Luis Gustavo de Paiva Faria

Mestrando em Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLET) da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Graduado (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Entre 2017 e 2019, foi membro colaborador do Laboratório de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de Viçosa (LECTS/UFV) e, entre 2018 e 2019, bolsista de iniciação científica no projeto "Marginalidade e engajamento na obra de Torquato Neto", tendo desenvolvido monografia de conclusão de curso sobre a obra e a trajetória deste poeta. Tem interesse em Sociologia e Estudos Literários, principalmente nos seguintes temas: Pensamento Social Brasileiro, Crítica Literária, Literatura e Cultura brasileiras (1960-1970) e Torquato Neto.

Informações coletadas do Lattes em 19/06/2020

Acadêmico

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação acadêmica

Mestrado em andamento em Letras

2020 - Atual

Universidade Federal de Viçosa
Orientador: Joelma Santana Siqueira;Bolsista do(a): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.

Graduação em Ciências Sociais

2015 - 2019

Universidade Federal de Viçosa
Título: Fragmentos de trajetórias: reflexividade e cultura brasileira em Torquato Neto (1962-1972)
Orientador: Victor Luiz Alves Mourão

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Formação complementar

2018 - 2018

Oficina de Etnografia. (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Uma formação para o trabalho em etnociência. (Carga horária: 8h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

2017 - 2017

Oficina do software Atlas.ti 7 (Qualitative Data Analysis). (Carga horária: 4h). , Universidade Federal de Viçosa, UFV, Brasil.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Áreas de atuação

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Sociologia da Literatura.

Grande área: Lingüística, Letras e Artes / Área: Letras / Subárea: Estudos Literários.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Organização de eventos

SOUZA, N. D. ; FARIA, L. G. P. . Compartilhando saberes do cotidiano pedagógico: a Sociologia no CAp-Coluni/UFV. 2018. (Outro).

OLIVEIRA, M. J. ; FARIA, L. G. P. . Mostra de Antropologia Visual: Viçosa em imagens. 2017. (Exposição).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Participação em eventos

Encontro Regional Pré-SBS Sudeste de Minas Gerais.Entre malditos e marginais: um debate sobre manifestações artísticas Brasileiras durante as décadas de 1960-70. 2019. (Encontro).

I Colóquio de Comunicação e Política da UFV. 2019. (Outra).

IV Jornada de Estudos Linguísticos e Literários: Humanidades sobrevivendo em tempos de crise. Entre o fim, a fuga e a reação: Torquato Neto e a anti-distopia como resistência aos anos de chumbo (1969-1972). 2019. (Congresso).

Narrativas em Tempos de Crise: Diálogos Interdisciplinares. 2019. (Seminário).

V Semana de História da UFV Faces das Resistências: múltiplos olhares sobre a ditadura militar e seus múltiplos impactos na sociedade brasileira.A cultura como forma de resistência política: trajetória e rupturas estéticas em Torquato Neto no contexto da ditadura militar (1960-1970). 2019. (Outra).

III Jornada de Estudos Linguísticos e Literários. As variadas faces de um crítico literário brasileiro: recepção e apropriações de Antônio Candido em três congressos de ciências sociais. 2018. (Congresso).

I Simpósio de Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia do LECTS/UFV. 2018. (Simpósio).

Ciências Sociais em Debate: O perfil profissional e os objetivos da formação no curso de Ciências Sociais. 2016. (Seminário).

I Jornada de Estudos Linguísticos e Literários: Diálogos entre cultura e sociedade. 2016. (Congresso).

Imagens de Foucault. 2016. (Seminário).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Comissão julgadora das bancas

Victor Luiz Alves Mourão

MOURÃO, V. L. A.; SIQUEIRA, J. S.; MANSUR, D.. FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS: REFLEXIVIDADE E CULTURA BRASILEIRA EM TORQUATO NETO (1962-1972). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Viçosa.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Foi orientado por

Victor Luiz Alves Mourão

FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS: REFLEXIVIDADE E CULTURA BRASILEIRA EM TORQUATO NETO (1962-1972); 2019; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Viçosa; Orientador: Victor Luiz Alves Mourão;

Victor Luiz Alves Mourão

MARGINALIDADE E ENGAJAMENTO NA OBRA DE TORQUATO NETO; 2018; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Viçosa, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Orientador: Victor Luiz Alves Mourão;

Victor Luiz Alves Mourão

A temática da Inovação nas Conferências Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação; 2017; Iniciação Científica; (Graduando em Abi - Ciências Sociais) - Universidade Federal de Viçosa, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais; Orientador: Victor Luiz Alves Mourão;

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Produções bibliográficas

  • FARIA, L. G. P. ; SOARES, A. A. . A metrópole como palco para a modernidade: reflexões sobre A alma encantadora das ruas, de João do Rio. MIGUILIM - REVISTA ELETRÔNICA DO NETLLI , v. 8, p. 38-52, 2019.

  • FARIA, L. G. P. ; MOURAO, V. L. A. . As várias faces de um crítico literário: recepção acadêmica de Antonio Candido em três congressos de ciências sociais (2005-2017). JANGADA: CRÍTICA, LITERATURA, ARTES , v. 1, p. 32-49, 2019.

  • FARIA, L. G. P. ; OLIVEIRA, C. O. T. ; MARQUES, I. L. . O locus acadêmico da Licenciatura entre estudantes de Ciências Sociais: Um perfil dos licenciandos da Universidade Federal de Viçosa. Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (CABECS) , v. 2, p. 68-94, 2018.

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Outras produções

FARIA, L. G. P. . Métodos de pesquisa de mercado: Como conhecer seu público-alvo. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIA, L. G. P. . Planejamento de uma pesquisa social quantitativa: técnicas e ferramentas. 2019. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

FARIA, L. G. P. . Como transformar notícias em poesia? Reflexões sobre leitura, mídia e cultura de massa. 2018. (Curso de curta duração ministrado/Outra).

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Projetos de pesquisa

  • 2018 - 2019

    Marginalidade e engajamento na obra de Torquato Neto, Projeto certificado pelo(a) coordenador(a) Victor Luiz Alves Mourão em 14/04/2020., Descrição: O famoso aforismo de Helio Oiticica: "seja marginal, seja herói", indica a organização de alguns grupos artísticos, durante as décadas de 60 e 70, em torno de ideais marginais à estrutura política ditatorial em voga no Brasil à época. A classificação de um artista como marginal, em seus aspectos estéticos e políticos, traz consigo uma série de implicações pouco delineadas pela literatura sociológica e crítica. O projeto de pesquisa, considerando o contexto histórico mencionado, objetiva investigar e compreender as relações entre marginalidade e engajamento político na obra do artista Torquato Neto, demonstrando as relações e rompimentos do autor com as propostas estético-políticas de diferentes grupos artísticos, como o CPC (Centro Popular de Cultura), o Tropicalismo e o Concretismo. Nesse sentido, aponta-se para a necessidade de distinguir tais grupos e suas características em seus projetos estéticos. Propõe-se a utilização do método de análise de conteúdo e de análise documental, realizando um levantamento de documentos primários e secundários referentes à obra e à biografia de Torquato Neto. Partindo de uma abordagem sociológica, o projeto insere-se na área de Sociologia da Literatura, lançando mão de recursos teóricos desta última como possibilidade de compreensão do artista, obra e contexto.. , Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. , Alunos envolvidos: Graduação: (1) . , Integrantes: Luis Gustavo de Paiva Faria - Integrante / Victor Luiz Alves Mourão - Coordenador., Financiador(es): Fundação Arthur Bernardes - Bolsa.

Histórico profissional

Seção coletada automaticamente pelo Escavador

Experiência profissional

2020 - Atual

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Bolsista de mestrado, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

2018 - 2019

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Iniciação Científica, Carga horária: 20, Regime: Dedicação exclusiva.

Outras informações:
Projeto de pesquisa: "Marginalidade e engajamento na obra de Torquato Neto".

2016 - 2016

Universidade Federal de Viçosa

Vínculo: Bolsista, Enquadramento Funcional: Monitor I, Carga horária: 12

Outras informações:
Monitor I das disciplinas CIS 110 (Introdução à Sociologia), CIS 112 (Sociologia Clássica), CIS 214 (Sociologia), CIS 217 (Fundamentos de Ciências Sociais).

2019 - 2019

PraxCis - Empresa Júnior de Ciências Sociais (UFV)

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Conselheiro Consultivo, Carga horária: 12

Outras informações:
Setor de Projetos: Aprofundamento e acompanhamento na execução de projetos (pesquisas) e suas implicações. Setor de Gestão e Recursos Humanos: Apoio e manutenção do conhecimento das gestões anteriores, particularmente na documentação e avaliação de processos (informatização do caderno de ponto e construção de dados sistemáticos para e sobre a empresa).

2018 - 2018

PraxCis - Empresa Júnior de Ciências Sociais (UFV)

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Diretor de Projetos, Carga horária: 12

Outras informações:
Principais Atividades: Planejamento e execução de pesquisas sociais e de mercado segundo demanda e especificações de clientes. Avaliação técnica da viabilidade de projetos e pesquisas a serem oferecidas a potenciais clientes. Oferta de capacitações e oficinas aos gerentes da diretoria e demais membros da empresa para operação de softwares e execução técnica de pesquisas.

2017 - 2017

PraxCis - Empresa Júnior de Ciências Sociais (UFV)

Vínculo: Voluntário, Enquadramento Funcional: Gerente de Projetos, Carga horária: 12

Outras informações:
Principais Atividades: Apoio à manutenção da qualidade através da padronização de processos de pesquisa. Organização de portfólio dos projetos executados em gestões anteriores para posterior divulgação da empresa. Atualização da amostragem para a cidade de Viçosa, Minas Gerais segundo sexo, faixa etária e região a partir de dados oficiais.