Rebeka Guerra de Oliveira

Mestranda em Psicobiologia, UFRN. Biomédica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participou dos projetos de pesquisa "Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em modelos murinos de peritonite e choque não séptico induzidos por zimosan.", "Efeito da Radiação Ionizante Natural na Metilação Global do Genoma", foi participante nos projetos de extensão "Jovem Imunologista' e "O vídeo-atlas como ferramenta de ensino-aprendizagem para a anatomia humana.", e foi monitora da disciplina de Fisiologia no projeto "Fisiologia Além da Teória". Experiência acadêmica nas áreas de genética, imunologia, anatomia e fisiologia, possuindo grande interesse por estas, principalmente imunologia, psicobiologia, genética e neurofisiologia.

Informações coletadas do Lattes em 25/11/2021

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Psicobiologia

2020 - Atual

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Orientador:Profa. Dra. Fívia de Araujo Lopes.Bolsista do(a): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Grande área: Ciências Humanas

Graduação em Biomedicina

2015 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Título: EFEITOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE NATURAL NA METILAÇÃO GLOBAL DO GENOMA DA POPULAÇÃO DE LAJES PINTADAS/RN
Orientador: Profa. Dra. Viviane Souza do Amaral

Ensino Médio (2º grau)

2007 - 2014

Colégio Nossa Senhora das Neves

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2019 - 2019

I CURSO DE FÉRIAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E P. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

WORKSHOP DE RESISTÊNCIA BACTERIANA. (Carga horária: 10h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2018 - 2018

XI Curso de Inverno em Imunologia. (Carga horária: 60h). , Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo, FMRP - USP, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: DESPERTANDO JOVENS IMUNOLOGISTAS. (Carga horária: 40h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2017 - 2017

Extensão universitária em I SEBM - SEMANA ACADÊMICA DE BIOMEDICINA: ROMPENDO AS BARREIRAS DA SALA DE. (Carga horária: 9h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em DIA DO BIOMÉDICO: VOCÊ SABE O QUE UM BIOMÉDICO FAZ?. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

Extensão universitária em O VÍDEO-ATLAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ANATOMIA HUMANA. (Carga horária: 80h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: MEMÓRIA, EMOÇÃO E SONO. (Carga horária: 30h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

2015 - 2015

2° EDIÇÃO - NOÇÕES BÁSICAS DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA E SEU USO TERAPÊUTICO. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Imunologia.

Grande área: Ciências Humanas / Área: Psicologia / Subárea: Psicologia Fisiológica/Especialidade: Psicobiologia.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Genética.

Grande área: Ciências Biológicas / Área: Genética / Subárea: Fisiologia de Órgãos e Sistemas.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Fisiopatologia e diagnóstico laboratorial.

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Farmácia / Subárea: Avaliação e analises toxicológicas.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

I CURSO DE FÉRIAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA DA UFRN.I CURSO DE FÉRIAS DE IMUNOLOGIA BÁSICA DO DEPARTAMENTO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA DA UFRN. 2019. (Seminário).

8 CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (PÔSTER - POSTERES - 8 CBEU). IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: DESPERTANDO JOVENS IMUNOLOGISTAS. 2018. (Congresso).

VII Semana do Cérebro.VII Semana do Cérebro: A educação transforma. 2018. (Simpósio).

WORKSHOP DE RESISTÊNCIA BACTERIANA.RESISTÊNCIA BACTERIANA. 2018. (Seminário).

XI Curso de Inverno em Imunologia realizado.Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em modelos murinos de peritonite e choque não séptico induzidos por zimosan. 2018. (Encontro).

XI Curso de Inverno em Imunologia realizado.XI Curso de Inverno em Imunologia realizado. 2018. (Outra).

XXIX CICT Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica da UFRN. Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em ensaio de toxicidade aguda em camundongos BALB/c.. 2018. (Congresso).

2° EDIÇÃO - NOÇÕES BÁSICAS DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA E SEU USO TERAPÊUTICO.NOÇÕES BÁSICAS DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA E SEU USO TERAPÊUTICO. 2017. (Seminário).

I SEBM - SEMANA ACADÊMICA DE BIOMEDICINA: ROMPENDO AS BARREIRAS DA SALA DE AULA. ROMPENDO AS BARREIRAS DA SALA DE AULA. 2017. (Feira).

