rafaela Bertoldi

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2007), especialização em Pedagogia nas Organizações Empresariais e Sociais pela URI - Campus de Erechim (2009), especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental pela IDEAU (2010) e especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico pela FEEVALE (2011). Mestre em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano (início 2015). É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da UFRGS e do Núcleo de Estudos em Pedagogia e Psicologia do Esporte da UFRGS. É membro do Grupo de Estudo, Aplicação e Pesquisa em Avaliação Psicológica (GEAPAP/UFRGS). Membro pesquisadora da Academia Paralímpica Brasileira (APB). Membro do Grupo de Trabalho em Acessibilidade e Inclusão do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS). Membro do Grupo de Trabalho de Psicologia do Esporte da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia do Esporte, Esporte Paralímpico e Adaptado, Aspectos Psicossociais do Esporte e Psicologia Escolar.

Informações coletadas do Lattes em 20/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências do Movimento Humano

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Construção e Estudo de Evidências de Validade e Fidedignidade do Inventário de Coping para Atletas Brasileiros em Situação de Competição
Dra. Janice Zarpellon Mazo. Coorientador: Dra. Denise Ruschel Bandeira. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Mestrado em Ciências do Movimento Humano

2012 - 2014

Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Título: Burnout no Esporte: Um estudo com Atletas Brasileiros Profissionais de Futsal,Ano de Obtenção: 2014
Carlos Adelar Abaide Balbinotti.Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Especialização em Especialização em Psicologia do Esporte e do Exerc

2010 - 2011

Universidade Feevale
Título: Validação do Inventário de Burnout para atletas
Orientador: Márcio Gelller Marques

Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental

2009 - 2010

Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai
Título: O Esporte como Ferramenta de Inclusão para Deficientes Mentais
Orientador: Gisele Maria Tonin da Costa

Especialização em Pedagogia nas Organizações Empresariais e Sociais

2007 - 2009

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: A diferença entre grupo e equipe.
Orientador: Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Graduação em Psicologia

2002 - 2007

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
Título: Atributos que homens e mulheres privileviam na conquista virtual
Orientador: Ana Cristina Garcia Dias

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Seminário em Pesquisa Revisão Sistemática: O que é? Como fazer?. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

Minicurso de Grupos Focais - 3a Turma. (Carga horária: 3h). , Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, UFRGS, Brasil.

2018 - 2018

8 Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. (Carga horária: 14h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Workshop de Análise Temática. (Carga horária: 2h). , Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Workshop de Análise Temática. (Carga horária: 2h). , Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, UFRGS, Brasil.

2017 - 2017

Minicurso Análise Temática. (Carga horária: 4h). , Centro de Análise de Dados em Psicologia do PPG-Psicologia da UFRGS, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Entendendo a ABNT-Como elaborar monografias e artigos. (Carga horária: 5h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Oficina teórico/prática de elaboração de Revisões Sistemáticas. (Carga horária: 25h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Oficinas de capacitação da COMPESQ/ESEF-Escrita científica e Endnote. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em Diálogos sobre Etnografias em Esporte e Lazer. (Carga horária: 20h). , Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil.

2010 - 2010

Educação Cerebral pode beneficiar Atletas e Técnic. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2010 - 2010

Esporte para Crianças: O papel do Psicólogo. (Carga horária: 24h). , Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.

2009 - 2009

Extensão universitária em Capacitação de Recursos Humanos para atuar com Def. (Carga horária: 420h). , Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai, IDEAU, Brasil.

2007 - 2007

Psicologia do Esporte. (Carga horária: 3h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

Extensão universitária em Extensão em Atualização em Metodologia da Pesquisa. (Carga horária: 24h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

Doping no Esporte. (Carga horária: 3h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

Introdução à Psiconeurologia. (Carga horária: 3h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

Curso de Produção Textual em Psicologia. (Carga horária: 20h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

Psicologia do Trabalho. (Carga horária: 3h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

2004 - 2004

O Adolescer com Doenças Crônicas. (Carga horária: 3h). , Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, URI, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

BERTOLDI, Rafaela . I Semana Acadêmica do Curso de Psicologia,Ciência, Relações Humanas e Sociedade. 2002. (Outro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

17º Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2018. (Simpósio).

8 Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e s. 2018. (Simpósio).

8 Fórum de Pós-Graduação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte e s. 2018. (Simpósio).

Fórum de Discussão de Publicações Científicas. 2018. (Simpósio).

