Nathan Belluzzo da Silveira

Formado em Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Pelotas. Colaborou com desenvolvimento de software para aquisição de dados de sensores na área agrícola. Atuou como bolsista de Iniciação Científica no projeto Modelagem de espaço de estados, wavelets, geoestatística e funções de pedotransferência aplicadas no estudo da variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em Engenharia de Controle e Automação

2014 - 2019

Universidade Federal de Pelotas
Título: Automação de um silo de armazenagem de grãos
Orientador: Luciano Anacker Leston

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

Extensão universitária em Ciclo Hidrológico e Bacias Hidrográficas. (Carga horária: 12h). , Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Engenharias / Área: Engenharia Elétrica / Subárea: Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos/Especialidade: Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

III Seminário Sul-rio-grandense de Agricultura de Precisão. 2018. (Seminário).

I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão. 2015. (Congresso).

I Seminário das Engenharias. 2015. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Sigmar de Lima

Leston, l.;LIMA, S.; FONSECA, M.. TCC I: Controle de Ventilação de um Silo de Armazenagem. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Pelotas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luana Nunes Centeno

Análise da correlação entre as doenças contidas no CID 10 com os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Pelotas; (Orientador);

Luís Carlos Timm

Modelagem de espaço de estados, wavelets, geoestatística e funções de pedotransferência aplicadas no estudo da variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Engenharia de Controle e Automação) - Universidade Federal de Pelotas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luís Carlos Timm;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • CENTENO, L. N. ; CECCONELLO, S. T. ; SILVEIRA, N. B. ; MAZZARO, R. V. . CANONIC CORRELATION BETWEEN QUALITY PARAMETERS OF RIVER WATER LOCATED IN THE SOUTH OF RIO GRANDE DO SUL. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 1, p. 19, 2020.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

SILVEIRA, N. B. ; MAZZARO, R. V. . LASTU. 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2019 - Atual

    DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE DE AQUISIÇÃO DE DADOS DE SENSORES DE TEMPERATURA E UMIDADE DE UM SILO, Descrição: Desenvolvimento de um software de aquisição de dados de temperatura e umidade de um silo de armazenamento de grãos. O software também mostrará os dados em uma tela em tempo real e fará o acionamento automático de um motor para entrada de ar em um silo de armazenagem de grãos. Posteriormente será criado um sistema de controle que a partir dos valores medidos irá acionar um motor monofásico responsável por ventilar o silo. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) . , Integrantes: Nathan Belluzzo da Silveira - Coordenador / Rodrigo Valandro Mazzaro - Integrante / Carlos Alberto Silveira da Luz - Integrante / Marcelo Lemos Rossi - Integrante / Adamo de Sousa Araújo - Integrante / Rafael Galli - Integrante.

  • 2019 - Atual

    ANÁLISE DA CORRELAÇÃO ENTRE AS DOENÇAS CONTIDAS NO CID 10 COM OS ÍNDICES DE SANEAMENTO BÁSICO PARA OS MUNICÍPIOS QUE INTEGRAM O COREDE SUL, Descrição: Apesar do avanço do Brasil nos últimos anos, ainda há sérios problemas com a deficiência do serviço de saneamento básico no país, principalmente em relação à coleta e tratamento de esgoto, o que corrobora com o aumento de doenças como a diarreia e leptospirose. Diante disto, este projeto visa analisar as inter-relações existentes entre das doenças contidas no CID 10 e os índices de saneamento básico para os municípios que integram o COREDE Sul. A metodología utilizada consistirá inicialmente de um levantamento e compilação das doenças contidas no CID 10 e que foram registradas nos municipios estudados, estes dados serão obtidos junto ao site do DATASUS para o período de 2011 a 2015, por conseguinte realizar-se-á a compilação dos dados dos indicadores de saneamento (água, esgoto e resíduos sólidos) que serão obtidos no site do IBGE e do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico para cada município em estudo. Após a compilação dos dados será realizada análise estatística descritiva (através de medidas de posição central, medidas de dispersão e das medidas da forma de dispersão, bem como aplicação de matriz de correlação de Pearson) e multivariada (análise de agrupamentos). Para tal será utilizado o software livre Gretl. Como resultados espera-se que as doenças presentes no CID -10 apresentem forte correlação com a falta de saneamento básico nos municípios estudados, bem como que este projeto permita estimular o pensamento reflexivo e a autonomia intelectual do discente envolvido. Projeto cadastrado na PROPESP sob o número: PE03190619/025... , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (5) . , Integrantes: Nathan Belluzzo da Silveira - Integrante / Rodrigo Valandro Mazzaro - Integrante / Luana Nunes Centeno - Integrante / Samanta Tolentino Cecconello - Coordenador / Jocelito Saccol de Sá - Integrante / Alana Horwath - Integrante / Suelen Pintanel - Integrante / Natyara Borges - Integrante.

  • 2017 - Atual

    MODELAGEM DE ESPAÇO DE ESTADOS, WAVELETS, GEOESTATÍSTICA E FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA APLICADAS NO ESTUDO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DE ATRIBUTOS FÍSICO-HÍDRICOS DO SOLO EM ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFICA, Descrição: O objetivo principal do projeto é o de avaliar ferramentas da Análise de Séries Espaciais para caracterizar a variabilidade de atributos do solo e de atributos topográficos bem como estudar o relacionamento entre eles em uma bacia e uma sub-bacia hidrográfica localizadas no Rio Grande do Sul. Também será avaliado o desempenho de funções de pedotransferência para estimar os atributos hídricos do solo determinados nas duas bacias. O trabalho de campo foi desenvolvido em uma transeção espacial de 25 km construída na Bacia Hidrográfica do Arroio Pelotas/Pelotas-RS e em uma malha experimental construída em uma sub-bacia localizada em Canguçu-RS. Foram demarcados pontos onde amostras de solo foram coletadas para determinação de atributos físicos, químicos e hídricos do solo. De posse do modelo digital de elevação de cada bacia foram obtidos os atributos topográficos altitude, declividade, aspecto, curvatura, plano e perfil de curvatura. A estatística clássica será aplicada aos atributos do solo e aos topográficos e ferramentas da análise de séries espaciais e da análise em wavelets serão aplicadas para caracterizar a variabilidade espacial de cada atributo bem como estudar o relacionamento entre eles. O desempenho de funções de pedotransferência para estimar os atributos hídricos do solo também será avaliado. Espera-se: i. quantificar as correlações espaciais entre os atributos do solo e os topográficos em escala de bacia; e ii. selecionar a(s) função(ões) de pedotransferência(s) para estimar os atributos hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica, iii. formação de um Doutor e/ou Mestre.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (3) . , Integrantes: Nathan Belluzzo da Silveira - Integrante / Arlan da Silva Ferreira - Integrante / Claudia Liane Rodrigues de Lima - Integrante / Eloy Antonio Pauletto - Integrante / Fabricio da Silva Terra - Integrante / Jeferson Prass Pimentel - Integrante / Luana Nunes Centeno - Integrante / LUCIANA MARINI KOPP - Integrante / LUIZ FERNANDO SPINELLI PINTO - Integrante / RODRIGO CÉSAR DE VASCONCELOS DOS SANTOS - Integrante / SAMUEL BESKOW - Integrante / SERGIO LEAL FERNANDES - Integrante / TAMARA LEITZKE CALDEIRA - Integrante / TIRZAH MOREIRA SIQUEIRA - Integrante / VITOR EMANUEL QUEVEDO TAVARES - Integrante / WILLIAN SILVA BARROS - Integrante / Luis Carlos Timm - Coordenador., Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Destaque do XXVIII Congresso de Iniciação Científica: MODELOS ESPAÇO DE ESTADO, GERADOS EM SOFTWARE LIVRE, PARA ESTIMATIVA DA CONDUTIVIDADE HIDRÁULICA DE SOLO SATURADO NA ESCALA DE BACIA HIDROGRÁFI, Universidade Federal de Pelotas.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2019 - Atual

Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Vínculo: , Enquadramento Funcional:

2018 - Atual

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação Cientifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista de Iniciação Cientifica no projeto Modelagem de espaço de estados, wavelets, geoestatística e funções de pedotransferência aplicadas no estudo da variabilidade espacial de atributos físico-hídricos do solo em escala de bacia hidrográfica.

2018 - 2018

Universidade Federal de Pelotas

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Iniciação ao Trabalho, Carga horária: 20

Outras informações:
Bolsista junto ao Laboratório de Eletrônica Analógica do CEng/UFPel atuando na área de manutenção eletrônica e auxiliando alunos no uso do laboratório.