Simpósio em Ciências Forenses.Simpósio em Ciências Forenses. 2017. (Simpósio).

CURSO DE SHANTALA. 2016. (Seminário).

CURSO DE SHIATSU FACIAL. 2016. (Seminário).

CURSO DE TUINÁ. 2016. (Seminário).

XIII Seminário de Iniciação à Docências.Fisiologia Além da Teoria. 2016. (Seminário).

DIA DO BIOMÉDICO: VOCÊ SABE O QUE UM BIOMÉDICO FAZ?. VOCÊ SABE O QUE UM BIOMÉDICO FAZ?. 2015. (Feira).

NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: MEMÓRIA, EMOÇÃO E SONO.NEUROCIÊNCIA COGNITIVA: MEMÓRIA, EMOÇÃO E SONO. 2015. (Encontro).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Daniella Regina Arantes Martins

AMARAL, V. S.;MARTINS, DANIELLA R. A.; Leonardo cCpistrano Ferreira. Efeitos da Radiação IOnizante Natural na metilação Global do Genoma. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Luíza Araújo da Costa Xavier

EFEITOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE NATURAL NA METILAÇÃO GLOBAL DO GENOMA DA POPULAÇÃO DE LAJES PINTADAS/RN; 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Luíza Araújo da Costa Xavier;

Fívia de Araújo Lopes

(a definir); Início: 2020; Dissertação (Mestrado em Psicobiologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; (Orientador);

Viviane Souza do Amaral

Efeitos da Radiação Ionizante Natural na Estabilidade do Genoma; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Viviane Souza do Amaral;

Janeusa Trindade de Souto

Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A; St; -Hil (tingui) em ensaio de toxicidade aguda em camundongos BALB/c; ; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Biomedicina) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Janeusa Trindade de Souto;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • OLIVEIRA, R. G. ; AMARAL, V. S. ; XAVIER, L. A. C. . EFEITOS DA RADIAÇÃO IONIZANTE NATURAL NA METILAÇÃO GLOBAL DO GENOMA DA POPULAÇÃO DE LAJES PINTADAS/RN. 2019. (Apresentação de Trabalho/Outra).

  • SOUTO, &amp ; SILVA, A. B. R. ; OLIVEIRA, R. G. ; CAMARA, A. B. ; BRAGA, A. O. . IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: DESPERTANDO JOVENS IMUNOLOGISTAS. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. G. ; SOUTO, &amp . Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em modelos murinos de peritonite e choque não séptico induzidos por zimosan. 2018. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • SOUTO, &amp ; OLIVEIRA, R. G. . Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em ensaio de toxicidade aguda em camundongos BALB/c. 2018. (Apresentação de Trabalho/Congresso).

  • OLIVEIRA, R. G. . I SEBM - SEMANA ACADÊMICA DE BIOMEDICINA: ROMPENDO AS BARREIRAS DA SALA DE AULA. 2017. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

  • OLIVEIRA, R. G. . DIA DO BIOMÉDICO: VOCÊ SABE O QUE UM BIOMÉDICO FAZ?. 2015. (Apresentação de Trabalho/Comunicação).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

OLIVEIRA, R. G. . Efeitos da Radiação Ionizante Natural na Estabilidade do Genoma. 2019. (Relatório de pesquisa).

OLIVEIRA, R. G. . Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em ensaio de toxicidade aguda em camundongos BALB/c.. 2018. (Relatório de pesquisa).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Efeitos da Radiação Ionizante Natural na Estabilidade do Genoma, Descrição: A radiação ionizante (IR) é ubíqua e faz parte do cotidiano das pessoas, porém em doses elevadas traz prejuízos diversos à saúde da população. Um exemplo desse fato pode ser observado no município de Lajes Pintadas (RN), o qual possui o problema de elevada concentração de radônio no ar, um gás radioativo que deriva do decaimento do urânio. Além disso, um fato observado na região é a grande incidência de mortalidade por câncer. É possível relacionar danos causado por IR com alterações na epigenética, para isso foi analisada a metilação do LINE-1, elemento repetitivo mais longo do DNA, o qual devido seu elevado número de repetições fornece uma ideia do panorama global de metilação do genoma. O objetivo do presente trabalho foi avaliar as alterações epigenéticas causadas pela elevada radiação ionizante natural nos moradores de Lajes Pintadas/RN. Foram recrutados 104 indivíduos, entre grupos controle e experimental, após consentimento e esclarecimento sobre a pesquisa foram aplicados questionários e foi extraído o DNA dos participantes para análise do efeito da IR na metilação do gene LINE-1, através do protocolo COBRA, o qual conta com as técnicas de conversão bissulfito, PCR, análise de restrição, eletroforese e densitometria, por fim os valores obtidos foram analisados, avaliados e comparados estatisticamente com dados adquiridos no questionário respondido pelos participantes. Como resultado têm-se que há diferença significativa (p=0,042) nas médias de metilação global entre os grupos estudados, sendo o grupo experimental com uma média de 51,44%, e o grupo controle de 50,17%. No entanto, não foi vista correlação entre os níveis de metilação e os de radônio dosados, tendo uma correlação de p = 0,524, essa era a questão principal do trabalho, mas ainda assim esse resultado abre margem para algumas hipóteses e discussões, inclusive sobre radioproteção. Foram encontradas três correlações significativas, todas inversas, estas entre a metilação e a 8-oxoguanosina dosada na urina (p = 0,047 e Pearson = -0,291), prática de exercícios físicos (p = 0,064 e Spearman = -0,269) e o tipo de água consumida (p = 0,038 e Spearman = -0,329), assim foi possível relacionar a epigenética com dano oxidativo e hábitos de vida, respectivamente. Entretanto, essas variáveis ainda explicam poucos por cento (R2 = 0,189) da variação nos níveis de metilação, segundo o teste de regressão linear múltipla. Por fim, pôde-se concluir que a pergunta inicial da relação entre radônio e metilação global não foi confirmada, mas ainda há muito para ser estudo, assim deixa margens para futuras pesquisas e novas descobertas relacionadas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rebeka Guerra de Oliveira - Integrante / VIVIANE SOUZA DO AMARAL - Coordenador / Luiza Araújo da Costa Xavier - Integrante.

  • 2017 - 2018

    Efeito do extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em modelos murinos de peritonite e choque não séptico induzidos por zimosan, Descrição: Modelos de inflamação em animais têm sido desenvolvidos e utilizados há mais de 100 anos para elucidar a fisiopatogenia de doenças humanas (GUALDI et al., 2010), bem como compreender os processos inflamatórios e ajudar no desenvolvimento de intervenções terapêuticas. Nesse contexto, estudos têm demonstrado que drogas derivadas de plantas, bem como preparações de muitas plantas são capazes de alterar a função do sistema imunológico com uma gama de efeitos imunomoduladores (BITENCOURT et al., 2011; BORGES et al., 2013a; GOMIG et al., 2008). O reino vegetal é responsável pela maior parte da diversidade química registrada na literatura até o momento, e tem contribuído de maneira significativa para a descoberta de novas drogas para utilização no tratamento de doenças que afetam os seres vivos (VUORELAA et al., 2004). 
A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza a utilização de terapias alternativas, integrando a medicina ocidental com a popular tradicional, e recomendou formalmente, durante a conferência de Alma-Ata, que os recursos de medicina tradicional e popular fossem utilizados pelos sistemas nacionais de saúde, recrutando os praticantes dessa medicina como aliados na organização e implementação de medidas para melhorar a saúde da comunidade. No contexto deste trabalho, a M. pubescens é popularmente utilizada no combate a inflamações de pele, porém não foram encontradas informações na literatura sobre seus mecanismos de ação ou se a planta atua de fato nestas enfermidades. Dados preliminares do nosso grupo mostram que o extrato aquoso de M. pubencens foi capaz de reduzir em 35,30%, 51,35%, 46,87% e 42,64% a migração de leucócitos totais para a cavidade peritoneal nas doses de 8, 4, 2 e 1 mg/kg, respectivamente em modelo de peritonite induzida por zimosan de fungo. Como se pretende continuar avaliando sua atividade anti-inflamatória in vivo, antes de tudo é importante fazer uma avaliação da possível toxicidade desse extrato no camundongos, com doses similares as que serão testadas e doses superiores para termos um parâmetro para trabalhar com segurança, evitando efeitos tóxicos do extrato.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Rebeka Guerra de Oliveira - Integrante / JANEUSA TRINDADE DE SOUTO - Coordenador.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Prêmios