VI Congresso Paradesportivo Internacional,. CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DO INVENTÁRIO DE COPING PARA ATLETAS PARALÍMPICOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO. 2018. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro e X Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercíciocio. Estratégias de coping em atletas paralímpicos em competição. 2018. (Congresso).

XVII Congresso Brasileiro e X Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercíciocio. Evidências de validade do Inventário de Sinais e Sintomas de Burnout para atletas.. 2018. (Congresso).

XIII Encontro Nacional de História Oral. 2016. (Encontro).

I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano. Estratégias de Coping em atletas paralímpicas. 2015. (Congresso).

I Congresso Rio Paralímpico - a importância do esporte para pessoas com deficiência na cidade olímpica e paralímpica.. 2015. (Congresso).

IV Seminário Educação e Diversidade: Paradesporto e Esporte Paralímpico..IV Seminário Educação e Diversidade: Paradesporto e Esporte Paralímpico.. 2015. (Seminário).

IV Seminário Educação e Diversidade: Paradesporto e Esporte Paralímpico..IV Seminário Educação e Diversidade: Paradesporto e Esporte Paralímpico.. 2015. (Seminário).

VIII Seminário Internacional de Educação Superior: Contextos e.Formação Docente na Pós-Graduação em Educação Física no Brasil: Os conteúdos do esporte adaptado. 2015. (Seminário).

IV Seminário Internacional Filosofia, Pessoa e Esporte. 2013. (Seminário).

IV Seminário Internacional Filosofia,Pessoa e Esporte: Valores no Esporte- Modelo,Reprodução ou Transformação. 2013. (Seminário).

XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do do Exercício (CONBIPE). Bournot no Esporte: Um estudo com atletas Brasileiros profissionais de Futsal. 2013. (Congresso).

Seminário Internacional Mulher e Esporte: Diálogos entre Brasil e Portugal. 2012. (Seminário).

Seminário Municipal de Educação Inclusiva. 2011. (Seminário).

XIII Sarandeio da Paz Simpósio Nacional de Inclusão Social. 2010. (Simpósio).

XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte e VII Congresso Internacional. Personalidade de atletas de acordo com o modelo Hexagonal de Holland: um estudo com praticantes de esporte escolar. 2010. (Congresso).

XIV Congresso Brasileiro e XII Internacional de Psicologia do Esporte. 2010. (Congresso).

VI Semana Acadêmica do Curso de Psicologia e Salão de Pesquisa. 2008. (Outra).

V Semana Acadêmica de Psicologia. 2007. (Outra).

I Fórum da Saúde " A saúde na Contemporaneidade".Atributos que Homens e Mulheres Privilegiam na Conquista Virtual. 2004. (Outra).

II Semana Acadêmica do Curso de Psicologia e I Semana Acadêmica do Curso de Psicologia. 2003. (Outra).

I Jornada de Família. 2003. (Outra).

III Jornada Regional de Sexualidade Humana. 2002. (Outra).

I Semana Acadêmica do Curso de Psicologia : Ciência Relações Humanas e Sociedade. 2002. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Betina Vidal Damasceno

BERTOLDI, R.. A prática do psicólogo no esporte adaptado: Um estudo de caso. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Márcio Geller Marques

MARQUES, M. G.; BARBOSA, M. L. L.; CASTRO, F. A. S.. Fatores preditores do burnout em atletas: um estudo com atletas brasileiros profissionais de futsal. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cassandra Cardoso

Enricone, Jaqueline;CARDOSO, Cassandra; SPONCHIADO, DAM. Diferença entre grupo e equipe. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Especialização em Pedagogia nas Organizações) - URI - Campus de Erechim.

Denise Aparecida Martins Sponchiado

SPONCHIADO, Denise Aparecida Martins; ENRICONE, Jacqueline R Bianchi; CARDOSO, C.. Diferença entre grupo e equipe. 2009. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Pedagogia nas Organizações Empresariais e Sociais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões.

