Mayra Mangabeira Crescencio

Possui graduação em Ciências Biológicas - Biotecnologia pela UFRJ. Experiência em pesquisa e desenvolvimento atuando nas áreas de farmacologia e biologia molecular durante a Iniciação Científica na Fiocruz. Após, atuação em diagnóstico microbiológico, bioquímico e da biologia molecular para a criação de vacinas autôgenas para animais na Microvet. Atualmente atua como Coordenadora de Estudos Clínicos no Hospital Felício Rocho exerce funções de gestão e administrativas nas atividades de condução dos estudos clínicos. Apresenta habilidades conhecimentos técnico, teórico, e operacional multidisciplinar em pesquisa clínica, análises microbiológicas, biologia molecular,bioquímica, Boas Práticas de Laboratório, Bioprocessos, Química, Biossegurança e Bioética, Biologia Celular e Bioinformática e Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação em Gestão e Controle da Qualidade.

Informações coletadas do Lattes em 03/07/2023

Acadêmico

Formação acadêmica

Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia

2016 - 2020

Universidade Federal do Rio de Janeiro
Título: CLONAGEM E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DA L- ASPARAGINASE DE Mycobacterium smegmatis mc2155 EM Escherichia coli
Orientador: Leila De Mendonça Lima e Wim Maurits Sylvain Degrave
Bolsista do(a): Centro de Integração Empresa-Escola, CIEE, Brasil.

Ensino Médio (2º grau)

2013 - 2015

COLÉGIO ANGLO VIÇOSA

Idiomas

Bandeira representando o idioma Inglês

Compreende Pouco, Fala Pouco, Lê Razoavelmente, Escreve Razoavelmente.

Participação em eventos

5 Curso de Biologia Celular e Molecular do Câncer do Hospital A.C.Camargo Cancer Center.A.C.Camargo Cancer Center. 2019. (Outra).

Biotecnologia farmacêutica: conceitos básicos.Produtos da Biotecnologia Farmacêutica.. 2019. (Outra).

Dia de Carreira na Libbs. 2019. (Outra).

III Simpósio de Biotecnologia da UFRJ.Clonagem, expressão e purificação da L-asparaginase de Mycobacterium smegmatis mc2155 em Escherichia coli visando obter um novo biofármaco para o tratamento da leucemia linfóide aguda. 2019. (Simpósio).

III Simpósio de Biotecnologia da UFRJ. 2019. (Simpósio).

III Simpósio de Biotecnologia da UFRJ.Minicurso: Terapia Gênica. 2019. (Outra).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ. 2018. (Oficina).

9ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ.Uso de sementes de moringa oleifera para o tratamento de águas turvas.. 2018. (Oficina).

Cursos de Férias do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).Genética das Doenças Humanas: da pesquisa ao diagnóstico. 2018. (Outra).

Raic 2018 - 26ª Reunião Anual de Iniciação Científica da Fiocruz.CLONAGEM, EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DA L-ASPARAGINASE DE MYCOBACTERIUM SMEGMATIS MC 2155 EM ESCHERICHIA COLI VISANDO OBTER UM NOVO BIOFÁRMACO PARA O TRATAMENTO DA LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA. 2018. (Encontro).

Workshop Princípios da formação biofarmacêuticas. 2018. (Simpósio).

Festival de Ciências como tema Biotecnologia. 2017. (Feira).

VII Jornada de Inverno de Bioquímica e Biologia Molecular.Triagem de compostos em cultivo celular : avaliação de potencial leishanicida e toxicidade em macrófagos. 2017. (Outra).

Workshop: Produção de Vacinas. 2017. (Outra).

Curso Lúdico de Biologia Celular.Apresentações lúdicas com os temas da disciplina Biologia Celular : Organização celular ,organelas citoplasmáticas ,respiração celular ,fermentação, célula vegetal , fotossíntese ,estrutura do DNA ,meiose e mitose e o dogma da biologia celular.. 2016. (Outra).

I Simposio em (Bio)Segurança &Acessibilidade. 2016. (Simpósio).

Comissão julgadora das bancas

Silas Pessini Rodrigues

RODRIGUES, S. P.; Lima, LM; DEGRAVE, W. M. S.. CLONAGEM E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DA L- ASPARAGINASE DE Mycobacterium smegmatis mc2155 EM Escherichia coli. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Marcos Gustavo Araujo Schwarz

RODRIGUES, S. P.;SCHWARZ, M. G. A.; MENDONÇA-LIMA, LEILA. Clonagem e caracterização bioquímica da L-asparaginase de Mycobacterium smegmatis mc2155 em Escherichia coli. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi orientado por

Leandro Santiago Emmerick

Construção de um novo vetor para expressão de proteínas recombinantes; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro; Orientador: Leandro Santiago Emmerick;

Leila de Mendonça Lima

CLONAGEM, EXPRESSÃO E PURIFICAÇÃO DA L- ASPARAGINASE DE MYCOBACTERIUM SMEGMATIS MC2155 EM ESCHERICHIA COLI VISANDO OBTER UM NOVO BIOFÁRMACO PARA O TRATAMENTO DA LEUCEMIA LINFÓIDE AGUDA; 2020; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Ciências Biológicas: Biotecnologia) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fundação Oswaldo Cruz; Orientador: Leila de Mendonca Lima;

Produções bibliográficas

  • CRESCENCIO, M. M. . Characterization of a recombinant mycobacterial L-asparaginase produced in Escherichia coli. 2021. (Apresentação de Trabalho/Simpósio).

Histórico profissional

Experiência profissional

2018 - 2020

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação cientifica, Carga horária: 20

Outras informações:
CLONAGEM E CARACTERIZAÇÃO BIOQUÍMICA DA L- ASPARAGINASE DE Mycobacterium smegmatis mc2155 EM Escherichia coli

2017 - 2017

Fundação Oswaldo Cruz

Vínculo: Iniciação científica, Enquadramento Funcional: Estagiário, Carga horária: 20

Outras informações:
Estagiária no Laboratório de Genômica Funcional e Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz/Fiocruz . Titulo do projeto : Construção de um novo vetor para expressão de proteínas recombinantes O projeto visa a construção de um vetor para expressão de proteínas heterólogas em micobactérias de crescimento rápido, sua capacidade de transformação com plasmídeos bi-funcionais (capazes de replicação em Escherichia coli e micobactérias, como o pUS972), perfil de crescimento em meio axênico e capacidade de secreção de proteínas

2021 - Atual

Hospital Felício Rocho

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: COORDENADORA DE ESTUDOS, Carga horária: 44

Outras informações:
Conduzir os estudos clinicas a partir da aprovação regulatória do Comité de Ética em Pesquisa

2020 - 2021

Microvet-Microbiologia Veterinaria Especial

Vínculo: Celetista, Enquadramento Funcional: Analista de Labóratorio, Carga horária: 44

Outras informações:
Condução das seguintes atividades no Setor Diagnóstico da Microvet: Isolamento e identificação bacteriana, plaqueamento, testes bioquímicos, gram, sorologia, sorotipagem e antibiograma para produção da vacina animal autógena, personalizada.