Cicero Ernandes de Melo Santos

Atualmente é graduando em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE - UAST). Atua em pesquisas na área de tratamento de água, desenvolvendo trabalhos com ênfase em coagulantes alternativos biodegradáveis para o tratamento de água turva. Atua também em pesquisas na área de nanotecnologia, na parte de nanomateriais alternativos para o combate de bactérias e fungos nocivos à saúde humana e animal. É membro do grupo de pesquisa Leuteq, onde tem atuado em pesquisas na área de tecnologias no ensino, com ênfase no desenvolvimento de softwares educativos.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Química

2017 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Curso técnico/profissionalizante em Técnico em Informática

2016 - 2017

secretaria de educação de pernambuco

Ensino Médio (2º grau)

2015 - 2016

ESCOLA DE REFERENCIA EM ENSINO MEDIO ABILIO MONTEIRO

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Extensão universitária em Edição e tratamento de imagens. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Inglês aplicado ao trabalho. (Carga horária: 40h). , Universidade de Brasília, UnB, Brasil.

2018 - 2018

Introdução à Informática. (Carga horária: 20h). , Escola Virtual - Fundação Bradesco, EV, Brasil.

2018 - 2018

Análise quimiométrica multivariada ? fundamentos, técnicas e aplicações. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Digitação. (Carga horária: 10h). , SENAR ? Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAR/RO, Brasil.

2018 - 2018

INTRODUÇÃO AO E-LEARNING. (Carga horária: 12h). , Escola Virtual - Fundação Bradesco, EV, Brasil.

2018 - 2018

Desenvolvendo metodologias em ciências ambientais: como adaptar os métodos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

MICROSOFT WORD 2010 - AVANÇADO. (Carga horária: 8h). , Escola Virtual - Fundação Bradesco, EV, Brasil.

2018 - 2018

ENSINANDO COM A WEB. (Carga horária: 15h). , Escola Virtual - Fundação Bradesco, EV, Brasil.

2018 - 2018

Fundamentos de adsorção. (Carga horária: 6h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Extração, isolamento, análise e identificação de compostos orgânicos por GC. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal de Sergipe, UFS, Brasil.

2018 - 2018

Desenvolvimento de Ferramentas Didáticas para Ensino de Química Utilizando. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Produção e edição de recursos audiovisuais para o ensino de química: potenc. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Acre, UFAC, Brasil.

2018 - 2018

Ciências e tecnologias analíticas avançadas: Desafios atuais e avanço cient. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Sólidos lamelares aplicados à remediação ambiental. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Desenvolvendo metodologias em ciências ambientais: como adaptar os métodos. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Ciências e tecnologias analíticas avançadas: Desafios atuais e avanço cient. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2018 - 2018

Filtro bolha, o professor de ciências e ideologias: uma apelo a Dialética n. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

PRODUÇÃO DE CERVEJA ARTESANAL. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

USO DA ESPECTROMETRIA NO INFRAVERMELHO PRÓXIMO PARA CONTROLE DE QUALIDADE D. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

EMPREGO DE NANOTECNOLOGIA NA QUÍMICA DOS ALIMENTOS. (Carga horária: 1h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

2017 - 2017

QUÍMICA COMPUTACIONAL APLICADA AO ESTUDO DE CONTAMINANTES NOS ALIMENTOS. (Carga horária: 3h). , Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Pouco, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

Santos, C.E.M. . VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2019. (Congresso).

Santos, C.E.M. . 4 ª Feira de Ciências e Mostra Científica de Serra Talhada: ? O sertão nordestino : Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável? .. 2019. .

Santos, C.E.M. . 1ª UAST Mostra Suas Profissões.. 2019. (Exposição).

Santos, C.E.M. . Encontro de Química e Física do Sertão de Pernambuco e IX Semana de Química da UAST/UFRPE. 2018. (Congresso).

Santos, C.E.M. . Feira de Profissões 2018. 2018. .

Santos, C.E.M. . Feira de Profissões 2017. 2017. .

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I CICLO DE DEBATES: DIÁLOGOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA CONTEMPORANEIDADE. 2019. (Seminário).

I COM-FUSÃO: diálogos interdisciplinares,. 2019. (Seminário).

II Caravana da Formação Docente do Programa Institucional de Bolsa de iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2019. (Seminário).

II Mostra de Cinema Indígena da UAST-UFRPE/SESC-Triunfo. 2019. (Exposição).

VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2019. (Congresso).

I Encontro de Química e Física do Sertão de Pernambuco e IX Semana de Química da UAST/UFRPE. 2018. (Encontro).

Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão - JEPEX 2018. Utilização de proteínas catiônicas extraídas do cacto xiquexique como coagulante auxiliar do sulfato de alumínio para o tratamento de água turva. 2018. (Congresso).

X ENESQUIM e VIII SBQ Regional Nordeste. 2018. (Congresso).

XIX ENEQ - Encontro Nacional de Ensino de Química. 2018. (Congresso).

1ª Noite da Robótica. 2017. (Seminário).

VIII SEMANA DE QUÍMICA DA UAST. 2017. (Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Elaine Cristina Lima do Nascimento

DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA; 2017; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Elaine Cristina Lima do Nascimento;

Bruno Silva Leite

Elaboração e análise de aplicativos para dispositivos móveis no Ensino de Química; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Licenciatura plena em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Bruno Silva Leite;

Marcelo Batista de Lima

Determinação de íons metálicos em amostras de solo do semiárido empregando espectrofotometria UV-Vis e nanopartículas de prata; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

Marcelo Batista de Lima

Estágio Não Obrigatório Supervisionado - Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa); Início: 2019; Orientação de outra natureza; Universidade Federal Rural de Pernambuco; (Orientador);

Marcelo Batista de Lima

Estudo de coagulantes naturais como pré-tratamento para desinfecção de água turva em comunidades rurais do sertão de Pernambuco; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Marcelo Batista de Lima;

Thiago Araújo da Silveira

Iniciação à Docência - Subprojeto Química UAST - Ciência e Contexto; 2019; Orientação de outra natureza; (Licenciatura Plena Em Química) - Universidade Federal Rural de Pernambuco; Orientador: Thiago Araújo da Silveira;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • Santos, C.E.M. ; Leite, B.S. . Construção de um jogo educativo em uma plataforma de desenvolvimento de jogos e aplicativos de baixo grau de complexidade: o caso do Quizmica - Radioatividade. RENOTE. REVISTA NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO , v. 17, p. 193-202, 2019.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

Santos, C.E.M. ; Leite, B.S. . Quizmica - Radiotividade. 2018.

Santos, C.E.M. ; Leite, B.S. . Naveggap Etanóis um navegador educativo. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - Atual

    Estudo de coagulantes naturais como uma nova tecnologia sustentável para o tratamento de água turva, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Marcelo Batista de Lima em 08/07/2019., Descrição: A nebulosidade da água bruta é causada por substâncias suspensas e coloidais, como contaminantes orgânicos, inorgânicos e biológicos. A turbidez é um dos principais indicadores na caracterização da qualidade da água. Sem dúvida, a maneira mais eficiente de reduzir a turbidez da água é usar coagulantes inorgânicos e floculantes sintéticos. Entretanto, a presença de seus resíduos na água tratada pode ser potencialmente prejudicial à saúde humana, bem como, o lodo produzido para o meio ambiente. Nessa perspectiva, durante as últimas décadas, criou-se uma crescente conscientização sobre o impacto ecotoxicológico do uso de coagulantes inorgânicos e floculantes sintéticos, direcionando a atenção da comunidade científica para uma abordagem ecológica no tratamento de água. Uma das possíveis soluções pode ser o uso de coagulantes naturais de origem vegetal. Muito embora, a ideia de uso de algumas plantas para purificação de água não seja recente, espera-se que a aplicação de coagulantes naturais possibilite a introdução de novas tecnologias sustentáveis e favoráveis ao meio ambiente. Utilizando para tanto fontes vegetais renováveis que sejam baratas, de fácil cultivo e regionais. Por serem derivados de materiais vegetais, os coagulantes naturais formam lamas que não representam risco para o meio ambiente e podem ser biologicamente processados ou descartados como condicionador do solo. Além disso, o uso de coagulantes à base de plantas contribui significativamente para a conscientização e diminuição do consumo de reagentes químicos e os seus resíduos. Por outro lado, o aumento da matéria orgânica na água tratada, como consequência do uso do extrato bruto da planta, que é considerado como uma desvantagem pode ser minimizada através da purificação do composto coagulante ativo. Com base no exposto, este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar e avaliar vários coagulantes naturais regionais, abundantes no semiárido nordestino. Possibilitando assim, o surgimento de novas tecnologias sustentáveis, considerando os seus impactos ambientais.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Cicero Ernandes de Melo Santos - Integrante / Marcelo Batista Lima - Coordenador.

  • 2018 - Atual

    Estudo teórico-metodológico para elaboração e validação de Recursos Didáticos no Ensino de Química., Descrição: As tecnologias digitais têm em comum a utilização de meios comunicativos que facilitam a difusão da informação e são um dos recursos mais utilizados pelos professores e alunos nas salas de aulas de Química contemporâneas. Percebe-se que a cada dia mais as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) são incorporadas como recursos didáticos ao processo de ensino e aprendizagem. Os Recursos Didáticos Digitais (RDD) são meios e aparatos que podem ser utilizados pelo professor para auxiliar o ensino, e que utilizam diversas formas de expressão (texto, imagens, sons, etc.), para facilitar a construção do conhecimento dos estudantes. Entretanto, para que os RDD possam ser utilizados, os professores necessitam estar capacitados para utilizá-los, e devem conhecer os pressupostos teóricos, técnicos e práticos para sua eficiente aplicação em situações didáticas. Neste projeto de pesquisa, estaremos estudando o processo de ensino e de aprendizagem de professores e alunos que fazem uso de RDD no Ensino de Química. Assim, o nosso foco será no ensino e aprendizagem dos participantes, avaliando o impacto que a presença desses novos recursos podem acarretar aos envolvidos. A metodologia deste projeto de pesquisa está dividida em 10 etapas, as quais contemplam desde a revisão bibliográfica para elaboração dos RDD, analise de suas ferramentas, sua aplicação e, por fim, na sua validação. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Cicero Ernandes de Melo Santos - Integrante / Bruno Silva Leite - Coordenador.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal Rural de Pernambuco, UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA - UAST. , Avenida Gregório Ferraz Nogueira, José Tomé de Souza Ramos, 56909535 - Serra Talhada, PE - Brasil, Telefone: (087) 981002879

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - Atual

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2019 - 2019

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: UFRPE/UAST/PIBID, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 8

Outras informações:
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.

2017 - 2018

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Vínculo: UFRPE/UAST/PIBID, Enquadramento Funcional: Voluntário, Carga horária: 12, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino.