Herton Fabiano Tramontin

Músico e professor de música; atua no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) com pesquisas em, alfabetização e letramento musical, Teoria da Aprendizagem Significativa e voz cantada infantil; graduando do curso de Licenciatura em Música pela UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017); pós-graduado em Educação Musical Infantil pela Censupeg (2014); graduado em Metodologias e Didáticas para o Ensino Superior e habilitado para licenciatura pela 3G e União (2008); pós-graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios, pela 3G e União (2007); pós-graduado em Gestão Empresarial com ênfase em Recursos Humanos pela 3G e União (2007); graduado em Administração com Ênfase em Análise de Sistemas pela Uniandrade (2002); cursou técnico em Mecânica Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (1997); cursou imersão na língua Inglesa pela Excellent Global (2015).

Informações coletadas do Lattes em 24/11/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Especialização em Educação Musical Infantil

2012 - 2013

Faculdade São Fidélis
Título: Efeito da Música como Método para Auxiliar no Tratamento de Recuperação de Crianças que Sofreram Cirurgias Cardíacas.
Orientador: Janice Mendes da Silva

Especialização em Didática do ensino superior

2008 - 2008

Faculdade União Vila Velha
Título: Sem
Orientador: Sem

Especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Negócios

2007 - 2008

Faculdade União Vila Velha
Título: Avaliação da viabilidade para a criação de uma lavanderia industrial na região de Ponta Grossa
Orientador: Sergio Henrique Barszcz

Especialização em Gestão Empresarial com ênfase em Recursos Humanos

2007 - 2008

Faculdade União Vila Velha
Título: Avaliação da viabilidade para a criação de uma lavanderia industrial na região de Ponta Grossa
Orientador: Sergio Henrique Barszcz

Graduação em andamento em Licenciatura em Música

2017 - Atual

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Graduação em Administração com enfase em análise de sistemas

1999 - 2002

Centro Universitario Campos de Andrade
Título: EFEITOS DA MÚSICA COMO MÉTODO PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DE RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SOFRERAM CIRURGIAS CARDÍACAS
Orientador: Janice Mendes da Silva

Curso técnico/profissionalizante em Técnico Mecânico

1994 - 1997

CEFET - Centro Federal de Educação Tecnológica - Ponta Grossa - Pr

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2015 - 2015

Imersão na língua Inglesa. (Carga horária: 240h). , Excellent Global, EXCELLENT, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Pesquisa e Desenvolvimento..

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Artes / Subárea: Professor de Música.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Em casa com cultura. Aprenda a tocar músicas da tradição gaúcha no acordeon. 2020. (Exposição).

Edital 016/2019 Concurso para Circulação de Espetáculos e Oficinas de Música 2019.A Prática Musical e a Cultura Indígena Brasileira: um paralelo de aprendizagem.. 2019. (Oficina).

XXVIII EAIC Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG.A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO CONSONANTE COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.. 2019. (Encontro).

II Fórum de Percepção Musical_2018.A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.. 2018. (Outra).

XXVII EAIC - Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG.A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.. 2018. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Orientou

Ronaldo da Silva

A APRENDIZAGEM DA VOZ CANTADA INFANTIL VISTA DE MANEIRA SIGNIFICATIVA: UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA; Início: 2020; Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Música) - UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Ronaldo da Silva

A Teoria da Aprendizagem Significativa e a pedagogia musical ativa: convergências para a aquisição do conceito de voz cantada infantil; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; (Orientador);

Ronaldo da Silva

A alfabetização e letramento musical no contexto da educação musical: um levantamento bibliográfico; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa; Orientador: Ronaldo da Silva;

Ronaldo da Silva

A alfabetização e letramento musical no contexto da Educação Musical: um estudo consoante com a aprendizagem significativa; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Música) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Fundação Araucária; Orientador: Ronaldo da Silva;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • TRAMONTIN, H. F. . EFEITOS DA MÚSICA COMO MÉTODO PARA AUXILIAR NO TRATAMENTO DE RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS QUE SOFRERAM CIRURGIAS CARDÍACAS. REVISTA CIENTÍFICA CENSUPEG , v. 4, p. 1, 2014.

  • TRAMONTIN, H. F. ; SILVA, R. . A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO.. 2018. (Apresentação de Trabalho/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

TRAMONTIN, H. F. . Músico Herton Tramontin. 2013; Tema: Biografia como músico e propostas para trabalhos em cerimoniais de casamentos. (Site).

TRAMONTIN, H. F. . Herton Fabiano Tramontin. 2008; Tema: Casamentos. (Rede social).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - 2020

    PESQUISA SOBRE A VOZ CANTADA INFANTIL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, Descrição: Este estudo visa uma revisão de literatura que tem por objetivo compreender e articular os conceitos formadores sobre as particularidades da voz cantada infantil.
Anseia-se por intermédio do levantamento bibliográfico e da revisão das literaturas encontradas neste estudo, seja possível conhecer as relações da voz cantada com a criança e ampliar o entendimento das características e do uso da sua voz como instrumento relevante para uma prática saudável no canto coletivo.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Herton Fabiano Tramontin - Integrante / Ronaldo da Silva - Coordenador., Financiador(es): UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - Bolsa.