2019

Mérito Acadêmico Estudantil - Laureada, Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Endereço profissional

  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Biociências. , Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Lagoa Nova, 59078900 - Natal, RN - Brasil, Telefone: (84) 00000000

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2018 - 2019

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Ciéntifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna de Iniciação Cientifica no projeto PVA12797-2016 - ESCASSEZ
HÍDRICA ASSOCIADA À RADIOATIVIDADE NATURAL NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: QUAL O IMPACTO
DESTE CENÁRIO NA SAÚDE DA POPULAÇÃO?. Atuação especifica no projeto intitulado "Efeito da Radiação Ionizante Natural na Metilação Global do Genoma". Projeto de genética, no laboratório de Genética e Toxicologia do departamento de Bioquímica da UFRN, teve como orientadora a professora doutora Viviane Souza do Amaral. Foi o trabalho de conclusão de curso.

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Ciéntifica, Carga horária: 20

Outras informações:
Aluna de Iniciação Cientifica do projeto PVA12645-2015 - Efeito do
extrato aquoso de Magonia pubescens A.St.-Hil (tingui) em modelos murinos de peritonite e choque
não séptico induzidos por zimosan. Projeto de Imunologia e Farmacologia sob a orientação da professora doutora Janeusa Trindade de Souto.

2017 - 2018

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Voluntária -Projeto de Extensão Universitária, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto de Extensão: IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: DESPERTANDO JOVENS IMUNOLOGISTAS. Nele eram organizadas e ministradas aulas sobre conceitos básicos e cotidianos de imunologia. As aulas eram dadas para os alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Walfredo Gurgel, em Candelária.

2016 - 2017

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 20

Outras informações:
Projeto de Monitoria e/ou PAMQEG - Fisiologia além da teoria.
Monitoria de Fisiologia para todos os cursos da saúde. Organizei aulas extras para os alunos com dificuldades, listas de exercício, auxiliei nas aulas práticas, ficava nos horários determinados aguardando alunos aparecerem para tirarem dúvidas.

2015 - 2015

Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de Extensão Universitária, Carga horária: 10

Outras informações:
Projeto de Extensão: O VÍDEO-ATLAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ANATOMIA HUMANA. Nele eram organizados roteiros e gravados vídeos mostrando peças anatômicas e explicando cada região e sua função. Foram feitos vídeos de vários sistemas. A intenção do projeto era criar um vídeo-atlas online que estivesse a disponibilidade dos alunos.

Atividades

  • 08/2018 - 07/2019

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Biociências.,Linhas de pesquisa

  • 08/2017 - 07/2018

    Pesquisa e desenvolvimento, Centro de Biociências.,Linhas de pesquisa

  • 07/2017 - 07/2018

    Extensão universitária , Centro de Biociências.,Atividade de extensão realizada, IMUNOLOGIA NAS ESCOLAS: DESPERTANDO JOVENS IMUNOLOGISTAS.

  • 03/2016 - 07/2017

    Ensino, Cursos da Área da Saúde: Biomedicina, Medicina, Odontologia, Fisioterapia.., Nível: Graduação,Disciplinas ministradas, Fisiologia

  • 08/2015 - 12/2015

    Extensão universitária , Centro de Biociências.,Atividade de extensão realizada, O VÍDEO-ATLAS COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM PARA A ANATOMIA HUMANA.

2018 - 2018

Hospital do Coração de Natal Ltda

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 30

Outras informações:
Habilitação em Análises Clínicas

Atividades

  • 07/2018 - 12/2018

    Estágios , Laboratório do Hospital do Coração.,Estágio realizado, Análises Clínicas.

2019 - 2019

HEMOCENTRO DALTON CUNHA DO RIO GRANDE DO NORTE

Vínculo: Estagiária, Enquadramento Funcional: Estágio Curricular Obrigatório, Carga horária: 30

Outras informações:
Habilitação em Banco de Sangue

Atividades

  • 02/2019 - 06/2019

    Estágios , HEMOCENTRO DALTON CUNHA DO RIO GRANDE DO NORTE.,Estágio realizado, Banco de Sangue.