SILVIA THAIS CORREA CEZAR GONSALVES ROSA
Possui graduação em Psicologia pelo Centro Universitário Uniamérica (2019), com experiência em Psicologia Hospitalar, Acompanhamento Terapêutico e Psicopedagogia. Atualmente é graduanda em Antropologia - Diversidade Cultural Latino Americana, pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), com ênfase em relações raciais, de genêro e saúde mental.
Informações coletadas do Lattes em 21/04/2024
Acadêmico
Formação acadêmica
Graduação em andamento em Antropologia - Diversidade Cultural Latino-Americana
2016 - Atual
Graduação em Psicologia
2015 - 2019
Faculdade União das Américas
Bolsista do(a): Faculdade União das Américas, UNIAMERICA, Brasil.
Formação complementar
2020 - 2020
XIII SECONE - Introdução ao Pensamento de Frantz Fanon. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil.
2020 - 2020
Introdução para uma Psicologia Antirracista. (Carga horária: 20h). , Portal Pretitudes Formação e Gerenciamento, PRETITUDES, Brasil.
2020 - 2020
Raça, Racismo e Consciência Histórica Africana. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
2018 - 2018
Relações de Gênero e Políticas Públicas. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA, Brasil.
Idiomas
Inglês
Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.
Espanhol
Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.
Áreas de atuação
Grande área: Ciências Humanas / Área: Antropologia / Subárea: Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Social.
Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Saúde Mental.
Participação em eventos
II SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (EICTI 2018).Sexo/gênero, raça, etnicidade e território no contexto das afro-reparações na Colômbia. 2019. (Encontro).
SEMANA INTEGRADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (EICTI 2018).O PAPEL DO ESTADO NAS TRANSFORMAÇÕES NAS NARRATIVAS DA NAÇÃO NO URUGUAI: AS AFRO-REPARAÇÕES. 2018. (Encontro).
Produções bibliográficas
-
ROSA, S. T. C. C. G. ; ROSA, W. . O papel do Estado nas transformações nas narrativas da nação no Uruguai: as afro-reparações. REVISTA BRASILEIRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , v. v. 6, n. 4, p. 114-125, 2019.
Projetos de pesquisa
-
2018 - 2019
Diáspora africana na América do Sul: Sexo/gênero, raça, etnicidade e território no contexto das afro-reparações na Colômbia, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Waldemir Rosa em 04/02/2021., Descrição: Tendo por base o Projeto de Pesquisa ?Diáspora africana na América do Sul: Estado, identidades políticas e as formações nacionais ? um estudo comparativo entre Brasil, Uruguai e Colômbia (segunda e terceira fases)? este PTE busca apresentar as atividades do estudante na iniciação científica referente à terceira fase que possui as políticas afrorreparatórias colombianas como foco central. Tal estudo possui a perspectiva comparativa como um norte da análise, no caso, com as políticas e as transformações observadas no Brasil observadas na primeira fase da pesquisa e do Uruguai, na segunda fase da pesquisa. O foco central de análise do PTE são as transformações ocorridas nas narrativas políticas do movimento de mulheres afro colombianas no contexto de preparação e pós III Conferência Mundial contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, realizada no ano de 2001 na cidade de Durban, África do Sul. A natureza das fontes de pesquisa é diversa e inclui produção acadêmica e literária sobre o tema, narrativas dos movimentos sociais, documentos oficiais do governo colombiano e material audiovisual sobre o tema. Com atividades vinculadas ao PTE está: 1) o levantamento e catalogação de produções acadêmicas sobre o tema das mulheres afro-colombianas e suas lutas políticas; 2) o mapeamento de organizações da sociedade civil de mulheres afro-colombianas e de suas narrativas sobre as políticas afrorreparatórias; 3) a proposição, junto do com docente orientador, de um caminho de análise das narrativas politicas das mulheres afro-colombianas tendo por metodológica o feminismo interseccional no paradigma das teorias das descolonização.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Thais Corrêa Cezar Gonsalves Rosa - Integrante / waldemir Rosa - Coordenador.
-
2017 - 2018
Diáspora africana na América do Sul: Estado, identidades políticas e as formações nacionais - um estudo comparativo entre Brasil, Uruguai e Colômbia (segunda e terceira fases), Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva estudar a forma como os Estados nacionais da América do Sul incorporam a retórica da raça na constituição de legislações e polícias afro-reparatórias e como está incorporação incide sobre os processos de constituição das identidades políticas dos grupos negros e afro-latino-americanos e se tais grupos se utilizam do Estado para inscrever sua contras-narrativas no discurso oficial se contraponto a metáfora englobante e unificadora das nações. A primeira fase do projeto dedicou ao estudo de caso do Brasil e a segunda e terceira fases respectivamente o caso do Uruguai e Colômbia. Esses ?outros? da nação são constituídos como resultantes de formas de subjetivação a partir de interações através de fronteiras históricas interiores, fornecidas primeiramente pelo colonialismo e posteriormente pela formação do Estado nacional. Assim as suas contras-narrativas rasuram as suas fronteiras totalizantes forçando um colapso de sua uniformidade, homogeneidade e horizontalidade que revela a ambivalência e o quanto vacilante é a nação. Buscamos dar ênfase a problematização na pesquisa em três aspectos principais: 1) a relação entre identidades polícias e o Estado; 2) a relação entre Estado e nação enquanto narrativa; e c) observar a existência, ou não, de uma dissonância entre a narrativa da nação e o discurso oficial do Estado no que se refere as políticas afro-reparatórias. Aqui o Estado é compreendido como um elemento importante no processo de constituição das identidades políticas dos grupos minoritários por meio do financiamento, via alocação de recursos públicos, de suas contras-narrativas que fraturam a narrativa da nação.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Silvia Thais Corrêa Cezar Gonsalves Rosa - Integrante / waldemir Rosa - Coordenador., Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
Histórico profissional
Experiência profissional
2017 - 2018
Universidade Federal da Integração Latino-AmericanaVínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Científica - UNILA
Outras informações:
O papel do Estado nas transformações nas narrativas da nação no Uruguai: as afro-reparações, sob a orientação do(a) professor WALDEMIR ROSA.
Atividades
-
04/2019 - 07/2019
Estágios , Foz do Iguaçu, Centro de Atenção Psicossocial II - CAPS II.,Estágio realizado, Estágio Profissionalizante I.
-
08/2018 - 11/2018
Estágios , Foz do Iguaçu, Fundação de Saúde Itaiguapy.,Estágio realizado, Estágio Profissionalizante II.
-
08/2017 - 12/2017
Extensão universitária , Foz do Iguaçu, Faculdade União das Américas.,Atividade de extensão realizada, Projeto de Extensão de Orientação Vocacional para Adolescentes.
-
09/2017 - 11/2017
Estágios , Foz do Iguaçu, Unidade Básica de Saúde - UBS Vila Yolanda.,Estágio realizado, Estágio Básico Supervisionado II.
-
03/2017 - 05/2017
Estágios , Foz do Iguaçu, Centro de Nutrição Infantil.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Básico I.
-
02/2017 - 03/2017
Estágios , Foz do Iguaçu, Unidade Básica de Saúde.,Estágio realizado, Estágio Supervisionado Básico III.
Você é SILVIA THAIS CORREA CEZAR GONSALVES ROSA?
Que tal assumir essas informações?
Basta criar uma conta no Escavador e enviar uma forma de comprovante. São três passos:
Escolha uma dentre três formas de verificação: Facebook, CPF ou Documento com Foto.
O Escavador irá analisar a sua solicitação.
As informações presentes nessa página serão transferidas para a sua página do perfil.
Depois do processo concluído, quem acessar essa página será redirecionado para seu cantinho no Escavador, seunome.escavador.com. Onde você poderá fazer a sua reputação, conhecer gente antenada, se informar e até mesmo ganhar clientes. Tudo isso de graça!

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todos os processos de SILVIA THAIS CORREA CEZAR GONSALVES ROSA e sempre que o nome aparecer em publicações dos Diários Oficiais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário

Criando um monitoramento
Nossos robôs irão buscar nos nossos bancos de dados todas as movimentações desse processo e sempre que o processo aparecer em publicações dos Diários Oficiais e nos Tribunais, avisaremos por e-mail e pelo painel do usuário
Confirma a exclusão?