  • 2018 - 2019

    A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM ESTUDO CONSONANTE COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Ronaldo da Silva em 29/05/2019., Descrição: Este estudo visa realizar uma revisão de literatura, tornando possível compreender o uso e significado do conceito de aprendizagem significativa, a fim de conectá-lo ao projeto de pesquisa, realizado por intermédio do PIBIC no ano de 2017, intitulado "A alfabetização e letramento musical no contexto da educação musical: um levantamento bibliográfico", que dedicou estudar a alfabetização e letramento musical. Anseia-se, por intermédio do entendimento, junção e interseção dos termos de pesquisa, que seja possível correlacioná-los com as práticas efetivas de aprendizagem significativa, estendidas e aplicadas à educação musical no contexto da regência de coros infantojuvenis, em especial seus cantores. O instrumento de pesquisa será a análise documental norteada pelo uso da ferramenta 5W2H, o qual construirá uma teia de significados e conceitos que direcionará a mesma para melhor alcance dos objetivos propostos. A expectativa é que por intermédio da análise documental, possa ter melhor entendimento das diversas possibilidades de trabalho do educador musical diante da alfabetização e letramento musical, frente as teorias da aprendizagem significativa.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Herton Fabiano Tramontin - Integrante / Ronaldo da Silva - Coordenador.

  • 2017 - 2018

    A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MUSICAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO., Descrição: Pesquisa de cunho referencial bibliográfico, que busca compreender o uso e significados dos conceitos de alfabetização e letramento musical no âmbito da educação musical. O instrumento de pesquisa será a análise documental sugerida por Bardin (2008), realizada a partir de artigos das revistas e dos anais da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM). Espera-se que por meio do tratamento de dados e da análise dos resultados seja possível a ampliação do olhar à educação musical, especialmente no tocante ao desenvolvimento de competências ligadas à leitura e escrita musical, contribuindo para que se tornem significativas nos múltiplos contextos de ensino e de aprendizagem.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Herton Fabiano Tramontin - Coordenador / Ronaldo da Silva - Integrante., Financiador(es): UEPG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA - Bolsa., Número de produções C, T & A: 1

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Musicalle

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2017 - Atual

Uepg - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Vínculo: Estudante, Enquadramento Funcional: Estudante e Pesquisador no programa PIBIC, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Estudante do curso de Licenciatura em Música e atuante no programa de iniciação científica por três anos desde 2017 quando deu início na graduação. 
Linhas de pesquisa no programa PIBIC.
2017/2018 - Alfabetização e Letramento Musical
2018/2019 - Aprendizagem Significativa
2019/2020 - A Voz Cantada Infantil

1997 - 1997

METALÚRGICA SCHIFFER

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estagiário operador de qualidade na linha de produção dos implementos rodoviários, desenvolveu e controlou procedimentos, registrando tempo de produção das atividades e como elas eram executadas, para que o processo fosse analisado e melhorado. Paralelamente inspecionou toda a linha de produção para garantir que o cliente estivesse recebendo um implemento sem imperfeições.

1999 - 1999

Kellner

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiário contratado sem remuneração para aprender todo o processo de fabricação em uma linha de produção, na fabricação de rodoares para caminhões. Após sua primeira semana trabalhando na operação de uma furadeira de bancada, percebeu que muitos colaboradores consultavam o proprietário para checagem de medidas e buscar esclarecimentos sobre o produto produzido e suas máquinas de operação. Foi então que realizou aos proprietários uma proposta que foi aceita imediatamente, pois seu objetivo não era operacional, embora estivesse lá para aprender. Ofertou a empresa que focasse todos os recursos que sabia na construção de desenhos técnicos em AutoCAD contendo todas os processos de fabricação executados na fábrica, para que este estivesse disponível no equipamento em que o colaborador estivesse produzindo o mesmo. Desta maneira o processo ficaria registrado, organizado e procedimentado, o colaborador ficaria mais autônomo e os proprietários ficariam com mais tempo para cuidar dos negócios e das vendas da empresa.

1999 - 2001

Sanofi-Aventis Farmacêutica

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 44

Outras informações:
Estagiário desempenhou a atividade de representante e propagandista voltado para o profissional da medicina. Responsável por todo o planejamento de visitações médicas, para cumprir metas e divulgação dos medicamentos a fim de atingir a prescrições que levassem à venda farmacêutica como resultado para o alcance de metas pré-estabelecidas. Atuação em todas as cidades dos Campos Gerais.

2001 - 2002

Banco do Brasil S.A.

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 40

Outras informações:
Estagiário. Atuou na Administração interna e com o Financiamento Rural de bens e cultivos agrícolas para clientes do banco que contratavam os serviços do banco para financiamentos de cultivos ou implementos. Atendimento diretamente com o cliente produtor, dando suporte ao responsável pelo banco.

2001 - 2015

Tetra Pak - Ponta Grossa

Vínculo: Funcionário, Enquadramento Funcional: Funcionário, Carga horária: 44

Outras informações:
Ingressou na Tetra Pak em 2001 como inspetor de qualidade e operador de máquina, cuidando do processo de laminação existente na linha de fabricação de embalagens cartonadas. Com experiência técnica, passou a desempenhar a função de almoxarife no almoxarifado técnico para atendimento da manutenção. Com a formação adquirida e fruto de conquistas, iniciou sua atuação em compras, onde ficou por oito anos na compra de MRO (Maintenance, Repair & Operations), criando e administrando contratos de peças para uso e consumo, destinadas à fábrica, com fabricantes globais e nacionais. Atuou como criador e gerenciador de todo o SLA (Service Level agreement) de todo o processo de compras para o suporte das demandas da fabrica e atendimento do cliente interno na busca do seu maior nível de satisfação. Como domina as ferramentas SAP e do Office, ficou responsável pelo gerenciamento de todos os indicadores de performance em suprimentos, além de desempenhar a função de multiplicador do seu conhecimento como instrutor e super usuário do sistema SAP para suprimentos.