FLÁVIO ANTONIO DE SOUZA CASTRO

CASTRO, FLAVIO DE SOUZA; MLL Barbosa; MG Marques. Fatores preditores do burnout em atletas: um estudo com atletas brasileiros profissionais de futsal. 2014. Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Marcus Levi Lopes Barbosa

BARBOSA, M. L. L.BALBINOTTI, C. A. A.. Construção e propriedades psicométricas do inventário de coping para atletas paralímpicos.. 2017. Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Geraldine Alves dos Santos

SANTOS, G. A.MARQUES, M. G.. Validação do inventáio de burnout para atletas (ISSBA). 2011. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico) - Universidade Feevale.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Diferença entre grupo e equipe; 2009; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Pedagogia na Organ; Empresariais e Sociais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Jacqueline Raquel Bianchi Enricone;

Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Diferenças entre grupo e equipe; 2007; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Esp; em Pedagogia na Organ; Empresariais e Sociais) - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões; Orientador: Jacqueline Raquel Bianchi Enricone;

Márcio Geller Marques

Validação do inventário de burnout para atletas (ISSBA); 2011; Monografia; (Aperfeiçoamento/Especialização em Psicologia do Esporte e do Exercício Físico) - Universidade Feevale; Orientador: Marcio Geller Marques;

Carlos Adelar Abaide Balbinotti

Fatores preditores do burnout em atletas: um estudo com atletas brasileiros profissionais de futsal; 2014; Dissertação (Mestrado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Carlos Adelar Abaide Balbinotti;

Janice Zarpellon Mazo

CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE EVIDÊNCIAS DE VALIDADE E FIDEDIGNIDADE DO INVENTÁRIO DE COPING PARA ATLETAS PARALÍMPICOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO; 2019; Tese (Doutorado em Ciências do Movimento Humano) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul,; Orientador: Janice Zarpellon Mazo;

Bruna Comparsi

ASSISTÊNCIA MULTIPROFISSIONAL A GESTANTE NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA; 2018; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Faculdade CNEC Santo Ângelo; Orientador: Bruna Comparsi;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BERTOLDI, Rafaela ; BANDEIRA, PAULO FELIPE RIBEIRO ; BARBOSA, MARCUS LEVI LOPES ; COSTA, JULIANO LOPES DA ; BALBINOTTI, MARCOS ALENCAR ABAIDE ; BALBINOTTI, CARLOS ADELAR ABAIDE . Fatores preditores dos sinais e sintomas do Burnout em atletas brasileiros profissionais de futsal. REVISTA BRASILEIRA DE PSICOLOGIA DO ESPORTE , v. 9, p. 131-144, 2019.

  • MAZO, J. Z. ; BEGOSSI, T. D. ; BERTOLDI, R. ; ASSMANN, A. B. . Jogos Paralímpicos Rio 2016: Memórias esportivas de atletas sul-rio-grandenses.. Cadernos de Educação, Tecnologia e Sociedade , v. 11, p. 87-104, 2018.

  • BERTOLDI, R. ; BEGOSSI, T. D. ; SCHMITT, D. B ; MAZO, J. Z. . Esporte Paralímpico e possíveis fatores determinantes do desempenho esportivo: estudo de caso. MOTRICIDADE (SANTA MARIA DA FEIRA) , v. 14, p. 254-262, 2018.

  • SCHMITT, BEATRIZ DITTRICH ; BERTOLDI, Rafaela ; MAZO, JANICE ZARPELLON . GRUPOS DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE E O USO DA HISTÓRIA ORAL. ARQUIVOS DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (FAMERP) , v. 24, p. 9-13, 2017.

  • ASSMANN, A. B. ; BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . Associações Esportivas Paramilitares em Santa Cruz do Sul: Espaços de Legitimação Social e Lazer (1880 - 1900). Revista Licere , v. 20, p. 22-58, 2017.

  • SCHMITT, BEATRIZ DITTRICH ; BERTOLDI, Rafaela ; LEDUR, JOSIANA AYALA ; BEGOSSI, TUANY DEFAVERI ; MAZO, JANICE ZARPELLON . PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE ESPORTE ADAPTADO E PARALÍMPICO EM PERIÓDICOS BRASILEIROS DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Kinesis , v. 35, p. 68-79, 2017.

  • CARMONA, E. K. ; BERTOLDI, R. ; HATJE, M. ; Luciana Erina Palma . Panorama dos conteúdos de esporte adaptado nos programas de Pós-Graduação strito sensu de Educação Física no Brasil. CINERGIS , v. 17, p. 1, 2016.

