Rafael Lopes Oliveira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal Fluminense (2006), mestrado (2011) e doutorado (2015) em Química pelo Programa de Pós-Graduação Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: emissões industriais, material particulado, pólo petroquímico, emissões veiculares, compostos biogênicos, processos de oxidação química in situ de solos e águas subterrâneas. Trabalhou no Instituto Nacional de Tecnologia (INT) como bolsista CNPq modalidade PCI no projeto de desenvolvimento metodológico de processo de oxidação de contaminantes orgânicos em solos e águas subterrâneas. Atuou por cerca de três anos em ensino superior a distância pelo consórcio CEDERJ como tutor de disciplinas de química geral, analítica e fisico-químcia. Atuou como pesquisador por 1 ano e oito meses no Laboratório de Cinética Química Atmosférica da UFRJ onde realizou seu trabalho de doutorado. Atualmente trabalha na Universidade Federal Fluminense (UFF) como químico.

Informações coletadas do Lattes em 07/02/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Programa de Pós Graduação em Química

2011 - 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: Poluentes orgânicos atmosféricos no Rio de Janeiro: Maracanã, Floresta da Tijuca e Túnel Rebouças
Graciela Arbilla de Klachquin. Coorientador: Debora de Almeida Azevedo. Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil. Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Físico-Química

2008 - 2011

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: DISTRIBUIÇÃO E FONTES DE HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS EM FASE GASOSA E MATERIAL PARTICULADO NA REGIÃO DO PÓLO PETROQUÍMICO DE DUQUE DE CAXIAS - R,Ano de Obtenção: 2011
Graciela Arbilla de Klachquin.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: HPA; Fontes de emissão; Pólo Petroquímico; Fase GAsosa; Material Particulado.Grande área: Ciências Exatas e da TerraSetores de atividade: Pesquisa e desenvolvimento científico.

Graduação em Química

2003 - 2006

Universidade Federal Fluminense
Título: Ensino de química para deficientes visuais
Orientador: Luis Sérgio Radino Lamego
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2012 - 2012

Planejamento de Experimentos e Análise de Dados. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento CG-EM e CG-DIC e teste de Grob. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Treinamento básico na operação de CG/MS 6890/5973. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.

2012 - 2012

Determinação de Fatores de Emissão para fontes móveis no Rio de Janeiro. (Carga horária: 12h). , Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello, CENPES, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Bem.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Ambiental.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Verde.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Química / Subárea: Química Analítica.

    Grande área: Ciências Exatas e da Terra / Área: Geociências / Subárea: Geoquímica Ambiental.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Ciclo de Palestras do PFRH/IFRJ/PETROBRAS.Poluentes Orgânicos Persistentes. 2013. (Encontro).

XIV Encontro regional da SBQ-Rio. AMB03. 2013. (Exposição).

I ENCONTRO DE CINÉTICA E DINÂMICA QUÍMICA DOS PAÍSES DO CONE SUL.Seminário. 2012. (Encontro).

34ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Química para um Mundo melhor. 2011. (Congresso).

30ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química. Ensino de química pra deficientes visuais. 2007. (Congresso).

28ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA. Articulando o Ensino da Eletroquímica na escola média com soluções de sucos de frutas como solução eletrolítica. 2005. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em bancas

Aluno: Brendo Ferreira de Morais

SIQUEIRA, P. M.; Cruz, E. R.; Machado, E. C.;OLIVEIRA, R. L.. Remediação de nitrato em água pela redução com partícvulas metálicas (Fe, Zn e Fe/FeS). 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Weber Fiederichs Landim de Souza;OLIVEIRA, R. L.. Seleção interna do programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIT/INT/CNPq. 2016. Instituto Nacional de Tecnologia.

Weber Fiederichs Landim de Souza;OLIVEIRA, R. L.. Seleção interna do programa institucional de bolsas de iniciação científica - PIBIC/INT/CNPq. 2016. Instituto Nacional de Tecnologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Luiz Sérgio Radino Lamego

LAMEGO, L. S. R.; Borges, M. N.; Selles, J. P.. O Ensino de Química para Deficientes Visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Michelle Jakeline Cunha Rezende

TORRES, A. G.; PEREIRA, H. M. G.;REZENDE, M. J. C.. Identificação e quantificação de resíduos de agrotóxicos em milho por cromatografia bidimensional abrangente com analisador por tempo de voo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pós-graduação em Química) - Instituto de Química - UFRJ.

Daniel Perrone Moreira

REZENDE, C. M.; PEREIRA, H. M. G.;MOREIRA, Daniel Perrone. Identificação e Quantificação de Resíduos de Agrotóxicos em Milho por Cromatografia Bidimensional Abrangente com Analisador por Tempo de Voo. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ADRIANA GIODA

ARBILLA, G.; Azevedo, D.; CORREA, S. M.;GIODA, A.; Santos, C.Y.; SANTELLI, R.. Poluentes orgânicos atmosféricos no Rio de Janeiro: Maracanã e Floresta da Tijuca. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

ADRIANA GIODA

GIODA, A.; ARBILLA, G.; Azevedo, D.. Avaliação de poluentes orgânicos em ambiente urbano e na Floresta da Tijuca. 2014. Exame de qualificação (Doutorando em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcia Narcizo Borges

BORGES, M. N.; Luiz Sérgio Ladino Lamego; Selles, J. P.. O ensino de Química para deficientes visuais. 2006. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Federal Fluminense.

Henrique Marcelo Gualberto Pereira

RESENDE, M. J. C.; TORRES, A. G.;Pereira, H.M.G.. Análise de pesticidas em milho por CGxCG-TOF. 2013. Exame de qualificação (Doutorando em Programa de Pósgraduação em Química) - Programa de Pós-Graduação em Química - IQ/UFRJ.

Debora de Almeida Azevedo

AZEVEDO, D. A.; MOREIRA, J. C.; Arbilla, G.. Distribuição e fontes de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em fase gasosa e material particulado na região do pólo petroquímico de Duque de Caxias -RJ. 2011. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Sergio Machado Corrêa

ARBILLA, G.; GIODA, A.;CORRÊA, S.M.; SIQUEIRA, C. Y. S.; SANTELLI, R. E.. Poluentes orgânicos atmosféricos no Rio de Janeiro: Maracana e Floresta da Tijuca. 2015. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luiz Sérgio Radino Lamego

O Ensino de Química para Deficientes Visuais; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Luiz Sérgio Radino Lamego;

Cristina Maria Carvalho Delou

Ensino de Química para alunos cegos: a realidade da inclusão escolar; 2006; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Licenciatura em Química) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Cristina Maria Carvalho Delou;

Graciela Arbilla de Klachquin

Distribuição e fontes de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos em fase gasosa e material particulado na regiâo do Pólo Petroquímico de Duque de Caxias; 2010; Dissertação (Mestrado em Programa de Química) - Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

Graciela Arbilla de Klachquin

Avaliação da qualidade do ar no Rio de Janeiro: Maracanã, Floresta da Tijuca e Túnel Rebouças; 2015; Tese (Doutorado em Programa de Química) - Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Orientador: Graciela Arbilla de Klachquin;

Debora de Almeida Azevedo

Avaliação da qualidade do ar atmosférico no Rio de Janeiro: Maracanã, Floresta da Tijuca e Tunel Rebouças; 2015; Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Coorientador: Debora de Almeida Azevedo;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Oliveira, Rafael Lopes ; CUSTÓDIO, DANILO JORGE ; DE RAINHO, CLAUDIA RAMOS ; MORAIS, ERIKA ; FELZENSZWALB, ISRAEL ; CORRÊA, SÉRGIO MACHADO ; AZEVEDO, DÉBORA ALMEIDA ; ARBILLA, GRACIELA . Polycyclic aromatic hydrocarbon patterns in the city of Rio de Janeiro. Air Quality, Atmosphere & Health , v. 11, p. 581-590, 2018.

  • SILVA, C. M. ; SOUZA, E. C. C. A. ; SILVA, L. L. ; OLIVEIRA, R. L. ; ARBILLA, GRACIELA ; BERNARDES, M. C. . Avaliação da eficiência do método TO-15 para determinação de compostos orgânicos voláteis em condições típicas de ambiente urbano. Química Nova (Impresso) , p. 1-9, 2016.

  • SOUZA, E. C. C. A. ; OLIVEIRA, R. L. ; ARBILLA, GRACIELA . Isoprene, benzene and toluene levels at the major landmarks of Rio de Janeiro during the 2014 FIFA World Cup. Atmósfera (México) , v. 29, p. 197-207, 2016.

  • OLIVEIRA, RAFAEL LOPES ; LOYOLA, JOSIANE ; MINHO, ALAN SILVA ; QUITERIO, SIMONE LORENA ; DE ALMEIDA AZEVEDO, DÉBORA ; ARBILLA, GRACIELA . PM2.5-Bound Polycyclic Aromatic Hydrocarbons in an Area of Rio de Janeiro, Brazil Impacted by Emissions of Light-Duty Vehicles Fueled by Ethanol-Blended Gasoline. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 93, p. 781-786, 2014.

  • DOS ANJOS PAULINO, SILVIA ; OLIVEIRA, RAFAEL LOPES ; LOYOLA, JOSIANE ; MINHO, ALAN SILVA ; ARBILLA, GRACIELA ; QUITERIO, SIMONE LORENA ; ESCALEIRA, VIVIANE . Trace Metals in PM10 and PM2.5 Samples Collected in a Highly Industrialized Chemical/Petrochemical Area and Its Urbanized Surroundings. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 92, p. 590-595, 2014.

  • LOPES OLIVEIRA, RAFAEL ; VARANDAS, LUCIANA ; ARBILLA, GRACIELA . Characterization of polycyclic aromatic hydrocarbon levels in the vicinity of a petrochemical complex located in a densely populated area of the Rio de Janeiro, Brazil. Atmospheric Pollution Research , v. 5, p. 87-95, 2014.

  • DA SILVA, CLEYTON MARTINS ; SOUZA, ELAINE CESAR C. A. ; DA SILVA, LUANE LIMA ; Oliveira, Rafael Lopes ; CORRÊA, SERGIO MACHADO ; ARBILLA, GRACIELA . Volatile Organic Compounds in the Atmosphere of the Botanical Garden of the City of Rio de Janeiro: A Preliminary Study. BULLETIN OF ENVIRONMENTAL CONTAMINATION AND TOXICOLOGY , v. 5, p. 653-658, rint.

  • OLIVEIRA, R. L. ; AZEVEDO, D. A. ; ARBILLA, G. . Influência dos poluentes urbanos na qualidade do ar na Floresta da Tijuca.. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • JUNG, E. P. ; KUNIGAMI, C. N. ; Velosa, A. C. ; OLIVEIRA, RAFAEL LOPES . Remediação de 1,2 - dicloroetano em solo e água subterrânea por processo de oxidação química in situ (ISCO). 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARBILLA, GRACIELA ; SOUZA, E. C. C. A. ; OLIVEIRA, R. L. . Estudio de la reactividad de la atmosfera de Rio de Janeiro durante la Copa Mundial de la FIFA 2014. 2015. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • ARBILLA, GRACIELA ; OLIVEIRA, RAFAEL LOPES ; SILVA, J. L. ; MINHO, A. S. ; QUITERIO, S. L. ; AZEVEDO, D. A. . PM2.5-bound polycyclic aromatic hydrocarbons in an area of Rio de Janeiro, Brazil impacted by emissions of light-duty vehicles fuelled by ethanol-blended gasoline.. 2014. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • Vieira, F. A. ; OLIVEIRA, R. L. ; ARRUDA, N. P. . Poluentes Orgânicos Persistentes. 2013. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • OLIVEIRA, R. L. . Avaliação do impacto ambiental na atmosfera pela atividade petroquimica no polo industrial de Duque de Caxias. 2013. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • OLIVEIRA, R. L. ; PAULINO, S. A. ; SILVA, J. L. ; VARANDAS, L. ; ARBILLA, G. . Distribuição e fontes de HPA em fase gasosa e material particulado na região do Pólo Petroquímico de Duque de Caxias, Rio de Janeiro.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PAULINO, S. A. ; OLIVEIRA, R. L. ; ARBILLA, G. ; QUITERIO, S. L. ; ESCALEIRA, V. . Estudo das concentrações e fontes de metais traço em material particulado na região do Pólo Petroquímico de Duque de Caxias - RJ.. 2011. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. L. ; SILVA, J. L. ; PAULINO, S. A. ; VARANDAS, L. ; ARBILLA, G. ; QUITERIO, S. L. ; ESCALEIRA, V. . AVALIAÇÃO DO IMPACTO DAS ATIVIDADES INDUSTRIAIS NO POLO PETROQUÍMICO (DUQUE DE CAXIAS, RJ) ATRAV+ES DA CARACTERIZAÇÃO DE METAIS E HPAS EM MATERIAL PARTICULADO. 2011. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • OLIVEIRA, R. L. ; LAMEGO, L. S. R. . Ensino de Química para Deficientes Visuais. 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. L. ; BERNARDES, M. C. . AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DE LAGOAS E RIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. 2006. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • Coutinho, L. G. R. ; OLIVEIRA, R. L. ; Ferreira, M. M. ; Nunes, R. ; Guedes, G. P. ; Oliveira, E. ; Rocha, G. D. ; Silva, J. L. S. . Articulando o Ensino da Eletroquímica na escola média com soluções de sucos de frutas como solução eletrolítica. 2005. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. L. ; BORGES, M. N. . HIDRÓLISE DO CLORETO DE T-BUTILA: PRINCÍPIOS DA QUÍMICA VERDE NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNCIA EXPERIMENTAL II. 2005. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

ARBILLA, GRACIELA ; OLIVEIRA, R. L. ; SILVA, C. M. ; SOUZA, E. C. C. A. . Sexto Relatório Técnico: Estudos de caracterização de compostos orgânicos voláteis (COVs), aplicando metodologias internacionalmente reconhecidas, e estudos de diferentes mecanismos de reação de precursores do poluente ozônio. 2015.

ARBILLA, GRACIELA ; OLIVEIRA, R. L. . Relatório 1 do Projeto Criosfera. Determinação de compostos orgânicos voláteis na Antártica.. 2015.

ARBILLA, GRACIELA ; OLIVEIRA, R. L. . Quarto Relatório Técnico: Estudos de caracterização de compostos orgânicos voláteis (COVs), aplicando metodologias internacionalmente reconhecidas, e estudos de diferentes mecanismos de reação de precursores do poluente ozônio.. 2014.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - Atual

    Determinação de metaloproteínas presentes em alimentos funcionais, Descrição: A maioria dos metais presentes em alimentos está associada a determinadas proteínas ou enzimas, que são responsáveis por determinadas funções biológicas e o estudo de sua composição química e sua forma química (metalômica) e a interação metal biomoléculas (metaloproteômica) é uma exigência cada vez mais forte para avaliar a extensão e o impacto dessas subtâncias nos organismos. Visando isso, este projeto destina-se a avaliar qualitativa e e quantitativamente a presença de metais traços, presentes em produtos alimentícios oriundos do processamento de restos de alimentícios por diferentes técnicas de separação, como cromatografia líquida, eletroforese e a aplicação de métodos espectrofotométricos para avaliar a concentração total do metal nas matrizes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Coordenador / Eliane P. Jung - Integrante.

  • 2016 - Atual

    Remediação de 1,2 - dicloroetano em solo e água subterrânea por processo de oxidação química in situ (ISCO), Descrição: A preocupação com a contaminação do solo e de águas subterrâneas é questão que desprende a atenção de vários grupos de pesquisa pelo mundo. No Brasil este fato é agravado pela precariedade dos sistemas de saneamento, principalmente em regiões industrializadas, onde os aterros sanitários, tanques de armazenagem de indústrias, terminais de distribuição de produtos químicos e postos de serviços podem contaminar os solos e as águas subterrâneas. De fato vemos um crescente aumento em áreas contaminadas, como mostram relatórios de áreas contaminadas desenvolvidos pelos órgãos de controle ambiental dos Estados. Assim, com o intuito de promover uma estratégia de recuperação dessas áreas, este projeto objetiva o desenvolvimento de um procedimento para a remediação de solos e águas subterrâneas contaminadas por 1,2 dicloroetano em solos e águas subterrâneas.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Coordenador / Adriana Correia de Velosa - Integrante / Elba dos Santos Oliveira - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

  • 2014 - 2016

    Caracterização dos compostos orgânicos voláteis de origem biogénico presentes na atmosfera da Floresta da Tijuca e seu impacto na qualidade de ar urbano., Descrição: Neste projeto será determinada a distribuição espacial e temporal dos BCOVs no ar da Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro) a fim de elucidar o papel da floresta e, em geral da Mata Atlântica, na atmosfera da cidade de Rio de Janeiro. Paralelamente serão obtidos dados de concentração de ozônio, parâmetros meteorológicos e radiação solar e dados de concentração desses compostos na área urbana aos fins de comparação. Serão usadas as técnicas da US-EPA, TO15 e TO17, para coleta de amostras com canisters e cartuchos adsorvedores, respectivamente, e análise dos compostos usando CG MS e dessorção térmica. Será avaliado o potencial de formação de ozônio destes compostos e sua possível contribuição à formação de ozônio e outros oxidantes fotoquímicos. Finalmente será realizada uma simulação das trajetórias de ar que entram e saem da área da Floresta da Tijuca o que poderá auxiliar na interpretação dos resultados e da interação Floresta-área urbana. Processo: 446158/2014-3. Chamada: MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa B - R$ 60.000,00.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Integrante / ARBILLA, GRACIELA - Coordenador / Cleyton Martins da Silva - Integrante / Elaine Cesar do Carmo Assumpção de Souza - Integrante.

  • 2014 - 2016

    Determinação de compostos orgânicos voláteis e semivoláteis na atmosfera da Floresta da Tijuca e seu impacto naqualidade do ar urbana, Descrição: A Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana de América, a terceira maior área verde do Brasil e cobre 3,5% da área do município do Rio de Janeiro. Tem um papel fundamental na regulação do clima e da qualidade do ar na cidade de Rio de Janeiro. Neste projeto serão determinados os compostos orgânicos voláteis e semi-voláteis no ar e no material particulado da Floresta da Tijuca e de umlocal urbano próximo, a fim de elucidar o possível impacto da cidade na qualidade do ar da Floresta e o efeito da mesma na absorção de poluentes provenientes do ambiente urbano. Este Projeto está sendo apoiado pela FAPERJ (Processo E-26/110.440/2014. APQ1 2013/2). Projeto cadastrado no SISBIO (MMA. Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade) com o número 41388... , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Integrante / ARBILLA, GRACIELA - Coordenador / Cleyton Martins da Silva - Integrante / Elaine Cesar do Carmo Assumpção de Souza - Integrante / Caion Vieira Costa - Integrante., Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

  • 2011 - 2016

    Caracterização de compostos orgânicos voláteis (COVs) e estudo das reações de precursores de ozônio, Descrição: Termo de Cooperação com o CENPES/PETROBRAS 00500069547.11.9. O trabalho proposto tem os seguintes objetivos principais: 1. Implementar melhorias na infra-estrutura laboratorial, para dar suporte às atividades de P&D. 2. Desenvolver e validar metodologia analítica para análise e especiação de Compostos Orgânicos Voláteis (COVs), em amostras gasosas de ar ambiente e emissões veiculares, usando a técnica de cromatografia gasosa de alta resolução. 3. Implantar e aperfeiçoar técnicas de análise de Compostos Orgânicos Voláteis. 4. Realizar intercalibrações analíticas entre os laboratórios da UFRJ e do CENPES. 5. Implementar o estudo detalhado das reações atmosféricas dos precursores de ozônio usando mecanismos fotoquímicos detalhados. 6. Planejar a determinação experimental de fatores de emissão para a frota do Rio de Janeiro. . Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Integrante / Flávia de Almeida Vieira - Integrante / ARBILLA, GRACIELA - Coordenador / Cleyton Martins da Silva - Integrante / Elaine Cesar do Carmo Assumpção de Souza - Integrante / Alan Silva Minho - Integrante / Ednardo Moreira - Integrante., Financiador(es): Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguêz de Mello - Auxílio financeiro.

  • 2009 - 2010

    Caracterização da composição da atmosfera e dos precursores de ozônio na bacia área III da região Metropolitana do Rio de Janeiro, Descrição: Auxílio APQ1. FAPERJ. A partir de Outubro de 2009. O projeto visa à caracterização da qualidade do ar da Bacia Aérea III na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, em particular na área de Campos Elíseos em Duque de Caxias, região com alta ocupação populacional e instalação de empresas dos setores refino do petróleo, energia e petroquímica. Nos anos anteriores, nosso grupo de pesquisa já estudou algumas áreas: centro da cidade de Rio de Janeiro, bairros da Tijuca e Bonsucesso e 7 municípios da Baixada Fluminense (Belford Roxo, Magé, Nilópolis, Japeri, Queimados, São João de Mereti, Mesquita). Serão determinadas as concentrações dos principais poluentes não-legislados, no ar: carbonilas, compostos aromáticos e outros compostos orgânicos voláteis e no material particulado (PM10 e PM2,5): metais e compostos policíclicos aromáticos. Os dados serão tratados estatisticamente para caracterizar as fontes de emissão. Os resultados obtidos em trabalhos anteriores, somados aos obtidos neste projeto, permitiram determinar sub-áreas dentro da Bacia III, caracterizadas pelas emissões fixas e móveis e a composição do ar. Espera-se que os resultados deste projeto, além de contribuir à formação de recursos humanos e ao desenvolvimento de grupos de pesquisa da UFRJ, e CEFETEQ, possam ser compartilhados com o INEA e as empresas do Polo Petroquímico de Campos Elíseos contribuindo para uma melhora das condições ambientais e o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio de Janeiro.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (2) . , Integrantes: Rafael Lopes Oliveira - Integrante / SILIVA DOS ANJOS PAULINO - Integrante / LUCIANA VARANDAS - Integrante / ARBILLA, GRACIELA - Coordenador / QUITERIO, SIMONE LORENA - Integrante., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa / Universidade Federal do Rio de Janeiro - Bolsa / Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense, Centro de Estudos Gerais, Instituto de Química. , Rua São Joao Batista, Centro, 24020007 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 1111111111

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional