Carolina Martinho Cunha

Médica formada pela Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia (FMB/UFBA) em 2023. Certificada em Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS) em 2023. Durante a graduação, foi membro atuante da Liga Acadêmica de Infectologia da Bahia (LAIB) e atuou como monitora da disciplina Histologia Médica (2018) e de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (2019) da Universidade Federal da Bahia . Como pesquisadora, trabalhou no projeto de Iniciação Científica em Medicina Crítica pelo Hospital São Rafael (2018) e foi bolsista PIBIC 2021/2022 no projeto "Impactos da pandemia de COVID-19: uma abordagem da vigilância em saúde do trabalhador para grupos vulneráveis".

Informações coletadas do Lattes em 05/05/2025

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Medicina

2016 - 2023

Universidade Federal da Bahia

Graduação interrompida em 2014 em Farmácia

2014 - Atual

Universidade Federal de Minas Gerais
Ano de interrupção: 2014

Ensino Médio (2º grau)

2011 - 2013

Colégio Dom Bosco

Formação complementar

2023 - 2023

Advanced Cardiac Life Support (ACLS). (Carga horária: 16h). , American Heart Association, AHA, Estados Unidos.

2021 - 2021

Reanimação Neonatal. (Carga horária: 10h). , Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria, FSBP, Brasil.

2021 - 2021

Estressores ocupacionais de risco para saúde mental dos trabalhadores. (Carga horária: 8h). , Associação Brasileira de Saúde Coletiva, ABRASCO, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Bem, Fala Razoavelmente, Lê Bem, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Organização de eventos

PASTE, A. A. ; CUNHA, C. M. . III Simpósio HIV-AIDS da Liga Acadêmica de infectologia da Bahia. 2019. (Outro).

CUNHA, C. M. . I Curso de antibioticoterapia da Liga Acadêmica de Infectologia da Bahia. 2018. (Outro).

Participação em eventos

10º CONGRESSO BRASILEIRO SOBRE HIV/AIDS E VÍRUS RELACIONADOSOS. Perfil Clínico-Evolutivo de Pacientes Infectados pelo HIV com Diagnóstico Definitivo ou Suspeito de Histoplasmose Progressiva Disseminada em Hospital de Referência em Salvador-BA. 2020. (Congresso).

12º Congresso Paulista de Infectologia. PROPORÇÃO DO USO DE SORO ANTIOFÍDICO NO BRASIL EM 2019. 2020. (Congresso).

9º Congresso Brasileiro sobre HIV/AIDS e Vírus Relacionados e o XIV Simpósio sobre Avanços na Patogenia e Manejo da AIDS. Mortalidade por neoplasia maligna associada à infecção por HIV no Brasil, por regiões, dos anos de 2007-2017. 2019. (Congresso).

9º Congresso Brasileiro sobre HIV/AIDS e Vírus Relacionados e o XIV Simpósio sobre Avanços na Patogenia e Manejo da AIDS. Diagnóstico de HIV no Brasil: comparação da porcentagem de utilização de 3 métodos.. 2019. (Congresso).

9º Congresso Brasileiro sobre HIV/AIDS e Vírus Relacionados e o XIV Simpósio sobre Avanços na Patogenia e Manejo da AIDS. 2019. (Congresso).

I Congresso Norte-Nordeste de Neurologia, I Simpósio Norte-Nordeste de Transtornos do Movimento e a XVI Jornada de Neurologia da Bahia. Proporção de Internações Hospitalares (SUS) para Tratamento de Afecções do Sistema Nervoso em HIV/AIDS, no Nordeste, entre 2009-2018. 2019. (Congresso).

I Simpósio Estadual em Terapia em Doenças Infecciosas e II Jornada Baiana em IST e HIV. 2019. (Simpósio).

IV Curso de Hamatologia para o Clínico. 2019. (Outra).

V Jornada Baiana SBIm de Imunizações & VI Jornada Acadêmica de Imunizações da Bahia. 2019. (Congresso).

I Simpósio de Abordagem Multiprofissional ao Paciente Oncológico da Liga Acadêmica de Oncologia da UFBAa. 2018. (Simpósio).

Campus Party Bahia. 2017. (Outra).

II Encontro Brasileiro de Mulheres na Medicina. 2017. (Encontro).

X Simpósio da Liga Acadêmica de Oncologia. 2017. (Simpósio).

Produções bibliográficas

  • SCAPIM, JOÃO PEDRO RESENDE ; FERNANDES, RITA DE CÁSSIA PEREIRA ; FORTES, DANIEL ALBUQUERQUE ; CUNHA, CAROLINA MARTINHO . Tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas e os fatores associados em estudantes de medicina. JORNAL BRASILEIRO DE PSIQUIATRIA (ONLINE) , v. 70, p. 117-125, 2021.

  • TOLENTINO, ARTHUR CARDOSO ; CUNHA, CAROLINA MARTINHO ; SANTANA, GIOVANNA HARZER ; PIMENTEL, MATHEUS HENRIQUE ; SANTOS, RODRIGO DOS ; PINTO, VICTORIA SILVA ; ROCHA, VICTOR OLIVEIRA ; AGUIAR, VITÓRIA R. PALMELA . MORTALIDADE EM PESSOAS VIVENDO COM HIV APRESENTANDO COINFECÇÃO COM HISTOPLASMOSE NAS AMÉRICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA COM METANÁLISE E META¿REGRESSÃO. Brazilian Journal of Infectious Diseases , 2021.

Projetos de pesquisa

  • 2021 - 2022

    Impactos da pandemia de COVID-19: uma abordagem da vigilância em saúde do trabalhador para grupos vulneráveis, Descrição: A taxa de suicídio no Brasil apresentava uma tendência de aumento preocupante, mesmo antes do estabelecimento da pandemia de COVID-19. Com as novas dinâmicas sociais trazidas pela doença e pelo isolamento dela advinda, as expectativas gerais eram de ampliação dos transtornos mentais e das consequências deles advindos. Dados meta-analíticos iniciais evidenciam a tendência no aumento do número de ideação suicida pós-pandemia de COVID-19, quando comparados aos números pré-pandemia, o que fortalece, neste primeiro momento, a ideia prévia das consequências para o campo da saúde mental. Diante disso e das alterações da dinâmica laboral em todo o mundo, com a ampliação e fortalecimento de novas formas e condições de trabalho, faz-se necessário investigar as repercussões que atingiram os diversos setores de trabalho. É nesse contexto de pandemia de COVID-19, novas modalidades de trabalho, com ampliação da precarização e inseguridade social, acrescido da dificuldade na obtenção de dados de suicídio nos bancos de dados nacionais, que surgem e se materializam os objetivos deste estudo. O projeto teve por objetivos realizar um estudo descritivo das populações de onde virá a ser feito estudo caso controle sobre trabalho e suicídio.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . , Integrantes: Carolina Martinho Cunha - Integrante / FERNANDES, RITA DE CÁSSIA PEREIRA - Coordenador / Victor Rocha Santana - Integrante.

  • 2017 - 2017

    Iniciação Científica em Medicina Crítica, Descrição: Participação voluntária como estudante de graduação, com carga horária total de 192 horas.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Integrantes: Carolina Martinho Cunha - Integrante / Paulo Benigno - Coordenador.