  • SILVA, N. S. ; NOBRE, G. C. ; COSTA, C. L. A. ; BERTOLDI, Rafaela ; NOBRE, F. S. S. ; BANDEIRA, P. F. R. . Estilo de vida e aptidão física de adolescentes antes e após a prestação do serviço militar obrigatório.. Conexões (Campinas. Online) , v. 13, p. 22-32, 2015.

  • BANDEIRA, P. F. R. ; BERTOLDI, R. ; SILVA, N. S. ; NOBRE, G. C. ; ZANELLA, L. W. . Desempenho Motor de Crianças: Estudo Comparativo entre sexos.. Acta Brasileira do Movimento Humano , v. 5, p. 16-25, 2015.

  • BERTOLDI, R. ; Márcio Geller Marques ; Marcos Adelar Abaide Balbinotti ; Marcus Levi Lopes Barbosa . Validade de conteúdo do inventário de burnout para atletas (ISSBA). Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires) , v. 16, p. 1-8, 2012.

  • BEGOSSI, TUANY DEFAVERI ; ASSMANN, A. B. ; BATAGLION, G. A. ; SCHMITT, D. B ; BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . Olimpíadas Nazistas: Representações sociais em um jornal do Rio Grande do Sul.. In: In: Ramon Missias-Moreira; Vera Lúcia Chalegre de Freitas; Julio Cesar Cruz Collares-da-Rocha. (Org.).. (Org.). Olimpíadas Nazistas: Representações sociais em um jornal do Rio Grande do Sul.. 1ed.Curitiba: CRV, 2019, v. 1, p. 83-102.

  • SCHMITT, BEATRIZ DITTRICH ; BERTOLDI, R. ; ASSMANN, A. B. ; LEDUR, J. A. ; BEGOSSI, T. D. ; MAZO, JANICE ZARPELLON . Representações sociais sobre saúde de atletas paralímpicos brasileiros.. In: In: MISSIAS-MOREIRA, Ramon; SALES, Zenilda Nogueira; FREITAS, Vera Lúcia Chalegre de; VALENÇA, Tatiane Dias Casimiro. (Org.). (Org.). Representações sociais, educação e saúde: um enfoque multidisciplinar.. 1ed.Curitiba: CRV Editora, 2017, v. 1, p. 171-183.

  • BERTOLDI, R. . Psicóloga vem do RS dar apoio aos jogadores. Psicóloga vem do RS dar apoio aos jogadores, Marechal Cândido Rondon, 26 nov. 2009.

  • MAZO, J. Z. ; SCHMITT, D. B ; BERTOLDI, R. . Preservação da memória esportiva brasileira: a criação do observatório do esporte paralímpico. In: V Congresso Paradesportivo Internacional, 2016, Belo Horizonte/ BH. Anais do V Congresso Paradesportivo Internacional, 2016.

  • BERTOLDI, R. ; SCHMITT, D. B ; MAZO, J. Z. . Estudo de caso sobre a autoconfiança de uma atleta brasileira de remo paralímpico. In: V Congresso Paradesportivo Internacional, 2016, Belo Horizonte/MG. Anais do V Congresso Paradesportivo Internacional, 2016.

  • CARMONA, E. K. ; BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . UMA VISÃO PARA ALÉM DA PISTA: ATLETAS BRASILEIRAS NOS JOGOS PARALÍMPICOS DE 1988, SEUL, CORÉIA DO SUL. In: Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, 2015, Vitória - ES:. Anais do XIX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VI Congresso Internacional de Ciências do Esporte., 2015.

  • CANOVA, M. ; BERTOLDI, R. ; DIAS, A. C. . Atributos que Homens e Mulheres Privilegiam na Conquista Virtual. In: I Fórum da Saúde 'A Saúde na Contemporaneidade', 2004, Erechim. I Fórum da Saúde "A Saúde na Contemporaneidade", 2004.

  • BERTOLDI, R. ; SILVA, M. A. ; Bandeira, R. D ; MAZO, J. Z. . CONSTRUÇÃO E ESTUDO DE EVIDÊNCIAS DE VALIDADE DE CONTEÚDO DO INVENTÁRIO DE COPING PARA ATLETAS PARALÍMPICOS BRASILEIROS EM SITUAÇÃO DE COMPETIÇÃO. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2018. v. 24. p. 6-130.

  • SCHMITT, D. B ; BEGOSSI, T. D. ; ASSMANN, A. B. ; BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . O Brasil nos Jogos Paralímpicos: uma análise da construção das identidades esportivas de atletas. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional. São Paulo: Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2018. v. 24. p. 11-130.

