Talita Cristiane Maia Soares

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2008) com mestrado e doutorado em Ciências Marinhas Tropicais pelo Instituto de Ciências do Mar- LABOMAR da Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de Ciências Ambientais com ênfase em contaminantes orgânicos e inorgânicos na região oceânica e costeira, experiência também em Oceanografia Química com ênfase em Biogeoquímica de Mercúrio na região oceânica e costeira. Atualmente Coordenadora de projetos em empresa de consultoria Ambiental com experiência desenvolvida nas áreas Técnica, Administrativa e Planejamento/Execução de Projeto de Monitoramento Ambiental. -Competência em gestão estratégica de monitoramento ambiental de empreendimentos, abrangendo as fases de planejamento, instalação e operação. -Expertise em procedimentos de coleta de água, solo, sedimento, resíduos e Ar para análise química de acordo com as normas e resoluções, medições de ruído na observação do cumprimento da legislação. -Experiência na coordenação e controle financeiro de projetos de Monitoramento Ambiental. -Competência em sistematização de dados ambientais, análise estatística, elaboração de relatórios e divulgação dos resultados. -Experiência em atividades de educação ambiental.

Informações coletadas do Lattes em 10/04/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais

2011 - 2016

Universidade Federal do Ceará
Título: AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DE PARANGABA (FORTALEZA ? CE) COM BASE NOS ESTOQUES DE METAIS PESADOS E COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SEDIMENTO LACUSTRE.
Profa. Dra. Sandra Tédde Santaella. Coorientador: Prof. Dr. Rivelino Martins Cavalcante.

Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais

2009 - 2011

Universidade Federal do Ceará
Título: Variação sazonal, transporte e partição de Hg no gradiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE,Ano de Obtenção: 2011
Luiz Drude de Lacerda.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Palavras-chave: Mercúrio; Partição; Fluxo; Estuário; rio Jaguaribe.Grande área: Ciências Exatas e da Terra

Especialização em andamento em MBA em Gestão de Projetos

2018 - Atual

ESALQ-USP

Graduação em Quimica Industrial

2004 - 2008

Universidade Federal do Ceará
Título: ACUMULAÇÃO DE Hg EM CAMARÕES Litopenaeus vannamei CULTIVADOS SOB DIFERENTES DIETAS ALIMENTARES
Orientador: Prof. Dr. Luiz Drude de Lacerda
Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Gestão de conflitos. (Carga horária: 12h). , Studart Consultoria em RH Ltda, STUDART RH, Brasil.

2018 - 2018

Perícia Ambiental Judicial. (Carga horária: 20h). , CETEC Ambiental, CETEC AMBIENTAL, Brasil.

2013 - 2013

Primeiros Socorros e Prevenção e Combate à Incên. (Carga horária: 21h). , Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, BOMBEIROS - CE, Brasil.

2010 - 2010

Biogeoquimica de elemenos traço. (Carga horária: 7h). , Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.

2010 - 2010

Oceanografia Química. (Carga horária: 8h). , Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - São Paulo, SBPC, Brasil.

2010 - 2010

Método de análise de EIA/RIMA(s). (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Oceanografia, AOCEANO, Brasil.

2008 - 2008

Gases de efeito estufa e mudanças climáticas. , IV Encontro Nacional de Química Ambiental, ENQAMB, Brasil.

2008 - 2008

Cromatografia Líquida de Alta Performance. , DIONEX, DIONEX, Brasil.

2008 - 2008

Técnicas utilizadas na Petrobrás para avaliação.... , IV Encontro Nacional de Química Ambiental, ENQAMB, Brasil.

2005 - 2005

Tratamento de Efluentes Líquidos Industriais. , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

2005 - 2005

Lubrificantes: Obtenção e Aplicações. , Associação Brasileira de Química - Regional do Ceará, ABQ/CE, Brasil.

2000 - 2000

Operador de micro. , PROINF cursos e sistemas, PROINF, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

    Grande área: Outros / Área: Ciências Ambientais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

62ª Reunião Anual da SBPC. Partição geoquímica de Hg no gradiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE. 2010. (Congresso).

