artista-educador, Enquadramento Funcional: Estudos da Cena Contemporânea, Carga horária: 4