  • SCHMITT, D. B ; BEGOSSI, TUANY DEFAVERI ; ASSMANN, A. B. ; BERTOLDI, Rafaela ; MAZO, J. Z. . O Brasil nos Jogos Paralímpicos: Uma análise da construção das identidades esportivas de atletas. In: VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018, São Paulo. Anais do VI Congresso Paradesportivo Internacional, 2018. v. 24. p. 6-130.

  • PEREIRA, E. L. ; BERTOLDI, R. . Do equestre ao paraequestre: representações sociais nas memórias de um salto hípico. In: XIII Encontro Nacional de História Oral, 2016, Porto Alegre. http://www.encontro2016.historiaoral.org.br/interna/view, 2016.

  • BERTOLDI, Rafaela ; BANDEIRA, P. F. R. ; BARBOSA, M. L. ; BALBINOTTI, M. A. A. . Evidências de validade do Inventário de Sinais e Sintomas de Burnout para atletas.. In: XVII Congresso Brasileiro e X Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, 2018, Curitiba. Evidências de validade do Inventário de Sinais e Sintomas de Burnout para atletas., 2018.

  • BERTOLDI, Rafaela ; MAZO, JANICE ZARPELLON . Estratégias de coping em atletas paralímpicos em competição. In: XVII Congresso Brasileiro e X Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício, 2018, Curitiba. Estratégias de coping em atletas paralímpicos em competição, 2018.

  • BERTOLDI, R. ; SCHMITT, D. B ; MAZO, J. Z. . Esporte paralímpico no Brasil e preservação da memória oral: A produção de fontes de pesquisa. In: X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada e I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016, Campinas, SP. X Congresso Brasileiro de Atividade Motora Adaptada e I Simpósio Internacional de Atividade Física e Saúde, 2016.

  • BERTOLDI, R. ; CARMONA, E. K. ; BEGOSSI, T. D. ; PEREIRA, E. L. ; MAZO, J. Z. . Estratégias de Coping em atletas paralímpicas. In: I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, 2015, Rio Claro\ SP. I Congresso Internacional de Psicologia do Esporte, Desenvolvimento Humano e Tecnologias, 2015.

  • CARMONA, E. K. ; BERTOLDI, Rafaela ; MAZO, J. Z. . Formação docente na Pós-graduação em Educação Física no Brasil: Os conteúdos do esporte adaptado. In: VIII Seminário Internacional de Educação Superior: Contextos Emergentes, 2015, Porto Alegre\RS. VIII Seminário Internacional de Educação Superior: Contextos Emergentes, 2015.

  • ARSEGO, N. R. ; Marcus Levi Lopes Barbosa ; BERTOLDI, R. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti . Comportamento Agressivo no Esporte: A relação entre o Estilo de Coping 'Ações Agressivas' e a Motivação do Tipo 'Regulação Externa' no Handebol Feminino. In: XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2014, Florianópolis. XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2013.

  • AIRES, H. ; BERTOLDI, Rafaela ; CARDOSO, M. S. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti . Burnout no Karate-do: Um estudo comparativo entre atletas de diferentes níveis de graduação. In: XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa-O Desporto e a bola do mundo: Sociedade, Inovação e Tecnologia., 20, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa-O Desporto e a bola do mundo: Sociedade, Inovação e Tecnologia., 20, 2014.

  • MAZO, J. Z. ; AIRES, H. ; BERTOLDI, Rafaela ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti . Os valores no esporte juvenil: Um estudo com jovens participantes de projetos pró-sociais. In: XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa-O Desporto e a bola do mundo: Sociedade, Inovação e Tecnologia., 20, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa-O Desporto e a bola do mundo: Sociedade, Inovação e Tecnologia., 20, 2014.

  • KLERING, R. T. ; GONCALVES, G. H. T. ; BERTOLDI, Rafaela ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti . O treinamento das técnicas avançadas no tênis: Um estudo com tenistas infanto-juvenis confederados. In: XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, 2014, Recife. XV Congresso de Ciência do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa-O Desporto e a bola do mundo: Sociedade, Inovação e Tecnologia., 20, 2014, Recife. O treinamento das técnicas avançadas no tênis: Um estudo com tenistas infanto-juvenis conferados, 2014.

  • BERTOLDI, R. ; Marcus Levi Lopes Barbosa ; Marcos Adelar Abaide Balbinotti ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti ; ARSEGO, N. R. . Burnout no Esporte: Um estudo com atletas brasileiros profissionais de Futsal. In: XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2013, Florianópolis. XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2013.

  • AIRES, H. ; BERTOLDI, R. ; CARDOSO, M. ; AIRES, A. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti . Fatores Preditores de Burnout em Atletas Brasileiros de Karate-Do. In: XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2013, Florianópolis. XV Congresso Brasileiro e VIII Congresso Internacional de Psicologia do Esporte e do Exercício Físico, 2013.

  • BERTOLDI, R. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti ; BALBINOTTI, M. A. A. ; BARBOSA, M. L. ; MARQUES, M. G. . Afeto Positivo e Negativo Durante a Prática do Esporte Escolar.. In: XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2010, Curitiba. XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte: Psicologia do Esporte: Qualidade de vida, ética e desenvolvimento de talentos, 2010.

  • BALBINOTTI, M. A. A. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti ; BERTOLDI, R. ; Marcus Levi Lopes Barbosa ; Márcio Geller Marques . Personalidade de Atletas de Acordo com o Modelo Hexagonal de Holland: um estudo com praticantes de esporte escolar. In: XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte, 2010, Curitiba. XIV Congresso Brasileiro de Psicologia do Esporte: Psicologia do Esporte: Qualidade de vida, ética e desenvolvimento de talentos, 2010.

  • BERTOLDI, Rafaela ; SILVA, M. A. ; Bandeira, R. D ; MAZO, J. Z. . o O uso da Testagem Universal na aplicação do Inventário de Coping para Atletas Paralímpicos Brasileiros. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDI, Rafaela ; SILVA, M. A. ; Bandeira, R. D ; MAZO, J. Z. . o Validade de conteúdo na construção de instrumentos: a importância da entrevista com a população-alvo. 2019. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDI, R. . A Psicologia no Campo dos Esportes. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Superação de limites e cultura da inclusão e diversidade. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Estudos Psicossociais do Esporte Adaptado. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Psicologia e Esporte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Psicologia e Esporte. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Aspectos psicossociais do Esporte Paralímpico. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • Rafela bertoldi ; BERTOLDI, R. . Burnout no esporte:um estudo com atletas brasileiros, profissionais de futsal.. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDI, R. . Burnout no esporte: um estudo com atletas de Karate. 2013. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDI, R. . Burnout no Esporte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Burnout no Esporte. 2012. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Comportamento Saudável - Atividade Física e Saúde Mental. 2011. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • BERTOLDI, R. . Afeto positivo e negativo durante a prática do esporte escolar. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • BERTOLDI, R. ; Carlos Adelar Abaide Balbinotti ; Márcio Geller Marques ; Marcos Adelar Abaide Balbinotti ; Marcus Levi Lopes Barbosa . Personalidade de atletas de acordo com o modelo Hexagonal de Holland: um estudo com praticantes de esporte escolar.. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

BEGOSSI, T. D. ; ASSMANN, A. B. ; BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . Entrevista com Claudemir Santos - Observatório do Esporte Paralímpico/NEHME.. 2015.

BERTOLDI, R. ; ASSMANN, A. B. ; MAZO, J. Z. . Entrevista com Eduardo Paes Barreto - Observatório do Esporte Paralímpico/NEHME. 2015.

BERTOLDI, R. ; LEDUR, J. A. ; DORNELES, F. O. ; MAZO, J. Z. . Entrevista com Ermenson de Carvalho - Observatório do Esporte Paralímpico/NEHME. 2015.

BERTOLDI, R. ; ASSMANN, A. B. ; MAZO, J. Z. . Entrevista com Willans Silva de Araujo - Observatório do Esporte Paralímpico/NEHME. 2015.

BERTOLDI, R. ; MAZO, J. Z. . Transcrição da entrevista com Marcos Fernandes Alves - Observatório do Esporte Para límpico/NEHME. 2015.

BERTOLDI, R. ; LEDUR, J. A. ; MAZO, J. Z. . Entrevista com Vera Luiza Bergano - Observatório do Esporte Paralímpico/NEHME. 2015.

BERTOLDI, R. . Esporte Paralímpico. 2018. (Programa de rádio ou TV/Mesa redonda).