IV Congresso Brasileiro de Oceanografia. Interpretação química da salinidade de um estuário da costa nordeste oriental ao longo de um ciclo de maré. 2010. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia ? CBO?2008 e I Congresso Ibero-Americano de Oceanografia ? I CIAO. QUANTIFICAÇÃO DE Hg EM ÁGUAS RECEPTORAS DE EFLUENTES DE CARCINICULTURA NO ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE. 2008. (Congresso).

III Congresso Brasileiro de Oceanografia ? CBO?2008 e I Congresso Ibero-Americano de Oceanografia ? I CIAO. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA DISTRIBUIÇÃO DE MERCÚRIO NO ESTUÁRIO DO RIO COCÓ, CEARÁ, BRASIL. 2008. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Química Ambiental. Incorporação de Mercúrio em LITOPENAEUS VANNAMEI cultivados sob diferentes dietas alimentares. 2008. (Congresso).

IV Encontro Nacional de Química Ambiental. Distribuição de mercúrio no estuário do Rio Jaguaribe - Ceará - Brasil. 2008. (Congresso).

Projeto açude vivo.Dia Global do voluntariado jovem 2008. 2008. (Outra).

Simpósio Brasileiro de Oceanografia.DESCARGA DE Hg DISSOLVIDO E PARTICULADO PARA O ESTUÁRIO DO RIO JAGUARIBE(CE) E PLATAFORMA CONTINENTAL ADJACENTE. 2008. (Simpósio).

XXVII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E I ENCONTRO DE PESQUISA DE PÓS-GRADUAÇÃO.Acumulação de Hg em camarões, Litopenaeus vannamei, cultivado sob diferentes dietas alimentares. 2008. (Encontro).

IV Fenacam - Feira Naciomal do Camarão.Incorporação de Hg em Camarões Cultivados (LITOPENAEUS VANNAMEI). 2007. (Outra).

WORKSHOP DO PROJETO AVALIAÇÃO DE Hg NO GNV. 2007. (Outra).

X Encontro de Estudantes e Profissionais de Química do Ceará. 2005. (Encontro).

XLIV Congresso Brasileiro de Química- CBQ. 2004. (Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Paulo de Freitas Lima

SANTAELLA, S. T.; Rousseau, T.C.C.; Oliveira, A.H.B.; Silva, C.M.;LIMA, P. F.. Avaliação do histórico de impactos antrópicos na bacia de drenagem da Lagoa de Parangaba (Fortaleza - CE) com base nos estoques de metais pesados e compostos orgânicos em sedimento lacustre. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Tristan Charles Clitandre Rousseau

ROUSSEAU, TRISTAN C.C.. AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DE PARANGABA (FORTALEZA ? CE) COM BASE NOS ESTOQUES DE METAIS PESADOS E COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SEDIMENTO LACUSTRE. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Camila Magalhães Silva

SANTAELLA, S. T.; Rousseau, T. C. C.; Oliveira, A. H. B;SILVA, C. M.; Lima, P.F.. Avaliação do histórico de impactos antrópicos na bacia de drenagem da lagoa da Parangaba ( Fortaleza - CE) com base nos estoques de metais pesados e compostos orgânicos em sedimento lacustre.. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Maurício Mussi Molisani

MOLISANI, M. M.LACERDA, L. D.MARINS, R. V.. VAriação sazonal, transporte e partição de Hg no gradiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Marinha Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Carla Bastos Vidal

CAVALCANTE, R. M.; BEZERRA, B.;VIDAL, C. B.. AVALIAÇÃO DA DEGRADAÇÃO AMBIENTAL CAUSADA POR METAIS-TRAÇO E CONTAMINANTES ORGÂNICOS EM SEDIMENTOS LACUSTRES: UMA REVISÃO. 2016. Exame de qualificação (Doutorando em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Rozane Valente Marins

LACERDA, L. D.MARINS, R. V.MOLISANI, M. M.. Variação sazonal, trasnporte e partição de Hg no gardiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Luiz Drude de Lacerda

Lacerda, L.D.MARINS, R. V.MOLISANI, M. M.. Variação sazonal, transporte e partição de Hg no gradiente fluviomarinho do Rio Jaguaribe, CE. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

Luiz Drude de Lacerda

Silva, L.R.D.; DIAS FILHO, F. A.;Lacerda, L.D.. Acumulação de Hg em camarões, Litopenaeus vannamei cultivados sob diferentes dietas alimentares. 2008. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Quimica) - Universidade Federal do Ceará.

Sandra Tedde Santaella

SANTAELLA, S. T.; ROUSSEAU, T.C.C.; OLIVEIRA, A.H.B.; SILVA, C. M.;LIMA, P. F.. Avaliação do histórico de impactos antrópicos na bacia de drenagem da lagoa da Parangaba (Fortaleza-CE) com base nos estoques de metais pesados e compostos orgânicos em sedimento lacustre. 2016. Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará.

André Henrique Barbosa de Oliveira

OLIVEIRA, A. H. B.; SANTAELLA, S. T.; ROUSSEAU, T. C. C.; SILVA, C. M.; LIMA, P. F.. AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DE PARANGABA (FORTALEZA-CE) COM BASE NOS ESTOQUES DE METAIS PESADOS E COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SEDIMENTO LACUSTRE. 2016. Tese (Doutorado em PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS MARINHAS TROPICAIS) - INSTITUTO DE CIÊNCIAS DO MAR.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Rivelino Martins Cavalcante

Avaliação do histórico de impactos antrópicos na bacia de drenagem da Lagoa de Parangaba (Fortaleza ? Ce) com base nos estoques de metais pesados e compostos orgânicos em sedimento lacustre; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará,; Coorientador: Rivelino Martins Cavalcante;

Luiz Drude de Lacerda

Variação sazonal, transporte e partição de Hg no gradiente fluviomarinho do Rio Jaguaribe, CE; 2011; Dissertação (Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Drude de Lacerda;

Luiz Drude de Lacerda

Ciclo de mercúrio na carcinicultura; 2008; Iniciação Científica; (Graduando em Quimica) - Universidade Federal do Ceará, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luiz Drude de Lacerda;

Sandra Tedde Santaella

AVALIAÇÃO DO HISTÓRICO DE IMPACTOS ANTRÓPICOS NA BACIA DE DRENAGEM DA LAGOA DE PARANGABA (FORTALEZA ? CE) COM BASE NOS ESTOQUES DE METAIS PESADOS E COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SEDIMENTO LACUSTRE; 2016; Tese (Doutorado em Ciências Marinhas Tropicais) - Universidade Federal do Ceará,; Orientador: Sandra Tédde Santaella;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • 2013 COSTA, B. G. B. ; SOARES, T. M. ; TORRES, R. F. ; LACERDA, L. D. . Mercury Distribution in a Mangrove Tidal Creek Affected by Intensive Shrimp Farming. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 90, p. 537, 2013.

  • 2012 LOUREIRO, DANIEL DIAS ; ARAUJO, CLARISSA LOURENÇO DE ; MACHADO, WILSON ; SOARES, TALITA ; COSTA, BRENO GUSTAVO B. ; GRIPP, ERICK ; LACERDA, LUIZ DRUDE DE . BALANÇO DO MERCÚRIO NUMA LAGOA COSTEIRA HIPERTRÓFICA (LAGOA RODRIGO DE FREITAS, RIO DE JANEIRO). Oecologia Australis , v. 16, p. 365-390, 2012.

  • 2012 LACERDA, L. D. ; MARINS, R. V. ; DIAS, F. J. S. ; SOARES, T.C.M. ; SOARES . O Paradoxo Ártico: Impacto das Mudanças Climáticas Sobre Rios Árticos e do Semiárido Aumentam a Exportação de Mercúrio para o Oceano. Revista Virtual de Química , v. 4, p. 456-463, 2012.

  • 2011 SOARES, T.C.M. ; COUTINHO, D.A. ; LACERDA, L. D. ; MORAES, M.O. ; REBELO, M.F. . Mercury accumulation and metallothionein expression from aquafeeds by Litopenaeus vannamei Boone, 1931 under intensive aquaculture conditions. Brazilian Journal of Biology (Impresso) , v. 71, p. 131-137, 2011.

  • 2011 LACERDA, L. D. ; SOARES, T.C.M. ; COSTA, B. G. ; GODOY, M.D.P . Mercury Emission Factors from Intensive Shrimp Aquaculture and Their Relative Importance to the Jaguaribe River Estuary, NE Brazil. Bulletin of Environmental Contamination and Toxicology , v. 87, p. 657-661, 2011.

  • SOARES, T.C.M. ; MARINS, R. V. ; DIAS, F. J. S. . Interpretação química da salinidade de um estuário da costa nordeste oriental ao longo de um ciclo de maré. In: IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010, Rio Grande do Sul. IV Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2010.

  • COSTA, B. G. ; LACERDA, L. D. ; PARAQUETTI, H. H. ; SOARES, T.C.M. ; SOARES . Quantificação de Hg em águas receptoras de efluentes de carcinicultura no estuário do rio Jaguaribe- CE. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • PARAQUETTI, H. H. ; LACERDA, L. D. ; SOARES, T.C.M. ; SOARES ; ALMEIDA, M.D. ; COSTA, B. G. ; MOLISSANI, M. M. ; FARIAS, E.G.G. ; MONTEIRO, L.H.U. . Avaliação preliminar da distribuição de mercúrio no estuário do rio Cocó, Ceará, Brasil. In: III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008, Fortaleza. III Congresso Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. . Incorporação de mercúrio em camarões cultivados (Litopenaeus vannamei). In: IV FENACAM - Feira Nacional do Camarão, 2007. IV FENACAM - Feira Nacional do Camarão, 2007.

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. . Partição geoquímica do Hg no gradiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE. In: 62ª Reunião Anual da SBPC, 2010, Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC - ISSN 2176-1221, 2010.

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. ; PARAQUETTI, H. H. ; NUNES, A.J.P. ; REBELO, M.F. ; COUTINHO, D.A. . Incorporação de Hg em Litopenaeus vannamei cultivado sob diferentes dietas alimentares. In: IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008, Aracaju. IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008.

  • PARAQUETTI, H. H. ; LACERDA, L. D. ; MARINS, R. V. ; SOARES, T.C.M. . Distribuição de mercúrio no estuário do rio Jaguaribe. In: IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008, Aracaju. IV Encontro Nacional de Química Ambiental, 2008.

  • DIAS, F. J. S. ; SOARES, T.C.M. ; MARINS, R. V. ; PERES, T. F. ; LACERDA, L. D. . Descarga de Hg dissolvido e particulado para o estuário do rio Jaguaribe (CE) e plataforma continental adjacente. In: IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008, São Paulo. IV Simpósio Brasileiro de Oceanografia, 2008.

  • SOARES, T.C.M. ; MARINS, R. V. ; DIAS, F. J. S. . Interpretação química da salinidade de um estuário da costa nordeste oriental ao longo de um ciclo de maré. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. . Partição geoquímica de Hg no gradiente fluviomarinho do rio Jaguaribe - CE. 2010. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. ; PARAQUETTI, H. H. . Incorporação de Hg em Litopenaeus vannamei cultivado sob diferentes dietas alimentares. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PARAQUETTI, H. H. ; LACERDA, L. D. ; SOARES, T.C.M. . AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA DISTRIBUIÇÃO DE MERCÚRIO NO ESTUÁRIO DO RIO COCÓ, CEARÁ, BRASIL. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • PARAQUETTI, H. H. ; LACERDA, L. D. ; MARINS, R. V. ; SOARES, T.C.M. . Distribuição de mercúrio no estuário do Rio Jaguaribe - Ceará - Brasil. 2008. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • SOARES, T.C.M. ; LACERDA, L. D. . INCORPORAÇÃO DE MERCÚRIO EM CAMARÕES CULTIVADOS ( LITOPENAEUS VANNAMEI). 2007. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2006 - 2007

    Avaliação de Hg no GNV, Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Cristiane Maia Soares - Integrante / Rozane Valente Marins - Coordenador., Financiador(es): Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura - Bolsa.

  • 2005 - 2009

    RECARCINE - CARACTERIZAÇÃO DOS RISCOS ASSOCIADOS À PRESENÇA DE METAIS PESADOS PARA A CARCINICULTURA MARINHA NO NORDESTE DO BRASIL, Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Cristiane Maia Soares - Integrante / Luiz Drude de Lacerda - Coordenador., Financiador(es): Associação Brasileira de Criadores de Camarão - Auxílio financeiro.

  • 2005 - 2006

    Tratamento e reutilização de soluções contendo metais pesados da disciplina Química Analítica Qualitativa, Descrição: Trabalho desenvolvido como aluna de iniciação científica Voluntária.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Talita Cristiane Maia Soares - Integrante / Gisele Simone Lopes - Integrante / Simone da Silveira Sá Borges - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • PH MAR Consultoria Ambiental ltda. , Rua Almirante Cochrane, Tijuca, 20550040 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil, Telefone: (21) 22344271, URL da Homepage:

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2006 - 2008

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 20

  • 2005 - 2006

    Universidade Federal do Ceará

    Vínculo: Bolsista de IC, Enquadramento Funcional: Pesquisador, Carga horária: 10

  • 2013 - Atual

    PH Mar Consultoria Ambiental Ltda

    Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Coordenadora de Projetos, Carga horária: 44

    Outras informações:
    Como funções principais, estão o planejamento e gestão das atividades de campo e toda a sua logística técnica e financeira, consultoria técnica em situações de rotina e emergenciais, verificação e validação de de resultados do monitoramento, gestão da equipe local, representação da empresa junto ao cliente, fornecedores e órgãos ambientais, elaboração e/ou revisão de relatórios de campo e relatórios técnicos dos respectivos programas de monitoramento (Qualidade do Ar, Emissões, Água superficial, Água subterrânea, Efluentes, Resíduos, Ruído ambiental, solo e sedimento). -Responsável técnica pelo programa de monitoramento da qualidade da água superficial, água subterrânea, solo, sedimento, qualidade do ar, ruído ambiental, efluentes, potabilidade durante o período de Julho de 2013 a Junho de 2015 para a empresa CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém) em sua fase de implantação (CRQ-ART 2573-2015; CRQ-ART 2574-2015; CRQ-ART 2575-2015; CRQ-ART 2576-2015; CRQ-ART 2577-2015. Renovação dos programas: CRQ-ART 0968-2016; CRQ-ART 0969-2016; CRQ-ART 0970-2016; CRQ-ART 0971-2016). -Responsável técnica pelo programa de monitoramento da qualidade da água superficial, água subterrânea, solo, sedimento, qualidade do ar, emissões de chaminés, resíduos, ruído ambiental, efluentes, potabilidade durante o período de Julho de 2015 a Outubro de 2018 para a empresa CSP (Companhia Siderúrgica do Pecém) em sua fase de operação (CRQ-ART 2209-2016; CRQ-ART 2210-2016; CRQ-ART 2211-2016; CRQ-ART 2212-2016; CRQ-ART 2213-2016; CRQ-ART 0194-2017. todas as renovações até a data atual com ARTs atualizadas em: CRQ-ART 0830-2018; CRQ-ART 0831-2018; CRQ-ART 0832-2018; CRQ-ART 0833-2017; CRQ-ART 0834-2018; CRQ-ART 0835-2018). -Responsável técnica pela elaboração do Relatório de Acompanhamento e Monitoramento Ambiental - RAMA (ART. 994/2017) para a empresa CSP em sua fase de operação. -Responsável Técnica da empresa PH MAR Consultoria Ambiental LTDA, junto ao CRQ-CE e SEMACE.