Renata Ferreira do Nascimento

Renata Nascimento é Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (2018) com pesquisa desenvolvida na área de processos comunicacionais, na linha de Comunicação Institucional e Mercadológica. Também é formada em jornalismo pela mesma instituição, pós-graduada em Semiótica Psicanalítica pela PUC - SP e possui MBA em Gestão da Comunicação Empresarial pela Escola Superior de Engenharia e Gestão em parceria com a ABERJE (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial). Há 20 anos atua nas áreas de Comunicação e Marketing para grandes empresas dos setores de tecnologia e automotivo e soma experiência nas áreas de relações públicas, relacionamento com a imprensa, mídias sociais, gestão de conteúdo, promoção de eventos, facilitação de grupos, palestras, sustentabilidade, entre outras. Suas atribuições profissionais abrangem definição de estratégias de comunicação, planejamento, administração de orçamento e gestão de pessoas. É diretora do capítulo ABERJE no ABCD paulista. Neste cargo, cuja atuação é voluntária, tem como responsabilidade reunir as melhores práticas, fomentar e disseminar conhecimentos entre as empresas da região com o objetivo de gerar valor para a Comunicação Organizacional.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em Comunicação Social

2017 - 2019

Universidade Metodista de São Paulo
Título: A informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital,Ano de Obtenção: 2019
Antônio Roberto Chiachiri Filho.Grande área: Ciências Sociais AplicadasGrande Área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração / Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Especialização em Gestão da Comunicação Empresarial

2012 - 2014

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial
Título: A marca vem de dentro: comunicação interna e branding
Orientador: Natalia Tamura

Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da cultura

2007 - 2009

Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Título: Você tem sede do quê? Informação e consumo na sociedade contemporânea
Orientador: Cláudio César Montoto

Graduação em Comunicação Social - Jornalismo

2001 - 2004

Universidade Metodista de São Paulo
Título: Livro Reportagem - As Vidas de um Chico
Orientador: Herom Vargas

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2007 - 2007

Comunicação Empresarial. (Carga horária: 22h). , Escola Superior de Propaganda e Marketing, ESPM, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda/Especialidade: COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Jornalismo e Editoração/Especialidade: Jornalismo Especializado (Comunitário, Rural, Empresarial, Científico).

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação.

Grande área: Ciências Sociais Aplicadas / Área: Comunicação / Subárea: Relações Públicas e Propaganda.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Natália de Campos Tamura

TAMURA, Natália de CamposLEMOS, E.; SOUZA, G.. A marca vem de dentro: comunicação interna e branding para colaboradores da rede de concessionárias da Scania.. 2015 - Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Antonio Roberto Chiachiri Filho

CHIACHIRI, Roberto; IAHN, Roberta Cesarino;CASAQUI, V.. Jornalismo ou publicidade: a informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Vander Casaqui

CHIACHIRI, A. R.; IAHN, R. C.;CASAQUI, Vander. A informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Vander Casaqui

CHIACHIRI, A. R.; IAHN, R. C.;CASAQUI, Vander. Jornalismo ou publicidade: a informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Luiz Alberto de Farias

BARBOSA, J. C.;FARIAS, L. A. de.. A importância da comunicação no gerenciamento de crise. 2005. Monografia (Aperfeiçoamento/Especialização em comunicação empresarial) - Faculdade Cásper Líbero.

Roberta Cesarino Iahn

CHIACHIRI JR, A. R.; CASAQUI, V.;IAHN, R. C.. A informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Roberta Cesarino Iahn

IAHN, R. C.; CHIACHIRI JR, A. R.; CASAQUI, V.. Jornalismo ou Publicidade: a informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elizabeth Moraes Gonçalves

As narrativas do conteúdo de marca como estratégia das organizações para a atrair atenção de seus públicos; Início: 2017; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo; (Orientador);

Antonio Roberto Chiachiri Filho

Jornalismo ou publicidade: a informação como prática de incentivo ao consumo no ambiente digital; 2019; Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Universidade Metodista de São Paulo,; Orientador: Antonio Roberto Chiachiri Filho;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • NASCIMENTO, R. F. . O encontro entre as Relações Públicas e a Publicidade na jornada de lançamento de um caminhão. 2018. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, R. F. . O jornalismo como prática discursiva de incentivo ao consumo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • NASCIMENTO, R. F. . A arte de contar histórias e conectá-las às estratégias de negócios. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • NASCIMENTO, R. F. . Publicidade ou Jornalismo: A identidade do conteúdo de marca. 2017. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • NASCIMENTO, R. F. . Storytelling e Gestão de Conteúdo. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

NASCIMENTO, R. F. . Múltiplos Papés. 2016. (Programa de rádio ou TV/Entrevista).

NASCIMENTO, R. F. . Ainda somos humanos. 2016. (Programa de rádio ou TV/Comentário).

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Scania Latin America. , Avenida José Odorizzi 151, Assunção, 09810902 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil, Telefone: (11) 43449666

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2013 - Atual

Scania Latin America

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Líder de Comunicação e Relações Públicas, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Gestão de equipe interna e de agências terceiras para planejamento e desenvolvimento de atividades de comunicação organizacional. Responsável pelo planejamento estratégico de comunicação por meio da definição de narrativas, mensagens-chave, táticas para posicionamento de marca. Desenvolvimento de táticas de comunicação para projetos de Sustentabilidade, Diversidade e Inclusão, entre elas seminários, rodas de diálogo e workshops. Aplicação de "Storytelling" nas táticas de comunicação. Gerenciamento e curadoria de conteúdo para mídias sociais digitais e demais canais de comunicação, como intranet, site, boletins, revistas internas e externas. Coordenação de atividades de imprensa, dentre elas, relacionamento com a mídia, lançamento de produtos e demais ações com foco em jornalistas. Treinamento de executivos para relacionamento com a mídia e demais públicos de interesse da organização.

2010 - 2013

Scania Latin America

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação Sênior, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Edição de textos para os canais de comunicação da empresa; - Elaboração de boletins para comunicação com a Rede de concessionárias; - Planejamento das ações com a imprensa: coletivas, entrevistas, press releases etc.; - Aplicação de Media Training; - Suporte a executivos com a elaboração de discursos e definição de mensagens-chave; - Organização de eventos e viagens nacionais e internacionais com jornalistas.

2007 - 2010

Scania Latin America

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação Pleno, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Reportagem e redação de revista corporativa e boletins; - Assessoria de imprensa; - Redação de discursos; - Suporte em ações de Media Training; - Suporte e organização de eventos internos e externos; - Gerenciamento do contato com fãs da marca; - Atividades de relações públicas envolvendo clientes e demais stakeholders.

2003 - 2007

Scania Latin America

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Assessor de Comunicação, Carga horária: 40, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
- Auxílio para produção editorial: seleção de pautas, agenda de fotos e contato com fontes. - Redação de texto para boletim interno. - Suporte a executivos na elaboração de discursos, organização de agendas e briefing para eventos. - Suporte na organização de eventos internos e externos. - Viagens nacionais para supervisão e acompanhamento de eventos corporativos e produção de reportagens.

2018 - Atual

Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretora do Capítulo ABCD

Outras informações:
Diretora do capítulo Aberje no ABCD paulista. As responsabilidades da função abrangem o contato contínuo com empresas da região a fim de fomentar, disseminar conhecimentos e reunir as melhores práticas na área da comunicação organizacional

2000 - 2002

América Online

Vínculo: Colaborador, Enquadramento Funcional: Representante técnico, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Suporte técnico na área de TI. Desenvolvimento de ações de comunicação para atendimento eficaz; participação na elaboração de roteiro de atendimento.

2017 - 2019

Universidade Metodista de São Paulo

Vínculo: Pesquisador Mestrado, Enquadramento Funcional: Pesquisador mestrado, Carga horária: 10

Outras informações:
Pesquisa desenvolvida na área da Comunicação Institucional e Mercadológica. Resumo: As múltiplas evoluções tecnológicas possibilitaram novas e diversificadas formas de interação entre seres humanos e marcas, que são realizadas por meio de interfaces digitais, como as plataformas de mídias sociais digitais, espaços para comentários e aplicativos de conversas. Esse ambiente transformou, entre outros fatores, a maneira como a informação é consumida e percebida na internet. Nesse complexo ambiente comunicacional, jornalismo e a publicidade também se deslocam do seu significado semântico e aproximam-se ainda mais um do outro, contribuindo para produzir na audiência a sensação de que a informação provém de uma única área do campo da comunicação, juntamente com o entretenimento e o conteúdo produzido pelo próprio público. A intenção desta pesquisa é, portanto, contribuir com um estudo sobre o conteúdo informativo quando produzido por marcas e apresentar suas similaridades com o jornalismo contemporâneo, enfatizando como esta prática influencia a percepção da informação no ambiente digital. A investigação será realizada por meio de revisão bibliográfica e análise de conteúdo de produções publicitárias e jornalísticas, além dos comentários do público que interage com tais ações.

Atividades

  • 01/2017 - 01/2019

    Pesquisa e desenvolvimento , Universidade Metodista de São Paulo, .,Linhas de pesquisa