Gabriel Roberto Rodrigues

Possui curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Açúcar e Álcool pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz(2016) e ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Federal de Alagoas - Matriz(2016). Atualmente é Colaborador da Universidade Federal de Alagoas.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Sistemas de Informação

2017 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Açúcar e Álcool

2012 - 2016

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Ensino Médio (2º grau)

2012 - 2016

Instituto Federal de Alagoas - Matriz

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Alemão

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

II Encontro de Socialização de Estudos em Sistemas de Informação.II Encontro de Socialização de Estudos em Sistemas de Informação. 2019. (Encontro).

I Mostra de Trabalhos Científicos Aplicados. 2019. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

André Magno Costa de Araújo

Investigando o Uso de Arquétipos no Desenvolvimento de Aplicações de Saúde; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Sistemas de Informação) - Universidade Federal de Alagoas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    Desenvolvendo Aplicações de Saúde utilizando o Padrão Arquétipos OpenEHR, Descrição: O desenvolvimento de sistemas de informação em Saúde (SIS) baseado em arquétipos e templates cria mecanismos de interoperabilidade para o registro eletrônico de saúde (RES), além de melhorar a flexibilidade das aplicações de saúde. Um arquétipo pode ser definido como uma expressão computacional representada por restrições de domínio, que modelam os atributos de dados e dão significado semântico ao RES, enquanto templates representam interfaces gráficas do usuário criadas a partir das especificações definidas nos arquétipos. Arquétipos e templates foram utilizados no setor de saúde para remodelar os conceitos clínicos de sistemas legados, implementar o RES em sistemas de banco de dados e definir os requisitos de dados e as terminologias de SIS. No entanto, relata-se no estado da arte a falta de ferramentas que construam esquemas de dados para o armazenamento do RES em diferentes sistemas de bancos de dados utilizando arquétipos. Além disso, a construção dinâmica de interfaces gráficas de usuário com recurso de persistência poliglota do RES é relatada pela comunidade científica como um importante mecanismo para melhorar a flexibilidade e a extensibilidade de SIS. Este trabalho tem como objetivo construir ferramentas e artefatos de software capazes de transformar arquétipos especificados em formato XML em interfaces gráficas ricas e dinâmicas para manipulação de dados a partir de ambientes reais da área da saúde.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Gabriel Roberto Rodrigues - Integrante / ANDRE MAGNO COSTA DE ARAUJO - Coordenador / RENDRIKSON DE OLIVEIRA SOARES - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2015 - 2015

Instituto Federal de Alagoas - campus Penedo

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal de Alagoas

Vínculo: Desenvolvedor, Enquadramento Funcional: Colaborador, Carga horária: 20