Isabella Matos de Oliveira

Graduanda em Engenharia Química pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Possui experiência com gestão da qualidade, aplicação da ABNT ISO/IEC 17025:2017 em laboratórios de ensaio e calibração e auditoria na ABNT ISO/IEC 9001:2015 do sistema interno da Rede Metrológica de Minas Gerais. Atual Diretora de Gestão de Pessoas e RH da Empresa Júnior de Engenharia Química do UNI-BH (LAENQJR) atuando em resolução de conflitos internos e externos, contratação de novos membros e acompanhamento da satisfação dos atuais colaboradores da empresa, bem como planejamento em liderança e gestão empresarial. Atuou com desenvolvimento de pesquisas cientificas na área de adsorventes ambientais de óleos, graxas, corantes e contaminantes emergentes através da modificação química de argilomineral. Possui vivência em laboratórios da área de alimentos, organização, manutenção e aquisição de estoque para desenvolvimento de pesquisas e aulas práticas.

Informações coletadas do Lattes em 18/10/2019

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Engenharia Química

2015 - Atual

Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Idiomas

Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

XXVI Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES/2017;.Utilização da vermiculita organofilizada com surfactantes catiônicos como potencial material adsorvente de contaminantes emergentes. 2018. (Seminário).

XXV Seminário de Iniciação Científica da UFOP ? ENCONTRO DE SABERES/2017;.Utilização da vermiculita hidrofóbica, modificada com óleo de mamona, como potencial material na descontaminação de cursos d?água. 2017. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Vitório Delogo de Castro

Adsorventes Ambientais e Industriais; Início: 2017; Iniciação científica (Graduando em Engenharia Química) - Centro Universitario de Belo Horizonte, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; (Orientador);

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2017 - 2017

    Análise do fator de proteção solar em bloqueadores solares, Descrição: Protetores solares são substâncias capazes de prevenir ou minimizar os efeitos da radiação ultravioleta (UV) sobre a pele. Existem dois tipos de protetores: os orgânicos e os inorgânicos. Os orgânicos são os que apresentam em sua constituição compostos aromáticos com grupos carboxílicos, o qual apresenta grupos doadores de elétrons que absorvem a radiação. Já os inorgânicos são os que em sua constituição apresentam o dióxido de titânio (TiO2) e oxido de zinco (ZnO). Na última década houve um aumento significativo na produção de protetores solares, de variados FPS, no entanto, houve também um aumento dos casos de câncer de pele. Desta forma, este trabalho tem com finalidade avaliar o FPS de protetores com o princípio ativo a benzofenona-3, uma vez que sua faixa de proteção cobre os raios UVB e parte dos raios UVA. Para coleta de dados, foram realizadas análises espectrofotométricas, em triplicata, em cada um dos tipos de protetores, sendo eles nacional, nacional vencido e importado.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabella Matos de Oliveira - Coordenador / Andreza Portela Teixeira - Integrante / Charles Ferreira dos Santos - Integrante / Emanoela Ariane Gonçalves da Silva - Integrante / Jean Marcos de Souza Moreira - Integrante / Mariana Luiza Gomes Pereira - Integrante / Otavio Augusto Valadares de Almeida - Integrante / Rayane Katley de Aguiar Moura - Integrante / José Pedro Pereira Rates - Integrante / Maria Garcia Correa - Integrante / Rangel Benedito Sales - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Expurgos automáticos em sistemas pressurizados com ênfase no processo de fabricação do doce de leite., Descrição: Altamente consumido no Brasil e na Argentina, o doce de leite é um produto obtido pelo cozimento e concentração do leite cru devidamente padronizado. Esta concentração é alcançada através de um aquecimento indireto por aplicação de vapores, que são encaminhados a válvulas solenoides por meio de tubulações. Ao analisar este processo, observou-se que há pontos nas tubulações onde o vapor se torna condensado, aumentando sua umidade e impossibilitando que o produto atinja a concentração pastosa ideal, o que gera perda no processo produtivo. Estima-se que o total perdido num período de, um mês é de 1,38% da produção total, gerando um grande impacto financeiro para a indústria.Com o intuito de minimizar esta falha no processo e os prejuízos ocasionados por ela, propõe-se a implantação de um sistema microprocessado com a plataforma de prototipagem Arduino, que atuará no controle do excesso de umidade gerada a partir da formação do condensado. Ao final, a conclusão aponta que a solução proposta será viável e eficaz, já que possui baixo custo de elaboração e instalação, além de ser bastante acessível a todos os setores industriais.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (1) . , Integrantes: Isabella Matos de Oliveira - Coordenador / Andreza Portela Teixeira - Integrante / Charles Ferreira dos Santos - Integrante / Emanoela Ariane Gonçalves da Silva - Integrante / Mariana Luiza Gomes Pereira - Integrante / Otavio Augusto Valadares de Almeida - Integrante / Rayane Katley de Aguiar Moura - Integrante / Bruno Felipe de Lima - Integrante / Gustavo do Carmo Penido - Integrante / Ivana Silva Lula - Integrante.

  • 2016 - 2016

    Estudo da Utilização do Tanino Emulsionado em Óleo de Coco como Inibidor de Corrosão por Aeração Diferencial, Descrição: Nos dias atuais, indústrias de diversos setores se veem expostas a um fato que vem sendo prejudicial ao desenvolvimento de seus processos, a corrosão. A corrosão é a deterioração de um material, geralmente metálico, causada pelo meio no qual o material está presente, podendo ou não ser potencializada por intervenções mecânicas. Diante disso, têm-se vários tipos de corrosão e este artigo abordará de forma geral a corrosão ocasionada por meio de aeração diferencial (presença de oxigênio no meio). Com o objetivo de minimizar ou até mesmo exterminar a presença deste tipo de corrosão, será apresentado um verniz que tem como base o ácido tânico emulsionado em óleo de coco, que atuará como inibidor desaerador que evitará a presença e difusão do oxigênio em placas de aço-carbono. Para coleta e análise de dados e aplicações, foram realizados experimentos, em escala laboratorial, com as placas de aço carbono semi-imergidas em meios aquosos. A conclusão, através dos experimentos realizados, aponta que o verniz elaborado apresentou resultados satisfatórios, atingindo o objetivo proposto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Isabella Matos de Oliveira - Coordenador / Andreza Portela Teixeira - Integrante / Charles Ferreira dos Santos - Integrante / Cristiano Batista Nascimento - Integrante / Emanoela Ariane Gonçalves da Silva - Integrante / Jean Marcos de Souza Moreira - Integrante / Mariana Luiza Gomes Pereira - Integrante / Otavio Augusto Valadares de Almeida - Integrante / Rayane Katley de Aguiar Moura - Integrante / Ionara Fernanda Rezende Vieira - Integrante.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

  • 2016 - 2018

    Centro Universitário de Belo Horizonte, UniBH

    Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 30

    Outras informações:
    Auxilio na preparação de aulas práticas nos laboratórios de alimentos (carnes, leites, cerveja, frutos, panificação, técnica dietética) e engenharia. Preparação e manutenção dos laboratórios. Manuseio e utilização de equipamentos de médio porte industrial. Relacionamento interpessoal com alunos e professores. Aquisição de insumos para aulas práticas, reposição de estoque e manutenção de equipamentos. Manipulação e verificação de POP?s (Procedimento Operacional Padrão).

    Atividades

    • 04/2017

      Pesquisa e desenvolvimento , Centro Universitário de Belo Horizonte - Campus Estoril, .,Linhas de pesquisa