Leonardo dos Santos Ramos

Possui graduação em Segurança Pública pela Universidade Federal Fluminense(2017) e mestrado em Justiça e Segurança pela Universidade Federal Fluminense(2021). Atualmente é Cabo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana.

Informações coletadas do Lattes em 22/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em Justiça e Segurança

2019 - 2021

Universidade Federal Fluminense
Título: A Baca é Política: uma etnografia dos conflitos, moralidades e hierarquias no transporte público aquaviário sobre a Baía de Guanabara,Ano de Obtenção: 2021
Lenin dos Santos Pires.Grande área: Ciências Humanas

Graduação em andamento em Direito

2018 - Atual

Universidade Candido Mendes

Graduação em Segurança Pública

2014 - 2017

Universidade Federal Fluminense
Título: Entre a "judaria interna", a "pista salgada" e o "medo de se entregar": uma etnografia das representações de medo entre policiais militares do Estado do Rio de Janeiro
Orientador: Lenin dos Santos Pires

Idiomas

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Lê Pouco.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia Urbana.

Participação em eventos

III Simpósio Internacional do Laesp."Eles querem uma polícia da França no Brasil": uma reflexão antropológica sobre os discursos, práticas e representações em disputa no campo da segurança pública fluminense.. 2021. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Flávia Medeiros Santos

EILBAUM, L.PIRES, L.MEDEIROS, Flavia. Entre a "Judaria Interna", a "Pista Salgada" e o "Medo de se Entregar": uma etnografia das representações de medo entre policiais militares do Estado do Rio de Janeiro.. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Segurança Pública) - Universidade Federal Fluminense.

Roberto Kant de Lima

PIRES, Lenin; EILBAUM, Lucía;KANT DE LIMA, Roberto. "A barca é política": uma etnografia dos conflitos nas travessias das barcas da CCR entre Niteroi e Praça XV. 2020. Exame de qualificação (Mestrando em Justiça e Segurança) - Universidade Federal Fluminense.

Foi orientado por

Lenin dos Santos Pires

Policial Militar Tecnologo: uma analise antropológica das permanências e continuidades das representações de; 2019; Dissertação (Mestrado em Mestrado Acadêmico em Justiça e Segurança) - Programa de Pós-Graduação em Justiça e Segurança,; Orientador: Lenin dos Santos Pires;

Lenin dos Santos Pires

Entre a ?judaria interna?, a ?vergonha? e a ?pista salgada?: uma etnografia das representações de medo entre policiais militares do Estado do Rio de Janeiro; ; 2017; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Segurança Publica e Social) - Universidade Federal Fluminense; Orientador: Lenin dos Santos Pires;

Produções bibliográficas

  • RAMOS, L. S. ; DIAS, J. C. ; FARIA, R. S. . Usos da força, seus meios e modos diante dos fins. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, L. S. ; BATISTA, Nathaly . O que é Segurança Pública?. 2017. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, L. S. . Cidadania: o que é e como se constrói.. 2015. (Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra).

  • RAMOS, L. S. . O 'Você sabe com quem está falando' e o armamentismo: uma mistura explosiva 2019 (Artigo publicado no site do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INEAC)).

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Entre os "nomes" e as "práticas": uma análise etnográfica sobre as lógicas da atuação do policial militar fluminense nas Unidades de Polícia Pacificadora, Descrição: No presente projeto se sugere analisar os fenômenos sócio-histórico-culturais que estão em questão na interação entre a Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) e a população das favelas contempladas com a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). No trabalho se busca apontar as práticas da Polícia Militar (PM), bem como pôr sob descrição etnográfica as ideologias, representações, valores e significados acionados por estas mesmas práticas, ao se operacionalizar a chamada ?filosofia de polícia de proximidade?. E desta forma, a partir dos resultados das pesquisas de campo, propor rupturas ou continuidades para os gestores da Coordenadoria de Polícia Pacificadora. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Leonardo Dos Santos Ramos - Coordenador.

Histórico profissional

Endereço profissional

  • Universidade Federal Fluminense. , Rua Professor Hernani Melo, São Domingos, 24210130 - Niterói, RJ - Brasil, Telefone: (21) 36747482

Experiência profissional

2010 - Atual

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Vínculo: Servidor Público, Enquadramento Funcional: Cabo