Márcio Toledo Gonçalves

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986). Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais com dissertação sob o título "Subjetividade Neoliberal, Discurso Capitalista e a Desconstrução do Direito do Trabalho : da Mais valia ao Mais-gozar (2020). Foi professor na Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC/Barbacena no segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de 2009, ocasião em que ministrou aulas de Direito do Trabalho I para turmas do 7 Período do curso de Direito. Tem experiência na área de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, haja vista exercer o cargo de Juiz do Trabalho desde 1994 e ter sido assessor jurídico de entidades sindicais profissionais (Sind-UTE, Sindados/MG, Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte e Região, dentre outros) entre os anos de 1987 e 1994. Atualmente dedica-se a estudos com ênfase em temas como: subjetividade e direito do trabalho, psicanálise e direito, atuação dos estados nacionais na reestruturação produtiva, novas formas de reestruturação produtiva em curso, globalização e precarização. Possui vários artigos publicados no campo do Direito do Trabalho. Atualmente participa do curso de formação em Psicanálise do IPSM-MG (INSTITUTO DE PSICANÁLISE E SAÚDE MENTAL DE MINAS GERAIS).

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Direito

1982 - 1986

Universidade Federal de Minas Gerais

Formação complementar

2017 -

Extensão universitária em Curso de atualização em psicanálise: Introdução à Clínica Lacaniana. (Carga horária: 60h). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

2017 - 2017

Licões Introdutórias à Psicanálise. (Carga horária: 20h). , Escola Brasileira de Psicanálise, EP, Brasil.

1999 - 1999

Curso de Inglês Intensivo - Interlink school. (Carga horária: 400h). , Interlink School, IS, Inglaterra.

1986 - 1987

Estágio - Departamento de Assistência Judiciária (DAJ). , Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Italiano

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Francês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Participação em eventos

FUTURO DO TRABALHO: OS EFEITOS DA REVOLUÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE. 2019. (Simpósio).

III CONGRESSO DE DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO. SUBJETIVITIVIDADES DISSIDENTES E O DIREITO. 2018. (Congresso).

MESA REDONDA GRUPO DE ESTUDOS TRABALHO, GLOBALIZAÇÃO E ECONOMIA.FINANCEIRIZAÇÃO E PLATAFORMAS VIRTUAIS DE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO. DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O FUTURO DO TRABALHO.. 2018. (Encontro).

4 Seminário Internacional do Trabalho Seguro. 2017. (Seminário).

Congresso Internacional DIREITO, TRABALHO E TECNOLOGIA. 2017. (Congresso).

I ENCONTRO SOBRE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO. 2017. (Encontro).

I ENCONTRO SOBRE SAÚDE MENTAL NO TRABALHO. 2017. (Encontro).

OITAVO ENCONTRO DAS UNIDADES REGIONAIS DE GESTÃO JUDICIÁRA E D PARTICIPAÇÃO DA PRIMEIRA INSTANCIA NA IADMINISTRAÇÃO DA JUSTIÇA DO TR TRABALHO DE MINAS GERAIS. 2017. (Encontro).

SEMINÁRIO CLÍNICO - NÚCLEO DE PISCANÁLISE E DIREITO.SEMINÁRIO CLÍNICO - O MUNDO DO TRABALHO E SUBJETIVIDAE NAS PSICOSES: IDENTIFICAÇÕES , ESTBILIZAÇÕES , DESENCADEAMENTO. 2017. (Seminário).

5 Encontro das Unidades Regionais de Gestão Judiciária e de Participaççao da 1ª Instância na Administração da Justiça do Trabalho de Minas Gerais. 2015. (Encontro).

2 Encontro das Unidades Regionais de Gestão Judiciária e de Participação da 1ª Instância na Administração da Justiça do Trabalho de Minas Gerais. 2011. (Encontro).

I Seminário Nacional Sobre a Ampliação da Competência da Justiça do trabalho. 2005. (Seminário).

I Congresso dos Magistrados Trabalhistas da Região Sudeste. Lides Simuladas. 2000. (Congresso).

2 SEminário de Patrocínio para Transformação das Relações de Trabalo. 1997. (Seminário).

VII CONAMAT - Congresso Nacional dos Magistrados do Trabalho. 1996. (Congresso).

1 Encontro de Patrocínio para Modernização das Relações de Trabalho. 1995. (Encontro).

V CONAMAT - Congresso Nacional dos Magistrados do Trabalho. 1994. (Congresso).

IV Seminário sobre Direito Constitucional do Trabalho. 1990. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Direito Coletivo. 1990. (Congresso).

Seminário Sobre Direito de Greve. 1987. (Seminário).

V Congresso Brasileiro de Direito Administrativo. 1986. (Congresso).

Participação em bancas

Aluno: Rafael Felipe Reis

GONÇALVES, Márcio Toledo; NICOLI, P. A. G.. A INSERÇÃO DO IMIGRANTE NA SOCIEDADE BRASILEIRA POR MEIO DO TRABALHO. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Bernard Soares César Guerrieri

GONÇALVES, Márcio Toledo; NICOLI, P. A. G.; CLARK, G.. FORMAS E REFORMAS DA PROTEÇÃO SOCIAL: (DES) CAMINHOS DA SOLIDARIEDADE. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Aluno: Sérgio Pinto Martins

GONÇALVES, Márcio Toledo; MOURA, N. C.; PEREIRA, F. S. M.. PSICANÁLISE E CAPTURA DA SUBJETIVIDADE PELO HOME OFFICE: (Im)possibilidades Jurídicas de Intervenções Emancipatórias na Reforma Trabalhista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Universidade Federal de Ouro Preto.

Comissão julgadora das bancas

Daniela Muradas Antunes

ANTUNES, D. M.; NICOLI, P. A. G.; GUERRA, A. M. C.; ORSINI, Adriana Goulart de Sena. SUBJETIVIDADE NEOLIBERAL, DISCURSO CAPITALISTA E A DESCONSTRUÇÃO DO DIREITO DO TRABALHO: da mais-valia ao mais-gozar. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniela Muradas Antunes

NICOLI, P. A. G.; VASCONCELOS, Antônio Gomes de; GUERRA, A. M. C.; CLARK, G.;MURADAS, D.. Direito do trabalho e subjetividade: a reforma trabalhista e suas narrativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Gomes de Vasconcelos

VASCONCELOS, A. G.; NICOLI, P. A. G.; GUERRA, A. M. C.; ORSINI, A.G.S.; ANTUNES, D. M.. Subjetividade neoliberal, discurso capitalista e a desconstrução do direito do trabalho: Da mais-valia ao mais-gozar. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Antônio Gomes de Vasconcelos

NICOLI, P. A. G.; ANTUNES, D. M.; GUERRA, A. M. C.;VASCONCELOS, A. G.. Direito do Trabalho, Neoliberalismo e Subjetividade: A Reforma Trabalhista e suas Narrativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

ADRIANA GOULART DE SENA ORSINI

NICOLI, P. A. G.Guerra, A.M. CSENA, A. G. O.ANTUNES, D. M.VASCONCELOS, A. G.. Subjetividade Neoliberal, Discurso Capitalista e a Desconstrução do Direito do Trabalho: da mais-valia ao mais-gozar. 2020. Dissertação (Mestrado em Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Direito da UFMG.

Giovani Clark

NICOLI, P. A. G.; GOMES, Antônio de Vasconcelos;CLARK, G.; ANTUNES, D. M.; GUERRA, A. M. C.. Direito do Trabalho, Neoliberalismo e Subjetividade: a reforma trabalhista e suas narrativas. 2018. Exame de qualificação (Mestrando em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Pedro Augusto Gravatá Nicoli

NICOLI, Pedro Augusto Gravatá; GUERRA, Andréa M. C.; SENA, A. G.; VASCONCELOS, A. G.;MURADAS, Daniela. Subjetividade neoliberal, discurso capitalista e a desconstrução do direito do trabalho: da mais-valia ao mais-gozar. 2020. Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais.

Foi orientado por

Andréa Máris Campos Guerra

Subjetividade Neoliberal, Discurso Capitalista e a desconstrução do Direito do Trabalho: da mais-valia ao mais-gozar; 2020; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Coorientador: Andréa Máris Campos Guerra;

Andréa Máris Campos Guerra

Subjetividade neoliberal, discurso capitalista e a desconstrução do Direito do trabalho: da mais-valia ao mais-gozar; 2018; Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Andréa Máris Campos Guerra;

Pedro Augusto Gravatá Nicoli

Subjetividade neoliberal, discurso capitalista e a desconstrução do direito do trabalho: da mais-valia ao mais-gozar; 2020; Dissertação (Mestrado em Direito) - Universidade Federal de Minas Gerais,; Orientador: Pedro Augusto Gravatá Nicoli;

Produções bibliográficas

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . UBERIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO - AS TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS COMO PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NO SÉCULO XXI. Revista LTr. Legislação do Trabalho , v. 03, p. 319-331, 2017.

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . DA LIMITAÇÃO AO NÚMERO DE DIRIGENTES SINDICAIS PREVISTA NO ART. 522 DA CLT E SUA INCONSTITUCIONALIDADE. REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3. REGIAO , v. 64, p. 83-92, 2001.

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . Obrigação de fazer referente à anotação de carteira de trabalho e sua execução específica. REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3. REGIAO , v. 31, p. 113-117, 2000.

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . Cooperativas de trabalho: mecanismo de fraude aos direitos sociais. REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3. REGIAO , v. 29, p. 45-48, 1999.

  • MOURA, N. C. ; GONÇALVES, Márcio Toledo . TECNOLOGIAS DISRUPTIVAS E A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO HUMANO. 1. ed. São Paulo: LTR, 2017. 348p .

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . Sentença Trabalhista - Processo N. 0011359-34-2016.5.03.0112- Juiz do Trabalho da 33ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, Belo Horizonte, p. 369 - 406, 31 jul. 2017.

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . FORMAS DE GESTÃO DA SUBJETIVIDADE: MERCADO E ESTADO NO NEOLIBERALISMO. 2019. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . Neoliberalismo e Subjetividade: Dispositivo Performance/gozo e o Processo de Acumulação Contemporâneo. 2018. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE ESTUDOS JURÍDICOS E I SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM DIREITO. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . O MUNDO DO TRABALHO E SUBJETIVIDADE NAS PSICOSES: IDENTIFICAÇÕES, ESTABILIZAÇÃO, DESENCADEAMENTO. 2017. (Apresentação de Trabalho/Seminário).

  • GONÇALVES, Márcio Toledo . POLITIZAÇÃO DO PODER JUDICIÁRIO. 2016. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

Prêmios

2005

Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Juiz Ari Rocha (indicado pelo Ministro Maurício Godinho Delgado), Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região - Minas Gerais.

Histórico profissional

Experiência profissional

1994 - Atual

Tribunal Regional do Trabalho da Terceira Região

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Juiz do Trabalho

1986 - 1992

União dos Trabalhadores do Ensino de Minas Gerais

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado

1988 - 1989

Sind. dos Empregados de Empresas de Processamento de Dados do Estado de Min

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado

1989 - 1994

Sindicato dos Empregados Em Estabelecimentos Bancários de Belo Horizonte

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Advogado

2008 - 2009

Universidade Presidente Antônio Carlos

Vínculo: , Enquadramento Funcional: Professor Graduado, Carga horária: 20

Atividades

  • 08/2008 - 08/2009

    Ensino, Direito, Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Direito do Trabalho I