BERTOLDI, R. . Psicologia mantém 'níveis de motivação' no esporte. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

CARMONA, E. K. ; BERTOLDI, R. . Esporte Paralímpico no Brasil - Rádio UNISINOS.. 2015. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2015 - Atual

    Construção e Propriedades Psicométricas do Inventário de Estratégias de Coping para Atletas Paralímpicos Brasileiros., Descrição: O presente projeto tem como objetivo construir um inventário de estratégias de coping para atletas paralímpicos brasileiros, específico para a cultura brasileira. O instrumento será construído para atletas paralímpicos com idade a partir de 18 anos, do sexo feminino e masculino, de modalidades coletivas e individuais, que competem em nível nacional e internacional, que apresentam deficiência física (sem comprometimento neurológico) e deficiência visual (comprometimento visual total (cegueira) ou parcial (baixa visão) de acordo com a classificação funcional do International Paralympic Commettee (IPC, 2017).O projeto é composto de três estudos, sendo o primeiro teórico-bibliográfico e os outros dois empíricos. O Estudo I é uma proposta de revisão sistemática dos principais instrumentos usados no contexto nacional e internacional para a avaliação do coping em atletas. O produto desse estudo, isto é, a identificação dos instrumentos com melhores propriedades psicométricas e a identificação dos itens que compõem os instrumentos, subsidiará o processo de construção do instrumento. O Estudo II, portanto, consiste na construção propriamente dita do instrumento, seguindo procedimentos teóricos e metodológicos indicados pela literatura especializada. O Estudo III propõe a investigação das propriedades psicométricas do inventário construído.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafaela Bertoldi - Integrante / MAZO, JANICE ZARPELLON - Coordenador / Denise Ruschel Bandeira - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Memórias do Esporte Paralímpico no Brasil: um estudo sobre a participação de atletas brasileiros nos Jogos Paralimpicos (1972-2012), Descrição: O esporte está na ordem do dia em diversas pautas nacionais. A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 é referida constantemente pela mídia. É inegável a representação do futebol para os brasileiros e o significado histórico dos Jogos Olímpicos. Todavia, a mídia silencia sobre os Jogos Paralímpicos de 2016, quando comparamos suas notícias com as reportagens a respeito dos megaeventos supracitados. Em outros espaços de circulação de informações e produção de conhecimentos, como as universidades, na maioria das vezes o fenômeno do esporte paralímpico brasileiro é invisibilizado na educação e formação dos profissionais. Este cenário se mantém, mesmo o Brasil sendo apontado como uma nova potência no esporte paralímpico em razão da sua progressão no quadro de medalhas e a classificação final na edição dos Jogos Paralímpicos de 2012, em Londres. É visível a organização e o desenvolvimento do esporte paralímpico no Brasil nos últimos anos, impulsionado por várias ações, destacando-se dentre elas a instauração do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em 1995 e da Academia Paralímpica Brasileira em 2010. Embora o Brasil foi escolhido para sediar os Jogos Paralímpicos de 2016, ainda carece da organização de um acervo visando a preservação das memórias do esporte paralímpico no país. Este acervo se constituiria em um dos legados deste megaevento no país, pois se considera que ao resguardar a memória social do esporte paralimpico brasileiro, também se contribui para disseminar a prática esportiva para pessoas com deficiências e sua inserção na sociedade. Além disso, com o acelerado desenvolvimento do esporte paraolímpico no Brasil nos últimos anos, corre-se o risco de se perder documentos, imagens e, principalmente, depoimentos de pessoas que vivenciaram o processo de construção de uma história do esporte paralímpico brasileiro. Diante desse contexto, o problema que norteia a presente pesquisa é: como se desenvolveu o esporte paralímpico no Brasil, desde a primeira participação de uma delegação brasileira em Jogos Paralímpicos ocorrida no ano de 1972 até 2012, última edição em que uma representação brasileira esteve presente dos Jogos Paralimpicos .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Rafaela Bertoldi - Integrante / Hannah Aires - Integrante / ROBERTO TIERLING KLERING - Integrante / Eduardo Klein Carmona - Integrante / Janice Zarpellon Mazo - Coordenador / Ester Liberato Pereira - Integrante / Vanessa Bellani Lyra - Integrante / Josiana Ayala Ledur - Integrante / Carolina Fernandes Silva - Integrante / Tuany Defaveri Begossi - Integrante / Marli Hatje - Integrante / Fabiane Oliveira Dorneles - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional