Antonia Angela Bezerra

Graduanda em Ciências Biológicas,e aluna de iniciação científica.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Ciências Biológicas

2016 - Atual

Universidade Federal do Piauí
Orientador: MARCIA MARIA MENDES MARQUES

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

55 Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical. Susceptibilidade de populações do Aedes aegypti ao inseticida Pyriproxyfen (Sumilarv 0,5 g) em recipiente de plástico no Município de Picos-PI.. 2019. (Congresso).

Congresso Brasileiro de Entomologia. Avaliação da suscetibilidade de larvas de campo do Culex spp. ao óleo essencial de Eucalyptus staigeriana. 2018. (Congresso).

XXVII Seminário de Iniciação Científica Da UFPI.IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS AROMÁTICAS NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI. 2018. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Márcia Maria Mendes Marques

Identificação e Classificação de plantas aromáticas no município de Picos PI; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas) - Universidade Federal do Piauí; Orientador: Marcia Maria Mendes Marques;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • BEZERRA, A. A. ; LIMA, M. S. F. ; SILVA, L. E. S. E. ; SILVA, M. L. S. ; PACHECO, A. C. L. ; ABREU, M. C. ; PINHEIRO, T. G. ; MARQUES, M. M. M. . Avaliação da suscetibilidade de larvas de campo do Culex spp. ao óleo essencial de Eucalyptus staigeriana. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    AVALIAÇÃO DO SUMILARV EM POPULAÇÃO DO AEDES AEGYPTI NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI., Descrição: Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus 1762.), (Diptera: Culicidae), é um importante vetor em saúde pública em consequência a seu papel como transmissor de arboviroses. O controle do Ae. aegypti encontra dificuldades e o ponto que mais se destaca é a resistência do mosquito aos inseticidas. O presente trabalho tem como objetivo, estudar a susceptibilidade de populações de Aedes aegypti de campo ao inseticida pyriproxyfen (Sumilav®) no município de Picos, PI. As larvas de Ae. aegypti foram coletadas em armadilhas do tipo larvitrampa instaladas no intra, peridomicilio e terrenos baldios no município de Picos-Pi e mantidas em condições de laboratório até atingirem o 4º estádio necessários para a realização dos bioensaios. Também foram utilizados pupas. Os bioensaios de suscetibilidade foram realizados em triplicatas com 10 larvas e pupas no período de 1, 7, 14, 21, 28, 35, 42, 49, 56, 63 e 70 dias, tratadas com Sumilav na concentração de 2 ppm. Os resultados demonstraram que o Sumilav não matou as larvas durante todo o experimento, ou seja, as larvas e pupas mostraram resistentes ao inseticida. Cerca de 23 (76,6%) das pupas emergiram para alados, resultados referentes ao último dia de observação. As populações de larvas de Ae. aegypti no município de Picos apresentaram-se resistente ao inseticida Sumilarv na dose de uso recomendada pelo fabricante. Dados que evidenciam a necessidade de um monitoramento rotineiro dos inseticidas que são utilizados no controle do Ae. aegypti.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonia Angela Bezerra - Integrante / Márcia Maria Mendes Marques - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    IDENTIFICAÇÃO DE PLANTAS AROMÁTICAS NO MUNICÍPIO DE PICOS-PI, Descrição: O Brasil possui uma elevada biodiversidade, em destaque o semiárido nordestino, a Caatinga, que apresenta um expressivo número de táxons raros ou endêmicos. O presente trabalho objetivou realizar um levantamento botânico de plantas aromáticas nativas da Caatinga, oriundas do município de Picos-Pi, com o propósito de extrair óleos e verificar sua ação larvicida frente ao Aedes aegypti. O levantamento botânico foi realizado no Povoado Gameleira dos Rodrigues, município de Picos, Piauí. As coletas foram realizadas no período de janeiro a maio de 2018, período com chuvas no município, consequentemente com plantas aromáticas de Caatinga. Essas coletas foram realizadas através de caminhada na área de estudo de forma aleatória através do levantamento das plantas aromáticas, foram identificadas 5 espécies. As famílias foram Euphorbiaceae, Croton ssp.; Burseraceae, Commiphora leptophloeos (Mart.) J.B.Gillett; Lamiaceae, Hyptis suaveolens (L). Poit e Anacardiaceae, Myracrodruon urundeuva Allemão. Este estudo mostra o primeiro levantamento de plantas aromáticas da caatinga pertencentes ao município de Picos-PI, as quais são fontes de óleos bastantes empregados na medicina popular, indústria de alimentos e produção de fármacos. Portanto, se faz necessário a identificação dessas plantas para posterior extração do óleo essencial que serão utilizados em bioensaios para avaliar a possível atividade larvicida frente o Aedes aegypti.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Antonia Angela Bezerra - Integrante / Márcia Maria Mendes Marques - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional