PAOLA ZANELLA DE ARAÚJO

Acadêmica do oitavo período de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS).

Informações coletadas do Lattes em 28/11/2021

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em andamento em Medicina

2017 - Atual

Faculdade Pernambucana de Saúde

Ensino Médio (2º grau)

2000 - 2015

COLEGIO BOA VIAGEM

Formação complementar

2020 - 2020

Pediatric Advanced Life Support (PALS) Course. (Carga horária: 8h). , Postgraduate Institute for Medicine, PIM, Estados Unidos.

2020 - 2020

Curso Básico de Metodologia Científica PIC/PIBIC. (Carga horária: 20h). , Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, IMIP, Brasil.

2019 - 2019

Extensão universitária em Curso Treinamento para Monitores. (Carga horária: 4h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

2018 - 2018

Extensão universitária em Curso Treinamento para Monitores. (Carga horária: 4h). , Faculdade Pernambucana de Saúde, FPS, Brasil.

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Razoavelmente, Fala Razoavelmente, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Bandeira representando o idioma Espanhol

Compreende Razoavelmente, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Pouco.

Bandeira representando o idioma Português

Compreende Bem, Fala Bem, Lê Bem, Escreve Bem.

Áreas de atuação

Grande área: Ciências da Saúde / Área: Medicina.

Participação em eventos

I Workshop de Carreira, Finanças e Empreendedorismo na Medicina. 2020. (Outra).

XXVII Encontro Internacional de Neonatologia da Santa Casa de São Paulo. 2020. (Encontro).

III Simpósio da Liga de Clínica Médica na Universidade de Pernambuco: Doenças Tropicais - um olhar sobre a saúde brasileira. 2019. (Simpósio).

IV Simpósio da Liga Acadêmica de Pediatria da Universidade de Pernambuco: Emergências Pediátricas. 2019. (Simpósio).

X Congresso Estudantil da FPS, XV Jornada de Iniciação Científica do IMIP, XI Seminário Avançado de Saúde Integral do do IMIP e I Semana de Educação e Cultura da FPS. 2019. (Congresso).

XIV Jornada de Iniciação Científica do IMIP, IX Congresso Estudantil da FPS. 2018. (Congresso).

Curso Radiografia Simples de Tórax na Urgência: o que todo acadêmico precisa saber.. 2017. (Simpósio).

Ressignificando o Câncer. 2017. (Simpósio).

VII Congresso Científico do IMIP, XIII Jornada de Iniciação Científica do IMIP, VIII Congresso Estudantil da FPS. 2017. (Congresso).

Foi orientado por

Tereza Rebecca de Melo e Lima

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES COM CARDIOPATIA CONGÊNITA INTERNADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL; Início: 2019; Iniciação científica (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde; (Orientador);

Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia

FATORES DE RISCO E ASPECTOS CLÍNICOS EM PACIENTES INTERNADOS COM CARDIOPATIA CONGÊNITA: UM CORTE TRANSVERSAL; 2021; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde; Orientador: Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia;

Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DOS PACIENTES COM CARDIOPATIA CONGÊNITA INTERNADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA: UM ESTUDO TRANSVERSAL; 2019; Iniciação Científica; (Graduando em Medicina) - Faculdade Pernambucana de Saúde, PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FPS; Orientador: Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia;

Projetos de pesquisa

  • 2020 - Atual

    O CONHECIMENTO DE DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR FRENTE À PANDEMIA COVID-19: UM CORTE TRANSVERSAL, Descrição: Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde declarou uma pandemia por infecção por um novo coronavírus, que determinou a doença COVID-19 (Coronavirus Disease 2019). No Brasil, em 05 de maio de 2020, foram registrados 114.715 casos e 7.921 óbitos. Para o enfrentamento desta doença, o Ministério da Saúde convocou os profissionais de saúde à capacitação para prestar assistência à população, cabendo a estes profissionais utilizar o melhor do progresso científico. Em contrapartida, a utilização da produção acelerada de pesquisas científicas possui fatores limitantes e há poucos estudos sobre a efetividade dos Sistemas de Informação em Saúde para disseminação do conhecimento. Nesse contexto, a docência do ensino superior em saúde tem sido objeto de novos estudos, tendo em vista sua relação com a disseminação de informações e assistência em saúde, que se fazem necessárias no cenário da pandemia COVID-19. Objetivo: Analisar o conhecimento dos docentes de todos os cursos de graduação da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) a respeito da pandemia COVID-19, identificando se há fatores que limitam a adequada aquisição de tais informações. Métodos: Será um estudo transversal analítico, realizado entre agosto de 2020 e agosto de 2021. A população incluída será uma amostra estatística de docentes da FPS em exercício no primeiro semestre de 2020. Para a mensuração do conhecimento sobre a COVID-19, será aplicado um questionário com afirmações referentes à doença. A correção será efetuada de acordo com a literatura mais atualizada referente à COVID-19.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paola Zanella de Araújo - Integrante / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Coordenador / Gabriela Barreto Almeida Vasconcelos - Integrante / Igor Vinícius Santos de Andrade - Integrante / Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia - Integrante / Maria Luísa Gomes Bezerra - Integrante.

  • 2019 - Atual

    PERFIL EPIDEMIOLÓGICO E CLÍNICO DE PACIENTES COM CARDIOPATIA CONGÊNITA INTERNADOS EM HOSPITAL DE REFERÊNCIA, Descrição: O coeficiente de mortalidade infantil (CMI) está em processo de redução no mundo, estando o Brasil entre os países que alcançaram uma considerável queda na mortalidade infantil. Contrapondo tal declínio, evidências revelam a elevação gradativa da proporção de óbitos por malformação congênita no país, sendo a cardiopatia congênita (CC) a mais prevalente. Por sua vez, a CC tem alguns fatores de risco que elevam a sua incidência como, por exemplo, consanguinidade parental, doenças crônicas maternas, prematuridade e baixo peso ao nascimento. No Brasil, embora haja implementações de políticas públicas de saúde materno-infantil e avanços diagnósticos e terapêuticos, o prognóstico tem graves implicações na qualidade de vida. Dessa forma, o diagnóstico precoce torna-se indispensável para um melhor prognóstico e uma descrição atualizada dos aspectos dos pacientes acometidos impulsiona o processo de redução da morbimortalidade, melhorando o contexto de saúde do país. Objetivos: Analisar o perfil epidemiológico e clínico dos pacientes de 0 a 10 anos com cardiopatia congênita internados no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Métodos: Será realizado um estudo do tipo descritivo retrospectivo. A partir da análise dos livros de admissão das enfermarias, será realizado um cálculo amostral para definição do intervalo de tempo necessário para uma amostra significativa dos pacientes.. , Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (4) . , Integrantes: Paola Zanella de Araújo - Integrante / Tereza Rebecca de Melo e Lima - Coordenador / Gabriela Barreto Almeida Vasconcelos - Integrante / Igor Vinícius Santos de Andrade - Integrante / Paula Ferdinanda Conceição de Mascena Diniz Maia - Integrante / Maria Luísa Gomes Bezerra - Integrante.

Histórico profissional

Experiência profissional

2019 - 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora do Laboratório de Semiologia do terceiro período do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

2019 - 2019

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora do Laboratório de Semiologia do quarto período do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

2018 - 2018

Faculdade Pernambucana de Saúde

Vínculo: Monitora voluntária, Enquadramento Funcional: Monitora, Carga horária: 10

Outras informações:
Monitora do laboratório de Semiologia do primeiro período do curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

2019 - Atual

Vaccine

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Estagiária, Carga horária: 12