Kelly Christie dos Santos Costa

Graduada em Ciências Biológicas Bacharelado, com ênfase em conservação, pela Universidade Estadual de Montes Claros (2019). Mestre em Biodiversidade Animal pela Universidade Federal de Goiás (2022). Possui interesse em diversas áreas relacionadas a fauna e a flora neotropicais. Tem experiência nos seguintes temas: ecologia de comunidades, zoologia aplicada, ecologia animal, entomologia, ornitologia, conservação da biodiversidade, interação animal-planta (invertebrados e vertebrados), efeitos antrópicos sobre as interações ecológicas. Atualmente desenvolve estudo que abrange todo o neotrópico, buscando entender como ocorre a interação entre animais e plantas através de traços funcionais de espécies de beija-flores e plantas. Além disso, atua na área ambiental desde 2019, com experiência em avifauna e artrópodes.

Informações coletadas do Lattes em 01/04/2024

Acadêmico

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Biodiversidade Animal

2020 - Atual

Universidade Federal de Goiás
Título: CORRESPONDÊNCIA DE TRAÇOS MORFOLÓGICOS EM REDES DE BEIJA-FLOR-PLANTA NEOTROPICAIS
Walter Santos de Araújo.Palavras-chave: Rede de interação ecológica; Especialização biótica; Congruência morfológica; Polinizador-planta.Grande área: Ciências BiológicasGrande Área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia Aplicada. Grande Área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia.

Graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado

2014 - 2019

Universidade Estadual de Montes Claros
Título: Análise Cienciométrica dos Bandos Mistos de Aves do Brasil: identificando padrões e lacunas
Orientador: Walter Santos de Araújo
Bolsista do(a): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais, FAPEMIG, Brasil.

Formação complementar

2021 - 2021

Minicurso - Célula - unidade fundamental dos seres vivos. (Carga horária: 1h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2021 - 2021

NR-06 Equipamento de Proteção Individual - EPI. (Carga horária: 4h). , Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante, INBRAEP, Brasil.

2020 - 2020

Gerenciamento de Resíduos. (Carga horária: 60h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Consumo consciente de energia. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2019 - 2019

Inglês 1. (Carga horária: 30h). , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, IFRS, Brasil.

2019 - 2019

Educação ambiental. (Carga horária: 14h). , SENAI - Departamento Regional do Espírito Santo, SENAI/DR/ES, Brasil.

2019 - 2019

LEVANTAMENTO FITOSSOCIOLÓGICO E DINÂMICA DA VEGETAÇÃO EM REGENERAÇÃO EM ÁR. (Carga horária: 40h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2018 - 2018

Técnica de amostragem e captura de mamíferos. (Carga horária: 5h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

2015 - 2015

Bioespeleologia - Parque estadual da lapa Grande. (Carga horária: 4h). , Universidade Estadual de Montes Claros, UNIMONTES, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Pouco, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Biologia Geral / Subárea: Biologia geral.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Ecologia / Subárea: Ecologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Zoologia / Subárea: Zoologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Botânica.

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Ecologia e estrutura de redes tróficas, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Walter Santos de Araújo em 13/03/2020., Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os padrões estruturais de comunidades de espécies que interagem em redes tróficas. Para isso serão estudadas redes tróficas compostas por diferentes tipos de interações alimentares e ocorrentes em distintos ambientes que vão desde habitats naturais até ambientes modificados pela ação humana. Para o desenvolvimento do projeto será feita a compilação de dados através de duas metodologias complementares. A primeira metodologia consistirá na coleta de dados empíricos em campo através de técnicas de amostragem específicas de diferentes tipos de interações tróficas (por exemplo, interações planta-inseto, planta-ácaro e hospedeiro-parasitoide). A segunda metodologia consistirá na compilação de dados publicados sobre redes planta-herbívoro, presa-predador e hospedeiro-parasita, disponíveis em bases de dados da Internet (por exemplo, Scopus, Web of Science e NCEAS database). O estudo das interações tróficas coletadas em campo ou compiladas da literatura permitirá preencher algumas lacunas no conhecimento das redes tróficas. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kelly Christie dos Santos Costa - Integrante / Walter Santos de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

  • 2017 - 2018

    Ecologia e estrutura de redes tróficas, Descrição: Descrição: O objetivo do presente projeto é investigar os padrões estruturais de comunidades de espécies que interagem em redes tróficas. Para isso serão estudadas redes tróficas compostas por diferentes tipos de interações alimentares e ocorrentes em distintos ambientes que vão desde habitats naturais até ambientes modificados pela ação humana. Para o desenvolvimento do projeto será feita a compilação de dados através de duas metodologias complementares. A primeira metodologia consistirá na coleta de dados empíricos em campo através de técnicas de amostragem específicas de diferentes tipos de interações tróficas (por exemplo, interações planta-inseto, planta-ácaro e hospedeiro-parasitoide). A segunda metodologia consistirá na compilação de dados publicados sobre redes planta-herbívoro, presa-predador e hospedeiro-parasita, disponíveis em bases de dados da Internet (por exemplo, Scopus, Web of Science e NCEAS database). O estudo das interações tróficas coletadas em campo ou compiladas da literatura permitirá preencher algumas lacunas no conhecimento das redes tróficas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Kelly Christie dos Santos Costa - Integrante / Walter Santos de Araújo - Coordenador., Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Bolsa.

Prêmios

2018

2 lugar na categoria de pôster no III SIES com o trabalho "Influência do tipo de habitat sobre o tamanho de galhas entomógenas em áreas de Cerrado", PPGBURN-UNIMONTES..

2017

2 lugar na categoria de pôster no II SIES com o trabalho "Diversidade de galhas de insetos no Parque Municipal da Sapucaia (Montes Claros, MG, Brasil)",, PPGBURN-UNIMONTES..

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2017 - 2018

Universidade Estadual de Montes Claros

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação científica, Carga horária: 20

2020 - 2020

Meneghin Serviços Ltda

Vínculo: Consultor Ambiental Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 56

Outras informações:
Atuou no levantamento e monitoramento de avifauna no empreendimento Mineração Porto Nacional no empreendimento Mineração Porto Nacional LTDA, na região de Unaí, Minas Gerais.

2020 - 2020

ECOFLOR SERVIÇOS AMBIENTAIS LTDA

Vínculo: Consultor Ambiental Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 56

Outras informações:
Atuou como analista ambiental no mMonitoramento da avifauna nas áreas de influência da Fazenda São Francisco do empreendedor Florestaminas ? Florestamentos Minas Gerais S/A, na região de Grão Mogol, Minas Gerais.

2022 - 2022

Biotropica Consultoria Ambiental Ltda

Vínculo: Consultor Ambiental Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 80

Outras informações:
Atuou no levantamento da entomofauna que integra o Projeto Técnico para Inventário da Fauna Terrestre nas áreas de influência do empreendimento de Ampliação da Capacidade Produtiva e Ampliação da Pilha de estéril da Mina Lamego, na região de Sabará, Minas Gerais.

2022 - 2022

SMART 44 MINERACAO LTDA

Vínculo: Consultor Ambiental Autônomo, Enquadramento Funcional: Analista Ambiental, Carga horária: 56

Outras informações:
Atuou no inventariamento da avifauna, presente nas áreas de influência do empreendimento SMART MINERAÇÃO 44 MINERAÇÃI LTDA, localizado no município de Riacho dos Machados, Minas Gerais.